Fabiane Mônica da Silva Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0711429774979715
  • Última atualização do currículo em 23/07/2018


Possui graduação e licenciatura em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, especialista em Psicologia Clínica pela FACHO e mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Faz parte do grupo de estudo e pesquisa: Narrativa, cultura e desenvolvimento vinculado ao departamento de psicologia cognitiva UFPE.Compõe o Núcleo de Desenvolvimento Estrutura do curso de Psicologa da FACHO. Professora adjunta da Faculdade Ciências Humanas de Olinda bem como nas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão FAINTVISA. Leciona as disciplinas de Metodologia do Estudo; Metodologia Científica; Metodologia de Pesquisa Clínica; Trabalho de Conclusão de Curso; Desenvolvimento; Processos Psicológicos Básicos; Processos Cognitivos;Psicologia da Educação; Introdução à Psicologia; Dinâmica de Grupo; Supervisora de Estágios em Licenciatura em Psicologia I e II. Também é Psicóloga clínica infantil com ênfase nos Transtornos Invasivos do desenvolvimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiane Mônica da Silva Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, F. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Ensino Superior.
Avenida Doutor Joaquim Nabuco - de 4670 ao fim - lado par
Fragoso
53060775 - Olinda, PE - Brasil
Telefone: (81) 34294100
URL da Homepage: http://www.facho.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A Construção Narrativa da Relação Eu-corpo em Pacientes Acometidos de Queimaduras de 2° e 3° Graus,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Luciane De Conti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: eu-corpo; Narrativa; Pontos de virada.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Narrativa.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2010 - 2012
Especialização em Ações Interventivas em Psicologia Clínica. (Carga Horária: 515h).
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
Título: A função terapêutica da narrativa na constituição precoce do sujeito.
Orientador: Wedna Galindo.
2005 - 2008
Graduação em Licenciatura em Psicologia.
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
Orientador: Fabíola Mônica da Silva Gonçalves.
2003 - 2007
Graduação em psicologia.
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Fenômeno Bullying - Comportamento Anti-Sociais. (Carga horária: 24h).
Faculdade Franssinetetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Elaboração de Laudos e Avaliação Psicológica. (Carga horária: 12h).
Faculdade Franssinetetti do Recife, FAFIRE, Brasil.


Atuação Profissional



Consultório particular, NÃO POSSUI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Psicóloga Clínica, Enquadramento Funcional: autônomo, Carga horária: 15


Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Ministrou a disciplina de Psicologia da Personalidade do curso de psicologia.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Professora titular da disciplina de Metodologia Científica do curso de psicologia.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
Professora Titular da disciplina de Metodologia do Estudo do curso de psicologia.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Coordenadora do estágio supervisionado em Prática de ensino I e II do curso de psicologia.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Ministrou a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do curso de psicologia.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 5
Outras informações
Professor Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso em psicologia.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24
Outras informações
Ministrou a disciplina de Metodologia Científica. no curso de especialização Lato Sensu em Especialização em Intervenção Multiprofissional Jurídica.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Contrato temporário., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
Ministrou as disciplinas de Metodologia do Estudo; Metodologia Científica; Trabalho de conclusão de curso - TCC; Prática de Ensino I.

Atividades

01/2014 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo
01/2014 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
01/2014 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCC I
01/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura em Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino I e II
07/2013 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo
07/2013 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
07/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura em Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino I
07/2013 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
01/2012 - Atual
Direção e administração, Ensino Superior, .

Cargo ou função
Professor Titular.

Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60
Outras informações
Professor Titular da disciplina de Processos Psicológicos Básicos do curso de psicologia.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60
Outras informações
Professor Titular da disciplina de desenvolvimento II. do curso de psicologia.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 5
Outras informações
Professora Orientadora de Trabalho de Curso em psicologia.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou a disciplina: A clínica Psicossocial Aplicada Aos Direitos de Criança e Adolescentes. No curso de especialização }Lato sensu em clínica em psicossocial.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina de Psicologia da Educação I. No curso de licenciatura em Biologia.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina de Psicologia da Educação II do curso de licenciatura em biologia.

Atividades

01/2015 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento II
01/2014 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Psicológicos Básico II
01/2014 - Atual
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Instituto Federal Educaçao Ciência Tecnologia Pernambuco, IFECT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor à Distância, Carga horária: 60

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor á Distância, Carga horária: 60

Atividades

10/2010 - 01/2011
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Cientifica
11/2009 - 02/2010
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosófico e Sociológico da Educação
06/2009 - 08/2009
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
03/2009 - 05/2009
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica

Escola Técnica de enfermagem irmã Dulce, EID, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Estagiária de prática de ensino I e II, Carga horária: 240

Atividades

03/2008 - 12/2008
Estágios , Escola Técnica de enfermagem irmã Dulce - PE - BRA, .

Estágio realizado
Em prática de ensino I e II da disciplina de Psicologia na Saúde.
08/2008 - 11/2008
Ensino, Técnico em Enfermagem, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Monitora da disciplina de Neuropsiquiatria

Centro Educacional e Desportivo Fase, CEDF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou aulas em dois módulos nas Pós Graduações: Psicopedagogia Institucional, Educação Inclusiva e Coordenação Pedagógica.

Atividades

09/2013 - 09/2013
Ensino, Educação Inclusiva, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
09/2013 - 09/2013
Ensino, Psicopedagogia Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
09/2013 - 09/2013
Ensino, Coordenação Pedagógica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
12/2012 - 12/2012
Ensino, Psicopedagogia Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
12/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Inclusiva, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
12/2012 - 12/2012
Ensino, Coordenação Pedagógica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico

Faculdade Metropolitana da Grande Recife, UNESJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

11/2013 - Atual
Ensino, Especialização, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Especial Inclusiva

Secretária de Educação, GERE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Minicontrato, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 20

Atividades

05/2006 - 12/2006
Estágios , Secretária de Educação, .

Estágio realizado
Na sala especial - inclusão dos alunos com necessidades especiais.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna colaboradora, Carga horária: 6


ALPHA Educação e Treinamento, ALPHA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: Orientação de projeto no curso de mestrado

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
VIOLÊNCIA SEXUAL EM MULHERES: UMA REVISÃO DA LITERATURA A PARTIR DA PSICOLOGIA
Descrição: Introdução: A violência sexual em mulheres, tem sido alvo de grandes discussões e problematizações no social. Com o avançar da cultura, o patriarcado ganhou força e a mulher passou a ser vista como submissa ao sexo masculino, visto que era este o provedor, e a mulher restava senão ser procriadora e dona do lar. Na contemporaneidade, mas propriamente em meados do final do século XX, a mulher passa a ter oportunidade de expressar as suas inquietações em relação ao contexto acima. Assim, elas começaram a migrar dos lares, para as grandes indústrias, passando a ter uma autonomia que outrora não tinham. Nesse aspecto, a violência contra a mulher cresce e se intensifica de forma assustadora, e o que estaria por trás desse fenômeno? Seria a extensão do machismo e da misoginia em relação às mulheres, ainda vistas, como sexo frágil ou como provocantes no social? Objetivo: Averiguar como a psicologia descreve e ressalta na última década a violência sexual em mulheres. Metodologia: Para a realização dessa pesquisa, foi-se utilizada a abordagem qualitativa, de cunho exploratório, sob o método da revisão sistemática da bibliografia. Assim, foram realizadas as buscas nas principais bases de dados da UFPE, as quais foram: Biblioteca Virtual em Saúde, Biblioteca Digital de Teses e dissertações da UFPE, Portal de periódicos da UFPE, BDTD nacional, Portal periódicos CAPES, SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Catálogo coletivo nacional (CCN). Com a finalidade de buscar artigos ou materiais científicos que abordassem a temática de violência sexual em mulheres, mais especificamente, quais as áreas da psicologia que abordaram a temática no período de 2007 até 2017. Resultados: em relação aos achados científicos que abordassem a violência sexual em mulheres nas bases de dados da UFPE, 30 materiais foram encontrados. Na base Ibict (nenhum material encontrado); CCN (nenhum material); SciELO (5 artigos); Portal CAPES (4 artigos); BTDT/ Nacional (10 dissertações); Biblioteca digital de teses e dissertações/ UFPE (3 dissertações). Nesse aspecto, foi realizada uma análise em relação das vertentes/ áreas da psicologia que se evidenciaram na discussão dos 30 materiais científicos. 22 materiais encontram-se na vertente da Psicologia social; 5 (cinco) na psicologia jurídica; 2 (dois) na psicologia cognitiva e apenas 1 (um), na área da psicanálise. Conclusão: Com a realização dessa revisão sistemática da literatura foi percebido, o déficit que a área da psicologia ainda se encontra, em relação a dinâmica e a ampliação das publicações que abordem a temática da violência sexual em mulheres, em outras vertentes da psicologia. Essa pesquisa vem somar e também despertar o interesse nos psicólogos e acadêmicos para a exploração e maiores discussões científicas nesta temática, visto que é tão atual e pertinente para estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves - Coordenador.
2017 - Atual
Da carta ao Vídeo: Uma análise das narrativas dos adolescentes suicida
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves - Coordenador.
2016 - 2017
Narrativas materna: a construção de significados diante da transsexualidade do filho
Descrição: O projeto propõe a investigar a construção de significado diante da experiência de ter um filho transgêneros. Por meio de um delineamento documental, embasados na teoria de Vygotsky e seus conceitos sobre signo e significado, relacionando com relatos de pais com filhos transgêneros pela plataforma de blogs na internet e em artigos e livros. A pesquisa contará com três objetivos específicos para possibilitar uma melhor investigação, são eles: (i)Conceituar gênero e transsexualidade na infância; (ii) Descrever a relação estabelecida entre mãe-filho transgênero; (iii) Averiguar as narrativas elaborada pela mãe sobre a experiência de ter um filho transgêneros; (iv) Circunscrever os significados que a mãe constrói diante da transsexualidade do filho.Do ponto de vista científico, a pesquisa torna-se pertinente pela carência de produções teóricas que abordem o tema específico da investigação proposta. Existe muito material acerca do transexual adulto, do processo da cirurgia de resignação sexual, do preconceito que sofrem na sociedade, e até sobre crianças transgêneros. Porém, poucos estudos sobre o relacionamento dos pais, visto que desempenham um papel importante no processo da vida dessa criança A pesquisa se torna relevante para a sociedade, primeiramente por contribuir para um melhor entendimento dos conceitos de gêneros, identidade de gênero e suas diversidades, visando assim uma diminuição de um pré-conceito social e do seu senso comum. Pois, as formulações sobre o assunto ainda são desconhecidas, mal interpretadas ou confundidas com outras temáticas da sexualidade. Justifica-se também pela importância de uma desconstrução do estereótipo infantil ao relacioná-lo com a temática da não normatividade de gênero, uma vez que, para alguns, a ideia de gênero não pode ser constituída na infância, tentando assim enquadrar essas crianças como portadoras de alguma psicopatologia ou que sofrem influências dos pais na sua criação. Assim, tornam as crianças como sujeitos passivos de suas próprias descobertas e vontades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves - Coordenador / Lívia Geovana Parente de Barros - Integrante.
2015 - 2016
Um estudo exploratório sobre o comportamento das pessoas que tentam o suicídio por queimaduras à luz das bibliografias existentes
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por princípio de investigar quais os principais motivos da tentativa de suicídio por queimaduras a partir da literatura existente com a finalidade (I) explorar a literatura existente sobre o tema; (II) aprofundar o conhecimento sobre o suicídio por queimaduras; (III) identificar o(s) motivo(s) descritos na literatura sobre este comportamento; (IV) circunscrever o(s) principal(is) motivo(s)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves - Coordenador / éssica Rodrigues de Oliveira - Integrante / Suylle Oliveira Santana Santos - Integrante.
2008 - 2010
Constituição do professor-leitor: estudo exploratório das condições e compreensão de leitura em alunos universitários
Descrição: Os cursos de formação inicial ou permanente de professores devem favorecer situações variadas de leitura aos profissionais e futuros profissionais de ensino; permitindo que estes reflexionem sobre sua história de leitura para que possa ampliá-la, reconstruí-la ou reinventá-la, tornando-se um leitor competente e, conseqüentemente, um professor de leitura capaz de desenvolver a competência leitura dos seus alunos. Ao se falar dessa competência, estar-se defendendo a leitura como produção de sentidos que se efetua através de um processo de interação entre interlocutores; que se constituem na/pela linguagem. Nesse processo, acredita-se que são múltiplos os sentidos produzidos pelo leitor, que não apenas aqueles pensados pelo autor do texto, sendo estes constituídos na negociação entre esses interlocutores (BERNARDES, 2003; ORLANDI, 2006). Em vista disso, propõe-se: (i) investigar as condições e a compreensão de leitura de alunos em processo de formação profissional em cursos de licenciaturas diversas, de distintos contextos sócio-culturais, quando em interação com diferentes gêneros textuais; (ii) evidenciar a relação entre o desempenho em compreensão de leitura e as condições de participação em práticas de letramento; (iii) verificar a integração entre biblioteca e sala de aula no planejamento curricular; (iv) analisar e refletir acerca do papel das bibliotecas universitárias setoriais no processo de constituição do professor-leitor em formação profissional inicial; (v) verificar a influência do contexto sócio-cultural no desenvolvimento da competência leitora de alunos de duas instituições de ensino superior; (vi) averiguar o papel das faculdades de formação inicial de professores enquanto possibilitadoras de práticas de letramento diversas em duas insituições públicas universitárias: uma federal (UFPE) e outra estadual (UEPB) . Para tal, participarão deste estudo 40 alunos matriculados em cursos de licenciaturas diversas, cursando a partir do 4º período; 20 professor.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves - Integrante / Fabíola Mônica da Silva Gonçalves - Integrante / Sandra Ferreira Ataíde - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Travessia
2017 - Atual
Periódico: Com Texto


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Narrativa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEDEIROS, I.2015MEDEIROS, I. ; GONÇALVES, F. M. S. . A importância do autoconhecimento como mecanismo de evitação da dor psicossomática. Com Texto, v. 1, p. 30-50, 2015.

2.
MEDEIROS, I.2015MEDEIROS, I. ; GONÇALVES, F. M. S. . A incongruência da mulher nos relacionamentos afetivos. Com Texto, v. 1, p. 52-67, 2015.

3.
DIAS, L. P. M. C.2015DIAS, L. P. M. C. ; GONÇALVES, F. M. S. . Espiritualidade/Religiosidade no contexto da clínica psicológica. Com Texto, v. 1, p. 150-163, 2015.

4.
LEITE, D. de S.2015LEITE, D. de S. ; GONÇALVES, F. M. S. . Um'novo' Self: (re) Construindo a autoimagem em mulheres com linfedema. Com Texto, v. 1, p. 174-194, 2015.

5.
RABELO, Ana Carolina2014RABELO, Ana Carolina ; GONÇALVES, F. M. S. . Órfãos de pais vivo: Geração Miojo. Com Texto, v. 1, p. 190, 2014.

6.
GONÇALVES, F. M. S.2008GONÇALVES, F. M. S.; Mendonça, Josilene . A interface da gestão escolar nos âmbitos: público e privado. Com Texto, v. VI, p. 151-165, 2008.

7.
GONÇALVES, F. M. S.2008GONÇALVES, F. M. S.. Do pessoal ao Transpessoal:a visão humanista de Carl Rogers na transpessoalidade.... Com Texto, v. VI, p. 301-310, 2008.

8.
GONÇALVES, F. M. S.2007GONÇALVES, F. M. S.; SOARES, K. M. M. . A mulher na sociedade atual: a evolução dos seus papéis. Com Texto, v. Ano V, p. 277-286, 2007.

9.
GONÇALVES, F. M. S.2006GONÇALVES, F. M. S.; SOARES, K. M. M. ; ÉriKa Jeane Sá dos Santos ; GILKUEILA, C., P., G., P. ; lUCIVANE, M. S. . A Influência da Prática da Atividade Física no Controle da Ansiedade. Com Texto, v. IV, p. 215-227, 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, F. M. S.. A interlocução entre Psicanálise e Educação: a ordem do desejo no discurso da aprendizagem. In: Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea, 2008, Campina Grande. COBESC. Campina Grande: UFCG, 2008. p. 68-78.

2.
GONÇALVES, F. M. S.; SOARES, K. M. M. . A mulher na sociedade atual: a evolução dos seus papéis. In: III Colquió Nacional Representações de Gênero e de Sexualidade, 2007, Campina Grande. Centro Paraibana de Estudos do Imaginário - CEPESI. Campina Grande: editora universitária UFPB, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, F. M. S.. Jornada de Iniciação Científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GONÇALVES, F. M. S.. A construção narrativa da relação eu-corpo em pacientes acometidos de queimaduras de 2º e 3º graus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GONCALVES, F. M. S.; GONÇALVES, F. M. S. . A função terapêutica da narrativa na constituição precoce do sujeito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GONÇALVES, F. M. S.; Gonçalves, Fabíola . A interlocução entre a Psicanálise e Educação: a ordem do desejo no discurso da aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GONÇALVES, F. M. S.. As Implicações Educacionais à Luz da Psicanálise. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GONÇALVES, F. M. S.; SOARES, K. M. M. . A interlocução entre Psicanálise e Educação: a ordem do desejo no discurso da aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
GONÇALVES, F. M. S.; SOARES, K. M. M. . A mulher na sociedade atual: a evolução dos seus papéis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GONÇALVES, F. M. S.; SOARES, K. M. M. . A mulher na sociedade atual: a evolução dos seus papéis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GONÇALVES, F. M. S.; Gonçalves, Fabíola . A interlocução entre Psicanálise e Educação: a ordem do desejo no discurso da aprendizagem. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GONÇALVES, F. M. S.. Interlocução Psi: Discussões em Torno da Loucura, da Criminalidade e Reforma Psiquiátrica. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GONÇALVES, F. M. S.; Barros, L. G. P. . Narrativas Maternas: a construção de significados diante da transsexualidade do filho.. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
GONÇALVES, F. M. S.; OLIVEIRA, J. R. ; SANTOS, S. O. S. . Um estudo exploratório sobre o comportamento das pessoas que tentam o suicídio por queimaduras à luz das bibliografias existentes. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
GONÇALVES, F. M. S.. As implicações Educacionais à luz da Psicanálise. 2009. (Palestrante).

4.
GONÇALVES, F. M. S.; SOARES, K. M. M. . A Interlocução entre a Psicanálise e Educação: a ordem do desejo no discurso da aprendizagem. 2008. (Apresentação do projeto de Interveção).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, J. F. G.; Gonçalves, Fabíola; GONÇALVES, F. M. S.. Participação em banca de Jonathan Gueiros Reinaux. Aplicação da inteligência musical no ensino de inglês como elemento do desejo no processo de aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicanálise com ênfase em Educação e Saúde) - ALPHA Educação e Treinamento.

2.
SILVA, J. F. G.; GONÇALVES, F. M. S.; Gonçalves, Fabíola. Participação em banca de Gabriele elísio de Barros. Contribuições da Psicologia do desenvolvimento para a Educação Matemática nas séries iniciais. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicanálise com ênfase em Educação e Saúde) - ALPHA Educação e Treinamento.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONÇALVES, F. M. S.; Aguiar, Marlison. Participação em banca de Geyza Vanessa da Silva Ferreira.A mulher Anorgasmica na Clínica: A luz da Terapia cognitivo-comportamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

2.
GONÇALVES, F. M. S.; Aguiar, Marlison. Participação em banca de Dinamérico Vicente de Paula.Neuroplasticidade e reestruturação cognitiva na depressão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

3.
Gonçalves, Fabíola; GONÇALVES, F. M. S.; Arruda, M. do Socrro Araújo de. Participação em banca de Rubenice Lopes de Souza.Quais os sentidos produzidos por universitários na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
Gonçalves, Fabíola; GONÇALVES, F. M. S.; Arruda, M. do Socrro Araújo de. Participação em banca de Suênia Silva Araújo.História de leitura da professores em formação universitária inicial em uma universidade pública de campina grande. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Avaliação do ensino superior - elaboração de itens com vistas ao ENADE. 2018. (Seminário).

2.
Formação ENADE. 2018. (Outra).

3.
Metodologia ativas: Em busca de novos processos de ensino e de aprendizagem. 2018. (Oficina).

4.
Avaliação e ENADE. 2017. (Oficina).

5.
O papel da instituição de ensino superior para a educação, o desenvolvimento e o projeto de nação. 2017. (Outra).

6.
II congresso de Atenção aos cuidados da saúde física, mental e espiritual. 2016. (Congresso).

7.
Inovações Tecnológicas em Prol das Metodologias de Ensino na Sala de do nível superior. 2016. (Outra).

8.
Desafios da Juventude Pernambucana por mais educação, direitos e democracia: e a luta pela reforma política democrática ta. A alienação parental como implicação no desenvolvimento da personalidade. 2015. (Congresso).

9.
Compreensão e articulação da fenomenologia existencial com a prática clínica na contemporaneidade. 2010. (Seminário).

10.
VII Colóquio Internacional Paulo Freire.A interlocução entre a Psicanálise e Educação: a ordem do desejo no discurso da aprendizagem. 2010. (Outra).

11.
VII Colóquio Internacional Paulo Freire.Trabalho e Identidade Social. 2010. (Outra).

12.
VII Colóquio Internacional Paulo Freire. 2010. (Outra).

13.
Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea - COBESC. A interlocução entre Psicanálise e Educação: a ordem do desejo no discurso da aprendizagem. 2008. (Congresso).

14.
Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea - COBESC. 2008. (Congresso).

15.
II Tríduo Paulo Freire - Educação Popular: 50 anos depois - A contribuição de Pernambuco. 2008. (Oficina).

16.
Prática de Ensino l.A interlocução entre Psicanálise e Educação: a ordem do desejo no dircuso da aprededizagem. 2008. (Seminário).

17.
Psicanálise, Neurociência e Escrita. 2008. (Seminário).

18.
III Colquió Nacional Representações de Gênero e de Sexualidade.A mulher na sociedade atual: a evolução dos seus papéis. 2007. (Outra).

19.
IX Fórum Acadêmico dos Discentes da FACHO.A mulher na sociedade atual: a evolução dos seus papéis. 2007. (Outra).

20.
As Inovações na Prática Clínica da psicanálise Contemporânea. 2006. (Outra).

21.
I Simpósio Internacional de Psicologia. 2006. (Simpósio).

22.
XI Jornada de Psicanálise da SPR. 2006. (Outra).

23.
II Encontro Psicanálise e Instituição Pública. 2005. (Encontro).

24.
9º Encontro de literatura Infanto-juvenil - Velhice: a Terceira Margem da Existência. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALVES, F. M. S.. Os sintomas Contemporaneidade e suas abordagens na atuação clínica psicológica. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DEYVSON FERNANDO CARDOZO DE MELO. IMPACTO PSICOLÓGICO DO TRABALHO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO/AFETIVO DA CRIANÇA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

2.
Poliana Carina Barbosa Campos. A construção de sentido paterno no homem moderno.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

3.
Janayna Maria Nunes de Souza.. Importância do acompanhamento multidisciplinar para mulheres vítimas de violência doméstica.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

4.
Suylle Oliveira Santana Santos. Gritos na pele: Automutilação em adolescentes com depressão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

5.
Jessica Mariany. Alienação Parental: Suicídio como consequência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

6.
Renato Ferreira Dias. Quando o amor mata? o ato suicida em homens a partir da dependência afetiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

7.
Halisson Falcão Pelagio. A importância da atuação do psicólogo dentro do cenário competitivo dos jogos eletrônico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

8.
Priscila Damasceno da Silva. Redução maioridade penal e suas implicações psicológicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

9.
Evania Ribeiro Soares. O TRANSTORNO ANTISSOCIAL FEMININO NAS RELAÇÕES AFETIVAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

10.
Karlla Giselle Coelho Farias. O voleibol como um espeço narrativo para o desenvolvimento biopsicossocial da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

11.
Rúbia Carla Barbosa Cavalcante. Considerações sobre o adultério feminino à luz da psicanálise. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

12.
Lívia Geovana Parente de Barros. Meu filho veste saia: A construção de significados das narrativas de uma mãe diante da transgeneralidade do filho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

13.
Ana Carolina de Oliveira Cavalcanti. Estabelecer limites não arranca pedaço de ninguém: A importância da autoridade dos pais na formação moral dos filhos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

14.
Vanessa Guedes dos Santos. A influência do Facebook e da cultura do eco sobre a auto imagem do adolescente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

15.
Mônica Maria Neves Felix. O olhar fenomenológico acerca da a sexualidade idoso nas relações matrimoniais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

16.
Erani Vieira de Melo. Nomofóbico: O uso abusivo do aparelho celular pelos adolescentes no cenário familiar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

17.
Lúcia Paula de Miranda Costa Dias. A dimensão espiritual do sujeito sob o olhar do psicólogo transpessoal na clínica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

18.
Chirleidy Martins da Silva. A psicoterapia como um facilitador no processo de mediação da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

19.
Luzia Nunes Fialho Perreira. O mal estar da indisciplina na escola sobre a compreensão da psicologia humanista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

20.
Jéssica Rodrigues de Oliveira. A relação da filofobia e filemafobia com o abuso infantil intrafamiliar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

21.
Ana Carolina Rabelo. Estabelecer limites não arranca pedaço de ninguém: A importância da autoridade dos pais na formação moral dos filhos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

22.
ROBIVAL BATISTA DE LIMA. O LUGAR DA CRIANÇA NO DISCURSO PSICANALÍTICO CONTEMPORÂNEO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

23.
Fernanda Menezes Teixeira. LUTO E RESILIÊNCIA: VÍTIMAS DE CATÁSTROFES NA CONTEMPORANEIDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

24.
Monica da Conceição dos Santos. A família contemporânea: fatores que influenciam o desenvolvimento da criança na era tecnológica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

25.
CHARLES ALEXANDRE PONTES. A INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

26.
Severino Ramos de França. A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DO GESTOR: UM OLHAR ESPECÍFICO DA PSICOLOGIA NA GESTÃO PÚBLICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

27.
Izabel Medeiros. A importância do autoconhecimento como mecanismo de evitação da dor psicossomática.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

28.
Carlos Alberto Gomes de Fraga. Síndrome do Fundamentalismo Religioso e a dificuldade Humana em busca de Cura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

Iniciação científica
1.
Diego Gomes da Silva Melo. Abando paterno diante do diagnóstico de microcefalia. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

2.
Aline Raquel de Lima Soares. A influência do workalrolismo no comportamento interpessoal em empresas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

3.
Juliane Monteiro Camilo. Quando a auto imagem é o maior obstáculo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

4.
Nicole Stephani Moura do Nascimento. Cinoterapia: uma alternativa para auxiliar criança vítima de abuso sexual. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

Orientações de outra natureza
1.
Angela Guedes - Sarina Rocha - Zenilka Alvares. Aspectos neuropsicológicos da síndrome alcoólica fetal. 2016. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

2.
Verônica Freitas - Cirlene Souza - Sandra Arcanjo. Transtorno Bipolar: A instabilidade do Humor e o Ápice da Inteligencia. 2016. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

3.
Valdiane Soares da Silva. Hoje eu quero voltar pra casa sozinho: Estudo da Personagem Leonardo na perspectiva psicanalítica2016. 2016. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

4.
Ramon Soares de Lucena; Conrado Felipe Alves de Souza. Superdotação: aspectos Neurológicos e desenvolvimento Cognitivo. 2016. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

5.
Verônica Bernadete de Freitas. De cabeça Erguida: Uma reflexão sobre o comportamento de Malony na perspectiva ecológica do desenvolvimento. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

6.
Rivaldo Mendes da Silva. O comportamento de pessoas com o transtorno de personalidade Borderline nas relações sócias com os pares. 2016. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

7.
José Cleber Leandro Duarte. O desenvolvimento da linguagem nos surdos. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

8.
Rivaldo Mendes da Silva. REFLEXÕES SOBRE INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL A LUZ DA PSICOLOGIA. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

9.
José Cleber Leandro Duarte. A história da bruxaria:Uma possível univocidade semântica. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.

10.
HugoTavares; Tania Farias; Vanderson Albuquerque. Doença de Alzheimer nos idosos: Desenvolvimento Neurocognitivo. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Orientador: Fabiane Mônica da Silva Gonçalves.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, F. M. S.. A construção narrativa da relação eu-corpo em pacientes acometidos de queimaduras de 2º e 3º graus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GONÇALVES, F. M. S.. Jornada de Iniciação Científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Foi bolsista do CNPq e da Capes no Mestrado.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 1:07:13