Keila Daiane Ferrari Orso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6532350161899040
  • Última atualização do currículo em 27/01/2018


Possui graduação em Letras-Inglês pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná - Unics (2007). Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Línguas pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - Facisa (2008). Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catrina (Unoesc). Professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Atua, no Ensino Superior, com as disciplinas de Inglês Instrumental, Comunicação e Expressão, Metodologia da Pesquisa e assessoramento para TCCs e monografias. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Processos Educativos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ensino/aprendizagem, humanização, crise na identidade docente, diversidade cultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Keila Daiane Ferrari Orso
Nome em citações bibliográficas
ORSO, K. D. F.;Orso, Keila

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Marista São Francisco.
Rua Marechal Floriano Peixoto - L - até 619/620
Centro
89801500 - Chapecó, SC - Brasil
Telefone: (049) 33223332
Ramal: 00000


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Título: Formação de Professores: Reflexões Sobre Humanização em Contextos de Contemporaneidade.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Dr. Roque Strieder.
2007 - 2008
Especialização em Metodologia do Ensino de Línguas: Português/Inglês. (Carga Horária: 90h).
Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA, Brasil.
Título: Uma re(construção da prática pedagógica em Língua Inglesa.
Orientador: Dra. Thaís Janaina Wenczenovicz.
2003 - 2007
Graduação em LETRAS-INGLÊS.
Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos, CPEADC, Brasil.
Título: Uma Re(construção da prática pedagógica de Língua Inglesa.
Orientador: Me.Keila T. Lovo.




Formação Complementar


2014
Mestrado em Educação. (Carga horária: 465h).
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
2018 - 2018
Escrita Científica: Produção de Artigos de Alto Impacto. (Carga horária: 3h).
MZO Interativa, MZO, Brasil.
2007 - 2008
Metodologia Do Ensino de Línguas:Português, Inglês. (Carga horária: 90h).
Faculdade de Ciências Socias Aplicadas, FACISA, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Marista São Francisco, CMSF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Mestrando em Educação, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) - Mestrado, .


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 9


Prefeitura Municipal de Pinhalzinho, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações
Durante o período de 2011 a 2015 atuei como coordenadora Pedagógica também. Atualmente (2018) licenciada da função, sem remuneração.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica EMEB José Theobaldo, Carga horária: 30
Outras informações
Atualmente (2018) licenciada sem remuneração

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Pedagógica EMEF - Maria Terezinha, Carga horária: 40


Horus Faculdades, SEP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Wizard Idiomas, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 20


FISK, FK, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês


Compensados Schmitz, CS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 40


SESI - Departamento Regional do Estado de Santa Catarina, SESI-DRSC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio


Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Superior, Carga horária: 4


Faculdade Empresarial de Chapecó, FAEM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Superior, Carga horária: 4


SENAI/SC - CHAPECO, SENAI/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Língua Inglesa para o Ensino Médio



Linhas de pesquisa


1.
Processsos Educativos - Linha do Programa

Objetivo: 1) Produzir conhecimentos e formar pesquisadores capazes de contribuírem para a melhoria das práticas pedagógicas e processos de ensino e aprendizagem; 2) Desenvolver investigações sobre a educação e o fenômeno formativo, em suas diferentes perspectivas teóricas. 3) Investigar, nos diferentes níveis educacionais, os processos de construção do conhecimento..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Produção de conhecimentos; Processos pedagógicos e eduacionais; Aprendência e aprendizagem; Dimensões curriculares; Formação de professores.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, na mesorregião do oeste catarinense: implicações na qualidade da educação básica
Descrição: O tempo presente traz desafios, paradoxos e dilemas que parecem maiores que nossa capacidade de enfrentamento. Não estamos sabendo como superá-los, não fomos educados para isso (SEVERINO, 2002, p. 40). Apesar disso na maioria dos ambientes escolares ainda não se concebe o reconhecimento de que, o campo de cada disciplina torna-se cada vez mais estreito, fazendo com que a comunicação entre elas fique cada vez mais difícil, até impossível (NICOLESCU, 1999, p. 44). Assim a contemporaneidade, dinâmica e mutável requer reflexão, participação e compreensão dos cenários, diferentes do tradicional. Cenários que reclamam diversidade, singularidade ao invés da homogeneização e da normatização abusiva. Novos pilares e princípios precisam ser firmados em substituição aos esquemas fechados e excludentes da razão instrumental. Esses encontram guarida nas possibilidades de ligar e religar as diversas dimensões do conhecimento mesmo que num universo de inacabamento e infinitude. Assim, é cada vez mais necessário superar a fragmentação dos saberes, porque esta atrofia as possibilidades de compreensão e de reflexão (MORIN, 2006, p. 14), e estes saberes fragmentados revelam-se insuficientes para tratar dos graves problemas da atualidade globalizada, ao mesmo tempo que favorecem o enfraquecimento da visão global. Isso implica no enfraquecimento da responsabilidade social e, por conseguinte, da solidariedade, já que ninguém mais se sente compromissado, organicamente, com o outro (MORIN, 2006). Um trabalho para essa reversão exige trabalho coletivo, e este requer a humildade de escuta do outro. Diante disso e em atendendo ao Edital CAPES n. 049/2012 do Programa Observatório da Educação, o projeto de pesquisa, n. 12386, tem por objetivo Investigar, como estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, podem ser desenvolvidas na Educação Básica, da mesorregião do oeste catarinense, com vistas à melhoria da qualidade da educação. Palavras-Chaves: Multidisciplinaridade, Mesorregião do oeste catarinense; qualidade; Educação Básica ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Keila Daiane Ferrari Orso - Coordenador / Clenio Lago - Integrante / Leda Scheibe - Integrante / Luiz Carlos Lückmann - Integrante / Maria Teresa Ceron Trevisol - Integrante / Mauricio João Farinon - Integrante / Ortenila Sopelsa - Integrante / Paulino Eidt - Integrante / Roque Strieder - Integrante / Andréia de Andrade - Integrante / Andressa Sartori - Integrante / Letícia Savaris - Integrante / Pamela Cristina Negri - Integrante / Jocevânia Kuhn - Integrante / Tania Romana Armindo - Integrante / Ana Cavalheiro da Silveira Pilatti - Integrante / Raquel Greggio - Integrante / Rosane F. da Conceição Branco - Integrante / Beatriz de Oliveira - Integrante / Inês Kumeichick Marini - Integrante / Maria Helena Romani Mosquen - Integrante / Gesiane Maria Secco - Integrante / Juliana Basso Ansiliero - Integrante / Bianca Radel Martins - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Fluência em Língua Inglesa Reconhecida, TOIEC - ETS.
2007
Título de Primeiro Lugar do curso de Letras-Inglês, UNICS Cento Univesitátio Diocesano do Sudoeste do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Clarice dos Santos2017Clarice dos Santos ; ORSO, K. D. F. . Formação docente: um novo olhar na contemporaneidade à luz da alteridade. UNOESC & CIÊNCIA - ACHS, v. 8, p. 59-70, 2017.

2.
ORSO, K. D. F.2016ORSO, K. D. F.. Formação de professores e alteridade: em busca de uma aproximação. UNOESC & CIÊNCIA - ACHS, v. 7, p. 185-190, 2016.

3.
ORSO, K. D. F.2016ORSO, K. D. F.; STRIEDER, R. . Formação e professores: reflexões sobre humanização em contextos de contemporaneidade. UNOESC & CIÊNCIA - ACHS, v. 1, p. 289-298, 2016.

4.
ORSO, K. D. F.2015 ORSO, K. D. F.. Formação docente: Identidade e profissionalização. UNOESC & CIÊNCIA - ACHS, v. 6, p. 51-58, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ORSO, K. D. F.. Língua Estrangeira em Foco. Jornal A sua Voz.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Eliria Hoffmann ; ORSO, K. D. F. . Ensino Híbirdo no Ensino Fundamental. In: I Congresso de Educação, 2017, São Miguel do Oeste. Escola e Educação em tempos de mudança, 2017. p. 557-571.

2.
ORSO, K. D. F.. (Re) Construindo Reflexões acerca do Ensino Língua Inglesa na contemporaneidade. In: I Congresso de Educação, 2017, São Miguel do Oeste. Escola e Educação em tempos de mudança, 2017. p. 333-346.

3.
ORSO, K. D. F.; LUCKMANN, L. C. . O professor formador na contemporaneidade: Desafios da docência Universitária. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente, 2015.

Outras produções bibliográficas
1.
ORSO, K. D. F.. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 2013 (Apostila de Metodologia Científica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANSCHAU, C. T.; ROCHA NETO, A.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Igor Mangoni Pacheco.Análise da Inovação no processo produtivo em uma Agroindústria no Oeste de Santa Catarina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

2.
ROCHA NETO, A.; ANSCHAU, C. T.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Angélica M.A. de Paula.Análise da viabilidade na utilização da madeira plástica para fabricação de guarda-copo em uma Empresa de Chapecó-SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

3.
ROCHA NETO, A.; ANSCHAU, C. T.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Julian Mascarello.Análise de Investimentos na Empresa Eficaz Instalações Elétricas de Chapecó/SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

4.
ROCHA NETO, A.; FERREIRA, M. H.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Solange C. Turatti.Análise dos principais motivos de horas paradas no setor de acabamento de contentores flexíveis na Empresa Rafitec. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

5.
ROCHA NETO, A.; FERREIRA, M. H.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Guilherme D. dos Santos.Reestruturação da área de vendas internas da distribuidora Soldas Planalto de Chapecó-SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

6.
ROCHA NETO, A.; FERREIRA, M. H.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Reyner R. C. Dedonno.Proposta de melhoria no processo produtivo de acabamento de corte e solda de sacaria de ráfia em uma empresa de grande porte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

7.
FERREIRA, M. H.; ROCHA NETO, A.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Sidiano Marcos Vial.Proposta de arranjo físico para um distribuidor de materiais para construção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

8.
ANSCHAU, C. T.; BISSANI, N.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Alessandra Capello.Análise da importância da utilização da ferramenta DMAIC em uma empresa de EPI´S e embalagens no Oeste de Santa Catarina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

9.
ORSO, K. D. F.; NIQUETTI, R.. Participação em banca de Priscila T. V. Tomazi.Grupos de Convivência para idosos:Inimigos da depressão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Horus Faculdades.

10.
NIQUETTI, R.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Cinthia A. A. Gollmann.A equoterapia na evolução de praticantes com transtorno do espectro autista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Horus Faculdades.

11.
NIQUETTI, R.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Adrian Lubenow.Mapeamento dos níveis de aptidão física em adolescentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Horus Faculdades.

12.
NIQUETTI, R.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Inês Jacoby.Qual a influência do futebol sobre o emocional e o dia a dia dos universitários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Horus Faculdades.

13.
ANSCHAU, C. T.; RACHOR, E.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Tayna Borsoi.Análise de viabilidade econômica financeira da produção de um equipamento de frigorífico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

14.
THOMAZ, Maria R.; ROCHA NETO, A.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Evandro José Lussani.Uso da Metodologia PDCA para reduzir o número de paradas não programadas de uma fábrica de rações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

15.
THOMAZ, Maria R.; ROCHA NETO, A.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Glacia Luterek.Moagem de Cereais - Impacto da granulometria no resultado final da qualidade dos péletes de rações de frango. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

16.
THOMAZ, Maria R.; ROCHA NETO, A.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Vagner Zorzi.Aplicação da metodologia PDCA buscando melhorar o índice de conformidade do produto coxa e sobrecoxa com osso e com pele. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

17.
THOMAZ, Maria R.; ROCHA NETO, A.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Lucas Nícolas de Melo.Análise da capacidade produtiva da linha de empanados em uma Agroindústria do Oeste de Santa Catarina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

18.
BUENO, S.; MAKIYAMA, M.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Viviane Borges do Amaral.Estudo nos prazos de entrega de mercadorias em um centro de distribuição localizado em Chapecó. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

19.
BUENO, S.; MAKIYAMA, M.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Josiele Antunes.Automatização aplicada no setor de corte em uma fábrica de mochilas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

20.
BUENO, S.; MAKIYAMA, M.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Marlon Andrei Todeschini.Proposta de melhoria de layout em uma indústria metal mecânica do Oeste de Santa Catarina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.

21.
BUENO, S.; MAKIYAMA, M.; ORSO, K. D. F.. Participação em banca de Juliano Trombetta.Mapeamento do fluxo de valor administrativo na rotina de sertor de planejamento e controle da produção de uma empresa metal mecânica do oeste de Santa Catarina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Empresarial de Chapecó.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Regional: Garantia e Permanência dos Educandos na Escola: Desafios e Compromissos de quem?. 2014. (Seminário).

2.
Formação Continuada. 2013. (Seminário).

3.
Matemática Materna. 2013. (Seminário).

4.
XVI Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2013. (Olimpíada).

5.
Diminuindo as distâncias ampliando o diálogo. 2012. (Seminário).

6.
Formação Continuada. 2012. (Seminário).

7.
Formação Olimpíadas de Língua Portuguesa. 2012. (Seminário).

8.
XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2012. (Olimpíada).

9.
A avaliação no Ensino Superior. 2011. (Seminário).

10.
Bullying Escolar. 2011. (Oficina).

11.
Educação Inclusiva. 2011. (Seminário).

12.
Formação Continuada. 2011. (Congresso).

13.
XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2011. (Olimpíada).

14.
Formação Continuada. 2010. (Seminário).

15.
IX Colóquio de Educação. 2010. (Simpósio).

16.
8.° Coloquio de Educação. 2009. (Oficina).

17.
Formação Continuada para Professores de Ensino Fundamental. 2008. (Encontro).

18.
Exposições de Poesias Vanguardistas. 2006. (Oficina).

19.
Atividades de estágio não remunerado.Psicologia do Desenvolvimento Humano. 2005. (Encontro).

20.
Curso de Capacitação. 2005. (Seminário).

21.
Encontro Sul Americanos de Professores de Línguas. 2005. (Congresso).

22.
IV Fórum de Ensino Superior do Sudoeste doParaná. 2005. (Seminário).

23.
Origens da Língua Portuguesa.Origens da Língua Portuguesa. 2005. (Oficina).

24.
VII EPL E II ESPL - Encontro Sul Americano de Professores de Línguas. 2005. (Congresso).

25.
II Ciclo de Estudos em Letras e Artes do ano de 2004. 2004. (Seminário).

26.
Origens da Língua Portuguesa através da Língua Mãe. Origens da Língua Portuguesa através da Língua Mãe. 2004. (Congresso).

27.
Ciclos de Seminários em Educação. 2003. (Congresso).

28.
Curso Salto para o futuro. 2003. (Seminário).

29.
VI EPL & I ESPL - Encontro Sul Americano de Professores de Língua. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Thays Cassol. Desafios da contemporaneidade: reflexos acerca da influência da família na vida esportiva dos filhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Horus Faculdades. Orientador: Keila Daiane Ferrari Orso.

2.
Laís Gonçalves da Silva. Os jogos cooperativos na terceira idade num contexto de reeintegração social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Horus Faculdades. Orientador: Keila Daiane Ferrari Orso.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:45:40