Bianca Rei Freitas

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  • Última atualização do currículo em 13/12/2016


Pesquisadora e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi com pesquisa em Design, Arte e Moda; possui Graduação em Negócios da Moda pela mesma Instituição. Especializada em Consultoria de Imagem pela Dresscode, atua como Consultora de Moda e Imagem e como docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bianca Rei Freitas
Nome em citações bibliográficas
OZIO, Bianca Rei Freitas;Freitas, Bianca Rei


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: O DESIGN DO CORPO: A RECONSTRUÇÃO DO CORPO FEMININO CONTEMPORÂNEO. UMA LEITURA DAS CAPAS DA REVISTA CORPO A CORPO,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Kathia Castilho Cunha.
Palavras-chave: Design; Corpo Feminino; Aparência; Beleza; Consumo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Design.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Design / Especialidade: Moda.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2016
Especialização em andamento em MBA Gestão Escolar.
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
2003 - 2004
Especialização em Criação e Desenvolvimento de Produto em Moda.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Desenvolvimento de Coleção - Feminino Contemporâneo -.
Orientador: Eloize Navalon.
2003 - 2006
Graduação em Negócios da Moda.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: PLANO DE MARKETING PARA A EMPRESA CECILIA PRADO/CASTOR TRICOT, ARTESANATO - IDENTIDADE BRASILEIRA.
Orientador: Valeska Nakad.




Formação Complementar


2011 - 2011
Consultoria de Imagem. (Carga horária: 30h).
Dresscode Consultoria de Imagem, AICI, Brasil.
2006 - 2006
Corel Draw. (Carga horária: 24h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2006 - 2006
Photoshop. (Carga horária: 30h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2005 - 2005
História da Moda e da Arte em Paris com João Braga. (Carga horária: 30h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2004 - 2004
Gerenciamento de Confecção em Moda. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Estilo, Moda e Costumes - Leitura arte e cinema. (Carga horária: 6h).
Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
2003 - 2003
Produção de Desfile. (Carga horária: 14h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2003 - 2003
Produção de Moda.
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
1998 - 2000
Desenho de Moda.
Academia Brasileira de Arte, ABRA, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço, Carga horária: 4
Outras informações
Experiência em docência Marketing de Moda no Curso Técnico de Produção de Moda no Senac. Pesquisa e Desenvolvimento.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço, Carga horária: 8
Outras informações
Experiência em docência Marketing de Moda no Curso Técnico de Produção de Moda no Senac. Pesquisa e Desenvolvimento.

Atividades

07/2013 - 09/2013
Ensino, Técnico em Produção de moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing de Moda

Santaconstancia Tecelagem, STA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de apresentação de moda para cliente. Pesquisa de tendências e materiais. Atendimento a clientes.

Atividades

05/2009 - 02/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Empresa Privada, .

Linhas de pesquisa
Pesquisa de Tendências

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: ESTAGIO, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina: Sociologia e Cultura relacionadas à moda Curso: Negócios da Moda Turma MBC2 Profª: Marcia Merlo Carga Horária: 30h Os alunos são estimulados a pesquisar, para poderem apresentar o trabalho que é dividido em temas, como a resignificação da metrópole para entender e identificar os movimentos, escolher lugar, e o grupo a ser conceituado, sem julgamentos, no caso os alunos tiveram que olhar como um pesquisador as redes sociais. Este trabalho certamente contribuiu para entender o poder da moda na conformação dos gostos, dos usos, das formas de apreciação, de classificação e dos estilos de vida e de apresentação do Eu na sociedade contemporânea. Concluo que este estágio foi de grande importância, pois me acrescentou conteúdo enquanto pesquisadora, além do entendimento de postura do professor perante os alunos em sala de aula, desenvolvimento do conteúdo (material didático) em sala de aula, além da avaliação de participação e postura dos alunos, o que é de grande valia para futuramente poder lecionar.

Atividades

06/2008 - 07/2008
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Cultura relacionadas à moda

VipsFashion Confecções, V.F.C., Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Estilista - Desenvolvimento de Produto, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Planejamento e Controle de Produção.


GLÓRIA COELHO/ G COMÉRCIO LTDA, G, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Empresa caracterizada pelas peças de qualidade e design. Atuei na organização dos desfiles da Glória Coelho e do Pedro Lourenço na SPFW. Entrevistei e selecionei estudantes de moda para colaborar no backstage e na equipe de Marketing. Elaborei relatórios de melhorias a serem feitas nas lojas, cotações de preço para transporte, entrega de convite, buffet e clipagem, além de entrar em contato com patrocinadores e prestadores de serviços. Coordenei duas equipes, uma com três meninas para auxiliar na organização dos desfiles e outra com vinte meninas para a distribuição de release na sala de desfile e troca de roupa das modelos.


SIMULASSÃO/C.J.R. LTDA, C.J.R, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio - Desenvolvimento de Produto, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Elaborei pesquisa de tendências com desenvolvimento de apostila e CD para apresentar em reunião de produto. Fiz parte da equipe que organizou e produziu as fotos publicitárias da empresa com a modelo Tânia Kalil. Realizei a documentação das coleções, desenvolvendo e aperfeiçoando fichas técnicas. Colaborava no desenvolvimento das coleções.


Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Palestrante - Personal Stylist



Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa de Tendências


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Moda.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Moda/Especialidade: Design.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Moda/Especialidade: Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Mestre em Design, Universidade Anhembi Morumbi.
2007
Bacharel em Negócios da Moda - Habilitação: Marketing de Moda, Universidade Anhembi Morumbi.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
OZIO, Bianca Rei Freitas. Reconstrução do Corpo Feminino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
OZIO, Bianca Rei Freitas. Design do efêmero: o corpo feminino da moda na sociedade contemporânea. Unibh, 2011 (Pesquisa).

2.
OZIO, Bianca Rei Freitas. A CULTURA DO DESIGN DO CORPO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. São Paulo: Rosari: CDROM Design, arte e tecnologia 4, 2008 (Pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cimode. 2016. (Congresso).

2.
Senac Moda Informação Verão 2017. 2016. (Encontro).

3.
FFB Trends&Trade SS16/17. 2015. (Outra).

4.
Novos Cenários para a Moda. 2015. (Encontro).

5.
Feira Premiére Vision. 2014. (Feira).

6.
GOTEX FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUTOS TÊXTEIS. 2014. (Feira).

7.
I Seminário Moda Documenta. 2011. (Seminário).

8.
Design de Aparência - Profª Drª Adriana Vaz. 2009. (Outra).

9.
Estratégias de consumo sensorial - Profª Drª Sylvia Demetresco. 2009. (Outra).

10.
Seminário Práticas e Pesquisas em Design.Reconstrução do Corpo Feminino. 2009. (Outra).

11.
A Cultura da Sustentabilidade - Profº Vitor Margolin. 2008. (Encontro).

12.
Conferência de Moda com Marie Rucki. 2008. (Outra).

13.
Encontro com autores do livro - Design de Moda: Olhares Diversos. 2008. (Encontro).

14.
IV Colóquio de Moda. 2008. (Congresso).

15.
O Design Vivo - Profª Drª Andréa Saltzman. 2008. (Outra).

16.
Primeiro Encontro IDEA/Brasil de Design. 2008. (Encontro).

17.
TRANSITUS - Design, Arte e Fotografia na Cultura Visual Contemporânea.. 2008. (Outra).

18.
Workshop de Moda com Marie Rucki. 2008. (Outra).

19.
Zigue Zague - 4ª Edição. 2008. (Oficina).

20.
SENAC Moda Informação - Primavera/Verão. 2007. (Encontro).

21.
VIP - Renata Miranda. 2007. (Encontro).

22.
Semana de Moda. 2003. (Oficina).

23.
Seminário Valor Econômico: "O Negócio da Moda". 2003. (Seminário).

24.
SENAC Moda Informação - Outono/Inverno. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OZIO, Bianca Rei Freitas. Besouros Mutantes. 2009. (Exposição).



Outras informações relevantes


O DESIGN DO CORPO: A RECONSTRUÇÃO DO CORPO FEMININO CONTEMPORÂNEO. UMA LEITURA DAS CAPAS DA REVISTA CORPO A CORPO.
RESUMO
O presente trabalho procura identificar de que modo a aparência do corpo feminino contemporâneo se constitui, sua relação com os padrões de beleza disseminados na sociedade de consumo e a possibilidade de redesenhar/projetar este mesmo corpo motivado pela incidência da mídia, em especial a impressa brasileira. A relevância desta pesquisa reside na revisão bibliográfica especializada e na verificação e análise dos textos visuais construídos nas capas da revista feminina Corpo a Corpo, no período de um ano, (de jan. a dez. de 2009), onde se oferece ao olhar do leitor características estéticas do corpo feminino que orientam o gosto, provocam o desejo e servem como exemplo de modelo e padrão de beleza. Os corpos que se apresentam nestas capas, possuem significado na leitura de valores do contemporâneo visto que veiculam e materializam idéias e manipulam o gosto na afirmação de valores expressos na imagem. Este estudo apresenta o corpo feminino contemporâneo, remodelado, modificado de acordo com as tendências efêmeras de beleza, na busca de um design perfeito, característica da contemporaneidade, que se apreende por meio das análises dos corpos significantes que se evidenciam nos textos visuais das referidas capas.



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