Cinayana Silva Correia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2234569278753890
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2005), pós-graduação em Docência na Educação Superior pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2009), mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2015), doutoranda em Educação Artística pela Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e suas Faculdades de Belas-Artes (2016-2019). Professora dos cursos de Pedagogia da Universidade de Uberaba - UNIUBE, professora da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Uberaba - Seção Casa do Educador Profª Dedê Prais. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. Membro da equipa Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA) - grupo de investigação de Educação Artística - unidade de I&D financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cinayana Silva Correia
Nome em citações bibliográficas
CORREIA, C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Uberaba.
Av.Nenê Sabino, 1801
Universitário
99999999 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 33198800


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação artística.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Título: Mediação artística e pedagógica na modalidade de ensino a distância: a formação de professores no ambiente virtual,
Orientador: João Paulo Gomes De Araújo Queiroz.
Palavras-chave: Educação artística; Formação de professores; Educação a distância; Mediação pedagógica.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: O PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA (PROLER): A HISTÓRIA E A EXPERIÊNCIA DE UBERABA-MG (1997/2014),Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Leitura; Práticas educativas; PROLER.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2009
Especialização em Docência na Educação Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Título: GESTÃO EM EDUCAÇÃO - UM CAMINHO PARA AS MUDANÇAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR.
Orientador: Professor Cladecir Alberto Schenkel.
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: Potfólio.
Orientador: Vania Maria de Oliveira Vieira.




Formação Complementar


2017 - 2017
Com Pés e Cabeça - Educação Artística através do corpo, do movimento e do p. (Carga horária: 25h).
Fundação Portuguesa, FC, Portugal.
2015 - 2015
Extensão universitária em EXTENSÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. (Carga horária: 80h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2010 - 2010
Gestão, políticas e avaliação educacional. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2007 - 2007
Vivência de Valores Humanos. (Carga horária: 35h).
Prefeitura Municipal de Uberaba, P/UBERABA, Brasil.
2005 - 2005
I Conferência Municipal de Juventude. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Uberaba, P/UBERABA, Brasil.
2005 - 2005
VIII Encontro Regional do PROLER.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Lisboa, ULISBOA, Portugal.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30


Prefeitura Municipal de Uberaba, P/UBERABA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Sistema Apoio de Ensino, COLÉGIO APOIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Registrado, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Coordenação, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Ensino Fundamental; Auxiliar de coordenação do Pré vestibular.


Faculdade Talentos Humanos, FACTHUS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pedagoga no Núcleo de apoio acadêmico da faculdade.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Mediação artística e pedagógica na modalidade de ensino a distância: a formação de professores no ambiente virtual
Descrição: Com esta pesquisa pretende-se desconstruir as estruturas rígidas e estereotipadas do ensino à distância, e valorizar as dimensões crítica e reflexiva, mas também participativa e comunitária, possibilitadas por esta modalidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Cinayana Silva Correia - Integrante / Joao Paulo Gomes De Araujo Queiroz - Coordenador.
2013 - Atual
As Políticas Públicas de Incentivo a Leitura: Uma (Re) Leitura do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e suas implicações no IDEB no Município de Uberaba MG.
Descrição: Esta proposta de investigação tem como foco de análise compreender os impactos do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e seus impactos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ? IDEB, no âmbito do município de Uberaba, Minas Gerias. As finalidades da proposta estão contemplas pela Linha 1, do Edital 13/2012 Pesquisa Educação Básica (acordo FAPEMIG/CAPES), tendo em vista o cumprimento dos objetivos estabelecidos na referida Linha no sentido de superar os problemas/dificuldades relativos à qualidade das escolas públicas mineiras. O PROLER é realizado anualmente, em conformidade com o calendário escolar oficial da rede Municipal de Ensino de Uberaba. Este programa propicia aos educadores participantes momentos de estudo, reflexão e aprendizagem, com vista ao aprimoramento da leitura, bem como se constitui em espaço para pensar novas práticas educativas, centradas na leitura e na escrita. Mas, por outro lado, não há proposições de ações que visem aquilatar os efeitos concretos do PROLER enquanto programa para a melhoria da aprendizagem da leitura e da escrita. Neste sentido, o presente projeto buscará fazer um diagnóstico das atividades que, possivelmente, possam ser realizadas pelas escolas, procurando identificar as especificidades de cada escola, mediada pelo diálogo dos orientadores, alunos bolsistas e professores da educação básica, pois serão consideradas as atividades realizados pelos docentes (nos espaços educativos) no âmbito do PROLER. Para tanto, foi pensado a realização de um fórum em que será apresentado o e-book produzido pela equipe, o qual trará os resultados do diagnóstico e indicações para se melhorar o Programa Nacional de Incentivo à Leitura em Uberaba..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cinayana Silva Correia - Integrante / LUCIANA BEATRIZ DE OLIVEIRA BAR DE CARVALHO - Coordenador / Mônica Aparecida de Oliveira Cruz - Integrante / Gustavo Araújo Batista - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - 2017
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/UNIUBE - Subprojeto: Formação de professores: trabalhando a diversidade na escola
Descrição: O presente projeto pretende intervir de forma decisiva na formação dos licenciandos em Pedagogia da UNIUBE, bem como contribuir com o processo de formação continuada de professores da Educação Infantil do município de Uberaba, e consequentemente no atendimento à diversidade no ambiente escolar, além de visar a formação de novos pesquisadores intervencionistas que contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento e aprendizado de todos. Tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas que possibilitem ao licenciando da UNIUBE estabelecer uma articulação entre o campo teórico e prático de sua formação, bem como a melhoria da qualidade no processo de inclusão escolar. A metodologia utilizada será as múltiplas linguagens advindas das artes visuais, da música, do cinema, da cultura, da corporeidade, dos diversos estilos e possibilidades de linguagem verbal e não verbal, são instrumentos significativos que coordenam-se em vivências propulsoras de inúmeras possibilidades reflexivas e de propiciar ações transformadoras, sendo então consideradas, neste projeto, como instrumentos viabilizadores da construção da conscientização acerca da inclusão escolar, bem como da transformação de atitudes discriminatórias em ações inclusivas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cinayana Silva Correia - Integrante / Claudia Caetano - Integrante / Mônica Aparecida de Oliveira Cruz - Coordenador / Miriam Alves da Silva - Integrante / Aurislene de Oliveira Nunes Julião - Integrante / Brena Thais da Silva Sladanha - Integrante / Ana Claudia Amancio - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação artística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORREIA, C. S.2017 CORREIA, C. S.; BORGES, M. S. G. . Alfabetização em cores, formas, sons e movimento. REVISTA MATÉRIA PRIMA, v. 5, p. 107, 2017.

2.
NUNES, A. L. P. F.2014NUNES, A. L. P. F. ; SALERNO, D. P. ; ZAIDAN, L. A. F. ; COSTA, S. A. F. ; SILVA, T. S. ; CORREIA, C. S. . A formação de professores nas décadas de 1970 e 1980: sua importância para a docência. FUCAMP Cadernos, v. 13, p. 33/18-55, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CORREIA, C. S.; BORGES, M. S. G. ; FERREIRA, S. H. D. ; OLIVEIRA, L. H. B. . Arte Educação. 1. ed. Uberaba: , 2017. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
CORREIA, C. S.; BORGES, M. S. G. ; FERREIRA, S. H. D. ; OLIVEIRA, L. H. B. ; ALMEIDA, F. S. . A proposta de arte no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. In: Universidade de Uberaba. (Org.). Arte e educação. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, v. 1, p. 69-105.

2.
CORREIA, C. S.; BORGES, M. S. G. ; FERREIRA, S. H. D. ; OLIVEIRA, L. H. B. ; ALMEIDA, F. S. . O desenho "fala". In: Universidade de Uberaba. (Org.). Arte e educação. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, v. 1, p. 143-166.

3.
CORREIA, C. S.; BORGES, M. S. G. ; FERREIRA, S. H. D. ; OLIVEIRA, L. H. B. ; ALMEIDA, F. S. . Nossas raízes: o resgate das manifestações do folclore brasileiro. In: Universidade de Uberaba. (Org.). Arte e educação. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, v. 1, p. 209-241.

4.
CORREIA, C. S.; CARVALHO, L. B. O. B. ; CRUZ, M. A. O. . Políticas Públicas: a atuação do programa nacional de incentivo à leitura ? PROLER no comitê ?VALE DO RIO GRANDE?. In: Genaro Alvarenga Fonseca; Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira. (Org.). EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: DIÁLOGOS, CONSTRUÇÕES E (RE)SIGNIFICAÇÕES. 1ed.Franca: Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca, 2015, v. 1, p. 1450-1470.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORREIA, C. S.; BORGES, M. S. G. . Alfabetização em cores, formas, sons e movimento. Revista Matéria-Prima, Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário, Lisboa, , v. 5, p. 107 - 117, 01 maio 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORREIA, C. S.; BORGES, M. S. G. . Alfabetização em cores, formas, sons e movimento. In: VI Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário, 2017, Lisboa. Revista Matéria-Prima, Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2017. v. 5. p. 107-117.

Apresentações de Trabalho
1.
CORREIA, C. S.; BORGES, M. S. G. . Alfabetização em cores, formas, sons e movimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAETANO, A. P. ; PAZ, A. L. F. ; CORREIA, C. S. ; RE, S. ; PARDAL, A. ; SILVA, H. R. . Pedagogias para o evento: uma experiência de ensino e aprendizagem em seminário, em um ensino de Educação Artística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CORREIA, C. S.; CAETANO, A. P. ; PAZ, A. L. F. ; RE, S. ; PARDAL, A. ; SILVA, H. R. ; ANDRADE, J. R. S. F. ; NARDUELA, A. ; ROCHA, A. S. . Pedagogias do evento na educação artística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CORREIA, C. S.; BATISTA, G. A. ; CRUZ, M. A. O. ; CARVALHO, L. B. O. B. . Minicurso: Políticas Públicas de Formação de Professores da Educação Básica: limites e possibilidades.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CORREIA, C. S.; CRUZ, M. A. O. ; CARVALHO, L. B. O. B. . Para gostar de ler: Projeto de incentivo à leitura e à escrita - difundindo os objetivos do PROLER. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CORREIA, C. S.; CRUZ, M. A. O. ; CARVALHO, L. B. O. B. . Resenhando a vida: um projeto de leitura e escrita no ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CORREIA, C. S.; CARVALHO, L. B. O. B. . A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA (PROLER) NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) DO MUNICÍPIO DE UBERABA, MINAS GERAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CORREIA, C. S.; CARVALHO, L. B. O. B. ; CARVALHO, C. H. ; MARQUES, M. R. A. . POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO A LEITURA (PROLER): CONFRONTANDO COM O IDEB DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE UBERABA, MINAS GERAIS, BRASIL.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CORREIA, C. S.; CARVALHO, L. B. O. B. . OS IMPACTOS DO PROLER NO IDEB DO MUNICÍPIO DE UBERABA, MINAS GERAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CORREIA, C. S.; SCUSSEL, D. R. ; CAETANO, C. A. ; SILVA, A. P. D. . CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID NA FORMAÇÃO DO FUTURO DOCENTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
CORREIA, C. S.; SCUSSEL, D. R. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CORREIA, C. S.; CRUZ, M. A. O. ; SCUSSEL, D. R. . PROJETO INTERDISCIPLINAR DE PRÁTICAS LEITORAS NA ESCOLA PÚBLICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
CORREIA, C. S.; CARVALHO, L. B. O. B. . A Influência do PROLER, como uma política pública de incentivo a leitura, nos resultados do IDEB das escolas do município de Uberaba. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
CORREIA, C. S.; CARVALHO, L. B. O. B. . Políticas públicas de formação continuada de professores: os desafios do PROLER no município de Uberaba-MG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CORREIA, C. S.; CARVALHO, L. B. O. B. . Política pública de incentivo a leitura: A influência do PROLER nos resultados do IDEB das escolas do município de Uberaba. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CORREIA, C. S.; SCUSSEL, D. R. . Inclusão educacional: atendimento educacional especializado domiciliar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
CORREIA, C. S.; SANTOS, M. G. O. . Gestão em educação: um caminho para as mudanças na formação profissional do professor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
CORREIA, C. S.. A importância da avaliação no processo educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
CORREIA, C. S.; SANTOS, M. G. O. . Gestão em educação - um caminho para as mudanças na formação profissional do professor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CORREIA, C. S.. O uso consciente e seguro da tecnologia da informação no processo de ensino aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORREIA, C. S.; CARVALHO, L. B. O. B. ; CRUZ, M. A. O. ; BATISTA, G. A. . Políticas Públicas de Formação de Professores da Educação Básica: limites e possibilidades. 2015. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORREIA, C. S.. Participação em banca de Sandra Vanessa Zweist.Obesidade infanto-juvenil e assistência de enfermagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade Talentos Humanos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CORREIA, C. S.. Moderadora nas Comunicações Orais do XX Congresso de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. 2016.

Concurso público
1.
CORREIA, C. S.. BANCA DE AVALIAÇÃO da Prova de Desempenho Didático-Pedagógico.. 2016. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

2.
CORREIA, C. S.. BANCA DE AVALIAÇÃO da Prova de Desempenho Didático-Pedagógico - Objetiva concursos. 2014. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

3.
CORREIA, C. S.. APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO: Assistente de alunos.. 2010. Instituto Federal de São Paulo - Campus Matão.

Outras participações
1.
CORREIA, C. S.. Parecerista no XX Congresso de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, com  o  tema "Professor: Gerador de TRANSFORMAÇÕES". 2016. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA.

2.
CORREIA, C. S.. Comentadora da sessão de pôsteres no XXII Seminário Regional da Pesquisa "A produção acadêmica sobre professores: um estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste". 2014. Universidade de Uberaba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
24° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. MEDIAÇÃO ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA. 2018. (Congresso).

2.
6.º EPRAE - ENCONTRO DE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA.ARTISTIC AND PEDAGOGICAL MEDIATION IN THE DISTANCE EDUCATION MODE. 2018. (Encontro).

3.
CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MEDIAÇÃO ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA. 2018. (Congresso).

4.
Conferência ?Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável.?.?EQUIDADE NO CURRÍCULO, NA PEDAGOGIA E NO ACESSO ÀS DIFERENTES CULTURAS: O EQUILÍBRIO ENTRE AS ARTES E A TECNOLOGIA. 2018. (Outra).

5.
DEC 4 ? DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: O TEMPO DA CRIANÇA.ENTRE A ARTE DE ENSINAR E A ALEGRIA DE APRENDER. 2018. (Seminário).

6.
DEC 4 ? DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: O TEMPO DA CRIANÇA.Workshop - Investigação (Famílias) - KiT Livro. 2018. (Seminário).

7.
VII Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário. Portinari aos olhos do pré I: ensino e aprendizagem da arte por meio do brincar. 2018. (Congresso).

8.
VII Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário. VII Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário. 2018. (Congresso).

9.
VII Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário. Datas comemorativas do calendário escolar: novo olhar e nova forma de ensinar e aprender por meio da ARTE. 2018. (Congresso).

10.
19º Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) e o 8º Encontro do CIED/III Encontro Internacional do CIED. 2017. (Simpósio).

11.
5EPRAE _ 5th ENCOUNTER ON PRACTICES OF RESEARCH IN ARTS EDUCATION. 2017. (Encontro).

12.
Conferência "Inovação: na Escola e pela Escola". 2017. (Outra).

13.
Conferência ECER.Pedagogies ?for? the event: an experience of teaching and learning in seminar, at an Arts Education PhD. 2017. (Outra).

14.
Conversas à QUINTA - Debate "O Perfil dos alunos para o século XXI".Conversas à QUINTA - Debate "O Perfil dos alunos para o século XXI". 2017. (Encontro).

15.
DEC 3 - DIVERSIDADE EDUCAÇÃO CIDADANIA: PAISAGENS, LINGUAGENS, UTOPIAS NA CIDADE.Pedagogias do evento na educação artística. 2017. (Seminário).

16.
Educação Básica Brasileira (1988-2014): avanços e desafios - Seminário Transdisciplinar da Área de Investigação e Ensino de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia. 2017. (Seminário).

17.
Encontro com Professores 2017. 2017. (Encontro).

18.
O adolescente e a internet: desafios e perspectivas - Seminário Transdisciplinar da Área de Investigação e Ensino de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia. 2017. (Seminário).

19.
Seminário S. Jorge, o Jardim tranquilo [Pedagogia Waldorf]. 2017. (Seminário).

20.
Seminário Transdisciplinar da Área de Investigação e Ensino de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia. 2017. (Seminário).

21.
VI Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário. Alfabetização em cores, formas, sons e movimento. 2017. (Congresso).

22.
Conferência ?Emoções e Educação". 2016. (Outra).

23.
Encontro Aberto # 25 com Dennis Atkinson. 2016. (Encontro).

24.
Seminário Transdisciplinar ? História e Psicologia da Educação. 2016. (Seminário).

25.
4ª edição do Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep.4ª edição do Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep. 2015. (Outra).

26.
4º FÓRUM DE EDUCAÇÃO, ÉTICA E CULTURA, com o tema ?AFRO-CONSCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE UBERABA?. 2015. (Outra).

27.
Palestra: "A importância do Plano Decenal Municipal de Educação para o município", proferida pelo professor Dr. Carlos Roberto Jamil Cury.. 2015. (Outra).

28.
Seminário ?O papel do docente na formação ética do educando?. 2015. (Seminário).

29.
VI ENCONTRO MINEIRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA - II SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE.?Para gostar de ler?: Projeto de incentivo à leitura e à escrita - difundindo os objetivos do PROLER?. 2015. (Encontro).

30.
VI ENCONTRO MINEIRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA - II SEMINÁRIO INTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE.Professor supervisor do PIBID: contribuições na formação docente. 2015. (Seminário).

31.
VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS. 2015. (Congresso).

32.
VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS. ?Resenhando a vida: um projeto de leitura e escrita no ensino fundamental?. 2015. (Congresso).

33.
V Seminário de Formação de Professores / II Conferência Internacional de Formação de Professores ? DO CHÃO DA ESCOLA AOS DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS.?Leia mais: Projeto de incentivo à leitura e à escrita - difundindo os objetivos do PROLER?. 2015. (Seminário).

34.
V Simpósio de Educação e II Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação.Políticas Públicas: A atuação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura ? PROLER no Comitê ?Vale do Rio Grande?.. 2015. (Encontro).

35.
IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/ VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO A LEITURA (PROLER): CONFRONTANDO COM O IDEB DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE UBERABA, MINAS GERAIS, BRASIL.. 2014. (Congresso).

36.
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, "Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira". A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA (PROLER) NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) DO MUNICÍPIO DE UBERABA, MINAS GERAIS. 2014. (Congresso).

37.
XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Reunião Científica Regional da ANPED.PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA (PROLER) E SEUS IMPACTOS NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) DO MUNICÍPIO DE UBERABA, MINAS GERAIS. 2014. (Encontro).

38.
XVII Encontro Regional do PROLER Vale do Rio Grande.Tema ?O livro e a leitura - por uma tecitura de ações leitoras?. 2014. (Encontro).

39.
36ª Reunião Nacional da ANPEd."Indicadores educacionais sobre a escolarização de pessoas com deficiência no Brasil". 2013. (Outra).

40.
36ª Reunião Nacional da ANPEd. 2013. (Outra).

41.
Aula inaugural: Formação de professores numa perspectiva Histórica. 2013. (Outra).

42.
Aula inaugural: Formação de professores numa perspectiva Histórica. 2013. (Outra).

43.
Encontro de Formação de Professores: a construção do conhecimento do profissional docente. I Encontro Interinstitucional do PIBID/UNIUBE.POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: OS DESAFIOS DO PROLER NO MUNICÍPIO DE UBERABA-MG. 2013. (Encontro).

44.
IV Encontro Nacional das Licenciaturas - III Seminário Nacional Do PIBID. 2013. (Seminário).

45.
Minicurso.Construção e socialização do conhecimento científico. 2013. (Outra).

46.
Minicurso.A pesquisa documental no processo investigativo em educação. 2013. (Outra).

47.
Palestra: A exclusão social, o insucesso e o abandono escolar: numa análise da sociedade portuguesa contemporânea. 2013. (Outra).

48.
Palestra: Filosofia e educação: a linguagem em Santo Agostinho e Jurgen Habermas. 2013. (Outra).

49.
Palestra: Interdisciplinaridade. 2013. (Outra).

50.
VII Encontro de pesquisa em Educação - II Congresso Internacional Trabalho Docente e Processos Educativos - II Simpósio de Ética em Pesquisa. "Utilização da Plataforma Brasil". 2013. (Congresso).

51.
VII Encontro de pesquisa em Educação - II Congresso Internacional Trabalho Docente e Processos Educativos - II Simpósio de Ética em Pesquisa. "Políticas públicas educacionais no Brasil". 2013. (Congresso).

52.
VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.A INFLUÊNCIA DO PROLER, COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO A LEITURA, NOS RESULTADOS DO IDEB DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE UBERABA. 2013. (Simpósio).

53.
"A importância da teoria da Zona de Desenvolvimento Próximo para o ensino". 2012. (Outra).

54.
Atividade de Pesquisa para Validação da Matriz de Referência da Prova Docente.Atividade de Pesquisa para Validação da Matriz de Referência da Prova Docente, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2012. (Outra).

55.
Educação Infantil 0 a 5 anos, com o tema: "Sistemica". 2012. (Encontro).

56.
Formação em Mesas Pedagógicas.Formação em Mesas Pedagógicas. 2012. (Outra).

57.
II Encontro Interinstitucional do PIBID.II Encontro Interinstitucional do PIBID. 2012. (Encontro).

58.
IV ENFORSUP.IV Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação Docente para a Educação Superior. 2012. (Encontro).

59.
Sistema Estruturado - Educação Infantil 0 a 5 anos.Sistema Estruturado - Educação Infantil 0 a 5 anos. 2012. (Encontro).

60.
XV ENCONTRO REGIONAL DO PROLER VALE RIO GRANDE E IV FÓRUM REGIONAL SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O LIVRO E A LEITURA.PROLER - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O LIVRO E A LEITURA. 2012. (Encontro).

61.
XVIII CONGRESSO REGIONAL DE EDUCADORES DE UBERABA E DO TRIÂNGULO MINEIRO. "Qualidade de vida dos profissionais da educação: um desafio na contemporaneidade". 2012. (Congresso).

62.
Formação Continuada em Serviço - Cemei Ângela Beatriz Bonádio Alves.Formação Continuada em Serviço - Cemei Ângela Beatriz Bonádio Alves. 2011. (Encontro).

63.
INEXH - Desenvolvimento Nacional de Excelência Humana: Desenvolvimento e Liderança.Desenvolvimento e Liderança. 2011. (Outra).

64.
XVII CONGRESSO REGIONAL DE EDUCADORES DE UBERABA E DO TRIÂNGULO MINEIRO: "Sistema Estruturado de Ensino: ultrapassando barreiras rumo à melhoria da qualidade na educação". 2011. (Congresso).

65.
Oficinas de canções e brincadeiras no cotidiano escolar. 2010. (Oficina).

66.
5º Encontro de Pesquisa em Educação Uniube.Gestão em educação - um caminho para as mudanças na formação profissional do professor. 2009. (Encontro).

67.
Encontros Coletivos.Encontros Coletivos. 2009. (Encontro).

68.
IV SILED - IV Simpósio de letras e educação: ensino de línguas e educação em uma sociedade globalizada.Gestão em educação: um caminho para as mudanças na formação profissional do professor. 2009. (Simpósio).

69.
Oficina: Canções e brincadeiras populares.Canções e brincadeiras populares. 2009. (Oficina).

70.
Palestra: Autoestima: Motivação x Trabalho.Autoestima: Motivação x Trabalho. 2009. (Outra).

71.
Palestra: Novo acordo ortográfico. 2009. (Outra).

72.
XV Congresso regional de educadores de Uberaba e do Triângulo mineiro. A importância da avaliação no processo educação. 2009. (Congresso).

73.
Colóquio: Questões éticas em pesquisas na educação superior. 2008. (Outra).

74.
XIV Congresso regional de educadores de Uberaba e do triângulo mineiro. O uso consciente e seguro da tecnologia da informação no processo de ensino aprendizagem. 2008. (Congresso).

75.
A maior Invenção do Século XXI é Você. 2007. (Outra).

76.
Apresentação piloto do "Programa de Capacitação Telepresencial de Gestores das IES". 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORREIA, C. S.. VIII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2017. (Outro).

2.
CORREIA, C. S.. III Seminário Diversidade, Educação e Cidadania - Paisagens, Linguagens e Utopias na Cidade. 2017. (Outro).

3.
CORREIA, C. S.; CARVALHO, L. B. O. B. . VI EMIE - II SEMINÁRIO INTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE. 2015. (Outro).

4.
CORREIA, C. S.; CARVALHO, L. B. O. B. . VI ENCONTRO MINEIRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA - II SEMINÁRIO INTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE. 2015. (Outro).

5.
CORREIA, C. S.; CRUZ, M. A. O. . Ministrou oficina: ?Pintura com as mãos? na V SEMANA PEDAGÓGICA do curso Normal em Nível Médio Professor da Educação Infantil. 2015. (Outro).

6.
CORREIA, C. S.; CRUZ, M. A. O. . Ministrou oficina ?Pausa protocolada: interatividade e ludicidade na produção textual? na V SEMANA PEDAGÓGICA do curso Normal em Nível Médio Professor da Educação Infantil. 2015. (Outro).

7.
CORREIA, C. S.; CRUZ, M. A. O. . Ministrou oficina de ?Redação ENEM/2015? para os alunos do Ensino Médio e do Curso Normal em Nível Médio Professor da Educação Infantil. 2015. (Outro).

8.
CORREIA, C. S.. II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE - "A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens". 2014. (Outro).

9.
CORREIA, C. S.. Encontro de Formação de Professores: a construção do conhecimento do profissional docente - I Encontro Interinstitucional do PIBID/UNIUBE. 2013. (Outro).

10.
CORREIA, C. S.. III Semana científica da Faculdade de Talentos Humanos. 2007. (Outro).

11.
CORREIA, C. S.. IV Fórum de profissões da Facthus. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriana Argolo de Jesus. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM DESAFIO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberaba. Orientador: Cinayana Silva Correia.

2.
Aline Teixeira Alves. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP) NA GESTÃO ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberaba. Orientador: Cinayana Silva Correia.

3.
Ana Lucia Lima Reis. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberaba. Orientador: Cinayana Silva Correia.

4.
Maria da Penha Gomes dos Santos. INCLUSÃO SOCIAL: COMO TRABALHAR COM AS DIFICULDADES DAS CRIANÇAS UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberaba. Orientador: Cinayana Silva Correia.

Orientações de outra natureza
1.
Marlise Duarte de Pádua. APRENDENDO BRINCANDO: O LÚDICO E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Uberaba. Orientador: Cinayana Silva Correia.

2.
Tânia Aparecida de Souza. REFLEXOS DO REGIME MILITAR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Uberaba. Orientador: Cinayana Silva Correia.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CORREIA, C. S.; BATISTA, G. A. ; CRUZ, M. A. O. ; CARVALHO, L. B. O. B. . Minicurso: Políticas Públicas de Formação de Professores da Educação Básica: limites e possibilidades.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 20:15:20