Ana Marcela França de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1403778079172149
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Doutora pelo IH-UFRJ (2015), na área de História Social, com ênfase em História Ambiental e em História da Arte. Possui mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e especialização em História da Arte e da Arquitetura do Brasil (2005) pela mesma universidade. Fez doutorado sanduíche, subsidiado pela Capes, na Birkbeck, University of London, na Inglaterra (2014). Foi professora do Departamento de arquitetura e urbanismo da PUC-Rio, onde deu aulas de História da Arte. Deu aulas como professora substituta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Historia Ambiental, História da arte, Artes; Natureza; Paisagem; Viajantes (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Marcela França de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, A. M. F.;OLIVEIRA, ANA MARCELA FRANÇA DE


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Birkbeck, University of London (Orientador: Luciana Martins).
Título: A DIVERSIDADE PAISAGÍSTICA BRASILEIRA NAS ICONOGRAFIAS DA EXPEDIÇÃO LANGSDORFF E DA MISSÃO AUSTRÍACA: UM DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA AMBIENTAL E A HISTÓRIA DA ARTE, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: José Augusto Pádua.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História Ambiental; história da arte; natureza.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Pintura.
2007 - 2009
Mestrado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Acontecimento: Espaço-Tempo a partir de Mirrored Cubes e da musique d' ameublement,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Cecília Cotrim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: espaço-tempo; realidade; externalidade; música.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2014 - 2014
Aperfeiçoamento em Doutorado sanduíche.
Birkbeck, University of London, BBK, Inglaterra.
Título: A construção de uma fitogeografia do Brasil nas iconografias de paisagem dos viajantes do século XIX. Ano de finalização: 2014.
Orientador: Luciana Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2005
Extensão universitária em Especialização em História da Arte e da Arquitetur.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Profesora de História da Arte


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto



Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, Ministério da Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, A. M. F.2018OLIVEIRA, A. M. F.. A mirada de Rugendas sobre as 'matas virgens' brasileiras e sobre o pampa argentino. ESTUDIOS RURALES, v. 7, p. 93-123, 2018.

2.
OLIVEIRA, A. M. F.2018OLIVEIRA, A. M. F.. O uso de iconografias de paisagem para o ensino da História Ambiental: um diálogo com a História da Arte. REVISTA DO LHISTE, v. 4, p. 32-52, 2018.

3.
OLIVEIRA, A. M. F.2017OLIVEIRA, A. M. F.. A diversidade paisagística das savanas brasileiras nas iconografias de Florence e de Martius: alguns aspectos do Cerrado da primeira metade do século XIX. HISTÓRIA REVISTA (ONLINE), v. 22, p. 144-166, 2017.

4.
OLIVEIRA, ANA MARCELA FRANÇA DE2017OLIVEIRA, ANA MARCELA FRANÇA DE. O uso da iconografia em sala de aula: as impressões de alguns viajantes sobre os biomas brasileiros. Fronteiras & Debates, v. 3, p. 137-165, 2017.

5.
OLIVEIRA, A. M. F.;OLIVEIRA, ANA MARCELA FRANÇA DE2013OLIVEIRA, A. M. F.. Diversidade do olhar, diversidade das paisagens: a experiência da natureza pelos artistas-viajantes das Expedições Austríaca e Russa. Historiae, v. 4, p. 37-50, 2013.

6.
OLIVEIRA, A. M. F.;OLIVEIRA, ANA MARCELA FRANÇA DE2013OLIVEIRA, A. M. F.. PERCEPÇÕES DA NATUREZA A PARTIR DA ARTE: a diversidade do olhar sobre o universo natural. CANTAREIRA (UFF), v. 19, p. 3-17, 2013.

7.
OLIVEIRA, A. M. F.;OLIVEIRA, ANA MARCELA FRANÇA DE2012OLIVEIRA, A. M. F.. Aspectos do romantismo nas paisagens brasileiras realizadas pelos viajantes das missões austríaca e russa. Acervo, v. 25, p. 143-158, 2012.

8.
OLIVEIRA, A. M. F.;OLIVEIRA, ANA MARCELA FRANÇA DE2010OLIVEIRA, A. M. F.. Do corpo o incorporal. Gambiarra (Niterói), v. 03, p. 03, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, A. M. F.. Desafios do ensino de História e prática docente. 1. ed. Pará de Minas: Virtual Books, 2018. v. 1. 273p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. M. F.. O Romantismo de Rugendas sobre as 'matas virgens' brasileiras e sobre o Pampa argentino. In: IV Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2016, Florianópolis. Anais do IV Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. Florianópolis: UFSC, 2016. v. 1. p. 1068-1086.

2.
OLIVEIRA, A. M. F.. ?O uso de iconografias no ensino e nos estudos ligados à História Ambiental?.. In: 3° workshop internacional de História do Ambiente, 2013, Florianopolis. 3° workshop internacional de História do Ambiente, 2013.

3.
OLIVEIRA, A. M. F.. A natureza romântica nas pinturas de paisagens dos viajantes do século XIX: sentidos e sentimentos. In: II Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2012, Florianópolis. II Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2012.

4.
OLIVEIRA, A. M. F.. A natureza nas pinturas de paisagem dos viajantes. In: I Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2011, Rio de Janeiro. Anais da I Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2011.

5.
OLIVEIRA, A. M. F.. As paisagens híbridas de von Martius. In: XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH: 50 anos, 2011, Sao Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH: 50 anos, 2011.

6.
OLIVEIRA, A. M. F.. Acontecimento: Espaço-Tempo em Mirrored Cubes e na Música de Mobiliário. In: 17 Encontro Nacional da ANPAP, 2008, Florianópolis. 17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2008. p. 68-79.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. M. F.. A pintura de paisagem enquanto um documento histórico: um estudo sobre o Brasil dos viajantes do século XIX. In: XV Encontro Regional de História - Anpuh Rio, 2012, Rio de Janeiro. XV Encontro Regional de História - Anpuh Rio, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. M. F.. A natureza registrada nas pinturas de paisagem dos viajantes do século XIX brasileiro. In: VI Simposio de la Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental, 2012, Villa de Leyva. Resúmenes de Ponencias del VI Simposio de la Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental, 2012.

2.
OLIVEIRA, A. M. F.. Expressões de caos: a catástrofe por meio da arte. In: VI Forum de Debates: Povos e Culturas da Américas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do VI Forum de Debates: Povos e Culturas da Américas, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, A. M. F.. Aspectos do Romantismo nas paisagens brasileiras realizadas pelos viajantes das Missões Austríaca e Russa. Revista Acervo, 2013.

2.
OLIVEIRA, A. M. F.. Diversidade do olhar, diversidade das paisagens: a experiência da natureza pelos artistas-viajantes das Expedições Austríaca e Russa. Historiae: revista de história da Universidade Federal do Rio Grande, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, A. M. F.. A natureza registrada nas pinturas de paisagem dos viajantes do século XIX brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, A. M. F.. A pintura de paisagem enquanto um documento histórico: um estudo sobre o Brasil dos viajantes do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, A. M. F.. A natureza romântica nas pinturas de paisagens dos viajantes do século XIX: sentidos e sentimentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, A. M. F.. A experiência da Natureza tropical nas paisagens dos artistas das Missões Austríaca e Russa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, A. M. F.. A experiência corporal no Parangolé de Hélio Oiticica e em Shift de Richard Serra. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, A. M. F.. REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA CORPORAL E A NOÇÃO DE EXTERNALIDADE NA OBRA DE ARTE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, A. M. F.. Arte e Vida em Mirrored Cubes e na Música de Mobiliário: tensões no entorno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, A. M. F.. Dejando Santos Dumont. Buenos Aires, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
OLIVEIRA, A. M. F.. Dejando Santos Dumont. Buenos Aires: Buenos Aires Poetry, 2018. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, A. M. F.. Revista Museologia e Interdisciplinaridade. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, A. M. F.; Pedro França . Leitura de textos: Krauss e Foster. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
OLIVEIRA, A. M. F.. O Silêncio em John Cage. 2008 (Aula aberta).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, A. M. F.; OLIVEIRA, R. R.; FRAGA, J. S.. Participação em banca de Camila Trindade Brantes.?Deu no Correio Braziliense...?: o ofício dos carvoeiros retratado na imprensa do Rio de Janeiro entre 1850 e 1920. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
OLIVEIRA, A. M. F.. Participação em banca de Valdemy dos Santos Braga Júnior.Tons de segunda pele, Adeus. Feche a porta: uma produção dramatúrgica a partir das experiências literárias de um blogueiro insano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.O Romantismo de Rugendas sobre as "matas virgens" brasileiras e sobre o Pampa argentino. 2016. (Simpósio).

2.
JORNADA DEL INSTITUTO DE HISTORIA DEL ARTE ARGENTINO Y LATINOAMERICANO.La diversidad paisajística brasileña en las iconografías de la Expedición Langsdorff y de la Misión de Austria: un dialogo entre la Historia Ambiental y la Historia del Arte. 2016. (Outra).

3.
VII Simposio de la Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental.Mata Atlântica, Mata tropical: visões e sensações dos artistas-viajantes do início do século XIX. 2014. (Simpósio).

4.
VII Simposio de la Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental.Visões da mata primitiva: a Amazônia de von Martius e de Florence. 2014. (Simpósio).

5.
Workshop Environmental Debates & Policies in Latin America. 2014. (Outra).

6.
7º Seminário Brasileiro de História da Historiografia: Teoria da História e História da Historiografia ? Diálogos Brasil-Alemanha.?O Cerrado e a Mata Atlântica nos relatos e nas iconografias de paisagem de Rugendas e de von Martius?. 2013. (Seminário).

7.
Simpósio Diálogo Brasil-EUA em História Ambiental. 2013. (Simpósio).

8.
II Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.?A natureza romântica nas pinturas de paisagens dos viajantes do século XIX: sentidos e sentimentos?. 2012. (Simpósio).

9.
VII Jornada de Estudos Históricos Manoel Salgado Guimarães do PPGHIS.?A experiência da Natureza tropical nas paisagens dos artistas das Missões Austríaca e Russa?. 2012. (Outra).

10.
VI Simposio de la Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental.?A natureza registrada nas pinturas de paisagem dos viajantes do século XIX brasileiro?. 2012. (Simpósio).

11.
XV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio: Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa.?A pintura de paisagem enquanto um documento histórico: um estudo sobre o Brasil dos viajantes do século XIX?. 2012. (Encontro).

12.
I Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde.A natureza nas pinturas de paisagem dos viajantes. 2011. (Encontro).

13.
VI Forum de Debates: Povos e Culturas da Américas. Expressões do caos: a catástrofe por meio da Arte. 2011. (Congresso).

14.
VI Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.As paisagens híbridas dos viajantes: um diálogo entre a História da Arte e a História Ambiental. 2011. (Encontro).

15.
XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH: 50 anos.As paisagens híbridas de von Martius. 2011. (Simpósio).

16.
Abralic. 2008. (Simpósio).

17.
Moradas: a casa os objetos e o tempo. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Lise Sedrez ; José Augusto Pádua ; OLIVEIRA, A. M. F. . Simpósio Diálogo Brasil-EUA em História Ambiental. 2013. (Outro).

2.
OLIVEIRA, A. M. F.. ?A contradição nas artes temporais: uma conversa sobre arte, música e filosofia?. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OLIVEIRA, A. M. F.2018OLIVEIRA, A. M. F.. O uso de iconografias de paisagem para o ensino da História Ambiental: um diálogo com a História da Arte. REVISTA DO LHISTE, v. 4, p. 32-52, 2018.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 18:22:17