Adriano Pessini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2888711360497501
  • Última atualização do currículo em 23/10/2017


Mestre em Computação Aplicada pela UDESC/Joinville, especialista em Gerenciamento de Projetos em TI pelo ICPG/Indaial e graduado em Sistemas de Informação pela Uniasselvi/Blumenau. Atua como Professor no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Blumenau, em regime de dedicação exclusiva, nas disciplinas de Desenvolvimento de Jogos, Gerenciamento de Projetos, Análise e Projeto de Sistemas, Algoritmos e Lógica de Programação, Linguagens e Técnicas de Programação. Atuou em diversas organizações de Blumenau e região, como Professor na Uniasselvi/Blumenau e Assevim/Brusque, além de ter experiência no gerenciamento e desenvolvimento de sistemas para as áreas pública e privada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriano Pessini
Nome em citações bibliográficas
PESSINI, A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.
Rua Bernardino José Oliveira, 81
Badenfurt
89027-270 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (47) 33375969
URL da Homepage: blumenau.ifc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Computação Aplicada.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Uma Ferramenta de Autoria para o desenvolvimento de Jogos Sérios do gênero RPG,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Avanilde Kemczinski.
Coorientador: Marcelo da Silva Hounsell.
2007 - 2008
Especialização em Gerenciamento de Projetos em Tecnologia de Informa. (Carga Horária: 380h).
Instituto Catarinense de Pós-Graduação, ICPG, Brasil.
Título: Uma metodologia para construção de bases de conhecimento de apoio aos projetos usando ferramentas de colaboração.
Orientador: Jordan Pauleski Juliani.
2003 - 2007
Graduação em Sistemas de Informação.
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Título: Gerenciamento de riscos em projetos de desenvolvimento de sistemas.
Orientador: Fernando Luis Viegas.




Atuação Profissional



Proway Informática Ltda, PROWAY, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 10

Atividades

03/2000 - 09/2001
Ensino, Linguagens de programação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Linguagem de programação II
Linguagem de programação I
Algoritmos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Lógica de Programação
Análise e Projeto de Sistemas
Linguagens e Técnicas de Programação
09/2011 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de desenvolvimento de jogos
Gerenciamento de Projetos
Programação I

Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2010 - 08/2011
Outras atividades técnico-científicas , Escola Técnica Federal de Santa Catarina, Escola Técnica Federal de Santa Catarina.

Atividade realizada
Elaboração de projetos de extensão e cursos técnicos.

Pública Informática Ltda, PÚBLICA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de projetos, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 40

Atividades

09/2008 - 09/2010
Direção e administração, Desenvolvimento, .

Cargo ou função
Gerente de Projetos.

Amcom Sistemas de Informação, AMCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 40

Atividades

03/2002 - 09/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Desenvolmento, .


Premium Automações Ltda, PREMIUM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 40

Atividades

04/2001 - 03/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Desenvolvimento, .


Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor

Atividades

04/2008 - Atual
Ensino, Redes de computadores (EAD), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redes de longa distância
Fundamentos da computação
Sistemas operacionais de redes


Linhas de pesquisa


1.
Liderança de equipes
2.
Consultoria
3.
Administração de banco de dados
4.
Análise de sistemas
5.
Desenvolvimento de sistemas
6.
Administração de banco de dados
7.
Desenvolvimento de sistemas
8.
Análise de sistemas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de jogos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio de conclusão do curso, Centro Educacional Leonardo da Vinci.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PESSINI, A.2013 PESSINI, A.; CITADIN, J. R. ; KEMCZINSKI, A. ; GASPARINI, I. . AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE DAS FUNÇÕES DE PRIVACIDADE DO FACEBOOK COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 01, p. 76-91, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PESSINI, A.; KEMCZINSKI, A. ; HOUNSELL, M. S. . Uma Ferramenta de Autoria para o desenvolvimento de Jogos Sérios do Gênero RPG. In: Computer on the Beach, 2015, Florianópolis - SC. Anais do Computer on the Beach, 2015.

2.
PESSINI, A.; Rodriguez, A.M. ; Juliani, D.P. ; JULIANI, J. P. ; Santos, J.L.S. . Um modelo para a construção de base de conhecimentos sobre projetos nas organizações, suportado por ferramentas colaborativas. In: 39º Jornadas Argentinas de Informática, 2010, Buenos Aires - Arg. 39º JAIIO - Simposio sobre la Sociedad de la Información (SSI 2010), 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PESSINI, A.; KEMCZINSKI, A. ; HOUNSELL, M. S. ; OLIVEIRA, H. C. . O uso de Jogos Sérios na Educação em Informática: um Mapeamento Sistemático. In: Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2014, Fortaleza - CE. Anais do Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2014. v. 10. p. 537-541.

Apresentações de Trabalho
1.
PESSINI, A.. O Balanced Scorecard e a Gestão do conhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PESSINI, A.. RPG4ALL. 2015.

2.
PESSINI, A.. Software para gestão de contratos e licitações. 2006.

3.
PESSINI, A.. Software para gestão de orçamento público. 2006.

4.
PESSINI, A.. Software de contabilidade pública. 2006.

5.
PESSINI, A.. Software para gestão de estoques. 2006.

6.
PESSINI, A.. Software para gerenciamento de frotas. 2005.

7.
PESSINI, A.. Software para gestão patrimonial. 2005.

8.
PESSINI, A.. Software de informações gerenciais. 2005.

9.
PESSINI, A.. Software para emissão de cupom fiscal (PDV) e transferência eletrônica de fundos (TEF). 2005.

10.
PESSINI, A.. Software para gestão comercial. 2001.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
URIARTE, L. R.; GOMES, P. C. R.; PESSINI, A.. Participação em banca de Diego Cugiki.Software específico para o gerenciamento da empresa Imperial Estofados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Distúrbios Neuropsicológicos e Aprendizagem: o olhar do Educador para Inclusão. 2011. (Seminário).

2.
Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Seminário).

3.
39º Jornadas Argentinas de Informática.Um modelo para a construção de base de conhecimentos sobre projetos nas organizações, suportado por ferramentas colaborativas. 2010. (Seminário).

4.
Curso de Análise por Pontos de Função. 2007. (Outra).

5.
Curso de Introdução ao CMM-I. 2007. (Outra).

6.
4º Seminário de Tecnologia. 2006. (Seminário).

7.
Curso Preparatório para Certificação PMP - Cedubrás. 2006. (Outra).

8.
Grupo de Estudos do Curso de Sistemas de Informação.Gestão do Conhecimento. 2006. (Oficina).

9.
Curso de Comunicação, Expressão Verbal e Oratória. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PESSINI, A.. IV Jornada Científica Sul. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Eduarda Pagliosa. On Style (Sistema de informação). Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. (Orientador).

2.
Artur Tambosi. KTA ? Kill Them All (jogo de estratégia em 3D). Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. (Orientador).

3.
Laura Antônia Camilotti. Protect the Village (um jogo de Tower Defense). Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. (Orientador).

4.
Guilherme Barth. Bomberman (jogo). Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. (Orientador).

5.
Rafaela Aline Hoffmann. Magical Potato (jogo de tiro). Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. (Orientador).

6.
Nicolas Cunha. Help - Um sistema de informação sobre animais desaparecidos. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. (Orientador).

7.
Bruno dos Santos. Pizza sabor Zumbi (jogo de tiro). Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. (Orientador).

8.
Henrique Starosky. World of Worlds (jogo de tiro). Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. (Orientador).

9.
César Augusto Rahn. Medieval War (um jogo no estilo Tower Defense). Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Moacir Zimermann Júnior. Estacione: Um sistema de informação para o gerenciamento de estacionamentos rotativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.

2.
Marco Antônio Rossi Júnior. SISLAY: Um sistema de controle de requisições de layout. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.

3.
Bruno Siebert Martins. Economize: Desenvolvimento de um Sistema de Controle Financeiro Pessoal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.

Orientações de outra natureza
1.
Bruna Luiza Vogel. Note crazy game (jogo). 2016. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.

2.
Janderson Hillebrecht. Tetris (jogo). 2016. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.

3.
Erots Mendiguren. BookBook (Editor de textos colaborativo). 2016. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.

4.
Gabriel Ariel Degenhardt. Jogo de Plataforma em Ambiente 3d. 2016. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.

5.
Jéssica da Silva Siqueira. Adalind (jogo). 2016. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.

6.
Eduardo Klein Fabeni. Up Down Skater (um jogo no estilo plataforma). 2016. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.

7.
Luiza Liebl. FOOD4ALL: Comida para todos (Sistema de informação). 2015. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.

8.
Jefferson Hillebrecht. Capivara Space Defender (jogo de tiro). 2015. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.

9.
Marcelo Wippel. Desenvolvimento de um motor de busca Web. 2015. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.

10.
Douglas Scardueli. The Bad Tauros (jogo no estilo plataforma). 2015. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Adriano Pessini.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
PESSINI, A.. RPG4ALL. 2015.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
PESSINI, A.. RPG4ALL. 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 6:51:44