Helena Borges Martins da Silva Paro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5426268075449547
  • Última atualização do currículo em 14/02/2019


Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) (2007). Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (2009). Doutorado em Ciências Médicas (Área: Educação e Saúde) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (2013). É docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFU. Pesquisadora do grupo de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde do programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Médica (GEPEM/UFU) e do grupo VERAS (Vida do Estudante e Residente da Área da Saúde) do Centro de Desenvolvimento em Educação Médica (CEDEM) da Universidade de São Paulo. Avaliadora externa do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas - SAEME (ABEM/CFM). Diretora da Regional de Minas Gerais da Associação Brasileira de Educação Médica (2016-2018). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helena Borges Martins da Silva Paro
Nome em citações bibliográficas
PARO, H. B. M. S.;Paro, Helena B M S;PARO, HELENA BMS;Paro, Helena B. M. S.;PARO, HELENA B.M.S.;PARO, HELENA BORGES MARTINS DA SILVA;Paro, Helena B.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Ciências Médicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Empatia em estudantes de medicina no Brasil: um estudo multicêntrico, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Patricia Zen Tempski.
Coorientador: Mílton de Arruda Martins.
2008 - 2009
Mestrado em Ciências da Saúde.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Qualidade de vida relacionada à saúde dos estudantes do curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Nívea de Macedo Oliveira Morales.
Palavras-chave: qualidade de vida; Estudantes Medicina.
Grande área: Ciências da Saúde
2003 - 2005
Especialização - Residência médica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. Residência médica em: Ginecologia e obstetrícia
Número do registro: Miguel Hernandes Neto.
Palavras-chave: ginecologia e obstetrícia.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Saúde Humana.
1996 - 2002
Graduação em Medicina.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: -.
Orientador: -.




Formação Complementar


2012 - 2012
Essential Skills for Medical Education - ESME Assessment. (Carga horária: 16h).
International Association for Medical Education, AMEE, Grã-Bretanha.
2010 - 2010
Avaliação crítica da literatura para uma Prática Baseada em Evidências. (Carga horária: 16h).
Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, IMEPAC, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia científica aplicada à Ginecologia e Obstetrícia. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Médico Residente, Enquadramento Funcional: médica, Carga horária: 60


Associação Brasileira de Educação Médica, ABEM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Diretoria Regional, Enquadramento Funcional: Diretora Regional Minas Gerais


Secretaria de Ensino Superior/Ministério da Educação, SESU/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Membro Integrante da CAMEM
Outras informações
Membro Integrante da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas. Nomeação em Portaria nº 13 de 4 de abril de 2017.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de extensão, Carga horária: 4
Outras informações
Preceptora do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica (CEEO II) /UFMG/FNS/EENF/EMI


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pelas ações das Oficinas Desenvolvimento Docente, do Núcleo Docente Estruturante e do Núcleo de Avaliação


Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, SESMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora de GAP, Carga horária: 6
Outras informações
Supervisora do Grupo de Aperfeiçoamento Profissional (GAP) no Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEP) desenvolvido pela SESMG junto à Universidade Federal de Uberlândia.


Fundação Maçônica Manoel dos Santos, FMMS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médica, Carga horária: 10


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação científica



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Estratégias para redução das taxas de cesáreas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia:análise de séries temporais interrompida, barreiras e facilitadores para implementação de evidências científicas relacionadas ao parto e pós-parto
Descrição: No Brasil, 52% dos nascimentos acontecem por cesárea. Várias estratégias são propostas para a redução das taxas de cesárea no contexto internacional e nacional, uma vez que taxas maiores do que 10-15% estão associadas a maior mortalidade materna e morbidade neonatal. Neste ano, após a publicação da Resolução Normativa nº 368, um dos recentes dispositivos legais criados para inibir o aumento vertiginoso das taxas de cesárea observado nas últimas décadas, a Agência Nacional de Saúde Suplementar desenvolveu, junto a outras instituições de saúde, o Projeto Parto Adequado (PPA), um projeto de melhoria da qualidade do cuidado relacionado ao pré-parto, parto e puerpério. O projeto envolve a adoção de uma série de intervenções para a redução das taxas de cesárea e de eventos adversos maternos e neonatais entre os hospitais participantes. O Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU/UFU) foi um dos cinco hospitais públicos selecionados para participação no PPA, já que, em 2014, realizou 2.161 partos, dos quais 1.510 (69,9%) foram cesáreas. O presente estudo tem o objetivo de implementar o projeto de melhoria de qualidade proposto pelo PPA de acordo com as particularidades institucionais, organizacionais e culturais do HCU/UFU. O estudo englobará uma abordagem quanti-qualitativa: estudo ecológico de tendência temporal (quantitativo) e análise de grupos focais com profissionais da saúde e gestantes (qualitativo). Nossa hipótese é que a análise dos fatores facilitadores e das barreiras para o uso das práticas baseadas em evidências relacionadas à assistência o parto e pós-parto resultará na redução sustentada das taxas de cesárea da instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Helena Borges Martins da Silva Paro - Coordenador / Efigenia Aparecida Maciel de Freitas - Integrante / Fabíola Alves Gomes - Integrante / Mary Angela de Meneses Sanches - Integrante / Miguel Tanús Jorge - Integrante / Vanessa Santos Pereira Baldon - Integrante / Vivian Mara Gonçalves de Oliveira Azevedo - Integrante.
2015 - Atual
Tradução, adaptação cultural e validação da Pediatric Eosinophilic Esophagitis Symptom Score (PEESS v2.0)
Descrição: Instrumentos que englobam a percepção do paciente (Patient-reported outcomes ? PRO) têm sido reconhecidos como medidas-chaves para a avaliação do tratamento de doenças crônicas ao longo da última década. Na esofagite eosinofílica, observa-se a correlação de escores de sintomas da EEo pediátrica com resultados histológicos, especificamente da contagem de eosinófilos no esôfago. Este estudo objetiva: 1. Traduzir, adaptar e validar uma escala de frequência e intensidade de sintomas relacionados à esofagite eosinofílica ? a Pediatric Eosinophilic Esophagitis Symptom Score (PEESS) - para a língua portuguesa do Brasil. A escala será traduzida de acordo com normas internacionais de tradução de instrumentos (tradução avançada, retrotradução, revisão), pré-testada e validada por meio da análise descritiva, análise fatorial exploratória e determinação de curva ROC dos escores de 400 pacientes de oito a 18 anos e de 400 pais de pacientes de dois a sete anos, 11 meses e 29 dias, dos serviços de Endoscopia Digestiva das instituições participantes. Esperamos obter a Escala Pediatric Eosinophilic Esophagitis Symptom Score (PEESS v2.0) adaptada à cultura brasileira, confiável e válida para que possamos introduzi-la como instrumento de investigação e pesquisa de sintomas para pacientes com suspeita diagnóstica de Esofagite Eosinofílica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Helena Borges Martins da Silva Paro - Coordenador / SILVA, CARLOS HENRIQUE MARTINS - Integrante / CRISTINA PALMER DE BARROS - Integrante / MARIA FERNANDA OLIVEIRA SANTOS - Integrante.
2014 - Atual
Ensino e avaliação das habilidades de comunicação e atitudes dos estudantes de medicina na relação médico-paciente
Descrição: As habilidades de comunicação constituem uma das competências centrais a serem desenvolvidas durante a formação médica. O planejamento de estratégias para o desenvolvimento dessa competência requer o uso de instrumentos confiáveis e validados para a avaliação das habilidades de comunicação. Este estudo objetiva: 1. Traduzir, adaptar linguisticamente e validar escalas de avaliação da habilidade de comunicação médica (verbal e não verbal) para a cultura brasileira; 2. Introduzir as escalas validadas como modelos de ensino de habilidades de comunicação no curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Helena Borges Martins da Silva Paro - Coordenador / carlos henrique martins da silva - Integrante / Claúdia Maria Alves da Silva Pereira - Integrante / Morales, Nívea M O - Integrante / Mendonça, Tânia M S - Integrante / PINTO, ROGERIO MC - Integrante / Renata Rodrigues Catani - Integrante.
2009 - 2016
Qualidade de Vida de Mães de Prematuros de Muito Baixo Peso ao nascer
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Helena Borges Martins da Silva Paro - Integrante / carlos henrique martins da silva - Coordenador / Nívea de Macedo Oliveira Morales - Integrante / Rogerio M. C. Pinto - Integrante / Vânia Olivetti Steffen Abdallah - Integrante / Magda Regina Silva Moura - Integrante / Cristina Guimarães Arantes Araújo - Integrante / Celine Vieira - Integrante.
2009 - 2013
Tradução, adaptação e validação linguística da Escala de orientação médico-paciente (PPOS) para a cultura brasileira
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Helena Borges Martins da Silva Paro - Integrante / carlos henrique martins da silva - Coordenador / Claúdia Maria Alves da Silva Pereira - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2006 - 2009
Qualidade de vida relacionada à saúde dos estudantes do curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia
Descrição: O estudo avaliará a qualidade de vida relacionada à saúde dos estudantes do primeiro ao sexto ano do curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia de maneira prospectiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Helena Borges Martins da Silva Paro - Integrante / Carlos Henrique Alves Rezende - Coordenador / Nívea de Macedo Oliveira Morales - Integrante / Rogerio M. C. Pinto - Integrante / Rogerio Rizzo Morales - Integrante / Tania Maria Silva Mendonça - Integrante / Marília Martins Prado - Integrante / Bernadete Jeha Araújo - Integrante.
2001 - 2002
Aplicação de um questionário de qualidade de vida - CHQ (Child Health Questionnaire) - a crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Helena Borges Martins da Silva Paro - Integrante / carlos henrique martins da silva - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: International Journal of Medica Education
2010 - Atual
Periódico: Medical Education (Oxford. Print)
2012 - Atual
Periódico: BMC Medical Education (Online)
2014 - Atual
Periódico: Plos One
2017 - Atual
Periódico: BMJ Open
2018 - Atual
Periódico: Cadernos de Saude Publica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Ginecologia e Obstetrícia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Emergências em Ginecologia e Obstetrícia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
IV Prêmio Dr José Cortês Filho, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.
2007
TEGO - Título Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, FEBRASGO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CATANI, R. R.2018CATANI, R. R. ; VALADARES, E. S. ; LACOMBE, J. B. ; Mendonça, Tânia M S ; SILVA, C. H. M. ; PARO, HELENA B.M.S. . Cross-Cultural adaptation of the Four Habits Coding Scheme (EC4H) for teaching and assessing patient-centered communication skills in Brazil. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA, v. 34, p. e00013918, 2018.

2.
PELEIAS, MUNIQUE2017PELEIAS, MUNIQUE ; Tempski, Patricia ; PARO, HELENA BMS ; PEROTTA, BRUNO ; MAYER, FERNANDA B ; ENNS, SYLVIA C ; GANNAM, SILMAR ; PEREIRA, MARIA AMELIA D ; SILVEIRA, PAULO S ; SANTOS, ITAMAR S ; CARVALHO, CELSO RF ; Martins, Milton A . Leisure time physical activity and quality of life in medical students: results from a multicentre study. BMJ Open Sport & Exercise Medicine, v. 3, p. e000213, 2017.

3.
SANTOS, MARIA FERNANDA OLIVEIRA2017SANTOS, MARIA FERNANDA OLIVEIRA ; BARROS, CRISTINA PALMER ; SILVA, CARLOS HENRIQUE MARTINS DA ; PARO, HELENA BORGES MARTINS DA SILVA . Translation and cultural adaptation of the Pediatric Eosinophilic Esophagitis Symptom Score (PEESS v2.0). Jornal de Pediatria, v. 94, p. 642-651, 2017.

4.
MOURA, M. R. S.2016MOURA, M. R. S. ; ARAÚJO, C. G. A. ; PRADO, M. M. ; PARO, H. B. M. S. ; PINTO, R. M. C. ; ABDALLAH, V. O. S. ; MENDONÇA, T. M. S. ; SILVA, C. H. M. . Factors associated with the quality of life of mothers of preterm infants with very low birth weight: a 3-year follow-up study. Quality of Life Research, v. XX, p. XX, 2016.

5.
NASCIMENTO, MELISSA MARIA ROMERO2015NASCIMENTO, MELISSA MARIA ROMERO ; MELO, TATIANA ROCHA ; PINTO, ROGÉRIO MELO COSTA ; MORALES, NÍVEA MACEDO OLIVEIRA ; MENDONÇA, TÂNIA MARIA SILVA ; PARO, HELENA BORGES MARTINS DA SILVA ; SILVA, CARLOS HENRIQUE MARTINS . Parents? perception of health-related quality of life in children and adolescents with excess weight. Jornal de Pediatria (Impresso), v. 92, p. 65-72, 2015.

6.
ENNS, SYLVIA CLAASSEN2015ENNS, SYLVIA CLAASSEN ; PEROTTA, BRUNO ; Paro, Helena B. ; GANNAM, SILMAR ; PELEIAS, MUNIQUE ; MAYER, FERNANDA BRENNEISEN ; SANTOS, ITAMAR SOUZA ; MENEZES, MARTA ; SENGER, MARIA HELENA ; BARELLI, CRISTIANE ; SILVEIRA, PAULO S.P. ; MARTINS, MILTON A. ; ZEN TEMPSKI, PATRICIA . Medical Students? Perception of Their Educational Environment and Quality of Life. Academic Medicine, v. 91, p. 1, 2015.

7.
Tempski, Patricia2015Tempski, Patricia ; SANTOS, ITAMAR S. ; MAYER, FERNANDA B. ; ENNS, SYLVIA C. ; PEROTTA, BRUNO ; Paro, Helena B. M. S. ; GANNAM, SILMAR ; PELEIAS, MUNIQUE ; GARCIA, VERA LUCIA ; BALDASSIN, SERGIO ; GUIMARAES, KATIA B. ; SILVA, NILSON R. ; DA CRUZ, EMIRENE M. T. NAVARRO ; TOFOLI, LUIS F. ; SILVEIRA, PAULO S. P. ; MARTINS, MILTON A. . Relationship among Medical Student Resilience, Educational Environment and Quality of Life. Plos One, v. 10, p. e0131535, 2015.

8.
Paro, Helena B. M. S.2014Paro, Helena B. M. S.; SILVEIRA, PAULO S. P. ; PEROTTA, BRUNO ; GANNAM, SILMAR ; ENNS, SYLVIA C. ; GIAXA, RENATA R. B. ; BONITO, ROSUITA F. ; MARTINS, MÍLTON A. ; TEMPSKI, PATRICIA Z. . Empathy among Medical Students: Is There a Relation with Quality of Life and Burnout?. Plos One, v. 9, p. e94133, 2014.

9.
PEREIRA, CLÁUDIA M.A.S.2013PEREIRA, CLÁUDIA M.A.S. ; AMARAL, CARLOS F.S. ; RIBEIRO, MARIA M.F. ; PARO, HELENA B.M.S. ; PINTO, ROGÉRIO M.C. ; REIS, LARA E.T. ; SILVA, CARLOS H.M. ; KRUPAT, EDWARD . Cross-cultural validation of the Patient Practitioner Orientation Scale (PPOS). Patient Education and Counseling, v. XX, p. XX, 2013.

10.
KLOSTER, MARIA CRISTINA2013KLOSTER, MARIA CRISTINA ; PEROTTA, BRUNO ; HAUER JUNIOR, ALFREDO ; PARO, HELENA BMS ; TEMPSKI, PATRÍCIA . Sonolência diurna e habilidades sociais em estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), v. 37, p. 103-109, 2013.

11.
Tempski, Patricia2012 Tempski, Patricia ; Martins, Milton A ; Paro, Helena B M S . Teaching and learning resilience: a new agenda in?medical education. Medical Education (Oxford. Print), v. 46, p. 345-346, 2012.

12.
PARO, HELENA BMS2012PARO, HELENA BMS; DAUD-GALLOTTI, RENATA M ; PINTO, ROGERIO MC ; TIBERIO, IOLANDA FLC ; MARTINS, MÍLTON A . Brazilian version of the Jefferson Scale of Empathy: psychometric properties and factor analysis. BMC Medical Education (Online), v. 12, p. 73, 2012.

13.
SOUZA, ISMELINDA MARIA DINIZ MENDES2012SOUZA, ISMELINDA MARIA DINIZ MENDES ; PARO, H. B. M. S. ; MORALES, R. R. ; PINTO, R. M. C. ; SILVA, C. H. M. ; MORALES, ROGERIO RIZO ; PINTO, ROGERIO DE MELO COSTA ; PARO, HELENA BORGES MARTINS DA SILVA ; SILVA, CARLOS HENRIQUE MARTINS DA . Health-related quality of life and depressive symptoms in undergraduate nursing students. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso), v. 20, p. 736-743, 2012.

14.
Tempski, Patricia2012Tempski, Patricia ; BELLODI, PATRICIA L ; PARO, HELENA BMS ; ENNS, SYLVIA C ; Martins, Milton A ; SCHRAIBER, LILIA B . What do medical students think about their quality of life? A qualitative study. BMC Medical Education (Online), v. 12, p. 106, 2012.

15.
Paro, Helena B M S2010Paro, Helena B M S; Morales, Nívea M O ; Silva, Carlos H M ; Rezende, Carlos H A ; Pinto, Rogério M C ; Morales, Rogério R ; Mendonça, Tânia M S ; Prado, Marília M . Health-related quality of life of medical students. Medical Education (Oxford. Print), v. 44, p. 227-235, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
Pereira, Erlândia Silva ; Pereira, Maristela de Souza ; Pinto, Rogério de Melo Costa ; PARO, HELENA BORGES MARTINS DA SILVA . RODAS DE CONVERSA DIALÓGICAS: O ESPAÇO DA LIBERDADE PARA DIZER A PALAVRA. A psicologia frente ao contexto contemporâneo. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2018, v. , p. 147-161.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEROTTA, BRUNO ; PARO, HELENA B.M.S. ; ARANTES-COSTA, F. M. ; Martins MA ; SILVEIRA, PAULO S. P. ; TEMPSKI, PATRÍCIA . Daytime sleepiness and sleep deprivation in medical students. In: AMEE 2016: An International Association for Medical Education, 2016, Barcelona. AMEE 2016 Abstract Book, 2016.

2.
GIAXA, R. B. ; PARO, HELENA B.M.S. ; SA, H. L. C. ; SANTANA, G. S. M. . Professional attitudes assessment in the context of clinical skills: how far does the professors' personality interfere?. In: AMEE 2015: An International Association for Medical Education, 2015, Glasgow, UK. AMEE 2015: An International Association for Medical Education, 2015.

3.
Paro, Helena B.; PEROTTA, B. ; SILVEIRA, PAULO S. P. ; GIAXA, R. B. ; Martins MA ; Tempski, Patricia . Is empathy affected by medical students? somnolence?. In: AMEE 2015: An International Association for Medical Education, 2015, Glasgow. AMEE 2015: An International Association for Medical Education, 2015.

4.
SILVEIRA, PAULO S. P. ; MAYER, F. B. ; TEMPSKI, PATRÍCIA ; Enns, SC ; PARO, HELENA BMS ; Martins MA . Random versus convenience samples: differences in survey results. In: AMEE 2015: An International Association for Medical Education, 2015, Glasgow, UK. AMEE 2015: An International Association for Medical Education, 2015.

5.
GANNAM, SILMAR ; PELEIAS, M. ; MAYER, F. B. ; Paro, Helena B M S ; MARTINS, MÍLTON A ; SILVEIRA, PAULO S. P. . Physical Activity and Emotional Distress among Brazilian medical students. In: AMEE 2014: An International Association for Medical Education, 2014, Milan. AMEE 2014: An International Association for Medical Education Abstract Book, 2014. p. 87-87.

6.
GIAXA, R. B. ; Paro, Helena B M S ; C JUNIOR, F. S. . Barriers and facilitators in empathic development: The medical student s perception.. In: AMEE 2014: An International Association for Medical Education, 2014, Milan. AMEE 2014: An International Association for Medical Education Abstract Book, 2014. p. 182-182.

7.
Pereira, C. M. A. S. ; PARO, HELENA B.M.S. ; SILVA, C. H. M. . Cross-cultural validation of the Patient-Practitioner Orientation Scale (PPOS). In: AMEE 2013: An International Association for Medical Education, 2013, Prague. AMEE 2013: An International Association for Medical Education, 2013.

8.
Tempski, Patricia ; PARO, HELENA B.M.S. ; ENNS, SYLVIA C ; SILVEIRA, PAULO S. P. ; GANNAM, SILMAR ; MARTINS, MÍLTON A . Strengths and weaknesses in developing a multicentric research network in Medical Education ? VERAS Project. In: AMEE 2013: An International Association for Medical Education, 2013, Prague. AMEE 2013: An International Association for Medical Education, 2013.

9.
ALMEIDA, M. ; PARO, HELENA B.M.S. ; MAYER, F. B. ; MARTINS, MÍLTON A. ; SILVEIRA, PAULO S. P. ; Tempski, Patricia . Burnout in Medical Students: A randomized multicentric study. In: AMEE 2013: An International Association for Medical Education, 2013, Prague. AMEE 2013: An International Association for Medical Education, 2013.

10.
FREITAS, M. A. R. ; PARO, H. B. M. S. ; DINIZ, A. L. D. ; ANJOS, G. S. ; RAMOS, L. B. M. . Reliability study of OSCE in a Woman's Health station at Public Health of the clerkship students? examination in a Medical University at Universidade Federal de Uberlândia (FAMEDUFU). In: AMEE 2013: An International Association for Medical Education, 2013, Prague. AMEE 2013: An International Association for Medical Education, 2013.

11.
COTA, L. V. ; FERREIRA, A. F. ; RESENDE, J. ; CARISIO, P. ; CATANI, R. R. ; PARO, HELENA B.M.S. . Teaching and learning Emergency Obstetrics in low-resource settings: an experience with different learning strategies and residents-as teachers. In: AMEE 2013: An International Association for Medical Education, 2013, Prague. AMEE 2013: An International Association for Medical Education, 2013.

12.
PARO, HELENA B.M.S.; ALMEIDA, M. ; ENNS, SYLVIA C. ; GIAXA, RENATA R. B. ; MARTINS, MÍLTON A. ; Tempski, Patricia . Empathy among medical students: results from a Brazilian multicentric randomized study. In: AMEE 2013: An International Association for Medical Education, 2013, Prague. AMEE 2013: An International Association for Medical Education, 2013.

13.
PARO, HELENA B.M.S.; DAUD-GALLOTTI, RENATA M ; TIBERIO, IOLANDA FLC ; MARTINS, MÍLTON A. . Brazilian version of the Jefferson Scale of Empathy: psychometric properties and factor analysis. In: AMEE 2012: An International Association for Medical Education, 2012, Lyon. AMEE 2012: An International Association for Medical Education, 2012.

14.
TIBERIO, IOLANDA FLC ; DAUD-GALLOTTI, RENATA M ; MARTINS, MÍLTON A. ; PARO, H. B. M. S. ; PEROTTA, BRUNO . Gender differences in medical students? empathic skills: Is this a matter of culture?. In: AMEE 2012: An International Association for Medical Education, 2012, Lyon. AMEE 2012: An International Association for Medical Education, 2012.

15.
FREITAS, M. A. R. ; PARO, H. B. M. S. . Reflexive portfolios as an alternative to subjective global rating: an experience in a traditional ObGyn clerkship in Brazil. In: AMEE 2012: An International Association for Medical Education, 2012, Lyon. AMEE 2012: An International Association for Medical Education, 2012.

16.
Tempski, Patricia ; PEROTTA, B. ; GANNAM, S. ; Paro, Helena B M S ; Martins, Milton A . In your shoes (Learning empathy). In: AMEE 2011: An International Association for Medical Education, 2011, Vienna, Austria. AMEE 2011 Abstract Book: 29-31 August 2011, Vienna, Austria, 2011. p. 306-307.

17.
Paro, Helena B M S; TIBERIO, I. C. ; DAUD-GALLOTTI, R. M. ; Martins, Milton A . Cultural adaptation of Portuguese version of Jefferson Scale of Physician Empathy to Brazil. In: AMEE 2011: An International Association for Medical Education, 2011, Vienna, Austria. AMEE 2011 Abstract Book: 29-31 August 2011, Vienna, Austria, 2011. p. 411-412.

18.
PARO, H. B. M. S.; MORALES, N. M. O. ; PINTO, R. M. C ; MORALES, R. R. ; MENDONÇA, T. M. S. ; REZENDE, C. H. A. ; PRADO, M. M. ; TEYMENY, A. A. ; ROCHA Jr, L. D. U. ; SILVA, C. H. M. . Health-related quality of life and depressive symptoms of female medical students in Brazil. In: 16th Annual Conference of the International Society for Quality of Life Research, 2009, New Orleans. Abstracts presented at the 16th Annual Conference of the International Society for Quality of Life Research, 2009. p. A-88-A-88.

19.
PARO, H. B. M. S.; MORALES, N. M. O. ; PINTO, R. M. C ; MENDONÇA, T. M. S. ; MORALES, R. R. ; REZENDE, C. H. A. ; PRADO, M. M. ; SILVA, C. H. M. . Health-related quality of life in medical students. In: 15ht Annual Conference of the International Society for Quality of Life Research, 2008, Montevideo. Abstracts presented at the 15th Annual conference of the International Society for Quality of Life Research: a supplement of Quality of Life Research journal. Holanda: Springer, 2008. p. A-125-A-125.

20.
Oliveira, N. M ; De CONTI, D. O. ; PEREIRA, R. A. O. ; REIS, S. M. ; TEBALDI, T. C. ; NASCIMENTO, V. S. ; JESUS, V. F. ; PARO, H. B. M. S. . Meningites Bacterianas e Doença Meningocócica: Estudo retrospectivo de casos atendidos no Hospital de Clínicas da UFU, Janeiro de 1993 a Junho de 1997.. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. ABRASCO, 1998.

21.
SILVA, C. H. M. ; MARINHO, L. C. ; GONÇALVES, R.M. P. ; BORGES, M. L. ; CARVALHO, F. C. ; PARO, H. B. M. S. ; HIRANO, J. . Comprometimento articular na Doença Meningocócica. In: 8 Congresso Mineiro de Pediatria, 1998. 8 Congresso Mineiro de Pediatria - Programa Científico.

Artigos aceitos para publicação
1.
BERARDI, M. C. ; MENDES-RODRIGUES, C. ; PARO, H. B. M. S. . Contraceptive counseling lectures do not influence decision making in family planning services. Ciencia & Saude Coletiva, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. M. ; MARTINS, C. C. A. ; KAIM, C. ; GONTIJO, B. D. R. ; BORGES, C. M. ; Paro, Helena B M S . PERCEPÇÃO DE GESTANTES ACERCA DAS VIAS DE PARTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BORGES, A. A. ; SILVA, J. M. ; SOUZA, M. S. M. ; GONTIJO, B. D. R. ; BORGES, M. S. ; PARO, HELENA B.M.S. . VIVÊNCIAS DO PÓS-PARTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO EXTENSIONISTA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NACHMANOWICZ, M. S. ; SILVA, I. M. A. ; BORGES, C. M. ; BORGES, M. S. ; PARO, HELENA B.M.S. . O MEDO E O PARTO: POSSIBILIDADES DE VER, SENTIR E REFLETIR EM UM PROJETO DE EXTENSÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PARO, HELENA BMS. Resiliência e Sofrimento na Formação Médica: cenários e atores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PARO, HELENA BMS. Precisamos revisar das Diretrizes Curriculares?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PARO, HELENA BMS. Quem cuida de quem cuida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PARO, HELENA BMS. Saúde Mental do estudante de medicina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MENDONÇA, T. M. S. ; RIBEIRO, A. C. A. ; SILVA, C. H. M. ; PARO, HELENA B.M.S. ; CATANI, R. R. ; BONINI, M. M. P. . Uso do Cinema e Dramatização no Aconselhamento e Panejamento Terapêutico da Consulta na Percepção dos Estudantes de Medicina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BERNARDES, F. M. ; MINARI, A. G. ; PEREIRA, CLÁUDIA M.A.S. ; SILVA, C. H. M. ; PARO, HELENA B.M.S. . QUÃO CENTRADO NO PACIENTE É O ESTUDANTE DE MEDICINA? Um olhar sobre as atitudes do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTANA, M. A. O. ; LIMA, B. M. ; RIBEIRO, A. C. A. ; PARO, HELENA B.M.S. . Percepção dos Estudantes de Medicina sobre Módulos de um Currículo Inovador. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PEROTTA, B. ; PARO, HELENA B.M.S. ; ARANTES-CO, F. M. ; Martins MA ; SILVEIRA, PAULO S. P. ; TEMPSKI, PATRÍCIA . Daytime sleepiness and sleep deprivation in medical students. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
PARO, HELENA B.M.S.; PEROTTA, BRUNO ; SILVEIRA, PAULO S. P. ; GIAXA, R. B. ; Martins MA ; Tempski, Patricia . Is empathy affected by medical students' somnolence?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GIAXA, R. B. ; PARO, HELENA B.M.S. ; SA, H. L. C. ; SANTANA, G. S. M. . Professional attitudes assessment in the context of clinical skills: how far does the professors' personality interfere?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
RIBEIRO, A. C. A. ; SILVA, G. B. M. ; Paro, Helena B M S ; GUIMARAES, V. V. ; HATTORI, W. T. . Avaliação do Perfil dos Estudantes Ingressantes no Curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CALABRIA, L. ; OLIVEIRA, S. H. C. ; ARAUJO, A. ; Paro, Helena B M S . Versão cefálica externa: Desafios para a prática e a formação profissional no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GANNAM, SILMAR ; ALMEIDA, M. ; MAYER, F. B. ; Paro, Helena B M S ; MARTINS, MÍLTON A. ; SILVEIRA, PAULO S. P. . Physical Activity and Emotional Distress among Brazilian medical students. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
GIAXA, R. B. ; Paro, Helena B M S ; C JUNIOR, F. S. . Barriers and facilitators in empathic development: The medical student?s perception. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CATANI, R. R. ; VALADARES, E. S. ; MAIA, P. F. ; ROSA, M. R. ; TINOCO, L. V. ; PARO, HELENA B.M.S. ; FERREIRA, C. C. G. . TRADUÇÃO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCALA DE AVALIAÇÃO/ENSINO DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO MÉDICA FOUR HABITS CODING SCHEME (4HCS). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MOISES, A. J. M. ; MONTEIRO, D. C. ; RIBEIRO, A. C. A. ; TALIBERTI, B. H. B. ; PARO, HELENA B.M.S. . PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ALVES, A. R. ; ARAUJO, B. J. ; RUZI, K. G. ; PARO, HELENA B.M.S. . TEAM-BASED LEARNING (TBL) COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM OBSTETRÍCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
GUIMARAES, A. C. F. G. ; MUNIZ, B. R. S. ; JORGE NETO, A. D. ; REZENDE, E. R. M. A. ; Silva, Carlos H M ; PARO, HELENA B.M.S. . 'ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOÉTICA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM PEQUENOS GRUPOS SEM A PRESENÇA DO TUTOR: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
TEMPSKI, PATRÍCIA ; Paro, Helena B M S ; ENNS, SYLVIA C ; SILVEIRA, PAULO S. P. ; GANNAM, SILMAR ; MARTINS, MÍLTON A. . Strengths and weaknesses in developing a multicentric research network in Medical Education ? VERAS Project. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
ALMEIDA, M. ; Paro, Helena B M S ; MAYER, F. B. ; MARTINS, MÍLTON A. ; SILVEIRA, PAULO S. P. ; Tempski, Patricia . Burnout in Medical Students: A randomized multicentric study. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
FREITAS, M. A. R. ; Paro, Helena B M S ; DINIZ, A. L. D. ; ANJOS, G. S. ; RAMOS, L. B. M. . Reliability study of OSCE in a Woman's Health station at Public Health of the clerkship students? examination in a Medical University at Universidade Federal de Uberlândia (FAMEDUFU). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
COTA, L. V. ; FERREIRA, A. F. ; RESENDE, J. ; CARISIO, P. ; CATANI, R. R. ; Paro, Helena B M S . Teaching and learning Emergency Obstetrics in low-resource settings: an experience with different learning strategies and residents-as teachers. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
Paro, Helena B M S; TEMPSKI, PATRÍCIA ; PEROTTA, BRUNO ; ENNS, SYLVIA C. ; SILVEIRA, PAULO S. P. ; MARTINS, MÍLTON A. . Empatia em estudantes de medicina no Brasil: um estudo multicêntrico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
Paro, Helena B M S; PEROTTA, BRUNO . Projeto Veras Fonoaudiologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
Paro, Helena B M S; DAUD-GALLOTTI, RENATA M ; TIBERIO, IOLANDA FLC ; MARTINS, MÍLTON A. . Brazilian version of the Jefferson Scale of Empathy: psychometric properties and factor analysis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
TIBERIO, IOLANDA FLC ; DAUD-GALLOTTI, RENATA M ; MARTINS, MÍLTON A. ; Paro, Helena B M S ; PEROTTA, BRUNO . Gender differences in medical students? empathic skills: Is this a matter of culture?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
FREITAS, M. A. R. ; Paro, Helena B M S . Reflexive portfolios as an alternative to subjective global rating: an experience in a traditional ObGyn clerkship in Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
PARO, HELENA B.M.S.. Aprender sentindo: um modelo para desenvolver empatia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
PARO, HELENA B.M.S.; DAUD-GALLOTTI, R. M. ; TIBERIO, I. C. ; Martins MA . Versão brasileira da Escala Jefferson de Empatia (Jefferson Scale of Empathy - JSE): propriedades psicométricas e análise fatorial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
Paro, Helena B M S; TIBERIO, I. C. ; DAUD-GALLOTTI, R. M. ; Martins, Milton A . Cultural adaptation of Portuguese version of Jefferson Scale of Physician Empathy to Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
Tempski, Patricia ; PEROTTA, B. ; GANNAM, S. ; Paro, Helena B M S ; Martins, Milton A . In your shoes (Learning empathy). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
PARO, H. B. M. S.; MORALES, N. M. O. ; SILVA, C. H. M. ; REZENDE, C. H. A. ; PINTO, R. M. C ; PRADO, M. M. . Qualidade de vida relacionada à saúde dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Uberlândia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
PARO, H. B. M. S.; MORALES, N. M. O. ; PINTO, R. M. C ; MORALES, R. R. ; MENDONÇA, T. M. S. ; REZENDE, C. H. A. ; PRADO, M. M. ; TEYMENY, A. A. ; ROCHA Jr, L. D. U. ; SILVA, C. H. M. . Quality of life and depressive symptoms of female medical students in Brazil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
PARO, H. B. M. S.; MORALES, N. M. O. ; PINTO, R. M. C ; MENDONÇA, T. M. S. ; MORALES, R. R. ; REZENDE, C. H. A. ; PRADO, M. M. ; SILVA, C. H. M. . Health-related quality of life in medical students. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
PARO, H. B. M. S.; MORALES, N. M. O. ; SILVA, C. H. M. ; PINTO, R. M. C ; MORALES, R. R. ; MENDONÇA, T. M. S. ; REZENDE, C. H. A. ; PRADO, M. M. . Qualidade de vida relacionada à saúde dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Uberlândia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
PRADO, F. A. ; PARO, H. B. M. S. ; PORTA. M. V. ; NASCIMENTO, V. S. ; JESUS, V. F. ; AMBRÒSIO, M. . Ética Médica em Pesquisas envolvendo Seres Humanos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
PARO, H. B. M. S.. Expanding Writing Abilities: a study on Yázigi Advanced Students' Essays. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
SILVA, C. H. M. ; MARINHO, L. C. ; GONÇALVES, R.M. P. ; BORGES, M. L. ; CARVALHO, F. C. ; PARO, H. B. M. S. ; HIRANO, J. . Comprometimento articular na Doença Meningocócica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
SILVA, C. H. M. ; MARINHO, L. C. ; GONÇALVES, R.M. P. ; BORGES, M. L. ; CARVALHO, F. C. ; PARO, H. B. M. S. ; HIRANO, J. . Comprometimento articular na Doença Meningocócica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
Oliveira, N. M ; De CONTI, D. O. ; PEREIRA, R. A. O. ; REIS, S. M. ; TEBALDI, T. C. ; NASCIMENTO, V. S. ; JESUS, V. F. ; PARO, H. B. M. S. . Meningites Bacterianas e Doença Meningocócica: Estudo retrospectivo de casos atendidos no Hospital de Clínicas da UFU, janeiro de 1993 à junho de 1997.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
SILVA, C. H. M. ; MARINHO, L. C. ; GONÇALVES, R.M. P. ; BORGES, M. L. ; CARVALHO, F. C. ; PARO, H. B. M. S. ; HIRANO, J. ; CASTRO, E. . Comprometimento articular na Doença Meningocócica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

45.
Oliveira, N. M ; De CONTI, D. O. ; PEREIRA, R. A. O. ; REIS, S. M. ; TEBALDI, T. C. ; NASCIMENTO, V. S. ; JESUS, V. F. ; PARO, H. B. M. S. . Meningites bacterianas e doença meningocócica: casos atendidos no HC-UFU de janeiro de 1993 a junho de 1997. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
Paro, Helena B M S. Menopausa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. (Tradução/Outra).

2.
Paro, Helena B M S. Violência por parceiro íntimo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. (Tradução/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PARO, HELENA B.M.S.; ELIAS, M. A.; MENDONÇA, T. M. S.. Participação em banca de Thiago Artur de Morais. Plano de Educação Permanente em Saúde sobre Violência Sexual contra as Mulheres. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
PARO, HELENA B.M.S.; RINALDI, A. E. M.; BALDON, V. S. P.. Participação em banca de Vanessa Aparecida Domingos da Silva Rodrigues. Métodos não farmacológicos para alívio da dor e risco de cesárea: um estudo coorte retrospectivo. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
BALDON, V. S. P.; BERNARDES, A. P. M. R.; PARO, HELENA B.M.S.. Participação em banca de Alana Leandro Cabral. Efeitos de métodos de preparação perineal isolados versus combinados sobre a distensibildiade perineal e força muscular: Ensaio Clínico randomizado Controlado. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
PARO, HELENA B.M.S.; GIAXA, RENATA R. B.; RIBEIRO, A. C. A.. Participação em banca de Renata Rodrigues Catani. Tradução e adaptação cultural da versão brasileira da Four Habits Coding Scheme (4HCS) para ensino e avaliação das habilidades de comunicação de profissionais de saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
PARO, HELENA BMS; GIAXA, R. R. B.; RIBEIRO, A. C. A.. Participação em banca de Renata Rodrigues Catani. Tradução e adaptação cultural da versão brasileira da Four Habits Coding Scheme (4HCS) para o ensino e avaliação das habilidades de comunicação de profissionais de saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
PARO, HELENA BMS; WOLKERS, P. C. B.; FREITAS, E. A. M.. Participação em banca de Marília Cristina Berardi. Palestra de aconselhamento contraceptivo: para quê?. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
Paro, Helena B M S; TEMPSKI, PATRICIA Z.; FAQUIM, J. P. S.. Participação em banca de Emiliana dos Santos Valadares. Tradução e adaptação cultural da escala Relational Communication Scale for observational measurement of doctor-patient interactions (RCS-O) para a língua portuguesa do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
GOMIDE JUNIOR, S.; Paro, Helena B M S; OLIVEIRA, A. F.. Participação em banca de Scheila Maria Ferreira Silva. Investigação sobre burnout em professores universitários de ensino particular: impacto das percepções de suporte social no trabalho e de suporte organizacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
DINIZ, A. L. D.; FERNANDES JUNIOR, P. C.; PASCHOINI, M. C.; PARO, H. B. M. S.. Participação em banca de Alex Oliveira de Sousa. Análise dos índices Doppler da artéria oftálmica de grávidas com hipertensão arterial crônica. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

10.
MORALES, N. M. O.; ANDRADE, D. F.; PARO, HELENA B.M.S.. Participação em banca de Aline Tavares Duarte Kaminice. Tradução, adaptação transcultural e validação do banco de intens Mobilidade Pediátrica do Patient-Reported Outcomes Measurement Information System - PROMIS® para a língua portuguesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
MORALES, N. M. O.; BONATTI, R. C. F.; PARO, HELENA B.M.S.. Participação em banca de Maria Tereza Neri Rosa. Prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes brasileiros: Revisão sistemática. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
PINTO, R. M. C; LADICO, V. S. N.; PARO, HELENA B.M.S.. Participação em banca de Camila Eugênio Zumpano. Tradução, adaptação transcultural e validação do banco de itens saúde global do Patient-Reported Outcomes Measurement Information System - PROMIS - para a língua portuguesa. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

13.
DINIZ, A. L. D.; GOMES, M. K. O.; PARO, HELENA B.M.S.. Participação em banca de Ana Paula Lino Jorge Machado. Perfil Hemodinâmico materno-fetal de gestantes tabagistas crônicas: Estudo Doppler. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

14.
Morales, Nívea M O; ROSENBURG, E. G.; PARO, H. B. M. S.. Participação em banca de Márcia Neyza Ferreira de Castro Pinto. Tradução e adaptação cultural dos bancos de itens dos domínios: dificuldades emocionais e aspectos sociais do PROMIS PEDIATRIC para a língua portuguesa. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

Teses de doutorado
1.
DINIZ, A. L. D.; PIRES, C. R.; PASCHOINI, M. C.; PARO, H. B. M. S.; P FILHO, F. C. R. C.. Participação em banca de Gizeli de Fátima Ribeiro dos Anjos. Doppler da artéria oftálmica em gestantes portadoras de diabetes mellitus com e sem retinopatia. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
BONELLA, A. E.; LADICO, V. S. N.; PINHEIRO, J. L. A.; PARO, HELENA B.M.S.; ALMADA, L. F.. Participação em banca de Gabriela Franco de Almeida. Perspectivas de pacientes com doença incurável sobre a morte clinicamente assistida: um estudo qualitativo e bioético. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
Paro, Helena B M S; LAMPERT, J. B.; RIBEIRO, M. M. F.; BONITO, ROSUITA F.; FAQUIM, J. P. S.. Participação em banca de Cláudia Maria Alves da Silva Pereira. Atitude dos estudantes de medicina a respeito da relação médico-paciente. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
Paro, Helena B M S; MENEZES, I. V.; SOUZA, M. A.; RIBEIRO, A. C. A.; REZENDE, C. H. A.. Participação em banca de Priscila Castro Alves. Qualidade de vida e esgotamento profissional do professor universitário. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
SILVA, C. H. M.; FELIX, S. B. R.; ROCHA, F. C. G.; PARO, HELENA B.M.S.. Participação em banca de Rogério de Rizo Morales. Validação da versão em português do banco de itens função física do PROMIS® para a população brasileira. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

Qualificações de Doutorado
1.
DINIZ, A. L. D.; SANTOS, M. C.; PARO, HELENA B.M.S.. Participação em banca de Gizeli de Fátima Ribeiro dos Anjos. Análise dos parâmetros Doppler da artéria oftálmica em gestantes portadoras de diabetes mellitus pré-gestacional com e sem retinopatia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
BONELLA, A. E.; PARO, HELENA B.M.S.; ALMADA, L. F.. Participação em banca de Gabriela Franco de Almedia. Vulnerabilidade, perspectiva dos pacientes e morte assistida. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
PARO, HELENA BMS; MENDONÇA, T. M. S.; RIBEIRO, A. C. A.. Participação em banca de Priscila Castro Alves. Qualidade de Vida e Esgotamento Profissional do professor universitário. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
SILVA, C. H. M.; DIONISIO, V. C.; PARO, HELENA B.M.S.. Participação em banca de Rogério de Rizo Morales. Validação e calibração do banco de itens Função Física do PROMIS® para a língua portuguesa. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
BALLESTER, D.; PARO, HELENA B.M.S.; SANTOS, ITAMAR S.. Participação em banca de Silmar de Souza Abu Gannam. Associação entre Ansiedade, Depressão, Esgotamento Profissional, Resiliência e Empatia em alunos de medicina de 22 escolas brasileiras. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
RESENDE, E. S.; PARO, HELENA B.M.S.; MAGNABOSCO, P.. Participação em banca de Paula Cristina Silca. Perfil epidemiológico versus ap dão cardiopulmonar e qualidade de vida relacionada a saúde de pacientes com insuficiência cardíaca: um estudo longitudinal. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
BALDON, V. S. P.; Paro, Helena B. M. S.; BERNARDES, A. P. M. R.. Participação em banca de Letícia Rodrigues Ferreira. Efeitos da intervenção fisioterapêutica por meio do método Pilates na dor lombar em gestantes: Ensaio Clínico Randomizado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
PARO, HELENA B.M.S.; CRISPIM, C. A.; RIBEIRO, A. C. A.. Participação em banca de Renata Rodrigues Catani. Tradução e adaptação cultural da escala de ensino/avaliação de habilidades de comunicação - Four Habits Coding Scheme (4HCS) para a língua portuguesa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
PARO, HELENA B.M.S.; ARAUJO, M. B. J.; PINTO, R. M. C. Participação em banca de Maria Fernanda Oliveira Santos. Tradução e adaptação cultural do Pediatric Eosinophilic Esophagitis Symptom Scores (PEESSv2.0). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
PARO, HELENA BMS; DINIZ, A. L. D.; FREITAS, E. A. M.. Participação em banca de Marília Cristina Berardi. Planejamento Familiar: preferências contraceptivas, aconselhamento multiprofissional e tomada de decisões. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
LOTUFO, C. M. C.; PARO, HELENA BMS; RIBEIRO, M. C. B.. Participação em banca de Raphael de Almeida Carvalho. Prevalência e fatores de risco para síndrome de dor crônica pós-mastectomia em um hospital universitário. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
PARO, HELENA BMS; FAQUIM, J. P. S.; RIBEIRO, A. C. A.. Participação em banca de Emiliana dos Santos Valadares. Tradução e adaptação cultural da escala Relational Communication Scale for Observational measurement of doctor-patient interactions (RCS-O) para a língua portuguesa do Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
BALDON, V. S. P.; BERNARDES, A. P. M. R.; PARO, HELENA B.M.S.. Participação em banca de Rânia Cristina Carvalho de Oliveira. Respostas musculares após a intervenção fisioterapêutica com o uso do dilatador vaginal em gestantes: estudo clínico randomizado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
MORALES, N. M. O.; PARO, HELENA B.M.S.; REZENDE, C. H. A.. Participação em banca de Aline Tavares Duarte Kaminice. Tradução, adaptação transcultural e validação do banco de itens Mobilidade Pediátrica do PROMIS® para a língua portuguesa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

10.
MORALES, N. M. O.; DINIZ, A. L. D.; Paro, Helena B M S. Participação em banca de Maria Tereza Neri Rosa. Prevalência do Transtorno de Déficit de Atneção e Hiperatividade no Brasil: Revisão Sistemática. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
DINIZ, A. L. D.; Paro, Helena B M S; P FILHO, F. C. R. C.. Participação em banca de Ana Paula Lino Jorge. Perfil hemodinâmico útero-placentário em gestantes tabagistas crônicas: estudo Doppler. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
SILVA, CARLOS HENRIQUE MARTINS; PARO, HELENA B.M.S.; PINTO, ROGÉRIO MELO COSTA. Participação em banca de Diana de Abreu Costa Braga. Tradução e adaptação transcultural do domínio função física do PROMIS para a língua portuguesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

13.
DINIZ, A. L. D.; Paro, Helena B. M. S.; HERNANDEZ NETO, M.. Participação em banca de Alex Oliveira de Sousa. Modificações dos Índices Doppler da artéria oftálmica de gestantes com hipertensão arterial crônica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

14.
PINTO, ROGERIO DE MELO COSTA; PARO, H. B. M. S.; CRISPIM, C. A.. Participação em banca de Maria Cristina Lima e Silva. Tradução e adaptação cultural do banco de itens satisfação com a participação social do Promis. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

15.
Morales, Nívea M O; PARO, H. B. M. S.; Mendonça, Tânia M S. Participação em banca de Grasiele de Sousa Igídio. Propriedades psicométricas da versão brasileira do Child Health Questionnaire - Parent Form (CHQ-PF50) aplicado para crianças e adolescentes com doenças neurológicas crônicas incapacitantes. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

16.
Morales, Nívea M O; Paro, Helena B M S; SANTOS, S. S.. Participação em banca de Robson da Silva Medeiros. Impacto do atletismo paralímpico na qualidade de vida de acordo com o nível competitivo.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

17.
PINTO, R. M. C.; Paro, Helena B M S; Mendonça, Tânia M S. Participação em banca de Carolina Zorzanelli Costa. Tradução para a língua portuguesa brasileira, adaptação transcultural e validação do instrumento Psoriatic Arthritis Screening and Evaluation - PASE.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARAUJO, S. A.; GONTIJO, B. D. R.; FREITAS, E. A. M.; PARO, HELENA B.M.S.; FERREIRA, M. B. G.. Comissão Examinadora para Seleção de alunos regulares para ingresso no PÓSGRADUAÇÃO ?LATO SENSU? em ENFERMAGEM OBSTÉTRICA (Edital FAMED 2/2019). 2019. Universidade Federal de Uberlândia.

2.
Paro, Helena B M S; RIBEIRO, A. C. A.; GIAXA, R. R. B.. CONCURSO FAMED Nº 07/2017 de 12 de julho de 2017. 2017. Universidade Federal de Uberlândia.

3.
Paro, Helena B M S; FORSTER, A. C.; BEDRIKOW, R.. CONCURSO FAMED Nº 10/2017 de 12 de julho de 2017. 2017. Universidade Federal de Uberlândia.

4.
BONSUCESSO, F. T.; PARO, HELENA B.M.S.. EDITAL nº. 163 /2013: Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos da Universidade Federal de Uberlândia ? UFU. 2014. Universidade Federal de Uberlândia.

Outras participações
1.
PARO, HELENA B.M.S.. Edital Nº 01/2016 Convocação de Projetos de Pesquisa para Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFU e para Iniciação Científica Voluntária PIVIC. 2016. Universidade Federal de Uberlândia.

2.
PARO, HELENA B.M.S.; RIBEIRO, A. C. A.; RODRIGUES, A. M.. CONCURSO FAMED/UFU NO 05/2016 de 03 de junho de 2016. 2016. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2018 ACOG Annual Clinical and Scientific Meeting. 2018. (Encontro).

2.
COBEM 2018: 56º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Avaliação de desempenho do estudante: Feedback para o estudante. 2018. (Congresso).

3.
Encontro Nacional de Avaliação dos Mestrados Profissionais. 2018. (Encontro).

4.
Programa Profissão Docente: "Medical Education: What's new?". 2018. (Encontro).

5.
Roda de Conversa: Descriminalização do aborto no Brasil.Descriminalização do aborto no Brasil. 2018. (Encontro).

6.
XII Encontro dos Programas de Pós-Graduação nas Áreas de Medicina I, II e III da CAPEAS. 2018. (Encontro).

7.
IV Simpósio Internacional de Assistência ao Parto. 2017. (Simpósio).

8.
OFICINA DO PROGRAMA DEFORMAÇÃO-INTERVENÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA PARA MUDANÇA DE MODELO NA ATENÇÃO OBSTÉTRICA E NEONATAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. 2017. (Oficina).

9.
Saúde Mental - seus caminhos e descaminhos.Saúde mental do estudante de medicina. 2017. (Simpósio).

10.
Spinning Babies. 2017. (Oficina).

11.
COBEM 2016: 54º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Percepção dos Estudantes de Medicina sobre Módulos de um Currículo Inovador. 2016. (Congresso).

12.
COBEM 2016: 54º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Uso do Cinema e Dramatização no Aconselhamento e Panejamento Terapêutico da Consulta na Percepção dos Estudantes de Medicina. 2016. (Congresso).

13.
COBEM 2016: 54º Congresso Brasileiro de Educação Médica. QUÃO CENTRADO NO PACIENTE É O ESTUDANTE DE MEDICINA? Um olhar sobre as atitudes do estudante de medicina a respeito da relação médico-paciente. 2016. (Congresso).

14.
Congresso NEP3/2065 - Intervenção Precoce: Redução de danos X Iatrogenia. 2016. (Congresso).

15.
Curso de Capacitação SAMU 192 Região Ampliada de Saúde do Triângulo Norte.Urgências Obstétricas. 2016. (Oficina).

16.
Curso de Capacitação SAMU 192 Região Ampliada de Saúde do Triângulo Norte.Emergências Obstétricas. 2016. (Oficina).

17.
AMEE 2015: An International Association for Medical Education. Professional attitudes assessment in the context of clinical skills: how far does the professors' personality interfere?. 2015. (Congresso).

18.
COBEM 2015: 53º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Avaliação do Perfil dos Estudantes Ingressantes no Curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. 2015. (Congresso).

19.
COBEM 2015: 53º Congresso Brasileiro de Educação Médica.Habilidades de Comunicação: compartilhando experiências e planejando o futuro do ensino na formação de profissionais de saúde. 2015. (Oficina).

20.
Oficina de Avaliadores - SAEME (Sistema de Acreditação das Escolas Médicas. 2015. (Oficina).

21.
Workplace-based Assessment: Measuring Clinical Reasoning and Record Keeping using Chart-Stimulated Recall (Case-based Discussion). 2015. (Oficina).

22.
AMEE 2014: An International Association for Medical Education. Physical Activity and Emotional Distress among Brazilian medical students. 2014. (Congresso).

23.
COBEM 2014: 52º Congresso Brasileiro de Educação Médica. TRADUÇÃO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCALA DE AVALIAÇÃO/ENSINO DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO MÉDICA FOUR HABITS CODING SCHEME (4HCS). 2014. (Congresso).

24.
IV International Conference on Health, Wellness and Society. Habilidades em comunicação na Pediatria. 2014. (Congresso).

25.
Normal Labour and Birth: 9th International Research Conference. External cephalic version: challenges for practice and professional training in Brazil. 2014. (Congresso).

26.
Oficina Nacional dos Núcleos Interinstitucionais do Teste do Progresso. 2014. (Oficina).

27.
21º Congresso Brsaileiro e 2º Ibero-Americano de Fonoaudiologia. Projeto VERAS Fonoaudiologia. 2013. (Congresso).

28.
AMEE 2013: An International Association for Medical Education. Empathy among medical students: results from a Brazilian multicentric randomized study. 2013. (Congresso).

29.
AMEE 2013: An International Association for Medical Education. Strengths and weaknesses in developing a multicentric research network in Medical Education ? VERAS Project. 2013. (Congresso).

30.
AMEE 2013: An International Association for Medical Education. Teaching and learning Emergency Obstetrics in low-resource settings: an experience with different learning strategies and residents-as teachers. 2013. (Congresso).

31.
AMEE 2013: An International Association for Medical Education. Reliability study of OSCE in a Woman's Health station at Public Health of the clerkship students? examination in a Medical University at Universidade Federal de Uberlândia (FAMEDUFU). 2013. (Congresso).

32.
AMEE 2013: An International Association for Medical Education. Burnout in Medical Students: A randomized multicentric study. 2013. (Congresso).

33.
AMEE 2013: An International Association for Medical Education. Cross-cultural validation of the Patient-Practitioner Orientation Scale (PPOS). 2013. (Congresso).

34.
COBEM 2013: Congresso Brasileiro de Educação Médica. Empatia em estudantes de medicina no Brasil: um estudo multicêntrico. 2013. (Congresso).

35.
AMEE 2012: An International Association for Medical Education. Reflexive portfolios as an alternative to subjective global rating: an experience in a traditional ObGyn clerkship in Brazil. 2012. (Congresso).

36.
AMEE 2012: An International Association for Medical Education. Gender differences in medical students? empathic skills: Is this a matter of culture?. 2012. (Congresso).

37.
AMEE 2012: An International Association for Medical Education. Brazilian version of the Jefferson Scale of Empathy: psychometric properties and factor analysis. 2012. (Congresso).

38.
COBEM 2012: Congresso Brasileiro de Educação Médica. Aprender sentindo: um modelo para desenvolver empatia. 2012. (Congresso).

39.
COBEM 2012: Congresso Brasileiro de Educação Médica. Versão brasileira da Escala Jefferson de Empatia (Jefferson Scale of Physician Empathy - JSE): propriedades psicométricas e análise fatorial. 2012. (Congresso).

40.
Essential Skills In Medical Education Assessment (ESMEA). 2012. (Oficina).

41.
AMEE 2011: An International Association for Medical Education. Cultural adaptation of Portuguese version of Jefferson Scale of Physician Empathy to Brazil. 2011. (Congresso).

42.
AMEE 2011: An International Association for Medical Education. In your shoes (Learning empathy). 2011. (Congresso).

43.
Reciclagem em Ginecologia Baseada en Evidências - Gineco USP 2010. 2010. (Outra).

44.
Seminário Internacional de Resiliência Médica. 2010. (Seminário).

45.
16th Annual Conference of the International Society for Quality of Life Research. Health-related quality of life and depressive symptoms of female medical students in Brazil. 2009. (Congresso).

46.
47º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Qualidade de vida relacioada à saúde dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Uberlândia. 2009. (Congresso).

47.
15th Annual Conference of the International Society for Quality of Life Research. Health-related quality of life in medical students. 2008. (Congresso).

48.
XIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. 2008. (Congresso).

49.
I Simpósio Internacional de Ginecologia Oncológica. 2007. (Simpósio).

50.
XXXII Encontro de Ginecologistas e Obstetras, II Congresso Internacionalde Ginecologia e Obstetrícia de Minas Gerais. 2007. (Congresso).

51.
II Simpósio Regiona de Genitoscopia CERVICOLP. 2006. (Simpósio).

52.
Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Leonardo de Medeiros Quirino. Qualidade de vida em pacientes com alopecia androgenética em uso da terapia de luz de baixa potência. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

2.
Marianna Bastos dos Santos. Qualidade de vida relacionada a saúde bucal, ansiedade odontológica e letramento funcional de gestantes em acompanhamento pré-natal no Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

3.
Gabriella Mendes de Oliveira. Qualidade de vida relacionada a saúde bucal, ansiedade odontológica e letramento funcional de gestantes em acompanhamento pré-natal no Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

4.
Miguel Grossi Filho. Qualidade de vida e transtornos mentais comuns dos policiais civis do município de Uberlândia. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

5.
Thiago Artur de Morais. Apoio em redes: relações entre identidade de gênero transexual, sociedade e saúde. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

6.
Michelle Gonçalves Vilela de Andrade Morato. Prevalência e correlação de fatores associados à prática de episiotomia em um hospital escola público do Triângulo Mineiro. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

7.
Vanessa Aparecida Domingos da Silva Rodrigues. Uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto: desfechos maternos e neonatais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Renata Rodrigues Catani. Ensino e avaliação das habilidades de comunicação e atitudes dos estudantes de medicina na relação médico-paciente: validação da Escala de Codificação de Quatro Hábitos (EC4H). Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

2.
Luana Rodrigues Ferreira Silva. Sentidos produzidos na assistência obstétrica recebida sob o olhar das mulheres: expectativas e realidade. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

3.
Bárbara Dias Rezende Gontijo. Barreiras e facilitadores para decisão sobre a via de parto na perspectiva das gestantes. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

4.
Maria Cláudia Cândida Rodrigues. Estresse, ansiedade e desempenho dos estudantes de medicina no Objective Structured Clinical Examination (OSCE): um estudo quanti-qualitativo. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Patrícia Munhoz Margonari. TAXAS DE CESÁREA NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO DE ROBSON. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
MARÍLIA CRISTINA BERARDI. Planejamento Familiar: preferências contraceptivas, aconselhamento multiprofissional e tomada de decisões. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

2.
Maria Fernanda Oliveira Santos. Tradução, adaptação cultural e validação da Pediatric Eosinophilic Esophagitis Symptom Score (PEESS v2.0). 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

3.
EMILIANA DOS SANTOS VALADARES. Ensino e avaliação das habilidades de comunicação e atitudes dos estudantes de medicina na relação médico-paciente: uso da Relational Communication Scale for Observational Measurement of Doctor-patient Interactions (RCS-O). 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

4.
Renata Rodrigues Catani. Ensino e avaliação das habilidades de comunicação e atitudes dos estudantes de medicina na relação médico-paciente: uso da Four Habits Coding Scheme (4HCS). 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

5.
Melissa Maria Romero Nascimento. QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SOBREPESO E OBESIDADE. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

Tese de doutorado
1.
Clåudia Maria Alves da Silva Pereira. Atitude dos estudantes de medicina a respeito da relação médico-paciente. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

2.
Priscila Castro Alves. Qualidade de Vida e Esgotamento Profissional do professor universitário. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

Iniciação científica
1.
Amanda Mendonça de Araújo. Complicações maternas relacionadas ao tipo de parto no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

2.
Maria Clara Rosa Nascimento. Qualidade da assistência ao parto no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

3.
Maria Luiza Nunes Gentil. Práticas relacionadas ao parto no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

4.
Carolina Oliveira Duarte. Preferência pelo dispositivo intrauterino (DIU) no Planejamento Familiar: características sociodemográficas, conhecimento e aconselhamento multiprofissional para tomada de decisões. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

5.
Emily Azambuja Ferreira. Preferência por métodos contraceptivos irreversíveis no Planejamento Familiar: características sócio-demográficas, conhecimento e aconselhamento multiprofissional para tomada de decisões. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

6.
Ana Caroline Araújo Teles. Práticas relacionadas ao parto realizadas no Hospital das Clínicas de Uberlândia no período de 2013 a 2014. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

7.
Emily Azambuja Ferreira. Práticas relacionadas ao parto no Hospital de Clínicas da Universidade Federal De Uberlândia no período de setembro de 2015 a abril de 2017. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

8.
Andressa Rangel Alves. Qualidade de Vida e Esgotamento Profissional do professor universitário da área de Ciências Biomédicas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

9.
Maraisa Rosa Resende. Ensino e avaliação das habilidades de comunicação e atitudes dos estudantes de medicina na relação médico-paciente: uso da Four Habits Coding Scheme (4HCS). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

10.
Luisa Vieira Tinoco. Ensino e avaliação das habilidades de comunicação e atitudes dos estudantes de medicina na relação médicopaciente: tradução e adaptação cultural da Four Habits Coding Scheme (4HCS). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

11.
Paula Ferreira Maia. Ensino e avaliação das habilidades de comunicação e atitudes dos estudantes de medicina na relação médico-paciente: uso da Relational Communication Scale for Observational Measurement of Doctor-patient Interactions (RCS-O). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

12.
Claudia Carolina Gomes Ferreira. Ensino e avaliação das habilidades de comunicação e atitudes dos estudantes de medicina na relação médico-paciente: tradução e validação cultural da Relational Communication Scale for Observational Measurement of Doctor-patient Interactions (RCS-O). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.

13.
Lorena Borges de Lima. Empatia entre estudantes de medicina da Universidade Federal de Uberlândia. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Helena Borges Martins da Silva Paro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 10:55:27