Marta Inês Ferreira Lima

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  • Última atualização do currículo em 19/06/2018


Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNAMA (1997); especializações lato sensu em Psicopedagogia pelo IDEPA (2007) e em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental pela UFPA (2016); curso de aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela UFPA (2014); e cursos de extensão em Ensino da Linguagem no Ciclo da Alfabetização, em Matemática Integrado à Linguagem pela UFPA (2013-2014) e em Transtornos de Aprendizagem pelo Instituto ABCD (2014). Cursou Etnicidade, Práticas Culturais e Processos de Territorialização do mestrado stricto sensu em Antropologia Social pela UFPA (2017). Atua na área da Educação, com ênfase no Ensino Básico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marta Inês Ferreira Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, M.I.F.;LIMA, Marta;LIMA, Marta Inês Ferreira


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Especialização em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Escola e Comunidade Quilombola: uma interação sociocultural por meio da Lei 10.639/03.
Orientador: Prof. Dr. Breno Baía Magalhães; Profa. Ma. Thaiana Bitti.
2006 - 2007
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Desenvolvimento Educacional do Pará, IDEPA, Brasil.
Título: Motivação: Um Aspecto Necessário no Ensino-Aprendizagem de Jovens e Adultos.
Orientador: Profa. Ma. Elisenda Maria de Nazaré Feio Libonati.
2014 - 2014
Aperfeiçoamento em Educação Ambiental. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Projeto Horta na Escola: Ações de Educação Ambiental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Nova. Ano de finalização: 2014.
Orientador: Profa. Ma. Grace Kelly do Rosário da Silva.
1992 - 1997
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: Gestão Democrática: Uma Prática Coletiva.
Orientador: Profa. Dra. Elizabeth Teixeira.




Formação Complementar


2017
Extensão universitária em Matemática Integrado à Linguagem. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2017
O Artigo Científico: produção e divulgação do conhecimento. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015
Curso de Idiomas (Língua Francesa).
Aliança Francesa - Belém, AF, Brasil.
2017 - 2017
Escravidão no Brasil e na Amazônia: historiografia e ensino. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2017 - 2017
Etnicidade, Cultura e Territorialização - Mestrado Especial em Antropologia. (Carga horária: 70h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2016 - 2016
Condutor de Atrativos Culturais. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado de Turismo do Pará, SETUR PA, Brasil.
2016 - 2016
Inglês Aplicado. (Carga horária: 160h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Ensino da Linguagem no Ciclo da Alfabetização. (Carga horária: 160h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2014 - 2014
Todos Aprendem. (Carga horária: 32h).
Instituto ABCD, IABCD, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Matemática Integrado à Linguagem. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2000 - 2001
Windows 98 e Internet. (Carga horária: 48h).
Seminário Teológico Equatorial, STE, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Governo do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 20


Espaço Criativo de Educação Mundo Infantil, CEMI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Sócia Proprietária, Enquadramento Funcional: Administradora Escolar, Carga horária: 25


Secretaria de Educação do Estado do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: EDUCAÇÃO INFANTIL.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações Étnico Raciais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Escolar.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, Marta Inês Ferreira; Gonçalves, S. C. ; MAGALHAES, B. B. ; ALMEIDA, T. B. O. . Relações étnico-raciais para o Ensino Fundamental: projetos de intervenção escolar. In: Wilma de Nazaré Baía Coelho; Carlos Aldemir Farias da Silva; Nicelma Josenila Brito Soares. (Org.). Escola e Comunidade Quilombola: Uma Interação Sociocultural por meio da Lei 10.639/03. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. , p. 117-136.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M.I.F.; Gonçalves, S. C. . Escola e Comunidade Quilombola: uma interação sociocultural por meio da Lei 10.639/03. In: X Simpósio Regional de História, 2017, Belém. Caderno de Resumos do X Simpósio Regional de História, 2017.

2.
LIMA, M.I.F.; Gonçalves, S. C. . Escola e Comunidade Quilombola: Uma Interação Sociocultural por meio da Lei 10.639/03. In: http://seminariogeraufpa.com.br/, 2017, Belém. VIII Seminário Nacional e X Seminário Regional sobre a Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. Belém, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, M.I.F.; Gonçalves, S. C. . Escola e Comunidade Quilombola: Uma Interação Sociocultural por meio da Lei 10.639/03. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LIMA, M.I.F.; Gonçalves, S. C. . Escola e Comunidade Quilombola: Uma Interação Sociocultural por meio da Lei 10.639/03. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, M.I.F.; Gonçalves, S. C. . Escola e Comunidade Quilombola: uma interação sociocultural por meio da Lei 10.639/03. 2016.

2.
LIMA, M.I.F.; FERREIRA, A. L. S. ; BELO, M. J. O. ; LOPES, T. J. G. . Projeto Horta na Escola: Ações de Educação Ambiental na Escola Estadual de Esino Fundamental Vila Nova. 2014.

3.
LIMA, M.I.F.; GOMES, I. S. . Motivação: Um Aspecto Necessário no Ensino-Aprendizagem de Jovens e Adultos. 2007.

4.
LIMA, M.I.F.; FIGUEIREDO, . M. I. M. . Gestão Democrática: Uma Prática Coletiva. 1997.

Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, M.I.F.; Gonçalves, S. C. . Escola e Comunidade Quilombola: uma interação sociocultural por meio da Lei 10.639/03. 2016; Tema: Educação Étnico-Racial. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, M.I.F.. A Evolução e a Revolução da Educação na Atualidade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio de Bioantropologia. 2017. (Simpósio).

2.
VIII Seminário Nacional e X Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. 2017. (Seminário).

3.
VIII Seminário Nacional e X Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.Escola e Comunidade Quilombola: Uma Interação Sociocultural por meio da Lei 10.639/03. 2017. (Seminário).

4.
X Encontro Regional de História da ANPUH-PA: As crises da República e o Ensino de História: a democracia brasileira em questão.Escola e Comunidade Quilombola: Uma Interação Sociocultural por meio da Lei 10.639/03. 2017. (Encontro).

5.
II Seminário de Bioantropologia. 2016. (Seminário).

6.
I Simpósio Internacional sobre Avaliação para as Aprendizagens na Educação Básica. 2016. (Seminário).

7.
IV Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação do Leitor na Amazônia. 2016. (Simpósio).

8.
Voir-Le-Café: II Sarau Literário. 2016. (Outra).

9.
X Simpósio Regional de História. 2016. (Simpósio).

10.
1º Colóquio Internacional sobre Currículo e Educação Básica - Diálogo Luso-Amazônico sobre Currículo. 2015. (Outra).

11.
6º Encontro Estadual do Fórum de Educação Infantil do Pará. 2015. (Seminário).

12.
A Filosofia da diferença em Gilles Deleuze, Espinosa e Nietzsche. 2015. (Outra).

13.
I Colóquio Deleuze: Arte/Resistência - Zonas de Vizinhança. 2015. (Outra).

14.
IV Seminário Criança e Adolescente da Amazônia Paraense. 2015. (Seminário).

15.
IX Seminário sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. 2015. (Seminário).

16.
Minicurso Produção de Textos Acadêmicos. 2015. (Outra).

17.
VII Seminário Nacional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. 2015. (Seminário).

18.
V Seminário - História da Educação na Amazônia. 2015. (Seminário).

19.
8º Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2014. (Outra).

20.
II Encontro Panamazônico de Educação Ambiental: Formação de recursos humanos para conservação e uso de recursos naturais na Amazônia.. 2014. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LIMA, Marta Inês Ferreira; Gonçalves, S. C. ; MAGALHAES, B. B. ; ALMEIDA, T. B. O. . Relações étnico-raciais para o Ensino Fundamental: projetos de intervenção escolar. In: Wilma de Nazaré Baía Coelho; Carlos Aldemir Farias da Silva; Nicelma Josenila Brito Soares. (Org.). Escola e Comunidade Quilombola: Uma Interação Sociocultural por meio da Lei 10.639/03. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. , p. 117-136.


Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, M.I.F.; Gonçalves, S. C. . Escola e Comunidade Quilombola: uma interação sociocultural por meio da Lei 10.639/03. 2016; Tema: Educação Étnico-Racial. (Rede social).




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