Camila de Pieri Benedito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6114351330180363
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Doutoranda em Sociologia pelo PPGS/UFSCar com o projeto "Gênero e Religião no Santo Daime" financiado pela Capes, é membro do NEREP (Núclero de Estudos de Religião Economia e Política do PPGS/UFSCar) e do NEIP (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar (2013), com financiamento do CNPq durante a iniciação científica e da Capes durante o mestrado, atuou no projeto "Profissionalismo e gênero nas carreiras jurídicas". No segundo semestre de 2017 foi Visiting Scholar na University of Florida (EUA) como bolsista PDSE, junto ao Department of Religion. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila de Pieri Benedito
Nome em citações bibliográficas
BENEDITO, Camila de Pieri

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas.
Via Washington Luiz, Km 235
Monjolinho
13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em University of Florida (Orientador: Robin Michael Wright).
Título: Gênero e Religião no Santo Daime,
Orientador: André Ricardo de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sociologia da religião; Religiões ayahuasqueiras; Gênero; Santo Daime.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Profissionalismo, gênero e subjetividades na justiça paulista,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria da Gloria Bonelli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Carreiras Jurídicas; Gênero; Sociologia das Profissões.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das profissões.
2007 - 2011
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Profissionalismo e Gênero: A construção da identidade por operadoras e operadores do direito da Justiça Federal e do Ministério Público Federal em São Paulo.
Orientador: Maria da Glória Bonelli.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Procesos de cambio en las culturas jurídicas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Fragmentação nos escritos de W. Benjamin. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, IPEA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa III da DIEST
Outras informações
Atuando na pesquisa ?Dimensionamento da Força de trabalho e Interiorização do Ministério Público do Trabalho?, realiza pesquisa qualitativa de campo e elabora relatórios técnicos e artigos científicos.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Gênero e Religião no Santo Daime
Descrição: Circunscrito no universo das religiões ayahuasqueiras e sob a perspectiva teórica de gênero e religião, o projeto se propõe a investigar as experiências de gênero entre adeptas do Santo Daime em sua diáspora para além da Amazonia e do Brasil, tendo em vista a centralidade, tanto da devoção mariana enquanto cerne da essencialização de um feminino ideal e sagrado, como do uso ritual da ayahuasca. A escolha de uma comunidade daimista fora da Amazônia tem relevância sociológica por possibilitar a ampliação do conhecimento sobre o processo de conversão religiosa ao Santo Daime e também sobre a diversidade religiosa brasileira, ao dialogar com trabalhos que problematizaram a popularização do Santo Daime fora de seu contexto original. Como ferramenta metodológica, foi escolhida a pesquisa etnográfica, articulada a entrevistas semiestruturadas em profundidade com líderes e adeptos, além da leitura de textos litúrgicos daimistas e teológicos católicos tendo em vista a devoção mariana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2013
Profissionalismo e gênero nas carreiras jurídicas
Descrição: O projeto visa analisar o impacto das diferenças de gênero na profissionalização de juízes e juízas, advogados e advogadas, promotores públicos e promotoras, defensores públicos e defensoras. Vai articular o levantamento de dados quantitativos disponíveis para estas carreiras, além de realizar observação e entrevistas com homens e mulheres. Pretende não se restringir aos profissionais heterossexuais, incluindo no trabalho de campo qualitativo, experiências que contemplem outras sexualidades, de forma a problematizar as relações entre profissionalismo e gênero no mundo jurídico, o qual quer deter o direito de dizer o que é direito à sociedade, através da ordem legal.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2011 - 2012
Periódico: Revista Áskesis


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das profissões.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BENEDITO, Camila de Pieri2017BENEDITO, Camila de Pieri. Entre o sacramento e o narcótico: Analisando discursos de deslegitimação dos saberes da ayahuasca. LABIRINTO (UNIR), v. 26, p. 163-181, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BENEDITO, Camila de Pieri; PLACERES, G. (Org.) . Religiões em movimento: Transformações e tendências do cenário religioso brasileiro. 1. ed. São Carlos: Revista Áskesis, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
Bonelli, M. G. ; BENEDITO, Camila de Pieri . Globalizing Processes for São Paulo Attorneys: Gender Stratification in Law Firms and Law-Related Businesses. In: Cunha, Luciana; Gabbay, Daniela; Ghirardi, José; Trubek, David; Wilkins, David. (Org.). The Brazilian Legal Profession in the Age of Globalization. 1ed.: Cambridge University Press, 2018, v. , p. 159-180.

2.
Bonelli, M. G. ; BENEDITO, Camila de Pieri . Processos globalizantes na advocacia paulista: estratificação genderizada nas sociedades de advogados e nos negócios do Direito. In: BONELLI, Maria da Gloria; SIQUEIRA, Wellington Luiz. (Org.). Profissões Republicanas: Experiências brasileiras no profissionalismo. 1ed.São Carlos: EDUFSCar, 2016, v. 1, p. 83-106.

3.
BENEDITO, Camila de Pieri; GASTIAZORO, Maria Eugenia . As mulheres na magistratura: comparações entre Argentina e Brasil. In: Maria da Gloria Bonelli; Martha Diaz Villegas de Landa. (Org.). Sociologia e Mudança Social no Brasil e na Argentina. 1ed.São Carlos: Compacta Gráfica e Editora, 2013, v. 1, p. 1-339.

4.
Bonelli, M. G. ; BENEDITO, Camila de Pieri . Relações de gênero, diferença e limites do profissionalismo no Ministério Público Paulista e no Ministério Público Federal em São Paulo. In: Maria da Gloria Bonelli. (Org.). Profissionalismo, gênero e diferença nas carreiras jurídicas. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2013, v. 1, p. 67-98.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BENEDITO, Camila de Pieri. Construindo mulheres e profissionais: notas etnográficas da Justiça Estadual. In: IV Seminário Trabalho e Gênero, 2012, Goiânia. IV Seminário Trabalho e Gênero, 2012.

2.
Bonelli, M. G. ; BENEDITO, Camila de Pieri . Profissionalismo, corpos e subjetividades no Ministério Público. In: 36º Encontro Anual da ANPOCS, 2012, Águas de Lindóia. Anais do encontro (GTS, MRS E SPS), 2012.

3.
BENEDITO, Camila de Pieri. Profissionalismo e Gênero: A construção da identidade por operadoras e operadores da Justiça Federal e do Ministério Público Federal. In: II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Sociologia "Sociedade e Subjetividade: desafios sociológicos na contemporaneidade", 2011, São Carlos. II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Sociologia "Sociedade e Subjetividade: desafios sociológicos na contemporaneidade", 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BENEDITO, Camila de Pieri; Bonelli, M. G. . Profissionalismo e Gênero: A construção de identidade pelas operadoras do direito. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010.

2.
BENEDITO, Camila de Pieri; Bonelli, M. G. . Profissionalismo e Gênero: Operadores e Operadoras do Direito nas Carreiras do Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça Federal e Justiça do Trabalho. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2009, São Carlos. 8ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar, 2009.

3.
BENEDITO, Camila de Pieri. Operadores e Operadoras do Direito nas Carreiras do Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça Federal e Justiça do Trabalho. In: 36 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos/CERU, 2009, São Paulo. Anais do 36º CERU, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
BENEDITO, Camila de Pieri. A natureza como expressão do feminino em duas comunidades do Santo Daime: Notas comparativas Brasil/Estados Unidos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BENEDITO, Camila de Pieri. 'Maria que me ensina a ser mulher': Reflexões sobre conversão religiosa e expansão geográfica no Santo Daime através da chave de gênero. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BENEDITO, Camila de Pieri. Ser mulher e ser daimista: Questões para refletir gênero e religião no Santo Daime.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BENEDITO, Camila de Pieri. Construindo mulheres e profissionais: notas etnográficas da Justiça Estadual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Bonelli, M. G. ; BENEDITO, Camila de Pieri . Profissionalismo, corpos e subjetividades no Ministério Público. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BENEDITO, Camila de Pieri. Profissionalismo e Gênero: A construção da identidade por operadoras e operadores da Justiça Federal e do Ministério Público Federal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BENEDITO, Camila de Pieri; Bonelli, M. G. . Profissionalismo e gênero nas carreiras jurídicas: operadores e operadoras do Direito nas carreiras do Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça Federal e Justiça do Trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BENEDITO, Camila de Pieri; Bonelli, M. G. . Profissionalismo e Gênero: Operadores e Operadoras do Direito nas Carreiras do Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça Federal e Justiça do Trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BENEDITO, Camila de Pieri. Tempestade Dourada: o êxtase da Igreja de São Francisco, Salvador da Bahia, Brasil, 2017. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BENEDITO, Camila de Pieri. Parecer de artigo (002) enviado à Revista Florestan - Graduação em Ciências Sociais da UFSCar. 2018.

2.
BENEDITO, Camila de Pieri. Parecer de artigo (001) enviado à Revista Agenda Política (ISSN: 2318-8499), vinculada ao PPG-Pol/UFSCar). 2018.

3.
BENEDITO, Camila de Pieri. Parecer de artigo (001) enviado à Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós-Graduação da UFSCar. 2015.

4.
BENEDITO, Camila de Pieri. Parecer de artigo (001) enviado à Revista Florestan - Graduação em Ciências Sociais da UFSCar. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BENEDITO, Camila de Pieri. My Experience as a Brazilian at a Santo Daime Retreat in the United States. 2017. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BENEDITO, Camila de Pieri; TOFOLI, L. F. ; VALENCIO, L. F. . Ayahuasca, Gender and Sexuality. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BENEDITO, Camila de Pieri; TOFOLI, L. F. . Anthropological aspects of Ayahuasca I e II. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BENEDITO, Camila de Pieri; Bonelli, M. G. . Profissionalismo e Gênero: A construção de identidade pelas operadoras do direito. 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
BENEDITO, Camila de Pieri; Bonelli, M. G. . Profissionalismo e Gênero: Operadores e Operadoras do Direito nas Carreiras do Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça Federal e Justiça do Trabalho. 2009. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário Trabalho e Gênero. Construindo mulheres e profissionais: notas etnográficas da Justiça Estadual. 2012. (Congresso).

2.
II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Sociologia "Sociedade e Subjetividade: desafios sociológicos na contemporaneidade".Profissionalismo e Gênero: A construção da identidade por operadoras e operadores da Justiça Federal e do Ministério Público Federal. 2011. (Seminário).

3.
Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos. 2010. (Seminário).

4.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Profissionalismo e Gênero: A construção de identidade pelas operadoras do direito. 2010. (Congresso).

5.
"Ciências Humanas: pesquisa ou conversa mole?" Gabriel Cohn. 2009. (Seminário).

6.
36 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos.Profisssionalismo e Gênero: Operadores e Operadoras do Direito nas Carreiras do Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça Federal e Justiça do Trabalho. 2009. (Encontro).

7.
XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Profissionalismo e Gênero: Operadores e Operadoras do Direito nas Carreiras do Ministério Público, Justiça Federal e Justiça do Trabalho. 2009. (Congresso).

8.
5ª Semana de Ciências Sociais e Estudos Marxistas. 2007. (Outra).

9.
I Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BENEDITO, Camila de Pieri. III Seminário do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
BENEDITO, Camila de Pieri. My Experience as a Brazilian at a Santo Daime Retreat in the United States. 2017. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:51:54