Juliana de Melo Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6338434855229996
  • Última atualização do currículo em 30/07/2018


Doutora em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, pesquisando práticas de ensino de Língua Portuguesa. Sou membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolvo atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana de Melo Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, J. M.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Práticas docentes na alfabetização e apreciações valorativas dos estudantes sobre o ensino, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: OS CRITÉRIOS ADOTADOS POR CRIANÇAS PARA AVALIAR SUAS PROFESSORAS.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O olhar de crinaças sobre uma sequência didática....
Orientador: Telma Ferraz Leal.




Formação Complementar


2007 - 2008
Extensão universitária em Arte-Educação. (Carga horária: 45h).
Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em EJA e Educação Popular, NUPEP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Como lidar com dificuldades de aprendizagem. (Carga horária: 8h).
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
2006 - 2006
Artes visuais. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Boa Viagem, CBV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora de coordenação, Carga horária: 30


Centro de estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio pedagógico e administrativo, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pedagógico, Carga horária: 20

Atividades

11/2010 - 12/2011
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Serviço realizado
PROJETO REDE - FORMAÇÃO DOCENTE - INTERDISCIPLINARIDADE E AÇÃO DOCENTE.
08/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade textual em AL..
08/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade textual no RN.
07/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e divewrsidade textual em PE.
05/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade textual no CE..
04/2010 - 11/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade textual na PB.
06/2010 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade etxtual no PI.
03/2010 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação, leitura e diversidade textual no RS.
03/2010 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade textual em SC.
09/2010 - 09/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Avaliação em língua portuguesa: ficha de acompanhamento.
08/2010 - 08/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Alfabetização e ensino de língua portuguesa.
08/2010 - 08/2010
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Serviço realizado
Seminário final do curso: Alfabetização e ensino da língua portuguesa - pró-letramento.
09/2009 - 04/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Formação continuada de professores de Camaragibe anos 3 e 5.
08/2009 - 03/2010
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Cursos de formação continuada, leitura e diversidade textual em SE.
09/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Diversidade textual e ensino: leitura de diferentes gêneros discursivos.
09/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Práticas de leitura e escrita na EJA através do trabalho com sequências didáticas.
09/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Sequências didáticas de alfabetização.
09/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Diversidade textual e produção de textos.
09/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Alfabetização, leitura e escrita.
08/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
O fazer pedagógico na educação infantil.
07/2009 - 07/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Avaliação de língua portuguesa: ficha de acompanhamento.
10/2008 - 03/2009
Serviços técnicos especializados , CEEL, .

Serviço realizado
Avaliação das Obras complementares do PNLD 2010.
08/2008 - 12/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso: Avaliação em língua portuguesa: contribuição para a prática pedagógica. Carga horária: 140h.
08/2008 - 12/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Carga horária: 140h.
08/2008 - 12/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso: Leitura e produção de textos na alfabetização. Carga horária: 140h.
05/2008 - 12/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Alfabetização lúdica: os jogos na prática pedagógica. carga horária: 40h.
05/2008 - 11/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso: Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Carga horária: 100h.
10/2008 - 10/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Oficina: Jogos de alfabetização. Carga horária: 16h.
08/2008 - 08/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Oficina: Jogos de alfabetização. Carga horária: 16h.
08/2008 - 08/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Oficina: Sequências didáticas. Carga horária: 16h.
02/2007 - 07/2008
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Avaliação em larga escala da produção de textos de alunos da rede municipal de ensino da Prefeitura do Recife. Carga horária: 200h.
07/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso: Leitura e produção de textos na alfabetização. Carga horária: 140h.
07/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Carga horária: 140h.
07/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Estágio realizado
Curso: Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Carga horária: 140h.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Educação infantil Pesquisa e Prática Pedagógica IV Metodologia da alfabetização Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa 2 Estágio Curricular Supervisionado em Português 3 Estágio Curricular Supervisionado em Português 4 Seminário docência e ensino fundamental A

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Metodologia da Alfabetização

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente na Disciplina Metodoligia do Ensino da Língua Portuguesa I, carga horária 60 horas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente na Disciplina Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa II, carga horária 45 horas.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente na Disciplina Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa I, carga horária 75 horas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Monitoria na disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 2 ministrada pela Professora Telma Ferraz Leal.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora na disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 1, carga horária 60 horas.


Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Regência em substituição de professores, Carga horária: 20


Faculdade Metropolitana da Grande Recife, UNESJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Aulas ministradas no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na disciplina Desenvolvimento da leitura, escrita e raciocínio Lógico-matemático.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Colégio Boa Viagem, CBV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 44



Projetos de pesquisa


2013 - 2013
Estudo comparativo do ensino da ortografia proposto nos livros didáticos aprovados no PNLD 2010 E 2013
Descrição: O presente projeto de pesquisa foi aprovado pelo EDITAL UNIVERSAL e integra o conjunto dos que analisam o processo de alfabetização tal como praticado, no Brasil, hoje, priorizando vertentes relativas ao ensino e à aprendizagem, naquela etapa de ensino. Quanto ao primeiro polo, o do ensino, objetiva examinar questões ligadas à formação dos professores alfabetizadores, às práticas de ensino e avaliação daqueles docentes e ao processo de ensino proposto pelos atuais livros didáticos destinados aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No que diz respeito à aprendizagem, visa a discutir, por um lado, questões envolvidas no aprendizado da ortografia e, por outro, reexaminar detalhes ligados ao percurso de evolução vivenciado pelos aprendizes na apropriação da escrita alfabética, desde a educação infantil. Esse projeto é composto por 11 subprojetos que buscarão investigar todos esses temas e questões. Como procedimentos metodológicos, serão realizadas entrevistas, observações de aulas, atividades com alunos das turmas observadas para analisar seus conhecimentos sobre a escrita alfabética e análise documental, tanto de livros de alfabetização de crianças, como dos Guias de Livros Didáticos do PNLD (2007 a 2013) e de distintas edições da Provinha Brasil. Pretende-se, com o desenvolvimento desse projeto, contribuir para uma melhor compreensão dos processos de didatização da língua e de institucionalização dos conhecimentos escolares. Desse modo, ele se situa no conjunto de investigações que está sendo desenvolvida dentro do Grupo de Pesquisa em Didática da Língua Portuguesa, no Centro de Educação da UFPE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliana de Melo Lima - Integrante / Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pesssoa - Coordenador.
2013 - Atual
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores e impactos sobre a prática docente
Descrição: Não é recente a discussão sobre o processo de alfabetização no Brasil. Durante muitos anos a taxa de analfabetismo vem preocupando estudiosos e governantes, além disso, a possibilidade de termos jovens que terminam o ensino básico e que não são capazes de produzir ou ler textos com autonomia também é preocupante. Muitas ações têm sido implantadas para resolver tais problemas. O Brasil tem conseguido diminuir a taxa de analfabetismo, mas muito ainda tem a ser feito. No ano de 2012 o Governo Federal lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que constitui um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e universidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização. Nesse pacto para que a criança seja considerada alfabetizada não basta que ela seja capaz de realizar todas as correspondências entre grafema e fonema e escrever/ler algumas palavras. É necessário mais que isso: que ela seja capaz de ler e produzir textos com autonomia. Por essa razão, acredita-se que a criança necessite de um tempo maior para consolidar o processo de alfabetização o que se prolongaria até o final do 3º ano do ensino fundamental. Um dos principais investimentos do Pacto será o desenvolvimento da formação continuada de professores. Essa formação acontecerá dentro de uma perspectiva reflexiva sobre a prática de professores. Entendendo a importância do Pacto para o processo de alfabetização, essa pesquisa terá como objetivo principal analisar o processo de formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e os impactos dessa formação nas concepções e práticas de professores alfabetizadores de escolas da cidade e do campo. Tal objetivo desdobra-se em objetivos específicos organizados em nove subprojetos: formação continuada de professores em larga escala: limites e possibilidades; concepções sobre alfabetização de profissionais da educação: orientadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Juliana de Melo Lima - Integrante / Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pesssoa - Coordenador / Telma Ferraz Leal - Integrante / Leila Nascimento da Silva - - Integrante.
2008 - 2010
Apropriação de gêneros discursivos da ordem do argumentar por crianças: análise da mediação de professoras no desenvolvimento de seqüências didáticas
Descrição: Considerando que o objetivo do ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental é fazer com que os alunos desenvolvam a capacidade de pensar sobre a língua, ampliando suas estratégias para lidar na sociedade de modo autônomo e crítico, este Projeto objetiva analisar situações de ensino e aprendizagem organizadas em forma de seqüências didáticas voltadas para o trabalho de produção e compreensão de textos orais e escritos da ordem do argumentar. Serão investigadas as estratégias de mediação adotadas pelas docentes e os conhecimentos explicitados por alunos e professoras acerca dos gêneros discursivos em foco durante a realização das atividades. A emergência de tais objetivos foi decorrência das análises de dados de estudos anteriores em que constatamos que a argumentação é pouco contemplada nos livros didáticos destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental e que há tentativas dos professores em desenvolver atividades de produção e compreensão de textos da ordem do argumentar, que não são bem sucedidas. Buscar-se-á, então, verificar se os fracassos são conseqüência apenas da má condução das atividades pelos professores ou se, de fato, o ensino da argumentação nas primeiras etapas de escolarização não é recomendado. Procuraremos também pesquisar quais são as melhores conduções didáticas para o desenvolvimento das habilidades argumentativas. A pesquisa está sendo desenvolvida em escolas públicas, envolvendo professoras do pimeiro e segundo ciclos. Ao todo, serão desenvolvidas cinco fases, relacionadas a reflexões sobre o ensino de cinco gêneros: debate, cartaz educativo, reportagem, artigo de opinião, carta de reclamação. A primeira etapa de cada fase será de planejamento, juntamente com seis professoras que integrarão o grupo de trabalho, de seqüências didáticas. Na segunda etapa, haverá avaliação dos alunos quanto às habilidades de produção e compreensão do gênero escolhido. Na terceira, haverá o desenvolvimento das seqüências didáticas, com observação das aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Juliana de Melo Lima - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
Argumentação na escola: do diagnóstico às práticas produtivas
Descrição: Os objetivos da pesquisa foi analisar livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando o tratamento dado ao trabalho com oralidade nas obras analisadas; investigar as práticas de ensino da oralidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sem intervenção prévia pela equipe de pesquisa; investigar os motivos para o baixo investimento no trabalho com argumentação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido acerca do modo como se dava o ensino da compreensão e produção de textos orais da ordem do argumentar, por meio da análise documental de 5 livros didáticos de alfabetização e 4 coleções de língua portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Descrição: Curso de formação continuada para orientadores de estudo de municípios de Pernambuco..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Professora homenageada curso de Pedagogia, UFPE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, J. M.2014LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ . AVALIAÇÃO DE AULAS POR CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE SUAS APRENDIZAGENS. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 25, p. 304-333, 2014.

2.
LIMA, J. M.2014LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ . AVALIAÇÃO DE AULAS POR CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE SUAS APRENDIZAGENS. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 25, p. 304-333, 2014.

3.
LIMA, J. M.2013LIMA, J. M.; PESSSOA, A. C. R. G. . SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES NA ALFABETIZAÇÃO: TRABALHANDO A ESCRITA NA SALA DE AULA. Revista Pedagogia em Foco, v. 8, p. 262-272, 2013.

4.
LIMA, J. M.2012LIMA, J. M.; SILVA, S. C. O. ; SILVEIRA, R. C. ; SILVA, T. T. . Reflexões sobre as orientações de leitura da proposta curricular de Olinda: relacionando com o discurso docente.. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 2597, 2012.

5.
LIMA, J. M.2012LIMA, J. M.; Leal, T. F. . As aulas de língua portuguesa sob a perspectiva de crianças: o que elas dizem sobre a prática docente?. Leitura. Teoria & Prática, v. 30, p. 1395, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ ; SILVA, A. K. F. . Prática docente e interação: reflexões sobre que as crianças dizem acerca do trabalho em grupo e em dupla na escola. In: Adriana Maria Tonini. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa e formação continuada de professores alfabetizadores. 1ed.Ouro Preto: Didática Editora do Brasil, 2016, v. , p. 241-266.

2.
LEAL, TELMA FERRAZ ; BRANDAO, A. C. P. ; LIMA, J. M. . Reflexões sobre a mediação docente no ensino da leitura. In: Alda Maria Duarte Araújo Castro e Magna França. (Org.). Pós-graduação e a produção do conhecimento: a educação nas regiões norte e nordeste. 1ed.Natal - RN: Edufrn, 2015, v. , p. 135-157.

3.
LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ . DIDÁTICA DA LÍNGUA EM UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: APROXIMAÇOES ENTRE O DISCURSO DOS TEÓRICOS E OS DEPOIMENTOS DAS CRIANÇAS. In: TELMA FERRAZ LEAL E LÍVIA SUASSUNA. (Org.). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO. 1ed.BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2014, v. 1, p. 145-170.

4.
PESSSOA, A. C. R. G. ; LIMA, J. M. ; ALVARES, Y. S. N. . O tratamento da ortografia em dois livros didáticos e os direitos de aprendizagem apresentados no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. In: José Luis Simões; Fábio da Silva Paiva; Ruy de Deus e Mello Neto. (Org.). Pesquisadores educacionais: divulgando o trabalho de jovens pesquisadores: políticas, escolas e avaliação. 1ed.RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIO UFPE, 2014, v. , p. 6-18.

5.
Leal, T. F. ; GUERRA, S. E. M. S. ; LIMA, J. M. . ATIVIDADES EM GRUPO: QUE BENEFÍCIOS PODEM TRAZER AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM?. In: ANDREA TEREZA BRITO FERREIRA, ESTER CALLAND DE SOUSA ROSA. (Org.). O FAZER COTIDIANO NA SALA DE AULA: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 1ed.BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA EDITORA, 2012, v. 1, p. 85-104.

6.
PESSSOA, A. C. R. G. ; CABRAL, A. C. S. P. ; LIMA, J. M. . O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA NAS SÉRIES INICIAIS. In: ANDREA TEREZA BRITO FERREIRA, ESTER CALLAND DE SOUSA ROSA. (Org.). O FAZER COTIDIANO NA SALA DE AULA: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 1ed.BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA EDITORA, 2012, v. 1, p. 127-146.

7.
Leal, T. F. ; BRANDAO, A. C. P. ; LIMA, J. M. . A ORALIDADE COMO OBJETO DE ENSINO NA ESCOLA: O QUE SUGEREM OS LIVROS DIDÁTICOS?. In: TELMA FERRAZ LEAL, SIANE GOIS. (Org.). A ORALIDADE NA ESCOLA: A INVESTIGAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE COMO FOCO DE REFLEXÃO. 1ed.BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA EDITORA, 2012, v. 1, p. 13-36.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, J. M.; PEREIRA, Bárbara Luiza S. L. ; SILVA, Ruane Iana dos S. . O QUE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DIZEM E FAZEM SOBRE O ENSINO DE MÚSICA?. In: 2º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2016, Natal. ANAIS ENAPPE II. Natal: EDUFRN, 2016. v. 1. p. 1-17.

2.
FILHO, JOSÉ CARLOS DE FRANÇA ; LIMA, J. M. . QUAIS AS DIMENSÕES DO GÊNERO CARTA DO LEITOR SÃO CONTEMPLADAS EM ATIVIDADES DE LIVROS DIDÁTICOS?. In: XXII EPENN, 2014, Natal. Anais do XXII EPENN. Natal: UFRN, 2014. v. 1. p. 1-7.

3.
LIMA, J. M.; PENHA, Ana Cristina Gomes . O olhar dos orientadores de estudo sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa. In: XXII EPENN, 2014, Natal. Anais do XXII EPENN. Natal: UFRN, 2014. v. 1. p. 1-6.

4.
LIMA, J. M.; Leal, T. F. . O PAPEL DA ARGUMENTAÇÃO, DA EXPLICITAÇÃO VERBAL E DA INTERAÇÃO EM GRUPO NO ENSINO DE LEITURA DE REPORTAGENS: A PRÁTICA DOCENTE E A AVALIAÇÃO POR CRIANÇAS. In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares VII Colóquio Luso-Brasileiro de Questões Curriculares I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, BRAGA. CURRÍCULO NA CONTEMPORANEIDADE: INTERNACIONALIZAÇÃO E CONTEXTOS LOCAIS, 2014. v. 1. p. 3394-3400.

5.
PESSSOA, A. C. R. G. ; LIMA, J. M. ; ALVARES, Y. S. N. . O TRATAMENTO DA ORTOGRAFIA EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS E OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM APRESENTADOS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 2013, BELO HORIZONTE. ANAIS DO I CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 2013. v. 1. p. 1-15.

6.
LIMA, J. M.; SOUZA, JULIA TEIXEIRA . AS DIMENSÕES DO ENSINO DE ORALIDADE CONTEMPLADAS NAS PROPOSTAS CURRICULARES. In: XXI ENCONTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 2013, RECIFE. XXI EPENN, 2013. p. 1-7.

7.
LIMA, J. M.; Leal, T. F. . A AVALIAÇÃO DE AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DAS APRENDIZAGENS. In: XXI ENCONTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 2013, RECIFE. XXI EPENN, 2013. p. 1-20.

8.
Leal, T. F. ; BRANDAO, A. C. P. ; LIMA, J. M. . O oral como objeto de ensino na escola: o que sugerem os livros didáticos?. In: 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2011, NATAL. 34a Reunião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Educação (ANPED), 2011, Natal - RN. Anais da 34a Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Educação., 2011. v. 1. p. 1-20.

9.
LIMA, J. M.. O que os alunos e professora pensam das leituras de reportagem em sala de aula?. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010. p. 2-14.

10.
LIMA, J. M.; Leal, T. F. . O olhar de crianças sobre uma sequência didática.... In: 19º EPENN, 2009, JOÃO PESSOA. ANAIS DO 19º EPENN, 2009. p. 1-14.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FILHO, JOSÉ CARLOS DE FRANÇA ; LIMA, J. M. . QUAIS AS DIMENSÕES DO GÊNERO CARTA DO LEITOR SÃO CONTEMPLADAS EM ATIVIDADES DE LIVROS DIDÁTICOS?. In: XXII EPENN, 2014, Natal. Programação e caderno de resumos, 2014. v. 1. p. 557-557.

2.
LIMA, J. M.; PENHA, Ana Cristina Gomes . O olhar dos orientadores de estudo sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa. In: XXII EPENN, 2014, Natal. XXII EPENN - Programação e caderno de resumos, 2014. v. 1. p. 535-535.

3.
LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ . O papel da argumentação, da explicitação verbal e da interação em pares no ensino de leitura de reportagens: a prática docente e a avaliação por crianças. In: XI Colóquio sobre questões curriculares; VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares; I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares, 2014, Braga. Currículo na contemporaneidade: internalização e contextos locais - livro de resumos e programa. Braga: Copissauro, 2014. v. 1. p. 383-383.

Apresentações de Trabalho
1.
LINO, Lis de Gusmão ; OLIVEIRA, Mônica de Moraes ; LIMA, J. M. . O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE A BIBLIOTECA ESCOLAR?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, J. M.; PEREIRA, Bárbara Luiza S. L. ; SILVA, Ruane Iana dos S. . O que professoras da educação infantil dizem e fazem sobre o ensino de música?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ ; SILVA, A. K. F. . Prática docente e interação: reflexões sobre o que as crianças dizem acerca do trabalho em grupo e em dupla na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LIMA, J. M.; PENHA, Ana Cristina Gomes . O olhar dos orientadores de estudo sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FILHO, JOSÉ CARLOS DE FRANÇA ; LIMA, J. M. . QUAIS AS DIMENSÕES DO GÊNERO CARTA DO LEITOR SÃO CONTEMPLADAS EM ATIVIDADES DE LIVROS DIDÁTICOS?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
OLIVEIRA, KARINY MICHELLY SILVA DE ; SILVA, DAMIRES FERREIRA SILVA ; BRITO, MAYARA CRISTINA GOMES DE ; LIMA, J. M. . Literatura na educação infantil: uma experiência com conto clássico e contemporâneo no grupo IV. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ . O papel da argumentação, da explicitação verbal e da interação em grupo no ensino de leitura de reportagens: a prática docente e a avaliação por crianças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PESSSOA, A. C. R. G. ; LIMA, J. M. . O TRATAMENTO DA ORTOGRAFIA EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS E OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM APRESENTADOS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ . A AVALIAÇÃO DE AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DAS APRENDIZAGENS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LIMA, J. M.. AS DIMENSÕES DO ENSINO DE ORALIDADE CONTEMPLADAS NAS PROPOSTAS CURRICULARES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LIMA, J. M.. O olhar das crianças sobre o trabalho docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, J. M.; Leal, T. F. . AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA DE CRIANÇAS: O QUE ELAS DIZEM SOBRE A PRÁTICA DOCENTE?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVEIRA, R. C. ; SILVA, T. T. ; SILVA, S. C. O. ; LIMA, J. M. . REFLEXÕES SOBRE AS ORIENTAÇÕES DE LEITURA DA PROPOSTA CURRICULAR DE OLINDA: RELACIONANDO COM O DISCURSO DOCENTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LIMA, J. M.; L, Ferraz Telma . A aula como objeto de análise: princípios didáticos em discussão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LIMA, J. M.; Leal, T. F. . OS CRITÉRIOS ADOTADOS POR CRIANÇAS PARA AVALIAR SUAS PROFESSORAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LIMA, J. M.. O QUE OS ALUNOS E PROFESSORA PENSAM DAS LEITURAS DE REPORTAGEM EM SALA DE AULA?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
LIMA, J. M.. Ensino Fundamental de nove anos: reflexões sobre leitura e produção de textos na alfabetização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
LIMA, J. M.; L, Ferraz Telma . O olhar de crianças sobre uma sequência didática.... 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LIMA, J. M.. Pôster: ?Receitas Culinárias?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
LIMA, J. M.. Jogo: Dominó de rimas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
LIMA, J. M.. Jogo: Dominó R & RR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
LIMA, J. M.. Jogo Trilhixo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ . Saberes docentes: construindo princípios pedagógicos para o ensino em uma perspectiva problematizadora. Brasília 2015 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

2.
LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ ; PESSSOA, A. C. R. G. . A interdisciplinaridade na sala de aula: reflexões sobre as intencionalidades docentes a partir do olhar das professoras e das crianças. Brasília 2015 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

3.
LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ ; PESSSOA, A. C. R. G. ; Albuquerque, E. B. C. ; SILVA, Leila N. da . Guia de livros didáticos PNLD 2016. Brasília 2015 (Guia para orientação da escolha do Livro de Alfabetização).

4.
LIMA, J. M.. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: integrando saberes 2015 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

5.
LIMA, J. M.. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização 2015 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

6.
LIMA, J. M.; Leal, T. F. . Planejar para integrar saberes e experiências. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

7.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. . Projetos didáticos: compartilhando saberes, compartilhando responsabilidades. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

8.
LIMA, J. M.; Leal, T. F. ; TELES, Rosinalda . Sequência didática: sistematização e monitoramento das ações rumo a novas aprendizagens. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

9.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. . Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

10.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. . Rotina na alfabetização: integrando diferentes componentes curriculares. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

11.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. . Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

12.
SILVA, J. N. ; Leal, T. F. ; LIMA, J. M. . Diferentes realidades, diferentes modos de organização: o planejamento escolar. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

13.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. ; SILVA, J. N. . A rotina na alfabetização: os diferentes espaços de aprendizagem. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

14.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. ; SILVA, J. N. . Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

15.
Leal, T. F. ; LIMA, J. M. ; MESQUITA, R. . Projetos didáticos: ações para aprender conceitos e para viver o campo. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

16.
LIMA, J. M.; Leal, T. F. ; MESQUITA, R. . Sequência didática: do macro ao micro da ação didática. Brasília: Ministério da Educação, 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

17.
LIMA, J. M.. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa - alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

18.
LIMA, J. M.. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no cilo de alfabetização - consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

19.
LIMA, J. M.. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: o trabalho com gêneros textuais na sala de aula 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

20.
LIMA, J. M.. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejamento escolar - alfabetização e ensino de língua portuguesa 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

21.
LIMA, J. M.. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejando a alfabetização, integrando diferentes áreas de conhecimento 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

22.
LIMA, J. M.. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo inclusivo - o direito de ser alfabetizado 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

23.
LIMA, J. M.. Caderno de educação especial: a alfabetização de crianças com deficiência uma proposta inclusiva 2012 (Cadernos para formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.).

24.
LIMA, J. M.. ACERVOS COMPLEMENTARES Alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento 2012 (Manual).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, J. M.. Avaliação de livros didáticos de Alfabetização e letramento e língua portuguesa - PNLD 2016. 2015.

2.
LIMA, J. M.. VI Seminário De Estudos em Educação e Linguagem. 2014.

3.
LIMA, J. M.. PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE OBRAS COMPLEMENTARES - PNLD 2013. 2012.

4.
LIMA, J. M.. PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE OBRAS DE APOIO PEDAGÓGICO DESTINADAS A DOCENTES PARA O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA PNBE DO PROFESSOR 2010. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, J. M.. Crianças empreendedoras começam a conquistar seus espaços. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LIMA, J. M.. 7ª EDIÇÃO DO CAFÉ COM PROSA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, J. M.; Leal, T. F. ; PESSSOA, A. C. R. G. . Jogos de alfabetização 2: orientações. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogos de alfabetização).

2.
LIMA, J. M.. Formação continuada do Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ . Mapa conceitual dos materiais utilizados na formação 2013 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para formação de professores).

4.
LIMA, J. M.. Formação de professor alfabetizador. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LIMA, J. M.. Desafios da língua portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LIMA, J. M.. Curso de formação de professor alfabetizador: ênfase em ensino da língua portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
LIMA, J. M.. PLANEJAMENTO DE ENSINO E TEMAS ESPECÍFICOS NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
LIMA, J. M.. PNAIC - INSTRUMENTOS AVALIATIVOS. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrumentos de Avaliação diagnóstica).

9.
LIMA, J. M.. Leitura e produção de textos na alfabetização - CE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LIMA, J. M.. Leitura e produção de textos na alfabetização - SE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
LIMA, J. M.. Formação continuada de professores do CE, no âmbito do Plano de Ações Articuladas - PAR. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
LIMA, J. M.. Ensino de língua portuguesa: o planejamento nas séries iniciais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
LIMA, J. M.; BARBOSA, M. X. . Jogos de alfabetização: possibilidades de aprendizagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
LIMA, J. M.. Leitura e produção de textos acadêmicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
LIMA, J. M.. Formação Continuada de professores SE, no âmbito do Plano de Ações Articuladas - PAR. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
LIMA, J. M.; BRANDAO, A. C. P. . O fazer pedagógico na Educação infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
LIMA, J. M.; BARBOSA, M. X. . Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
LIMA, J. M.. Sequências didáticas de alfabetização. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
LIMA, J. M.. Sequência didática na Alfabetização em Camaragibe. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
LIMA, J. M.; Leal, T. F. ; Albuquerque, E. B. C. . Jogos de alfabetização. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual didáticos de Jogos de Alfabetização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
LIMA, J. M.; LEAL, TELMA FERRAZ; CRUZ, Magna do Carmo Silva. Participação em banca de Vanessa Brandão Pereira. Modos de avaliação da produção textual em turmas do 3º ano do ciclo de alfabetização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, J. M.; SILVA, Leila N. da. Participação em banca de Jacineide Ramos de Souza. O livro de imagens na roda de leitura na educação infantil: reflexões sobre a mediação do professor. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LIMA, J. M.; SILVA, Leila N. da. Participação em banca de Nadja Maria da Silva. A consciência fonológica e a ludicidade na educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
LIMA, J. M.; SILVA, Leila N. da. Participação em banca de Sandra Pereira de Melo. Importância pedagógica dos jogos na educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
LIMA, J. M.; BUNZEN, CLÉCIO. Participação em banca de Zenaide Oliveira dos Santos. Realização de leituras em turmas de educação infantil e os registros no diário de classe numa escola do município do Jaboatão dos Guararapes. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
LIMA, J. M.; BUNZEN, CLÉCIO. Participação em banca de Rosângela Maria de Oliveira. Concepções sobre as relações de gênero na educação infantil: o que dizem as professoras de uma creche municipal em Recife. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
LIMA, J. M.; BUNZEN, CLÉCIO. Participação em banca de Renata Adjaina Silva. Os usos da escrita na Educação infantil: o que dizem e o que fazem professoras da pré-escola?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
LIMA, J. M.; BUNZEN, CLÉCIO. Participação em banca de Valéria Alves Barbosa. O papel das políticas públicas na estruturação das mesas educacionais nas escolas da educação infantil na prefeitura da cidade do Recife. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
LIMA, J. M.; SILVA, Leila N. da. Participação em banca de Fátima Monte da Paixão. O TRABALHO COM O EIXO ORALIDADE NAS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INTENCIONALIDADE DO PLANEJAMENTO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
LIMA, J. M.. Participação em banca de MÔNICA MARIA PEREIRA. REFLEXÕES SOBRE LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE LAGOA DE ITAENGA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA EDUCACIONAL) - Faculdade Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, J. M.; BUNZEN, CLÉCIO. Participação em banca de Arinne Carla de Morais Silva.A elaboração de um projeto didático e sua implementação no estágio regência em língua portuguesa: reflexões sobre o planejado e o vivido. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LIMA, J. M.; MELO, E. M. S. M.. Participação em banca de MILKA BEZERRA COSTA SENA.CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PORTA PARA O MUNDO DA LEITURA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana da Grande Recife.

3.
LIMA, J. M.; CRUZ, Magna do Carmo Silva; MORAIS, Artur Gomes. Participação em banca de Flávia Pinheiro da Silva.Avaliação da leitura em coleções de alfabetização aprovadas no PNLD 2013: concepções, orientações e propostas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
LIMA, J. M.; FREIRE, Eleta de Carvalho; ROSA, Ester Calland. Participação em banca de Gilberto Café de Matos.Influências da relação professor- aluno nos processos de ensino e de aprendizagem de crianças do ciclo de alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
LIMA, J. M.; MORAIS, Artur Gomes; RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Juliete Aparecida dos Santos.O uso de materiais apostilados em turmas de educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
PESSSOA, A. C. R. G.; A, E.B. C.; LIMA, J. M.. Participação em banca de Marcília Elane do Nascimento Pontes.Currículo e direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
LIMA, J. M.; PEREIRA, Sônia Virgínia M.; SILVA, Leila N. da. Participação em banca de Andressa Silvestre Teixeira.O livro de literatura infantil na sala de aula: um olhar para a escolha feita pelo professor da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
LIMA, J. M.; Leal, T. F.; A, E.B. C.. Participação em banca de Amanda Kelly Ferreira.De qual livro gosto mais? A recepção dos livros do PNLD - Obras complementares por crianças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
LIMA, J. M.; RIBEIRO, F. L. S.. Participação em banca de Suzelly Amanda Pereira Albuquerque.Os professores e suas escolhas: o que priorizar na escolha dos livros de literatura infantil?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
LIMA, J. M.; AGUIAR, D. C.. Participação em banca de ELIZETE SILVA NEGRÃO.A CULTURA DA PARTILHA, UMA ALTERNATIVA AO TERCEIRO SETOR: O CASO DA ESCOLA SANTA MARIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VERDA [LAB] PARA EDUCADORES. 2018. (Oficina).

2.
Seminário Educação para a vida. 2017. (Seminário).

3.
2º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação. 2016. (Encontro).

4.
Seminário bibliotecas nas escolas: da leitura na escola para uma vida de leituraas. 2016. (Seminário).

5.
Seminário bibliotecas nas escolas: da leitura na escola para uma vida de leituraas. 2016. (Seminário).

6.
II CONBAlf. sessão 15 - Eixo 3- Alfabetização e formação profissional. 2015. (Congresso).

7.
II CONBAlf. 2015. (Congresso).

8.
Mediadores de leitura na escola. 2015. (Outra).

9.
Organização pedagógica em parceria com as crianças: desafios e proposições para a educação infantil. 2015. (Outra).

10.
Seminário: Analyzion the production, circulation ande use of knowledge in texts. 2015. (Seminário).

11.
Seminário: Genre, Memoir, Blog and Selie. 2015. (Seminário).

12.
Seminário Enunciados de atividades escolares: constituição e e funções. 2015. (Seminário).

13.
Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão.Relatos de experiência. 2015. (Seminário).

14.
I Encontro de Instituições de Educação infantil em Universidades Públicas: trocando saberes s. 2014. (Encontro).

15.
Seminário de comemoração dos 10 anos CEEL. 2014. (Seminário).

16.
Uso da tecnologia no ciclo de alfabetização. 2014. (Outra).

17.
VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2014. (Seminário).

18.
VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.Projetos e sequências didáticas na escola. 2014. (Seminário).

19.
XI Colóquio/ VII Colóquio Luso- Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares. 2014. (Congresso).

20.
XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.Coordenação do GT 10 - Alfabetização, leitura e escrita. 2014. (Encontro).

21.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2014. (Encontro).

22.
I CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO. 2013. (Congresso).

23.
II SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA. 2013. (Seminário).

24.
XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2013. (Encontro).

25.
18º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. MINICURSO? Leitura, escrita e autoria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Congresso).

26.
ENCONTRO REGIONAL SAS. 2012. (Encontro).

27.
34ª Reunião ANPED. 2011. (Congresso).

28.
34ª Reunião ANPED - Minicurso: Teorias de alfabetização. Minicurso: Teorias de alfabetização. 2011. (Congresso).

29.
V SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2011. (Seminário).

30.
XX EPENN. 2011. (Encontro).

31.
Seminário Educação e linguagem: pesquisa em debate. 2010. (Seminário).

32.
Seminário final de formação continuada dos cursos do PAR -RS.Diversidade textual e Leitura e produção de textos na alfabetuzação. 2010. (Seminário).

33.
XV ENDIPE. 2010. (Encontro).

34.
19º EPENN.Avaliação da aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas. 2009. (Encontro).

35.
Fórum SM de Educação - A escola que faz sentido: chaves para transformar o mundo. 2008. (Outra).

36.
IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2008. (Seminário).

37.
Oficina: Gêneros orais: existe espaço para eles na sala de aula?. 2008. (Oficina).

38.
Palestra: Cultura escrita e letramentos. 2008. (Outra).

39.
Palestra: Modelos teóricos e prática pedagógica. 2008. (Outra).

40.
VI Congresso Internacional em Educação. 2008. (Congresso).

41.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2007. (Seminário).

42.
Palestra: "Alfabetização: além da concepção alfabética". 2007. (Outra).

43.
PROJETOS DIDÁTICOS: TEXTOS PARA ALÉM DA SALA DE AULA. 2007. (Oficina).

44.
Contos do mundo: formando contadores de histórias. 2006. (Oficina).

45.
Gestão e Financiamento da Educação: Um olhar a Partir do Pedagogo. 2006. (Seminário).

46.
XIII ENDIPE. 2006. (Encontro).

47.
XIII ENDIPE. 2006. (Encontro).

48.
XIII ENDIPE. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, J. M.. II CONBAlf - CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO. 2015. (Congresso).

2.
LIMA, J. M.. Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão. 2015. (Outro).

3.
LIMA, J. M.. VI Seminário De Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Congresso).

4.
LEAL, TELMA FERRAZ ; PESSSOA, A. C. R. G. ; LIMA, J. M. . Seminário de comemoração dos 10 anos CEEL. 2014. (Outro).

5.
LIMA, J. M.. XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2013. (Congresso).

6.
L, Ferraz Telma ; LIMA, J. M. ; PESSSOA, A. C. R. G. ; PEDROSA, I. S. . V Seminário de Estudos em educação e Linguegem. 2011. (Outro).

7.
LIMA, J. M.; Leal, T. F. . Avaliação e planejamento na alfabetização. 2011. (Outro).

8.
LIMA, J. M.. Seminário- Educação e Linguagem: pesquisa em debate. 2010. (Outro).

9.
LIMA, J. M.. EXPOSIÇÃO DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO. 2009. (Exposição).

10.
LIMA, J. M.. Projeto de Formação Continuada dos Professores de Camaragibe. 2009. (Outro).

11.
LIMA, J. M.. IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2008. (Outro).

12.
LIMA, J. M.. Jogos para alfabetizar. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANA LÚCIA DA SILVA. Ludicidade no processo do ensino e aprendizagem na educação infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Juliana de Melo Lima.

2.
LENICE LEITE DE MACEDO. A PRÁTICA DE LEITURA COMO PROCESSO DE DESCOBERTA DA REALIDADE. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Juliana de Melo Lima.

3.
ZÉLIA TAVARES NERY DA SILVA. A PRÁTICA DA ESCRITA NO TERCEIRO AN DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL 1º DE MAIO NA CIDADE DE SÃO CAETANO - PE. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Juliana de Melo Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniele Reis. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CADERNO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana da Grande Recife. Orientador: Juliana de Melo Lima.

2.
MYLACRYS PINHEIRO MELO. LUDICIDADE: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana da Grande Recife. Orientador: Juliana de Melo Lima.

3.
KARLYSTENE ALVES ARAÚJO DE CARVALHO. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTÍMULO PARA A LEITURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana da Grande Recife. Orientador: Juliana de Melo Lima.

4.
Lis de Gusmão Lino e Mônica de Moraes Oliveira. O que dizem as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à biblioteca escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Juliana de Melo Lima.

5.
Severino Tiago Cavalcanti Rocha. O dizer e o fazer dos professores alfabetizadores de Moreno sobre o ensino da leitura com as obras complementares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Juliana de Melo Lima.

6.
Ladjane de Barros Santos. O que pensam os alunos do 2º ano do ensino fundamental sobre o ensino de histórias em quadrinhos?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Juliana de Melo Lima.

7.
Bárbara Luíza Santos Lima Pereira e Ruane Iana dos S. Silva. O que professores da educação infantil dizem e fazem sobre o ensino de música?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Juliana de Melo Lima.

8.
Pollyana Patrícia Santos Silva. Concepções de alfabetização de professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental: um estudo e caso numa escola particular do Recife. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Juliana de Melo Lima.



Outras informações relevantes


Aprovada no Concurso Público para Professor em Educação I, realizado pela Prefeitura da Cidade do Recife - 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:41:47