Karliane Medeiros Ovidio Vale

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  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Possui graduação no curso de tecnologia em processamento de dados pela Universidade Potiguar (1999), especialização em tecnologia e desenvolvimento de sistemas orientado a objeto para web pela Universidade Potiguar (2005), mestrado em sistemas e computação pelo departamento de informática e matemática aplicada da UFRN na área de teoria e inteligência computacional (2009), cursando doutorado em sistemas e computação pelo departamento de informática e matemática aplicada da UFRN na área de teoria e inteligência computacional (inicio em 2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de sistemas. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio Grande do norte, onde participa de pesquisas junto ao laboratório de inteligência computacional aplicada à negócios. Experiência como coordenadora do curso técnico do metrópole digital pólo Caicó (2012-2015). Experiência como docente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido no Campus Angicos (2010-2012) e na Universidade Federal do RN pelo Departamento de Informática e Matemática Aplicada (2010). Bem como, na Faculdade Católica Santa Teresinha (2005-2010), nos cursos de administração com habilitação em sistemas de informação, administração e turismo. Experiência como professora de informática básica para crianças, jovens e adultos e informática para concursos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karliane Medeiros Ovidio Vale
Nome em citações bibliográficas
Karliane M. O. Vale;Karliane M.O. Vale;K M O Vale;Karliane M O Vale;Karliane MO Vale;Vale, Karliane M.O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó.
Campus UFRN - Rua Joaquim Gregório, s/n
Penedo
59300000 - Caicó, RN - Brasil
URL da Homepage: www.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Orientador: Anne Magály de Paula Canuto.
Coorientador: Araken de Medeiros Santos.
Palavras-chave: inteligência artificial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2007 - 2009
Mestrado em Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Uma análise de métodos de distribuição de atributos para construção de comitês de classificadores,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Anne Magaly de Paula Canuto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: inteligência artificial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2004 - 2005
Especialização em Tecnologia e desenvolvimento de soft OO para web. (Carga Horária: 380h).
Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Título: Implementado comunicação segura entre sistemas via web.
Orientador: Osmar Fernandes Júnior.
1994 - 1999
Graduação em processamento de dados.
Universidade Potiguar, UnP, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso de atualização pedagógica do PAP. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
ASP.Net. (Carga horária: 20h).
Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.
2006 - 2006
Flash Avançado. (Carga horária: 18h).
SIC Informática, SIC, Brasil.
2006 - 2006
Flash básico. (Carga horária: 18h).
SIC Informática, SIC, Brasil.
2003 - 2003
Introdução administração de Redes Básicas em Linux. (Carga horária: 42h).
Autônomos Soluções Linux, ASL, Brasil.
2000 - 2000
treinamento para as Eeições. (Carga horária: 20h).
Procomp, PROCOMP, Brasil.
2000 - 2000
Montagem e Manutenção de Microcomputadores. (Carga horária: 40h).
SENAC/RN, SENAC, Brasil.
1997 - 1997
Princípios Técnicos de Func. de Microcomputadores. (Carga horária: 40h).
PC-MAC Informática, PC-MAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2011 - 12/2011
Ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a computação e aos sistemas de informação
09/2011 - 12/2011
Ensino, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática aplicada
01/2011 - 02/2011
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem de programação I
10/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem de programação II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a computação e sistemas de informação
08/2010 - 12/2010
Ensino, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática aplicada

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista de mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .

Linhas de pesquisa
Engenharia de software
07/2013 - Atual
Ensino, Bacharelado em sistemas de informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de software e Gestão de projetos de software
12/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .

Cargo ou função
Membro suplente do conselho de centro - CONSEC.
08/2012 - Atual
Direção e administração, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .

Cargo ou função
Coordenador do curso técnico do instituto metrópole digital no pólo Caicó.
08/2012 - Atual
Extensão universitária , Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso técnico do instituto metrópole digital pólo Caicó.
07/2012 - 12/2012
Ensino, Bacharelado em sistemas de informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de projetos de software
Programação visual
02/2012 - 06/2012
Ensino, Bacharelado em sistemas de informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interação humano-computador
Organização, sistemas e métodos
Gestão de projeto de software
02/2010 - 07/2010
Ensino, Disciplinas de diversos curso, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e programação de computadores
Introdução a informática
08/2009 - 12/2009
Ensino, Disciplinas de diversos curso, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Softwares aplicativos
Introdução a informática
02/2007 - 08/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .

Linhas de pesquisa
Inteligência computacional

Faculdade Católica Santa Teresinha, FCST, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor na área de informática, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor na área de Informática, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Laboratório de Informática, Introdução a Banco de Dados, Administração de Sistemas de Informação, Análise de negócios da informação, Sistemas de Informação, Planejamento de sistemas de informação.

Atividades

07/2009 - 12/2009
Ensino, Administração com habilitação em SI, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos avançados em sistemas de bancos de dados
Laboratório de informática
02/2008 - 07/2008
Ensino, Administração com habilitação em SI, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de informação I
Análise de negócios da informação
Administração de sistemas de informação
Laboratório de informática
08/2007 - 12/2007
Ensino, Administração com habilitação em SI, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de sistemas de informação
Laboratório de informática
02/2007 - 07/2007
Ensino, Administração com habilitação em SI, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de informática
07/2006 - 12/2006
Ensino, Administração com habilitação em SI, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a banco de dados
Laboratório de informática
02/2005 - 07/2006
Ensino, Administração com habilitação em SI, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de informática

Secretaria Estadual de Tributação, SET/RN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Outro (prestador de serviço), Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 40
Outras informações
Serviço prestado através de contrato de trabalho.


IVIA Serviços de Informática, IVIA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 30
Outras informações
A IVIA é uma empresa pestadora de serviços, pela qual fui contratada para prestar serviços na Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte após vencimento do contrato de trabalho. Essa contratação permitiu a continuidade do trabalho iniciado em 2006.


Objeto Relacional Sistemas, OR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Outro (Prestador de Serviços), Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40


Dominus Cursos e Eventos, DOMINUS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Outro (Prestador de serviços), Enquadramento Funcional: Professor de informática para concursos, Carga horária: 10


Ideal Informática, IDEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Outro (Instrutor), Enquadramento Funcional: Instrutor e Sócio Proprietário, Carga horária: 40


Futurekids, FK, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Facilitadora, Carga horária: 30
Outras informações
Nesta empresa ministrei aulas de informática para crianças na sede da empresa e também nas escolas que terceirizavam esse tipo de serviço.


Instituto Pio XII, PIO XII, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 10
Outras informações
Trabalho voluntário realizado junto a Paróquia de Santo Afonso - Natal/RN.



Linhas de pesquisa


1.
Engenharia de software
2.
Inteligência computacional


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Uma plataforma baseada em comitês de classificadores para auxiliar na identificação de dificuldades de aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental
Descrição: Os transtornos de aprendizagem são descritos como uma dificuldade específica no desempenho de atividades como leitura, escrita, realização de cálculos matemáticos, dentre outras, identificada em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual. Entre os diversos transtornos de aprendizagem relatados na literatura, destacam-se como objeto de estudo deste trabalho a dislexia (dificuldades especificas de leitura e escrita), a discalculia (desordem neurológica que afeta especificamente a habilidade do indivíduo em compreender e manipular números e do raciocínio lógico matemático) e a dislalia (distúrbio de fala que se caracteriza pela dificuldade em expressar as palavras e pela má pronunciação). A inteligência artificial (IA) é definida como a ciência que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. O principal objetivo da IA é capacitar o computador a executar funções que são desempenhadas pelo ser humano usando conhecimento e raciocínio. Aprendizado de máquina é a subárea da IA relacionada ao projeto e desenvolvimento de algoritmos e técnicas capazes de permitir o aprendizado computacional. Dentro do contexto de aprendizado, um sistema de classificação (classificador) é uma técnica que formula uma hipótese com base numa amostra de dados. Existe, na literatura, a percepção que nenhum classificador pode ser considerado totalmente satisfatório para uma tarefa particular, e, por esta razão, a ideia de combinar diferentes métodos para melhorar o desempenho tem surgido como potencial muito promissor. Combinar classificadores explora a ideia de que diferentes classificadores podem oferecer informações complementares sobre padrões a serem classificados, melhorando a efetividade do processo de reconhecimento como um todo. Apesar dos benefícios na identificação precoce de transtornos de aprendizagem em crianças, o seu comportamento sintomático pode confundir o diagnóstico. Por exemplo, a maioria das crianças com déficit de atenção/hiperatividade apresenta dificuldades escolares, podendo haver a concomitância dessas alterações com a dislexia, o que ocasiona dificuldades em identificar distúrbios de aprendizagem, especialmente em alunos da educação infantil e ensino fundamental. Diversos trabalhos na literatura já foram desenvolvidos envolvendo a área de inteligência artificial e o pré-diagnóstico de transtornos de aprendizagem. No entanto, observa-se que os referidos trabalhos, em sua maioria, tem como foco apenas um tipo de transtorno e/ou uma aplicação específica. Diferente dos anteriores, o presente trabalho sugere uma plataforma genérica para o suporte ao desenvolvimento de ferramentas que poderão auxiliar na identificação de diferentes tipos de transtornos de aprendizagem. A plataforma proposta neste projeto utilizará jogos digitais como forma de facilitar a coleta de dados e comitês de classificadores para que o resultado da avaliação seja mais confiável do que o uso de classificadores individuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Karliane Medeiros Ovidio Vale - Integrante / Flavius da Luz e Gorgonio - Coordenador / AISLÂNIA ALVES DE ARAÚJO - Integrante / ALEXANDRE MELO QUEIROGA - Integrante.
2014 - 2016
Análise de Métricas e Ferramentas para a Compreensão de Software
Descrição: A necessidade de evolução do software está presente no dia a dia do desenvolvimento e isso, faz com que os desenvolvedores tenham que estarem atentos para as possíveis violações de design do software. Isso se deve ao aumento da complexidade impactando na compreensão do código fonte. A utilização de ferramentas e métricas para compreensão de software pode auxiliar na identificação de problemas na evolução do software e facilitar sua manutenção. O uso de métricas e ferramentas que auxiliem na compreensão do software, seja em relação à conformidade da sua arquitetura ou em relação à complexidade das implementações no código fonte, pode contribuir para uma melhor compreensão do software e para facilitar a evolução do software. A melhoria de técnicas e ferramentas ligadas a compreensão de software focadas nos desenvolvedores pode contribuir diretamente com o processo de desenvolvimento e com a qualidade final do software. Este projeto pretende identificar e analisar ferramentas e técnicas de compreensão de software que possam auxiliar os desenvolvedores e analistas no entendimento da complexidade dos códigos fontes e na verificação de conformidade arquitetural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Avaliação de metodologias para desenvolvimento de software adequadas para utilização em empresas de inovação tecnológica (startups).
Descrição: O nascimento de empresas startup é cada dia mais comum entre os egressos de cursos de computação e informática, porém metodologias de desenvolvimento de software específicas para esse tipo de empresa ainda não estão consolidadas. Entretanto, alguns estudos já questionam se as metodologias ágeis são as mais adequadas para empresas desta natureza [YAU & MURPHY, 2013]. Assim, a partir das pesquisas que serão realizadas, o presente projeto almeja contribuir com a área de engenharia de software avaliando metodologias ágeis já existentes, dentre elas: scrum e YP [TALLINN et al, 2013; NUEVO et al, 2011] e propondo uma nova metodologia de desenvolvimento de software que combine as melhores práticas de cada uma e seja específica para empresas startup para desenvolvimento de software. Como produto final, espera-se obter uma metodologia que seja ágil, adequada a pequenas equipes e de simples utilização, de forma que seja possível agilizar o desenvolvimento de software, sem comprometer a sua qualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Karliane Medeiros Ovidio Vale - Coordenador / Flavius da Luz e Gorgonio - Integrante / Fabrício Vale de Azevedo Guerra - Integrante / Taciano de Morais Silva - Integrante / Gilson Gomes da Silva - Integrante / Narallynne Maciel de Araújo - Integrante / George Daniel da Silva Souza - Integrante / AISLÂNIA ALVES DE ARAÚJO - Integrante / JUAN MOJICA GARCIA ARAÚJO DE OLIVEIRA - Integrante / MARCELO AUGUSTO DA SILVA COSTA - Integrante.
2014 - 2014
Uma proposta de metodologia de desenvolvimento de software para empresas de inovação tecnológica (startups).
Descrição: Objetivo Geral: Avaliar a aplicabilidade das metodologias de desenvolvimento de software estudadas nas disciplinas da área de Engenharia de Software, tanto em ambiente acadêmico (na Universidade) quanto em ambiente profissional (junto à empresas de desenvolvimento de software da região do Seridó Potiguar) para propor uma metodologia específica à aplicação em empresas startup. Objetivos Específicos: 1 - Investigar quais metodologias de desenvolvimento de software são mais adequadas para utilização no meio acadêmico, usando as disciplinas do curso de Sistemas de Informação da UFRN como objeto de estudo; 2 - Investigar quais metodologias de desenvolvimento de software são mais adequadas para utilização no mercado de trabalho, usando as empresas de inovação tecnológica do Seridó Potiguar como objeto de estudo; 3 - Propor uma metodologia mista que combine as melhores práticas identificadas no meio acadêmico e no profissional e que seja voltada para o mercado de startups. 4 - Avaliar o impacto de utilização dessa metodologia na agilidade e qualidade do desenvolvimento do software em projetos do curso de Sistemas de Informação da UFRN..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Um Algoritmo Inteligente para a Formação de Equipes de Avaliadores para o Ministério de Educação no âmbito do Pronatec/Bolsa-Formação.
Descrição: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Desde então, o Governo Federal, através da coordenação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), vem realizando um série de ações de monitoramento e avaliação das ações das unidades de ensino que ofertam cursos do programa Pronatec, com a finalidade de avaliar as condições de oferta dos cursos financiados pelo programa. Para isto, a SETEC conta com a colaboração de docentes servidores públicos federais, estaduais e de docentes da iniciativa privada (SENAI, SENAC, SENAR) de várias partes do país. O monitoramento é realizado através de avaliações in loco das unidades de ensino que integram o programa Pronatec. Cada equipe é composta por dois docentes e a escolha, tanto das equipes quanto dos locais a serem avaliados, está sujeita a um conjunto de restrições que permitam garantir a usura do processo. O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um algoritmo para gerar automaticamente um calendário de avaliações para o Pronatec, atividade que atualmente é realizada de forma manual, a partir da escolha de equipes e locais de avaliação de forma otimizada, reduzindo custos com diárias e/ou passagens e agilizando o processo de avaliação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Karliane Medeiros Ovidio Vale - Coordenador / Flavius da Luz e Gorgonio - Integrante / Fabrício Vale de Azevedo Guerra - Integrante / TACIANO DE MORAIS SILVA - Integrante / JOSÉ RUMMENIGGE PEREIRA MAIA - Integrante / WALBER JOSE ADRIANO SILVA - Integrante.
2013 - 2014
Uma Estratégia Baseada em Algoritmos Genéticos para Formação de Equipes Heterogêneas
Descrição: O trabalho em equipe é uma prática comumente adotada na realização de diversas tarefas, sejam estas simples ou complexas. Perrenoud (1999) defende que trabalhar em equipe é uma questão de competências e pressupõe igualmente a convicção de que a cooperação é um valor profissional. O trabalho em equipe pode ser justificado a partir de três motivos principais: i) o trabalho colaborativo permite dividir tarefas que podem ser realizadas simultaneamente entre os membros da equipe, possibilitando a conclusão da atividade em um tempo mais curto; ii) existem atividades que não são possíveis de ser realizadas individualmente, por necessitarem de competências múltiplas; iii) o trabalho em equipe permite a troca de experiências entre os membros do grupo, favorecendo o aprendizado mútuo. Os dois primeiros motivos justificam a utilização do trabalho em equipe no setor comercial, enquanto que o último motivo justifica o seu uso no meio acadêmico. De fato, o principal motivo para a realização de trabalhos em equipe no meio acadêmico é permitir a troca de conhecimentos entre os seus membros, possibilitando que conhecimentos pré-existentes ou adquiridos ao longo do processo de aprendizagem por cada indivíduo sejam compartilhados pelos demais. Embora no setor comercial a formação de equipes seja guiada pela produtividade, onde equipes mais eficientes são aquelas que produzem resultados mais rápidos, no meio acadêmico o principal objetivo é o aprendizado mútuo e o compartilhamento de conhecimentos, mesmo que o resultado final seja obtido em um período de tempo mais longo. Assim, diversos pesquisadores defendem que quanto mais heterogêneas forem as equipes em um processo de aprendizado, mais haverá troca de conhecimento entre seus membros, favorecendo o aprendizado mútuo (Zabala, 1998; Gillies, 2007; Millis & Rhem, 2010). Dentro desse contexto, surge um problema: como formar equipes heterogêneas, onde os membros possam compartilhar seus conhecimentos individuais entre si e favorecer o aprendizado mútuo? Diante disso, esse projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de um algoritmo baseado em técnicas de algoritmos genéticos, capaz de gerar equipes heterogêneas, a fim de proporcionar a troca de conhecimento e o aprendizado mútuo na realização de uma determinada atividade acadêmica, por parte dos membros da equipe..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Desenvolvimento de uma ferramenta para mineração de dados em mídias sociais
Descrição: O presente projeto de pesquisa apresenta uma abordagem que busca aumentar a confiabilidade do conteúdo publicado na mídia social Twitter, oferecendo mecanismos que ajudem a identificar notícias falsas e boatos publicadas nessa mídia, contribuindo assim, para reduzir o lixo eletrônico que circula pela rede..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Karliane Medeiros Ovidio Vale - Integrante / Flavius da Luz e Gorgonio - Coordenador / Fabrício Vale de Azevedo Guerra - Integrante / Taciano de Morais Silva - Integrante / Gilson Gomes da Silva - Integrante / Ricardo Santos de Oliveira - Integrante.
2011 - 2013
Classificação hierárquica multirrótulo semissupervisionada
Descrição: A classificação de dados é uma tarefa com alta aplicabilidade em uma grande quantidade de domínios. Na literatura, pode ser encontrada uma grande quantidade de métodos consolidados para tratar problemas de classificação. No entanto, a maioria desses métodos de classificação, ditos tradicionais ou unirrótulo, consideram que para cada exemplo é atribuído um único rótulo. Além disso, nenhuma relação hierárquica entre as classes possíveis é considerada. Contudo, nos últimos anos vem sendo identificada uma série de tarefas de classificação nas quais os exemplos podem ser rotulados a mais de uma classe simultaneamente (classificação multirrótulo). Adicionalmente, tais classes podem estar hierarquicamente organizadas (classificação hierárquica e classificação hierárquica multirrótulo). Por outro lado, tem-se estudado também uma nova categoria de aprendizado, chamada de aprendizado semissupervisionado, que combina dados rotulados (aprendizado supervisionado) e dados não-rotulados (aprendizado não-supervisionado), durante a fase de treinamento, reduzindo, assim, a necessidade de uma grande quantidade de dados rotulados quando somente um pequeno conjunto de exemplos rotulados está disponível. Desse modo, uma vez que tanto as técnicas de classificação hierárquica, multirrótulo e hierárquica multirrótulo quanto o aprendizado semissupervisionado vem apresentando resultados favoráveis à sua utilização, este projeto se propõe a realizar um estudo acerca da aplicação de aprendizado semissupervisionado em tarefas de classificação hierárquica multirrótulo, de modo a se aproveitar eficientemente as principais vantagens das duas áreas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Karliane Medeiros Ovidio Vale - Integrante / Araken Medeiros Santos - Coordenador / Daniel Sabino - Integrante / Anderson Paiva Cruz - Integrante / Valdigleis da Silva Costa - Integrante / Antônio Gledson da Silva - Integrante / Jéssica Layanne de Medeiros Santos - Integrante.
2007 - 2009
UMA ANÁLISE DE MÉTODOS DE DISTRIBUIÇÃO DE ATRIBUTOS EM COMITÊS DE CLASSIFICADORES
Descrição: Processo: 557022/2008-8.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Karliane Medeiros Ovidio Vale - Integrante / Anne Magaly - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2015 - 2016
Empreende Seridó: projeto de criação e implantação de uma aceleradora de startups no Seridó Potiguar
Descrição: O surgimento dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e de Ciências Contábeis oferecidos no CERES Caicó, do curso técnico em Tecnologia da Informação oferecido pelo Instituto Metrópole Digital em Caicó, o curso de Bacharelado em Administração oferecido pelo CERES Currais Novos, além dos cursos técnicos nas áreas de Eletrotécnica e Informática oferecidos pelo IFRN em Caicó, Currais Novos e Parelhas, vem transformando a região potencialmente em um celeiro para o surgimento de empresas inovadoras na área tecnológica. O projeto apresentado a seguir propõe a criação e instalação de uma aceleradora de empresas de base tecnológica (startups), a priori denominada Empreende Seridó, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e inovação na região do Seridó Potiguar. A partir do incentivo ao surgimento de novas ofertas de produtos e serviços na área tecnológica, este projeto pretende contribuir para geração de empreendimentos inovadores na região do Seridó, impulsionando a economia local e impactando positivamente no desenvolvimento da região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Karliane Medeiros Ovidio Vale - Integrante / Flavius da Luz e Gorgonio - Integrante / Gilson Gomes da Silva - Integrante / ADRIANNE PAULA VIEIRA DE ANDRADE - Coordenador / SÓCRATES DANTAS LOPE - Integrante / THOMAS KEFAS DE SOUZA DANTAS - Integrante.
2015 - 2015
Divulgação do processo seletivo 2016 dos cursos técnicos do IMD
Descrição: Este projeto tem por alvo o curso Técnico em Tecnologia da Informação oferecido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN a alunos do ensino médio. Este curso, que na sua primeira oferta em 2010 foi formatado como um curso de formação, foi transformado em curso técnico de nível médio na oferta da sua segunda turma, em 2012. No seu formato atual, o curso é semipresencial e inclui quatro habilitações diferentes: Informática para Internet, Redes de Computadores, Eletrônica e Automação Industrial. O formato semipresencial, baseado em ferramentas de Ensino a Distância, possibilitou uma ampla oferta, com interiorização (polos em Natal, Caicó, Mossoró e Angicos) e uma forte ação de inclusão social e digital (70% das vagas reservadas para alunos de escolas públicas). Entre agosto e setembro de 2015 serão realizadas as inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico para a sua sexta turma, a qual iniciará as suas atividades em 2016. Ao todo serão oferecidas 1680 vagas distribuídas nos vários pólos. Devido ao grande alcance social do curso técnico, é importante que seja feita uma ampla divulgação nas regiões abrangidas pelos polos do IMD, principalmente em escolas públicas, de onde são oriundos a maioria dos alunos a serem matriculados. Dentro deste contexto, este projeto acadêmico visa dar apoio à divulgação do processo seletivo 2015 para o Curso Técnico do IMD. O projeto pretende estabelecer as seguintes ações: a) Seleção de alunos do curso técnico para atuarem como agentes de divulgação do processo seletivo junto às escolas públicas, b) elaboração de material de divulgação, c) planejamento do processo de divulgação e treinamento de equipes responsáveis por esse processo, d) Execução de visitas para divulgação do processo seletivo junto às escolas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Karliane Medeiros Ovidio Vale - Coordenador / Flavius da Luz e Gorgonio - Integrante / AISLÂNIA ALVES DE ARAÚJO - Integrante.
2014 - 2015
Uma Ferramenta Computacional de Apoio à Formação de Equipes de Avaliadores para o Ministério de Educação no âmbito do Pronatec/Bolsa-Formação
Descrição: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Desde então, o Governo Federal, através da coordenação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), vem realizando um série de ações de monitoramento e avaliação das ações das unidades de ensino que ofertam cursos do programa Pronatec, com a finalidade de analisar as condições de oferta dos cursos financiados pelo programa. Para isto, a SETEC conta com a colaboração de docentes servidores públicos federais, estaduais e de docentes da iniciativa privada (SENAI, SENAC, SENAR) de várias partes do país. O monitoramento é realizado através de avaliações in loco das unidades de ensino que integram o programa Pronatec. Cada equipe é composta por dois docentes e a escolha, tanto das equipes quanto dos locais a serem avaliados, está sujeita a um conjunto de restrições que permitam garantir a usura do processo. O objetivo deste projeto de ações integradas é investigar a utilização de técnicas da Inteligência Computacional no desenvolvimento de um algoritmo inteligente que possibilite gerar automaticamente um calendário de avaliações para o Pronatec (atividade atualmente realizada de forma manual), a partir da escolha de equipes e locais de avaliação de forma otimizada, reduzindo custos com diárias e/ou passagens e agilizando o processo de avaliação. No âmbito do ensino, o projeto promoveu, durante o ano de 2014, a oferta de duas disciplinas optativas para os alunos do curso de Sistemas de Informação da UFRN (Mineração de Dados, no semestre 2014.1 e Algoritmos Genéticos, no semestre 2014.2), cujo conteúdo foi focado na área de Inteligência Computacional objetivou atrair alunos para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão nesta área, a serem orientados pelos coordenadores do projeto. Em paralelo, conduziu-se um projeto de pesquisa com o objetivo de desenvolver um algoritmo eficiente para seleção dos avaliadores do Pronatec. Além disso, projetos que possuem aplicabilidade prática na solução de problemas reais despertam o interesse dos alunos pela pesquisa, contribuindo para a consolidação dessa área de pesquisa no LABICAN (Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada a Negócios), incentivando a investigação e a produção de publicações científica nessa área. Por fim, a parceria com o Ministério da Educação, através do envolvimento e participação conjunta de membros da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, contribui significativamente no estreitamento dos laços entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Governo Federal. O produto final deste projeto - um software para uso governamental - uma vez levado ao conhecimento público, tornar-se-á um importante veículo de divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidas no âmbito da UFRN, mais particularmente, no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Karliane Medeiros Ovidio Vale - Integrante / Flavius da Luz e Gorgonio - Coordenador / AISLÂNIA ALVES DE ARAÚJO - Integrante / AMARLDO JEIELE FERREIRA DE LUCENA - Integrante / SAMIA LORENA OLIVEIRA MEDEIROS - Integrante / JOSÉ RUMMENIGGE PEREIRA MAIA - Integrante / ERICA DE LIMA GALLINDO - Integrante / RICARDO SANTOS DE OLIVEIRA - Integrante / MARIA WESLANE DE SOUSA ALMEIDA - Integrante / PABLO FERNANDO LOPES COSTA - Integrante.
2012 - 2015
ADOTE UMA EMPRESA NA WEB: Uma Proposta de Incentivo ao Desenvolvimento Tecnológico das Empresas do Seridó Potiguar
Descrição: O projeto visa desenvolver soluções baseadas em software livre, que permitam a produção de sites web de baixo custo para empresas regionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Karliane Medeiros Ovidio Vale - Integrante / Flavius da Luz e Gorgonio - Coordenador.


Outros Projetos


2014 - Atual
Engenharia de Software na Prática: uma proposta de aproximação do ensino de Engenharia de Software às necessidades do mercado em empresas de inovação tecnológica (starups)
Descrição: As disciplinas da área de Engenharia de Software fazem parte das estruturas curriculares de praticamente todos os cursos da área de Computação e Informática. Tais disciplinas proporcionam aos alunos o aprendizado de metodologias de desenvolvimento de software. Entretanto, a experiência com o ensino dessas disciplinas mostra que os alunos, em geral, não se sentem atraídos por elas, por considerarem-nas muito teóricas (Dolci, 2011). Assim, os professores costumam incluir em seus planos de curso um conjunto de atividades práticas para tentar motivar seus alunos no desenvolvimento de suas atividades. Tal fato é ainda mais presente nos cursos de Sistemas de Informação, onde a abordagem adotada nas disciplinas normalmente costuma ser mais prática que nos demais cursos da área, pois boa parte dos alunos enxerga o mercado de desenvolvimento de software como um objetivo a ser atingido após a conclusão do seu curso, seja empreendendo o seu próprio negócio, seja desempenhando a função de analista de sistemas junto a uma empresa de desenvolvimento de sistemas (software-house) já existente no mercado. Diante do exposto, o presente projeto visa proporcionar aos alunos destas disciplinas uma maior experimentação prática que os permita concluir seu curso com experiência suficiente para o desempenho de suas atividades profissionais, seja no mercado de trabalho ou na sua própria empresa. Tal experimentação se dará através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares e transdisciplinares, onde alunos de diferentes níveis e disciplinas poderão cooperar juntos na análise, desenvolvimento e implantação de produtos de software, tanto voltados à solução de problemas da própria UFRN, quanto do mercado local/regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Karliane Medeiros Ovidio Vale - Coordenador / Flavius da Luz e Gorgonio - Integrante / AISLÂNIA ALVES DE ARAÚJO - Integrante / AMARLDO JEIELE FERREIRA DE LUCENA - Integrante / FABRICIO VALE DE AZEVEDO GUERRA - Integrante / TACIANO DE MORAIS SILVA - Integrante / NATHALIE RAMOS DE AZEVEDO - Integrante / IGO BRAITNE BARBOSA MARQUES - Integrante / SAMIA LORENA OLIVEIRA MEDEIROS - Integrante / ALISSON DE ARAÚJO GARCIA - Integrante / JEFERSON PASCOAL DE MORAIS - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2015
2015 - 2015
Periódico: Escola Potiguar de Computação e suas Aplicaçoes 2015
2017 - 2017
Periódico: APPLIED SOFT COMPUTING


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Informática aplicada à administração de empresas.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Aprovação em concurso público - 2º lugar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2009
Aprovação em concurso público - 2º lugar, Universidade Federal Rural do Semi-árido.
2009
Aprovação em concurso público para professor substituto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Canuto, Anne M.P.2012Canuto, Anne M.P. ; Canuto, Anne M. P. ; Vale, Karliane M.O. ; Feitos, Antonino ; Signoretti, Alberto ; Feitos, Antonino ; Signoretti, Alberto ; Vale, Karliane M.O. . ReinSel: A class-based mechanism for feature selection in ensemble of classifiers. Applied Soft Computing (Print), v. 1, p. 1-1, 2012.

2.
Karliane M O Vale2011Karliane M O Vale; Anne M. P. Canuto ; Antonino Alves Feitosa Neto . A Reinforcement-based Mechanism to Select Features for Classifiers in Ensemble Systems. International Journal of Computer Information Systems and Industrial Management Applications, v. 3, p. 324-335, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Vale, Karliane M.O.; Canuto, Anne M. P. ; Araken Medeiros Santos ; GORGONIO, F. L. E. ; TAVARES, A. M. ; GORGONIO, A. C. ; ALVES, C. T. . Automatic Adjustment of Confidence Values in Self-training Semi-supervised Method. In: International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN 2018), 2018, Rio de Janeiro. Proceedings of International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN 2018), 2018.

2.
GORGONIO, A. C. ; ALVES, C. T. ; LUCENA, A. J. F. ; GORGONIO, F. L. E. ; Vale, Karliane M.O. ; Canuto, Anne M. P. . Análise da Variação do Limiar para o Algoritmo de Aprendizado Semissupervisionado FlexCon-C. In: XV Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), 2018, São Paulo. proceedings of ENIAC2018, 2018.

3.
GORGONIO, F. L. E. ; SILVA, Y. K. N. ; Vale, Karliane M.O. . Grouping Students for Cooperative and Collaborative Learning: Challenges and Trends in Virtual Learning Environments. In: I IEEE World Engineering Education Conference - EDUNINE'2017, 2017, Santos/SP. Book of Abstracts - I IEEE World Engineering Education Conference. Santos: EDUNINE´2017: Science and Education Research Council - COPEC, 2017. v. 1. p. 33-34.

4.
Souza, George Daniel da Silva ; ARAUJO, N. M. ; Vale, Karliane M.O. ; GORGONIO, F. L. E. . Metodologia Ágil para Desenvolvimento Acadêmico: MADA. In: INFOBRASIL 2015, 2015, Fortaleza. INFOBRASIL 2015, 2015.

5.
Karliane M. O. Vale; Anne M. P. Canuto ; Antonino Alves Feitosa Neto ; Filipe G. Dias . Static and Dynamic Weights in Ensemble Systems that Use Class-based Feature Selection Methods in the Choice of the Attributes. In: Simpósio Brasileiro de Redes Neurais, 2010, São Paulo. Simpósio Brasileiro de Redes Neurais, 2010.

6.
Karliane M. O. Vale; Anne M. P. Canuto ; Antonino Alves Feitosa Neto . Using a Reinforcement-Based Feature Selection Method in Classifiers Ensemble. In: 10 th International Conference on Hybrid Intelligent Systems, 2010, Atlanta. Proceedings of Hybrid Intelligent Systems, 2010.

7.
SANTANA, Laura A ; SILVA, L. M. M. ; Anne M. P. Canuto ; Karliane M. O. Vale ; PINTRO, F. . A Comparative Analysis of Genetic Algorithm and Ant Colony Optimization to Select Attributes for an Heterogeneous Ensemble of Classifiers. In: IEEE Congress on Evolutionary Computing (CEC), 2010, Barcelona. proceedings do CEC, 2010.

8.
Anne M. P. Canuto ; Karliane M. O. Vale ; Antonino Alves Feitosa Neto ; Araken Medeiros Santos . A Filter-Based Feature Selection Method Applied in Different Structures of Classifier Ensembles. In: Congresso Brasileiro de Redes Neurais, 2009, Ouro Preto. Anais do IX Congresso Brasileiro de Redes Neurais/Inteligência Computacional (CD-Rom), 2009.

9.
Karliane M. O. Vale; Anne M. P. Canuto ; Filipe G. Dias ; Marcílio C. P. Souto . A Class-Based Feature Selection Method for Ensemble Systems. In: Hybrid Intelligent Systems, 2008, Barcelona. IEEE Procedings for Hybrid Intelligent Systems, 2008. v. 2008. p. 596-601.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Souza, George Daniel da Silva ; NUNES, J. R. O. ; OLIVEIRA, J. M. G. A. ; Araújo, Narallynne Maciel ; GORGONIO, F. L. E. ; Vale, Karliane M.O. . Diretrizes para uma Metodologia de Desenvolvimento de Software Aplicada a Startups de Tecnologia da Informação. In: XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação - SBSI 2015 (II Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação), 2015, Goiânia. II Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação, 2015. v. 2. p. 33-36.

2.
Souza, George Daniel da Silva ; NUNES, J. R. O. ; OLIVEIRA, J. M. G. A. ; Araújo, Narallynne Maciel ; MEDEIROS, S. L. O. ; Vale, Karliane M.O. ; GORGONIO, F. L. E. . Utilização de Metodologias Ágeis Adequadas para Startups: um estudo de caso. In: VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015, Caicó. Revista do CERES, 2015. v. 1. p. 119-125.

3.
MOURA, J. S. ; Souza, George Daniel da Silva ; FERNANDES, O. E. M. ; GORGONIO, F. L. E. ; Vale, Karliane M.O. . Adote uma Empresa na Web: uma proposta de incentivo ao desenvolvimento tecnológico das empresas do Seridó Potiguar. In: VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015, Caicó. Anais do VI SEPE. Natal/RN: Editora da UFRN, 2015. v. 1.

4.
ARAUJO, N. M. ; K M O Vale ; GORGONIO, F. L. E. . Combinando Metodologias Ágeis para Execução de Projetos de Software Acadêmicos. In: Escola Regional de Sistemas de Informação do RJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais da I Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ 2014). Porto Alegre/RS: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2014. p. 9-12.

5.
Araújo, Narallynne Maciel ; Souza, George Daniel da Silva ; K M O Vale ; GORGONIO, F. L. E. . Combinando Metodologias Ágeis com Focos Distintos para Execução de Projetos de Software Acadêmicos. In: V Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, 2014, Santa Cruz/RN. Anais da V Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, F. R. S. ; GORGONIO, F. L. E. ; Vale, Karliane M.O. . A SURVEY OF ALGORITHM AND TECHNIQUES FOR SECURITY AND PRIVACY PRESERVING DATA. In: IV World Congress on Systems Engineering and Information Technology (WCSEIT 2017), 2017, Guimarães. Efficient Engineering of Complex Systems and Information Technology: a Symbiotic Relationship, 2017. v. 4.

2.
ALMEIDA, M. W. S. ; GORGONIO, F. L. E. ; Vale, Karliane M.O. . MONTAGEM DE HORÁRIOS UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS COMPARANDO SEU DESEMPENHO ATRAVÉS DO USO OU NÃO DO ELITISMO. In: 3ª Conferência Ibero Americana Computação Aplicada 2015, 2015, Florianópolis. Anais da 3ª Conferência Ibero Americana Computação Aplicada 2015, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
Vale, Karliane M.O.. Montagem de horários utilizando algorimos genéticos comparando seu desempenho através do uso ou não do elitismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MEDEIROS, S. L. O. ; MOURA, J. S. ; Vale, Karliane M.O. ; OLIVEIRA, J. M. G. A. . Uma aproximação do ensino da engenharia de software ao mercado de startups. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Vale, Karliane M.O.; Anne M. P. Canuto ; Antonino Alves Feitosa Neto ; Araken Medeiros Santos . A Filter-Based Feature Selection Method Applied in Different Structures of Classifier Ensembles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
Araken Medeiros Santos ; Anderson Paiva Cruz ; Daniel Sabino ; Vale, Karliane M.O. . Mulan: uma ferramenta para classificação multirrótulo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Karliane M. O. Vale. Sistemas de Informação nos negócios. 2008. (Palestra).

3.
Karliane M. O. Vale. Como utilizar o módulo ECF no SIGAT. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUEIROGA, A. M.; GORGONIO, F. L. E.; Karliane M.O. Vale; ARAUJO, A. A.; Silva, Gilson Gomes. Participação em banca de ALEXANDRE MELO QUEIROGA.Kmusic: um sistema de recomendacao para selecao musical em ambientes colaborativos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em sistemas de informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
K M O Vale; GORGONIO, F. L. E.; LUCENA, A. J. F.; ARAUJO, A. A.. Participação em banca de Narallynne Maciel de Araújo.MADA: UMA COMBINAÇÃO DE METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL COM FOCOS DISTINTOS PARA EXECUÇÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE ACADÊMICOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em sistemas de informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
Vale, Karliane M.O.; GORGONIO, F. L. E.. Participação em banca de Maria Weslane de Sousa Almeida.Utilização de algoritmos genéticos para montagem de horários acadêmicos com foco no corpo discente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em sistemas de informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
Érica Monique Oliveira Trindade; Karliane M. O. Vale. Participação em banca de Érica Monique Oliveira Trindade.Os reflexos da utilização de um sistema contábil integrado para o ECONAT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Gestão em Sistemas de Informação) - Faculdade Católica Santa Teresinha.

5.
SOUZA, G. R. D.; Karliane M. O. Vale. Participação em banca de Gilmara Ramonique Dias de Souza.Implantação de um sistema de informação gerencial na empresa Estofados Mariana. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Gestão em Sistemas de Informação) - Faculdade Católica Santa Teresinha.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MEDEIROS, J. P. S.; K M O Vale; Silva, Gilson Gomes; FERREIRA, A. M.. Comissão de processo seletivo simplificado para professor substituto da UFRN. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
Vale, Karliane M.O.; ANDRADE, A. P. V.; OLIVEIRA, K. T. M. V.. Banca de concurso para professor substituto da UFRN na área de banco de dados e engenharia de software. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
Vale, Karliane M.O.; ANDRADE, A. P. V.; MEDEIROS, J. P. S.. Banca de concurso para professor substituto da UFRN na área de análise de sistemas e tecnologia da informação. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
Silva, Gilson Gomes; Silva, Taciano de Morais; Vale, Karliane M.O.; Guerra, Fabrício Vale de Azevedo. Comissão do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da UFRN. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
Vale, Karliane M.O.; MEDEIROS, J. P. S.; SILVEIRA, M. M.; II, M. J. O. M.. Banca de concurso para professor substituto da UFRN na área de Administração e gestão de TI. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
Guerra, Fabrício Vale de Azevedo; Silva, Taciano de Morais; Vale, Karliane M.O.; GORGONIO, F. L. E.. Processo seletivo simplificado para professor substituto da UFRN. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
Vale, Karliane M.O.; Silva, Taciano de Morais; GUERRA, F. V. A.; GORGONIO, F. L. E.. Banca de concurso para professor substituto da UFRN na área de engenharia de software e análise de sistemas. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
Vale, Karliane M.O.; Silva, Gilson Gomes; MEDEIROS, J. P. S.; Souza, George Daniel da Silva; Silva, Walber José Adriano. Comissão para Criação do Curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
Karliane M. O. Vale; Marcos Vinícius Cândido Henriques; Vinícius Samuel Valério de Souza. Banca examinadora do concurso de monitoria da UFERSA. 2010. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Atividade de extensão introdução à gestão de projetos. 2015. (Outra).

2.
Mostra de profissões campus Currais Novos. Palestra sobre o curso de bacharelado em sistemas de informação e os cursos técnicos do metrópole digital. 2015. (Exposição).

3.
Mostra de profissões no ceres - palestras sobre os cursos de graduação da UFRN, IFRN E METRÓPOLE DIGITAL. Palestra sobre o curso de bacharelado em sistemas de informação e os cursos técnicos do metrópole digital. 2015. (Exposição).

4.
XII Seminário de Iniciação à Docência.Uma aproximação do ensino da engenharia de software ao mercado de startups. 2015. (Seminário).

5.
I Semana de Informática do Ceres.Palestra: metrópole digital. 2014. (Encontro).

6.
I Semana de Informática do Ceres.Palestra: metrópole digital. 2014. (Outra).

7.
Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações. 2011. (Outra).

8.
Simpósio Brasileiro de Redes Neurais. 2010. (Simpósio).

9.
Congresso Brasileiro de Redes Neurais. A FILTER-BASED FEATURE SELECTION METHOD APPLIED IN DIFFERENT STRUCTURES OF CLASSIFIER ENSEMBLES. 2009. (Congresso).

10.
I Seminário Seridoense de Gestão Empresarial.Como Conseguir Vantagem Competitiva Através da Tecnologia da Informação. 2009. (Seminário).

11.
III Encontro JavaRN. 2006. (Encontro).

12.
II Natal Java Day. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Vale, Karliane M.O.; GORGONIO, F. L. E. ; ARAUJO, A. A. ; QUEIROGA, A. M. . Seminário de Orientação para o Módulo Avançado (SOMA 2015). 2015. (Outro).

2.
Anne M. P. Canuto ; Araken Medeiros Santos ; Vale, Karliane M.O. ; ABREU, M. C. C. ; XAVIER JUNIOR, J. C. ; PROLO, C. A. . Brazilian Conference on Intelligent Systems(BRACIS)/Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC)/Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana (STIL). 2015. (Congresso).

3.
Vale, Karliane M.O.; GORGONIO, F. L. E. ; ARAUJO, A. A. ; QUEIROGA, A. M. . Seminário de Orientação para o Módulo Avançado (SOMA 2014). 2014. (Outro).

4.
Vale, Karliane M.O.; Anderson Paiva Cruz ; GORGONIO, F. L. E. . Ciclo de palestras - Inova Metrópole e Empresas Juniores. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SÂMIA LORENA OLIVEIRA MEDEIROS. ANÁLISE E AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA ÁGIL DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO (MADA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em sistemas de informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Karliane Medeiros Ovidio Vale.

2.
George Daniel da Silva Souza. Proposta de criação de uma metodologia de desenvolvimento de software para startups. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em sistemas de informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Karliane Medeiros Ovidio Vale.

3.
Narallynne Maciel de Araújo. MADA: UMA COMBINAÇÃO DE METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL COM FOCOS DISTINTOS PARA EXECUÇÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE ACADÊMICOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em sistemas de informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Karliane Medeiros Ovidio Vale.

4.
José Anchieta de Medeiros. Implantação e Administração de um Sistema de Informação na Lacol Lacticínios Caicó LTDA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Gestão em Sistemas de Informação) - Faculdade Católica Santa Teresinha. Orientador: Karliane Medeiros Ovidio Vale.

5.
Matheus Vinicius Santos Bezerra. Uma análise dos embates gerados com introdução de sistemas de informação no labotatório clean.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em administração com gestão da pequena e média empres) - Faculdade Católica Santa Teresinha. Orientador: Karliane Medeiros Ovidio Vale.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Karliane M O Vale2011Karliane M O Vale; Anne M. P. Canuto ; Antonino Alves Feitosa Neto . A Reinforcement-based Mechanism to Select Features for Classifiers in Ensemble Systems. International Journal of Computer Information Systems and Industrial Management Applications, v. 3, p. 324-335, 2011.

2.
Canuto, Anne M.P.2012Canuto, Anne M.P. ; Canuto, Anne M. P. ; Vale, Karliane M.O. ; Feitos, Antonino ; Signoretti, Alberto ; Feitos, Antonino ; Signoretti, Alberto ; Vale, Karliane M.O. . ReinSel: A class-based mechanism for feature selection in ensemble of classifiers. Applied Soft Computing (Print), v. 1, p. 1-1, 2012.


Cursos de curta duração ministrados
1.
Araken Medeiros Santos ; Anderson Paiva Cruz ; Daniel Sabino ; Vale, Karliane M.O. . Mulan: uma ferramenta para classificação multirrótulo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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