Luiza Gabriela de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1141548687120572
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2010), Especialização em Ensino de Ciências por Investigação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e Mestrado em Ensino de Ciências, ênfase em Biologia, pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015). Atuou como tutora e membro do corpo de avaliadores e orientadores de monografias da Especialização em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); professora da educação básica- Ciências e Biologia, Editora Executiva da Revista Brasileira de Educação Básica (Bolsista de Gestão em Ciência e Tecnologia- nível II, no projeto de Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil (1822-2022), em interface com pesquisa- FAPEMIG) e Professora substituta da Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atualmente é revisora do periódico Formação@Docente, membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Educação Básica, e Professora Formadora I da Especialização em gestão Educacional, pela Universidade Aberta do Brasil- Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino por investigação, formação de professores, produção de recursos didáticos, histórias em quadrinhos e ensino de Genética. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiza Gabriela de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, L. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Itajubá, Núcleo de Educação a Distância (NEaD).
UNIFEI
Pinheirinho
37500903 - Itajubá, MG - Brasil
Telefone: (31) 988755592
URL da Homepage: nead.unifei.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado profissional em Ensino de Ciências.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Super Almanaque de Ciências da Professora Genna: Uso Didático de Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Genética no Ensino Fundamental, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Marco Antonio Melo Franco.
Palavras-chave: História em quadrinhos; Ensino de Genética; Ensino de Ciências Naturais.
2011 - 2012
Especialização em Ensino de Ciências por Investigação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Livro Paradidático como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o 9º ano do Ensino Fundamental.
Orientador: Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves.
2007 - 2010
Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura.
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Título: Aspectos Históricos e Atuais Sobre a Análise do Livro Didático de Ciências Naturais no Brasil.
Orientador: Denilson Diniz Pereira.
2003 - 2005
Curso técnico/profissionalizante em Biotecnologia.
Escola SESI Benjamin Guimarães, ESBG, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Workshop: Como falar sobre sua pesquisa para públicos não especializados -. (Carga horária: 8h).
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
2014 - 2014
Educação pela Comunicação. (Carga horária: 20h).
Cipó Comunicação Interativa, CIPÓ, Brasil.
2013 - 2013
Oficina Prática de Quadrinhos em Sala de Aula. (Carga horária: 2h).
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
2012 - 2013
Atualização Profissional em Educação a Distância. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
Coleções Zoológicas: A experiência do Instituto B.. (Carga horária: 10h).
Instituto Butantan, IBU, Brasil.
2007 - 2007
A importância da Utilização de Recursos Didáticos. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
2005 - 2005
Biotecnologia. (Carga horária: 10h).
Embrapa Milho e Sorgo, EMS, Brasil.
2005 - 2005
Prático de Biotecnologia. (Carga horária: 40h).
Embrapa Milho e Sorgo, EMS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora formadora I, Carga horária: 20
Outras informações
Atua como professora Formadora I, realizando a orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização em Gestão Educacional, oferecido pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD), da UNIFEI/UAB.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora das disciplinas: 02/2017 Instrumentação para o Ensino de Biologia e Estágio Supervisionado IV na Licenciatura em Ciências Biológicas. 01/2018 Instrumentação para o Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado III na Licenciatura em Ciências Biológicas.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Membro do corpo de avaliadores e orientadores de monografias da Especialização em Educação em Ciências (CECi- FaE- UFMG)

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Gestão em Ciência e Tecnologia, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista de Gestão em Ciência e Tecnologia ? BGCT- nível II: Mestre, no projeto de Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil (1822-2022), em interface com pesquisa- FAPEMIG. Cargo: Editora Executiva da Revista Brasileira de Educação Básica e Pensar a Educação em Revista- ISSN: 2526-1126. Principais atividades: Parecerista de artigos enviados para publicação no periódico; uso de sistema eletrônico (Open Journal Systems); monitoramento integral de todo o processo de editoração: envio, recebimento e gerenciamento dos artigos; controle do fluxo de trabalho entre autores, revisores, editores das revistas e marcação XML; diagramação de artigos; preparação para publicação eletrônica: produção de capa, elementos pré-textuais, índice, paginação, elementos pós-textuais e geração do arquivo final; produção de materiais midiáticos como fotografia e vídeos; preparação, produção e realização de entrevistas e manutenção de mídias de divulgação e páginas das revistas.

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora da Especialização ENCI- FaE- UFMG, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora à distância da Especialização em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Principais atividades: Orientação á distância na execução das atividades on-line dos cursistas, correção das atividades desenvolvidas, regência e desenvolvimento das atividades realizadas presencialmente, auxílio na proposição de material didático e atividades do curso.


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante de projeto de pesquisa
Outras informações
Pesquisa: SUPER ALMANAQUE DE CIÊNCIAS DA PROFESSORA GENNA: USO DIDÁTICO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Resumo: Esse estudo parte do pressuposto de que o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental, como previsto nos programas oficiais, não tem sido contemplado na sua especificidade bem como, aborda um conteúdo complexo e que nem sempre motiva o envolvimento dos alunos. Além disso, pressupõe-se que tal conteúdo tem sido abordado em uma perspectiva didática tradicional, o que pode dificultar ainda mais o seu desenvolvimento pelos professores, além de sua aquisição e a formação do pensamento científico pelos alunos. Nessa perspectiva, buscamos desenvolver um estudo que priorizasse investigar o uso de um recurso didático, diferente dos tradicionalmente utilizados no ensino de genética. Para tanto, foi desenvolvido um material didático utilizando histórias em quadrinhos. O material intitulado Super Almanaque de Ciências da Professora Genna, foi utilizado nas aulas de Ciências abordando o conteúdo de Genética com alunos do 9º do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino de Belo Horizonte, MG. A pesquisa teve como questão norteadora: Como a dinâmica das aulas de ciências, auxiliada pela utilização do gênero textual História em Quadrinhos, pode influenciar a construção de conceitos científicos sobre Genética, pelos alunos? A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa. Inicialmente, foi elaborado o material didático utilizando histórias em quadrinhos e atividades relacionadas ao tema genética. Posteriormente, esse material foi aplicado em uma sala de aula do 9º ano do Ensino Fundamental II. Os dados coletados permitiram inferir que a dinâmica dialógica das aulas, auxiliada pelo Almanaque, favoreceram a construção dos conceitos relativos ao ensino de genética para o ensino fundamental.


Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, PMPL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II Ciências, Carga horária: 9


Colégio Santo Agostinho, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Laboratorista de Biologia, Carga horária: 20
Outras informações
Principais atividades: Auxiliar os professores na elaboração e realização de atividades práticas no laboratório, realizar a montagem e organização dos experimentos, orientar e acompanhar os alunos na realização das atividades.


Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria Voluntária, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora Voluntária em projeto de Extensão Universitária. Realização de atividades de educação ambiental. Planejamento, execução e guia de alunos dos ensinos fundamental, médio e superior na Trilha Ecológica das Borboletas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix em Sabará MG.


Escola Politécnica de Belo Horizonte, EPBH, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Profissionalizante, Carga horária: 4
Outras informações
Principais atividades: Lecionar aulas da disciplina Microbiologia para o curso Técnico em Química, Citologia/Histologia e Parasitologia para o curso Técnico em Patologia Clínica e Química Básica para o curso Técnico em Mineração.


Escola Érida Durães, EED, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Substituta de Ciências para os 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.


Escola Madre Paula de Ensino Fundamental, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de Ciências, Carga horária: 25
Outras informações
Principais atividades: Lecionar aulas de Ciências para alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.


Escola Estadual Professora Amélia de Castro Monteiro, EEPACM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 18
Outras informações
Lecionar aulas de Biologia para as turmas do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.


Secretaria Estadual de Meio Ambiente ? Instituto Mineiro de Gestão de águas, IGAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Auxilio nas atividades de acompanhamento na área de planejamento e execução das atividades relativas à gestão das águas do Estado de Minas Gerais.


Planos & Metas Assessoria Educacional, PM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Monitora de acompanhamento escolar, Carga horária: 10
Outras informações
Principais atividades: Realizar acompanhamento e reforço escolar para alunos do Ensino Fundamental e Médio das disciplinas Biologia, Ciências e Química.


Acompanhar, AC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Monitora de acompanhamento escolar, Carga horária: 20
Outras informações
Principais atividades: Realizar acompanhamento e reforço escolar para alunos do Ensino Fundamental e Médio das disciplinas Biologia, Ciências e Química.


Fábrica Nacional de Perfumes, FANAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações
Realização de análises físico-químicas e microbiológicas, controle de qualidade e pesquisa e desenvolvimento de produtos.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O desenvolvimento do interesse e da motivação de alunos pelo ensino de ciências
Descrição: O projeto visa desenvolver um quadro teórico metodológico sobre o desenvolvimento do interesse e da motivação de estudantes do ensino fundamental pelo ensino de ciências...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Luiza Gabriela de Oliveira - Integrante / Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves - Coordenador / Janaína Ferreira Hudson Borges - Integrante / Luiza Bastani Itabayana - Integrante / Nerissa Raquel de Araujo - Integrante / Sílvia Gomes dos Santos Resende - Integrante / SERGIO GERALDO TORQUATO DE OLIVEIRA - Integrante / Marina Amaral Neves - Integrante / Kátia Gonçalves Zerlottini - Integrante.
2013 - 2015
Uso Didático de Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Genética no Ensino Fundamental.
Descrição: Este estudo parte do pressuposto de que o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental, como previsto nos programas oficiais, não tem sido contemplado na sua especificidade, bem como aborda um conteúdo complexo, que nem sempre motiva o envolvimento dos alunos. Além disso, pressupõe-se que tal conteúdo tem sido utilizado em uma perspectiva didática tradicional, o que pode dificultar ainda mais o seu desenvolvimento pelos professores, além de sua aquisição e a formação do pensamento científico pelos alunos. Nesta perspectiva, buscamos desenvolver um estudo que priorizasse investigar o uso de um recurso didático, diferente dos tradicionalmente utilizados no ensino de genética. Para tanto, foi desenvolvido um material didático que usa as histórias em quadrinhos. O material intitulado Super Almanaque de Ciências da Professora Genna foi utilizado nas aulas de Ciências, abordando o conteúdo de Genética com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino de Belo Horizonte, MG. A pesquisa teve como questão norteadora: Como a dinâmica das aulas de ciências, auxiliada pela utilização do gênero textual História em Quadrinhos, pode influenciar a construção de conceitos científicos sobre Genética, pelos alunos? A abordagem metodológica adotada foi qualitativa. Inicialmente, foi elaborado o material didático, utilizando histórias em quadrinhos e atividades relacionadas ao tema Genética. Posteriormente, esse material foi aplicado em uma sala de aula do 9º ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa também contou com o uso de instrumentos de coleta de dados tais como a observação e aplicação de questionários. Os dados coletados permitiram inferir que a dinâmica dialógica das aulas, auxiliada pelo Almanaque, favoreceu a construção dos conceitos relativos ao ensino de genética para o ensino fundamental, na medida em que os alunos se apropriaram dos termos científicos em estudo. Observamos, ainda, que o material promoveu a participação da maioria dos alunos em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Luiza Gabriela de Oliveira - Integrante / Marco Antonio Melo Franco - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 8
2011 - 2012
Utilização de um Livro Paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação
Descrição: O projeto teve por objetivo desenvolver e avaliar aplicação de uma atividade investigativa de ciências com o conteúdo ?hereditariedade- postulados de Mendel? para o 9º ano do Ensino Fundamental com a utilização da obra paradidática ?Genética e DNA em quadrinhos?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luiza Gabriela de Oliveira - Integrante / Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
EVENTO - MESA REDONDA E EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO VOCÊ SÓ DÁ AULA?: DISCUSSÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Descrição: Frente à situação caótica da educação pública brasileira, um grupo de professores da rede estadual de São Paulo, se reuniu com o objetivo de analisar a experiência de professores no estado. Essa investigação deu origem ao documentário em curta metragem Você Só Dá Aula?, que apresenta um apanhado geral da situação docente no Brasil, do ponto de vista de quem as vivencia diretamente, e como elas interferem na saúde dos professores, levando-os ao afastamento das escolas por licença médica, ou mesmo ao abandonar a carreira docente. O documentário mostra relatos de professores, da rede pública e particular que, de alguma forma, passam por momentos de estresse, violência e sobrecarga nas escolas. Lançado no dia 15 de Outubro de 2016, o documentário foi exibido em diversas salas e eventos como na Associação Cultural José Martí da Baixada Santista, Museu da Imagem e do Som de Santos, participou do primeiro festival Cine Tamoio, em São Gonçalo, RJ, ficou em segundo lugar na categoria de Documentário do Mês no festival internacional 12 Months Film Festival e foi selecionado para a etapa estadual da Mostra de Cinema do SESC. O projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022, foi um dos apoiadores da produção do documentário Você Só dá Aula?. Interessa-nos, agora, a exibição do mesmo seguido de uma mesa redonda sobre a atuação docente no Brasil. Esse evento se justifica pela necessidade de discutir, junto aos alunos e professores da UFMG, professores da escola básica e pesquisadores da área da educação, os diversos aspectos que circundam as dificuldades e problemas enfrentados pelos professores brasileiros. Essa mesa redonda visa proporcionar um espaço de discussão e reflexão poderá ampliar as visões sobre o problema. Para a realização da Mesa redonda e exibição do documentário Você só dá aula?: discussões sobre a atuação docente na educação básica no Brasil, convidaremos Mariana Marques de Oliveira, professora da rede municipal de Santos/SP, diretora e roteirista do documentário Você só dá aula? e Samara dos Santos Carvalho, professora da rede estadual em Santos/SP cientista social, mestre em Ciências Sociais, uma das entrevistadas no documentário. Ambas serão convidadas como colaboradoras eventuais devido à especificidade técnica na concepção e produção do documentário que será exibido e debatido pela mesa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Luiza Gabriela de Oliveira - Coordenador / Luciano Mendes faria Filho - Integrante / Priscilla Nogueira Bahiense - Integrante / TARCISIO MAURO VAGO - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2013 - 2017
CECIMIG/FAE/UFMG- ENCI
Descrição: Membro do grupo de orientadores e avaliadores de monografias de conclusão de curso de Especialização em ensino de ciências..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Agro-Ecológica Izabela Hendrix, Sabará/MG
Descrição: O projeto teve como objetivo organizar ações de Educação Ambiental, afim de contribuir para a formação de educadores ambientais, bem como de preservação da Unidade Fazendinha, espaço verde do Centro Universitário Izabela Hendrix, no município de Sabará/MG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luiza Gabriela de Oliveira - Integrante / Barçante, C. O. - Integrante / Carvalho, P. M. S. - Integrante / Carvalho, D. A. - Integrante / Freitas, N. P. - Integrante / Nery, C. R. - Integrante / Fábio Augusto Rodrigues e Silva - Integrante / Fernanda costa dos santos - Integrante / Marlon guilherme nunes santos - Integrante / fábio augusto rodrigues e silva - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Formação@Docente
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, L. G.2016OLIVEIRA, L. G.; BORGES, J. F. H. ; TAVARES, M. L. . O RELATO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE A SECA NO SUDESTE EM UM CURSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO. Revista da SBEnBIO, v. 1, p. 1-6974, 2016.

2.
GREGORIO, E. A.2016GREGORIO, E. A. ; OLIVEIRA, L. G. ; MATOS, S. A. . USO DE SIMULADORES COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CONCEITOS ABSTRATOS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSIÇÃO INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE SÍNTESE PROTEICA. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 11, p. 101-125, 2016.

3.
Barçante, C. O.2010 Barçante, C. O. ; Carvalho, P. M. S. ; Carvalho, D. A. ; Freitas, N. P. ; Nery, C. R. ; OLIVEIRA, L. G. ; Santos, F. C. ; Santos, M. G. N. ; RODRIGUES E SILVA, F. A. . Projeto Trilhas: Integrando a formação de educadores ambientais no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e o processo de preservação ambiental da unidade Fazendinha, Sabará/ Minas Gerais. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 3, p. 1475-1483, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, L. G.; FRANCO, M. A. M. . O uso de histórias em quadrinhos no ensino de ciências: perspectivas de letramento científico. In: Adriana M. Tonini; Hércules T. Corrêa. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Letramentos múltiplos e multiletramentos: entre teorias e práticas. 1ed.Várzea Paulista, SP: M&W Comunicação Integrada, 2017, v. 1, p. 203-213.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, L. G.. A divulgação científica e a comunicação transmídia. Jornal Pensar a Educação em Pauta, http://www.pensaraeducacaoempa, 25 nov. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, B. J. ; OLIVEIRA, L. G. ; SILVA, N. S. . A CONSTRUÇÃO DO PRODUTO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (MPEC/ UFOP): PERCURSOS E POTENCIALIDADES DO SUPER ALMANAQUE DE CIÊNCIAS DA PROFESSORA GENNA. In: I ENCONTRO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS em Educação e Ensino de Minas Gerais, 2016, Belo Horizonte, MG. Anais I ENCONTRO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS em Educação e Ensino de Minas Gerais, 2016. p. ''-474.

2.
OLIVEIRA, L. G.; FRANCO, Marco, A. M. . O USO DO GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GENÉTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. In: III EREBIO- Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 4, 2015, Juiz de Fora- MG. III Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 4 ?Ser professor de Ciências e Biologia: entre políticas, inquietações, saberes e sensibilidades?, 2015.

3.
OLIVEIRA, L. G.; FRANCO, M. A. M. . O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa- PR. SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - Ponta Grossa/PR, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
PECHT, N. A. ; OLIVEIRA, L. G. . REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA REALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, L. G.. Tendências da pesquisa na graduação e na pós-graduação no campo de Ensino de Ciências e Biologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARVALHO, S. S. ; OLIVEIRA, M. M. ; OLIVEIRA, L. G. . Mesa redonda e exibição do documentário 'Você só dá aula?' Discussões sobre a atuação docente na educação básica no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OLIVEIRA, L. G.. Construindo um Currículo contextualizado para o ensino de Ciências da Natureza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, L. G.; BORGES, J. F. H. ; TAVARES, M. L. . O relato do desenvolvimento de uma atividade investigativa sobre a seca no Sudeste em um curso de ensino de ciências por investigação.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, L. G.; FRANCO, Marco, A. M. . O uso do gênero textual história em quadrinhos no ensino de genética para o ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, L. G.; FRANCO, Marco, A. M. . Super Almanaque de Ciências da Professora Genna: Uso Didático de Histórias em Quadrinhos para o ensino de Genética no Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OLIVEIRA, L. G.; FRANCO, M. A. M. . O Uso de Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências: Perspectivas de Letramento Científico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, L. G.. Redação Científica e Normas da ABNT. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
OLIVEIRA, L. G.; NEVES, M. L. R. C. ; OLIVEIRA, L. G. . O Livro Paradidático como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o 9º ano do Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
OLIVEIRA, L. G.. Redação Científica e Normas da ABNT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Barçante, C. O. ; Carvalho, D. A. ; Carvalho, P. M. S. ; Freitas, N. P. ; Nery, C. R. ; OLIVEIRA, L. G. ; Santos, F. C. ; Santos, M. G. N. ; Silva, F. A. R. . Projeto Trilhas Integrando a Formação de Educadores Ambientais no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e os Processos de Preservação Ambiental da Unidade Fazendinha, Sabará/ Minas Gerais.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, L. G.. Editorial do n.2 v. 1 da Revista Brasileira de Educação Básica 2017 (Editorial do n.2 v. 1 da Revista Brasileira de Educação Básica).

2.
FARIA FILHO, L. M. ; OLIVEIRA, L. G. . Editorial do n.1 v. 1 da Revista Brasileira de Educação Básica 2016 (Editorial do n.1 v. 1 da Revista Brasileira de Educação Básica).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
OLIVEIRA, L. G.; FRANCO, M. A. M. ; GAIA, M. C. M. ; SOUZA, B. D. . Super Almanaque de Ciências da Professora Genna. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, L. G.; SOARES, M. B. ; FARIA FILHO, L. M. . Entrevista: Magda Becker Soares ? Alfabetização e Letramento. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SOARES, A. S. ; COELHO, R. C. F. ; FARIA FILHO, L. M. ; OLIVEIRA, L. G. ; BAPTISTA, M. C. ; SANTOS, S. V. S. ; ASSUNCAO, Y. . Entrevista: Rita Coelho ? Formação inicial e continuada de professores(as) da Educação Infantil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FARIA FILHO, L. M. ; AGUIAR JUNIOR, O. G. ; OLIVEIRA, L. G. ; CABRAL, P. L. C. ; BAHIENSE, P. N. ; ASSUNCAO, Y. . Entrevista: Prof. Orlando Aguiar Jr. ? Reforma do Ensino Médio. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, L. G.; SILVA, N. S. ; OLIVEIRA, B. J. . I Encontro Regional dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais. 2016; Tema: Site de divulgação e inscrição para o evento I Encontro Regional dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais. (Site).

2.
OLIVEIRA, L. G.; OLIVEIRA, B. J. ; SILVA, N. S. . III Encontro de Pesquisadores Mineiros. 2016; Tema: Site voltado para divulgação e inscrição de participantes do III Encontro de Pesquisadores Mineiros. (Site).

3.
OLIVEIRA, L. G.. Página em Facebook da Revista Brasileira de Educação Básica. 2016; Tema: Ensino- Educação. (Rede social).

4.
OLIVEIRA, L. G.. Site da Revista Brasileira de Educação Básica. 2016; Tema: Educação. (Site).

5.
ORLANDO, E. A. ; SILVA, A. L. ; OLIVEIRA, L. G. . Pensar a Educação em Revista. 2016; Tema: Educação. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, B. J. ; OLIVEIRA, L. G. ; SILVA, N. S. . ANAIS DO III ENCONTRO DE PESQUISADORES MINEIROS Educação Básica em Foco. 2016. (Editoração/Anais).

2.
OLIVEIRA, B. J. ; OLIVEIRA, L. G. ; SILVA, N. S. . I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais. 2016. (Editoração/Anais).

3.
OLIVEIRA, L. G.. O uso do gênero textual História em Quadrinhos no ensino de Ciências e Biologia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOARES, A. F.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de ADRIANA FRANCIELLY SOARES. Análise das características investigativas expressas em uma sequência didática sobre estequiometria. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Layde Dyana Sierau. Influências do Currículo de Ciências na utilização de abordagens diferenciadas de ensino. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
TOLEDO, M. I. M.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Carine Pereira Torchia Martins. Desenvolver e Estimular Hábitos e práticas saudáveis de higiene bucal em crianças da educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
TOLEDO, M. I. M.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Cirleida Aparecida da Silva. Atividades práticas e lúdicas para se ensinar Ciências na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
TOLEDO, M. I. M.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Jaqueline Anália Maciel Bessa. A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
TOLEDO, M. I. M.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Leila de Lima Ramos. O ensino de ciências por investigação: Alimentar bem é uma questão de escolha consciente. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
TOLEDO, M. I. M.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Leila Mara Silva Siqueira da Oliveira. Educação ambiental e qualidade de vida no ambiente escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
TOLEDO, M. I. M.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Miriam Aparecida da Silva. O minhocário enquanto recurso pedagógico investigativo nas aulas de Ciências. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
TOLEDO, M. I. M.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Raquel Gomes de Oliveira. A sensibilização das crianças da educação infantil acerca do desperdício e a filtração da água no ambiente escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
TOLEDO, M. I. M.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Rosiane Cristina Marques. O terrário como recurso didático para o desenvolvimento de conceitos: ciclo da água e fotossíntese. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
FRANCA, E. S.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Dalma Luciene Câmara de Mendonça. A linguagem cotidiano e a linguagem científica escolar: um relato de experiência de uma sequência didática com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
FRANCA, E. S.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Gislaine Santos da Conceição. Frutas na alimentação: discutindo a importância das frutas na alimentação com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
FRANCA, E. S.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Glaucilene Graciola Pinto Alves. O Trabalho do Programa de Saúde na Escola (PSE) e o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: experiência em uma escola municipal de Belo Horizonte. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
FRANCA, E. S.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Sandra Regina Moreira Maia. O uso da internet no ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do tema sistema respiratório humano. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
FRANCA, E. S.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Viviane Moreira Francisco. Prevenção ao uso de drogas: experiência em uma turma de EJA Juvenil da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Cremilda Vidal Nascimento. Poluição das águas e doenças relacionadas: uma proposta de sequência didátia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Claudia Maria de Oliveira do Nascimento Rodrigues. Trabalhando com cadeia alimentar através de uma atividade lúdica- jogo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
OLIVEIRA, L. G.; SOUSA, A. B.. Participação em banca de CARLA DA SILVA DIAS RODRIGUES. Discutindo reprodução humana com recursos multimídia: relato de uma experiência pedagógica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
OLIVEIRA, L. G.; MUNFORD, D.. Participação em banca de SERGIO GERALDO TORQUATO DE OLIVEIRA. Apropriação do discurso científico: uma análise do uso da linguagem cotidiana e da linguagem científica em atividades de ensino de ciências por investigação com alunos da Educação de Jovens e Adultos- EJA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
OLIVEIRA, L. G.; MATOS, S. A.. Participação em banca de ELIANA APARECIDA GREGÓRIO. Uso de simuladores como ferramenta no ensino de conceitos abstratos de Biologia: uma proposição investigativa para o ensino da síntese de proteína. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

21.
OLIVEIRA, L. G.; NEVES, M. L. R. C.. Participação em banca de CECI HELIODORA MARINS DA SILVA. Atividades experimentais sobre a água em livros didáticos: uma análise sob a ótica da investigação. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

22.
LIMA, E.D.A.; SANTANA, S. A. E.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Ednice Dionísio Antunes Lima. Contribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas as tópico Reciclagem e Preservação Ambiental em alunos do 9 ano do ensino fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

23.
LARA, K. G. M.; CANCADO, I. P.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Keila Gomes Maciel Lara. Análise das potencialidades investigativas no ensino de ciências através de filme de ficção científica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, L. G.; GAIA, M. C. M.. Participação em banca de ANTÔNIO BISPO FILHO.Sexualidade na escola: Visões, Influências e Abordagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo- Lecampo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de ELIAS ALVES DA SILVA.Uso de estratégias e recursos mediacionais no ensino de ciências: uma breve investigação da prática docente da rede pública e particular de Lavras- MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo- Lecampo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
AZEVEDO, T. M.; ALVIM, M. N.; TRAVASSOS, L. C. P.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Tatiana Motti Azevedo.Espetáculo da genética: uma forma de aprender brincando. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OLIVEIRA, L. G.. 2 Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia da RME/PBH. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional ?Trabalho e Formação docente na América Latina: desafios atuais para a construção de uma agenda regional". 2017. (Seminário).

2.
V Seminário de Inclusão da Universidade Federal de Itajubá. 2017. (Seminário).

3.
IV Fórum de Cultura Científica da Universidade Federal de Minas Gerais. 2016. (Outra).

4.
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e o VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 3 (EREBIO)..O relato do desenvolvimento de uma atividade investigativa sobre a seca no Sudeste em um curso de ensino de ciências por investigação.. 2016. (Encontro).

5.
III EREBIO- Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF).O USO DO GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GENÉTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Encontro).

6.
I Colóquio de Extensão Universitária na Educação a Distância - CONEXED. 2014. (Outra).

7.
IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia.O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO. 2014. (Simpósio).

8.
Encontro Quem Educa quem- o saber transpondo barreiras e transformando realidades. 2013. (Encontro).

9.
Festival Internacional de Quadrinhos. 2013. (Oficina).

10.
XI SIMPOED Simpósio de Formação e Profissão Docente.O Livro Paradidático como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o 9º ano do Ensino Fundamental. 2013. (Simpósio).

11.
V Encontro de Especialização em Ensino de Ciências. 2012. (Encontro).

12.
XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2012. (Olimpíada).

13.
II Encontro Nacional de Ensino de Biologia, IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 5, V Congresso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales.. Projeto Trilhas Integrando a Formação de Educadores Ambientais no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e os Processos de Preservação Ambiental da Unidade Fazendinha, Sabará/ Minas Gerais.. 2010. (Congresso).

14.
IV Congresso Brasileiro de Herpetologia. 2009. (Congresso).

15.
VII Jornada Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. 2007. (Oficina).

16.
Seminário Universidade / Indústria. 2005. (Seminário).

17.
Bio Brasil 2004. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VAGO, T. M. ; FARIA FILHO, L. M. ; OLIVEIRA, L. G. ; BAHIENSE, P. N. . MESA REDONDA E EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO VOCÊ SÓ DÁ AULA?: DISCUSSÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. 2017. (Outro).

2.
SILVA, N. S. ; OLIVEIRA, B. J. ; OLIVEIRA, L. G. . I Encontro Regional dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais. 2016. (Outro).

3.
OLIVEIRA, B. J. ; SILVA, N. S. ; OLIVEIRA, L. G. . III Encontro de Pesquisadores Mineiros. 2016. (Outro).

4.
OLIVEIRA, L. G.. XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2012. .

5.
OLIVEIRA, L. G.. II Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia da RME/PBH. 2012. .

6.
OLIVEIRA, L. G.. VII Jornada Acadêmica do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabela de Oliveira Nogueira. Contribuições da História da Ciência para o ensino de temas em Ciências Naturais. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Itajubá. (Orientador).

2.
Natália Alexandrino Pecht. Onde está a paleontologia na educação básica?. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Itajubá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Hugo Dias Viana Sobrinho. O uso de atividades investigativas para o ensino de genética no ensino fundamental. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luiza Gabriela de Oliveira.

2.
Poliana da Silva Pedro. O Uso da Charge no Ensino De Ciências: A Abordagem da Dengue. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luiza Gabriela de Oliveira.

3.
Lucineia Máxima da Silva. Histórias em quadrinhos: Recurso pedagógico no ensino de Soluções. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luiza Gabriela de Oliveira.

4.
Michele Eduardo Freitas. Análise da abordagem CTS nas questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas questões do ENEM 2014. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luiza Gabriela de Oliveira.

5.
Renata Alves Nunes. Educação em saúde: abordagem da temática dengue no ensino de ciências por meio de uma atividade prática investigativa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luiza Gabriela de Oliveira.



Inovação



Produto tecnológico
1.
OLIVEIRA, L. G.; FRANCO, M. A. M. ; GAIA, M. C. M. ; SOUZA, B. D. . Super Almanaque de Ciências da Professora Genna. 2015.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GREGORIO, E. A.2016GREGORIO, E. A. ; OLIVEIRA, L. G. ; MATOS, S. A. . USO DE SIMULADORES COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CONCEITOS ABSTRATOS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSIÇÃO INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE SÍNTESE PROTEICA. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 11, p. 101-125, 2016.


Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, L. G.; FRANCO, M. A. M. . O uso de histórias em quadrinhos no ensino de ciências: perspectivas de letramento científico. In: Adriana M. Tonini; Hércules T. Corrêa. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Letramentos múltiplos e multiletramentos: entre teorias e práticas. 1ed.Várzea Paulista, SP: M&W Comunicação Integrada, 2017, v. 1, p. 203-213.


Apresentações de Trabalho
1.
Barçante, C. O. ; Carvalho, D. A. ; Carvalho, P. M. S. ; Freitas, N. P. ; Nery, C. R. ; OLIVEIRA, L. G. ; Santos, F. C. ; Santos, M. G. N. ; Silva, F. A. R. . Projeto Trilhas Integrando a Formação de Educadores Ambientais no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e os Processos de Preservação Ambiental da Unidade Fazendinha, Sabará/ Minas Gerais.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, L. G.; NEVES, M. L. R. C. ; OLIVEIRA, L. G. . O Livro Paradidático como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o 9º ano do Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, L. G.. VII Jornada Acadêmica do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. 2007. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada na 1ª colocação lugar na seleção para tutor à distância do curso de Especialização em Ensino de Ciência por Investigação (ENCI), edital 014/2013, oferecido pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)- 2013.

Aprovada em 2ª colocação no concurso Edital de Seleção no- 113/2014 - Área/Subárea: Ensino de Ciências e Biologia (Processo no- 14-009430) da Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal- 2014.

Aprovada em 90ª colocação no concurso de EDITAL 05/2015 ? ÁREA DA EDUCAÇÃO da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte MG, para o cargo de Professor da Educação Básica- Ciências/Biologia. 2015.

Aprovada na 1ª colocação no concurso para Bolsista de Gestão em Ciência e Tecnologia ? BGCT- nível II: Mestre, no projeto de Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil (1822-2022), em interface com pesquisa- FAPEMIG. Julho de 2016.

Aprovada na 1ª colocação no concurso para professora substituta do Instituto de Recursos Naturais, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Maio de 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 16:18:35