Leila Britto de Amorim Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8772471649794876
  • Última atualização do currículo em 24/07/2018


É graduada em Pedagogia (2006), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (2009), Mestra em Educação (2010) e Doutora em Educação (2018) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também atuou como professora substituta no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE). É docente da Educação Básica da Rede Pública de Ensino e colaboradora do Centro de Estudos de Educação e Linguagem (CEEL), onde planeja e realiza atividades e ações direcionadas à análise e elaboração de material didático e formação de professores. Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem e Educação de Jovens e Adultos. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leila Britto de Amorim Lima
Nome em citações bibliográficas
AMORIM, Leila Britto de;LIMA, Leila Britto de Amorim

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Recife, Secretaria de Educação.
Rua Antônio Meira
Bomba do Hemetério
52111-000 - Recife, PE - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Práticas de letramento dos estudantes jovens e adultos dentro e fora do espaço escolar: protagonismo, resistência e emancipação, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Palavras-chave: Letramento; educação de jovens e adultos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Orientações sobre o ensino dos gêneros discursivos na Base Curricular Comum de Pernambuco e no Livro Didático de Língua Portuguesa: Encontros e Desencontros,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Palavras-chave: Gêneros Discursivos; Currículo; Livro Didático.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Especialização em Educação de Jovens e Adultos. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Será que quero somente aprender a ler e escrever? Quais são as expectativas dos alunos de EJA para o ensino de língua portuguesa e o que diz a proposta curricular da Rede Municipal do Recife?.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A Abordagem dos Gêneros Textuais nos Livros de Língua Portuguesa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Orientador: Telma Ferraz Leal.




Formação Complementar


2010 - 2011
Grupo de Estudos Didáticos para o Ensino de Língua Portuguesa. (Carga horária: 128h).
Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte, GRE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Respeitar as diversidades e combater as desigualda. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
teori da complexidade e as implicações na metodolo. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2009 - 2009
Teoria da Complexidade e as implicações na metodologia da pesquisa em educa. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2007 - 2007
Textos literários e não literários: a formação do. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2007 - 2007
Textos literários e não-literários: a formação do leitor crítico. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2005 - 2005
Alfabetização: apropriação do sistema de escrita. (Carga horária: 100h).
Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
2005 - 2005
Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2004 - 2004
Gêneros Textuais e Letramento. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2003 - 2003
Usos e Funções Sociais da Leitura e da Escrita. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2003 - 2003
Expressão Poética na Educação. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Os Gêneros Textuais na Sala de Aula. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, P JABOATÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25


Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2016
Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

03/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos
Educação e Relações Etniorraciais
Estágio na Educação de Jovens e Adultos
Seminário Docência e Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos
Educação Infantil
Estágio na Educação de Jovens e Adultos
Seminário Docência e Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos
03/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos
Educação e relações etnicorraciais
Estágio na Educação de Jovens e Adultos
Seminário Docência e Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos

Prefeitura Municipal de Olinda, P/OLINDA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores e impactos sobre a prática docente
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Avaliação de livros didáticos de Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa - PNLD 2016
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, Leila Britto de Amorim2013LIMA, Leila Britto de Amorim; LEAL, Telma Ferraz . Currículo em Escolas públicas de Pernambuco: reflexões sobre as mudanças nos séculos XIX e XX. Leia Escola, v. 13, p. 46-55, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, Leila Britto de Amorim; LEAL, Telma Ferraz . Considerações sobre o ensino de gêneros discursivos no currículo: uma análise da Base Curricular Comum de Pernambuco. In: Telma Ferraz Lea; Livia Suassuna. (Org.). Ensino de língua portuguesa na educação básica: reflexões sobre o currículo. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2014, v. , p. 31-50.

2.
SILVA, J. N. ; LIMA, Leila Britto de Amorim . Brincando e aprendendo: alternativas didáticas para crianças do campo. In: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - brincando na escola: o lúdico nas escolas do campo. 1ed.Brasília: MEC, SEB, 2012, v. , p. 09-15.

3.
SILVA, J. N. ; LIMA, Leila Britto de Amorim . Jogos na alfabetização: contemplando diferentes percursos e conhecimentos sobre a escrita. In: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - brincando na escola: o lúdico nas escolas do campo. 1ed.Brasília: MEC, SEB, 2012, v. , p. 17-30.

4.
LIMA, Leila Britto de Amorim; SILVA, J. N. . Alfabetizar brincando: a valorização dos elementos do campo. In: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Alfabetização para o campo: respeito aos diferentes percursos de vida. 1ed.Brasília: MEC,SEB., 2012, v. , p. 31-38.

5.
SILVA, J. N. ; LIMA, Leila Britto de Amorim . Heterogeneidade e direitos de aprendizagem na alfabetização: a valorização das singularidades identitárias dos povos do campo. In: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - brincando na escola: o lúdico nas escolas do campo. 1ed.Brasília: MEC, SEB, 2012, v. , p. 8-16.

6.
SILVA, J. N. ; LIMA, Leila Britto de Amorim . Planejando o ensino para as escolas do campo: diversificação no trabalho docente. In: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 1ed.Brasília: MEC, SEB, 2012, v. , p. 16-28.

7.
LEAL, Telma Ferraz ; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; AMORIM, Leila Britto de . Os textos na alfabetização de jovens e adultos: reflexões que ajudam a planejar o ensino.. In: LEAL, Telma Ferraz;ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de;MORAIS, Artur Gomes de. (Org.). Alfabetizar Letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, v. 1, p. 7-183.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Leila Britto de Amorim; LEAL, Telma Ferraz . Orientações sobre o ensino do gênero poema no livro didático de língua portuguesa. In: VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal. VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011. p. 1-25.

2.
LIMA, Leila Britto de Amorim; LEAL, Telma Ferraz . Será que quero somente aprender a ler e escrever? Quais são as expectativas dos aluno da EJA para o ensino de língua portuguesa?. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010. v. 1. p. 1-1.

3.
LIMA, Leila Britto de Amorim. A LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURRÍCULOS: BREVE TRAJETÓRIA DAS PROPOSTAS CURRICULARES DE PERNAMBUCO NOS SÉCULOS XIX E XX. In: 17º COLE - Congresso Nacional de Leitura, 2009, Campinas, SP. 17º COLE - Congresso Nacional de Leitura, 2009.

4.
LIMA, Leila Britto de Amorim; SILVA, F. V. ; LEAL, Telma Ferraz . A didatização dos gêneros discursivos em coleções de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. In: III Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2008, Belo Horizonte. III Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2008.

5.
LIMA, G. H. S. ; LIMA, Leila Britto de Amorim . o agir docente sob a égide de textos prefigurativos: um estudo sobre a abordagem dos gêneros nas aulas de língua materna. In: III Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2008, Belo Horizonte. III Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2008.

6.
LIMA, Leila Britto de Amorim; SILVA, F. V. . A Abordagem dos Gêneros Textuais nos Livros de Língua Portuguesa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: I Simpósio Nacional de Leitura, 2007, João Pessoa. Anais do I Simpósio Nacional de Leitura. João Pessoa: Idéia Editora, 2007. v. 1. p. 513-520.

7.
LIMA, Leila Britto de Amorim; SILVA, F. V. . A abordagem dos gêneros textuais nos livros de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. In: I Simpósio Nacional de Leitura, 2007, João Pessoa. I Simpósio Nacional de Leitura. João Pessoa: Ideia, 2007. v. 1. p. 513-520.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Gustavo Henrique da Silva ; LIMA, Leila Britto de Amorim . Prefigurações sobre gêneros no currículo de língua portuguesa. In: IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (FLAEL), 2014, Fortaleza. Caderno de Programação e Resumos do IV FLAEL, 2014. p. 165-165.

2.
LIMA, Leila Britto de Amorim; LEAL, Telma Ferraz . Orientações sobre o ensino do gênero poema no livro didático de língua portuguesa. In: VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal. Caderno de Programação e Resumos. Natal: Editora da UFRN, 2011. v. 1. p. 354-354.

3.
LIMA, Leila Britto de Amorim. A Língua Portuguesa nos Currículos: Breve Trajetória das Propostas Curriculares de Pernambuco nos séculos XIX e XX. In: 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

4.
LIMA, Leila Britto de Amorim; LEAL, Telma Ferraz . Será que quero somente aprender a ler e escrever? Quais são as expectativas dos alunos da EJA para o ensino de Língua Portuguesa?. In: III Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2009, Olinda. Funcionalismo e Dialogismo no Ensino de Língua e de Literatura, 2009.

5.
LIMA, Leila Britto de Amorim; SILVA, F. V. ; LEAL, Telma Ferraz . A didatização dos gêneros discursivos em coleções de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. In: III Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2008, Belo Horizonte. Programação e Resumos. Belo Horizonte: FUMARC, 2008. v. 11. p. 62-63.

6.
LIMA, G. H. S. ; LIMA, Leila Britto de Amorim . o agir docente sob a égide de textos prefigurativos: um estudo sobre a abordagem dos gêneros nas aulas de língua materna. In: III Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2008, Belo Horizonte. Anais do III Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2008. p. 47-47.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Sequência didática como forma de organização do trabalho pedagógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Pacto pela Alfabetização: avaliação 2014 e desafios para 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIMA, Leila Britto de Amorim. O estudo de caso nas pesquisas em educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Análise do Conteúdo nas pesquisas em Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Currículo e educação do campo no ciclo de alfabetização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Orientações sobre o ensino dos gêneros discursivos na Base Curricular Comum de Pernambuco e no livro didático de língua portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Seminário Integrador: Gestão da Escola e do Ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, Leila Britto de Amorim. PROJETO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS: UMA POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIA POPULAR EM ESCOLAS PÚBLICAS. Recife, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LIMA, Leila Britto de Amorim; LEAL, T. F. . Diversidade Textual e Ensino: o trabalho com os diferentes gêneros discursivos no ano V em Camaragibe. 2008.. 2008.

2.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Atendimento Individualizado a professores do Ano 5 de Escolas Municipais de Camaragibe. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Revista Educação e (Trans) formação. 2016.

2.
LIMA, Leila Britto de Amorim. VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014.

3.
LIMA, Leila Britto de Amorim. autora do seminário de planejamento e produção de material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014.

4.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Curso de aperfeiçoamento para Professores em Linguagem e Alfabetização para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. (Programa Pró-Letramento/Revezamento). 2012.

5.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Parecerista dos Acervos complementares : alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. 2012.

6.
LIMA, Lelia Britto de Amorim; LIMA, Leila Britto de Amorim . Curso de aperfeiçoamento para Professores em Linguagem e Alfabetização para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. (Programa Pró-Letramento). 2011.

7.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Concepção e desenvolvimento de metodologias e instrumentos de medidas para avaliação da alfabetização e letramento (Provinha Brasil). 2011.

8.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Parecerista dos acervos complementares: as áreas do conhecimento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Curso de Formação de Professor Alfabetizador: ênfase em em ensino da Língua Portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Possibilidades e desafios da Equipe Pedagógica na materialização de ações no contexto escolar. 2013. .

3.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Avaliação e implementação da Matriz de Capacitação nas Unidades Escolares. 2011. .

4.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Jogos de Alfabetização. 2008. .

5.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Projetos e Sequências Didáticas na Educação de Jovens e Adultos. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAVALCANTI, Maria Clara Catanho; LIMA, Leila Britto de Amorim. Participação em banca de Maria Júlia Melo e Silva. PRODUÇÃO DE TEXTO NA EJA CAMPO: ESCREVENDO ARTIGOS DE OPINIÃO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Leila Nascimento da; OLIVEIRA, Robson Santos de; LIMA, Leila Britto de Amorim. Participação em banca de Alex de Araújo Lima.As concepções do educando da Educação de Jovens e Adultos sobre o uso de jogos de alfabetização na sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
LIMA, Juliane Melo de; LIMA, Leila Britto de Amorim. Participação em banca de Bárbara Luiza Santos Lima Pereira e Ruane Iana dos S. Silva.O que professores da Educação Infantil dizem e fazem sobre o ensino de música. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Diálogos Brasil-África. 2016. (Outra).

2.
37ª Reunião Nacional da Anped.Orientações sobre o ensino dos gêneros discursivos na Base Curricular Comum de Pernambuco e no Livro Didático de Língua Portuguesa: encontros e desencontros.. 2015. (Outra).

3.
37ª Reunião Nacional da Anped. 2015. (Outra).

4.
II CONBAlf - Congresso Brasileiro de Alfabetização. 2015. (Congresso).

5.
Letramento, Alfabetização e Língua Portuguesa. 2015. (Outra).

6.
Seminário de Sequências Didáticas para o Ensino de Língua Portuguesa.sessão de comunicação oral. 2015. (Seminário).

7.
Seminário Final do PNLD 2016- Alfabetização, Letramento e Língua Portuguesa. 2015. (Seminário).

8.
Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão.Pacto pela Alfabetização: avaliação 2014 e desafios para 2015. 2015. (Seminário).

9.
II Semana de Letras da UAG/UFRPE.Gêneros Textuais e ensino de língua portuguesa: dos materiais didáticos às práticas docentes. 2014. (Outra).

10.
IV FELP - Fórum sobre o Ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Outra).

11.
IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas - FLAEL.Ensino e Aprendizagem. 2014. (Outra).

12.
IV Fórum de Linguística Aplicada - IV FLAEL.Prefigurações sobre gêneros no currículo de Língua Portuguesa. 2014. (Outra).

13.
Oficina de Papietagem. 2014. (Oficina).

14.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Seminário).

15.
4 èmes Rencontres Internationales de l´Interactionnisme socio-discursif. 2013. (Encontro).

16.
Exposição de Máscaras Outras Belezas possíveis. 2013. (Exposição).

17.
Oficina de Máscaras - Outras Belezas Possíveis. 2013. (Oficina).

18.
Formação Continuada em Serviço para Coordenadores e Técnicos das Gerências Regionais de Educação de Jovens, Adultos e Idososos. 2012. (Outra).

19.
Formação Continuada em Serviço para Coordenadores e Técnicos das Gerências Regionais de Educação de Jovens e Adultos. 2012. (Outra).

20.
Formação Continuada em Serviço para Coordenadores e Técnicos das Gerências Regionais de Educação de Jovens e Adultos. 2012. (Outra).

21.
Formação Continuada em Serviço para Professores e Coordenadores que atuam na Educação de Jovens, Adultos e Idosos - Potencializando o uso do livro didático. 2012. (Outra).

22.
Formação Continuada em Serviço - Socialização das Experiências - Práticas Pedagógicas vivenciadas na EJA. 2012. (Outra).

23.
I Círculo de Socialização Pacto pela Educação.Pacto pela Educação 2010-2011 - GRE Metropolitana Norte: avanços, desafios e possibilidades. 2012. (Outra).

24.
VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.Orientações sobre o ensino do gênero poema no livro didático de língua portuguesa. 2011. (Simpósio).

25.
VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais - SIGET. 2011. (Simpósio).

26.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Ensino da Argumentação. 2011. (Seminário).

27.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Currículo e ensino da língua portuguesa. 2011. (Seminário).

28.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM. 2011. (Outra).

29.
1º FELP - Fórum sobre o Ensino de Língua Portuguesa.A língua portuguesa nos currículos: breve trajetória das propostas curriculares de Pernambuco dos séculos XIX e XX. 2010. (Outra).

30.
Curso de Extensão - Respeitar as Diversidades e Combater as Desigualdades. 2010. (Oficina).

31.
QUESTÕES TRANSVERSAIS E INTERDISCIPLINARES. 2010. (Oficina).

32.
Seminário.Será que quero somente aprender a ler e escrever? Quais são as expectativas dos alunos de EJA para o ensino da Língua Portuguesa?. 2010. (Seminário).

33.
Seminário Educação e Linguagem: pesquisa em debate.Orientações sobre o ensino do gênero poema no livro didático de língua portuguesa. 2010. (Seminário).

34.
VII Colóquio Internacional Paulo Freire. 2010. (Outra).

35.
VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2010. (Congresso).

36.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Será que quero somente aprender a ler e a escrever? Quais são as expectativas dos alunos da EJA para o ensino de Língua Portuguesa?. 2010. (Encontro).

37.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

38.
17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. A Língua Portuguesa nos Currículos: breve trajetória das propostas curriculares de Pernambuco nos séculos XIX e XX. 2009. (Congresso).

39.
19º EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).

40.
19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Ensino de Língua Portuguesa e Gêneros Discursivos: reflexões sobre a didatização dos gêneros nos livros didáticos. 2009. (Encontro).

41.
III Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo.A didatização dos gêneros discursivos em coleções de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Encontro).

42.
IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2008. (Seminário).

43.
Seminário de Encerramento do Projeto de Formação Continuada dos Professores de Camaragibe.Seminário de Encerramento do Projeto de Formação Continuada dos Professores de Camaragibe. 2008. (Seminário).

44.
I Simpósio Nacional de Leitura.A abordagem dos gêneros textuais nos livros de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2007. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, Leila Britto de Amorim. Seminário Sequências Didáticas para o Ensino de Língua Portuguesa. 2015. (Outro).

2.
LIMA, Leila Britto de Amorim. IV FELP - Fórum sobre o Ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Outro).

3.
LIMA, Leila Britto de Amorim. I CÍRCULO DE SOCIALIZAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO. 2012. (Exposição).

4.
LIMA, Leila Britto de Amorim. 3ºFELP - Fórum sobre o ensino de língua portugues. 2012. (Outro).

5.
LIMA, Leila Britto de Amorim. II FELP - FÓRUM SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. (Outro).

6.
LIMA, Leila Britto de Amorim. 1º FELP - Fórum sobre o Ensino de Língua Portuguesa. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana dos Santos Oliveira. Relações de Gênero nas brincadeiras livres das crianças na Educação Infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Leila Britto de Amorim Lima.

2.
Rubenita Gomes da Silva. A utilização dos espaços de lazer da Educação Infantil na creche do município de Lagoa de Itaenga. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Leila Britto de Amorim Lima.

3.
Sandra Carla Pereira das Chagas. Salas Ambiente: contribuição para qualidade do ensino na Educação Infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Leila Britto de Amorim Lima.

4.
Sumara de Fátima Ferreira dos Santos. Concepção de Infância: o que diz a proposta curricular da Rede Municipal do Recife para o atendimento às crianças da Educação Infantil?. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Leila Britto de Amorim Lima.

5.
Luzinete Maria de Sousa Silva. As concepções e as atividades de movimento corporal: o que pensam e realizam os professores na Educação Infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Leila Britto de Amorim Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Paula Vera Cruz e Maria de Fátima Vera Cruz. OS MOTIVOS QUE LEVAM OS ESTUDANTES DA EJA E PERMANECEREM NA ESCOLA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Leila Britto de Amorim Lima.

2.
Ana Maria dos Santos Azevedo Sillva. As Práticas de Letramento dos Estudantes da EJA fora da Escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Leila Britto de Amorim Lima.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:28:46