Taís Alves Moreira Barbariz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0993400298013538
  • Última atualização do currículo em 12/06/2017


Doutora em Educação Matemática pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho - Rio Claro, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004), Especialista em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2011), Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Bacharel em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1979) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Taís Alves Moreira Barbariz
Nome em citações bibliográficas
BARBARIZ, T. A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal Olinda de Paula Magalhães.
Avenida Getúlio Vargas, 200
Centro
36010110 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (32) 36907728


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A constituição do conhecimento matemático em um curso de Matemática à distância, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: MARIA APARECIDA VIGGIANI BICUDO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática; Fenomenologia; Conhecimento Matemático; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Pesquisa Qualitativa.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Vivências e Subjetividades: ser professor informático,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: ADLAI RALPH DETONI.
Palavras-chave: Fenomenologia; Formação de Professores; Informática Educativa.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Especialização em Design Instrucional Virtual. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Curso Básico de Fotografia.
Orientador: Fernando Nunes Belchior..
2003 - 2004
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DAS TIC EM ATIVIDADE PEDAGÓGICA.
Orientador: José Eduardo Ferreira da Silva.
1992 - 1999
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Fractais na Sala de Aula.
Orientador: Paulo Rogerio Sabini.
1976 - 1979
Graduação em Bacharelado em Ciências Estatísticas.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE, Brasil.




Atuação Profissional



Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15


Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, PJF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Escol@24Horas, E24H, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Cooperativado, Enquadramento Funcional: Professor Web, Carga horária: 30



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Detoni, A.R.2013Detoni, A.R. ; BARBARIZ, T. A. M. . O Conhecimento como Hipertexto em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Acta Scientiae (ULBRA), v. 15, p. 464, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, E.C. ; BARBARIZ, T. A. M. ; TARTARO, T. F. . Desvelando os possíveis clássicos da pesquisa em Educação Matemática no Brasil: uma análise a partir de concepções de clássico e das justificativas que os embasam. In: Beatriz D'Ambrosio e Roger Miarka. (Org.). Clássicos na Educação Matemática Brasileira: múltiplos olhares. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2016, v. , p. 35-70.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBARIZ, T. A. M.. Descrição, análise e interpretação de vivências em pesquisa qualitativa fenomenológica. In: 5º Congresso Ibero-americano em Ib=nvestigação Qualitativa, 2016, Porto. Atas - Investigação Qualitativa em Ciências Sociais. Porto: António Pedro Costa, Paulo Alexandre de Castro, Susana Oliveira e Sá, José Luis Carvalho, Francislê, 2016. v. 3. p. 1-6.

2.
BARBARIZ, T. A. M.. Compreendendo a Constituição do Conhecimento Matemático ao se estar junto ao Computador. In: XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ALUNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, JUIZ DE FORA - MG. ANAIS ELETRÔNICOS, 2015.

3.
LAZZARI, H. ; BATISTELA, R. F. ; BARBARIZ, T. A. M. . UM ESTUDO SOBRE DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA POR/COM COMPUTADOR. In: VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, PIRENÓPOLIS - GO. ANAIS, 2015.

4.
BARBARIZ, T. A. M.. Analisando o Sentido da Máquina de Pensar. In: XVIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ALUNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2014, RECIFE-PE. ANAIS ELETRÔNICOS, 2014. v. 1. p. 1.

5.
BARBARIZ, T. A. M.; OLIVEIRA, D. B. S. . OLHARES SOBRE A VIDEOAULA. In: XVI Conferência do GPIMEM, 2013, Rio Claro. Anais do XVI Conferência do GPIMEM, 2013.

6.
DETONI, A. R. ; BARBARIZ, T. A. M. . O CONHECIMENTO COMO HIPERTEXTO NO OLHAR DE UMA FILOSOFIA DA LINGUAGEM.. In: V SIPEM, 2012, PETROPOLIS. ANAIS DO V SIPEM, 2012.

7.
DETONI, A. R. ; BARBARIZ, T. A. M. ; OLIVEIRA, D. B. S. ; DRUMOND, L. L. . AFETIVIDADES E PERTENÇAS NA EAD. In: VI EMEM, 2012, Juiz de Fora. ANAIS DO VI EMEM. Juiz de Fora, 2012.

8.
DETONI, A. R. ; BARBARIZ, T. A. M. ; OLIVEIRA, D. B. S. ; DRUMOND, L. L. . VISITANDO VÍDEOAULAS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. In: VI EMEM, 2012, Juiz de Fora. ANAIS DO VI EMEM. Juiz de Fora, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBARIZ, T. A. M.. Descrição, análise e interpretação de vivências em pesquisa qualitativa fenomenológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BARBARIZ, T. A. M.. Geometry: of what it treats?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BARBARIZ, T. A. M.. Compreendendo a constituição do conhecimento matemático ao se estar junto ao computador. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BARBARIZ, T. A. M.. Geometria: do que trata?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BARBARIZ, T. A. M.; CHIARI, A.S.S. ; ZAMPIERI, M. T. . Estudo de caso sobre Educação à Distância: um relato. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARBARIZ, T. A. M.; CHIARI, A.S.S. ; ZAMPIERI, M. T. . Estudo de caso sobre Educação à Distância: um relato. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARBARIZ, T. A. M.. Compreendendo a constituição do conhecimento matemático ao se estar junto ao computador. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARBARIZ, T. A. M.. Analisando o sentido da máquina de pensar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Detoni, A.R. ; BARBARIZ, T. A. M. ; SENRA, D. B. . Interação e interatividade em EaD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Detoni, A.R. ; BARBARIZ, T. A. M. ; SENRA, D. B. . Interações Virtuais e Videoaulas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Detoni, A.R. ; BARBARIZ, T. A. M. . O Conhecimento como Hipertexto em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BARBARIZ, T. A. M.. Tendências em Educação Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DETONI, A. R. ; BARBARIZ, T. A. M. . O conhecimento como hipertexto no olhar da filosofia da linguagem.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DETONI, A. R. ; BARBARIZ, T. A. M. . Visitando videoaulas de licenciaturas de matemática.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBARIZ, T. A. M.. Informática Educativa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARBARIZ, T. A. M.. O uso do laboratório de informática. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBARIZ, T. A. M.; Porto, L.C.; Correa, C.C.P.. Participação em banca de Eunice das Dores Pereira Almeida.Planejamento do ensino para a Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
BARBARIZ, T. A. M.; Porto, L.C.; Costa, E.B.. Participação em banca de Rosa Maria Figueiredo da Silva.Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Orientação para a Construção e Execução de um Planejamento de Ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
BARBARIZ, T. A. M.; Porto, L.C.; Correa, C.C.P.. Participação em banca de Alessandra Morais Vinhas.A Influência da literatura Infantil no processo ensino-aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
BARBARIZ, T. A. M.; Porto, L.C.; Correa, C.C.P.. Participação em banca de Cássia Junqueira Oliveira Ferreira.Arte e Educação: a música nas aulas de artes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
BARBARIZ, T. A. M.; Porto, L.C.; Correa, C.C.P.. Participação em banca de Cristiane de Oliveira Fiqueiredo Moreira.Aquisição da leitura e da escrita através do método fônico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
BARBARIZ, T. A. M.; Porto, L.C.; Correa, C.C.P.. Participação em banca de Dirlene Aparecida Martins Reis.Conflitos na relação família e escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
BARBARIZ, T. A. M.; Porto, L.C.; Correa, C.C.P.. Participação em banca de Janilda Aparecida Rodrigues.Como a família e a escola podem juntas auxiliar na educação escolar das crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
BARBARIZ, T. A. M.; Porto, L.C.; Correa, C.C.P.. Participação em banca de Márcia de Faria Guimarães.O lúdico como suporte na aprendizagem de alunos da educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
BARBARIZ, T. A. M.; Porto, L.C.; Costa, E.B.. Participação em banca de Milza Morais Chaves de Souza.A interação como forma de Construção do Conhecimento na Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

10.
BARBARIZ, T. A. M.; Porto, L.C.; Costa, E.B.. Participação em banca de Nelma das Dores Moreira.A Importância da Ludicidade para a Aprendizagem na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

11.
BARBARIZ, T. A. M.; Porto, L.C.; Costa, E.B.. Participação em banca de Nelma Maria de Jesus Cunha.A Importância da participação da família no processo escolar das crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

12.
BARBARIZ, T. A. M.; Porto, L.C.; Costa, E.B.. Participação em banca de Nilra Helena Oliveira Figueiredo.A Arte e Educação: arte e o processo de ensino aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13th International Congress on Mathematical Education. Geometry: of what it treats?. 2016. (Congresso).

2.
5º Congresso Ibero-americano em Investigação Qualitativa. Descrição, análise e interpretação de vivências em pesquisa qualitativa fenomenológica. 2016. (Congresso).

3.
A experiência religiosa entre a fenomenologia e a psicopatologia. 2016. (Seminário).

4.
Seminário Avançado de Fenomenologia e Educação Matemática.Compreendendo a constituição do conhecimento matemático ao se estar junto ao computador. 2016. (Seminário).

5.
Seminário Avançado de Fenomenologia e Educação Matemática.Geometria: do que trata?. 2016. (Seminário).

6.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EXPERIÊNCIA RELIGIOSA ENTRE FENOMENOLOGIA E A PSICOLOGIA. 2015. (Seminário).

7.
VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.UM ESTUDO SOBRE DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA POR/COM COMPUTADOR. 2015. (Seminário).

8.
XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Compreendendo a Constituição do Conhecimento Matemático ao se estar junto ao Computador. 2015. (Encontro).

9.
30 anos do PPGEM. 2014. (Seminário).

10.
II Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira e I. 2014. (Encontro).

11.
III Atividade Inaugural de Inverno do PPGEM. 2014. (Outra).

12.
I Simpósio Internacional de Fenomenologia e Ciências Cognitivas. 2014. (Simpósio).

13.
Seminário Avançado de Fenomenologia e Educação Matemática.Compreendendo a constituição do conhecimento matemático ao se estar junto ao computador. 2014. (Seminário).

14.
Seminário Avançado em Fenomenologia e Educação Matemática.Compreendendo a Constituição do Conhecimento Matemático ao se estar junto ao Computador. 2014. (Seminário).

15.
Seminário Internacional - A experiência Religiosa entre a Fenomenologia e a Psicologia. 2014. (Seminário).

16.
SIED - EnPED 2014.GRUPOS COLABORATIVOS: O CASO DE UM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2014. (Simpósio).

17.
XVI Encontro Ibero-americano de Educação Superior a Distância. 2014. (Encontro).

18.
XVIII EBRAPEM.Analisando o Sentido da Máquina de Pensar. 2014. (Encontro).

19.
30 anos do Projeto Fundão. 2013. (Outra).

20.
Encontro de Pesquisadores do Grupo de Pesquisa FEM.Interação e interatividade em EaD. 2013. (Encontro).

21.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Interações Virtuais e Videoaulas. 2013. (Encontro).

22.
XVI Conferência do GPIMEM.OLHARES SOBRE A VIDEOAULA. 2013. (Seminário).

23.
Encontro de Pesquisadores do Grupo de Pesquisa - FEM.Como o licenciando em Matemática EaD constitui o mundo do conhecimento. 2012. (Encontro).

24.
I Forum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância.Vivências e Subjetividades: ser-professor-informático. 2012. (Outra).

25.
I Forum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância. 2012. (Outra).

26.
Seminário FEM: Cibrespaço, realidade e mundo da EaD.Dimensões Existenciais no cotidiano do aluno EaD. 2012. (Seminário).

27.
VI Encontro Mineiro de Educação Matemática.Afetividades e Pertenças na EaD. 2012. (Encontro).

28.
VI Encontro Mineiro de Educação Matemática.Visitando Videoaulas de Licenciaturas em Matemática. 2012. (Encontro).

29.
V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.O Conhecmento como Hipertexto no Olhar de uma Filosofia da Linguagem. 2012. (Seminário).

30.
II Colóquio Formação de Professores e Cibercultura: Escola, Tecnologias Digitais e Cinema. 2010. (Outra).

31.
I Colóquio em EaD, Cultura e Produção de Subetividade. 2009. (Outra).

32.
II Colóquio de Matemática. 2008. (Outra).

33.
II Seminário de Divulgação Científica da Rede Municipal de Educação de Juiz de Fora.Um Estudo sobre a Formação dos Professores dedicados a Informática Educativa. 2008. (Seminário).

34.
Seminário de Educação Matemática.Um Estudo sobre a Formação dos Professores dedicados a Informática Educativa. 2008. (Seminário).

35.
IX Encontro Nacional de Educação Matemática. 2007. (Encontro).

36.
VII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. (Encontro).

37.
II Encontro Mineiro de Educação Matemática.Fractais na Sala de Aula. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBARIZ, T. A. M.. Seminário avançado em Fenomenologia e Educação Matemática. 2016. (Outro).

2.
BARBARIZ, T. A. M.. XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2016. (Congresso).

3.
BARBARIZ, T. A. M.. Seminário avançado de Fenomenologia e Educação Matemática. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eunice das Dores Pereira Almeida. Planejamento do ensino para a Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Taís Alves Moreira Barbariz.

2.
Rosa Maria Figueiredo da Silva. Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Orientação para a Construção e Execução de um Planejamento de Ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Taís Alves Moreira Barbariz.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SANTOS, E.C. ; BARBARIZ, T. A. M. ; TARTARO, T. F. . Desvelando os possíveis clássicos da pesquisa em Educação Matemática no Brasil: uma análise a partir de concepções de clássico e das justificativas que os embasam. In: Beatriz D'Ambrosio e Roger Miarka. (Org.). Clássicos na Educação Matemática Brasileira: múltiplos olhares. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2016, v. , p. 35-70.


Apresentações de Trabalho
1.
BARBARIZ, T. A. M.. Descrição, análise e interpretação de vivências em pesquisa qualitativa fenomenológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BARBARIZ, T. A. M.. Geometry: of what it treats?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BARBARIZ, T. A. M.. Compreendendo a constituição do conhecimento matemático ao se estar junto ao computador. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BARBARIZ, T. A. M.. Geometria: do que trata?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBARIZ, T. A. M.. Seminário avançado em Fenomenologia e Educação Matemática. 2016. (Outro).

2.
BARBARIZ, T. A. M.. XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:30:08