Juliana de Mello Chagas Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2837169365482972
  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Paraná (2002) e em Letras- Português/Inglês pelo Centro Universitário de Maringá (2017). Especialista em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (2004), Mestre em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e aluna do curso de Pós-Graduação em Letras (PLE), nível Doutorado, na Universidade Estadual de Maringá (ingresso em 2015). Atualmente, é tradutora e revisora freelancer, além de professora no curso de pós-graduação (Especialização em Marketing e Gestão de Pessoas), da Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA). Tem experiência na área de Comunicação e Educação, nas áreas de publicidade e propaganda, marketing e comunicação organizacional. Em pesquisa, atua principalmente no campo das Linguística Textual e Teorias do Texto, com foco na coerência e produção de sentidos no texto publicitário. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana de Mello Chagas Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, J. M. C.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo.
Palavras-chave: Lingüística; Comunicação - mídia; mídia de ambiente; produção de sentidos.
2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Linguagem e produção de sentidos na mídia de ambiente / mídia indoor,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: mídia de ambiente; mídia indoor; produção de sentidos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2016 - 2018
Especialização em Tradução de Inglês. (Carga Horária: 380h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Crypto Agência de Tradução.
2002 - 2004
Especialização em MBA Executivo em Marketing. (Carga Horária: 450h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Plano de Marketing do Produto Telecom GVT.
Orientador: Helton Haddad.
2013 - 2017
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
1998 - 2002
Graduação em comunicação social jornalismo.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: TRIP PARA MULHER - Uma nova visão para a imprensa feminina no Brasil.
Orientador: Aurélio Munhoz.




Formação Complementar


2014 - 2014
Da Cena ao Texto, da Palavra à Escrita. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2013 - 2013
A análise do Discurso Crítica e as bases funcionai. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em O tradutor-intérprete na sociedade pós-moderna. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Tema, estilo e forma de composição na teoria bakht. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Ciclo de Estudos: Discurso e Sujeito. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Ciclo de Estudos: Discurso e Sujeito. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Oficinas de Análise do Discurso I: Foucault. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Oficinas de Análise do Discurso II: Fórmula. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Construção e Manipulação de Arquivos Midiáticos. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Oficinas de Análise do Discurso III. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Conceitos e Contribuições de Dominique Maingueneau. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2002 - 2002
A Cidade e o Meio Ambiente. (Carga horária: 16h).
Universidade Livre do Meio Ambiente, UNILIVRE, Brasil.
2002 - 2002
Telejornalismo RPC 2002.
Instituto RPC, INSTITUTO RPC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Jornalismo em Revista. (Carga horária: 39h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2000 - 2000
História do Pensamento Lingüístico. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
Lavra-palavra. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1998 - 1999
Cértificat d'études de français fondamental. (Carga horária: 240h).
Alliance Française de Curitiba, ACFB, Brasil.
1998 - 1998
Literária. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Treinamento para Professores. (Carga horária: 100h).
Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos, ICBEU, Brasil.
1990 - 1995
Curso Avançado de Inglês. (Carga horária: 350h).
Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos, ICBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Tradutora Autônoma, TA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Tradutora, Enquadramento Funcional: Autônoma, Carga horária: 60


União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de Pós-graduação: MBA em Marketing e Gestão de Pessoas MBA em Comércio Exterior

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Especialista, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Redação Publicitária, Redação e Expressão Oral, Redação em Relações Públicas, Comunicação Empresarial, Comportamento do Consumidor, Propaganda Ideológica.


Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora - Curso de Férias, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrando, em regime de Curso de Férias, a disciplina de Teoria da Comunicação, para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora - Curso de Férias, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrando, em regime de Curso de Férias, a disciplina de Teoria da Comunicação, para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.


Faculdade de Tecnologia América do Sul, FTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas do curso de Marketing: Planejamento e Produção Publicitária, Marketing e Valor Agregado, Endomarketing.


Unimed Regional Maringá, UNIMED MARINGÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 44
Outras informações
Responsável pela redação e edição de jornais dirigidos a funcionários, clientes e cooperados.


Anima Comunicação (PR), ANIMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Redatora Publicitária, Carga horária: 40
Outras informações
Redatora de textos publicitários e de comunicação dirigida. Clientes atendidos: Aldo Componentes Eletrônicos, Shopping Mandacaru Boulevard.


RMG Connect, RMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Revisora, Carga horária: 40
Outras informações
Revisão de textos jornalísticos, publicitários e de comunicação dirigida. Redação de textos jornalísticos. Cliente: banco HSBC.


CCZ Élétrica Comunicação, CCZ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Revisora, Carga horária: 40
Outras informações
Revisora de textos publicitários. Clientes atendidos: Condor Supermercados, Shopping Curitiba.


Bronx Comunicação, BRONX, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Revisora, Carga horária: 40
Outras informações
Revisora de textos publicitários. Clientes atendidos: banco HSBC, Britânia, Vivo.


HSBC Bank Brasil, HSBC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Estágio supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Comunicação Interna: estagiária da equipe de produção da revista Século 21, destinada aos funcionários da instituição.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2001
Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, Instituto Ayrton Senna.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, J. M. C.; ROMUALDO, E. C. . Multimodalidade e propagabilidade na campanha de lançamento do livro Decoded, de Jay-Z. In: Camargo, Hertz Wendel de; Lara, Renata Marcelle.. (Org.). Ecos midiáticos: sentidos e subjetividades.. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2017, v. , p. 35-53.

2.
ROMUALDO, E. C. ; LIMA, J. M. C. . Do corpo à carne: discurso machista e mídia de ambiente/mídia indoor. In: Tasso, Ismara; Silva, Érica. (Org.). Língua(gens) em discurso - a formação dos objetos. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, v. 7, p. 211-233.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, J. M. C.. É lá que o mundo se encontra. Revista Valores, Curitiba, 03 mar. 2007.

2.
LIMA, J. M. C.. Alemanha: reconstruindo a história. Revista Valores, Curitiba.

3.
LIMA, J. M. C.. Mãos à Obra integra o HSBC. Revista Valores, Curitiba.

4.
LIMA, J. M. C.. Olhos de Águia. Informativo Holofote, Curitiba.

5.
LIMA, J. M. C.. Pastoral da Criança. Comunicação - Especial Criança.

6.
LIMA, J. M. C.. O forró do sul. Comunicação.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, J. M. C.. O público e o privado no texto publicitário: as mulheres evoluídas de Bombril. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - CELLIP, 2011, Londrina - PR. Anais do XX Seminário do CELLIP ? Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011.

2.
LIMA, J. M. C.. A amora e a maçã: intertextualidade e produção de sentidos em uma propaganda veiculada pela internet. In: 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá - PR. A AMORA E A MAÇÃ: INTERTEXTUALIDADE E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM UMA PROPAGANDA VEICULADA PELA INTERNET, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, J. M. C.; ROMUALDO, E. C. . Violência contra a mulher: o gênero discursivo propaganda e a circulação dos sentidos na mídia de ambiente.. In: 3ª Jornada Internacional de Estudos dos Discurso - JIED e 2º Encontro Internacional da Imagem e(m) discurso, 2015, Maringá. Anais da 3ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso - JIED e 2º Encontro Internacional da Imagem e(m) Disccurso, 2015. v. 1. p. 79-79.

2.
LIMA, J. M. C.; ROMUALDO, E. C. . O ambiente como fator de produção de sentidos na mídia indoor.. In: IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2013, 2013, Maringá. Anais do IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares, 2013. v. 1. p. 236-236.

3.
LIMA, J. M. C.. O discurso sobre a qualidade de vida na propaganda de planos de saúde. In: VII Selisigno e VIII Simpósio de Leitura da UEL, 2010, Londrina. Caderno de Resumos: o ser e as palavras do VII Selisigno e VIII Simpósio de Leitura da UEL. Londrina: UEL, 2010. p. 134-134.

4.
LIMA, J. M. C.. A amora e a maçã: intertextualidade e produção de sentidos em uma propaganda veiculada pela internet. In: 1 Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Caderno de Resumos, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, J. M. C.. Estímulos Sensoriais e a Produção de Sentidos em Peças de Mídia de Ambiente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, J. M. C.; ROMUALDO, E. C. . Essa Coca-cola é Fanta: suporte e produção de sentidos na campanha publicitária do Dia Internacional do Orgulho LGBT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, J. M. C.; ROMUALDO, E. C. . SUPORTE, AMBIENTE E SENSAÇÕES: NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO TEXTO PUBLICITÁRIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LIMA, J. M. C.. A relação entre textos, suportes e ambientes: novas formas de produção de sentidos na publicidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
LIMA, J. M. C.. Suporte, ambiente e sensações: novas formas de produção de sentidos no texto publicitário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, J. M. C.. Oficina: A produção de sentidos no texto publicitário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIMA, J. M. C.; ROMUALDO, E. C. . VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA E A CIRCULAÇÃO DOS SENTIDOS NA MÍDIA DE AMBIENTE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, J. M. C.; ROMUALDO, E. C. . O ambiente como fator de produção de sentidos na mídia indoor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
LIMA, J. M. C.; ROMUALDO, E. C. . Mídia de ambiente e reificação da mulher: a campanha de lançamento da revista Playboy com a Mulher Filé. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, J. M. C.. Linguagem e produção de sentidos na mídia indoor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, J. M. C.. O público e o privado no texto publicitário: as mulheres evoluídas de Bombril. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, J. M. C.. A amora e a maçã: intertextualidade e produção de sentidos em uma propaganda veiculada pela internet. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
LIMA, J. M. C.. O discurso sobre a qualidade de vida na propaganda de planos de saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ABRAHÃO FILHO, R. E. ; LIMA, J. M. C. . O outro no Twitter: considerações sobre a interlocução virtual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, J. M. C.; SILVA, P. K. . Multimeios e Mercado. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, J. M. C.. Curso de Férias - Teoria da Comunicação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, J. M. C.. Curso de Férias - Teoria da Comunicação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, J. M. C.. Relatório Anual - Unimed Maringá 2007. 2008. (Editoração/Periódico).

4.
LIMA, J. M. C.. Jornal do Colaborador. 2007. (Editoração/Periódico).

5.
LIMA, J. M. C.. A Vida por Unimed. 2007. (Editoração/Periódico).

6.
LIMA, J. M. C.. Jornal do Cliente. 2007. (Editoração/Periódico).

Demais trabalhos
1.
LIMA, J. M. C.. Comunicação. 2007 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, J. M. C.; COELHO, D. T.; CORREIA, M. J. C. S.. Participação em banca de Aline Keiko Kato. A comunicação como meio essencial pra a administração eficaz. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, J. M. C.; GONCALVES, B. A.; RAMOS, T. R.. Participação em banca de Maylson Wesley Guimarães.Comunicação Externa: um estudo de caso da Pizzaria Ravello. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Publicidade e Propaganda) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

2.
LIMA, J. M. C.; SILVA, P. K.; LEONEL JUNIOR, R. S.. Participação em banca de Camila Ruiz Barbosa.A eficácia da comunicação na estratégia de telemarketing bancário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Publicidade e Propaganda) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

3.
LIMA, J. M. C.; SILVA, P. K.; ACCORSI, F. A.. Participação em banca de Nilza Pinheiro Rasmussen.Da linguagem cinematográfica de A Vida é Bela ao discurso publicitário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Publicidade e Propaganda) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

4.
IZZO, F. C.; ESPINHA, P. G.; LIMA, J. M. C.. Participação em banca de Misael Gomes de Azevedo.Um estudo de caso apresentando a importância da qualidade de atendimento na satisfação dos clientes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literaáios.Estímulos Sensoriais e a Produção de Sentidos em Peças de Mídia de Ambiente. 2018. (Outra).

2.
8o Congresso Internacional da Abrates. 2017. (Congresso).

3.
4º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A relação entre textos, suportes e ambientes: novas formas de produção de sentidos na publicidade. 2016. (Simpósio).

4.
IX SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras.SUPORTE, AMBIENTE E SENSAÇÕES: NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO TEXTO PUBLICITÁRIO. 2016. (Seminário).

5.
VI Conferência Brasileira do ProZ.com. 2016. (Encontro).

6.
VII Congresso Internacional de Tradução e Interpretação da ABRATES. 2016. (Congresso).

7.
3ª JIED ? Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2º EIID ? Encontro Internacional da Imagem em Discurso.VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA E A CIRCULAÇÃO DOS SENTIDOS NA MÍDIA DE AMBIENTE. 2015. (Outra).

8.
3º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2014. (Outra).

9.
IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. O ambiente como fator de produção de sentidos na mídia indoor. 2013. (Congresso).

10.
2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso.Mídia de ambiente e reificação da mulher: a campanha de lançamento da revista Playboy com a Mulher Filé. 2012. (Outra).

11.
III CONALI. 2011. (Congresso).

12.
VII SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras.Linguagem e produção de sentidos na mídia indoor. 2011. (Seminário).

13.
XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - CELLIP.O público e o privado no texto publicitário: as mulheres evoluídas de Bombril. 2011. (Seminário).

14.
1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2010. (Outra).

15.
4º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. 2010. (Outra).

16.
VIII Simpósio de Leitura da UEL. 2010. (Simpósio).

17.
VII Selisigno. 2010. (Outra).

18.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. 2009. (Congresso).

19.
EPPLI - Encontro Paranaense de Pós-graduação em Linguistica. 2008. (Encontro).

20.
Maximídia SAT 2007-Fórum Internacional de Marketing e Comunicação. 2007. (Outra).

21.
8 Seminário Internacional de Telejornalismo. 2001. (Seminário).

22.
1 Congresso de Humanidades. 2000. (Congresso).

23.
O Papel Social do Profissional de Comunicação. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, J. M. C.; BATISTELA, Claudia Cristina. . I Ciclo de Estudos Integrados Unifamma. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vanessa Moretto. Visual Merchandising: uma ferramenta estratégica do varejo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá. Orientador: Juliana de Mello Chagas Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
PINTO, Nathalia Cordeiro Tupan Carvalho. O filme Lula, o filho do Brasil como ferramenta de propaganda ideológica: uma análise. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá. Orientador: Juliana de Mello Chagas Lima.

2.
MUGNAINI, Magda Soares. O Marketing e Comportamento do Consumidor:os hábitos de consumo de lazer do maringaensedas classes A e B. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá. Orientador: Juliana de Mello Chagas Lima.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, J. M. C.. Estímulos Sensoriais e a Produção de Sentidos em Peças de Mídia de Ambiente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Aprovada no Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras - Teple, em Língua Francesa, com conceito A (10.0), em maio de 2013.
Aprovada no Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras - Teple, em Língua Inglesa, com conceito A (9.1), em março de 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/11/2018 às 9:24:40