Alessandra Herlin de Bona

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3454096783571217
  • Última atualização do currículo em 10/07/2014


Possui Graduação em Secretariado Executivo Bilíngüe pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998), Especialização em Aprendizagem de Língua Estrangeira (1999), pela mesma Instituição, e Mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2007), na área de concentração em Linguística Aplicada. Foi professora das disciplinas de Língua Inglesa, Didática e Metodologia, Sociolinguistica e Estágio do curso de Letras da Universidade Feevale. Atualmente é coordenadora do Centro de Idiomas do Colégio Sinodal de São Leopoldo - RS, onde também atua como professora de Língua Inglesa de Ensino Fundamental 2o nível e Ensino Médio e coordenadora da Área de Línguas Estrangeiras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Herlin de Bona
Nome em citações bibliográficas
BONA, A. H.

Endereço


Endereço Profissional
COLÉGIO SINODAL SÃO LEOPOLDO, COLÉGIO SINODAL SL.
Av. Dr. Mário Sperb,874
MORRO DO ESPELHO
93032-450 - Sao Leopoldo, RS - Brasil
Telefone: (51) 35921584
URL da Homepage: www.sinodal.com.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: O PAPEL DO FEEDBACK CORRETIVO NA REVERSÃO DA FOSSILIZAÇÃO EM APRENDIZES ADULTOS,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: VILSON J. LEFFA.
Palavras-chave: FEEDBACK CORRETIVO; INSTRUÇÃO EXPLÍCITA; CONSCIOUNESS RAISING.
1998 - 1999
Especialização em APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.
1990 - 1998
Graduação em SECRETARIADO EXECUTIVO BILINGUE.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: MANUAL PARA SECRETARIAS EXECUTIVAS.




Formação Complementar


1994 - 1994
Inglês para Estrangeiros. (Carga horária: 300h).
Abraham Baldwin College.


Atuação Profissional



COLÉGIO SINODAL SÃO LEOPOLDO, CS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Fundamental 2 e Ensino Médio, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA, Carga horária: 30
Outras informações
COORDENAVA A ÁREA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Atividades

02/2002 - 02/2006
Treinamentos ministrados , COLÉGIO SINODAL SL, .

Treinamentos ministrados
COORDENAÇÃO ÁREA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
02/2000 - 02/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍNGUA INGLESA 3A - 8A SÉRIE
02/2000 - 02/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍNGUA INGLESA 1o A 3o ANO

Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: PROFESSORA HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA, Carga horária: 20
Outras informações
PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA DO CENTRO DE IDIOMAS E DA GRADUAÇÃO EM LETRAS.

Atividades

06/2009 - Atual
Ensino, Especialização em Ensino da Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino da Língua Inglesa - professora convidada
02/2007 - 08/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do Vestibular; redatora das provas de L.Inglesa de 2007/2, 2008/1 e 2008/2.
08/2004 - 08/2008
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEORIAS SOCIOLONGÜÍSTICAS E COMPETÊNCIA DISCURSIVA
SEMINÁRIO DE PESQUISA E ESTÁGIO EM LETRAS I E II
SEMINÁRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LETRAS II E IV
ELEMENTOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS ANGLO-AMERICANOS I -II
ELEMENTOS LINGÜÍSTICOS E CULTURAIS ANGLO AMERICANOS I -IV
03/2001 - 08/2008
Ensino, CENTRO DE IDIOMAS - LÍNGUA INGLESA, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
INGLÊS PARA NEGÓCIOS
INGLÊS I-XII
05/2008 - 06/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, .

Cargo ou função
Redatora da prova de proficiência em L.Inglesa para o curso de Turismo.
03/2008 - 04/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, .

Cargo ou função
Redatora da prova de proficiência em L.Inglesa para o curso de Mestrado em Gestão Ambiental.

Yázigi Internexus, Y, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2001
Vínculo: Professora de L. Inglesa, Enquadramento Funcional: Professora de L. Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Inglesa para os níveis básico, intermediário e avançado.

Atividades

11/1995 - 07/2001
Ensino, YÁZIGI INTERNEXUS SL, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
INGLÊS PARA VIAGENS
BUSINESS ENGLISH
iNGLÊS NÍVEIS BÁSICO, INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO

Gerdau Cosigua - Matriz, GERDAU, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor in company, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BONA, A. H.. O QUE FAZEM OS ESTUDANTES BRASILEIROS COM A FRICATIVA INTERDENTAL DO INGLÊS?. In: BARBOSA, VALÉRIA;SCHNEIDER, SIMONE. (Org.). LINGUAGEM, SOCIEDADE E INTERAÇÃO: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS. NOVO HAMBURGO: FEEVALE EDITORA, 2007, v. , p. 89-96.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BONA, A. H.. A reversão da fossilização em aprendizes adultos de L2 através do fornecimento de feedback corretivo. In: XV CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN DE LINGUÍSTICA Y FILOLOGIA DE AMÉRICA LATINA - ALFAL, 2008, Montevidéo. XV Alfal, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BONA, A. H.. O FEEDBACK CORRETIVO E SEU PAPEL NA REVERSÃO DA FOSSILIZAÇÃO EM APRENDIZES ADULTOS DE L2. In: VIII ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO SUL - CELSUL, 2008, PORTO ALEGRE. 8o ENCONTRO DO CELSUL. PELOTAS: EDUCAT, 2008. p. 275.

Apresentações de Trabalho
1.
BONA, A. H.. A reversão da fossilização em aprendizes adultos de L2 através do fornecimento de feedback corretivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BONA, A. H.. O PAPEL DO FEEDBACK CORRETIVO NA REVERSÃO DA FOSSILIZAÇÃO EM APRENDIZES ADULTOS DE LE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BONA, A. H.. THE ROLE OF CORRECTIVE FEEDBACK ON THE REVERSION OF FOSSILIZATION IN L2 ADULT LEARNERS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BONA, A. H.. O PAPEL DO FEEDBACK CORRETIVO NA REVERSÃO DA FOSSILIZAÇÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BONA, A. H.. O QUE FAZEM OS ESTUDANTES BRASILEIROS COM A FRICATIVA INTERDENTAL DO INGLÊS?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
BONA, A. H.. Trabalhando com a compreensão textual na aula de L2: reflexões e práticas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BONA, A. H.; COSTA, A. J. H. . FONÉTICA EM LÍNGUA INGLESA I. 2007. .

3.
BONA, A. H.. INGLÊS PARA NEGÓCIOS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BONA, A. H.. FUNDAMENTOS DE FONÉTICA EM LÍNGUA INGLESA. 2007. .

5.
BONA, A. H.; COSTA, A. J. H. . FONÉTICA EM LÍNGUA INGLESA I. 2006. .

6.
BONA, A. H.. O ENSINO DE LE EM ESCOLAS PÚBLICAS. 2006. .

7.
BONA, A. H.. WORKSHOP DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA EM NÍVEIS AVANÇADOS. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BONA, A. H.. Salão de Extensão. 2007. Universidade Feevale.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS.TRABALHANDO COM A COMPREENSÃO TEXTUAL NA AULA DE L2: REFLEXÕES E PRÁTICAS. 2008. (Oficina).

2.
VIII ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO SUL - CELSUL. O FEEDBACK CORRETIVO E SEU PAPEL NA REVERSÃO DA FOSSILIZAÇÃO EM APRENDIZES ADULTOS DE L2. 2008. (Congresso).

3.
XV CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN DE LINGUÍSTICA Y FILOLOGIA DE AMÉRICA LATINA - ALFAL. A reversão da fossilização em aprendizes adultos de L2 através do fornecimento de feedback corretivo. 2008. (Congresso).

4.
8TH INTERNATIONAL CONGRESS OF ISAPL. THE ROLE OF CORRECTIVE FEEDBACK ON THE REVERSION OF FOSSILIZATION IN L2 ADULT LEARNERS. 2007. (Congresso).

5.
V SENALE.O PAPEL DO FEEDBACK CORRETIVO NA REVERSÃO DA FOSSILIZAÇÃO EM APRENDIZES ADULTOS DE L2. 2007. (Seminário).

6.
II ENCONTRO NACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA.VIDEO IN THE ESL CLASSROOM:FROM GRAMMAR TO CULTURAL ASPECTS. 2006. (Encontro).

7.
VII ENCONTRO DO CELSUL. O PAPEL DO FEEDBACK CORRETIVO NA REVERSÃO DA FOSSILIZAÇÃO. 2006. (Congresso).

8.
CONVENÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE INGLÊS DO RS. 2005. (Encontro).

9.
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA - CONCEPÇÕES. 2005. (Outra).

10.
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO,CULTURA E TRABALHO:POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIAL.MEDIAÇÃO COMUNICAÇÃO "LINGUAGEM, GÊNERO E CORPO". 2005. (Seminário).

11.
CONVENÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE INGLÊS DO RS. 2004. (Encontro).

12.
ENCONTRO NACIONAL DE LÍNGUA E LITERATURA.MEDIAÇÃO COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL. 2004. (Encontro).

13.
III FÓRUM INTERNACIONAL DE ENSINO DE LE. 2004. (Congresso).

14.
III MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UCPEL. O QUE FAZEM OS ESTUDANTES BRASILEIROS COM A FRICATIVA INTERDENTAL DO INGLÊS. 2004. (Congresso).

15.
CONVENÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE INGLÊS DO RS. 2003. (Encontro).

16.
8TH BRAZ-TESOL. 2002. (Congresso).

17.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA - PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA - AVALIAÇÃO. 2002. (Encontro).

18.
4TH SOUTHERN CONE TESOL CONVENTION. 2001. (Congresso).

19.
STDC - MANUTENÇÃO DE ALUNOS - YÁZIGI INTERNEXUS. 2000. (Oficina).

20.
II FÓRUM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 1999. (Outra).

21.
I FÓRUM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BONA, A. H.. II ENCONTRO NACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
GUSTAVO PEREYRA ROMERO. LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: OBJETIVO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Feevale. Orientador: Alessandra Herlin de Bona.

Iniciação científica
1.
CRISTIANO EDUARDO DA ROSA. HARRY POTTER:DO FENÔMENO CULTURAL À PRODUÇÃO DE SENTIDO NA SALA DE AULA. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS) - Universidade Feevale. Orientador: Alessandra Herlin de Bona.

2.
CRISTIANO EDUARDO DA ROSA. HARRY POTTER: A TRANSVERSALIDADE POR TRÁS DO BEST-SELLER. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS) - Universidade Feevale. Orientador: Alessandra Herlin de Bona.

3.
ANA PAULA KLAUCK. OS OBJETIVOS DO ENSINO DE IDIOMAS E SUA RELEVÂNCIA NA PRÁTICA DOCENTE. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS) - Universidade Feevale. Orientador: Alessandra Herlin de Bona.



Outras informações relevantes


MEDIOU COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL NO ENCONTRO NACIONAL DE LÍNGUA E LITERATURA (FEEVALE/2004).
MEDIOU APRESENTAÇÃO DE TRABALHO NA LINHA DE PESQUISA "LINGUAGEM, GÊNERO E CORPO" NO VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO (FEEVALE/2005).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 14:53:06