Valeri Carvalho Rodrigues Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6165906375793036
  • Última atualização do currículo em 12/04/2018


Valeri Carvalho é performer, pesquisadora e locutora. Bacharel em Artes Cênicas, com Habilitação em Teoria do Teatro, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é mestranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO). Sua investigação se concentra sobre a obra da performer cubana-americana Ana Mendieta, onde se envolve com múltiplos conceitos, buscando uma interseção multidisciplinar com a Antropologia e a Arqueologia. Com especial interesse no Perspectivismo Ameríndio e Africano e suas possíveis correlações com a filosofia Hermética. Durante sua formação estudou profundamente as personagens: Ophélia, de Shakespeare, desenvolvendo uma performance inspirada na mesma; e Medéia, a partir de três abordagens, o mito multifacetado em fontes históricas, a tragédia de Eurípedes e o filme de Lars von Trier. Seus estudos são motivados pelo interesse constantemente renovado pelo feminino, as dimensões espirituais e ritualísticas da arte, personagens de cunho arquetípico e performance arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valeri Carvalho Rodrigues Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, V. C. R.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A Poética da Memória na Obra de Ana Mendieta,Orientador: André Luís Gardel Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Performance; Memória; Sociedades Matrilineares; Ritual; Perspectivismo Ameríndio.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes - Performance.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2005 - 2012
Especialização em Artes Cênicas - Habilitação Teoria do Teatro. (Carga Horária: 2190h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Entre Eurípedes e Lars Von Trier: Uma pequena investigação sobre Medéia, a Feiticeira.
Orientador: Profa. Dra. Vanessa Teixeira de Oliveira.




Formação Complementar


2013 - 2014
Extensão universitária em A Dramaturgia Classica e seus Reflexo Míticos. (Carga horária: 48h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2012 - 2012
A Dança das Intenções - Teatro Poeira. (Carga horária: 25h).
Odin Teatret, OT, Dinamarca.
2000 - 2000
Ator x Personagem. (Carga horária: 24h).
Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 20
Outras informações
No segundo semestre de 2017 desenvolvi atividades relativas ao Estágio de Docência na Graduação, junto ao departamento de Teoria do Teatro, da UNIRIO, na disciplina Estéticas do Teatro, ministrada pela Profª. Drª. Ana Maria Bulhões de Carvalho. Nesta oportunidade, participei do desenvolvimento do plano de atividades a serem realizadas ao longo do semestre a partir da ementa do curso. Participei presencialmente de todas as aulas, estando sempre a disposição da docente para a realização de tarefas, tendo conduzido as discussões de leituras. Fiquei responsável pelas seguintes funções: - Comunicações por e-mail; - Envio de textos digitais; - Manutenção dos textos a serem disponibilizados na xérox; - Discussão com a docente sobre os textos que seriam lidos e como cada assunto seria abordado; - Mudanças na ementa original em função de discussões que surgiram em sala de aula; - Indicação de textos que enriqueceram os temas abordados, tais como Teatros do Real, CARREIRA e BULHÕES, Não Entendi!, BULHÕES, entre outros; - Indicações de filmes, tais como: O Cidadão Ilustre, filme argentino, de Mariano Cohn e Gastón Duprat, entre outros; Durante o curso a docente percebeu a necessidade de aprofundamento da relação entre o Teatro e o Realidade. O Teatro Naturalista se tornou o tema motriz para a discutirmos, em sala de aula, essa relação complexa, que vem ganhando contornos cada vez mais dramáticos na contemporaneidade; - Discussão com os alunos matriculados sobre conceitos relativos ao Realismo e Naturalismo no Teatro.

Atividades

08/2017 - 12/2017
Estágios , Reitoria, Centro de Letras e Artes (CLA).

Estágio realizado
No segundo semestre de 2017 desenvolvi atividades relativas ao Estágio de Docência na Graduação, junto ao departamento de Teoria do Teatro, da UNIRIO, na disciplina Estéticas do Teatro, ministrada pela Profª. Dr ª Ana Maria Bulhões de Carvalho..


Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Lina Bo Bardi e a Arte Popular
Descrição: Projeto de Iniciação Científica (bolsista Pibic/CNPq). Este estudo é parte integrante do projeto de pesquisa realizado pela Profª Drª Evelyn Furquim Werneck Lima, intitulado: Entre edifícios teatrais e cenografias: a plasticidade crítica de Lina Bo Bardi (Etapa V). A pesquisa desenvolveu-se em torno da obra Lina Bo Bardi e procurou abranger o trabalho da arquiteta e cenógrafa no que diz respeito à sua atuação nos campos da museologia e da cenografia. Direcionamos o olhar para as cenografias das exposições museográficas realizadas em três museus; o de Arte Moderna de São Paulo, o de Arte Moderna da Bahia e o Museu de Arte Popular (o Solar do Unhão). O estudo abordou a questão plástica e cenográfica que permeia a obra museológica de Lina e as exposições por ela realizadas, bem como a relação desta parcela de sua criação artística com os trabalhos desenvolvidos em Cenografia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes
2017 - Atual
Periódico: O PERCEVEJO ONLINE
2017 - 2017
Periódico: Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: O PERCEVEJO ONLINE
2017 - 2017
Periódico: O PERCEVEJO ONLINE


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, V. C. R.; SILVA, E. P. . ANA MENDIETA, CORPO E MITOCRÍTICA: PERCURSO PARA UMA PERFORMANCE. In: VIII Simpósio Nacional de estudos Filológicos e Linguísticos, 2016, Duque de Caxias. Revista Philologus Ano 22 n° 64. Rio de Janeiro: Circulo Fluminense de estudos Filologicos e Linguisticos. v. 22. p. 287-299.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, V. C. R.. A POÉTICA DA MEMÓRIA NA OBRA DE ANA MENDIETA: Articulações com Antigas Civilizações Matrilineares. In: 7º Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA), 2017, São Paulo. 7º SPA USP PPGAC. v. 1. p. 356-358.

2.
SANTOS, V. C. R.. ANA MENDIETA E ABY WARBURG: PERCURSO PARA UMA POÉTICA DA MEMÓRIA. In: XVII Colóquio do PPGAC da UNIRIO, 2017, Rio de Janeiro. 17º Colóquio do PPGAC da UNIRIO. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2017. v. 1. p. 65-71.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, V. C. R.; GADELHA, C. . A POÉTICA DA MEMÓRIA NA OBRA DE ANA MENDIETA: Articulações com Antigas Civilizações Matrilineares - VII Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTOS, V. C. R.; CASSOU, R. S. C. ; DEUSAMAR, R. . ANA MENDIETA E ABY WARBURG: PERCURSO PARA UMA POÉTICA DA MEMÓRIA - XVII Colóquio do PPGAC da UNIRIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, V. C. R.; SILVA, A. F. . Improvisações Mito-poéticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, V. C. R.; SILVA, E. P. . Ana Mendieta, Corpo e Mitocrítica: Percurso para uma Performance - VIII Simpósio de estudos Filológicos e Linguísticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SANTOS, V. C. R.. Medéia e os Resquícios de Civilizações Matrilineares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, V. C. R.. Estudos sobre Ophélia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, V. C. R.. Mito e Simulacro: Para Além dos Vestígios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS, V. C. R.. Medéia Uma Deusa Exilada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, V. C. R.. Lina Bo Bardi e a Arte Popular. 2009. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
RAMOS, P. P. S. ; SANTOS, V. C. R. . Carne. 2010. Performática.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASSOU, R. S. C. ; SANTOS, V. C. R. ; CARVALHO, A. M. B. ; RAMOS, E. B. ; ASTH, M. ; GUENZBURGER, G. . XVII Colóquio do PPGAC da UNIRIO. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:21:26