Alice Rodrigues Willhelm

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  • Última atualização do currículo em 16/07/2018


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012) e graduação sanduíche pelo Programa de Mobilidade Acadêmica - Universidad Autónoma de Madrid (2010). É especialista em Psicoterapia Cognitivo-comportamental formada na Wainer e Piccoloto Centro de Psicoterapia Cognitivo-comportamental. Mestre no programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente doutoranda no programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bolsista do CAPES e membro do Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociência e Comportamento (LPNeC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alice Rodrigues Willhelm
Nome em citações bibliográficas
WILLHELM, A. R.;WILLHELM, ALICE


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Avaliação da impulsividade, impulsividade, agressividade, estilos parentais e controle inibitório em pré-adolescentes e adolescentes,
Orientador: Rosa Maria Martins de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: adolescência; avaliação neuropsicológica; controle inibitório; impulsividade; Agressividade; pré-adolescência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2013 - 2015
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Avaliação da impulsividade, agressividade e controle inibitório em pré-adolescentes e adolescentes,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Rosa Maria Martins de Almeida.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: adolescência; controle inibitório; impulsividade; avaliação neuropsicológica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: cognição.
2012 - 2013
Especialização em Especialização em psicoterapia cognitivo-comportam. (Carga Horária: 600h).
Centro de psicoterapia cognitivo-comportamental, WP, Brasil.
Título: Perspectivas atuais da terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos transtornos alimentares.
Orientador: Giovanni Kuckartz Pergher.
2007 - 2012
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Autónoma de Madrid (Orientador: Marlise Ferreira).




Formação Complementar


2017 - 2017
Psicologia Budista, Terapia Focada na Compaixão e as Terapias Comportamenta. (Carga horária: 8h).
WP Wainer e Piccoloto, WP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Curso de Extensão Neuroimagem Funcional. (Carga horária: 36h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2013
Terapia focada nos esquemas em indivíduos violento. (Carga horária: 4h).
WP Wainer e Piccoloto, WP, Brasil.
2012 - 2012
Baralho das Emoções, pensamentos e comportamentos. (Carga horária: 4h).
Associação Latino-americana de Psicoterapias Cognitivas, ALAPCO, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em A psicologia da meditação e relaxamento. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Auxiliar na pesquisa intitulada "Design de serviços para a promoção do bem-estar da criança em tratamento do câncer".


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professora convidada para ministrar integralmente as disciplinas de Processos Psicológicos Básicos (noturno) e Pesquisa em Psicologia (noturno) da graduação em Psicologia da UFRGS.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor de curso, Enquadramento Funcional: Professor de curso de extensão, Carga horária: 5
Outras informações
Professor do curso de extensão "Aplicações da terapia Cognitivo-comportamental baseadas em pesquisas translacionais", com carga horária de 30 horas

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor das aula Práticas, Enquadramento Funcional: Professor das Aulas Práticas, Carga horária: 32
Outras informações
Curso com duração de 32 horas.

Atividades

03/2014 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Psicológicos Básicos
Pesquisa em Psicologia
Terapia Cognitivo-Comportamental

Tribunal de Justiça do RS, TJRS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia Ampliada, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalho com os servidores do Judiciário do RS. Desenvolvimentos de equipes, grupos de diálogo sobre o trabalho, treinamento em habilidades sociais, atendimentos individuais, recrutamento e seleção de estagiários, organização de eventos voltados para a saúde do servidor.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Instrutora, Enquadramento Funcional: Instrutora de Grupo, Carga horária: 2
Outras informações
Grupo de Diálogo sobre o Feminino

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Instrutora, Enquadramento Funcional: Instrutora de Grupo, Carga horária: 2
Outras informações
Grupo de Desenvolvimento de Equipe do Departamento de Informática


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia Clínica, Carga horária: 16
Outras informações
Estagiário de Psicologia Clínica no enfoque Cognitivo-comportamental no Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da PUCRS

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa/Iniciação Científica, Carga horária: 16
Outras informações
Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínica e Experimental.


Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência, CEAPIA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicopatologia, Carga horária: 8
Outras informações
Estagiario de Psicopatologia no setor de Ambientoterapia pelo turno da manhã


Qualifique, Q, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Psicólogo Clínico, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento clínico no referencial cognitivo-comportamental


Wainer Psicologia Cognitiva, WP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Design de serviços para a promoção do bem-estar da criança em tratamento do câncer
Descrição: O design apresenta uma cultura de projeto voltada à inovação e à criatividade, enfrentando cenários de incerteza, nos quais os profissionais não possuem todas as informações para a tomada de decisão segura. Nessa perspectiva, o câncer infantil depara esses profissionais com uma série de desafios que podem interferir negativamente nos resultados do tratamento, que vão desde o estado emocional vulnerável das crianças ao despreparo dos pais para lidar com os conflitos impostos às famílias. Fica claro, portanto, que uma abordagem puramente técnica no desenvolvimento de serviços hospitalares para o tratamento do câncer infantil não é o suficiente para endereçar a complexidade dos problemas de projeto, garantindo o bem-estar subjetivo (BES) dos usuários. O BES, em oposição ao bem-estar objetivo, que foca em elementos como segurança e nutrição adequadas, refere-se à minimização do afeto negativo, potencialização do positivo, bem como a avaliação global da qualidade de vida como favorável. Propõe-se, portanto, como objetivo geral, mapear as diretrizes para o desenvolvimento de serviços hospitalares para potencializar o bem-estar subjetivo dos pacientes em tratamento de câncer infantil. O método será a pesquisa através do design, que pressupõe interações de diferentes públicos - crianças, familiares e profissionais - em workshops de geração de diretrizes projetuais para o desenvolvimento de serviços hospitalares de oncopediatria com foco no bem-estar subjetivo das crianças. As diretrizes serão aplicadas, prototipadas e validadas por meio de um projeto experimental de design de serviços. Os resultados esperados incluem, também, a assessoria ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, instituição na qual a pesquisa será realizada, para a implantação desses serviços..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alice Rodrigues Willhelm - Coordenador / Anderson Siqueira Pereira - Integrante / Leandro Miletto Tonetto - Integrante / Priscila Brust Renck - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Integrante / Valentina Marques da Rosa - Integrante / Roberta Mandelli - Integrante / ANDRESSA DE CÁSSIA SILVEIRA GARCIA - Integrante / Raíssa Schmitt Fontoura - Integrante / Elisabeth Meyer - Integrante / Franciele Daudt - Integrante.
2015 - Atual
Uso de álcool e controle inibitório na pré-adolescência e adolescência: influência dos estilos parentais e entendimento comportamental, neurofuncional e genético

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosa Maria Martins de Almeida em 24/10/2016.
Descrição: Este projeto objetiva estudar o controle inibitório e uso de álcool a pré-adolescência e adolescência, incluindo outras variáveis comportamentais e ambientais, abrangendo campos da neurociência, psicologia e genética. O projeto vai realizar uma compreensão desses fenômenos realizando três estudos diferentes, utilizando a mesma amostra, sendo que em cada etapa (estudo) do projeto irá aprofundar o conhecimento sobre aquele fenômeno. Então, o número de participantes diminui, acompanhando a complexidade da metodologia do estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alice Rodrigues Willhelm - Integrante / Rosa Maria Martins de Almeida - Coordenador.
2013 - 2015
Avaliação da impulsividade, agressividade e controle inibitório em pré-adolescentes e adolescentes
Descrição: As fases da pré-adolescência e adolescência são complexas porque englobam diversas mudanças nos indivíduos, se passa por rápido crescimento físico, alteração hormonal, mudanças no ambiente social e nas exigências. Estas fases são caracterizadas por comportamentos de risco por falta de controle inibitório, que está relacionado ao córtex pré-frontal, última área a se desenvolver do sistema nervoso. Há também a experimentação de álcool e drogas durante a adolescência e puberdade. Este trabalho realizou três estudos que abrangeram a temática do controle inibitório na pré-adolescência e adolescência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alice Rodrigues Willhelm - Integrante / Rosa Maria Martins de Almeida - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4
2008 - 2008
Perfil Neuropsicológico de adultos com traumatismo crânio-encefálico: características cognitivas e comunicativas e contribuições
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alice Rodrigues Willhelm - Integrante / Rochele Paz Fonseca - Coordenador.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Diaphora - Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Psychology & Neuroscience (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicoterapia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CZERMAINSKI, F. R.2017CZERMAINSKI, F. R. ; WILLHELM, A. R. ; SANTOS, A. Z. ; PACHADO, M. P. ; Almeida, R. M. M. . Assessment of Inhibitory Control in Crack and/or Cocaine Users: a Systematic Review. TRENDS IN PSYCHIATRY AND PSYCHOTHERAPY, v. 00, p. 1-10, 2017.

2.
WILLHELM, A. R.2016 WILLHELM, A. R.; FORTES, P. M. ; CZERMAINSKI, F. R. ; RATES, A. S. A. ; Almeida, R. M. M. . Neuropsychological and behavioral assessment of impulsivity in adolescents: a systematic review. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 38, p. 128-135, 2016.

3.
OTTO, F. B.2016OTTO, F. B. ; WILLHELM, A. R. ; Almeida, R. M. M. . IMPULSIVIDADE NA ADOLESCÊNCIA: RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO IMPULSIVO E O DESEMPENHO EM UM TESTE DE INTELIGÊNCIA. Psicopedagogia On Line, v. 1, p. 10-22, 2016.

4.
WILLHELM, A. R.2015 WILLHELM, A. R.; CABRAL, J. C. C. R. ; STEIGER, J. O. ; SILVA, J. F. F. ; UGARTE, L. M. ; Almeida, R. M. M. . Consumo de Álcool na Adolescência e Relação com Uso Excessivo de Bebidas Alcóolicas dos Pais: Estudantes de Quatro Escolas de Porto Alegre. Psico (PUCRS. Online), v. 46, p. 208-216, 2015.

5.
WILLHELM, A. R.2015WILLHELM, A. R.; UNGARETTI, M. S. ; ANDRETTA, I. . Importância das técnicas de relaxamento na terapia cognitiva para ansiedade. Contextos Clínicos, v. 8, p. 79-86, 2015.

6.
WILLHELM, A. R.2015WILLHELM, A. R.; FORTES, P. M. ; PERGHER, G. K. . Perspectivas atuais da terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos transtornos alimentares: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (Online), v. 17, p. 52-65, 2015.

7.
HOLMER, LESLIE2014HOLMER, LESLIE ; WILLHELM, ALICE ; ALMEIDA, ROSA . Cognitive function and posttraumatic stress disorder: A case study. Psychology & Neuroscience (Impresso), v. 7, p. 577-582, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
PASSOS, J. A. F. ; WILLHELM, A. R. ; PEREIRA, A. S. ; De ALMEIDA, R. M. M. . Instruments and Limitations of Assessment of Impulsivity in Humans and Animals. In: Christian Braddon. (Org.). Understanding Impulsive Behavior: Assessment, Influence and Gender Differences. 1ed.New York: Nova Science, 2018, v. 1, p. 1-28.

2.
WILLHELM, A. R.; PEREIRA, A. S. ; FORTES, P. M. ; De ALMEIDA, R. M. M. . Relevant Topics for Understanding Impulsive Behaviors in Adolescense. In: Christian Braddon. (Org.). Understanding Impulsive Behavior: Assessment, Influence and Gender Differences. 1ed.New York: Nova Science, 2018, v. 1, p. 61-78.

3.
FONSECA, R. P. ; ZIMMERMANN, N. ; BEZ, M. B. ; WILLHELM, A. R. ; SCHNEIDER, D. B. . Avaliação neuropsicológica no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e suas implicações para a terapia cognitivo-comportamental. In: Circe Salcides Petersen e Ricardo Wainer. (Org.). Terapias cognitivo-comportamentais para crianças e adolescentes. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2011, v. 1, p. 136-151.

4.
FONSECA, R. P. ; WILLHELM, A. R. ; RODRIGUES, M. ; BEZ, M. ; TRAUB, L. ; SALOMON, J. E. . Avaliação neuropsicológica e uso de testes psicológicos: Neupsilin e instrumentos em estudo. In: Karin Zazo Ortiz; Lucia Iracema Zanotto de Mendonça; Adriana Foz; Camila Batista dos Santos; Daniel Fuentes; Deborah Amaral de Azambuja. (Org.). Avaliação neuropsicológica: panorama interdisciplinar dos estudos na normatização e validação de instrumentos no Brasil. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2008, v. , p. 38-.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LORETO, T. ; CASARIN, F. S. ; WILLHELM, A. R. ; OLIVEIRA, C. R. ; FONSECA, R. P. . A adaptação de testes neuropsicológicos: revisando procedimentos metodológicos. In: XI Salão de Iniciação Centífica da PUCRS, 2010, Porto Alegre. XI Salão de Iniciação Centífica da PUCRS, 2010.

2.
WILLHELM, A. R.; OLIVEIRA, C. R. ; LIEDTKE, F. V. ; RODRIGUES, J. ; FONSECA, R. P. . Perfil Neuropsicológico de adultos com trumatismo crânio-encefálico: características cognitivas e comunicativas. In: IX Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008, Porto Alegre. IX Salão de Iniciação Científica do RS, 2008.

3.
TRAUB, L. ; RODRIGUES, M. ; WILLHELM, A. R. ; SALOMON, J. E. ; FONSECA, R. P. . Avaliação neuropsicológica da fluência verbal: efeito de escolaridade e idade e estudo correlacional. In: IX Jornada de iniciação científica da PUCRS, 2008, Porto Alegre. IX Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WILLHELM, A. R.; PEREIRA, A. S. ; KOLLER, S. H. ; De ALMEIDA, R. M. M. . Association between alcohol use, impulsivity and inhibitory control in adolescents from a Brazilian sample. In: Society for Neuroscience 2017, 2017, Washington. Neuroscience 2017 Abstracts, 2017.

2.
WILLHELM, A. R.; VIACAVA, K. T. ; VANMETER, J. ; De ALMEIDA, R. M. M. . Earlier alcohol use and lower neuropsychological performance in adolescents from public schools. In: Society for Neuroscience 2016, 2016, San Diego. Neuroscience 2016 Abstracts, 2016.

3.
UGARTE, L. M. ; WILLHELM, A. R. ; MENDONCA FILHO, E. J. ; KESSLER, F. ; Almeida, R. M. M. . Correlation between agressiviness and impulsiveness. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2015, 2015, Porto Alegre. Revista Eletrônica do World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2015, 2015.

4.
UGARTE, L. M. ; WILLHELM, A. R. ; MENDONCA FILHO, E. J. ; KESSLER, F. ; Almeida, R. M. M. . Correlation between agressiveness and impulsiveness. In: IBRO - 9th World Congress International Brain Research Organization, 2015, Rio de Janeiro. IBRO - 9th World Congress International Brain Research Organization http://ibro2015.org, 2015.

5.
WILLHELM, A. R.; CABRAL, J. C. C. R. ; UGARTE, L. M. ; FORTES, P. M. ; Almeida, R. M. M. . Avaliação da impulsividade, controle inibitório e uso de álcool em pré­adolescentes e adolescentes: estudantes de cinco escolas da zona sul de Porto Alegre. In: VI Reunião Anual do IBNeC, 2015, Gramado. Anais da VI Reunião Anual do IBNeC, 2015. p. 43-43.

6.
FORTES, P. M. ; VASCONCELOS, M. ; ASCOLI, B. M. ; WILLHELM, A. R. ; Almeida, R. M. M. ; KAPCZINSKI, F. ; MENEGOLLA, A. P. ; SANTOS, M. C. F. B. . Efeitos da provocação social e agressividade na resposta neuroendócrina de camundongos machos. In: VI Reunião Anual do IBNeC, 2015, Gramado. Anais da VI Reunião Anual do IBNeC, 2015. p. 101-101.

7.
WILLHELM, A. R.; CABRAL, J. C. C. R. ; UGARTE, L. M. ; Almeida, R. M. M. . Assessment of impulsivity, inhibitory control and alcohol use in preadolescents and adolescent: students from five schools in Porto Alegre, Brazil. In: Society for Neuroscience, 2015, Chicago. Absracts, 2015.

8.
WILLHELM, A. R.; VIACAVA, K. T. ; WEYDMANN, G. J. ; TIETZE, A. W. ; CABRAL, J. C. C. R. ; Almeida, R. M. M. . Controle inibitório em pré-adolescentes e adolescentes: avaliação através de tarefa Go/No-Go. In: II Congresso Sul Brasileiro de Cognição e I Jornada Catarinense de Neuropsicologia, 2014, Florianópolis. II Congresso Sul Brasileiro de Cognição e I Jornada Catarinense de Neuropsicologia: Anais, 2014.

9.
CASARIN, F. S. ; OLIVEIRA, C. R. ; PAGLIARIN, K. C. ; WILLHELM, A. R. ; LORETO, T. ; SCHERER, L. C. ; FONSECA, R. P. . Análise do grau de familiaridade na interpretação de metáforas: dados preliminares do processo de adaptação da Bateria MAC Breve. In: I Reunião Anual do IBNeC, 2010, Rio de Janeiro. Anais da I Reunião Anual do IBNeC, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
WILLHELM, A. R.; PEREIRA, A. S. ; KOLLER, S. H. ; Almeida, R. M. M. . Altos níveis de impulsividade e consumo de álcool na adolescência. REVISTA LATINOAMERICANA DE PSICOLOGIA, 2018.

2.
WILLHELM, A. R.; VIACAVA, K. T. ; CABRAL, J. C. C. R. ; VANMETER, J. ; De ALMEIDA, R. M. M. . Earlier alcohol use and lower neuropsychological performance in Brazilian adolescence: Is the school environment related to this?. Substance Use & Misuse, 2018.

3.
PEREIRA, A. S. ; WILLHELM, A. R. ; De ALMEIDA, R. M. M. ; KOLLER, S. H. . Fatores de Risco e Proteção para a Tentativa de Suicídio na Adultez Emergente. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
WILLHELM, A. R.. Impulsividade e uso de drogas em adolescentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
WILLHELM, A. R.. Avaliação da impulsividade e controle inibitório em adolescentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
WILLHELM, A. R.. Duas facetas da aplicação do conceito de Skinner. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
WILLHELM, A. R.. Orientação Profissional no SAPP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ANDRETTA, I. ; WILLHELM, A. R. ; BORTOLON, C. ; LUDWIG, M. W. B. . Experiências em Clínica Escola: Supervisão, Atendimento individual e grupal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
WILLHELM, A. R.. Sessão de Poster dos graduandos da disciplina de PSI01028. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Wainer de Psicoterapias Cognitivas. A terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno por uso de cannabis. 2017. (Congresso).

2.
II Congresso Wainer de Psicoterapias Cognitivas. 2017. (Congresso).

3.
Society for Neuroscience. Association between alcohol use, impulsivity and inhibitory control in adolescents from a Brazilan sample. 2017. (Congresso).

4.
IX Oficina de Neursociências. 2016. (Oficina).

5.
Neuroscience 2016.Earlier alcohol use and lower neuropsychological performance in adolescentes from public compared to private schools. 2016. (Encontro).

6.
Sobre café e curiosidades com base na neurosciência. 2016. (Outra).

7.
VII Curso de Neurociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Avaliação de funções cognitivas em animais e humanos. 2016. (Outra).

8.
Fato da Semana.Descriminalização das drogas: prós e contras. 2015. (Encontro).

9.
Neurobright em VI Reunião Anual do IBNeC - 1st Brazilian meeting of human behavior and evolution society - HBES. Neurobright. 2015. (Olimpíada).

10.
Society for Neuroscience. Assessment of impulsivity, inhibitory control and alcohol use in preadolescents and adolescent: students from five schools in Porto Alegre, Brazil. 2015. (Congresso).

11.
Society for Neuroscience. 2015. (Congresso).

12.
VI Reunião Anual do IBNeC ? 1 st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES. 2015. (Congresso).

13.
VI Reunião Anual do IBNeC ? 1 st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES. Avaliação da impulsividade, controle inibitório e uso de álcool em pré-adolescentes e adolescentes: estudantes de cinco escolas da zona sul de Porto Alegre. 2015. (Congresso).

14.
I Congresso Brasileiro da SBNp Jovem e II Fórum de Jovens Pesquisadores. Avaliação da impulsividade e controle inibitório em adolescentes. 2014. (Congresso).

15.
II Congresso Sul-Brasileiro de Cognição / I Jornada Catarinense de Neuropsicologia. 2014. (Congresso).

16.
II Congresso Sul-Brasileiro de Cognição / I Jornada Catarines. Controle inibitório em pré-adolescentes e adolescentes: avaliação através de tarefa Go/No-Go. 2014. (Congresso).

17.
V Jornada WP de Terapia Cognitiva. 2013. (Outra).

18.
IX Congresso da ALAPCO. 2012. (Congresso).

19.
III Jornada WP. 2011. (Outra).

20.
Treinamento de Integração dos Estagiários do Poder Judiciário. 2011. (Encontro).

21.
VII Forum de Qualidade de Vida no Trabalho. 2011. (Outra).

22.
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIAS COGNITIVAS. EXPERIÊNCIAS EM CLÍNICA ESCOLA: SUPERVISÃO, ATENDIMENTO INDIVIDUAL E GRUPAL. 2011. (Congresso).

23.
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIAS COGNITIVAS. 2011. (Congresso).

24.
XVI Workshop do PGQJ - Plano de Gestão pela Qualidade do Judiciário. 2011. (Outra).

25.
Congreso Internacional de Autismo: Hacia una alianza Europea en investigación y práctica. 2010. (Congresso).

26.
III Congreso Español de Victmologia: Víctimas Olvidadas. 2009. (Congresso).

27.
II Jornada WP: TCC para casos refratários. 2009. (Outra).

28.
2008 Mid-year Meeting of the International Neuropsychological Society and VIII SONEPSA Meeting.. 2008. (Congresso).

29.
Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica don Rio Grande do Sul.Avaliação Neuropsicológica da Fluência Verbal: Efeitos de Escolaridade e Idade e Estudo Correlacional. 2008. (Outra).

30.
Salão de Iniciação Cinetífica da Pontifícia Universidade Católica.Perfil Neuropsicológico de adultos com trumatismo crânio-encefálico: características cognitivas e comunicativas. 2008. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda Otto. Avaliação da impulsividade em relação ao desempenho em um teste de inteligência em adolescentes. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Psicológica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Alice Rodrigues Willhelm.



Outras informações relevantes


Monitoria Acadêmica da disciplina de Avaliação Psicológica: Funções Cognitivas

Monitora Acadêmica da disciplina de Psicologia e Psicoterapia Cognitivo-comportamental I



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