Lorenna Bolsanello de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2853765420247289
  • Última atualização do currículo em 20/05/2018


Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora de Língua Portuguesa no Colégio de Aplicação da UFRJ. Possui graduação em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará. Cursou pós-graduação lato sensu em Leitura e Produção de Textos na Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente nos seguintes temas: Linguística Textual, leitura, produção textual e oralidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lorenna Bolsanello de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, L. B.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Análise de propostas de produção de textos orais em livros didáticos do Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Regina Lúcia Péret Dell'Isola.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: gêneros textuais; Oralidade; livro didático; Ensino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2012
Especialização em Leitura e Produção de Textos. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Analisando as propostas de produção de textos do ENEM: saberes linguísticos e saberes metalinguísticos.
2007 - 2011
Graduação em Licenciatrua em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: O oral no escrito dos vestibulandos da UEPA: indício de quê?.
Orientador: Jessiléia Guimarães Eiró.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT - Colégio de Aplicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa


Colégio Ponto de Ensino, PENSI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Português e Redação, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de turmas de Ensino Fundamental e Pré-vestibular


Colégio-Curso Equação, EQUAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de turmas de Ensino Fundamental


Curso Invest (pré-vestibular comunitário), INVEST, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 4


Sistema de Ensino Universo, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiária atuando no setor Sala de Redação da instituição de Ensino Fundamental e Médio Sistema de Ensino Universo


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista voluntária, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntária, Carga horária: 10


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Medêra: mediações do literário
Descrição: Medêra: Mediações do literário consiste em projeto de pesquisa circunscrito na relação entre saberes e práticas docentes com a mediação do texto literário, a formação do leitor de literatura e a formação docente inicial do futuro professor de Literatura oriundo dos cursos de licenciatura em Letras. O grupo de pesquisadores e pesquisadoras do projeto é formado por professores e professoras de Língua Portuguesa e Literatura da rede pública de Ensino Básico que se debruçam sobre os temas de interesse da Formação do leitor literário, da Teoria literária e da Linguística textual. Vem com o intuito de contribuir com as reflexões sobre as práticas e estratégias mediação do texto na sala de aula, em especial a mediação do texto literário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lorenna Bolsanello de Carvalho - Coordenador / André Uzêda - Integrante / Isa Ferreira Martins - Integrante / Cassiana Lima Cardoso - Integrante / Patrícia Soares Lima Condé - Integrante / Nádia Garcia Mendes - Integrante / Tatiane Schumacker Fendeler - Integrante / Fabiana da Silva Matos - Integrante / Jaqueline Oliveira - Integrante.
2008 - 2009
A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Lingüística Textual
Descrição: Em decorrência da grande dificuldade em produzir textos apresentada pelos alunos do 3° ano do Ensino Médio, esta pesquisa de Iniciação Científica propõe observação e análise, à luz da Lingüística Textual, das aulas e das produções textuais desses alunos, visando propor uma abordagem de ensino diferenciada, levando em consideração aspectos referentes à textualidade, como coesão, coerência e fatores pragmáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lorenna Bolsanello de Carvalho - Integrante / Jessiléia Guimarães Eiró - Coordenador / Márcio Franco Barroso - Integrante / Camila Fônseca Aranha - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado do Pará - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Fragata: itinerâncias literárias
Descrição: Fragata: itinerâncias literárias consiste em um projeto de extensão no formato de clube de leitura destinado à formação do leitor literário de jovens do Ensino Médio, dentre estudantes internos à unidade-sede e estudantes de instituições parceiras, bem como estudantes da graduação de licenciaturas. Essa ação de extensão está vinculada ao projeto de pesquisa Estratégias e Práticas de Mediação de Leitura, cadastrado no Colégio de Aplicação da UFRJ. A perspectiva alcança tanto a formação de exponenciais novos leitores quanto a de mediadores de leitura, que tendem a multiplicar a apreciação pelo texto literário. Para isso, instituem-se clubes de leitura nas escolas, convidando os estudantes a participarem de experiências leitoras com o texto literário por meio de diferentes estratégias de mediação e interação. O termo 'fragata' refere-se às aves costeiras que voam em bando no litoral carioca, deslocando-se em um belo bailado em itinerância constante. Tal como fragatas, os estudantes transpões os limites de suas escolas para compartilhar suas leituras com as experiências de leitores de outras instituições por meio de encontros itinerantes. O projeto opõe-se a uma perspectiva tradicional e historiográfica de estudo do texto literário em que se privilegia o cânone distante do contexto social e cultural dos estudantes. Pela via proposta, a literatura selecionada potencializa uma identidade afetiva ao tratar de questões próximas das realidades dos estudantes em formação literária. São previstas ações extensionistas que proporcionam fruição estética, análise e reflexão sobre temáticas contemporâneas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lorenna Bolsanello de Carvalho - Coordenador / Andre Luiz de Mourão Uzêda - Integrante / Isa Ferreira Martins - Integrante / Cassiana Lima Cardoso - Integrante / Patrícia Soares Lima Condé - Integrante / Nádia Garcia Mendes - Integrante / Raphaella Mendes Silva de Castro Lira - Integrante / Tatiane Schumacker Fendeler - Integrante / Fabiana da Silva Matos - Integrante / Jaqueline Oliveira - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, L. B.. O oral no escrito dos vestibulandos da UEPA: indício de quê?. In: II Simpósio Internacional do Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, L. B.; EIRO, J. G. . O oral no escrito dos vestibulandos da UEPA: indício de quê?. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. Livro de Resumos - Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011. v. XV.

2.
CARVALHO, L. B.; ARANHA, C. F. ; BARROSO, M. F. . A Produção Textual no 3° Ano do Ensino Médio: um olharà luz da Lingüística textual. In: Seminário CUMA: avaliação e prospecção, 2008, Belém. Seminário do Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas - Avaliação e Prospecção. Belém: UEPA, 2008. v. 1. p. 3-42.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, L. B.; UZEDA, A. . Projeto CAp Literário: um relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, L. B.. A oralidade em livros didáticos de Português: algumas considerações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, L. B.. O oral no escrito dos vestibulandos da UEPA: indício de quê?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARVALHO, L. B.. A construção do ethos do professor no filme ?Entre os muros da escola?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARVALHO, L. B.. A construção do ethos do professor no filme ?Entre os muros da escola?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARVALHO, L. B.. A construção do ethos do professor no filme ?Entre os muros da escola?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARVALHO, L. B.. ENEM e produção textual: uma análise de saberes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARVALHO, L. B.; EIRO, J. G. . O oral no escrito dos vestibulandos da UEPA: indício de quê?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, L. B.. Um retorno à arte de narrar: o emissor em Histórias de Alexandre, de Graciliano Ramos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHO, L. B.. A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Linguística Textual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CARVALHO, L. B.; CARMO, L. L. . Incentivo à literatura infanto-juvenil: a formação de professores leitores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARVALHO, L. B.; CARMO, L. L. . Antropofagia e Tropicalismo: reflexos e "deglutições" das vanguardas européias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CARVALHO, L. B.; CARMO, L. L. . Antropofagia e Tropicalismo: reflexos e "deglutições" das vanguardas européias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARVALHO, L. B.; BARROSO, M. F. ; ARANHA, C. F. . A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Linguística Textual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHO, L. B.; BARROSO, M. F. . A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Lingüística Textual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CARVALHO, L. B.; ARANHA, C. F. ; BARROSO, M. F. . A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Liguística Textual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CARVALHO, L. B.; BARROSO, M. F. ; ARANHA, C. F. . A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Lingüística Textual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CARVALHO, L. B.; BRASIL, L. C. . Uma análise dos discursos ideológicos nos jornais "O Liberal" e "O Diário do Pará". 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. QUANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PODE VIRAR CRIME: A CRISE DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO DAS "ESCOLAS SEM PARTIDO". 2016. (Congresso).

2.
Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. PELA FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES EM CENA: OS RESULTADOS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR. 2016. (Congresso).

3.
II Simpósio Internacional do Ensino de Língua Portuguesa.O oral no escrito dos vestibulandos da UEPA: indício de quê?. 2012. (Simpósio).

4.
IV Colóquio de Semiótica.A construção do ethos do professor no filme ?Entre os muros da escola?. 2012. (Outra).

5.
VI Jornada de Estudos do Discurso.A construção do ethos do professor no filme ?Entre os muros da escola?. 2012. (Outra).

6.
XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ.A construção do ethos do professor no filme ?Entre os muros da escola?. 2012. (Outra).

7.
XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. ENEM e produção textual: uma análise de saberes. 2012. (Congresso).

8.
III Simpósio de Pós-Graduação lato sensu em Letras.Um retorno à arte de narrar: o emissor em Histórias de Alexandre, de Graciliano Ramos. 2011. (Simpósio).

9.
Simpósio Internacional de Contadores de Histórias. 2011. (Simpósio).

10.
XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. O oral no escrito dos vestibulandos da UEPA: indício de quê?. 2011. (Congresso).

11.
XVI Fórum Paraense de Letras.A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Linguística Textual. 2010. (Outra).

12.
XXXI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.Incentivo à literatura infanto-juvenil: a formação de professores leitores. 2010. (Encontro).

13.
As relações da Literatura com as outras artes.Antropofagia e Tropicalismo: reflexos e "deglutições" das vanguardas européias. 2009. (Outra).

14.
III Simpósio de Letras da UEPA e VI Interletras.A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar á luz da Lingüística Textual. 2009. (Simpósio).

15.
I Seminário de Integração Científica da UEPA.A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Linguística Textual. 2009. (Seminário).

16.
XVII Semana Acadêmica de Letras - SEMAL.A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Lingüística Textual. 2009. (Outra).

17.
XVI Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará.Antropofagia e Tropicalismo: reflexos e "deglutições" das vanguardas européias. 2009. (Outra).

18.
II Simpósio de Letras UEPA. 2008. (Simpósio).

19.
II Simpósio de Letras UEPA e V Interletras. 2008. (Simpósio).

20.
Seminário Culturas e Memórias Amazônicas: Avaliação e Prospecção.A Produção Textual no 3° Ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Lingüística Textual. 2008. (Seminário).

21.
XIII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará. 2008. (Outra).

22.
XIV Fórum Paraense de Letras. 2008. (Outra).

23.
XXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2008. (Encontro).

24.
I CIELLA (Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia). 2007. (Congresso).

25.
I Simpósio de Letras UEPA. 2007. (Simpósio).

26.
IV Interletras. 2007. (Outra).

27.
XIII Fórum Paraense de Letras. 2007. (Outra).

28.
XII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará.Uma análise dos discursos ideológicos nos jornais "O Liberal" e "O Diário do Pará". 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, L. B.; GOMES, M. C. A. P. ; OLIVEIRA, C. M. . CAp Literário: #OcupaEscola. 2016. (Festival).

2.
UZEDA, A. ; CARVALHO, L. B. . CAP Literário: A terceira margem do Rio. 2015. (Festival).

3.
CARVALHO, L. B.; WRIGHT, V. C. O. ; ROCHA, B. N. R. M. ; CARVALHO, F. M. ; SILVA, J. S. ; NUNES, L. P. ; SOARES, M. J. H. ; SPERANDIO, N. E. ; PEIXOTO, T. F. . Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. 2012. (Congresso).

4.
ARANHA, C. F. ; BARROSO, M. F. ; CARVALHO, L. B. ; CARMO, L. L. ; DIAS, A. R. ; JADE, P. M. ; NEVES, L. L. . II Literarte: as relações da Literatura com as outras artes. 2010. (Outro).

5.
CARMO, L. L. ; DIAS, A. R. ; JADE, P. M. ; NEVES, L. L. ; CARVALHO, L. B. . Dia do Poeta. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
NATHÁLIA SOARES. CAP LITERáRIO 2017: UM RELATO DE VIAGEM. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Extensão. Orientador: Lorenna Bolsanello de Carvalho.

2.
MARIANA FORTES MAIA. ?OUTRAR-SE?: O EXERCíCIO DA ALTERIDADE NO CAP LITERÁRIO 2017. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Lorenna Bolsanello de Carvalho.

3.
Carolina Fabiano de Carvalho. CAP LITERÁRIO 2016: A CONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Lorenna Bolsanello de Carvalho.

4.
Anna Paula Oliveira da Silva. NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O CAP LITERÁRIO 2015: AS MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO EVENTO. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Lorenna Bolsanello de Carvalho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 24:24:44