Leandro Oliveira do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1873253517088633
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Possui graduação em física pela Universidade Federal do Pará (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Pará (2012) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: quebra de simetria quiral em (2+1) dimensões, interação eletrônica no grafeno e pseudo eletrodinâmica quântica. Atualmente é professor Adjunto A, classe A nível 1 da Universidade Federal do Pará-Campus Universitário do Marajó-Breves. Atualmente, é coordenador do curso de Especialização em Ciências na Contemporaneidade no Campus da UFPA em Breves e Diretor da Faculdade de Ciências Naturais da UFPA-Breves. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leandro Oliveira do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, L. O.;NASCIMENTO, LEANDRO O.;NASCIMENTO, LEANDRO O

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará.
Campus Universitário do Marajó - Breves - Alameda IV, Nº 3418 - Parque Universitári
Aeroporto
68800000 - Breves, PA - Brasil
Telefone: (21) 25627004


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Fisica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Electronic Interactions in Graphene, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Eduardo Cantera Marino.
Coorientador: Van Sérgio da Silva Alves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Graphene.
2010 - 2012
Mestrado em Física.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Quebra de simetria quiral na pseudo eletrodinâmica quântica à tempera finita,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Danilo Teixeira Alves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Licenciatura Plena em física.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Bolsista do(a): ufpa, MEC, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
International Institute of Physics, IIP, Brasil.
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Formação Complementar


2014 - 2014
Introduction to topological insulators. (Carga horária: 10h).
Leiden University, LEIDEN, Holanda.
2008 - 2009
Inglês -New generation-Book I. (Carga horária: 66h).
Microlins, MC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Utrecht University, UU, Holanda.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Assistente de curso, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 3
Outras informações
Assistente do curso " D-ITP course NS-TP530M Advanced Topics in Theoretical Physics II" link: http://www.staff.science.uu.nl/~proko101/


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior-Substituto
Outras informações
Lecionei a disciplina Física Experimental II



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Os Estados Topológicos da Matéria
Descrição: Classicamente, nós aprendemos que as fases da matéria são: sólido, líquido e gasoso. En- tretanto, no regime quântico, podemos encontrar a matéria em diferentes estados, tais como: supercondutores, condensado de Bose-Einstein, ferromagnetismo, antiferromagnetismo, den- tre outras. Essas fases quânticas são caracterizadas por uma quebra espontânea de simetria, ou seja, é possível sempre encontrar um parâmetro de ordem local, o qual é não nulo quando a matéria se encontra na fase sem simetria, por exemplo a magnetização é característica básica do estado ferromagnético. Essa classificação foi bem sucedida durante quase 100 anos. Entre- tanto, em 2005, Kane e Mele mostraram que o grafeno poderia sofrer uma transição para uma fase de isolante topológico, devido a interação spin-órrbita. Essa transição levaria ao chamado efeito Hall quântico de spin, no qual seria possível medir correntes de spin nas bordas do mate- rial. Essas correntes se propagariam em sentidos contrários, o que não inviabiliza a detecção experimental. Hoje, sabe-se que tal transição é muito difícil devido a fraca interação spin- órbita no grafeno. Em 2007, esse fantástico estado da matéria foi observado em amostras de HgTe (Telureto de Mercúrio). O modelo teórico para explicar esse efeito é o chamado modelo BHZ (Bernevig, Hughes e Zhang). Isolantes topológicos são fases quânticas que não podem ser caracterizadas pela presença de um parâmetro de ordem local. Ao contrário, transições para estados topológicos são possíveis apenas através de transformações globais no sistema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Leandro Oliveira do Nascimento - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
2016 - 2017
Os Estados Topológicos da Matéria e Ensino de Física.
Descrição: Este projeto de pesquisa é baseado em aplicações da Pseudo Eletrodinâmica Quântica em sistemas de matéria condensada, tais como o grafeno e siliceno. Um dos objetivos é procurar por novos estados da matéria descritos por invariantes topológicos-os chamados estados topológicos da matéria. Com base nessa pesquisa, procura-se usar os novos conhecimentos para motivar a aplicação de estratégias para o ensino de física..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2018
LABORATÓRIOS VIRTUAIS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA
Descrição: Esse projeto se baseia em aplicações de experimentos virtuais, disponibilizados do site PHET, para realização de aulas no laboratório de informática da UFPA-CUMB-Breves para alunos da rede pública do ensino fundamental de Breves. Dessa forma, procura-se Introduzir os experimentos virtuais como um objeto de aprendizagem e aprimorar a atuação pedagógica dos discentes do curso de Ciências Naturais, fornecendo a estes o contato direto com a realidade escolar no municipio o que eles atuarão após o fim do curso..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Leandro Oliveira do Nascimento - Coordenador.


Projetos de ensino


2017 - 2018
Recursos Computacionais Para o Ensino de Física Para Estudantes da Faculdade de Ciências Naturais da FACIN-CUMB
Descrição: O desenvolvimento de novas tecnologias é uma das razões mais evidentes para se estudar ciências naturais. Por outro lado, enquanto a ciência contemporânea procura revolucionárias formas de comunicação e informação, como o desenvolvimento de um computador quântico, o conteúdo científico abordado nas disciplinas do curso de ciências naturais ainda está longe de abordar questões relevantes a esse desenvolvimento. Além disso, as dificuldades em interpretar objetos matemáticos, tais como: funções, gráficos e vetores, reduz drasticamente a habilidade do estudante em entender ou conectar conhecimentos básicos da física com as novas tecnologias que estão em debate na sociedade. Dessa forma, esse projeto de monitoria se propões a reduzir essas dificuldades, através do uso de softwares matemáticos e animações virtuais disponíveis na internet, tais como: Wolfram Mathematica, Maple e o PhET, para a elaboração e interpretação de objetos matemáticos, contextualizados em problemas físicos reais. Essas ferramentas serão usadas como complemento a aula expositiva, focada na discussão de conceitos centrais e exercícios, dessa forma este projeto de monitoria visa reduzir a grande dificuldade dos estudantes de Ciências naturais com relação aos conceitos básicos de física e habilidades elementares em matemática, assim, espera-se que os estudantes adquiram ou pelo menos percebam que os conhecimentos mais elementares de física discutidos em sala de aula, possuem relevância para o entendimento de temas contemporâneos da ciência e tecnologia..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Inserção de tecnologias no ensino, Aprendizagem por projetos, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Este projeto de monitoria tem como objetivo geral, usar recursos computacionais e aulas de discussão de exercícios para aprimorar as habilidades dos estudantes em compreender objetos matemáticos e transforma-los em ferramentas para explicar fenômenos da natureza, bem como, realizar atividades expositivas, visando esclarecer conceitos centrais em física, bem como a discussão sobre situações-problema que podem ser abordadas com o saber científico..
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Leandro Oliveira do Nascimento - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.


Outros Projetos


2017 - Atual
Recursos Computacionais Para o Ensino de Física Para Estudantes da Faculdade de Ciências Naturais UFPA-CUMB
Descrição: Este projeto de monitoria visa reduzir a grande dificuldade dos estudantes de Ciências naturais com relação aos conceitos básicos de física e habilidades elementares em matemática. Para isso, serão usados referências tradicionais dessas áreas do conhecimento, como livros de Física Básica de nível superior. Além disso, será tarefa da equipe formada pelo coordenador-monitor elaborar e expor uma série de exemplos de assuntos contemporâneos que podem ser abordados com o conteúdo visto em sala de aula. Por exemplo: Como entender a corrente elétrica persistente em um supercondutor com base na primeira Lei de Newton? Sabe-se que a famosa 1ª Lei de Newton (ou Lei da Inércia) estabelece que um corpo em movimento permanece em movimento eternamente, exceto que alguma ação (força) seja realizada sobre ele, obrigando este a parar. No nosso mundo cotidiano, temos as forças de atrito e de resistência do ar que atuam contra o movimento dos corpos. Em um supercondutor a resistência elétrica é nula, logo não existe nada que se oponha ao movimento da corrente elétrica, gerando assim uma corrente persistente. Dessa forma, espera-se que esses estudantes adquiram ou pelo menos percebam que os conhecimentos mais elementares de física discutidos em sala de aula, possuem relevância para o entendimento de temas contemporâneos da ciência e tecnologia. Para a aprendizagem de tópicos de matemática elementar serão usados ferramentas computacionais, para gerar gráficos, tabelas e animações que possam facilitar a visualização e compreensão desses tópicos. As atividades de monitoria deverão priorizar temas de interesse do público alvo, sejam estes ligados a tecnologia ou questões ambientais. Por exemplo, como abordar a Lei de Faraday-Lenz para explicar o funcionamento de um motor elétrico ou as leis da termodinâmica para explicar o funcionamento de uma máquina térmica ou a importância da óptica física para o desenvolvimento de cirurgias minimamente invasivas e, por exemplo, a viabilidade do uso de novas fontes de energia como a solar na região do Marajó. Embora a equipe irá preparar alguns tópicos de discussão, será priorizado temas que forem espontaneamente levantados pelos estudantes. Portanto, tempo e organização para a pesquisa serão fundamentais para o sucesso dessa experiência, sendo o grande objetivo atuarmos na perspectiva de ensino com base na metodologia CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Leandro Oliveira do Nascimento - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física das Partículas Elementares e Campos.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Destaque Acadêmico, Faculdade de Física-UFPA.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:7
Total de citações:30
Fator H:3
Nascimento, Leandro Oliveira  Data: 24/10/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARINO, E C2018MARINO, E C ; NASCIMENTO, LEANDRO O ; SÉRGIO ALVES, VAN ; MENEZES, N ; MORAIS SMITH, C . Quantum-electrodynamical approach to the exciton spectrum in transition-metal dichalcogenides. 2D Materials, v. 5, p. 041006, 2018.

2.
ALVES, VAN SÉRGIO2018ALVES, VAN SÉRGIO ; MACRÌ, TOMMASO ; MAGALHÃES, GABRIEL C. ; MARINO, E. C. ; NASCIMENTO, L. O. . Two-dimensional Yukawa interactions from nonlocal Proca quantum electrodynamics. PHYSICAL REVIEW D, v. 97, p. 096003, 2018.

3.
NASCIMENTO, LEANDRO O.2017 NASCIMENTO, LEANDRO O.. Introduction to Topological Phases and Electronic Interactions in (2+1) Dimensions. Brazilian Journal of Physics (Impresso), v. 48, p. 1-16, 2017.

4.
MENEZES, NATÁLIA2017MENEZES, NATÁLIA ; ALVES, VAN SÉRGIO ; MARINO, E. C. ; NASCIMENTO, LEONARDO ; NASCIMENTO, LEANDRO O. ; MORAIS SMITH, C. . Spin g -factor due to electronic interactions in graphene. PHYSICAL REVIEW B, v. 95, p. 245138, 2017.

5.
ALVES, VAN SÉRGIO2017ALVES, VAN SÉRGIO ; JUNIOR, REGINALDO O.'C. ; MARINO, E. C. ; NASCIMENTO, L. O. . Dynamical mass generation in pseudoquantum electrodynamics with four-fermion interactions. PHYSICAL REVIEW D, v. 96, p. 034005, 2017.

6.
MARINO, E.'C.2015 MARINO, E.'C. ; NASCIMENTO, L. O. ; Van Sérgio Alves ; MORAIS SMITH, C. . Interaction Induced Quantum Valley Hall Effect in Graphene. PHYS REV X, v. 5, p. 011040, 2015.

7.
NASCIMENTO, LEANDRO O.2015 NASCIMENTO, LEANDRO O.; ALVES, VAN SÉRGIO ; PEÑA, FRANCISCO ; SMITH, C. MORAIS ; MARINO, E.'C. . Chiral-symmetry breaking in pseudoquantum electrodynamics at finite temperature. Physical Review. D, Particles, Fields, Gravitation, and Cosmology, v. 92, p. 025018, 2015.

8.
MARINO, E.'C.2014 MARINO, E.'C. ; NASCIMENTO, LEANDRO O. ; ALVES, VAN SÉRGIO ; MORAIS SMITH, C. . Unitarity of theories containing fractional powers of the d?Alembertian operator. Physical Review. D. Particles, Fields, Gravitation, and Cosmology (Online), v. 90, p. 105003, 2014.

9.
ALVES, VAN SÉRGIO2013 ALVES, VAN SÉRGIO ; ELIAS, WALACE S. ; NASCIMENTO, LEANDRO O. ; JURIč ; PEÑA, FRANCISCO . Chiral symmetry breaking in the pseudo-quantum electrodynamics. Physical Review. D, Particles, Fields, Gravitation, and Cosmology, v. 87, p. 125002-1-125002-10, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JUNIOR, REGINALDO O.'C. ; NASCIMENTO, LEANDRO O. ; ALVES, VAN SÉRGIO ; MARINO, E. C. . Dynamical Mass Generation in Pseudo Quantum Electrodynamics with Four-Fermion Interactions. In: XXXVIII Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, 2017, Passa Quatro. XXXVIII Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, 2017.

2.
MARINO, E.'C. ; NASCIMENTO, L. O. ; Van Sérgio Alves ; MORAIS SMITH, C. . Interaction Induced Quantum Valley Hall Effect in Graphene. In: Physics@FOMVeldhoven, 2015, Eindhoven. Physics@FOMVeldhoven, 2015.

3.
ALVES, VAN SÉRGIO ; SMITH, C. M. ; MARINO, E.'C. ; PEÑA, FRANCISCO ; NASCIMENTO, L. O. . Chiral-Symmetry Breaking in Pseudo Quantum Electrodynamics at Finite Temperature?. In: Strongly Coupled Field Theories for Condensed Matter and Quantum Information Theory, 2015, Natal. Chiral-Symmetry Breaking in Pseudo Quantum Electrodynamics at Finite Temperature?, 2015.

4.
MARINO, E.'C. ; NASCIMENTO, L. O. ; ALVES, VAN SÉRGIO ; MORAIS SMITH, C. . Unitarity of theories containing fractional powers of the d?Alembertian operator. In: Correlations, criticality, and coherence in quantum systems, 2014, Évora. Correlations, criticality, and coherence in quantum systems, 2014.

5.
MARINO, E.'C. ; NASCIMENTO, L. O. ; Van Sérgio Alves ; SMITH, C. M. . Interaction Induced Quantum Valley Hall Effect in Graphene. In: Frontiers of Condensed Matter, 2014, Donostia. Frontiers of Condensed Matter, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. Geração dinânima de massa no plano devido as interações de coulomb e yukawa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. Recursos Computacionais Para o Ensino de Física Para Estudantes da Faculdade de Ciências Naturais da UFPA-CUMB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. Laboratórios Virtuais no Municipio de Breves. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
NASCIMENTO, L. O.. Estados Topológicos da Matéria. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
NASCIMENTO, L. O.; ALVES, VAN SÉRGIO ; CORREA JUNIOR, R. O. ; MARINO, E.'C. . Quebra de Simetria Quiral Devido às Interações Eletrônicas e de Yukawa na Teoria de Dirac. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. Efeitos das Interações Eletrônicas em Materiais Bidimensionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. Efeitos da Interação Eletrônica no Grafeno. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. Isolantes Topológicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. Aproximação Tight-Binding. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
MARINO, E.'C. ; NASCIMENTO, L. O. ; Van Sérgio Alves ; MORAIS SMITH, C. . Electronic interactions and quantum valley Hall effect in graphene. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MARINO, E.'C. ; NASCIMENTO, L. O. ; Van Sérgio Alves ; SMITH, C. M. . Electronic interactions and quantum valley Hall effect in graphene. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
NASCIMENTO, L. O.. Chiral-Symmetry Breaking in (2+1) Dimensions. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
NASCIMENTO, L. O.; Van Sérgio Alves ; Francisco Peña . Chiral-Symmetry Breaking in Three-Dimensional Pseudo Quantum Eletrocdynamics at Finite Temperature. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NASCIMENTO, L. O.; Lima M. C. . Fluidos Perfeitos Relativísticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
NASCIMENTO, L. O.; Tércio Almeida da Silva . Energia Eletrostática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
NASCIMENTO, L. O.. Introdução a Teoria da Relatividade Especial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
NASCIMENTO, L. O.. Energia em Sistemas Gravitacionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MATOS, A. L. S. ; PEREIRA JUNIOR, R. C. ; BARBOSA, E. S. ; NASCIMENTO, LEANDRO O. . Experimentos Alternativos Para Ensino Aprendizagem de Física e Química. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
NASCIMENTO, L. O.. Feira de Orientação Profissional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, Y. P.; SÉRGIO ALVES, VAN; NASCIMENTO, LEANDRO O; MACRÌ, TOMMASO; ALVES, D. T.. Participação em banca de Ygor Pará Silva. A Renormalização da Pseudo-Eletrodinâmica Quântica na Ordem de 1-laço. 2018 - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, LEANDRO O.; FREITAS, M. C. C.; PEREIRA FILHO, S. C. F.. Participação em banca de Rainara Moraes Pereira.Uma visão conceitual sobre a estrutura da matéria. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Pará.

2.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. Participação em banca de Ingleds Michelle Bastos De Almeida.Edulcorantes: A Ingestão Excessiva De Adoçantes Não Nutritivos e Seus Possíveis Efeitos No Organismo Humano ? Uma Revisão Na Literatura.. 2018.

3.
NASCIMENTO, L. O.. Participação em banca de Lúcia R. L. Rodrigues e Márcio L. C. Valente.O Ensino de Física por Meio da Experimentação no 9o Ano do Ensino Fundamental na Escola Prof. Estevão Gomes, em Breves-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Pará.

4.
NASCIMENTO, L. O.. Participação em banca de Marli A. M. Monteiro e Nazareno R. S. Marques.A Demonstração Experimental da Densidade nos Líquidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Pará.

5.
NASCIMENTO, L. O.. Participação em banca de Julie Hellen Ramos Segundo.Concepções espontâneas dos alunos do 7o ano sobre fungos em escolas do município de Breves-Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Pará.

6.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. Participação em banca de Rayssa Borges Dias Alves.Produção acadêmica do curso de ciências naturais UFPA/BREVES (2009-2016): Panorama atual e perspectivas futuras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Pará.

7.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. Participação em banca de Reginal da Costa Pereira Junior.Introduzindo a química experimental aos alunos do 9o ano do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Pará.

8.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. Participação em banca de Edielson dos Santos Barbosa.Produção de Biodisel a Partir da Transesterificação de Óleo de Buriti (Mauritia Flexosa I.) Via Catálise Básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Seminário).

2.
I WORKSHOP DE TEORIA QUÂNTICA DE CAMPOS APLICADA À MATÉRIA CONDENSADA.I WORKSHOP DE TEORIA QUÂNTICA DE CAMPOS APLICADA À MATÉRIA CONDENSADA. 2018. (Outra).

3.
VI Semana da Física: 10 anos do PPGF.Efeitos das Interações Eletrônicas em Materiais Bidimensionais. 2017. (Seminário).

4.
VIII Semana de Pós-Graduação em Física da UFPA.Quebra da Simetria Quiral devido às Interações eletrônicas de Yukawa na Teoria de Dirac. 2016. (Outra).

5.
Physics@FOMVeldhoven. Interaction Induced Quantum Valley Hall Effect in Graphene. 2015. (Congresso).

6.
Strongly Coupled Field Theories for Condensed Matter and Quantum Information Theoryory. 2015. (Outra).

7.
Workshop sobre teoria quântica de campos e aplicações ao grafeno.Minicurso: Introdução aos Isolantes Topológicos. 2015. (Outra).

8.
Frontiers of Condensed Matter.Interaction Induced Quantum Valley Hall Effect in Graphene. 2014. (Outra).

9.
Workshop on Correlations, Criticality, and coherence in quantum systems.Unitarity of theories containing fractional powers of the d?Alembertian operator. 2014. (Simpósio).

10.
Advances in Quantum Technology. 2012. (Simpósio).

11.
II Amazonian Symposium on Physics-ASP. 2011. (Simpósio).

12.
IV Jornada de Iniciação Cientifica dos grupos Pet's: Inclusão Social como Mecanismo de Sustentabilidade na Amazônia. 2009. (Outra).

13.
V Jornada de Iniciação PET PARÁ. 2009. (Congresso).

14.
XVI FORPET. 2009. (Outra).

15.
Amazonian School on Quantum theory and Applications. 2008. (Congresso).

16.
III jornada de Iniciação dos grupos pet's do Pará. 2008. (Simpósio).

17.
III Semana de Pós-Graduação em Física na UFPA.Energia em Sistemas Gravitacionais. 2008. (Outra).

18.
Semana do Calouro de Física da UFPA 2008.Introdução a Teoria da Relatividade Especial. 2008. (Seminário).

19.
XV Fórum de Grupos PET do Pará. 2008. (Encontro).

20.
I Escola de Astronomia, Astrofísica e Cosmologia. 2007. (Congresso).

21.
II Semana de Pós-Graduação em Física da UFPA. 2007. (Congresso).

22.
XIV Fórum Paraense de Grupos PET do Pará. 2007. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, LEANDRO O.. Workshop Sobre Educação em Ciências Na Contemporaneidade. 2017. (Outro).

2.
NASCIMENTO, L. O.; ALVES, VAN SÉRGIO ; ALVES, D. T. ; CORREA JUNIOR, R. O. . Workshop sobre Teoria Quântica de Campos e Aplicações ao Grafeno. 2015. (Outro).

3.
NASCIMENTO, L. O.. XXVII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. 2009. (Outro).

4.
NASCIMENTO, L. O.. V Jornada de Iniciação Científica PET PARÁ. 2009. (Outro).

5.
NASCIMENTO, L. O.. XII ENAPET- Encontro Nacional dos Grupos PET. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
André Luíz Sozinho de Matos. Experimentos Alternativos para o Ensino-Aprendizagem de Física. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências na Contemporaneidade) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Marcio de Souza Menezes. A astronomia como tema gerador para o ensino de geometria no ensino fundamental. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências na Contemporaneidade) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
Edielson Barbosa dos Santos. Efeitos Topológicos em Materiais Bidimensionais. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências na Contemporaneidade) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José do Nascimento Cardoso. Funções de Green de Feynman no Oscilador Harmônico Quântico Não Relativístico. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Yasmin Carneiro Monteiro Araujo. Condutividades elétrica e térmica no modelo de Drude. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
Kellen Garcia de Melo. Invariantes Topológicos em sistemas unidimensionais. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edielson dos Santos Barbosa. O calor específico dos sólidos no contexto do modelo do sólido de Einstein. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em ciências na contemporaneidade) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Leandro Oliveira do Nascimento.

2.
André Luiz Sozinho de Matos. Uma alternativa para o ensino de física com experimentos de baixo custo. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências na Contemporaneidade) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Leandro Oliveira do Nascimento.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rainara Moraes Pereira. Uma visão conceitual sobre a estrutura da matéria. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Leandro Oliveira do Nascimento.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MATOS, A. L. S. ; PEREIRA JUNIOR, R. C. ; BARBOSA, E. S. ; NASCIMENTO, LEANDRO O. . Experimentos Alternativos Para Ensino Aprendizagem de Física e Química. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 18:05:21