Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7607219990913894
  • Última atualização do currículo em 24/10/2018


É Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Foi Bolsista de formação acadêmica FUNCAP. Possui licenciatura em História pela Universidade Federal do Ceará (2010), especialização em História do Brasil com ênfase em História do Ceará pela Faculdade de tecnologia Darcy Ribeiro (2012) e em Educação à Distância pela Rede SENAC (2012). Atua como docente no campo do curso de história nas Faculdades INTA, além de ser professor efetivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Participa do grupo de pesquisa História, Memória, Sociedade e Ensino. Desenvolve pesquisa sobre a relação entre currículo e a prática docente na educação básica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, G. C. B.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, EM Edilson Brasil Soarez.
Rua 315
Conjunto Ceará II
60530630 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 31052201


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Ensino e Pesquisa: relação entre a disciplina de história, Escola Aprendente e o Núcleo De Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais ? NTPPS em Fortaleza, CE,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Fátima Maria Leitão Araújo.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Prática Docente; Ensino de História; Ensino Médio; Coleção Escola Aprendente; Núcleo de Trabalho Pesquisa e ensino e Práticas So.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2012
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
Título: Os Objetos educacionais no Ensino de História - Um Projeto de Pesquisa.
Orientador: Maria de Lourdes Cysneiros de Morais.
2010 - 2012
Especialização em História do Brasil com ênfase em história do ceará. (Carga Horária: 390h).
Centro de Educação Tecnológica Darcy Ribeiro, FTDR, Brasil.
Título: Inserção Pentecostal no ceará (1914-1945).
Orientador: Terezinha Bandeira Pimentel Drumond.
2016
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Produção de Material Digital em EAD. (Carga horária: 120h).
Cento de Educação a Distância do Estado do Ceará, CED, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Formação Continuada em Avaliação Educacional. (Carga horária: 120h).
Cento de Educação a Distância do Estado do Ceará, CED, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso-Papai, para que serve a História?.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Conhecendo e praticando o ambiente Moodle. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Cultura e Educação na Conteporaneidade. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2014 - 2014
Os recursos didáticos no Ensino de História. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2013 - 2013
Competências para Coempreender.
The Open University, OPEN, Inglaterra.
2012 - 2012
Extensão universitária em Formação de Tutores. (Carga horária: 120h).
Centro Universitário UNINTA, UNINTA, Brasil.
2011 - 2011
Gerenciamento de Mídias Sociais para EAD. (Carga horária: 80h).
Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, IBDIN, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 240
Outras informações
EM Edilson Brasil Soarez

Atividades

05/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor formador do Curso de História UECE/FAFIDAM/UAB

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador de TCC de Curso de Especialização

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor a distância do Curso de Especialização em Educação a Distância: Fundamentos e Ferramentas da Universidade Estadual do Ceará, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil - UAB, no polo de Mauriti.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, História EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Ceará II
Metodologia do Ensino de História
06/2018 - Atual
Ensino, Especialização em Tecnologias Digitais para educação básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Monografia
04/2018 - 06/2018
Ensino, História EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antropologia
Introdução à Filosofia

Centro Universitário UNINTA, UNINTA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

02/2017 - 07/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I: planejamento e observação do espaço escolar
Estágio Supervisionado II: Prática Docente I - Ensino Fundamental II
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Tutoria em EAD
02/2017 - 07/2017
Ensino, História EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I: planejamento e observação do espaço escolar
02/2017 - 05/2017
Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
10/2016 - 01/2017
Ensino, História EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário I
Prática Curricular III: Patrimônio, Arquivo, Museu e Internet
08/2016 - 12/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I: planejamento e observação do espaço escolar
Estágio Supervisionado III: Prática docente - Ensino Médio
07/2016 - 10/2016
Ensino, História EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática curricular I: Produção textual e escrita - Análise do livro didático
04/2016 - 06/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Prática de Ensino de História
Supervisionado II: Prática Docente I - Ensino Fundamental II
04/2016 - 06/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Metodológicos e Prática de Ensino de História

Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de educadores, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração de projetos sociais, participação de formações, realização de planejamento de aulas.

Atividades

04/2013 - 06/2013
Direção e administração, Projeto e-Jovem, .

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo de Formação.
09/2011 - 04/2013
Direção e administração, Projeto e-Jovem, .

Cargo ou função
Coordenador da disciplina de PTPS.
09/2011 - 04/2013
Treinamentos ministrados , Projeto e-Jovem, .

Treinamentos ministrados
Formador
08/2010 - 09/2011
Direção e administração, Projeto e-Jovem, .

Cargo ou função
Supervisor Educacional.
09/2009 - 02/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo Social

Faculdade Latino Americana de Educação, FLATED, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor em nível de graduação.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor em nível de graduação.

Atividades

03/2014 - 03/2014
Ensino, Especialização em Gestão e Supervisão Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentação Teórica - História da Educação
02/2014 - 02/2014
Ensino, Especialização em História do Brasil, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil Colonial
06/2013 - 06/2013
Ensino, Especialização em História do Brasil, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Religiosidade e Cultura

Instituto de Educação Superior e Pesquisa do Ceará, IESC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor em nível de graduação.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor em nível de graduação.

Atividades

02/2014 - 03/2014
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática e Estatística
07/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O Ensino de História e as Novas Tecnologias

Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ENESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/2011 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

10/2012 - 04/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Geografia
08/2010 - 10/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Escola Popular Benfica, EPC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de História se utilizando da metodologia da Escola Cooperativa como fundamento educacional.

Atividades

03/2008 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
História


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Esta pesquisa se vincula ao Grupo de Pesquisa História, Memória, Sociedade e Ensino, tendo por objetivo analisar como é trabalhado e vivido o Ensino de História no Ensino Médio de Escolas Públicas do Estado do Ceará, através do Livro Didático de História

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Isaide Bandeira da Silva em 24/02/2015.
Descrição: Esta pesquisa se vincula ao Grupo de Pesquisa História, Memória, Sociedade e Ensino, tendo por objetivo analisar como é trabalhado e vivido o Ensino de História no Ensino Médio de Escolas Públicas do Estado do Ceará, através do Livro Didático de História e dos Cadernos do projeto Primeiro, aprender! . O campo de investigação são escolas públicas estaduais, cuja amostragem representam as oito Macrorregiões do estado. Partimos das seguintes indagações: como foi o processo de escolha dos livros didáticos de História adotados no Ensino Médio nas referidas escolas? Quando começou a funcionar nestas escolas o projeto Primeiro, aprender! ? Como a História é retratada nesses livros didáticos aprovados no último Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e no projeto Primeiro, aprender ? De que forma o Livro Didático de História e o projeto Primeiro, aprender são explorados na sala de aula pelos professores e alunos? Quais são as memórias marcantes de experiências vividas no Ensino de História, a partir dos usos dos livros didáticos de História e do Projeto Primeiro, aprender! ? Constitui pesquisa de natureza qualitativa, que se utilizará de fontes documentais e da técnica de entrevistas orais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues - Integrante / Sônia Maria Soares de Oliveira - Integrante / Fátima Maria Letão Araújo - Integrante / Joilson Silva de Sousa - Integrante / Ricardo Lima Moreira Junior - Integrante / Vilarin Barbosa Barros - Integrante / Isaide Bandeira da Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Ensino de História: Saberes e Práticas docentes, memórias e identidades
Descrição: A proposta de extensão realizada buscou o estabelecimento de um espaço para reflexões e ações que contemplem a formação e as práticas profissionais em seus saberes e fazeres orientados por diversos níveis e espaços de ensino, bem como as experiências de formação inicial e continuada. Considerando a cultura histórica, escolar e docente, como referenciais teóricos interpretativos do pensar em torno das memórias e das identidades de professores, alunos e demais sujeitos históricos, envolvidos com os mais diversos recursos em seus processos de ensino e de aprendizagem e nos espaços escolares e não escoares. Os objetivos do projeto buscaram contemplar cinco aspectos: Refletir sobre os saberes e práticas docentes; Promover a formação do professor historiador; Valorizar o trabalho docente; Integrar experiências entre saberes acadêmicos e escolares; e Vivenciar práticas docentes, metodológicas e tecnológicas. A pesquisa se deu mediante a encontros entre docentes e discentes envolvidos, a fim de estudos teóricos e elaboração de um projeto de intervenção. O mesmo foi aplicado na EEFM Sinhá Sabóia, mediante a visitas de sondagem e de implementação do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues - Coordenador / Luciane Azevedo Chaves - Integrante / Darcy de Albuquerque Nascimento - Integrante / Francisco Valdir Amorin - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
2º Lugar no XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
2015
Melhor Trabalho no II Encontro de Educação Aberta, Pública e a Distância do Ceará, Centro de Educação a Distância do Ceará - CED.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
RODRIGUES, G. C. B.. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. 1. ed. Sobral: LMR Distribuidora, 2017. 74p .

2.
LINHARES, J. M. ; RODRIGUES, G. C. B. ; SOUSA, J. S. . Ensino de história e novas linguagens. 1. ed. Sobral: LMR Distribuidora, 2016. 86p .

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, G. C. B.. O teatro está na escola: A construção da empatia histórica do teatro grego. In: Fortaleza; Secretaria Municipal de Educação. (Org.). Projeto professor autor: Fazendo história... trocando figurinhas. 1ed.Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2018, v. , p. 77-84.

2.
MORAES, R. J. C. ; SOUSA, J. S. ; RODRIGUES, G. C. B. . Ensino de História e Tecnologias: Experiências do cotidiano escolar na formação de professores. In: Roberto da Silva Júnior; Dogival Alencar da Silva (Org.). (Org.). História, políticas públicas e educação. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2016, v. , p. 103-121.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUES, G. C. B.. Paixão tricolor e o respeito pelo outro. Jornal O Povo, Caderno Ciência & Saúde, 26 mar. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, G. C. B.; ARAUJO, F. M. L. . O Ensino de História pela pesquisa: aproximações e possibilidades na rede estadual do Ceará. In: XV Estadual de História do Ceará, 2016, Fortaleza. Anais XV Estadual de História do Ceará, 2016. p. 1-10.

2.
RODRIGUES, G. C. B.; MIRANDA, A. R. A. . Educação Histórica e Ensino de História mediado por fontes: reflexão-em-ação sobre a prática docente em história. In: IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História, 2015, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História; IV Encontro Internacional do Ensino de História: questões socialmente vivas e o ensino de história. Belo Horizonte: Centro Pedagógico/UFMG, 2015. p. 642-646.

3.
RODRIGUES, G. C. B.. Ensino e Pesquisa na Prática Docente: Relações entre o NTPPS e o Ensino de História. In: VIII Encontro de Pedagogia UFC Educação Infantil, 2015, Fortaleza. Anais VIII Encontro de Pedagogia UFC. Fortaleza: s.n., 2015. v. 1. p. 212-222.

4.
RODRIGUES, G. C. B.; ARAUJO, F. M. L. . Formação Do Professor Oitocentista: Do Modelo Artesanal a Escola Normal. In: I Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memória e Oralidades - I SEPEMO, 2014, Baturité. Práticas educativas, memória e oralidade. Fortaleza: Ed UECE, 2014. p. 193-204.

5.
RODRIGUES, G. C. B.. Inserção Pentecostal no cotidiano cearense. In: VII Semana de Humanidades UFC/UECE e I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduaçãoem Humanidades, 2010, Fortaleza. Semana de Humanidades- UFC_UECE: 1º Encontro de pesquisa e pós-graduação em humanidades, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, C. M. P. ; RODRIGUES, G. C. B. ; ADERALDO, M. F. . A figura feminina em La casa de Bernada Alba: Uma análise histórico-literária. In: XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2015, Fortaleza. Anais do XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2015. p. 1-5.

2.
RODRIGUES, G. C. B.; ARAUJO, F. M. L. . Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de História: olhares sobre a docência. In: XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2015. p. 1-6.

3.
RODRIGUES, G. C. B.. O BIOE e o Ensino de História: Possibilidades de busca. In: XIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação - ECHE, III Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação ? ENHIME e III Simpósio Nacional de Estudos Culturais e Geoeducacionais - SINECGEO, 2014, Fortaleza. Educação, História e Geopolítica no Contexto do Pós-1964. Fortaleza: Imprece, 2014. p. 1888-1892.

4.
RODRIGUES, G. C. B.; MIRANDA, A. R. A. . Fontes virtuais e o Ensino de História: catalogação de Objetos de Aprendizagem no repósitório BIOE. In: XIV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2014, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza, 2014. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, G. C. B.; ARAUJO, F. M. L. . Coleção Escola Aprendente: O papel dos docentes de história nas matrizes curriculares para o Ensino Médio no Ceará. In: VIII Encontro Maranhense de História da Educação, 2015, São Luis. Anais VIII Encontro Maranhense de História da Educação, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, G. C. B.. Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (Ntpps) e suas implicações para o Ensino de História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RODRIGUES, G. C. B.. Ensino e Pesquisa na Prática Docente: Relações entre o NTPPS e o Ensino de História.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RODRIGUES, G. C. B.; MIRANDA, A. R. A. . Educação Histórica e Ensino de História mediado por fontes: reflexão-em-ação sobre a prática docente em história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES, C. M. P. ; RODRIGUES, G. C. B. ; ADERALDO, M. F. . A figura feminina em La casa de Bernada Alba: Uma análise histórico-literária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RODRIGUES, G. C. B.; ARAUJO, F. M. L. . Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de História: olhares sobre a docência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RODRIGUES, G. C. B.; SOUSA, J. S. ; MORAES, R. J. C. . Wiki: O uso de ferramenta colaborativa na formação em nível de pós-graduação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUSA, J. S. ; RODRIGUES, G. C. B. ; MORAES, R. J. C. . Experiências Exitosas na Educação a Distância: O Curso de Didática Básica para Docentes em Foco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RODRIGUES, G. C. B.. O BIOE e o Ensino de História: Possibilidades de busca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RODRIGUES, G. C. B.; MIRANDA, A. R. A. . Fontes virtuais e o Ensino de História: catalogação de Objetos de Aprendizagem no repósitório BIOE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RODRIGUES, G. C. B.. Explorando os Objetos de Aprendizagem para a disciplina de História a partir do BIOE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RODRIGUES, G. C. B.; ARAUJO, F. M. L. . Formação Do Professor Oitocentista: Do Modelo Artesanal a Escola Normal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RODRIGUES, G. C. B.. Inserção pentecostal no cotidiano do cearense (1914-1945). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RODRIGUES, G. C. B.. Catecismo do povo: 'O Nordeste' e a campanha antiprotestante de 1938. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RODRIGUES, G. C. B.. Los Hermanos Pródigos: Uma amizade Inventada e a Questão de Palmas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIRANDA, A. R. A. ; RODRIGUES, G. C. B. . Minicurso Educação histórica e Ensino de História mediado por fontes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RODRIGUES, G. C. B.; SOUSA, J. S. . Minicurso Perspectivas e possibilidades no uso de recursos virtuais no ensino de História. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MIRANDA, A. R. A. ; OLIVEIRA, S. M. S. ; RODRIGUES, G. C. B. . Minicurso Educação histórica e Ensino de História mediado por fontes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RODRIGUES, G. C. B.; CASTRO, L. J. S. ; MENEZES, F. R. ; OLIVEIRA, J. M. N. ; NOBREGA, M. E. M. . Preparação para o Trabalho e Prática Social - PTPS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).


Produção artística/cultural
Música
1.
RODRIGUES, G. C. B.. Camerata de Violões do Liceu do Conjunto Ceará. 2004. Registro Fonográfico.

2.
RODRIGUES, G. C. B.. 8- Grupo de Violões do Liceu do Conjunto Ceará (Instrumental) - Hino do Estado do Ceará. 2004. Trilha Sonora.

Artes Visuais
1.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, L. S.; RODRIGUES, G. C. B.; MEDEIROS, J. L.. Participação em banca de Ana Virginia Oliveira Lima de Paula. Análise da problemática da evasão escolar dos alunos do ensino médio de uma escola no estado do Ceará. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
MAGALHAES JUNIOR, A. G.; MIRANDA, A. R. A.; RODRIGUES, G. C. B.. Participação em banca de Eliane Régia Duarte Lourenço. Liceu do Ceará: compreendendo as práticas avaliativas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologias do Ensino de História) - Universidade Estadual do Ceará.

3.
RODRIGUES, G. C. B.; LIMA, L. S.; RODRIGUES, C. M.. Participação em banca de Daiana Alves Viana. Gestão Democrática e suas Interfaces com a Participação da Família na Escola. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, F. G. C.; RODRIGUES, G. C. B.; MAIA, M. F.. Participação em banca de Fábio Vasconcelos Marques.O empreendedorismo de Dom José Tupinambá da Frota na literatura sobralense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculcades INTA.

2.
NASCIMENTO, F. G. C.; RODRIGUES, G. C. B.; MACHADO, D. L.. Participação em banca de Doralice Rodrigues dos Santos.Um recorte historiográfico do rei do baião: a história de Luiz Gonzaga dos anos 50 aos anos 80. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculcades INTA.

3.
MACHADO, D. L.; RODRIGUES, G. C. B.; NASCIMENTO, F. G. C.. Participação em banca de Relton Magalhães Gomes.Índio e ditadura e opressão no Relatório Figueiredo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculcades INTA.

4.
NASCIMENTO, F. G. C.; MACHADO, D. L.; RODRIGUES, G. C. B.. Participação em banca de Pedro Dener Sousa.Marco: Se Emancipou, os bairros evoluíram. O pioneiro no esquecimento ficou.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculcades INTA.

5.
MACHADO, D. L.; RODRIGUES, G. C. B.; NASCIMENTO, F. G. C.. Participação em banca de Tatiane Graciano Ferreira.Reisado do Bumba-meu-boi nas ruas do bairro Sinhá Sabóia: o Boi Largatixa e o Boi Cristal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário INTA.

6.
MACHADO, D. L.; RODRIGUES, G. C. B.; NASCIMENTO, F. G. C.. Participação em banca de Bárbara de Paiva Freire.Uma história de resignificação étnica dos índios Tapuya Kariri de São Benedito Ceará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário INTA.

7.
NASCIMENTO, F. G. C.; RODRIGUES, G. C. B.; MACHADO, D. L.. Participação em banca de Antonia Dayane Silva dos Santos.A Swingueira como apropriação do espaço público pelos jovens do grupo Alta Sensação na praça matriz do município de Massapê. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário INTA.

8.
NASCIMENTO, F. G. C.; RODRIGUES, G. C. B.; ALMEIDA, F. S.. Participação em banca de Francisco de Assis Melo Ripardo Júnior.Transformações sociais no município de Forquilha a partir da instalação da empresa Grendene em Sobral (1993-2008). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculcades INTA.

9.
NASCIMENTO, F. G. C.; RODRIGUES, G. C. B.; BARROS, A. I. M.. Participação em banca de José Flávio Ferreira de Lima.O Ensino de História no Ensino Fundamental II a partir dos PCN'S. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculcades INTA.

10.
NASCIMENTO, F. G. C.; RODRIGUES, G. C. B.; BARROS, A. I. M.. Participação em banca de Uesley OliveiraLins.Novena para muitos, leilão para poucos: a reafirmação social da elite no leilão de São Francisco em Forquilha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculcades INTA.

11.
NASCIMENTO, F. G. C.; RODRIGUES, G. C. B.; TAVARES, T. A. N. R.. Participação em banca de Micaele Silva Rocha.Dzi Croquettes: As múltiplas faces do corpo e o papel social masculino em jogo em São Paulo e Rio de Janeiro na década de 70. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculcades INTA.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência em Comemoração ao Dia do Pscicologo. 2017. (Outra).

2.
V Colóquio Experiências de Estágio Supervisionado em Educação... 2016. (Simpósio).

3.
XV Encontro Estadual de História do Ceará. Simpósio Temático 17: O Ensino de História pela pesquisa: Aproximações e possibilidades na rede estadual do Ceará. 2016. (Congresso).

4.
XV Encontro Estadual de História do Ceará. O Ensino de História pela Pesquisa: aproximações e possibilidades na rede estadual do Ceará. 2016. (Congresso).

5.
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, IV Encontro Internacional do Ensino de História.Educação Histórica e Ensino de História mediado por fontes: reflexão-em-ação sobre a prática docente em história. 2015. (Encontro).

6.
VIII Semana de Pedagogia. Ensino e Pesquisa na Prática Docente: Relações entre o NTPPS e o Ensino de História. 2015. (Congresso).

7.
I Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memória e Oralidades - I SEPEMO.Formação do Professor Oitocentista: Do Modelo Artesanal a Escola Normal. 2014. (Seminário).

8.
XIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação - ECHE, III Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação ? ENHIME e III Simpósio Nacional de Estudos Culturais e Geoeducacionais - SINECGEO.O BIOE e o Ensino de História: Possibilidades de busca. 2014. (Encontro).

9.
XI Seminário de Pesquisa do Departamento de História - UFC.Educação Histórica e Ensino de História mediado por fontes. 2014. (Seminário).

10.
XIV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR.Fontes virtuais e o Ensino de História: catalogação de Objetos de Aprendizagem no repósitório BIOE. 2014. (Encontro).

11.
XIX Semana Universitária da UECE.Explorando os Objetos de Aprendizagem para a disciplina de História a partir do BIOE. 2014. (Encontro).

12.
XVII Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino - ENDIPE. 2014. (Encontro).

13.
XXXIII - Encontro Nacional de Estudantes de História - ENEH.Educação histórica e Ensino de História mediado por fontes. 2014. (Encontro).

14.
Encontro de Educadores do Ensino Médio. 2013. (Encontro).

15.
IV Encontro da Comunidade Maracanauense de Software Livre e Inclusão Digital. 2011. (Encontro).

16.
XIV Semana de História da UECE.Catecismo do povo: 'O Nordeste' e a campanha antiprotestante de 1938. 2010. (Outra).

17.
IV Seminário de Graduação Sobre História da América Latina. 2009. (Seminário).

18.
XXV Simpósio Nacional de História. 2009. (Simpósio).

19.
III Jornada do Ensino de História: Sabres e Práticas Pedagógicas.Futebol e Política no Ensino de História do Brasil. 2008. (Seminário).

20.
III seminário da graduação sobre América Latina.LOS HERMANOS PRÓDIGOS: Relações diplomáticas entre Brasil e Argentina e a questão de Palmas. 2008. (Seminário).

21.
II Seminário da Graduação sobre História da América Latina. 2007. (Seminário).

22.
Seminário Caio Prado Júnior. História e Historiografia e o Legado de um saber-fazer histórico. 2007. (Seminário).

23.
V Seminário de Pesqusa do Departamento de História da UFC: Literatura e Sociedade. 2007. (Seminário).

24.
I Ciclo de Debates de História e Historiografia. 2006. (Encontro).

25.
II Jornada de Ensino de História. 2006. (Outra).

26.
I Seminário de Graduação sobre História da América Latina - Cultura, Identidade, Populismo e Revolução. 2006. (Seminário).

27.
IV Seminário de Pesquisa do Departamento de História - UFC: Escritas da História. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, A. R. A. ; RODRIGUES, G. C. B. . Simpósio Temático: História da Educação, Ensino de História e Educação Histórica. 2015. (Outro).

2.
RODRIGUES, G. C. B.. XXV Simpósio Nacional de História. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edmilton Vieira Rocha Júnior. A inserção da Assembleia de Deus no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculcades INTA. Orientador: Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues.

2.
Bárbara Barbosa de Araújo. Ensino de História mediado por TIC's: o uso do blog no ensino fundamental em Rafael Arruda - CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculcades INTA. Orientador: Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues.

3.
Lays Dayana Lopes Fernandes Freitas. Análise da aplicação da lei 11.645/8: Um estudo da cultura afro-brasileira e indigena na sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental II em Sobral-CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Centro Universitário INTA. Orientador: Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues.

4.
Flaviany Soares Cunha. O profissional de história na escola de ensino fundamental Valdemar Rocha, em Uruoca - CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculcades INTA. Orientador: Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUES, G. C. B.. Paixão tricolor e o respeito pelo outro. Jornal O Povo, Caderno Ciência & Saúde, 26 mar. 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, C. M. P. ; RODRIGUES, G. C. B. ; ADERALDO, M. F. . A figura feminina em La casa de Bernada Alba: Uma análise histórico-literária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RODRIGUES, G. C. B.; ARAUJO, F. M. L. . Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de História: olhares sobre a docência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MIRANDA, A. R. A. ; RODRIGUES, G. C. B. . Minicurso Educação histórica e Ensino de História mediado por fontes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RODRIGUES, G. C. B.; SOUSA, J. S. . Minicurso Perspectivas e possibilidades no uso de recursos virtuais no ensino de História. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MIRANDA, A. R. A. ; OLIVEIRA, S. M. S. ; RODRIGUES, G. C. B. . Minicurso Educação histórica e Ensino de História mediado por fontes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
RODRIGUES, G. C. B.; CASTRO, L. J. S. ; MENEZES, F. R. ; OLIVEIRA, J. M. N. ; NOBREGA, M. E. M. . Preparação para o Trabalho e Prática Social - PTPS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 19:01:48