Morgana Christmann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4570229527508857
  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Graduada em Fisioterapia pela Universidade Feevale. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação-Linha de Pesquisa 3:Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é bolsista CAPES\DS, do PPGE\UFSM. Pesquisador colaborador no Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI) do Centro de Educação-UFSM. Professora Assistente I no Curso de Graduação em Fisioterapia na Universidade Franciscana (UFN). Pesquisa sobre a interface saúde\educação, saúde coletiva, educação especial e deficiência física. Tem experiência na área de saúde coletiva, educação em saúde e fisioterapia traumato-ortopédica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Morgana Christmann
Nome em citações bibliográficas
CHRISTMANN, M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Franciscana, Curso de Graduação em Fisioterapia.
Rua Silva Jardim - até 1819 - lado ímpar
Nossa Senhora do Rosário
97010491 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 30259000


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Transversalidade do diagnóstico clínico da deficiência na educação especial e a produção de (in) exclusão,
Orientador: Sílvia Maria de Oliveira Pavão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Diagnóstico clínico; Educação Especial; Saúde do Escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A deficiência física e o processo de inclusão no ensino regular: justaposições das condições de saúde e aprendizagem.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Silvia Maria de Oliveira Pavão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Deficiência Física; Inclusão; Aprendizagem; Saúde.
Grande área: Ciências Humanas
2012 interrompida
Especialização interrompida em 2012 em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: Não definido.
Ano de interrupção: 2012
2003 - 2009
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Título: Avaliação da Qualidade de Vida de pacientes cardiopatas em um Hospital Público da Região do Vale do Sinos.
Orientador: Dr. Luciane Dalcanale Moussalle.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Imaginologia. (Carga horária: 8h).
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5° Região, CREFITO-5, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Formação Continuada em Saúde: perspectivas e olhares sobre saúde. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Four Skills 1. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Formação continuada em Saúde Coletiva. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Escrita de artigos científicos de alto impacto: Estrutura, linguagem e form. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Estado da Arte. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Mediação de Conflitos Escolares. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Altas Habilidades\Superdotação. (Carga horária: 30h).
Núcleo de Apoio á Aprendizagem na Educação-UFSM, ANIMA-UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Audiodescrição. (Carga horária: 46h).
Núcleo de Apoio á Aprendizagem na Educação-UFSM, ANIMA-UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Avaliação e Intervenção Neurofuncional-PPG Reabilitação Funcional. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Ferramentas tecnológicas para auxilio á pesquisa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Processos e recursos comunicativos.. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Pesquisa Quanti-qualitativa em Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Inglês sem bases. (Carga horária: 18h).
Speak- Intercêmbio de Línguas e Culturas, SPEAK, Portugal.
2014 - 2015
Inglês sem Fronteiras. (Carga horária: 60h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2014
Altas Habilidades/ Superdotação. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Como o cérebro humano aprende. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
IV Ed. Curso de Treinamento Funcional. (Carga horária: 16h).
Life Assessoria Esportiva, ACADEMY HOUSE, Brasil.
2012 - 2012
Raciocínio Clínico no Manejo Cervical. (Carga horária: 20h).
Clinical Coaching, CLINICAL COACHIN, Brasil.
2012 - 2012
Mestrado em Farmacologia. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Fisioterapia nas Disfunções da ATM. (Carga horária: 20h).
Fisio Work-RS, FISIO WORK/RS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Fisiologia e Práticas de Técnicas Desobstrutivas n. (Carga horária: 4h).
Associação Brasil. Fisiot. Cardiorrespiratória e Fisiot. Terap. Intensiva, ASSOBRAFIR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Reabilitação Cardíaca- 2° Edição. (Carga horária: 20h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Representante na Comissão de Aprendizagem, Carga horária: 1
Outras informações
Comissão de Aprendizagem do Núcleo de Apoio à Aprendizagem da Coordenadoria de Ações Educacionais, designado pela Apostila à Portaria N°84.445 de 7 de junho de 2017.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Demanda Social-Capes, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comissão Científica, Carga horária: 1
Outras informações
Membro de Comissão Científica do III Seminário Aprendizagem no Ensino Superior, III Seminário Acessibilidade e I Seminário de Ações Afirmativas, organizado pela Coordenadoria de Ações Educacionais da UFSM, designada pela Portaria n°84.496 de 12 de junho de 2017, do Gabinete do Reitor da Universidade Federal de Santa Maria.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Científica, Carga horária: 1
Outras informações
Membro da Comissão Científica do XI Seminário de Educação Especial & II Seminário Latino-Americano de Educação Especial (SEELA). Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Brasil.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Grupo de Pesquisa, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Coord. de Ações Educacionais, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador convidado, Carga horária: 90
Outras informações
Professor Colaborador junto ao Curso de Mediação do Conflito Escolar, realizado pelo Ânima-UFSM. Atuou ministrando aulas e na orientação de projetos de pesquisa.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.


Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Graduação em Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I e II
Fundamentos em Fisioterapia
Trabalho Final de Graduação I e II
Fisioterapia em Saúde da Mulher

Associação Nacional de Intervenção Precoce na Infância, ANIP, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio volunário, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20


Associação Franciscana de Assistência a Saúde, SEFAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 10


De Puy Synthes Ind. Com. LTDA- Jonhson & Jonhson Company, DE PUY SYNTHES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Responsavel Tecnica, Carga horária: 5


Prefeitura Municipal de Ivoti, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
Outras informações
Contrato Temporário de Trabalho. Motivo do Desligamento foi concurso público.


Fisiomed-Centro de Saúde, FISIOMED, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 40


Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitora (Bolsista), Enquadramento Funcional: Monitora de Semiologia em Fisioterapia II, Carga horária: 6
Outras informações
A monitora executa atividades de auxílio teórico-prático aos acadêmicos do Curso de Graduação de Fisioterapia.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de fisioteraia, Carga horária: 20
Outras informações
A acadêmica desempenhava atividades de estágio surevisionado em clínica e hospitais públicos.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágiaria de Fisioterapia em Gerontologia, Carga horária: 4

Atividades

08/2009 - 12/2009
Estágios , Faculdade de Fisioterapia, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado II- Hospital Regina, Hospital Municipal de Novo Hamburgo, Hospital Centenário de São Leopoldo. Atividades supervisionadas na atenção tercíaria, atuando nas unidades de internação clínica com as mais variadas doenças na abordage.
02/2009 - 06/2009
Estágios , Faculdade de Fisioterapia, .

Estágio realizado
Estágio final supervisionado I - Clínica-escola de Fisioterapia do Centro Universitário Feevale - Atuação ambulatorial e em hidroterapia/fisioterapia aquática em fisioterapia traumato-ortopédica e neurofuncional. Intervenção no PSF Bela Vista - Estâ..
03/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Faculdade de Fisioterapia, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Atenção Interdisciplinar à Saúde do Idoso, realizada por um grupo interdisciplinar com idosos residentes no Bairro São José/Kephas em Novo Hamburgo/RS.
07/2008 - 07/2008
Estágios , Faculdade de Fisioterapia, .

Estágio realizado
Prática Supervisionada em Saúde do Idoso, realizada no Hospital Centenário em São Leopoldo RS.
02/2008 - 06/2008
Estágios , Faculdade de Fisioterapia, .

Estágio realizado
Prática Supervisionada na Saúde do Adolescente - Escola de Ensino Médio..
02/2008 - 06/2008
Estágios , Faculdade de Fisioterapia, .

Estágio realizado
Prática Supervisionada em Saúde da Infância- UBS Santo Afonso, Novo Hamburgo.

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Centro Fisio, CENTRO FISIO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações
A acadêmica executava atividades de estagiária em ortopedia e traumatologia, supervisionada pelas Fisioterapeutas da Instituição


Olimpio Cursos Profissionalizantes, SMDQJS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Divulgador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Educação Especial
2.
Educação em Saúde


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE SAÚDE E DEFICIÊNCIA A LUZ DA TEORIA BIOECOLÓGICA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Descrição: As políticas de educação no Brasil nos diferentes níveis de ensino, se desenvolvem numa perspectiva inclusiva, que exige conhecimento e respeito à diversidade. Para que tais políticas se efetivem e contribuam para a educação de todos, e em especial das pessoas com deficiência na universidade, as concepções que permeiam as estratégias de ação necessitam ser repensadas constantemente, principalmente em meio as transformações sociais. Entre estas concepções estão os conceitos de saúde e deficiência que se estruturam na educação especial e, que pelo menos ao nível do discurso, ainda perpetuam o modelo biomédico de saúde e deficiência, que limita a compreensão da saúde como ausência de doença e da deficiência enquanto doença. A universidade, como espaço de conhecimento e formação de opinião não pode estar alheia ao processo que envolve incluir, por isso repensar conceitos para promover a mudança de paradigmas é emergente. Deste modo, o problema que permeia a discussão trata de: Qual a concepção de deficiência e saúde para os docentes universitários que atuam com pessoas com deficiência na atualidade e como elas influenciam a prática pedagógica para o processo de inclusão na Educação Superior? Assim, o objetivo geral do projeto é conhecer as concepções de saúde e deficiência dos docentes da Educação Superior que permeiam a inclusão de pessoas com deficiência na universidade, a luz da Teoria Bioecológica de Desenvolvimento. Para responder ao objetivo desenvolver-se-á uma pesquisa quanti-qualitativa exploratória do tipo estudo de múltiplos casos, com docentes da Educação Superior. Será enviado um questionário online, elaborado por meio do recurso Survey Monkey, para uma amostra de 60 docentes da Educação Superior, para conhecer as concepções sobre saúde, deficiência, inclusão e traçar o modelo ecológico em que estes docentes estão inseridos em sua maioria. Além disso, serão realizadas entrevistas com seis docentes dos três centros de ensino com maior número de matrículas de pessoas com deficiência. Os docentes serão sorteados a partir de dados de ingresso dos estudantes com deficiência na instituição, do arquivo setorial do Núcleo de Acessibilidade e por meio do contato com os respectivos centros de ensino para buscar os docentes para as entrevistas. Todos os participantes consentirão sua participação, por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, sendo que o estudo respeitará os preceitos éticos da pesquisa com seres humanos. A análise dos dados coletados por meio da entrevista, será realizada por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), já a análise do questionário será realizada pela estatística descritiva. Espera-se que a pesquisa produza novas reflexões acerca dos conceitos que permeiam a educação de pessoas com deficiência na universidade e, que desta maneira, possam fazer ressoar novos olhares para as pessoas com deficiência na sociedade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Coordenador.
2018 - Atual
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO, CONFORTO E ATITUDES DE FISIOTERAPEUTAS FRENTE A SEXUALIDADE
Descrição: A atuação dos profissionais da saúde, em particular da fisioterapia, envolve um contato direto com o paciente, fato que requer uma preparação para atuar nas diferentes situações que envolvem a vulnerabilidade e intimidade do paciente frente a manipulação do seu próprio corpo, no momento do tratamento. Deste modo o trabalho tem como objetivo avaliar o conhecimento, o conforto e as atitudes dos profissionais fisioterapeutas frente a sexualidade humana. Trata de uma pesquisa quantitativa descritiva realizada com profissionais da fisioterapia do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da aplicação online de questionário sociodemográfico e a a Escala de Conhecimento, Conforto e Atitudes de Acadêmicos de Fisioterapia Frente à Sexualidade Humana (ECCAAF)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Morgana Christmann - Coordenador / Linda Cristina Nagorny de Andradas - Integrante.
2016 - Atual
Grupo de Pesquisa em Educação Saúde e Inclusão-GEPEDUSI
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo favorecer a construção do conhecimento por meio da discussão de ações pedagógicas para a formação do profissional de educação derivadas das práticas de ensino e aprendizagem existentes na interlocução entre a saúde e educação no processo de inclusão escolar. A investigação será realizada por meio de estudo de campo qualitativo, em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Santa Maria, RS. A população será constituída pela comunidade escolar. Como forma de atingir a proposta dessa investigação faz-se necessário a realização de diferentes intervenções no campo pedagógico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Coordenador / Amanda do Prado Ferreira Cesar - Integrante / Mariane Carlotto - Integrante.
2015 - Atual
Educação, Saúde Inclusão-2° Edição
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo favorecer a construção do conhecimento por meio da discussão de ações pedagógicas para a formação do profissional de educação derivadas das práticas de ensino e aprendizagem existentes na interlocução entre a saúde e educação no processo de inclusão escolar. A investigação será realizada por meio de estudo de campo qualitativo, em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Santa Maria, RS. A população será constituída pela comunidade escolar. Como forma de atingir a proposta dessa investigação faz-se necessário a realização de diferentes intervenções no campo pedagógico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Coordenador.
2013 - 2016
Atendimento Educacional Especializado na Universidade Federal de Santa Maria
Descrição: Esse projeto tem por objetivo conhecer e favorecer os processos de produção do conhecimento de alunos da Universidade Federal de Santa Maria com necessidades educacionais especiais, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Este atendimento será vinculado ao Ânima, que trabalha, principalmente, com as questões de aprendizagem. Este núcleo será responsável por realizar o atendimento aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Coordenador / Ana Claudia Pavão Siluk - Integrante / Camyla Antoniolli - Integrante.
2013 - 2015
A deficiência física e o processo de inclusão na escola regular:justaposições das condições de saúde e aprendizagem
Descrição: Em virtude de mudanças nas legislações, advindas a partir das lutas pela igualdade de direitos, os deficientes, em especial aqueles com deficiência física, tema desta dissertação, vem conquistando inúmeros espaços na sociedade, entre eles o direito e garantia a educação de qualidade. Entretanto, apesar das conquistas essas pessoas ainda encontram dificuldades em alguns setores da sociedade que não estão preparados para atender as necessidades específicas dos deficientes físicos e possibilitar sua plena autonomia. A escola por sua vez é um local que segundo propostas governamentais deve garantir que o deficiente físico, assim como as demais pessoas com necessidades especiais possam desenvolver habilidades e buscar autonomia e acesso igualitário. Porém o aluno com deficiência física nem sempre consegue se desenvolver, devido a questões relacionadas à sua saúde e deficiência. Assim o objetivo geral desta dissertação é: Conhecer, como ocorre o processo de inclusão do aluno com deficiência física na escola regular, com vistas a contribuir na inclusão destes estudantes considerando sua saúde e deficiência. Objetivos específicos: Analisar como se dá a aprendizagem e o desempenho do aluno e sua relação com as deficiências físicas apresentadas do ponto de vista dos pais e professores; Verificar a frequência e as estratégias de permanência utilizadas pelos professores do aluno com DF; Averiguar a situação de saúde dos alunos com DF matriculados na rede regular municipal de ensino; Para contemplar estes objetivos, a amostragem não probalística será composta de alunos com deficiência física e seus pais, que estudam do 5° ao 9° ano, devidamente matriculados na rede Municipal de Ensino de Santa Maria-RS, e ainda, um professor de cada escola atuante com estes alunos. A pesquisa será desenvolvida por meio da abordagem quanti-qualitativa, do tipo exploratório de acordo com os pressupostos do método dialético crítico. Desta forma os instrumentos utilizados serão: o Roteiro de Entrevista sobre Aprendizagem, acesso e estratégias de permanência do aluno DF na escola elaborada pela pesquisadora e aplicado a um professor/coordenador educacional, e dois Roteiros de Entrevista sobre Condições de saúde e aprendizado do aluno com DF, formado por perguntas abertas e fechadas, aplicado aos pais e aos alunos separadamente. A análise dos dados qualitativos será realizada por meio da análise de conteúdo e os dados quantitativos por meio da média de frequência aritmética, sendo que estes servirão para dar maior visibilidade ao estudo e complementar os dados qualitativos. Assim, por meio deste método buscar-se-à realizar as aproximações da deficiência física, aprendizagem e saúde, objetivando contribuir com a ampliação de conhecimento acerca deste tema no que se refere as considerações da inclusão de deficientes físicos na escola regular..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Coordenador.
2013 - Atual
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação
Descrição: O grupo de pesquisa Educação e Educação Especial é uma iniciativa da Equipe de professores do Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, da Universidade Federal de Santa Maria. RS. O curso forma professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais desde o ano de 2006 em convênio com SECADI-MEC. Hoje são cerca de sete mil egressos do curso que já está na 9ª edição. Sendo mais duas edições realizadas por meio de um convênio internacional com Cabo Verde-África, cujo governo solicitou a realização de um projeto de cooperação técnica internacional, na área de formação de professores para atuação em educação especial. Foi elaborado um projeto nomeado Escola de Todos que teve como instituições envolvidas, por parte do governo brasileiro, O Ministério da Educação e a Agencia Brasileira de Cooperação, ligada ao Ministério das Relações Exteriores, além da Universidade Federal de Santa Maria, como instituição executora. Além da oferta do curso na modalidade a distância (EaD), a proposta do curso prevê a elaboração de material didático para viabilizar as discussões dos conteúdos discutidos durante o curso. Hoje conta com quatro publicações que contribuem significativamente com as práticas e pesquisas na área da educação especial. Tais publicações contaram com a participação dos membros do grupo e outros pesquisadores externos. Neste sentido, foi evidenciada a necessidade da criação de um espaço voltado para a produção científica, nas áreas da educação, educação especial e educação a distância. Entendendo que o grupo, contribui com a formação continuada de professores, pretende avançar sua proposta de atuação possibilitando o desenvolvimento de novas pesquisas que gerem impacto nas ações educacionais do país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Integrante / Ana Claudia Pavão Siluk - Coordenador / Camyla Antoniolli - Integrante / Bruna Pereira Alves Fiorin - Integrante / Carmen Rosane Segatto e Souza - Integrante / Elisane Maria Rampelotto - Integrante / Eduardo Dalcin - Integrante / Zanandrea Guerch da Silva - Integrante / Ângela Balbina Picada Roveder - Integrante.
2009 - 2009
Avaliação da qualidade de vida de pacientes cardiopatas em um Hospital Público do Vale do Sinos
Descrição: O referido Projeto de pesquisa está sendo desenvolvido como requesito para obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia. Seu objetivo geral é avaliar a qualidade de vida de pacientes portadores de doenças cardíacas internados em um Hospital do Vale do Sinos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Luciane Dalcanale Moussalle - Coordenador.
2004 - 2006
Políticas Públicas e o Consumo Regional de Psicotrópicos
Descrição: O projeto foi desenvolvido na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI, com a participação de alunos dos cursos da area da saúde da universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Thomas Hanauer - Integrante / Theo Hanauer - Integrante / Leila Mariza Hildebrandht - Integrante / Viktor Ivanovich Goudnowchnikov - Coordenador / Carine Lais Nonnenmacher - Integrante / Graciele Dietz - Integrante / Ana Luíza F. Meinen - Integrante / Alessandro Abel Rabuske - Integrante / Fernando Valandro Soares - Integrante / Rubia Olinhg Spengler - Integrante / Leila Mariza Hildebrandt - Integrante / Luis Felipe Franco - Integrante / Ricardo Petersen - Integrante.Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
III SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO O cenário da pós-graduação no Brasil: desafios e possibilidades.
Descrição: O III Seminário Integrador do Programa de Pós-Graduação em Educação tem por objetivo possibilitar aos participantes um espaço de reflexão sobre o cenário da Pós-Graduação no Brasil, seus desafios e possibilidades, bem como as implicações disso no que vem sendo realizado nas linhas de pesquisa do referido Programa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, onde a comunidade do Programa teve a possibilidade de participar e contribuir coletivamente com os anseios e proposições para o evento. Considerando a necessidade de manter o movimento para as a integração da comunidade do PPGE, propõe-se a realização do III Seminário Integrador..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (14) Doutorado: (12) .
Integrantes: Morgana Christmann - Coordenador / Rosane Carneiro Sarturi - Integrante / Adriana Moreira da Rocha - Integrante / Fernanda Monteiro Rigue - Integrante / Clariane do Nascimento Freitas - Integrante / Patrício Ceretta - Integrante / Elizandra Aparecida do Nascimento Gelocha - Integrante / Marcos Brito Correa - Integrante.
2016 - 2017
II SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Descrição: O II Seminário Integrador do Programa de Pós-Graduação em Educação tem por objetivo propiciar integração das diversas Linhas de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e Doutorado ? PPGE/CE/UFSM, publicizando as pesquisas em andamento, contribuindo para a qualidade das mesmas, abrindo um espaço para o diálogo e a socialização do que vem sendo produzido no Programa, além de apresentar aos novos acadêmicos, sua estrutura, linhas, professores, grupos de pesquisa e produções. Do mesmo modo, objetiva a ampliar as discussões acerca da pós-graduação no atual contexto social brasileiro. Ao propormos este evento, pensamos em uma configuração que funcione como dispositivo de reflexão sobre a importância do diálogo e da integração de toda a comunidade acadêmica. Neste espaço, propomos a união das quatro linhas de pesquisa do Programa, em prol da interdisciplinaridade e da interação, através de discussões, apresentações artísticas, relatos de pesquisas, minicursos e reuniões..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Liliana Soares Ferreira - Coordenador / Elena Mallmann - Integrante / Maria Rita Py Dutra - Integrante / Ana Lia Benini Bragagnolo - Integrante.
2016 - Atual
Ludicidade em ambiência hospitalar: uma estratégia multidisciplinar no cuidado da criança.
Descrição: O cuidado da criança hospitalizada na perspectiva do lúdico tem a possibilidade de favorecer a socialização de vivências, experiências e valores o que institui as transformações físicas, emocionais, cognitivas, psicológicas e sociais ocorridas com a criança em seu existir, o que corrobora com o desenvolvimento de uma ciência tecnológica como arte humana. A construção dessa sala lúdica surge de uma necessidade do hospital, baseado na lei de nº. 11.104, de março de 2005, que regulamenta a necessidade de se ter uma brinquedoteca em ambiência hospitalar para atender as crianças. Tem-se como objetivo geral oportunizar um ambiente de ludicidade e ações ligadas à promoção de saúde com a criança e seus familiares/cuidadores no hospital, por meio de estratégias de trabalho multidisciplinar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Morgana Christmann - Coordenador / Rosiane Filipin Rangel - Integrante / Arlei Peripolli - Integrante / Bibiana Sales Antunes - Integrante / Felix Miguel Nascimento Guazina - Integrante / Cristiane Wagner - Integrante.
2008 - 2008
Atenção Interdisciplinar a Saúde do Idoso
Descrição: O projeto é realizado pela FEEVALE, conta com alunos e professores dos cursos de fisioterapia,nutrição, fonoaudiologia e educação física e tem por objetivo promover a saúde de pessoas idosas da comunidade, de forma integral e preventiva, buscando qualidade de vida através de atividades educativas e informativas, de acordo com a demanda populacional direcionada por Unidades Básicas de Saúde e idosos residentes em lares geriátricos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Pâmela Raquel Sperb - Integrante / Marceli Maria konzen - Integrante / Kaciane Roberta Brambatti - Integrante / Ana Lúcia Rodrigues Bozza - Integrante / Amanda de Oliveira - Integrante / Everton Massaia - Integrante / Magali Pilz Monteiro da Silva - Coordenador / Mônica Possebon - Integrante / Juarez Antonio Stürmer - Integrante / Cristina Loureiro Chaves Soldera - Integrante / Maria Inês Pamplona Dutra - Integrante / Flávia Porto Wieck - Integrante / Hosana M.S. Cimadon - Integrante.Financiador(es): Universidade Feevale - Auxílio financeiro.
2006 - 2006
Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Unico de Saúde do Brasil
Descrição: O Estágio de vivência ocorreu durante um período de 15 dias intenso, onde além dos estagiários conhecerem a realidade do SUS em diferentes locais de atuação (UBS, Aldeia indígena, assentamentos, etc...) houveram momentos de leitura e discussão de artigos da area da saúde coletiva, bem como discussões acerca das visitas realizadas e por fim a formulãção de um relatório enviado ao Ministério da Saúde como forma de comprovação das atividades e principalmente observações do Sistema como um todo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2017 - 2018
Liga Multidisciplinar de Saúde da Família e de Saúde Coletiva.
Descrição: A Liga Multidisciplinar de Saúde da Família e de Saúde Coletiva é constituída por acadêmicos de diferentes cursos que compartilham interesse pelo campo da Saúde Coletiva. Apresenta como principal objetivo a qualificação da formação de profissionais para trabalhar em equipes multiprofissionais e compreender o processo saúde-doença em sua real complexidade no contexto de saúde ampliada e de seus determinantes sociais. A liga também pretende possibilitar a interdisciplinaridade entre os estudantes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde e o intercâmbio de vivências entre eles para que as práticas possam ser compartilhadas, pesquisadas e aplicadas socialmente num âmbito que atinja toda a comunidade..
Situação: Concluído; O projeto possui ações inovadoras no(a): Especialização, Graduação.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Integração social(escola, familia, comunidade), Ação inclusiva, Aprendizagem por projetos.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Qualificação da formação de profissionais para trabalhar em equipes multiprofissionais e compreender o processo saúde-doença em sua real complexidade no contexto de saúde ampliada e de seus determinantes sociais.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Liane Beatriz Righi - Coordenador / RICARDO SOUZA HEINZELMANN - Integrante / CID GONZAGA GOMES - Integrante / ENZO DISCONZI - Integrante / FERNANDA CALEGARO LERNER - Integrante / GEFERSON PELEGRINI - Integrante.
2017 - Atual
Redes de Aprendizagem
Descrição: 31/12/2021 Resumo A trajetória dos estudantes na Educação Superior é caracterizada por uma série de desafios e enfrentamentos, tais como: lacunas referentes aos conteúdos da Educação Básica, dificuldades de adaptação do estudante ao contexto da Educação Superior, baixo aproveitamento nas disciplinas, reprovações, evasão do estudante, entre outros. Esses fatores geram consequenciais ainda mais desafiadoras para a Instituição, estudantes e professores: o impedimento de matrícula em disciplinas posteriores, desmotivação, abandono do curso, retenção de vagas na universidade pública que culminam em prejuízos sociais e acadêmicos. A UFSM, reconhecendo esses processos de desenvolvimento acadêmico, propõe o acompanhamento pedagógico dos estudantes em caráter preventivo e de acompanhamento dirigido nos casos em que se deflagra os problemas no aprender. Nesse sentido, já vem promovendo ações com esse intuito nos Núcleos que compõe a Coordenadoria..
Situação: Em andamento; O projeto possui ações inovadoras no(a): Graduação, Mestrado Profissional, Mestrado, Especialização, Doutorado.
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores, Ação inclusiva, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Acompanhamento pedagógico de estudantes da Educação Superior; Promoção de cursos e capacitações para estudantes e comunidade em geral; Atendimento Educacional Especializado.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Coordenador / Bruna Pereira Alves Fiorin - Integrante / CLARIANE DO NASCIMENTO DE FREITAS - Integrante / DANIELI WAYSS MESSERSCHMIDT - Integrante / LIZIANE FORNER BASTOS - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Redes de Aprendizagem
Descrição: A trajetória dos estudantes na Educação Superior é caracterizada por uma série de desafios e enfrentamentos, tais como: lacunas referentes aos conteúdos da Educação Básica, dificuldades de adaptação do estudante ao contexto da Educação Superior, baixo aproveitamento nas disciplinas, reprovações, evasão do estudante, entre outros. Esses fatores geram consequenciais ainda mais desafiadoras para a Instituição, estudantes e professores: o impedimento de matrícula em disciplinas posteriores, desmotivação, abandono do curso, retenção de vagas na universidade pública que culminam em prejuízos sociais e acadêmicos. A UFSM, reconhecendo esses processos de desenvolvimento acadêmico, propõe o acompanhamento pedagógico dos estudantes em caráter preventivo e de acompanhamento dirigido nos casos em que se deflagra os problemas no aprender. Nesse sentido, já vem promovendo ações com esse intuito nos Núcleos que compõe a Coordenadoria..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Morgana Christmann - Coordenador / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Integrante / Bruna Pereira Alves Fiorin - Integrante / Andreia Inês Dillemburg - Integrante / Fabiane Vanessa Breitenbach - Integrante / Luise Frerreira de Queiroz - Integrante / Natana Pozer Vestena - Integrante / Filipe Salles - Integrante / Tatiane Negrini - Integrante / Jupira da Costa Rodrigues - Integrante.
2015 - 2016
PROGRAMA DE APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Descrição: No Ensino Superior, frequentemente, ouve-se queixas dos professores acerca das dificuldades acadêmicas dos estudantes, principalmente devido a lacunas referente aos conteúdos da Educação Básica. Muitas destas dificuldades referem-se às operações básicas relacionadas à matemática e às atividades de cálculo. Soma-se a isso as dificuldades de adaptação do estudante ao contexto da Educação Superior, o baixo aproveitamento nas disciplinas dos primeiros semestres e as consequentes reprovações, que podem, muitas vezes, comprometer a vida acadêmica e culminar na evasão do estudante. Todos esses fatores demonstram que, apesar de ser cada dia mais acessível o acesso à universidade, a permanência não é garantida. Diante deste cenário, compreende-se que uma reforma ampla e profunda se faz necessária na educação brasileira. Porém, como estes alunos já chegaram à Universidade, é preciso reunir ações que possam colaborar para a sua permanência, aprendizagem e desenvolvimento na etapa atual em que se encontram: a Educação Superior. Considerando esses aspectos, com esse "Programa de Apoio Didático-Pedagógico" pretendemos minimizar a retenção e evasão, principalmente no início dos cursos de graduação, promovendo ações para revisão de conteúdos da Educação Básica através de cursos e oficinas e, também, prestando monitoria permanente nas áreas de matemática, língua portuguesa, física, química e biologia. Almejamos assim, contribuir para que o aluno da UFSM desenvolva/mantenha o desejo de estudar, tão presente no início dos cursos de graduação, aprendendo a aprender..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Morgana Christmann - Integrante / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Integrante / Fabiane Vanessa Breitenbach - Coordenador / Luise Frerreira de Queiroz - Integrante / Natana Pozer Vestena - Integrante / Filipe Salles - Integrante.
2005 - 2006
Grupo de Estudos em Saúde Coletiva da UNIJUI
Descrição: Este grupo teve por finalidade estudar temas pertinentes a Saúde coletiva e contribuir para a formação de estudantes mais conscientes, bem como desenvolver ações educativas junto a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e em parceria com os demais coletivos existentes no Estado do Rio Grande do Sul..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Revista NUPEM (Online)
2016 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum. Education (Online)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR
2018 - Atual
Periódico: EDUCACAO EM PERSPECTIVA (ONLINE)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Aprovação em Concurso Público para Docente do Ensino Técnico e Tecnológico do Colégio Politécnico da UFSM, Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria.
2017
Bolsista DS-Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior-CAPES.
2016
Suficiência em Ingles, Universidade Federal de Santa Maria.
2014
Bolsista CAPES, CAPES.
2013
Aprovação da Seleção de Mestrado para o Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria.
2012
Aprovação no Concurso Publico da Prefeitura Municipal de São Luis Gonzaga-RS- Cargo Fisioterapeuta, MS Concursos- Prefeitura Municipal de São Luis Gonzaga RS.
2012
Aprovação em Seleção para Especialização em Ciência da Saúde- UNIPAMPA- Campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA.
2012
Suficiência em Espanhol, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM.
2011
Aprovação no Processo Seletivo Público da Prefeitura Municipal de São Luis Gonzaga- RS. Cargo: Fisioterapeuta, Prefeitura Municipal de São Luis Gonzaga. URI São Luis Gonzaga.
2010
Aprovação no Concurso Público do Município de Itapiranga-SC- Cargo Fisioterapeuta, Prefeitura Municipal de Itapiranga SC.
2009
Monitor de Semiologia em Fisioterapia, Centro Universitário Feevale.
2006
Bolsista do Projeto de Pesquisa " Políticas públicas e consumo de psicotrópicos", PIBIC/Unijuí.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GAVIRAGHI, L. C.2018GAVIRAGHI, L. C. ; KOVALSKI, A. P. ; MAINARDI, D. C. B. ; DILELIO, A. S. ; KINALSKI, S. S. ; CHRISTMANN, M. ; HILDEBRANDT, L.M ; LEITE, M. T. . ELDERLY PEOPLE WITH SELF-REPORTED SYSTEMIC ARTERIAL HYPERTENSION: HEALTH CONDITIONS AND FUNCTIONAL CAPACITY. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 08, p. 22819-22825, 2018.

2.
CHRISTMANN, M.2018CHRISTMANN, M.; COSTAS, F. A. T. . Saúde e Educação: políticas públicas dos sistemas português e brasileiro / Health and Education: the brazilian and portuguese public policies. EDUCAÇÃO EM FOCO, v. 21, p. 33, 2018.

3.
CHRISTMANN, M.2018 CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . A inerência do diagnóstico clínico na produção de (in)exclusão educacional. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 40, p. 31628, 2018.

4.
ROVEDER, A. B. P.2017ROVEDER, A. B. P. ; CHRISTMANN, M. ; PAVAO, A. C. O. ; Pavão, Silvia M.de O. . MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA FRENTE ÀS TECNOLOGIAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL. SODEBRÁS, v. 12, p. 65-69, 2017.

5.
CHRISTMANN, M.2015 CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . A saúde do escolar cuidada por praticas governamentais:reflexos para a aprendizagem.. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS, v. 20, p. 265-277, 2015.

6.
CHRISTMANN, M.2011CHRISTMANN, M.; COSTA, C. C. ; MOUSSALLE, L. D. . Avaliação da Qualidade de Vida de Pacientes cardiopatas internados em um hospital público. REVISTA AMRIGS, v. 55, p. 239-243, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Física. In: Ana Cláudia Oliveira Pavão e Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Atendimento Educacional Especializado: Reflexões e Práticas necessárias para a inclusão. 1ed.Santa Maria: pE.com UFSM, 2018, v. 1, p. 195-216.

2.
SOUZA, C. R. S. E. ; OLIVEIRA, C. S. ; Pavão, Silvia M.de O. ; CHRISTMANN, M. . Educação Superior inclusiva: nuances de um processo em expansão. In: Ana Claudia Oliveira Pavão; Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Estratégias Pedagógicas inclusivas na Educação Superior. 1ed.Santa Maria: FACOS-UFSM, 2018, v. 01, p. 187-209.

3.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. ; ANTONIOLLI, C. . Resiliência de universitários com deficiência. In: Ana Claudia Oliveira Pavão; Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Estratégias Pedagógicas inclusivas na Educação Superior. 1ed.Santa Maria: FACOS-UFSM, 2018, v. 01, p. 329-344.

4.
CHRISTMANN, M.. As implicações das condições de saúde para a aprendizagem, no contexto da Educação Inclusiva. In: Ana Cláudia Oliveira Pavão; Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Atendimento Educacional Especializado: aprendizagem, saúde e inclusão. 1ed.Santa Maria: Editora Experimental pE.com, 2018, v. 1, p. 97-128.

5.
FERRARI, T. C. ; CHRISTMANN, M. ; Pavão, Silvia M.de O. . A formação do professor de educação física na perspectiva inclusiva. In: FIORIN, Bruna Alves; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. (Org.). EDUCAÇÃO SUPERIOR: desafios para a não compartimentação dos saberes. 1ed.Santa Maria: FACOS-UFSM, 2017, v. 1, p. 47-57.

6.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Efeitos do preconceito e bullying no processo de inclusão escolar. In: Ricardo Pocinho; Vitor Nuno Anjos; Pedro Belo.. (Org.). Conversas de Psicologia e do Envelhecimento Ativo: Atas do Congresso. 1ed.Coimbra: Associação Portuguesa Conversas de Psicologia, 2016, v. 1, p. 102-113.

7.
CHRISTMANN, M.. A Ergonomia como ferramenta nas atividades intelectuais no Ensino Superior. In: Silvia Maria de Oliveira Paãov. (Org.). Ações de Atenção à Aprendizagem no Ensino Superior. 1ed.Santa Maria: pE.com, 2015, v. 1, p. 75-94.

8.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Escola e universidade: sobre a acessibilidade de pessoas com deficiência física motora. In: Pavão, Silvia Maria de Oliveira; Fiorin, Bruna Pereira Alves; Siluk, Ana Claúdia Pavão; Breitenbach, Fabiane Vanessa. (Org.). Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade. 1ed.Santa Maria-RS: Editora da Pró- Reitoria de Extensão, 2015, v. 1, p. 342-357.

9.
Pavão, Silvia M.de O. ; MANTA, S. W. ; CHRISTMANN, M. ; GAVIRAGHI, F. J. . Educação Especial: A pesquisa com enfase no Paradigma da Complexidade. In: Fabiane Adela Tonetto Costas; Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Pesquisa em Educação Especial: referencias, percursos e abordagens. 1ed.Curitiba-PR: Editora Appris, 2015, v. 1, p. 147-162.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CHRISTMANN, M.. Cuide da sua coluna vertebral. SEFAS Informativo, Santa Maria-RS, p. 8 - 9, 01 out. 2013.

2.
CHRISTMANN, M.. O inverno e a Fisioterapia respiratória. Informativo Clínica Sefas, Santa Maria-RS, p. 11 - 11, 01 jul. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERRARI, T. C. ; CHRISTMANN, M. ; SOUZA, C. R. S. E. ; Pavão, Silvia M.de O. . Escola inclusiva: lugar de diálogo entre a educação e saúde. In: 12º Congreso Argentino y 7º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias, 2017, Buenos Aires. 12º Congreso Argentino y 7º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias. Buenos Aires: Universidad Nacional de La Plata, 2017. v. 12. p. 1-16.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Universo da Inclusão no Ensino Superior. In: 29° Jornada Acadêmica Integrada, 5° Salão de Pós-Graduação, 2014, Santa Maria-RS. 5° Salão de Pós-Graduação. Santa Maria-RS: Editora da UFSM, 2014. v. 5. p. 1-5.

2.
CHRISTMANN, M.; SILVA, J. A. ; PEDERSEN, J. R. . Violência sexual contra crianças e adolescentes: os profissionais da saúde em evidência. In: Jornada Acadêmica Integrada- 3 Salão de Pós-graduação, 2012, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada, 2012. v. 3. p. 1-5.

3.
CHRISTMANN, M.; COSTA, C. C. ; MOUSSALLE, L. D. . Avaliação da Qualidade de Vida dr Pacientes cardíacos: Diferenças sexuais.. In: XIX Seminário de Iniciação Cientifica da Unijui, 2011, Ijuí. XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão., 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERRARI, T. C. ; CHRISTMANN, M. ; Pavão, Silvia M.de O. . Formação do estudante de Educação Física para atuar com pessoas com deficiência. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2018, Santa Maria. JAI- Iniciação Científica. Santa Maria: USFM, 2018. v. 1. p. 1-1.

2.
MACHADO, A. ; CHRISTMANN, M. ; Pavão, Silvia M.de O. . A IMPORTÂNCIA DO APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.. In: Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2018, Santa Maria. JAI- Iniciação Científica. Santa Maria: UFSM, 2018. v. 1. p. 1-1.

3.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE DEFICIÊNCIA. In: Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2018, Santa Maria. JAI- Salão de Pós-Graduação. Santa Maria: USFM, 2018. v. 1. p. 1-1.

4.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . A representação social da deficiência na Educação Superior. In: JAI- Jornada Acadêmica Integrada- 8° Salão de Pós-Graduação da UFSM, 2017, Santa Maria. Anais da 32° Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria: UFSM, 2017. v. 1. p. 1-1.

5.
FERRARI, T. C. ; Pavão, Silvia M.de O. ; CHRISTMANN, M. . CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. In: JAI- Jornada Acadêmica Integrada-32° Salão de Iniciação Científica, 2017, Santa Maria. 32° Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria: UFSM, 2017. v. 1. p. 1-1.

6.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Compreensão dos professores do ensino fundamental sobre o conceito de acessibilidade. In: Seminário Acessibilidade, 2014, Santa Maria. Seminário Acessibilidade. Santa Maria: Editora da Pro-reitoria de Extensão, 2014. v. 1. p. 12-12.

7.
CHRISTMANN, M.; COSTA, C. C. ; MOUSSALLE, L. D. . Avaliãção da qualidade de vida de pacientes cardíacos: diferenças sexuais.. In: III-Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão da Unipampa, 2011, Uruguaiana. Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2011.

8.
CHRISTMANN, M.; SPERB, P. R. ; BRAMBATTI, K. R. ; KONZEN, M. M. ; BOZZA, A. L. R. ; OLIVEIRA, A. ; MASSAIA, E. . A vivencia do acadêmico extensionista no Projeto Atenção Interdisciplinar a Saúde do Idoso. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão- 2008, 2008, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão- 2008, 2008. v. 1. p. 17-17.

9.
CHRISTMANN, M.; FERNANDES, M. ; KERBER, V. ; SOUZA, G. M. ; MORAES, M. ; LUCCHESE, K. H. ; PEREIRA, E. J. ; BECKER, R. M. R. . Alterações posturais em adolescentes de uma escola pública de Novo Hamburgo. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão- 2008, 2008, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão- 2008, 2008. p. 21-21.

10.
KERBER, V. ; SOUZA, G. M. ; MORAES, M. ; CHRISTMANN, M. ; PEREIRA, E. J. ; LUCCHESE, K. H. ; FERNANDES, M. ; BECKER, R. M. R. . Avaliação do nível de atividade física habitual de adolescentes da rede Municipal. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão- 2008, 2008, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão- 2008, 2008. p. 30-30.

11.
BRAMBATTI, K. R. ; CHRISTMANN, M. ; SPERB, P. R. ; SOLDERA, C. L. C. ; CIMADON, H. M. ; POSSEBON, M. ; SILVA, M. P. M. . Projeto Atenção Interdisciplinar a Saúde do Idoso: Perfil de História Funcional. In: Feira de Iniciação Científica, Salão de Extensão da FEEVALE, 2008, Novo Hamburgo-RS. Feira de Iniciação Científica, Salão de Extensão da FEEVALE. Novo Hamburgo-RS: Feevale, 2008.

12.
SPERB, P. R. ; BRAMBATTI, K. R. ; CHRISTMANN, M. ; KONZEN, M. M. ; SILVA, M. P. M. ; ELIAS, V. S. ; STURMER, J. A. . A importância da interdisciplinariedade na prevenção, promoção e recuperação da saúde do idoso. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão- 2008, 2008, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Cinetífica e Salão de Extensão, 2008.

13.
HANAUER,T ; HANAUER, T. ; FRANCO, L. F. ; DIETZ, G. ; NONNENMACHER, C. L. ; CHRISTMANN, M. ; RABUSKE, A. A. ; SPENGLER, R. O. ; HILDEBRANDT, L.M ; GOUDOCHNIKOV, V. I. . Diferenças Sexuais no Consumo de Antidepressivos. In: I Seminário Internacional de Saúde Mental e Gerontologia, 2006, Ijui. I Seminário Internacional de Saúde Mental e Gerontologia. Ijui: Editora Unijui, 2006. v. 1.

14.
FRANCO, L. F. ; HANAUER,T ; HANAUER, T. ; CHRISTMANN, M. ; NONNENMACHER, C. L. ; DIETZ, G. ; MEINEN, A. L. F. ; RABUSKE, A. A. ; SOARES, F. V. ; SPENGLER, R. O. ; HILDEBRANDT, L.M ; GOUDOCHNIKOV, V. I. . Diferenças Sexuais no Consumo regional de benzodiazepínicos. In: I Seminário Internacional de Saúde Mental e Gerontologia, 2006, Ijui. I Seminário Internacional de Saúde Mental e Gerontologia. Ijui: Editora Unijui, 2006.

15.
GOUDOCHNIKOV, V. I. ; PETERSEN, R. ; CHRISTMANN, M. ; HILDEBRANDT, L.M . A possibilidade de diferenciação pela faixa etária do consumo regional de psicotrópicos. In: I Seminário Internacional de Saúde Mental e Gerontologia, 2006, Ijui. I Seminário Internacional de Saúde Mental e Gerontologia. Ijui: Editora Unijui, 2006.

16.
CHRISTMANN, M.; FRANCO, L. F. ; HANAUER,T ; HANAUER, T. ; MEINEN, A. L. F. ; SPENGLER, R. O. ; DIETZ, G. ; SOARES, F. V. ; NONNENMACHER, C. L. ; RABUSKE, A. A. ; HILDEBRANDT, L.M ; GOUDOCHNIKOV, V. I. . Consumo Regional de psicotrópicos no período de 2004 a 2005: perfis de consumo e diferenças sexuais. In: XIV Seminário de Iniciação Científica da Unijui, 2006, Ijui. XIV Seminário de Iniciação Científica da Unijui, 2006.

17.
GOUDOCHNIKOV, V. I. ; CHRISTMANN, M. ; Leila Mariza Hildebrandt . USO RACIONAL DE PSICOTRÓPICOS CONTROLADOS: A NECESSIDADE DE MAIOR ATENÇÃO PARA OS GRUPOS ESPECIAIS DE PACIENTES. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, XI Jornada de Pesquisa, VII Jornada de Extensão, 2006, Ijui- RS. O ser na sociedade do conhecimento. Ijui- RS: Editora Unijui, 2006.

18.
SOARES, F. V. ; FRANCO, L. F. ; HANAUER,T ; HANAUER, T. ; CHRISTMANN, M. ; NONNENMACHER, C. L. ; DIETZ, G. ; MEINEN, A. L. F. ; RABUSKE, A. A. ; SPENGLER, R. O. ; HILDEBRANDT, L.M ; GOUDOCHNIKOV, V. I. . Diferenças Sexuais no consumo de Antidepressivos e Benzodiazepínicos. In: V Encontro de Estudos Farmacêuticos e I COPEC- Concurso de Pesquisa Científica, 2006, Ijui. v Estudos Farmacêuticos e I COPEC- Concurso de Pesquisa Científica. Ijui: Editora Unijui, 2006.

19.
SANTOS, A. M. ; CHRISTMANN, M. ; HANAUER,T ; HANAUER, T. ; FRANCO, L. F. ; BRUINSMA, J. ; HILDEBRANDT, L.M ; GOUDOCHNIKOV, V. I. . Consumo Regional de Benzodiazepínicos no período de 2004 a 2005. In: XIII Seminário de Iniciação Científica da Unijui, 2005, Ijui. XIII Seminário de Iniciação Científica da Unijui. Ijui: Editora Unijui, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
CHRISTMANN, M.; QUEIROZ, L. F. . Eventos e Acessibilidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DOTTO, G. F. ; CHRISTMANN, M. . Avaliação da qualidade de vida de idosos institucionalizados e não institucionalizados: uma revisão integrativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MARCONATTO, T. F. ; CHRISTMANN, M. . ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA IMAGEM CORPORAL DE IDOSOS PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CHRISTMANN, M.; SOUZA, C. R. S. E. ; Pavão, Silvia M.de O. . A representação social da deficiência na Educação Superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MACHADO, A. ; CHRISTMANN, M. ; Pavão, Silvia M.de O. . APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CHRISTMANN, M.. A deficiência física e o processo de inclusão no ensino regular: justaposições das condições de saúde e aprendizagem.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . A representação social da deficiência na Educação Superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Efeitos do preconceito e bullying no processo de inclusão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Universo da Inclusão no Ensino Superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Compreensão dos professores do ensino fundamental sobre o conceito de acessibilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
CHRISTMANN, M.; SILVA, J. A. ; PEDERSEN, J. R. . Violência sexual contra crianças e adolescentes: os profissionais da saúde em evidência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CHRISTMANN, M.; COSTA, C. C. ; MOUSSALLE, L. D. . Avaliação da Qualidade de Vida de Pacientes cardíacos: Diferenças sexuais.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
CHRISTMANN, M.; FERNANDES, M. ; SOUZA, G. M. ; MORAES, M. ; PEREIRA, E. J. ; LUCCHESE, K. H. ; KERBER, V. ; BECKER, R. M. R. . ?Alterações Posturais em Adolescentes de uma Escola Pública de Novo Hamburgo?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
KERBER, V. ; SOUZA, G. M. ; MORAES, M. ; CHRISTMANN, M. ; PEREIRA, E. J. ; LUCCHESE, K. H. ; FERNANDES, M. ; BECKER, R. M. R. . Avaliação do Nível de Atividade Física Habitual de Adolescentes da Rede Municipal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CHRISTMANN, M.; SPERB, P. R. ; KONZEN, M. M. ; BRAMBATTI, K. R. ; BOZZA, A. L. R. ; OLIVEIRA, A. ; MASSAIA, E. . A vivência do acadêmico extensionista no Projeto Atenção Interdisciplinar à Saúde do Idoso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
HANAUER,T ; HANAUER, T. ; CHRISTMANN, M. ; NONNENMACHER, C. L. ; DIETZ, G. ; MEINEN, A. L. F. ; RABUSKE, A. A. ; SOARES, F. V. ; SPENGLER, R. O. ; Leila Mariza Hildebrandt ; HILDEBRANDT, L.M ; GOUDOCHNIKOV, V. I. . Diferenças sexuais no consumo regional de benzodiazepínicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
HANAUER,T ; HANAUER, T. ; FRANCO, L. F. ; DIETZ, G. ; NONNENMACHER, C. L. ; CHRISTMANN, M. ; MEINEN, A. L. F. ; RABUSKE, A. A. ; SOARES, F. V. ; SPENGLER, R. O. ; HILDEBRANDT, L.M ; GOUDOCHNIKOV, V. I. . Diferenças sexuais no consumo regional de antidepressivos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
CHRISTMANN, M.; FRANCO, L. F. ; HANAUER,T ; HANAUER, T. ; MEINEN, A. L. F. ; SPENGLER, R. O. ; DIETZ, G. ; SOARES, F. V. ; NONNENMACHER, C. L. ; RABUSKE, A. A. ; HILDEBRANDT, L.M ; GOUDOCHNIKOV, V. I. . Consumo regional de psicotrópicos nos anos de 2004 e 2005: perfis de consumo e diferenças sexuais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
GOUDOCHNIKOV, V. I. ; PETERSEN, R. ; CHRISTMANN, M. ; HILDEBRANDT, L.M . A possibilidade de diferenciação pela faixa etária do consumo regionla de psicotrópicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
SANTOS, A. M. ; CHRISTMANN, M. ; HANAUER,T ; HANAUER, T. ; FRANCO, L. F. ; BRUINSMA, J. ; HILDEBRANDT, L.M ; GOUDOCHNIKOV, V. I. . Consumo Regional de benzodiazepínicos no período de 2004 e 2005.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CHRISTMANN, M.. Ergonomia no ambiente escolar. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
CHRISTMANN, M.; QUEIROZ, L. F. ; Breitenbach, F.V. . Capacitação para Acessibilidade em Eventos. 2018. .

2.
QUEIROZ, L. F. ; CHRISTMANN, M. . A deficiência e as Redes de Atenção. 2017. .

3.
CHRISTMANN, M.. Saúde para a aprendizagem e aprendizagem para a saúde. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CHRISTMANN, M.. Ergonomia física para a escola. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CHRISTMANN, M.. Análise de dados na pesquisa quantitativa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CHRISTMANN, M.. Ergonomia no ambiente escolar-II Edição. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CHRISTMANN, M.. Ergonomia no Ambiente Escolar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CHRISTMANN, M.. Noções Básicas da Pesquisa Quantitativa em Educação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CHRISTMANN, M.; FREITAS, C. ; BRIDI, F. R. S. ; Pavão, Silvia M.de O. . Seminário Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Especial. 2014. (Extensão Universitária).

10.
CHRISTMANN, M.. Ergonomia cuidados com a saúde física. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
CHRISTMANN, M.. A organização de dados na pesquisa quantitativa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LEITE, M. T.; CHRISTMANN, M.; KINALSKI, S. S.. Participação em banca de Luana Caroline Gaviraghi. Idosos com hipertensão arterial sistêmica autorreferida: condições de saúde e capacidade funcional. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Organização Pública de Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
Pavão, Silvia M.de O.; SOUZA, C. R. S. E.; CHRISTMANN, M.. Participação em banca de Paula Lidiene Cezar Pereira. Gestão: Inclusão no Ensino Superior frente ao público-alvo da Educação Especial. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Skupien, J.; Bajotto, A.P.; CHRISTMANN, M.. Participação em banca de Fabio Dalla Lana.Percepção do familiar/cuidados acerca do paciente oncológico em cuidados paliativos: revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Franciscana.

2.
CHRISTMANN, M.; VAUCHER, D. S.; VENDRUSCULO, A. P.. Participação em banca de Gabriel Furlan Dotto.ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Franciscana.

3.
CHRISTMANN, M.; ROSSATO, D.; OLIVEIRA, L. O.. Participação em banca de Tialhes Farias Marconatto.PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E OS REFLEXOS NA IMAGEM CORPORAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Franciscana.

4.
BRANCO, J. C.; CHRISTMANN, M.; Bajotto, A.P.. Participação em banca de Sabrina Libraga Justen.Efeito do exercício aquático nos sintomas depressivos em mulheres obesas de Santa Maria-RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Franciscana.

5.
BRANCO, J. C.; OLIVEIRA, L. O.; CHRISTMANN, M.. Participação em banca de Alan Diorge Fardin.Efeito do Exercício Físico na ansiedade de mulheres obesas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Franciscana.

6.
BRANCO, J. C.; ROSSATO, D.; CHRISTMANN, M.. Participação em banca de Fernanda Caetano Moraes.Efeito de um programa de exercício físico no solo sobre a aptidão física e medidas antropométricas de mulheres obesas de Santa Maria-RS.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Franciscana.

7.
CHRISTMANN, M.; Bajotto, A.P.; HERNANDEZ, N. M.. Participação em banca de Gabriela Silva Dapieve.ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA AO PACIENTE COM ALTERAÇÕES NO EQUILIBRIO POSTURAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Franciscana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUZA, C. R. S. E.; Pavão, Silvia M.de O.; FIORIN, B. P. A.; FREITAS, C.; CHRISTMANN, M.. III Seminário Aprendizagem no Ensino Superior, III Seminário Acessibilidade, I Seminário Ações Afirmativas. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O.; SOUZA, C. R. S. E.; FIORIN, B. P. A.; FREITAS, C.; Breitenbach, F.V.. XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
CHRISTMANN, M.. MOOC: Aprendizagem mediada pelas tecnologias educacionais em rede-JAI UFSM. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.

4.
CHRISTMANN, M.. Projeto Olha o passarinho:cinco anos de atuação aproximando crianças e adultos da biodiversidade de aves-JAI-UFSM. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.

5.
CHRISTMANN, M.. Atividades didáticas baseadas em experimentação no Ensino da Física escolar- JAI-UFSM. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.

6.
CHRISTMANN, M.. Aprendizagem baseada em problemas: uma alternativa para o ensino da sociologia-JAI UFSM. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.

7.
CHRISTMANN, M.. PIBID: Relevância e resistência- Jornada Acadêmica Integrada-JAI-UFSM. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.

8.
TOMAZETTI, E. M.; POSSA, L. B.; MEA, L. G. D.; VAZ, H. G. B.; CHRISTMANN, M.; BAGETTI, S.. Comissão do Processo Consultivo para escolha da Coordenação e Vice-Coordenação do PPGE. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

9.
BAGETTI, S.; BEMME, L. S. B.; CHRISTMANN, M.. Comissão de Bolsas do PPGE. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Integrador do Programa de Pós Graduação em Educação: O cenário da pós-graduação no Brasil, desafios e possibilidades. 2018. (Seminário).

2.
II Seminário de Integração Ensino - Serviço - Comunidade. 2018. (Seminário).

3.
X CIDU ? Congresso Ibero-americano de Docência Universitária: ?O envolvimento estudantil na Educação Superior?. Representação Social da deficiência na Educação Superior. 2018. (Congresso).

4.
II Seminário Integrador do PPGE. 2017. (Seminário).

5.
XI Seminário de Educação Especial e II Seminário latino-americano de Educação Especial.Perfil demográfico dos estudantes com deficiência física ingressantes por cotas em uma Universidade Pública. 2017. (Seminário).

6.
?Educação na Contemporaneidade?. 2016. (Seminário).

7.
2 Congresso Nacional Conversas de Psicologia e 1 Conferência Internacional e Envelhecimento Ativo. Efeitos do preconceito e bullying no processo de inclusão escolar.. 2015. (Congresso).

8.
Politicas de Saúde Mental no Brasil e em Portugal: avanços, impasses e perspectivas. 2015. (Seminário).

9.
Processos e recursos comunicativos na interação com diferentes públicos: aulas,apresentação de trabalhos acadêmicos, conferências e workshops. 2015. (Oficina).

10.
Direitos Humanos: Diálogos e perspectivas com as Diversidades.. 2014. (Seminário).

11.
Encontro Ações de Atenção á Aprendizagem no Ensino Superior. 2014. (Encontro).

12.
Jornada Acadêmica Integrada.Universo da Inclusão no Ensino Superior. 2014. (Seminário).

13.
Neurociências e Educação: Como o cérebro humano aprende/. 2014. (Seminário).

14.
Seminário Acessibilidade.Acessibilidade: compreensão dos professores do Ensino Fundamental sobre este conceito. 2014. (Seminário).

15.
Seminário Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Especial. 2014. (Seminário).

16.
Congreso de Extensión da La AUGM. 2013. (Congresso).

17.
IV Seminário Interno da Linha de Pesquisa Educação Especial/PPGE/UFSM. 2013. (Seminário).

18.
5° Conferência Municipal de Saúde de Ivoti. 2011. (Outra).

19.
III Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão.Avaliação da Qualidade de vida de pacientes cardíacos: Diferenças Sexuais. 2011. (Outra).

20.
XIX Seminário de Iniciação Cientifica da Unijui.Avaliação da Qualidade de Vida dr Pacientes cardíacos: Diferenças sexuais.. 2011. (Seminário).

21.
Diga Não a Violência Contra a Mulher:Assuma esta Luta.. 2010. (Seminário).

22.
Semana Acadêmica de Fisioterapia. 2009. (Seminário).

23.
VII Jornada Gaícha de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2009. (Outra).

24.
Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão. ?Alterações Posturais em Adolescentes de uma Escola Pública de Novo Hamburgo?. 2008. (Feira).

25.
Jornada de Fisioterapia da Santa Casa de Porto Alegre. 2008. (Outra).

26.
Jornada de Reabilitação Pulmonar. 2008. (Outra).

27.
O Papel do Voluntariado na Construção da Cidadania. 2008. (Outra).

28.
I Encontro Estadual de Coletivos na área da Saúde. 2006. (Encontro).

29.
I Fórum de Discussão em Saúde Pública. 2006. (Outra).

30.
Integra Saúde. 2006. (Outra).

31.
Integra Saúde. 2006. (Outra).

32.
I Seminário Intenacional de Saúde Mental e Gerontologia.A Possibilidade de Diferenciação pela faixa etária do Consumo Regional de Psicotropicos. 2006. (Seminário).

33.
I Seminário Internacional de Saúde Mental e Gerontologia.Diferenças sexuais no consumo regional de benzodiazepínicos. 2006. (Seminário).

34.
XIV Seminário de Iniciação Científica da UNIJUI.Consumo Regional de Psicotrópicos nos anos de 2004 e 2005: perfis de consumo e diferenças sexuais. 2006. (Seminário).

35.
II Encontro Regional de Equoterapia. 2005. (Encontro).

36.
XIII Seminário de Iniciação Cientifica, X Jornada de Pesquisa e VI Jornada de Extensão. 2005. (Seminário).

37.
IV Semana Acadêmica da Saúde. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, L. S. ; MALLMANN, E. ; CHRISTMANN, M. ; DUTRA, M. R. P. ; BRAGAGNOLO, A. L. B. . II Seminário Integrador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. 2017. (Outro).

2.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. ; SOUZA, C. R. S. E. ; FIORIN, B. P. A. ; RODRIGUES, J. C. ; FREITAS, C. . III Seminário Aprendizagem no Ensino Superior, III Seminário Acessibilidade e I Seminário Ações Afirmativas. 2017. (Outro).

3.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. ; ANTONIOLLI, C. ; BRIDI, F. R. S. ; FREITAS, C. ; DILLEMBURG, A. I. . Seminário Práticas Pedagógicas em Pesquisa em Educação Especial. 2014. (Outro).

4.
CHRISTMANN, M.. Comissão Organizadora do Processo Eleitoral PPGE. 2014. (Concurso).

5.
MOUSSALLE, L. D. ; BOSCO, A. D. ; SARAIVA, C. A. S. ; CHRISTMANN, M. . VII Jornada Gaúcha de Fisioterapia Cardiorespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2009. (Outro).

6.
CHRISTMANN, M.; GESC ; SAUDES, C. ; COLETIVA, N. E. E. S. . I Encontro Estadual de Coletivos da Area da Saude. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Natálie Soares Brum. A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E O CUIDADO INTEGRAL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Franciscana. (Orientador).

2.
Linda Cristina Nagorny de Andradas. Avaliação do conhecimento, conforto e atitudes de fisioterapeutas frente a sexualidade humana. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Franciscana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tialhes Farias Marconato. PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E OS REFLEXOS NA IMAGEM CORPORAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Franciscana. Orientador: Morgana Christmann.

2.
Gabriel Furlan Dotto. ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Franciscana. Orientador: Morgana Christmann.

3.
Gabriela Silva Dapieve. ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA AO PACIENTE COM ALTERAÇÕES DO EQUILIBRIO POSTURAL PÓS-ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Franciscana. Orientador: Morgana Christmann.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CHRISTMANN, M.2011CHRISTMANN, M.; COSTA, C. C. ; MOUSSALLE, L. D. . Avaliação da Qualidade de Vida de Pacientes cardiopatas internados em um hospital público. REVISTA AMRIGS, v. 55, p. 239-243, 2011.

2.
CHRISTMANN, M.2015 CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . A saúde do escolar cuidada por praticas governamentais:reflexos para a aprendizagem.. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS, v. 20, p. 265-277, 2015.

3.
ROVEDER, A. B. P.2017ROVEDER, A. B. P. ; CHRISTMANN, M. ; PAVAO, A. C. O. ; Pavão, Silvia M.de O. . MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA FRENTE ÀS TECNOLOGIAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL. SODEBRÁS, v. 12, p. 65-69, 2017.

4.
GAVIRAGHI, L. C.2018GAVIRAGHI, L. C. ; KOVALSKI, A. P. ; MAINARDI, D. C. B. ; DILELIO, A. S. ; KINALSKI, S. S. ; CHRISTMANN, M. ; HILDEBRANDT, L.M ; LEITE, M. T. . ELDERLY PEOPLE WITH SELF-REPORTED SYSTEMIC ARTERIAL HYPERTENSION: HEALTH CONDITIONS AND FUNCTIONAL CAPACITY. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 08, p. 22819-22825, 2018.

5.
CHRISTMANN, M.2018CHRISTMANN, M.; COSTAS, F. A. T. . Saúde e Educação: políticas públicas dos sistemas português e brasileiro / Health and Education: the brazilian and portuguese public policies. EDUCAÇÃO EM FOCO, v. 21, p. 33, 2018.

6.
CHRISTMANN, M.2018 CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . A inerência do diagnóstico clínico na produção de (in)exclusão educacional. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 40, p. 31628, 2018.


Livros e capítulos
1.
CHRISTMANN, M.. A Ergonomia como ferramenta nas atividades intelectuais no Ensino Superior. In: Silvia Maria de Oliveira Paãov. (Org.). Ações de Atenção à Aprendizagem no Ensino Superior. 1ed.Santa Maria: pE.com, 2015, v. 1, p. 75-94.

2.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Escola e universidade: sobre a acessibilidade de pessoas com deficiência física motora. In: Pavão, Silvia Maria de Oliveira; Fiorin, Bruna Pereira Alves; Siluk, Ana Claúdia Pavão; Breitenbach, Fabiane Vanessa. (Org.). Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade. 1ed.Santa Maria-RS: Editora da Pró- Reitoria de Extensão, 2015, v. 1, p. 342-357.

3.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Efeitos do preconceito e bullying no processo de inclusão escolar. In: Ricardo Pocinho; Vitor Nuno Anjos; Pedro Belo.. (Org.). Conversas de Psicologia e do Envelhecimento Ativo: Atas do Congresso. 1ed.Coimbra: Associação Portuguesa Conversas de Psicologia, 2016, v. 1, p. 102-113.

4.
Pavão, Silvia M.de O. ; MANTA, S. W. ; CHRISTMANN, M. ; GAVIRAGHI, F. J. . Educação Especial: A pesquisa com enfase no Paradigma da Complexidade. In: Fabiane Adela Tonetto Costas; Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Pesquisa em Educação Especial: referencias, percursos e abordagens. 1ed.Curitiba-PR: Editora Appris, 2015, v. 1, p. 147-162.

5.
SOUZA, C. R. S. E. ; OLIVEIRA, C. S. ; Pavão, Silvia M.de O. ; CHRISTMANN, M. . Educação Superior inclusiva: nuances de um processo em expansão. In: Ana Claudia Oliveira Pavão; Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Estratégias Pedagógicas inclusivas na Educação Superior. 1ed.Santa Maria: FACOS-UFSM, 2018, v. 01, p. 187-209.

6.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. ; ANTONIOLLI, C. . Resiliência de universitários com deficiência. In: Ana Claudia Oliveira Pavão; Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Estratégias Pedagógicas inclusivas na Educação Superior. 1ed.Santa Maria: FACOS-UFSM, 2018, v. 01, p. 329-344.


Apresentações de Trabalho
1.
CHRISTMANN, M.; SILVA, J. A. ; PEDERSEN, J. R. . Violência sexual contra crianças e adolescentes: os profissionais da saúde em evidência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Universo da Inclusão no Ensino Superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Compreensão dos professores do ensino fundamental sobre o conceito de acessibilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CHRISTMANN, M.; Pavão, Silvia M.de O. . Efeitos do preconceito e bullying no processo de inclusão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CHRISTMANN, M.. A deficiência física e o processo de inclusão no ensino regular: justaposições das condições de saúde e aprendizagem.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CHRISTMANN, M.; QUEIROZ, L. F. . Eventos e Acessibilidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CHRISTMANN, M.. Saúde para a aprendizagem e aprendizagem para a saúde. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CHRISTMANN, M.. Ergonomia física para a escola. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CHRISTMANN, M.. Análise de dados na pesquisa quantitativa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CHRISTMANN, M.. Ergonomia cuidados com a saúde física. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
QUEIROZ, L. F. ; CHRISTMANN, M. . A deficiência e as Redes de Atenção. 2017. .

6.
CHRISTMANN, M.; QUEIROZ, L. F. ; Breitenbach, F.V. . Capacitação para Acessibilidade em Eventos. 2018. .

7.
CHRISTMANN, M.. Ergonomia no ambiente escolar-II Edição. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CHRISTMANN, M.. Ergonomia no Ambiente Escolar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CHRISTMANN, M.. Noções Básicas da Pesquisa Quantitativa em Educação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CHRISTMANN, M.. A organização de dados na pesquisa quantitativa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, L. S. ; MALLMANN, E. ; CHRISTMANN, M. ; DUTRA, M. R. P. ; BRAGAGNOLO, A. L. B. . II Seminário Integrador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Artigos aceitos como capítulo de livro, com previsão de publicação em 2017:

-EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSIVA: NUANCES DE UM PROCESSO EM EXPANSÃO de autoria de Carmen Rosane Segatto e Souza; Carolina Silva de Oliveira; Silvia Maria de Oliveira Pavão; Morgana Christmann;

Artigos completos aceitos para publicação em anais de eventos
-"REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR", de autoria de Morgana Christmann, Carmen
Rosane Segatto e Souza, Sílvia Maria de Oliveira Pavão;
-APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

Artigos submetidos para avaliação em periódico: 

- IMPLICAÇÕES DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM de autoria de Morgana Christmann e Silvia Maria de Oliveira Pavão.
- EFETIVIDADE DOS GRUPOS DE PESQUISA NA PRODUTIVIDADE ACADÊMICA de autoria de Morgana Christmann e Sílvia Maria de Oliveira Pavão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 16:10:51