Raquel Valadares de Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2102341781800641
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Raquel Valadares é Bacharel em Comunicação Social, habilitação Cinema, pela UFF. Atualmente é orientanda do Prof. Felipe Muanis e bolsista no mestrado em Cinema e Audiovisual do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, do Instituto de Artes e Design, da UFJF. Na graduacão trabalhou o tema da sociabilidade na fruição cinematográfica, com o caso da espectatorialidade do cinema indiano. Agora no mestrado, pesquisa linguagem em documentário, interessada em narrativa fílmica, relato e memória. Na produção artística, dirigiu os documentários "Corpo de Bollywood" (2008, 27') e "Homem-Carro" (2014, 70'); as séries de TV "À Moda da Casa" (2015, 13x26') e "Globo Educação" (2013, 6x9'); o making of do filme "Faroeste Caboclo" (2013, 24') e o webdoc publicitário "O Último NP" (2013, 3'). Como pesquisadora e assistente de direção, trabalhou em longas documentais como "Fonte da Juventude" (2017), do Estevão Ciavatta, "Animal Machine" (2015), de Bernard Bloch, e em séries de TV como "Um Pé de Quê?", "O Poder do Esporte" e "Big Cities". Atualmente finaliza o seu documentário curtametragem "A Visita". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Valadares de Campos
Nome em citações bibliográficas
VALADARES DE CAMPOS, Raquel


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Artes, Cultura e Linguagens.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Reflexões sobre narração e performatividade em um hipotético Cinema Benjaminiano: Um estudo de caso dos filmes de Lúcia Murat Que Bom Te Ver Viva (1989), Uma Longa Viagem (2012) e A Memória Que Me Contam (2013),Orientador: Karla Holanda.
Bolsista do(a): UFJF, UFJF, Brasil.
Palavras-chave: cinema brasileiro; documentário.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2002 - 2008
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Bollywood e a Celebração Social (O papel das salas de cinema na Índia).
Orientador: Lígia Maria de Souza Dabul.




Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Administração e Produção de Filmes.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Hindi
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Levante: do gesto ao testamento. Ornitorrinco, internet, 30 out. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Corpos duplicados como poética da memória em Uma Longa Viagem: distintas temporalidades, um mesmo espaço. In: IV Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens, 2017, Juiz de Fora. Anais do IV Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens. Juiz de Fora, MG: Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens/ Instituto de Artes e Design / Universid, 2017. v. 4. p. 161-169.

Apresentações de Trabalho
1.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Personal Account in First-Person-Performative Documentaries: efficient signifiers and presentifiers of the past. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Homem-Carro (Old Man's Cars). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. O alter ego e a leitura documentarizante em Que Bom Te Ver Viva (1989) e A Memória Que Me Contam (2013). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. O relato pessoal no documentário em primeira pessoa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. 'Visionamento em Grupo' na situação social cinema na Índia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Corpos duplicados como poética da memória em Uma Longa Viagem: distintas temporalidades, um mesmo espaço. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. A Sociabilidade e o Cinema: O Caso Indiano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. O Cinema em Mumbai: Algumas Variáveis para Um Fenômeno Cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Continuidade Abrangência do cinema indiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Bollywood e a Celebração Social (o papel das salas de cinema na Índia). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. O apelo da imagem cinematográfica indiana. Rio de Janeiro: CCBB, 2008 (Artigo publicado em catálogo de mostra cinematográfica).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Ivana Bentes ; VALADARES DE CAMPOS, Raquel . Curta Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NEVES, L. P. G. ; VALADARES DE CAMPOS, Raquel . Mulambo. 2018. (Desenvolvimento de Projeto de Longa-metragem de Ficção).

2.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. O Olhar da Câmera. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. À Moda da Casa. 2016. Filme.

2.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Exílio (título provisório). 2016. Filme.

3.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Homem-Carro. 2014. Filme.

4.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Corpo de Bollywood, o povo quer cinema. 2007. Filme.

Demais trabalhos
1.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. João e a Bossa, primeiros estudos. 2007 (Publicação eletrônica) .

2.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Sérgio Ricardo, de volta ao ponto de partida. 2006 (Publicação in "Afaste de mim este cale-se - encontro de memórias e histórias sobre o regime militar") .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Socine.O relato pessoal no documentário em primeira pessoa. 2018. (Encontro).

2.
V Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens.O alter ego e a leitura documentarizante em Que Bom Te Ver Viva (1989) e A Memória Que Me Contam (2013). 2018. (Seminário).

3.
XXV Visible Evidence The International Conference on Documentary Film and Media. Personal Account in First-Person-Performative Documentaries: efficient signifiers and presentifiers of the past. 2018. (Congresso).

4.
1º Encontro Nacional Modos de Ver: Histórias de Cinemas, Modos de Exibição e Práticas das Audiências."Visionamento em Grupo" na situação social cinema na Índia. 2017. (Encontro).

5.
IV Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens.Corpos duplicados como poética da memória em Uma Longa Viagem: distintas temporalidades, um mesmo espaço. 2017. (Seminário).

6.
Paixão de Memória - Patricio Guzmán. 2017. (Outra).

7.
Rough Cut Lab DOC SP. 2017. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. V Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens. 2018. (Outro).

2.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Retratos de Brasil, muestra de documentales brasileños. 2009. (Festival).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Continuidade Abrangência do cinema indiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. Bollywood e a Celebração Social (o papel das salas de cinema na Índia). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. A Sociabilidade e o Cinema: O Caso Indiano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
VALADARES DE CAMPOS, Raquel. O Cinema em Mumbai: Algumas Variáveis para Um Fenômeno Cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 3:59:44