Luciano Garcia Mangueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2127939758615504
  • Última atualização do currículo em 29/06/2017


Sou Professor Universitário e Consultor em Gestão e Estratégia de Dados. Mestre em Sistemas de Gestão da Qualidade Total, Pós-Graduado em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas e Bacharel em Ciência da Computação. São 17 anos atuando em grandes projetos na área de TI em empresas de grande porte tais como: BNDES, EMBRATEL, IBGE, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e atualmente PETROBRAS. Como docente, são 10 anos de experiência lecionando disciplinas oriundas do curso de Sistemas de Informação: Algoritmos e Técnicas de Programação, Modelagem e Arquitetura de Software, Engenharia de Requisitos e principalmente as disciplinas na área de Banco de Dados. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano Garcia Mangueira
Nome em citações bibliográficas
MANGUEIRA, L. G.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Mestrado em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Análise comparativa dos principais modelos de maturidade destinados à gestão de dados.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Alex da Silva Alves.
Palavras-chave: gestão de dados; governança de dados; modelos de maturidade.
2000 - 2001
Especialização em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas. (Carga Horária: 540h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Gestão em Automação Comercial.
Orientador: José Blasheck.
1995 - 1999
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.
Título: Automação Comercial.
Orientador: Prof Marcus Teixeira Neto.




Atuação Profissional



Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, FEMASS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Atividades exercidas: Elaborar ementa, conteúdo programático, material de aula, diário e demais atividades acadêmicas oriundas do curso de sistemas de informação. Disciplinas ministradas: Técnicas de programação I, Banco de dados I e II, Tópicos especiais de banco de dados.


Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, FSMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 8
Outras informações
Atividades exercidas: Elaborar ementa, conteúdo programático, material de aula, diário e demais atividades acadêmicas oriundas do curso de sistemas de informação. Disciplinas ministradas: Algoritmos e Técnicas de Programação, Banco de Dados I e II, Modelagem e Arquitetura de Software e Engenharia de Requisitos.


Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Atividades exercidas: Elaborar ementa, conteúdo programático, material de aula, diário e demais atividades acadêmicas oriundas do curso de sistemas de informação. Disciplinas ministradas: Algoritmos e Técnicas de Programação e Banco de Dados I e II.


Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Líder da equipe de administração de dados, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades Exercidas: Prover soluções de dados segundo os interesses departamentais e corporativos; Participar dos levantamentos de necessidades de dados e regras de negócio; Desenvolver e revisar políticas, padrões, métricas e procedimentos de gestão de dados; Desenvolver soluções para garantir níveis aceitáveis de qualidade dos dados; Administrar os conceitos de informações e seus respectivos modelos de dados através da ferramenta case Erwin; Criar e manter uma visão corporativa dos dados; Garantir o reuso (compartilhamento) e integração dos dados; Garantir o uso adequado das técnicas e padrões de modelagem de dados segundo a metodologia vigente; Desenvolver e administrar estratégias, procedimentos, práticas e planos capazes de disponibilizar e compartilhar dados com integridade, privacidade, qualidade e segurança; Prover soluções de Data Warehouse para atender os sistemas de apoio à decisão; Organizar palestras, workshops e demais eventos para difundir a importância da Administração de Dados na companhia; Consultoria na criação e performance dos objetos de banco de dados Oracle.


Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Administrador de Dados Sr, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades Exercidas: Reuniões de integração junto aos desenvolvedores de sistemas para entendimento do projeto; Validação do livro de projeto (documento contendo as especificações do projeto) e do modelo de entidade e relacionamento inicial; Participação efetiva na revisão e melhoria da metodologia de administração de dados; Parte da equipe responsável pela manutenção e integridade dos modelos lógicos e físicos dos todos sistemas conforme metodologia; Domínio da ferramenta case Erwin 3.5.2 e 4.1.4; Utilização do repositório de modelos ModelMart; Desenvolvimento de programas ETL; Datawarehouse; Modelagem Multidimensional (OLAP); Consolidação de Modelos de Dados (OLTP); Tuning de Procedures; Administração de Banco de Dados ao nível de schema SQL Server 7 e 2000; Desenvolvimento de sistemas de apoio ao departamento de Administração de dados; Treinamento da metodologia de administração de dados para equipes de desenvolvimento de sistemas.


DBA ENGENHARIA DE SISTEMAS LTDA, DBA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Negócio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades Exercidas: Entrevistas de levantamento de dados, fluxos e processos para identificação de requisitos junto ao cliente (Caixa Econômica Federal em Brasília); Especificação de requisitos e elaboração de projetos lógicos e físicos utilizando metodologia UML; Reuniões interativas com Analistas Programadores para validação e homologação dos módulos de sistemas.


Empresa Brasileira de Telecomunicações, EMBRATEL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Administrador de Dados / Líder de Equipe, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades Exercidas: Coordenação de equipe de desenvolvimento; Administração do cronograma do projeto; Distribuição de tarefas; Interação contínua junto aos desenvolvedores no período de implementação; Pré-validação dos módulos do sistema implementado; e em paralelo mantinha as atribuições relacionadas abaixo. Mai/2000 à Dez/2002 ? Administrador de Dados / Analista de Negócios Atividades Exercidas: Reuniões de levantamento de requisitos junto ao cliente interno (Marketing); Análise de viabilidade do projeto; Especificação e documentação do projeto utilizando metodologia UML; Responsável por toda criação/manutenção e documentação do modelo de entidade e relacionamento do projeto; Criação e manutenção de objetos no banco de dados (Oracle) utilizando a ferramenta case Erwin 3.5.2; Desenvolvimento de programas em PL/SQL; Operações básicas com arquivos no ambiente UNIX.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MANGUEIRA, L. G.; ALVES, A. S. . ANÁLISE COMPARATIVA DOS PRINCIPAIS MODELOS DE MATURIDADE DESTINADOS À GESTÃO DE DADOS. In: X CNEG - Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2014, Niterói/RJ. Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
MANGUEIRA, L. G.; ALVES, A. S. . ANÁLISE COMPARATIVA DOS PRINCIPAIS MODELOS DE MATURIDADE DESTINADOS À GESTÃO DE DADOS. Revista Eletronica Sistemas & Gestão, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MANGUEIRA, L. G.; ALVES, A. S. . ANÁLISE COMPARATIVA DOS PRINCIPAIS MODELOS DE MATURIDADE DESTINADOS À GESTÃO DE DADOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MANGUEIRA, L. G.; CARVALHO, B. F. . GESTÃO DE DADOS NO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FERNANDES, A. A. ; MANGUEIRA, L. G. . AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE OUTSOURCING DE IMPRESSÃO EM UMA EMPRESA DE MACAÉ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Corujito.com. 2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, B. F.; MANGUEIRA, L. G.; VALIATI, D.. Participação em banca de Cleber Rangel da Silva Júnior.APLICANDO AS PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO DE DADOS EM UM SISTEMA DE MANUTENÇÕES DE EQUIPAMENTOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thiago Arrudas Moreira. IMPLANTAÇÃO DAS TÉCNICAS DE SEO EM UM SITE NO SOBRE MECÂNICA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos. (Orientador).

2.
Leandro Silva Azevedo Pinto. INTERNET DAS COISAS: VANTAGENS E APLICABILIDADE. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRÉ RUZENE FONTES ANDRADE. DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO COM RECURSOS DE REALIDADE AUMENTADA PARA O SETOR DE HELP DESK DE UMA EMPRESA EM MACAÉ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos. Orientador: Luciano Garcia Mangueira.

2.
ALLAN ALEXANDRE FERNANDES. AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO DE IMPRESSÃO NUMA EMPRESA DO RAMO DE ANÁLISES QUÍMICAS EM MACAÉ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos. Orientador: Luciano Garcia Mangueira.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
Corujito.com. 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 17:58:20