Renata da Conceição Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5743990094753940
  • Última atualização do currículo em 16/07/2018


Mestre em Educação - Área: Linguagem. Pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Pernambuco.Com experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, pesquisando principalmente o ensino de produção de textos em séries iniciais; Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), desenvolvendo atividades de formação docente; Professora das séries iniciais (ciclo de alfabetização) e do nível superior de ensino (curso de pedagogia). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata da Conceição Silveira
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, R. C.;SILVEIRA, RENATA DA CONCEIÇÃO


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A heterogeneidade no último ano do ciclo de alfabetização e as estratégias docentes para o ensino de produção de textos.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Palavras-chave: produção de textos; heterogeneidade; estratégias de ensino.
2004 - 2008
Graduação em pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Produzir textos sem saber escrever? Por quê?.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Bolsista do(a): Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2009
Extensão universitária em GRUPO DE ESTUDOS - ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em MONITORIA. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Contação de histórias: ?Contos do mundo: Formando contadores de histórias?. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
2006 - 2006
artes visuais. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40
Outras informações
DISCIPLINAS: METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA 2. (2013.1); ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA 1 e PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA - na educação infantil (PPP 6) (2013.2).ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA 1 e 2 e EDUCAÇÃO INFANTIL (2014.1).

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina Metodologia da Alfabetização - ministrada pela profª Drª Telma Ferraz Leal.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica IV - Ministrado pela profª Drª Telma Ferraz Leal.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II - ministrado pela profª Drª Telma Ferraz Leal


Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, P JABOATÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor classe Iv, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das séries iniciais com foco no ciclo da alfabetização.


Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: FORMADORA
Outras informações
ATUANDO COMO FORMADORA DO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC Serviço realizado: Formação dos orientadores de estudo responsáveis pela formação dos professores alfabetizadores de seus municípios (Estado:Pernambuco). Discutindo práticas pedagógicas e concepções teóricas acerca de currículo, alfabetização e ensino da língua portuguesa, diversidade textual e ensino dos gêneros discursivos, ludicidade no ensino, heterogeneidade, sistema de ciclos e progressão escolar, planejamento e organização do trabalho, entre outras temáticas. Acompanhamento dos orientadores através da análise dos relatórios das formações e das avaliações periódicas no sistema online.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: associado, Enquadramento Funcional: Assessor/ Formador
Outras informações
Serviço realizado: Acompanhamento de escolas da rede municipal de Camaragibe, com intervenções pedagógicas com grupos de alunos das séries iniciais (1º ao 4º ano) com dificuldade de aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética e reuniões de formação com as respectivas professoras.

Atividades

05/2008 - 05/2009
Estágios , CEEL, .

Estágio realizado
Bolsista do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), na função de Apoio pedagógico..

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Regência em substituição de professores, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professora-alfabetizadora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora-alfabetizadora do Programa Brasil Alfabetizado.

Atividades

04/2006 - 04/2008
Estágios , Prefeitura Municipal de Recife, .

Estágio realizado
Professora (estagiária) do projeto M.A.I.S. (gerência de 1º e 2º ciclos da Prefeitura do Recife).

Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, SEST/SENAT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: FUNCIONARIA, Enquadramento Funcional: AUXILIAR ADMINISTRATIVO, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Alfabetização e ensino de língua portuguesa: investigando o currículo no Brasil
Descrição: Objetiva-se, neste projeto de pesquisa, analisar 21 propostas curriculares: 12 de redes estaduais (Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e 09 de redes municipais de capitais brasileiras (Cuiabá, Curitiba, Macapá, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina), buscando identificar as orientações relativas ao processo de alfabetização, tanto no tocante às concepções de alfabetização e princípios didáticos subjacentes às propostas, quanto a se há nos documentos alguma indicação da etapa de escolaridade em que tal processo deve ser iniciado. Tais propostas também serão analisadas com o intuito de investigarmos quais princípios teórico-metodológicos acerca do ensino da leitura e produção de textos orientam os documentos e os modos como os pressupostos relativos à diversidade textual são inseridos. A análise estará fundamentada nas abordagens sociointeracionistas, com base na teoria bakhtiniana e no sociointeracionismo instrumental de Dolz e Schneuwly, bem como na abordagem de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2007). Outros autores serão inseridos, sobretudo, para estabelecermos diálogos em relação às diferentes abordagens teóricas que possam perpassar os documentos analisados.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA:DO DIAGNÓSTICO ÀS PRATICAS PRODUTIVAS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEAL, TELMA FERRAZ2012 LEAL, TELMA FERRAZ ; BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI ALVES ; FRANÇA, ANDREZZA DA COSTA ; SILVEIRA, RENATA DA CONCEIÇÃO . Concepções e práticas de professoras no ensino da argumentação no 5º ano do Ensino Fundamental.. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 7, p. 253-278, 2012.

2.
SILVEIRA, R. C.;SILVEIRA, RENATA DA CONCEIÇÃO2012 SILVEIRA, R. C.; SILVA, T. T. ; SILVA, S. C. O. ; LIMA, J. M. . Reflexões sobre as orientações de leitura da proposta curricular de Olinda: relacionando com o discurso docente. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 2597-2606, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVEIRA, RENATA DA CONCEIÇÃO; LEAL, T. F . Heterogeneidade e Ação Docente no Ensino de Produção de Textos. In: Telma Ferraz Leal; Carolina Figueiredo de Sá;Elaine Cristina Nascimento da Silva. (Org.). Heterogeneidade, educação e linguagem em contextos do campo e da cidade. 23ed.RECIFE: UFPE, 2016, v. I, p. 150-182.

2.
SILVEIRA, RENATA DA CONCEIÇÃO. Jogos e interdisciplinaridade: a questão da afetividade em foco. In: Alexsandro da Silva;Claudinéia Maria Vischi Avanzini;Ester Calland de Sousa Rosa; Telma Ferraz Leal. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - A criança no Ciclo de Alfabetização - CADERNO 2. 00ed.BRASILIA: MEC,SEB, 2015, v. 2, p. 78-83.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, R. C.; SILVA, T. T. ; SILVA, S. C. O. ; LIMA, J. M. . REFLEXÕES SOBRE AS ORIENTAÇÕES DE LEITURA DA PROPOSTA CURRICULAR DE OLINDA: RELACIONANDO COM O DISCURSO DOCENTE. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2012, CAMPINAS. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: UNICAMP, 2012. p. 413-413.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVEIRA, R. C.. A heterogeneidade no ultimo ano do ciclo de alfabetização e as estratégias docentes para o ensino de produção de textos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVEIRA, RENATA DA CONCEIÇÃO. Heterogeneidade e Ação Docente no Ensino de Produção de Textos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVEIRA, R. C.; SILVA, T. T. ; SILVA, S. C. O. ; LIMA, J. M. . REFLEXÕES SOBRE AS ORIENTAÇÕES DE LEITURA DA PROPOSTA CURRICULAR DE OLINDA: RELACIONANDO COM O DISCURSO DOCENTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVEIRA, R. C.; SILVA, T. T. ; SILVA, S. C. O. ; LIMA, J. M. . Reflexões sobre as orientações de leitura da proposta curricular de Olinda: Relacionando com o discurso docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVEIRA, R. C.. Produzir textos sem saber escrever? Por quê? Um estudo de caso sobre produção de textos com alunos não-alfabéticos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SILVEIRA, R. C.. Produzir textos sem saber escrever? Por quê? Um estudo de caso sobre produção de textos com alunos não alfabéticos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVEIRA, R. C.; Vieira, M. R. ; AIRES, V. L. . Violência, assunto de sala de aula sim!. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI ALVES ; LEAL, TELMA FERRAZ ; SILVEIRA, R. C. . ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: INVESTIGANDO O CURRÍCULO NO BRASIL. 2012.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVEIRA, R. C.; RIBEIRO, F. L. S.; BOTLER, A. H.. Participação em banca de Roberta de M. Torres e Maria Auxiliadora B. S. de S. Pinto.Importância da educação literária na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SILVEIRA, R. C.; RIBEIRO, F. L. S.; MORAIS, A. G.. Participação em banca de Laudijane José de Souza e Samantha Crsitina L. da Silva.Jogos de consciência fonológica na educação infantil: Análise das verbalizações de crianças ao usá-los. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Heterogeneidade e Ação Docente no Ensino de Produção de Textos. 2014. (Seminário).

2.
CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. REFLEXÕES SOBRE AS ORIENTAÇÕES DE LEITURA DA PROPOSTA CURRICULAR DE OLINDA: RELACIONANDO COM O DISCURSO DOCENTE. 2012. (Congresso).

3.
XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). 2012. (Congresso).

4.
Avaliação e planejamento na alfabetização.Produzir textos sem saber escrever? Por quê? Um estudo de caso sobre produção de textos com alunos não-alfabéticos. 2011. (Seminário).

5.
seminário do pró-letramento Pernambuco.Produzie textos sem saber escrever? Porque? Um estudo de caso sobre produção de textos com alunos não-alfabéticos. 2011. (Seminário).

6.
Feira Cientifica e Cultural da UFPE/Cap. Violência, assunto de sala de aula sim!. 2007. (Feira).

7.
I Seminário Pernambucano de educação em Valores Humanos ? Fenômeno Bullying: Comportamentos anti-sociais na escola (Ger Vitae).. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVEIRA, R. C.. SEMINÁRIO Pacto NAcional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão. 2015. (Outro).

2.
SILVEIRA, R. C.. VI EXPO UFPE. 2013. (Exposição).

3.
LEAL, T. F ; SILVEIRA, R. C. ; LIMA, J. M. ; SILVA, S. C. O. ; SILVA, T. T. ; AZEVEDO, J. L. . Seminário de avaliação e planejamento na alfabetização.. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:44:00