Angélica Maia Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0447344144309542
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (2011) e mestre em Antropologia Social pela mesma instituição (2013). Atualmente é doutoranda no programa de Pós-Graduação em Antropologia Social pela UFAM e pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente em temas relacionados a História da ocupação do Purus, práticas de pesca, manejo da paisagem e processos de mobilidade e territorialidade entre os Paumari do baixo Purus. Atua, também em temas relacionadas a educação escolar indígena e formação de professores indígenas. Atuou na Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, acompanhando atividades concernentes aos Territórios da Cidadania. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angélica Maia Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, A. M.


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Mobilidade e Territorialidade: O uso da várzea e da terra firme pelos Paumari,
Orientador: Gilton Mendes dos Santos.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Os Paumari e o peixe-boi: da concepção histórica a prática da pesca,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Gilton Mendes dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Paumari, Peixe-boi, Cosmologia, Pesca..
2018
Especialização em andamento em Saúde Indígena. (Carga Horária: 520h).
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em ciencias sociais.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: O universo aquático na sociocosmologia Paumari.
Orientador: Gilton Mendes dos Santos.




Atuação Profissional



Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 40


Instituto Brasil Plural, IBP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2018
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena, NEAI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora

Atividades

06/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena, .

Linhas de pesquisa
Etnologia Indígena

Distrito Especial de Saúde Indígena do Médio Rio Purus, DSEI MRP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Conveniada, Enquadramento Funcional: Antropóloga, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Etnologia Indígena


Projetos de pesquisa


2013 - 2017
Redes e Rios na Amazônia Indígena
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal o estudo de conhecimentos indígenas na Amazônia, a compreensão e análise de certos pressupostos sobre cosmologias e socialidades. Seu foco principal é a abordagem antropológica dos universos conceituais, com especial atenção para as teorias indígenas sobre os diferentes sentidos da relação natureza/cultura. Assim como a antropologia define suas balizas para interpretar os fatos sociais sobre sua própria sociedade e sobre aqueles referentes a outras, também as sociedades indígenas arquitetam seus recursos epistemológicos para falar dos seus e dos demais esquemas sociais. Esta pesquisa pretende, pois, investigar estas dimensões da antropologia indígena . Ao mesmo tempo, pretende uma aproximação às redes sociais indígenas atuais, dialogando a partir dos desafios contemporâneos sobre uso, manejo e comercialização dos produtos florestais e da agrobiodiversidade, vivamente debatidos nas aldeias e terras indígenas das áreas de abrangência da proposta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) .
Integrantes: Angélica Maia Vieira - Integrante / Gilton Mendes dos Santos - Coordenador / Miguel Aparicio - Integrante / Mário Riquei - Integrante / Genoveva Amorin - Integrante / Joao Paulo Lima Barreto - Integrante / João Rivelino Rezende Barreto - Integrante.
2011 - 2013
Atividades Produtivas no Médio Purus Indígena
Descrição: O Médio Purus concentra, atualmente, oito povos indígenas (Deni, Apurinã, Paumari, Jamamadi, Jarawara, Soruahá, Himerimã e Banawá), distribuídos em vinte e cinco Terras Indígenas, somando uma população em torno de seis mil pessoas (Funasa, 2008). Estes grupos sempre mantiveram uma rede de contatos, intercâmbios e trocas, de pessoas, bens, objetos e conhecimentos, o que nos instiga a pensar a região como um sistema complexo de socialidade. Desse modo, essa pesquisa propõe, basicamente, investir na produção etnográfica das práticas extrativistas (pesca, quebra da castanha, extração de óleos vegetais) e de cultivo: seus aspectos técnicos, simbólicos, os sistemas de conhecimento e os regimes de troca. Adentrando por esse caminho, pretende-se, num plano de fundo, identificar os mundos conceituais e as lógicas próprias dos sistemas produtivos, afirmando as criatividades e os modos nativos de produzir o sentido de suas práticas (Wagner, 2010)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Angélica Maia Vieira - Integrante / Gilton Mendes dos Santos - Coordenador / Ingrid Daiane Pedrosa - Integrante / Admilton Freitas - Integrante.
2010 - 2013
Natureza, cultura, saúde e doença no Médio Purus
Descrição: A presente pesquisa contou com a participação de pesquisadores vinculados ao NEAI. O projeto integra a rede de grupos de pesquisas e pesquisadores do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX/FAPEAM/CNPq), organizada em torno do projeto Condições de Vida de Povos Indígenas na Amazônia, ancorado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Amazônia). Os pesquisadores do NEAI integram a equipe do sub-projeto intitulado Natureza, cultura, saúde e doença no Médio Purus, um estudo da Leishmaniose no contexto das atividades produtivas (caça, pesca, agricultura e, principalmente, extrativismo) de grupos indígenas e tradicionais na região do Médio Rio Purus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Índios fluviais: a relação dos Paumari do Médio Purus com o universo aquático
Descrição: Embora os Paumari tenham incorporado novas formas de vida e assimilado uma série de práticas inovadoras em seu modo de vida, sua intimidade, conhecimento e cosmologia estão intimamente associadas com o domínio das águas. Dessa forma, tendo em perspectiva tal cenário, esse projeto de pesquisa busca investigar esta associação dos Paumari com o mundo aquático, atentando para as mudanças e estratégias adotadas por esses índios, bem como identificar e analisar os aspectos da ?longa duração? desse fenômeno tal particular (parte do seu ethos), que é a sua ligação com o domínio das águas do Purus e seus tributários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2013
Paisagens Ameríndias. Habilidades, mobilidade e socialidade nos rios e cidades da Amazônia
Descrição: Cooperação Acadêmica (Procad) firmada entre os Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) através do Centro de Estudos Ameríndios (Cesta) e do NEAI, com financiamento da CAPES. Essa cooperação teve duração de cinco anos (2008-2013), permitindo o intercâmbio de professores e alunos (missões de estudos e pesquisa) de ambas as instiuições. As atividades, pesquisas e estudos, se apoiaram em três eixos temáticos: 1) etnografia da população indígena e tradicional, urbana e do interior, habitante dos sistemas hidrográficos do Purus-Madeira, Alto Juruá e Baixo Rio Negro; 2) levantamento sistemático da documentação e da bibliografia sobre as atividades extrativistas na Amazônia nos séculos XIX e XX; 3) etnografia de formas de lazer e modalidades de uso do tempo livre nos espaços de socialidade da população indígena nas cidades da Amazônia, como modo de abordagem dos processos de incorporação da vida urbana pelas populações nativas. Além de dissertações e teses acadêmicas, o Procad realizou três seminários, dois quais resultaram duas importantes publicações, Álbum Purus e Paisagens Ameríndias ? modos de vida, lugares e circuitos na Amazônia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Os índios Paumari e o sistema de Aviamento no Médio Purus
Descrição: Este projeto propõe um levantamento das fontes históricas presentes nos arquivos da Empresa J.G. Araújo (sob guarda do Museu Amazônico/Ufam) e do Serviço de Proteção ao Indio (SPI), identificando e analisando a participação dos índios Paumari no sistema de aviamento predominante na região do Médio Purus como fornecedores de alimentos aos seringais da região. A pesquisa estará, assim, atenta às atividades e produtos à base de pesca, caça de quelônios e caça de animais, extrativismo etc praticadas pelos Paumari..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Fundamentos em Etnologia e (etno) Arqueologia: o Médio Purus
Descrição: O curso Fundamentos em Etnologia e (etno) Arqueologia: o Médio Purus, tem como objetivos apresentar os principais temas e conceitos desenvolvidos pela Etnologia amazônica; abordar as principais questões concernentes à etnologia do Purus explorados pelas etnografias e, apresentar conceitos teóricos básicos referentes à Arqueologia da Amazônia Ocidental; discutindo questões referentes aos sítios arqueológicos do tipo Geoglifo na área do alto Purus e pesquisas arqueológicas recentes na T.I. Caititu. Assim, este curso visa oferecer uma formação básica na área de Etnologia e Arqueologia amazônica aos profissionais e estudantes atuantes junto aos grupos indígenas na região do Médio Purus. Ele partirá de temas clássicos da antropologia em direção àqueles explorados pela etnologia brasileira. Especial atenção será dada à etnologia do Purus, identificando suas características e os principais problemas explorados pelas etnografias produzidas entre os grupos da região. Outro tema especial do curso será a história de ocupação e arqueologia da calha do Purus..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - 2017
Saberes Indígenas no Purus
Descrição: Projeto de cunho educacional que visa o acompanhamento direto dos professores indígenas Paumari, Apurinã, Jamamadi e Jarawara, que habitam o Médio rio Purus e seus afluentes. A proposta é realizar um diagnóstico quanto a situação educacional desses povos, apresentando as demandas aos órgãos competentes e cirando possibilidades de retorno e autonomia por meio de uma educação continuada..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, J. A. A. D.2012ANDRADE, J. A. A. D. ; VIEIRA, A. M. . Provas imateriais: experimentos entre a ciência e formas de conhecer indígenas Entrevista com João Paulo Lima Barreto. Revista de Antropologia (USP. Impresso), v. 55, p. 5, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
VIEIRA, A. M.. Etnografia de uma pesca Paumari. In: Gilton Mendes dos Santos e Miguel Aparício. (Org.). Redes Arawá: Ensaios de Etnologia do Médio Purus. 1ed.Manaus: EDUA, 2016, v. 1, p. 63-83.

2.
VIEIRA, A. M.. Os Paumari: registros históricos e a pesca de peixe-boi no rio Purus. In: Marta Amoroso; Gilton Mendes. (Org.). Paisagens Ameríndias: lugares, circuitos e modos de vida na Amazônia. 1ed.São Paulo: Terceiro Nome, 2013, v. 1, p. 319-335.

3.
VIEIRA, A. M.; PEDROSA, I.D. ; SUELLEN, J. ; De SOUZA, L.S . Um estudo a partir dos postos indígenas Marienê, Manauacá e Rio Gregório: os casos Jamamadi, Kulina e Paumari.. In: Gilton Mendes dos Santos. (Org.). Álbum purus. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2011, v. 1, p. 82-107.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, A. M.. Não sei te explicar, mas sei na prática: etnografia de uma pesca Paumari. In: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. 29a RBA - Diálogos Antropológicos - Expandindo Fronteiras, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, A. M.. Índios Fluviais: Os Paumari do médio Purus e sua relação com o mundo aquático. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFAM, 2010, Manaus. Resumo Capital - Ciências Humanas, 2010.

2.
VIEIRA, A. M.. Os índios Paumari e o sistema de Aviamento no Médio Purus.. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2009, Manaus. Resumos de Ciências Humanas, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, A. M.. O povo das águas: processos de mobilidade entre os Ija'ari do Rio Tapauá. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FRANÇA, L. ; SBÍZERO, G. ; VIEIRA, A. M. . Os grafismos nos corpos, balaios e beijus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
VIEIRA, A. M.. 'Não sei te explicar, mas sei na prática': etnografia de uma pesca Paumari. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VIEIRA, A. M.. Acima da terra e acima das águas: o peixe boi na cosmologia Paumari. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
VIEIRA, A. M.; PEDROSA, I.D. . O circuito de mercadorias na regiao do Purus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VIEIRA, A. M.. Índios Fluviais: Os Paumari do médio Purus e sua relação com o mundo aquático. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VIEIRA, A. M.. Índios Fluviais: Os Paumari do médio Purus e sua relação com o mundo aquático. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
VIEIRA, A. M.. Os índios Paumari e o sistema de Aviamento no Médio Purus.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
VIEIRA, A. M.. Estudo revela o mundo aquático do povo Paumari. Manaus: FAPEAM, 2010 (Matéria eletrônica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VIEIRA, A. M.. Oficina de Apresentação Final e Devolução do Plano de Gestão da Terra Indígena Caititu - Projeto PDPI Atha Kama (Nós Fazemos). 2015.

2.
VIEIRA, A. M.. 1ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Mesorregião do Alto Solimões. 2013.

3.
VIEIRA, A. M.. 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 2013.

4.
VIEIRA, A. M.. Conferências Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
VIEIRA, A. M.. Levantamento sobre a situação da retirada de documentação básica da Trabalhadora Rural. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VIEIRA, A. M.. Paumari: O povo das águas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, A. M.. Atividades lúdicas no ensino de Ciências: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos. 2018. (Consultora Ad Hoc).

2.
VIEIRA, A. M.. A representação do espaço Amazônico a partir do ritmo Bumbá. 2018. (Consultoria Ad Hoc).

3.
VIEIRA, A. M.. Língua Indígena. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
PAUMARI, S. de A, ; PAUMARI, G. C. C. ; VIEIRA, A. M. . Ojomo'ihi Ka Ma'dani 1. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
VIEIRA, A. M.; SANTOS, G. M. ; WANDERLEY, E. . Fundamentos em Etnologia e (etno) Arqueologia: o Médio Purus. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
VIEIRA, A. M.. Língua Indígena. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
VIEIRA, A. M.. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais e Cotidianos do Professor Indígena I. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
VIEIRA, A. M.. Aspectos Sócio-antropológicos do Turismo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
VIEIRA, A. M.; SANTOS, G. M. . Grupos Indígenas habitantes do Purus segundo os viajantes do século XIX. 2012. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

10.
VIEIRA, A. M.. Índios Fluviais: Os Paumari do médio Purus e sua relação com o mundo aquático. 2010. (Relatório de pesquisa).

11.
VIEIRA, A. M.; SANTOS, G. M. . Os índios Paumari e o Sistema de Aviamento no Médio Purus. 2009. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário de Antropologia: Memórias e desafios na Amazônia.O povo das águas: processos de mobilidade entre os Ija'ari do Rio Tapauá. 2016. (Seminário).

2.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia: Diálogos Antropológicos , expandindo fronteiras. "Não sei te explicar, mas sei na prática": etnografia de uma pesca Paumari. 2014. (Congresso).

3.
28ª RBA Desafios Antropológicos Contemporâneos. 2012. (Congresso).

4.
Paisagens Ameríndias: Habilidades, mobilidade e sociabilidade nos rios e cidades da Amazônia.Acima da terra e acima das águas: o peixe boi na cosmologia Paumari. 2012. (Seminário).

5.
III Reunião Equatorial de Antropologia e XII Reunião de Antropologos Norte e Nordeste. O circuito de mercadorias na região do Purus. 2011. (Congresso).

6.
Cultura Com Aspas. 2010. (Outra).

7.
Estado, Políticas Públicas e Territorialização na Amazônia. 2010. (Seminário).

8.
Gestão de recursos naturais em Terras Indígenas. 2010. (Encontro).

9.
Índios Urbanos: Circuitos e Trajetos. 2010. (Encontro).

10.
Paisagens Ameríndias: habilidades, mobilidade e sociabilidade nos rios e cidades da Amazônia.A circulação de mercadorias e produtos no Rio Purus durante o período extrativista. 2010. (Seminário).

11.
Política de Territorialização na Amazônia. 2010. (Seminário).

12.
Purus Indígena: Natureza, Cultura, História e Etnologia.Índios Fluviais: Os Paumari do médio Purus e sua relação com o mundo aquático. 2010. (Seminário).

13.
Semana de Trabalho de Campo e Pesquisa na Amazônia. 2010. (Encontro).

14.
Sociedade, Natureza, Vida Religiosa e Desenvolvimento Sustentável entre os Satere-Mawe. 2010. (Outra).

15.
XIX Congresso de Iniciação Científica da UFAM. Índios Fluviais: Os Paumari do médio Purus e sua relação com o mundo aquático. 2010. (Congresso).

16.
XVIII Congresso de Iniciação Científica. Os índios Paumari e o Sistema de Aviamento no Médio Purus. 2009. (Congresso).

17.
Seminário Internacional Sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolíticas na América Latina: Uma Proposta para a Amazônia. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARRUDA, J. R. ; VIEIRA, A. M. . 2º Encontro Estadual da Rede de Colegiados Territoriais do Amazonas. 2014. (Outro).

2.
VIEIRA, A. M.; SIQUEIRA, J. A. ; REIS, A. R. . 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário do Amazonas. 2013. (Outro).

3.
VIEIRA, A. M.; SANTOS, G. M. ; FLORIDO, M. P. ; RODRIGUES, C.de S. ; PEDROSA, I.D. ; SUELLEN, J. ; De SOUZA, L.S . Purus Indígena: Natureza, Cultura, História e Etnologia. 2010. (Outro).

4.
VIEIRA, A. M.; SANTOS, G. M. ; Pacheco, F.B . Introdução à Família Linguistica Arawá. 2010. (Outro).

5.
SANTOS, G. M. ; FLORIDO, M. P. ; VIEIRA, A. M. . Paisagens Ameríndias: Habilidades, mobilidade e sociabilidade nos rios e cidades da Amazônia. 2010. (Outro).

6.
RODRIGUEZ, J. E. B. ; RUFINO, M. R. C. F. ; VIEIRA, A. M. . Seminário Internacional Sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolíticas na América Latina: Uma Proposta para a Amazônia. 2008. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ANDRADE, J. A. A. D.2012ANDRADE, J. A. A. D. ; VIEIRA, A. M. . Provas imateriais: experimentos entre a ciência e formas de conhecer indígenas Entrevista com João Paulo Lima Barreto. Revista de Antropologia (USP. Impresso), v. 55, p. 5, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, A. M.. O povo das águas: processos de mobilidade entre os Ija'ari do Rio Tapauá. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FRANÇA, L. ; SBÍZERO, G. ; VIEIRA, A. M. . Os grafismos nos corpos, balaios e beijus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
PAUMARI, S. de A, ; PAUMARI, G. C. C. ; VIEIRA, A. M. . Ojomo'ihi Ka Ma'dani 1. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 20:52:55