Eduardo Graziosi Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9530102420201438
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - campus de Marília (2018). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus de São Carlos (2008). Atualmente é bibliotecário da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) onde atua como Chefe da Seção de Atendimento ao Usuário do Serviço de Biblioteca "Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes", e docente na Content Mind, onde oferece o MOOC "CVLattes: como criar e manter atualizado?". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Graziosi Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos.
Avenida Trabalhador Sancarlense
Parque Arnold Schimidt
13566590 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (015) 33739207
URL da Homepage: http://www.biblioteca.eesc.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Ciência da Informação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Granada (Orientador: Juan Carlos Fernández Molina).
Título: Competências do bibliotecário de referência para atuação nos direitos autorais,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Daniel Martinez-Ávila.
Palavras-chave: Direitos autorais; Serviço de referência; Biblioteca Universitária.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2008 - 2011
Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Avaliação do uso de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias pela perspectiva do usuário: um estudo sociocognitivo com protocolo verbal.
Orientador: Vera Regina Casari Boccato.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Salesiano São José, CSSJ, Brasil.
1997 - 2004
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Salesiano São José, CSSJ, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Liderança e habilidades sociais. (Carga horária: 8h).
Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo, EESC/USP, Brasil.
2018 - 2018
Curso sobre Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2018 - 2018
Design de interação: princípios que antecedem a arquitetura da informação. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
Representação e recuperação da informação: modelos, técnicas e tecnologias. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
Organização da educação básica e biblioteca escolar: condicionantes.... (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
Arquitetura da informação, interação humano-computador e design de.... (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
ORCID: o identificador digital que personaliza o autor. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
A inovação no contexto das unidades de informação. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Como publicar software livre e conteúdos abertos: direitos autorais.... (Carga horária: 4h).
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, ICMC, Brasil.
2016 - 2016
Noções Gerais de Direitos Autorais. (Carga horária: 10h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Web of Sciences, Journal Citation Reports, Essencial Science Indicators. (Carga horária: 3h).
Escola de Engenharia de São Carlos - USP (SP), EESC-USP, Brasil.
2016 - 2016
Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância. (Carga horária: 75h).
Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Fundamentos de Administração.
Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo, EESC/USP, Brasil.
2015 - 2015
Licencias Creative Commons y recursos abiertos en. (Carga horária: 60h).
Universidad de Granada, UGR, Espanha.
2015 - 2015
Curso de francês - nível iniciante.
Aliança Francesa - São Carlos, AFSC, Brasil.
2015 - 2015
Mobilizando pessoas pelo Facebook. (Carga horária: 4h).
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, ICMC, Brasil.
2015 - 2015
Composição fotográfica aplicada à educomunicação. (Carga horária: 4h).
Escola de Engenharia de São Carlos - USP (SP), EESC-USP, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Agentes Colaboradores da Inovação. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2015
Inglês - Intermediário. (Carga horária: 100h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Gerenciamento de projetos de melhoria da gestão. (Carga horária: 20h).
Escola de Engenharia de São Carlos - USP (SP), EESC-USP, Brasil.
2014 - 2014
Buscar en Internet.
Universitat Politècnica de València, UPV, Espanha.
2014 - 2014
Oficina de patentes. (Carga horária: 3h).
Instituto de Física de São Carlos, IFSC/USP, Brasil.
2013 - 2014
Espanhol A1. (Carga horária: 60h).
Universia Brasil S.A., UBSA, Brasil.
2013 - 2013
Excelência no Atendimento. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2012 - 2013
Inglês.
Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Capacitação Técnica em Documentação Jurídica. (Carga horária: 40h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Gestão do Conhecimento. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Política de indexação em unidades de informação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2012 - 2012
Power Searching with Google.
Google Inc., Google, Estados Unidos.
2011 - 2011
Algoritmos e Lógica em Programação. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
A indexação de clippings. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2011
Inglês.
Escola de Idiomas Fisk, FISK, Brasil.
2010 - 2010
Pesquisas Acadêmicas na Web. (Carga horária: 60h).
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Inform, FEBAB, Brasil.
2010 - 2010
Grupo de Discussão e Estudos em Biblioteconomia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
ACIEPE: Formato MARC21. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
BCI Virtual.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Bibliotecário, Carga horária: 40
Outras informações
Chefe da Seção de Atendimento ao Usuário - 13/03/2017 - presente Bibliotecário de referência - 04/03/2013 a 12/03/2017 *** Chefe Substituto da Seção de Infraestrutura e Biblioteca Ramal. Segundo Substituto da Chefia Técnica (Direção). Atendimento ao usuário (presencial e remoto). Comutação bibliográfica. Levantamento bibliográfico. Palestras sobre bases de dados gerais e especializadas em Engenharia. Atualização do Facebook da Biblioteca. Treinamento de estagiário do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. Levantamento de periódicos de acesso aberto em Engenharia. Normalização de trabalhos acadêmicos.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades realizadas: auxílio no cadastramento de Produção Científica e Dissertações e Teses; auxílio na inserção dos números e código de barras no Terminal do Acervo das Dissertações e Teses; auxílio na inserção dos números da Produção Científica no Terminal de Acervo; auxílio na conferência do acervo da Produção Científica; auxílio no preparo técnico das pastas de Produção Científica: carimbagem, etiquetagem e arquivamento; auxílio na organização de material bibliográfico: livros, periódicos e produção científica; pesquisa de trabalhos no Currículo Lattes; pesquisa no Banco de Dados Bibliográficos "Dedalus".


Content Mind, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor e criador do Massive Open Online Course (MOOC) "CVLattes: como criar e manter atualizado?".


Camargo Silva, Dias de Souza Advogados, CSDS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Bibliotecário, Carga horária: 40
Outras informações
Elaboração de clipping de notícias e de atos legais publicados em fontes de informação jurídica. Estruturação dos produtos e serviços da biblioteca (catalogação, classificação, indexação, automação, aquisição, carimbagem e etiquetagem de materiais bibliográficos). Pesquisa de legislação, doutrina e jurisprudência. Divulgação mensal de sumários de periódicos jurídicos. Elaboração de manuais de serviços da biblioteca e de procedimentos para arquivo jurídico. Compra de livros e controle da assinatura e renovação de periódicos. Experiência com as ferramentas de web 2.0 Wordpress e Delicious.


Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo, GIDJ/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Membro do GIDJ/SP, Enquadramento Funcional: Membro do GIDJ/SP


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolveu o projeto "Avaliação do uso de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias pela perspectiva do usuário: um estudo sociocognitivo com protocolo verbal", sob orientação da Profª Drª Vera Regina Casari Boccato.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Representante Discente
Outras informações
Membro da Comissão de Reformulação Curricular do Curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretor de Controle de Qualidade, Carga horária: 2
Outras informações
Atuou como Diretor de Controle de Qualidade da Infojr - Empresa Júnior de Biblioteconomia e Ciência da Informação na gestão 2009/2010.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica pela UFSCar por meio do Programa Unificado de Iniciação Científica e Tecnológica (PUIC). Desenvolveu o projeto "Avaliação do uso de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias pela perspectiva do usuário: um estudo sociocognitivo com protocolo verbal", sob orientação da Drª Vera Regina Casari Boccato.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Estágio voluntário na Biblioteca Setorial de Física da UFSCar. Aitividades realizadas: organização do acervo de livros e periódicos; participação na criação de uma classificação para o acervo de livros.



Projetos de extensão


2018 - Atual
Guia de fontes de informação para startups
Descrição: criação de startups deve ser acompanhada da implantação de uma infraestrutura que garanta seu desenvolvimento e consolidação. Assim, a aproximação universidade-empresa faz-se necessária para oferecer a infraestrutura disponível na universidade que propicie o acesso à informação científica e tecnológica. Para tanto, pretende-se identificar as startups instaladas no município de São Carlos (SP) e suas demandas por esse tipo de informação. Com isso, elaborar-se-á um guia de fontes de informação a partir dos recursos de informação disponíveis na Universidade de São Paulo, tendo vista a existência de iniciativas sistêmicas, como a criação conjunta de um tutorial de bases de patentes pela Agência USP de Inovação e pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, bem como locais, a exemplo do Centro Avançado para apoio à Inovação (EESCin), alocado na Escola de Engenharia de São Carlos. O resultado será a confecção de um guia nos formatos impresso, a ser distribuído para as startups, universidades e demais interessados, e eletrônico, que será disponibilizado em portais institucionais da USP..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - 2018
Digitalização e tratamento técnico do acervo fotográfico da EESC - memória institucional
Descrição: O projeto visa executar a digitalização e a inserção da coleção de fotografias da EESC no Repositório Institucional (RI) garantindo a preservação do material e acesso ao conteúdo digital. A metodologia a ser adotada compreende a digitalização da coleção impressa, execução da representação descritiva e temática do acervo fotográfico histórico com base nos metadados Dublin Core para incorporação no RI. O acervo fotográfico impresso receberá tratamento técnico, limpeza e armazenamento adequado e passará a compor o acervo da Biblioteca como coleção especial. Para execução desse projeto também será solicitado a todos os setores da Unidade que enviem as fotos impressas ou em formato digital para a Biblioteca que será depositária oficial desse tipo de material. Espera-se também empregar o tratamento devido às fotografias já digitalizadas no âmbito do Programa de Fomento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão desenvolvido em 2016 pelo STI/EESC que somam aproximadamente 300 itens e 552 fotografias impressas que estão sob guarda da secretaria da Direção da EESC. A expectativa do projeto é reunir em um único acervo histórico o maior número de fotos produzidas no decorrer de mais de 60 anos de existência da EESC. Para tanto, conta com apoio da Direção, órgãos colegiados da Unidade e demais funcionários e membros da comunidades interessados são indispensáveis..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Memória da EESC: a visão dos funcionários que construíram a história institucional
Descrição: A vivência em uma organização, seja na condição de trabalhador, dirigente, estudante ou pesquisador é carregada de sentimentos, emoções, surpresas e memórias construídas ao longo da sua permanência. As inúmeras e diversificadas atividades desenvolvidas nos laboratórios, espaços administrativos e acadêmicos deixam inúmeras lembranças e saudades das relações afetivas construídas ao longo do contato dessas pessoas. O trabalho árduo desenvolvido por inúmeros colaboradores na constituição do que hoje é a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) e de todos os seus Departamentos nesses 60 anos deve ser objeto de resgate da Memória de todos os atores que assim a constituíram. Neste sentido, o objetivo geral do projeto é documentar em fotos e entrevistas a memória dos funcionários em exercício e aposentados da EESC que exerceram atividades profissionais junto à instituição. Os objetivos específicos são: registrar em fotografia e áudio a memória dos agentes que protagonizaram a História da EESC em São Carlos; reunir o material fotográfico produzido até o presente momento, sistematizando-o e organizando-o tematicamente para inseri-lo no contexto deste projeto; publicar um livro e um e-book sobre a memória da EESC com vistas ao registro e sistematização de suas contribuições locais, nacionais e internacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eduardo Graziosi Silva - Integrante / Casimiro Paschoal da Silva - Integrante / Edison Santiago de Almeida - Integrante / Edmundo Escrivão Filho - Coordenador / Nathan Cavalcanti Pereira Farinha - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Projeto de caixa de devolução 24h para material bibliográfico
Descrição: Apresenta-se um projeto de uma caixa coletora automatizada de material bibliográfico para a Biblioteca Prof. Dr. Sergio Rodrigues Fontes da Escola de Engenharia de São Carlos. Apesar das mudanças tecnológicas pelas quais as bibliotecas têm passado, verifica-se que as atividades de ensino, principalmente de graduação, ainda são muito pautadas pelo acervo físico, especialmente os livros. Como as atividades de empréstimo e devolução são bastante solicitadas, muitas bibliotecas implantaram as caixas de devolução 24 horas, onde o usuário pode devolver seu livro a qualquer momento, independentemente dos seus horários de funcionamento. Algumas das caixas disponíveis no mercado são robotizadas e informatizadas, outras, imensas e em geral de valores proibitivos. Por outro lado, a Escola de Engenharia de São Carlos concentra habilitações de Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica e outras que tem plena capacidade de desenvolver projetos dedicados à necessidade local e ainda desenvolver em seus alunos habilidades integradas. Em 2017, o tema foi apresentado na disciplina Projeto Mecânico (SEM 0347), na qual 14 alunos estudaram a problemática e cada um propôs um projeto. Em continuidade, o presente bolsista deste projeto utilizar-se-á destes trabalhos como brainstorm para, em conjunto com a Biblioteca, desenvolver um projeto definitivo e planilha de custo com orçamento de peças e mão de obra para fabricação. É esperado que no presente trabalho se consolide a fabricação de uma parte mecânica da caixa e já resolva a necessidade mais proeminente da Biblioteca, que é a coleta de livros de forma a minimizar os danos físicos..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Aprendizagem por projetos.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Apresenta-se um projeto de uma caixa coletora automatizada de material bibliográfico para a Biblioteca Prof. Dr. Sergio Rodrigues Fontes da Escola de Engenharia de São Carlos. Apesar das mudanças tecnológicas pelas quais as bibliotecas têm passado, verifica-se que as atividades de ensino, principalmente de graduação, ainda são muito pautadas pelo acervo físico, especialmente os livros. Como as atividades de empréstimo e devolução são bastante solicitadas, muitas bibliotecas implantaram as caixas de devolução 24 horas, onde o usuário pode devolver seu livro a qualquer momento, independentemente dos seus horários de funcionamento. Algumas das caixas disponíveis no mercado são robotizadas e informatizadas, outras, imensas e em geral de valores proibitivos. Por outro lado, a Escola de Engenharia de São Carlos concentra habilitações de Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica e outras que tem plena capacidade de desenvolver projetos dedicados à necessidade local e ainda desenvolver em seus alunos habilidades integradas. Em 2017, o tema foi apresentado na disciplina Projeto Mecânico (SEM 0347), na qual 14 alunos estudaram a problemática e cada um propôs um projeto. Em continuidade, o presente bolsista deste projeto utilizar-se-á destes trabalhos como brainstorm para, em conjunto com a Biblioteca, desenvolver um projeto definitivo e planilha de custo com orçamento de peças e mão de obra para fabricação. É esperado que no presente trabalho se consolide a fabricação de uma parte mecânica da caixa e já resolva a necessidade mais proeminente da Biblioteca, que é a coleta de livros de forma a minimizar os danos físicos..
2017 - 2018
Digitalização das apostilas da EESC/USP
Descrição: A introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possibilitou às bibliotecas ampliarem o acesso à informação. Na Universidade de São Paulo, o desenvolvimento de bibliotecas digitais, repositórios institucionais e portais digitais têm contribuído para ampliar o acesso, preservar e divulgar a informação produzida na Universidade. Objetiva-se subsidiar as atividades de ensino de graduação por meio da digitalização das apostilas da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) como forma de preservar os exemplares físicos e, simultaneamente, oferecer o acesso eletrônico por meio do Repositório Institucional da EESC e pelo Portal de Livros Abertos da USP, bem como implantar o serviço de impressão rápida desse material. Desta forma, pretende-se ampliar o acesso à produção didática/científica da EESC por meio do apoio à disponibilização da informação em ambientes digitais..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: A introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possibilitou às bibliotecas ampliarem o acesso à informação. Na Universidade de São Paulo, o desenvolvimento de bibliotecas digitais, repositórios institucionais e portais digitais têm contribuído para ampliar o acesso, preservar e divulgar a informação produzida na Universidade. Objetiva-se subsidiar as atividades de ensino de graduação por meio da digitalização das apostilas da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) como forma de preservar os exemplares físicos e, simultaneamente, oferecer o acesso eletrônico por meio do Repositório Institucional da EESC e pelo Portal de Livros Abertos da USP, bem como implantar o serviço de impressão rápida desse material. Desta forma, pretende-se ampliar o acesso à produção didática/científica da EESC por meio do apoio à disponibilização da informação em ambientes digitais..


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:1
Total de citações:0
Fator H:0
Graziosi Silva, Eduardo  Data: 15/07/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, E. G.2017SILVA, E. G.; MARTINEZ-AVILA, D. ; GRACIOSO, L. S. . A não univocidade do conceito de 'autor' sob a perspectiva de Wittgenstein e Foucault. SCIRE (ZARAGOZA), v. 23, p. 45-52, 2017.

2.
SILVA, C. P. da2016SILVA, C. P. da ; SILVA, E. G. ; ALMEIDA, E. S. ; FARINHA, N. C. P. ; ESCRIVAO FILHO, E. . Memória da EESC/USP: funcionários que construíram a história do Centro de Processamento de Dados. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), v. 12, p. 132-136, 2016.

3.
SILVA, E. G.2012 SILVA, E. G.; BOCCATO., V. R. C. . Avaliação do uso de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias pela perspectiva sociocognitiva do usuário. Transinformação, v. 24, p. 5-18, 2012.

4.
RAMOS, R. C.2012RAMOS, R. C. ; ANDRETTA, P. I. S. ; SILVA, E. G. . Considerações acerca do processo de alimentação de repositórios através da importação de registros de bases de dados internacionais. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, p. 91-101, 2012.

5.
ANDRETTA, P. I. S.2012ANDRETTA, P. I. S. ; SILVEIRA, J. B. da ; RAMOS, R. C. ; SILVA, E. G. . Uma análise sobre a produção, produtividade e colaboração na Ciência da Informação no Brasil entre os anos 2007 a 2009. Palabra Clave, v. 1, p. 48-52, 2012.

6.
ANDRETTA, P. I. S.2012ANDRETTA, P. I. S. ; SILVA, E. G. ; RAMOS, R. C. . Aproximações sobre produção, produtividade e colaboração científica entre os departamentos de Ciência da Informação do Estado de São Paulo. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 9, p. 49-63, 2012.

7.
SILVA, E. G.2011SILVA, E. G.; ANDRETTA, P. I. S. ; RAMOS, R. C. . Novas práticas na gestão de informação bibliográfica: estudo sobre a capacidade de gestores de referências no cotidiano dos estudantes, pesquisadores e bibliotecários. Revista ACB (Florianópolis), v. 16, p. 419-445, 2011.

8.
ANDRETTA, P. I. S.2011ANDRETTA, P. I. S. ; SILVEIRA, J. B. da ; SILVA, E. G. ; RAMOS, R. C. ; INAFUKO, Laura Akie Saito . El blog como fuente de información: consideraciones sobre InfoBCI. Simbiosis: Revista Electrónica de Ciencias de la Información, v. 8, p. 1-10, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, E. G.. The Role of academic reference librarians in copyright law. In: Bradford Lee Eden. (Org.). Envisioning our preferred future: new services, jobs, and directions. 1ed.Lanham: Rowman & Littlefield, 2016, v. 8, p. 121-132.

2.
ANDRETTA, P. I. S. ; SILVA, E. G. ; RAMOS, R. C. . Produção, produtividade e colaboração científica entre os departamentos de Ciência da Informação do estado de SP. In: HAYASHI, M. C. P. I.; FARIA, L. I. L. de; HAYASHI, C. R. M.. (Org.). Bibliometria e Cientometria: estudos temáticos. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2013, v. , p. 125-136.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. G.; ARAUJO, E. M. ; COLETTA, T. G. . Programa de Educação de Usuários: uma análise de 20 anos sob a perspectiva de indicadores internacionais. In: XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 2018, Salvador. Anais.... Salvador: EDUFBA, 2018. p. 449-462.

2.
ALVES, A. P. M. ; DIMARIO, C. J. K. ; SILVA, E. G. ; ARAUJO, E. M. ; VICENTINI, P. C. B. . Empreendedorismo, Agenda 2030 e advocacy: reflexões sobre a prática colaborativa entre os bibliotecários. In: XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 2018, Salvador. Anais.... Salvador: EDUFBA, 2018. p. 2513-2528.

3.
ARAUJO, E. M. ; SILVA, E. G. ; COLETTA, T. G. . Digitalização e tratamento técnico de acervo fotográfico: recuperação e preservação da memória institucional da EESC/USP. In: XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 2018, Salvador. Anais.... Salvador: EDUFBA, 2018. p. 2647-2658.

4.
SILVA, E. G.; HILARIO, C. M. ; MARTINEZ-AVILA, D. . Análise da autoria em diretrizes de autores de periódicos brasileiros. In: XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2017, Marília (SP). XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB), 2017. p. 1-7.

5.
SILVA, E. G.; MARTINEZ-AVILA, D. . O copyright em políticas de gestão de dados de pesquisa. In: I Colóquio de Dados, Metadados e Web Semântica, 2017, São Carlos (SP). Anais..., 2017. p. 135-148.

6.
CALDAS, R. F. ; SILVA, E. G. ; MARTINEZ-AVILA, D. . Indicadores de aplicabilidade da lei de direitos autorais para bibliotecas universitárias públicas: um olhar para as políticas culturais. In: 3º Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação, 2016, Marília (SP). Anais.... Marília: Unesp, 2016. p. 859-876.

7.
RAMOS, R. C. ; ANDRETTA, P. I. S. ; SILVA, E. G. . Estudo sobre a capacidade de gestores de referências no cotidiano dos bibliotecários. In: XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2011, Maceió. XXIV CBBD Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2011.

8.
SILVA, E. G.; ANDRETTA, P. I. S. ; RAMOS, R. C. . A implementação de repositórios a partir da importação de registros de bases de dados internacionais: possibilidades e limitações. In: XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2011, Maceió. Anais..., 2011.

9.
ANDRETTA, P. I. S. ; SILVA, E. G. ; SILVEIRA, J. B. da ; RAMOS, R. C. . Considerações sobre produção, produtividade e colaboração na Ciência da Informação do Brasil entre os anos de 2007 a 2009. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2011, Brasília. Anais..., 2011. p. 2422-2428.

10.
SILVA, E. G.; BOCCATO., V. R. C. . Avaliação do uso de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias pela perspectiva do usuário: um estudo sociocognitivo com protocolo verbal. In: XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias e II Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais, 2010, Rio de Janeiro. Anais..., 2010.

11.
CELERE, N. T. M. ; CAMARGO, M. F. ; SILVA, E. G. . Recomendações sobre preservação digital para biblioteca universitária: uma revisão de literatura. In: XXIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2009, Bonito. Anais..., 2009. p. 1-14.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DIMARIO, C. J. K. ; SILVA, E. G. ; ARAUJO, E. M. ; ALVES, A. P. M. ; VICENTINI, P. C. B. . Empoderamento bibliotecário e advocacy: uma ação na Região Central do Estado de São Paulo. In: XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2017, Fortaleza. XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. São Paulo: FEBAB, 2017. v. 26. p. 1-6.

2.
COLETTA, T. G. ; SILVA, E. G. ; CASSIN, F. H. . Sustentabilidade em serviços: ações da Biblioteca da EESC/USP. In: XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 2016, Manaus (AM). Anais..., 2016. p. 1-3.

3.
SILVA, E. G.; BOCCATO., V. R. C. . Avaliação do uso de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias pela perspectiva do usuário: um estudo sociocognitivo com protocolo verbal. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos. Anais..., 2010.

4.
SILVA, E. G.; BOCCATO., V. R. C. . Avaliação do uso de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias pela perspectiva do usuário: um estudo sociocognitivo com protocolo verbal. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2010, São Paulo. Anais..., 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SERRADOR, C. D. P. ; FERRAZ, M. C. C. ; SILVA, E. G. ; CARLOS, K. V. ; HONÓRIO, T. . Desafios do bibliotecário frente à recuperação da informação ambiental: um estudo exploratório. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2011, São Carlos. Anais..., 2011. v. 7.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. G.; DIAS, F. B. C. . Inovações em bibliotecas: análise das tendências em educação do Center for the Future of Libraries. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, E. G.; COLETTA, T. G. ; LAROCCA, A. P. C. . Guia de fontes de informação para startups. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ALVES, A. P. M. ; DIMARIO, C. J. K. ; SILVA, E. G. ; ARAUJO, E. M. ; VICENTINI, P. C. B. . Empreendedorismo, Agenda 2030 e advocacy: reflexões sobre a prática colaborativa entre os bibliotecários. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, E. G.; MARTINEZ-AVILA, D. ; GRACIOSO, L. S. . La no univocidad del concepto de 'autor' desde la perspectiva de Wittgenstein and Foucault. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA, E. G.; HILARIO, C. M. ; MARTINEZ-AVILA, D. . Análise da autoria em diretrizes de autores de periódicos brasileiros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, E. G.; MARTINEZ-AVILA, D. . O copyright em políticas de gestão de dados de pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, C. P. ; ALMEIDA, E. S. ; ESCRIVAO FILHO, E. ; SILVA, E. G. ; FARINHA, N. C. P. . Memória da EESC: funcionários que construíram a história do Centro de Processamento de Dados (CPD). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CALDAS, R. F. ; SILVA, E. G. ; MARTINEZ-AVILA, D. . Indicadores de aplicabilidade da lei de direitos autorais para bibliotecas universitárias públicas: um olhar para as políticas culturais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SILVA, E. G.; CASSIN, F. H. ; COLETTA, T. G. . Sustentabilidade em serviços: ações da biblioteca da EESC/USP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
RAMOS, R. C. ; ANDRETTA, P. I. S. ; SILVA, E. G. . Estudo sobre a capacidade de gestores de referências no cotidiano dos bibliotecários. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, E. G.; ANDRETTA, P. I. S. ; RAMOS, R. C. . A implementação de repositórios a partir da importação de registros de bases de dados internacionais: possibilidades e limitações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SERRADOR, C. D. P. ; FERRAZ, M. C. C. ; SILVA, E. G. ; CARLOS, K. V. ; HONÓRIO, T. . Desafios do bibliotecário frente à recuperação da informação ambiental: um estudo exploratório. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SILVA, E. G.. Padrões de estrutura de metadados descritivos: MODS, Dublin Core e MTD ? BR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, E. G.; BOCCATO., V. R. C. . Avaliação do uso de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias pela perspectiva do usuário: um estudo sociocognitivo com protocolo verbal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ANDRETTA, P. I. S. ; RAMOS, R. C. ; SILVA, E. G. . Produção, produtividade e colaboração científica entre os departamentos de Ciência da Informação do Estado de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CELERE, N. T. M. ; CAMARGO, M. F. ; SILVA, E. G. . Recomendações sobre preservação digital para biblioteca universitária: uma revisão de literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, E. G.. Apresentando-se bem com o Currículo Lattes. ABEC Brasil, 2016 (Artigo de blog).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, E. G.. Visita técnica no Onovolab. 2018.

2.
SILVA, E. G.. Avaliador de trabalhos apresentados no XL Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação. 2017.

3.
SILVA, E. G.. Avaliador de trabalhos apresentados no II Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação. 2015.

4.
SILVA, E. G.. Avaliador de trabalhos apresentados no V Encontro de Estudos sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, E. G.. LinkedIn e seus recursos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, E. G.. Compartilhe seus livros com o mundo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SILVA, E. G.. A importância da biblioteca escolar aliada às redes sociais na formação de leitores. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, E. G.. Eduardo Graziosi Silva - Direitos autorais para bibliotecários. 2016. (Site).

2.
ANDRETTA, P. I. S. ; INAFUKO, Laura Akie Saito ; RAMOS, R. C. ; SILVA, E. G. ; SILVEIRA, J. B. da . InfoBCI. 2009; Tema: Biblioteconomia e Ciência da Informação. (Blog).

3.
SILVA, E. G.. Mundo Bibliotecário - Concursos, eventos e cursos em Biblioteconomia. 2008. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, E. G.. ORCID para pesquisadores. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, E. G.. Apresentando-se bem com o Currículo Lattes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, E. G.. Programa de Educação de Usuários: uma história de 20 anos na EESC/USP. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, E. G.. Apresentando-se bem com o Currículo Lattes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, E. G.. Instruções sobre Currículo Lattes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SILVA, E. G.. CVLattes: como criar e manter atualizado?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SILVA, E. G.. Apresentando-se bem com o Currículo Lattes. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SILVA, E. G.. Minicurso sobre elaboração e uso do Currículo Lattes. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SILVA, E. G.. Minicurso sobre criação e manutenção de perfil profissional no LinkedIn. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SILVA, E. G.. Pesquisa em bases de dados. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SILVA, E. G.. Treinamento em bases de dados referenciais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SILVA, E. G.. Pesquisa em bases de dados: Web of Science e IEEE Xplore. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SILVA, E. G.. Bases de dados de patentes. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SILVA, E. G.. 'Apresentação da biblioteca' e 'Portal de Busca Integrada'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
SILVA, E. G.. Bases de dados referências (acervo). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
SILVA, E. G.. Apresentação da Biblioteca e recursos SIBi-Net. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
SILVA, E. G.. Apresentando-se bem com o Currículo Lattes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
SILVA, E. G.. Apresentando-se bem com o Currículo Lattes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
SILVA, E. G.. CVLattes: como criar e manter atualizado?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
SILVA, E. G.. Scielo, Google Acadêmico e Web of Science. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
SILVA, E. G.. Patentes em pauta. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
SILVA, E. G.. Pesquisa em bases de dados, Web of Science, IEEE Xplore. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
SILVA, E. G.. Currículo Lattes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
SILVA, E. G.. Pesquisa em bases de dados. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
SILVA, E. G.. Treinamento em bases de dados referenciais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
CASSIN, F. H. ; SILVA, E. G. ; GIAMPEDRO, A. C. P. . SBi: a SIBiUSP library. 2016. (Folder).

27.
CASSIN, F. H. ; SILVA, E. G. ; GONCALVES, E. L. P. ; ARAUJO, E. M. ; COLETTA, T. G. . SBi: uma biblioteca SIBiUSP. 2016. (Folder).

28.
SILVA, E. G.. Currículo Lattes: da criação à manutenção. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
SILVA, E. G.; SILVA, C. P. da . Primeiros passos na fotografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
SILVA, E. G.. Pesquisas em bases de dados. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
SILVA, E. G.. Currículo Lattes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
SILVA, E. G.. Pesquisa em bases de dados: Web of Science, IEEE Xplore. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
SILVA, E. G.. Patentes em pauta. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
SILVA, E. G.. Treinamento em bases de dados referenciais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
SILVA, E. G.. Treinamento em bases de dados referenciais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
SILVA, E. G.. Pesquisa em bases de dados, Web of Science, IEEE Xplore. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

37.
SILVA, E. G.. Web of Science, Engineering Village / Compendex, CCN / IBICT. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

38.
SILVA, E. G.. Pesquisa em bases de dados, Web of Science, IEEE Xplore. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FURNIVAL, A. C. M.; COSTA, L. S. F.; SILVA, E. G.. Participação em banca de Nayara de Cassia Gaban.As revistas da SCIELO em acesso aberto e as políticas de direitos autorais: o caso das ciências agrárias e das engenharias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
ZAFALON, Z. R.; SILVA, E. G.; PEDROCHI, M. A.. Participação em banca de Rodrigo Eduardo dos Santos.Colecionadores e seus tesouros: estudo da catalogação e da recuperação da informação em miniaturas de carros colecionáveis Hot Wheels. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Escola de Pesquisadores. 2018. (Outra).

2.
2º Encontro de Bibliotecários da Região Central do Estado de SP. 2018. (Encontro).

3.
Comportamento em processos seletivos. 2018. (Outra).

4.
Inovação, empreendedorismo e carreira: um mundo sem fronteiras. 2018. (Outra).

5.
I Seminário de Integração: graduação e pós graduação em Ciência da Informação. 2018. (Seminário).

6.
Seminário Informação, Inovação e Sociedade.Inovações em bibliotecas: análise das tendências em educação do Center for the Future of Libraries. 2018. (Seminário).

7.
Treinamento para apoio aos docentes USP no uso da plataforma Turnitin. 2018. (Outra).

8.
VI Encontro Regional de Gestão do Conhecimento. 2018. (Encontro).

9.
A Língua Brasileira de Sinais - Libras e a educação de surdos. 2017. (Outra).

10.
Colóquio de Dados, Metadados e Web Semântica - CDMWS.O copyright em políticas de gestão de dados de pesquisa. 2017. (Outra).

11.
Exibição do documentário sobre CPD e homenagem aos entrevistados. 2017. (Outra).

12.
I EnReDo - Encontro de Representação Documental. 2017. (Encontro).

13.
Iº Encontro de Bibliotecários da Região Central do Estado de SP. 2017. (Encontro).

14.
Reunião SciVal com as Chefias de Bibliotecas da USP. 2017. (Outra).

15.
Treinamento para Uso da Plataforma Turnitin. 2017. (Outra).

16.
Workshop Scopus, Science Direct, Mendeley e Compendex. 2017. (Outra).

17.
XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2017. (Encontro).

18.
XXII Encuentros Internacionales sobre Sistemas de Información y Documentación. 2017. (Encontro).

19.
3º Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação. 2016. (Encontro).

20.
3º INTEGRAR ? Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus. 2016. (Congresso).

21.
Desafios contemporâneos da Ciência da Informação: Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Outra).

22.
Dia do Bibliotecário 2016: Bibliotecas como Parceiras na Publicação Científica. 2016. (Outra).

23.
La producción científica de América Latina en el escenario mundial. 2016. (Outra).

24.
Mendeley. 2016. (Outra).

25.
Palestra: WeR-USP. 2016. (Outra).

26.
Plágio na academia brasileira: concepções, tratamento e desafios futuros. 2016. (Outra).

27.
Regulação de redes sociais. 2016. (Outra).

28.
Workshop de Produção Científica para Equipes do SIBiUSP. 2016. (Outra).

29.
XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. 2016. (Seminário).

30.
6ª Semana da Escrita Científica. 2015. (Outra).

31.
Incites. 2015. (Outra).

32.
VI Saber Científico: edição internacional. 2015. (Outra).

33.
Copyright and libraries: why it's important to stay informed. 2014. (Outra).

34.
Dicas para uma boa apresentação. 2014. (Outra).

35.
Google Drive, OneDrive ou DropBox: roda de conversa sobre armazenamento em nuvem.Google Drive, OneDrive ou DropBox: roda de conversa sobre armazenamento em nuvem. 2014. (Outra).

36.
IV Saber Profissional. 2014. (Outra).

37.
Oficina Prezi. 2014. (Outra).

38.
Preparando o aluno para ser autor de sua própria obra. 2014. (Outra).

39.
Processo editorial das publicações científicas da Springer. 2014. (Outra).

40.
Processo editorial das publicações científicas da Thomson Reuters. 2014. (Outra).

41.
Roda de conversa sobre "Google4You!". 2014. (Outra).

42.
Ser bibliotecário: relato de percurso estudantil e profissional.Ser bibliotecário: relato de percurso estudantil e profissional. 2014. (Outra).

43.
Treinamento Elsevier de bases de dados: Science Direct, Scopus, Engineering Village e REAXYS. 2014. (Outra).

44.
Usos e usuários da informação.Programa de educação de usuários da EESC-USP: experiência com os alunos ingressos na graduação. 2014. (Outra).

45.
XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. 2014. (Seminário).

46.
"Agência USP Inovação e busca prévia em patentes" e "Relatório descritivo de pedido de patentes". 2013. (Seminário).

47.
A lei de Direitos Autorais e respectivas limitações para bibliotecas e arquivos. 2013. (Outra).

48.
Apresentação do Serviço de Biblioteca da EESC.Apresentação do Serviço de Biblioteca da EESC. 2013. (Outra).

49.
Apresentando muito bem. 2013. (Outra).

50.
Caracterização e identificação do plágio no meio acadêmico. 2013. (Outra).

51.
Conversações: softwares para automação de unidades de informação. 2013. (Outra).

52.
Conversações: Tecnologias em Ambientes Informacionais. 2013. (Outra).

53.
Direitos Autorais: Tendências e Desafios Contemporâneios. 2013. (Seminário).

54.
Isi Web of Science, Índice H, Researcher ID, EndNoteWeb, Journal Citations Reports, Mapa de Citações e Plus-Critérios. 2013. (Outra).

55.
Leitura vs Tecnologia. 2013. (Outra).

56.
Treinamento para uso da plataforma de dados Economatica. 2013. (Outra).

57.
Uso das ferramentas de redes sociais em bibliotecas universitárias. 2013. (Outra).

58.
VII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. 2013. (Congresso).

59.
Workshop sobre revisão da Lei de Direitos Autorais. 2013. (Outra).

60.
XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. 2013. (Congresso).

61.
Como falar em público. 2012. (Outra).

62.
Documentação jurídica e financeira: da gestão à organização técnica. 2012. (Outra).

63.
Fundamentos de arquitetura da informação. 2012. (Outra).

64.
Gestão do Conhecimento na área Jurídica. 2012. (Outra).

65.
II Seminário O Saber Profissional.Biblioteconomia Jurídica. 2012. (Seminário).

66.
MARC21: padrão de estrutura de metadados descritivos para compartilhamento de registros bibliográficos. 2012. (Outra).

67.
1º Seminário Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2011. (Seminário).

68.
Acesso a base de dados de E-books. 2011. (Outra).

69.
Capacitação sobre Bases de Dados do Portal Web of Knowledge. 2011. (Outra).

70.
Congresso Internacional SIBiUSP 30 anos - O Futuro do Conhecimento Universal. 2011. (Congresso).

71.
Escrita Científica: Uso de Ferramentas de Computação. 2011. (Outra).

72.
II Semana de Administração: Gestão Contemporânea. 2011. (Outra).

73.
II Seminário de avaliação do desempenho dos periódicos brasileiros no JCR 2010. 2011. (Seminário).

74.
O Saber Profissional. 2011. (Seminário).

75.
Plágio em Trabalhos Científicos. 2011. (Outra).

76.
Scopus: Base de Dados Referencial. 2011. (Oficina).

77.
Tecnologia digital e registros informacionais: novos conceitos e padrões de entrada de dados e suas perspectivas para o tratamento e acesso à informação. 2011. (Outra).

78.
Treinamento das Bases de Dados da Systems Link International. 2011. (Outra).

79.
XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. 2011. (Congresso).

80.
18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica. 2010. (Simpósio).

81.
2º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. 2010. (Encontro).

82.
Como Escrever Artigos Científicos: Estrutura e Estratégias de Linguagem. 2010. (Outra).

83.
Comunicação social e Ciência da Informação: relações e prospecções. 2010. (Outra).

84.
Conservação preventiva em bibliotecas: do conceito à prática. 2010. (Outra).

85.
Estratégia de indicadores de produção científica. 2010. (Outra).

86.
Estruturação de Artigo Científico. 2010. (Outra).

87.
Gestão Terminológica: E-Termos, Ambiente Colaborativo Web de Gestão Terminológica. 2010. (Outra).

88.
II Semana Inaugural de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2010. (Outra).

89.
II Semana Inaugural de Biblioteconomia e Ciência da Informação.Infojr: a Empresa Júnior de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2010. (Outra).

90.
I Seminário de Análise em Práticas Discursivas: Foucault na Ciência da Informação. 2010. (Seminário).

91.
I Seminário de Política de Informação e Memória da UFSCar. 2010. (Seminário).

92.
I Seminário sobre Práticas Contemporâneas de Leitura. 2010. (Seminário).

93.
O projeto da Biblioteca Brasiliana digital: conceitos e desafios. 2010. (Outra).

94.
Repositório Acadêmico de Biblioteconomia e Ciência da Informação - RABCI: histórico e resultados. 2010. (Outra).

95.
Softwares web para automação de bibliotecas. 2010. (Outra).

96.
Teoria e prática da indexação: uma iniciação. 2010. (Outra).

97.
Universidade Aberta da UFSCar. 2010. (Outra).

98.
VI Semana "A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca" - Conhecimento de Acesso Livre. 2010. (Outra).

99.
VI Semana "A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca" - Palestra: Publicar: Obrigação do Pesquisador. 2010. (Outra).

100.
VI Semana "A Pós-Graduação da ESSC na Biblioteca - Mesa Redonda: Direito Autoral e Ética na Publicação Científica. 2010. (Outra).

101.
XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias e II Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais. 2010. (Seminário).

102.
Estudos e aplicações do formato MARC21. 2009. (Outra).

103.
Fontes de Informação on-line em Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2009. (Outra).

104.
FRBR e RDA. 2009. (Outra).

105.
Gerenciamento de referências e citações a partir do software Zotero. 2009. (Outra).

106.
Gestão por competências aplicada a unidades de informação. 2009. (Encontro).

107.
Indexação. 2009. (Outra).

108.
I Semana Inaugural de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2009. (Outra).

109.
Memorial de investigação científica em leitura documentária. 2009. (Outra).

110.
Ontologias e web semântica. 2009. (Outra).

111.
Treinamento Elsevier nas Bases de Dados ScienceDirect, Scopus e Engineering Village. 2009. (Outra).

112.
Treinamento Elsevier nas Bases de Dados Scopus (avançado) e Embase.com. 2009. (Outra).

113.
Universidade Aberta da UFSCar. 2009. (Outra).

114.
VI Semana de Biblioteconomia e Ciência da Informação: múltiplos olhares e práticas afins. 2009. (Outra).

115.
V Semana "A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca" - Palestra: Criatividade. 2009. (Outra).

116.
V Semana "A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca" - Palestra: EndNote Web - Gerenciador de Dados Bibliográficos. 2009. (Outra).

117.
V Semana "A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca" - Palestra: Fator de Impacto, Índice H, Critérios de Indexação na Web of Science. 2009. (Outra).

118.
XII Semana do Livro e da Biblioteca na USP - Palestra: "Uso da escrita, busca da inspiração". 2009. (Outra).

119.
XXIII CBBD - Propriedade intelectual para profissionais da informação. 2009. (Outra).

120.
XXIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD). 2009. (Congresso).

121.
"O perfil profissional do bibliotecário". 2008. (Encontro).

122.
"Web of Sicence (Nova Interface)" e "Derwent Innovations Index (Patentes)". 2008. (Encontro).

123.
Acesso e uso da informação científica e tecnológica. 2008. (Oficina).

124.
Acesso e Uso de Livros Eletrônicos - E-Books. 2008. (Oficina).

125.
Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. 2008. (Encontro).

126.
III Jornada em Análise do Discurso na Ciência da Informação e I Seminário em Linguagens, Comunicação e Ciência. 2008. (Seminário).

127.
IV Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico. 2008. (Outra).

128.
IV Semana "A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca" - Mesa Redonda: Como publicar um Artigo Científico. 2008. (Outra).

129.
IV Semana "A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca" - Mini-Curso: Elaboração de Resumos. 2008. (Encontro).

130.
IV Semana "A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca" - Palestra: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. 2008. (Encontro).

131.
IV Semana "A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca" - Palestra: Redação de Textos Acadêmicos. 2008. (Encontro).

132.
IV Semana "A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca" - Palestra: Slides para Apresentações Eficientes. 2008. (Outra).

133.
IV Semana "A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca" - Palestra: Trabalho Científico - Preparo e Apresentação. 2008. (Outra).

134.
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da Capes (Base Science Direct Online). 2008. (Outra).

135.
Recursos de Web 2.0 em Ambiente de Biblioteca. 2008. (Oficina).

136.
V Semana de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, A. C. P. ; CARVALHO, A. ; SILVA, E. G. ; ROMANELLI, G. I. B. ; CAMARGO, M. F. ; COLETTA, T. G. ; OLIVEIRA, V. . XIV Semana da Pós Graduação na EESC. 2018. (Outro).

2.
ALVES, A. P. M. ; DIMARIO, C. J. K. ; SILVA, E. G. ; ARAUJO, E. M. ; VICENTINI, P. C. B. . Encontro de Bibliotecários da Região Central do Estado de SP. 2017. (Outro).

3.
COLETTA, T. G. ; ARAUJO, E. M. ; SILVA, E. G. ; GOMES, A. C. P. ; FOGGI, R. A. . XI Semana ?A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca?. 2015. (Outro).

4.
ZAFALON, Z. R. ; SILVA, E. G. ; ANDRETTA, P. I. S. ; SILVA, I. de O. ; NININ, D. M. ; SCHIAVI, M. ; KOCHANI, A. P. ; FRANÇA, A. de A. ; FRANÇA, M. C. . I Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos. 2011. (Outro).

5.
SOUZA, J. A. ; SILVA, E. G. ; VITORINI, E. F. ; BISCALCHIN, R. ; BOCCATO., V. R. C. ; GRACIOSO, L. S. . Gestão Terminológica: E-Termos, Ambiente Colaborativo Web de Gestão Terminológica. 2010. (Outro).

6.
KOCHANI, A. P. ; SILVA, E. G. ; CABREIRA, E. E. L. ; RAMOS, R. C. ; ANDRADE, T. F. . I Ciclo de Mini-Cursos - Tirando proveito da web: ferramentas e fontes para BCI. 2009. (Outro).

7.
RAMOS, R. C. ; SILVA, E. G. ; ANDRADE, T. F. ; FRANÇA, A. de A. ; FRANÇA, M. C. ; KOCHANI, A. P. ; NININ, D. M. ; SCHIAVI, M. ; SILVA, I. de O. . I Workshop da Empresa Júnior de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2009. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
ANDRETTA, P. I. S. ; INAFUKO, Laura Akie Saito ; RAMOS, R. C. ; SILVA, E. G. ; SILVEIRA, J. B. da . InfoBCI. 2009; Tema: Biblioteconomia e Ciência da Informação. (Blog).



Outras informações relevantes


O artigo SILVA, E. G. ; ANDRETTA, P. I. S. ; RAMOS, R. C. Novas práticas na gestão de informação bibliográfica: estudo sobre a capacidade de gestores de referências no cotidiano dos estudantes, pesquisadores e bibliotecários. Revista ACB (Florianópolis), v. 16, p. 419-445, 2011. foi indicado como bibliografia para a disciplina "Fontes de Informação Sociológica" da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (http://www4.fe.uc.pt/fontes/temas.htm).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 6:35:52