Helena Rosa dos Santos Galiza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5795418180200299
  • Última atualização do currículo em 14/03/2018


Graduação em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, 1976. Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina, Universidade Federal de Pernambuco/ CECI. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense/ PPGAU, com pesquisa sobre política urbana federal de reabilitação de áreas centrais e foco em habitação e inclusão social. Doutora em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010-2015). Trabalhou no Banco Nacional de Habitação - BNH, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e na Caixa Econômica Federal - CEF, onde se aposentou em 2008, acumulando experiências em políticas públicas de desenvolvimento urbano - habitação, saneamento, urbanização de favelas, reabilitação de áreas centrais e preservação do patrimônio cultural. Foi coordenadora técnica do tema sítios históricos na cooperação firmada entre a CEF e o governo francês,em 2001, atuando na questão de financiamentos habitacionais para recuperar imóveis de centros antigos de diversas cidades brasileiras e em missões internacionais. Participou da equipe técnica federal que formulou a política de reabilitação de áreas urbanas centrais, da Secretaria Nacional de Programas Urbanos/ Ministério das Cidades, em 2003. Atuou em várias campanhas comunitárias pela preservação do patrimônio cultural brasileiro, especialmente no Rio de Janeiro e em São Luís (MA). De 2003 a 2013, participou do trabalho voluntário de assistência técnica às famílias da Associação Moradia Digna nas Áreas Centrais - moradores da Ocupação Regente Feijó, localizada no centro carioca, que viabilizou a regularização fundiária, a reforma e a permanência dos moradores originais no prédio. Participa de grupos de apoio técnico a moradores de comunidades ameaçados de remoção no Rio de Janeiro. É pesquisadora do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza/ IPPUR/ UFRJ e do Grupo de Pesquisa Habitação, História e Urbanismo ? GPHHUdo PROURB/FAU/UFRJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helena Rosa dos Santos Galiza
Nome em citações bibliográficas
GALIZA, Helena;Galiza, Helena Rosa dos Santos Galiza


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Urbanismo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Reabilitação de Áreas Centrais sem Gentrificação, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Lilian Fessler Vaz.
Coorientador: Maria Lais Pereira da Silva.
2006 - 2008
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: ?POLÍTICA URBANA FEDERAL DE REABILITAÇÂO DE CENTROS NO BRASIL, SÉCULO 21: HABITAÇÃO, PRESERVAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL?,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: MARIA LAIS PEREIRA DA SILVA.
Palavras-chave: reabilitação de áreas centrais; políticas públicas; gentrificação.
2002 - 2003
Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planej. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Locação Social: Uma Ação para Estimular a Reabilitação de Imóveis Habitacionais em Áreas Centrais Urbanas.
Orientador: Silvio Mendes Zancheti.
1971 - 1976
Graduação em arquitetura.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Planos locais e Regionais de Habitação. (Carga horária: 24h).
Casa da Cidade, CASA DA CIDADE, Brasil.
2008 - 2008
GESTIÓN DEL SUELO EN GRANDES PROYETOS URBANOS. (Carga horária: 45h).
LINCOLN INSTITUTE OF LAND POLICY, LINCOLN, Estados Unidos.
2007 - 2007
RECUPERAÇÃO DE MAIS-VALIAS FUNDIÁRIAS NA AMÉRICA.
LINCOLN INSTITUTE OF LAND POLICY, LINCOLN, Brasil.
2001 - 2001
ARQUITECTURA, URBANISMO E PATRIMONIO CONSTRUIDO.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
2000 - 2000
MAITRISES DES OPERATIONS DE REHABILIATION URBAINE.
PACT ARIM E OUTRAS INSTITUIÇÕES, PACT ARIM, França.
2000 - 2000
HABITAÇÃO NO CENTRO: COMO VIABILIZAR ESSA IDEIA.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2000
A FUNDAMENTAÇÃO TEORICA DA RESTAURAÇÃO. (Carga horária: 12h).
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em TEORIA E PRAXIS DO MEIO AMBIENTE. (Carga horária: 360h).
Instituto de Estudos da Religião, ISER, Brasil.
1986 - 1986
ANÁLISE DE PROPOSTAS DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO.
Escola Nacional de Habitação e Poupança, EN-HAP, Brasil.
1985 - 1985
AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS.
Escola Nacional de Habitação e Poupança, EN-HAP, Brasil.
1984 - 1984
PROGRAMA NACIONAL DE AUTO CONSTRUÇÃO.
Escola Nacional de Habitação e Poupança, EN-HAP, Brasil.
1983 - 1983
ENGENHARIA URBANA.
Escola Nacional de Habitação e Poupança, EN-HAP, Brasil.
1982 - 1982
ENGENHARIA DE PROJETOS.
Escola Nacional de Habitação e Poupança, EN-HAP, Brasil.
1981 - 1981
NORMAS BÁSICAS PARA FISCALIZAÇÃO DE OBRAS.
BANCO NACIONAL DA HABITAÇÃO, BNH, Brasil.
1980 - 1980
PLANEJAMENTO HABITACIONAL.
BANCO NACIONAL DA HABITAÇÃO E OUTRAS INATITUIÇÕES, BNH, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em CICLOS DE PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL MÓD.III. (Carga horária: 180h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Brasileiro de Administração Municipal, IBAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultoria temporária
Outras informações
INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL (IBAM)/ Centro de Referência Melhores Práticas/ Escola Nacional de Serviços Urbanos Elaboração de ESTUDO SOBRE INOVAÇÕES PÚBLICAS LOCAIS EM PROJETOS DE URBANIZAÇÃO DE ASSENTAMENTOS INFORMAIS, LOCALIZADOS NAS CIDADES DO RIO DE JANEIRO E MEDELLÍN Equipe: Marlene Fernandes; Carlos Alberto Arruda e Helena Rosa dos Santos Galiza


Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: ARQUITETA CEDIDA PARA O IPHAN, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO GRUPO DE TRABALHO DE ALCANTARA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
FUNCIONÁRIA CEDIDA PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PARA O MINISTÉRIO DA CULTURA/ GT- ALCÂNTARA, ATUANDO NO IPHAN/RJ E TAMBÉM NA FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA, BUSCANDO VIABILIZAR FINANCIAMENTOS PARA HABITAÇÕES EM CENTROS HISTÓRICOS


COMPANHIA DE HABITAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO, COHAB- MA, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1981
Vínculo: ARQUITETA, Enquadramento Funcional: ARQUITETA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


ASSOCIAÇÃO MORADIA DIGNA NAS ÁREAS CENTRAIS, AMDAC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2013
Vínculo: ASSIST. TÉCNICA VOLUNTÁRIA, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO PROJETO, Carga horária: 6
Outras informações
LIDEROU UM TRABALHO VOLUNTÁRIO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA À OCUPAÇÃO REGENTE FEIJÓ, REALIZADO POR UM GRUPO DE TÉCNICOS, COM O OBJETIVO DE VIABILIZAR A MORADIA DIGNA ÀS FAMÍLIAS POBRES RESIDENTES NO IMÓVEL PÚBLICO, FUNDADORES DA ASSOCIAÇÃO MORADIA DIGNA NAS ÁREAS CENTRAIS. O IMÓVEL FOI REGULARIZADO PELO GOVERNO DO ESTADO DO RJ REFORMADO COM DINHEIRO PÚBLICO E, EM NOV/2013, AS FAMÍLIAS ORIGINAIS VOLTARAM A MORAR NO PRÉDIO. O PROJETO RECEBEU O PRÊMIO URBANIDADE 2008, DO INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL E FOI SELECIONADO PELO PROGRAMA SIRCHAL (FRANÇA), JUNTAMENTE COM OUTROS 19 PROJETOS DE REABILITAÇÃO DE CENTROS HISTÓRICOS DA AMÉRICA LATINA, PARA PARTICIPAR DO ATELIER SIRCHAL II, EM NOV/ DEZ/ 2006, NA MAISON DE L´AMERIQUE LATINE, EM PARIS. PROJETO CITADO NO LIVRO "EXPERIÊNCIAS EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO BRASIL", ORGANIZADORES: EGLAÍSA MICHELINE PONTES CUNHA, ÂNGELO MARCOS VIEIRA DE ARRUDA, YARA MEDEIROS - BRASÍLIA, MINISTÉRIO DAS CIDADES, SECRETARIA NACIONAL DE HABITAÇÃO, 2007. p. 108 (Moradia Digna em Áreas Centrais) O PROJETO INSPIROU O PLANO DE REABILITAÇÃO E OCUPAÇÃO DOS IMÓVEIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, REALIZADO EM 2012


Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2008
Vínculo: Celetista - Arquiteta, Enquadramento Funcional: Assistente Técnica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ATIVIDADES EXERCIDAS: ANALISE TÉCNICA DE EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL, DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS E DE SANEAMENTO EM LOTEAMENTOS PRECÁRIOS. 1992/ 1995: PROJETO PROSANEAR ANGRA DOS REIS/ RJ - BANCO MUNDIAL, CAIXA E PREFEITURA LOCAL. A PARTIR DE 1996, EXCLUSIVIDADE EM PROJETOS DE REABILITAÇÃO DE ÁREAS CENTRAIS: - REPRESENTANTE TÉCNICA DA CAIXA NAS NEGOCIAÇÕES DO PROGRAMA MONUMENTA/ BID/ MINC; - RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA DE PARTICIPAÇÃO DA CAIXA NO TEMA REABILITAÇÃO DE SÍTIOS HISTÓRICOS, PREMIADA PELA UNESCO EM 2002; - COORDENADORA DAS AÇÕES RELATIVAS AO TEMA SÍTIOS HISTÓRICOS, DA COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE A CAIXA E O GOVERNO FRANCÊS (2001), ATUANDO EM VÁRIAS CIDADES BRASILEIRAS, JUNTO COM CONSULTORES FRANCESES E EQUIPES TÉCNICAS DE PREFEITURAS LOCAIS; - OUT/ 2002, A PEDIDO DA VICE-PRESIDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO: ELABOROU A NOTA TÉCNICA/ GECOV01 - "UMA AÇÃO ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO: REABILITAÇÃO URBANA DE ÁREAS CENTRAIS", APRESENTADO EM MARÇO DE 2003 AO MINISTÉRIO DAS CIDADES/ SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS URBANOS - BASE PARA OS ESTUDOS DA POLÍTICA FEDERAL (CONVITE OFICIAL DO MCIDADES PARA INTEGRAR A EQUIPE DA SNPU - NÃO CONCRETIZADO); PARTICIPOU DAS SEGUINTES MISSÕES TÉCNICAS INTERNACIONAIS, REPRESENTANDO A EMPRESA: 1999 - PARIS/FR: A CONVITE DO GOVERNO FRANCÊS, JUNTAMENTE COM A EQUIPE TÉCNICA DO PROJETO DE REABILITAÇÃO DO MORRO DA CONCEIÇÃO, CENTRO DO RIO DE JANEIRO, PARA CONHECER A POLÍTICA DE REABILITAÇÃO DE CENTROS DO GOVERNO FRANCÊS, ESPECIALMENTE O ASPECTO HABITACIONAL; 2001 - BARRANQUILLA/ COLÔMBIA: A CONVITE DO GOVERNO FRANCÊS - V SEMINÁRIO INTERNACIONAL SIRCHAL 2005 - PARIS/FR: A CONVITE DO GOVERNO FRANCÊS, JUNTAMENTE COM A EQUIPE TÉCNICA DO PROJETO SÃO CRISTÓVÃO - COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE AS PREFEITURAS DO RIO DE JANEIRO E DE PARIS.

Atividades

1996 - 2008
Outras atividades técnico-científicas , GERÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO, GERÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO.

Atividade realizada
PROPOSTAS TÉCNICAS E TRABALHOS SOBRE REABILITAÇÃO DE ÁREAS CENTRAIS.
1989 - 1995
Serviços técnicos especializados , Diversos setores ligado ao Desenvolvimento Urbano, .

Serviço realizado
ANALISE TÉCNICA DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO LIGADAS AO DESENVOLVIMENTO URBANO.

BANCO NACIONAL DA HABITAÇÃO, BNH, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1987
Vínculo: Celetista - Arquiteta, Enquadramento Funcional: CHEFE ANALISE DE PROJETOS DA COPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
FUNÇÃO EXERCIDA NA UNIDADE CENTRAL DO BNH, NO RIO DE JANEIRO, ATÉ A EXTINÇÃO DO BANCO EM 1986, QUANDO FUNCIONÁRIOS E ATIVIDADES DO BNH FORAM ABSORVIDOS PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Vínculo institucional

1981 - 1984
Vínculo: Celetista - Arquiteta, Enquadramento Funcional: CHEFE DE EXAMES DE PROJETOS - DEP. ENGENHARIA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
FUNÇÃO EXERCIDA NA AGÊNCIA BNH - SÃO LUÍS/ MARANHÃO

Vínculo institucional

1977 - 1979
Vínculo: ARQUITETA, Enquadramento Funcional: BOLSISTA PROFISSIONAL, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
TRABALHO EXERCIDO NA CARTEIRA DE HABITAÇÃO DE NATUREZA SOCIAL, DA UNIDADE CENTRAL (RJ) - ANALISE TÉCNICA DE EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS

Vínculo institucional

1975 - 1976
Vínculo: BOLSISTA UNIV. DE ARQUITETURA, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
FUNÇÃO EXERCIDA NA UNIDADE CENTRAL DO BNH, NO RIO DE JANEIRO



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: REABILITAÇÃO DE ÁREAS CENTRAIS.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Financiamentos habitacionais.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Aspectos Econômicos do Planejamento Urbano e Regional.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio Urbanidade 2008, Instituto dos Arquitetos do Brasil/ RJ - IAB RJ.
2006
Seleção do Projeto Moradia Digna nas Áreas Centrais para participação do ATELIÊ SIRCHAL II , maiso de l´Amérique Latine, Paris, França, Seminario Internacional para la Revitalización de los Centros Históricos -SIRCHAL II.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GALIZA, Helena2002GALIZA, Helena. A REABILITAÇÃO DOS SITIOS HISTÓRICOS BRASILEIROS. Revista de Administração Municipal, v. 233, p. 11-15, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, MARIA LAIS PEREIRA DA ; GALIZA, Helena . reabiltação, habitação e gentrificação nas áreas centrais das cidades brasileiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
COELHO, Lais ; GALIZA, Helena . Projeto Moradia Digna em Área Central. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIVIA VIERNO RODRIGUES ; MARIA TERESA PERES DE SOUZA ; DEOLINDA CONCEIÇÃO TAVEIRA MOREIRA ; GALIZA, Helena ; VALDIR MIGUEL LANBECK SOARES . UNA PROPUESTA DE PLAN DE GESTIÓN DEL SISTEMA DE CONSERVACIÓN DEL CENTRO HISTÓRICO DE OLINDA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GALIZA, Helena. Plano Diretor e Reabilitação de Áreas Centrais e Sítios Históricos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GALIZA, Helena. REABILITAÇÃO DE ÁREAS CENTRAIS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GALIZA, Helena. REABILITAÇÃO DE SITIOS HISTÓRICOS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
GALIZA, Helena. Financiamentos para a reabilitação de centros históricos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GALIZA, Helena; FERNANDES, M. ; ARRUDA, C. A. . ESTUDO SOBRE INOVAÇÕES PÚBLICAS LOCAIS EM PROJETOS DE URBANIZAÇÃO DE ASSENTAMENTOS INFORMAIS, LOCALIZADOS NAS CIDADES DO RIO DE JANEIRO E MEDELLÍN. 2009.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GALIZA, Helena. Participação em banca de BARBARA LETICIA CANTO.PROJETO ESTRATÉGICO E RENOVAÇÃO URBANA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal Fluminense.

2.
GALIZA, Helena. Participação em banca de GUSTAVO SEIXAS ABRANTES.REPENSANDO A CIDADE DO FUTURO: UM ESTUDO DE CASO DO CENTRO DE NITEROI (RJ). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal Fluminense.

3.
GALIZA, Helena. Participação em banca de PATRICIA GOUVÊA.CATUMBI NA PERSPECTIVA DE UMA REABILITAÇÃO PARTICIPATIVA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal Fluminense.

4.
GALIZA, Helena. Participação em banca de ISABELLA BACELLAR BRANDÃO GUIMARÃES.REQUALIFICAÇÃO COMO ALTERNATIVA DE PRESERVAÇÃO - UM NOVO MODELO DE NEGÓCIO E ANALISE DO EMPREENDIMENTO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal Fluminense.

5.
GALIZA, Helena. Participação em banca de gustavo abrantes alves.REABILITAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM HABITAÇÃO DE UMA FABRICA EM SÃO CRISTOVÃO, RIO DE JANEIRO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal Fluminense.

6.
GALIZA, Helena. Participação em banca de ADRIANA CASTELO BRANCO.REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICO DE UMA PRAÇA NO BAIRRO DE SÃO CRISTOVÃO, NO RIO DE JANEIRO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Moradia é Central.REABILITAÇÃO DE CENTROS ANTIGOS, HABITAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL. 2009. (Seminário).

2.
Seminário Regional Leste (Araruama) - Desafio para a implantação da Assistência Técnica Pública e Gratuita para o Projeto e a Construção de Habitação de Interesse Social.PROJETO MORADIA DIGNA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO - Um trabalho voluntário de. 2009. (Seminário).

3.
XIII Encontro Nacional da ANPUR.Reabilitação, Habitação e Gentrificação nas Áreas Centrais das Cidades Brasileiras. 2009. (Encontro).

4.
ARQUIMEMÓRIA 3.A REABILITAÇÃO DE CENTROS ANTIGOS:DEBATES E DIRETRIZES SOBRE A QUESTÃO HABITACIONAL. 2008. (Encontro).

5.
OFICINA CAIXA DE REABILITAÇÃO URBANA.DESAFIOS DA REABILITAÇÃO NO BRASIL. 2008. (Oficina).

6.
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL - ESCOLA POLITÉCNICA DA UFRJ.A POLÍTICA FEDERAL DE REABILITAÇÃO DE ÁREAS CENTRAIS. 2007. (Outra).

7.
EXERCÍCIO PROFISSIONAL.A MINHA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL. 2007. (Seminário).

8.
PROGRAMA REABILITA - REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS EM ÁREAS CENTRAIS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.Política Federal de Reabilitação de Áreas Centrais. 2006. (Encontro).

9.
REUNIÃO TÉCNICA COOPERAÇÃO FRANCESA - PROGRAMA CIDADE BRASIL.REABILITAÇÃO DE ÁREAS CENTRAIS NA COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E O GOVERNO FRANCÊS. 2006. (Encontro).

10.
ATELIÊ INTEGRADO - PROJETO DE URBANISMO II E PROJETO DE HABITAÇÃO POPULAR.POLÍTICA FEDERAL DE HABITAÇÃO EM ÁREAS CENTRAIS. 2004. (Oficina).

11.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM REVITALIZAÇÃO URBANA E ARQUITETÔNICA.ATUAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NA REVITALIZAÇÃO DE SÍTIOS HISTÓRICOS. 2004. (Outra).

12.
X ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR - SESSÃO LIVRE COORDENADA POR HELENA MENNA BARRETO SILVA.HABITAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO. 2003. (Encontro).

13.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS PARA USO HABITACIONAL: TECNOLOGIA DA REFORMA. 2001. (Seminário).

14.
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL SIRCHAL. 2001. (Seminário).

15.
SEMINÁRIO A CONSTRUÇÃO DA CIDADE. 1998. (Outra).

16.
17º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. 1993. (Congresso).

17.
2º ENCONTRO NACIONAL DE PRESERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS - ARQUIMEMÓRIA II. 1987. (Encontro).



Outras informações relevantes


Livro Plano Diretor Participativo - Guia para a elaboração pelos Municípios e Cidadãos, editado pelo Ministério das Cidades em 2004 - participação, como colaboradora, do Tema 3: Plano Diretor e Reabilitação de Áreas Centrais e Sítios Históricos
Livro Assistência Técnica, um Direito de Todos ? Construindo uma Política Nacional ? Experiências em Habitação de Interesse Social no Brasil, editado pelo Ministério das Cidades, em 2007 (pág.108) ? resumo da experiência do projeto voluntário de assistência técnica à Associação Moradia Digna nas Áreas Centrais 

Participação voluntária em campanhas comunitárias de preservação de patrimônio: em 1985, coordenação de um movimento, realizado no Rio de Janeiro com o Sindicato dos Escritores do RJ/ escritor José Louzeiro, com o apoio de artistas e intelectuais maranhenses, universidades etc. (moradores do Rio) que, integrados a instituições e moradores do Maranhão), tinham como objetivo salvar o centro histórico de São Luís, ameaçado e degradado na época.
 
-  em 1986, participou de campanha vitoriosa, junto ao governo federal, para viabilizar o retorno de uma pia do séc.XVII pertencente ao Convento do Carmo (Alcântara/ Maranhão), de mármore de cantaria, pesando 3 toneladas, que se encontrava no Restaurante Esquilo (Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro); 
 
-  anos 90, participou de campanhas da Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras (AMAL), pela recuperação das Casas Casadas (séc.XIX), no Rio de Janeiro.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 15:15:36