Paula Cristina Pereira Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1348198185434414
  • Última atualização do currículo em 04/07/2018


Doutoranda no curso de Educação, Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2018), na linha da Educação Matemática Intercultural Indígena. Mestre pelo programa de pós-graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, na linha de pesquisa Design, Cultura e Sociedade (2017). Graduada em Design de Ambientes (2010) e Design Gráfico (2014) pela UEMG. Professora EBTT substituta no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, Campus Santa Luzia, desde o segundo semestre de 2017. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Histórico-Culturais em Educação Matemática e em Ciências, situado na Faculdade de Educação da UFMG. Atua como monitora no Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI), desde o primeiro semestre de 2018. Atuou como formadora conteudista no programa Saberes Indígenas na Escola (MEC), de 2014 a 2017, no núcleo da UFMG na Faculdade de Educação, que tem como objetivo apoiar a produção de materiais didáticos e paradidáticos para as escolas indígenas. Possui experiência em projetos de Design de Ambientes na área residencial e comercial, em projetos de Design Gráfico na área de comunicação interna corporativa e em projetos editoriais indígenas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Cristina Pereira Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, PAULA CRISTINA PEREIRA;SILVA, P. C. P.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O design na educação matemática indígena: uma abordagem transdisciplinar para a potencialização do ensino multimodal,
Orientador: Vanessa Sena Tomaz.
Palavras-chave: etnomatemática; Etnodesign; educação indígena; multimodalidade.
2015 - 2017
Mestrado em Design.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: A LETRA VIVA DA FLORESTA: a iconografia como guia do design tipográfico Maxakali,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Sérgio Antônio Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Design; Etnodesign; Maxakali; Iconografia; Tipografia Indígena.
2012 - 2014
Graduação em Design Gráfico.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: TIPOGRAFIA COMO VOZ DE UMA CULTURA: uma investigação dos aspectos tipográficos das edições indígenas contemporâneas no Brasil..
Orientador: Sérgio Luciano da Silva.
2007 - 2010
Graduação em Design de Ambientes.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: INTERCÂMBIO DE IDÉIAS, GOSTOS, EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTO TÊM SEU LUGAR NO CLUBE DE ESCRITORES.
Orientador: Mara Penna.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Professor EBTT Substituto, Carga horária: 40


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Ação Saberes Indígenas, Enquadramento Funcional: Formador Conteudista
Outras informações
O Programa Saberes Indígenas na Escola é uma ação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) que tem o objetivo de atender às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas, por intermédio do desenvolvimento de pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da educação escolar indígena de cada povo.


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio de docência que tinha como objetivo desenvolver habilidades de planejamento de aula, avaliação e pratica docente, buscando associar a pesquisa ao ensino acadêmico.


ArcelorMittal Brasil - Matriz, ARCELORMITTAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio para obtenção de créditos para a conclusão do curso de Design Gráfico.


GCTbio Ciências e Tecnologias, GCTBIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Atuava desenvolvendo peças gráficas para a comunicação interna da empresa, bem como apresentações comerciais em Indesign e manutenção do portal digital com notícias e artes gráficas.


TODO AMBIENTES, TODO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: FUNCIONÁRIA, Enquadramento Funcional: GERENTE E PROJETISTA, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades desenvolvidas: Levantamento métrico e fotográfico da obra, geração de briefing, criação e desenvolvimento de projetos residenciais, detalhamento de móveis, acompanhamento de obras, montagem da apresentação dos projetos, elaboração das propostas de contrato, orçamentos, realização de negociação financeira com clientes e fornecedores, organização e verificação das tarefas a serem deselvolvidas no mês, controle financeiro de entradas e saídas da empresa, geração de relatórios do balancete mensal.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Atuava detalhando projetos residenciais, desenvolvimento de maquetes eletrônicas através de 3D Max, visita técnica a obras, elaboração de propostas, geração de orçamentos e controle financeiro.


Escritório de arquitetura e design, MINCHILO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de projetos técnicos para ambientes comerciais, detalhamento de móveis, construção de maquetes eletrônicas através de 3D Max com Vray, planejamento da execução das etapas dos projetos e controle financeiro.



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Em busca da letra perfeita: aspectos tipográficos das edições da literatura indígena contemporânea no Brasil.
Descrição: Pesquisa bibliográfica acerca do uso da tipografia latina em edições bilingues de livros indígenas. Proposta de estabelecimento de critérios para a produção de fontes tipográficas próprias ao ambiente dessas edições..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
O acompanhamento das práticas escolares e a formação dos professores Maxakali na perspectiva do bilinguismo
Descrição: Projeto desenvolve ações de formação e acompanhamento de um grupo de professores indígenas Maxakali que não possuem certificação de escolarização básica, visando pleitear a certificação desse grupo de professores à SEE-MG..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Paula Cristina Pereira Silva - Integrante / Claudia Magnani - Integrante / Vanessa Sena Tomaz - Coordenador / Maria Gorete Neto - Integrante / Josiley Francisco de Souza - Integrante / Maria Manuela David - Integrante / Ilaine Campos - Integrante / Carlo Sandro Campos - Integrante / Danielle Alves Martins - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Indígena.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Consulte Mais, SEBRAE MINAS DESIGN.
2013
Concurso de logo 30 anos da Força Aérea Brasileira, CIAAR - BH.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, P. C. P.2016SILVA, P. C. P.; SILVA, S. A. . Faces da escrita no Brasil: uma história de resistência indígena. ACTAS DE DISEÑO, v. 22, p. 78, 2016.

2.
SILVA, P. C. P.2015SILVA, P. C. P.; SILVA, S. A. . A letra ubíqua da floresta. Entreprendre & Innover - ISBN 9782804168889, v. 1, p. 121-135, 2015.

3.
SILVA, P. C. P.2014 SILVA, P. C. P.; SILVA, S. A. . Tipografia e alteridade: notas sobre edições indígenas.. Linguagens gráficas (UFRJ), v. 1, p. 42-56, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, PAULA CRISTINA PEREIRA; SILVA, SÉRGIO ANTÔNIO . ETNODESIGN: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS INDÍGENAS. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2016. v. 2. p. 1568-1579.

2.
SILVA, P. C. P.; SILVA, S. L. ; SILVA, S. A. . Tipografia como voz de uma cultura: uma investigação de aspectos tipográficos de edições indígenas contemporâneas no Brasil.. In: Colóquio Internacional de Design, 2015, Belo Horizonte. Anais do Colóquio Internacional de Design - Edição 2015 - Design para o futuro.. Belo Horizonte: Adaequatio Estúdio, 2015. v. 1. p. 1-727.

3.
SILVA, PAULA CRISTINA PEREIRA; SILVA, SÉRGIO ANTÔNIO . In search of the perfect letter: typographical aspects of issues of contemporary indigenous literature in Brazil. In: 6th Information Design International Conference, 2014, Pernambuco. Proceedings of the 6th Information Design International Conference. São Paulo: Editora Edgard Blücher. v. 1. p. 1609-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, P. C. P.; SILVA, S. A. . A tipografia como voz de uma cultura: uma análise dos aspectos tipográficos das edições indígenas contemporâneas no Brasil. In: 11º P&D Design | Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Gramado. http://www.ufrgs.br/ped2014/php/index.php, 2014.

2.
SILVA, P. C. P.; SILVA, S. A. . Em busca da letra perfeita: aspectos tipográficos das edições da literatura indígena contemporânea no Brasil.. In: 15 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2013, Belo Horizonte. 15 Seminário de Pesquisa e Extensão. Belo Horizonte: Universidade do Estado de Minas Gerais, 2013. v. 1. p. 1-5.

Artigos aceitos para publicação
1.
MAGNANI, C ; GOMES, A. M. R ; SILVA, P. C. P. . Saberes indígenas na universidade: reflexões sobre as implicações da presença de um grupo de professores Tikmũ'ũn-Maxakali na UFMG. Anais da ReACT - Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MAGNANI, C ; GOMES, A. M. R ; SILVA, P. C. P. . Saberes indígenas na universidade: reflexões sobre as implicações da presença de um grupo de professores Tikmũ'ũn-Maxakali na UFMG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, P. C. P.. O resgate e a valorização dos saberes tradicionais por meio do etnodesign. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, P. C. P.; SILVA, S. A. . Faces da escrita no Brasil: uma história de resistência indígena. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, P. C. P.; SILVA, S. A. . Etnodesign: preservação e valorização das culturas indígenas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, P. C. P.; SILVA, S. A. . Etnodesign: resgate e valorização dos saberes tradicionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, P. C. P.. Etnodesign: valorização da cultura material e imaterial de uma comunidade ou região. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, P. C. P.. Livros Indígenas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, P. C. P.; SILVA, S. L. ; SILVA, S. A. . Tipografia como voz de uma cultura: uma investigação de aspectos tipográficos de edições indígenas contemporâneas no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, P. C. P.; SILVA, SÉRGIO ANTÔNIO . A tipografia como voz de uma cultura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, S. A. ; ALMEIDA, M. I. ; SILVA, P. C. P. . A letra ubíqua da floresta. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, P. C. P.; SILVA, S. A. . Em busca da letra perfeita: aspectos tipográficos das edições da literatura indígena contemporânea no Brasil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, P. C. P.. Em busca da letra perfeita: aspectos tipográficos das edições da literatura indígena contemporânea no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional Design & Educação. 2017. (Seminário).

2.
VI ReACT Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. Saberes indígenas na universidade: reflexões sobre as implicações da presença de um grupo de professores Tikmũ'ũn-Maxakali na UFMG. 2017. (Congresso).

3.
12ª edição do P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Etnodesign: preservação e valorização das culturas indígenas. 2016. (Congresso).

4.
Africanias - linguagens, culturas, histórias. Etnodesign: resgate e valorização dos saberes tradicionais. 2016. (Congresso).

5.
O que é um livro?.Tipografia indígena: resistência. 2016. (Encontro).

6.
VII Congreso de Enseñanza del Diseño. Faces da escrita no Brasil: uma história de resistência indígena. 2016. (Congresso).

7.
XI Encuentro Latinoamericano de Diseño. 2016. (Congresso).

8.
Colóquio Internacional de Design. Tipografia como voz de uma cultura: uma investigação dos aspectos tipográficos de edições indígenas contemporâneas no Brasil. 2015. (Congresso).

9.
11º P&D Design | Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. TIPOGRAFIA COMO VOZ DE UMA CULTURA: uma investigação dos aspectos tipográficos das edições indígenas contemporâneas no Brasil.. 2014. (Congresso).

10.
15º Seminário de Pesquisa e Extensão ? P&E.Em busca da letra perfeita: aspectos tipográficos das edições da literatura indígena contemporânea no Brasil. 2013. (Seminário).

11.
14º Seminário de Pesquisa e Extensão ? P&E. 2012. (Seminário).

12.
NDesign. 2012. (Congresso).

13.
Encontro ABNT. 2010. (Encontro).

14.
R DESIGN. 2010. (Congresso).

15.
Encontro ABNT. 2009. (Encontro).

16.
SEBRAE. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucio Flávio Coelho Maxakali. Tãyũmak Tikmũũn Yĩy ax (O dinheiro na economia Maxakali). Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI)) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).



Outras informações relevantes


- Participação como voluntária no desenvolvimento do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica - "Sala Nova! Adequação ambiental e ergonômica de sala de aula do ensino médio fundamental" (2012) com professor coordenador Rogério Tobias no Centro de Extensão.
- Possui domínio nos seguintes cursos gráficos: Autocad, 3D Max com Vray, Corel Draw, Illustrator, Photoshop, InDesign e WebDesign.
- Participou, como monitora, do Curso de Certificação Maxakali, organizados pela Prof. Dra. Vanessa Thomaz e Prof. Dr. Josiley de Souza, no ano de 2015/2016.
- O projeto "Iconografia Maxakali: conhecimento que vive e resiste" foi finalista do 30ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria II - Iniciativas de excelência em processos de salvaguarda do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas de excelência em salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, envolvendo ações de identificação, documentação, estudos e pesquisas, reconhecimento e valorização. fonte: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4263



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 24:59:27