José Lourenço Friedmann Angeli

Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível B

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0472652535696963
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos pelo Centro de Estudos do Mar - UFPR (2012). Doutorado em Oceanografia Química pelo Instituto Oceanográfico - USP (2018). Tem experiência na área de Biologia e Conservação de mamíferos e répteis marinhos, além de trabalho com comunidades pesqueiras. Atualmente é integrante do laboratório de Química Inorgânica Marinha (IO/USP), atuando principalmente na área de Química Inorgânica e Geoquímica Marinha com ênfase em contaminação por metais e semimetais em diferentes matrizes marinhas (sedimentos e material biológico) utilizando diferentes metodologias analíticas para extração de metais e sua determinação por espectrometria de emissão por plasma indutivamente acoplado (ICP-OES). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Lourenço Friedmann Angeli
Nome em citações bibliográficas
ANGELI, J. L. F.;ANGELI, JOSÉ'LOURENÇO'FRIEDMANN;ANGELI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN;ANGELLI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN;ANGELI, J.L.F.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Oceanografia Química e Geológica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Vigo (Orientador: Belén Rubio Armesto).
Título: Evolução temporal de parâmetros geoquímicos e mineralógicos em testemunhos sedimentares do Estuário de Caravelas, Bahia, Brasil., Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Rubens César Lopes Figueira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Geoguímica; Metais; testemunhos sedimentares; Estuário de Caravelas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química.
2010 - 2012
Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Elementos traço em duas espécies de bagre do Complexo Estuarino de Paranguá,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Eunice da Costa Machado.
Coorientador: Rubens César Lopes Figueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: elementos traço; bioacumulação; peixes; Complexo Estuarino de Paranaguá.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2005 - 2009
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Interação de cetáceos e tartarugas marinhas com a pesca artesanal de comunidades do município de Pontal do Paraná, Paraná..
Orientador: Ângela Teresa Silva e Souza.




Formação Complementar


2007 - 2007
Projeto Monitoramento de botos e tartarugas do lit. (Carga horária: 140h).
Instituto de Pesquisas Cananéia, IPEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista (PROIC), Enquadramento Funcional: Integrante, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
anorama histórico e perspectivas futuras frente a ocorrência de estressores químicos presentes no Complexo Estuarino de Paranaguá (EQCEP) - Chamada MCTIC/CNPq - Nº 21/2017 (Baias do Brasil)
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal realizar o levantamento histórico e atual, dos principais estressores antropogênicos (elementos traços e contaminantes orgânicos) presentes na Baia de Paranaguá, aplicando uma abordagem geoquímica em registros sedimentares marinhos e sedimentos superficiais. Serão determinadas: (i) as taxas de sedimentação na área de estudo, associando a sua variabilidade temporal a mudanças no processo deposicional devido as atividades humanas; (ii) os teores totais e parciais dos elementos Al, As, Cr, Cu, Fe, Ni, Pb, Sc, V, Hg e Zn a fim de se estabelecer o background regional, o grau de enriquecimento nos sedimentos superficiais, e, consequentemente, a impacto das atividades humanas na área de estudo; (iii) possíveis alterações no ciclo biogeoquímico da matéria orgânica sedimentar, com base na determinação dos conteúdos de COT e NT, bem como das razões isotópicas d13C e d15N, determinando as diferentes fontes (autóctone e alóctone), suas contribuições relativas e possíveis alterações composicionais em função da variabilidade climática e da ação antrópica (por exemplo, uso e ocupação desordenada do solo); (iv) a relação geocronologica dos resultados dos parâmetros geoquímicos determinados, com eventos naturais e antrópicos a fim de estabelecer um histórico das alterações ambientais ocorridas na região, e; (v) possíveis técnicas de tratamento de sedimentos frente a estressores químicos, a fim de propiciar alternativas que possam melhorar a qualidade ambiental da região de estudo. Espera-se que esta abordagem permita interpretar as alterações ambientais causadas pelas mudanças climáticas e a intensificação das atividades humanas em diferentes escalas de tempo, além de propor métodos alternativos e eficientes de remediação destes estressores, contribuindo para conservação e uso sustentável desta baia brasileira. Os resultados gerados poderão auxiliar na tomada de decisão de ações de manejo de regiões costeiras; e trará benefícios para a população em geral, com a democratização do conhecimento científico e a divulgação dos resultados de forma clara em mídias sociais. A presente proposta será desenvolvida com a colaboração de pesquisadores do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO/USP), do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM/UFPR) e do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Lourenço Friedmann Angeli - Integrante / César de Castro Martins - Integrante / Rubens César Lopes Figueira - Integrante / DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVICH - Coordenador / Ranata Nagae - Integrante.
2013 - Atual
Avaliação da disponibilidade e enriquecimento antrópico de metais, arsênio e hidrocarbonetos em sedimentos marinhos no estuário de Caravelas (Sul da Bahia).
Descrição: Nos últimos anos, a poluição de ambientes costeiros tem aumentado rapidamente e se tornou uma grave ameaça não somente para a população, mas também para toda biodiversidade local. Tal fato é consequência de um desenvolvimento econômico e industrial não sustentável. A região sul da Bahia abriga dois grandes biomas ricos em biodiversidade e endemismo (a Mata Atlântica e o complexo recifal Abrolhos). Valores anômalos nos teores de As foram observados em sedimentos da plataforma do complexo de Abrolhos e no estuário de Caravelas; tal fato pode estar associado a um enriquecimento antrópico nessas áreas, que têm sido grandemente afetadas pelo desmatamento e pela instalação de empresas de celulose. Nesse sentido, no Laboratório de Química Inorgânica Marinha (LaQIMar) do IO/USP vêm desenvolvendo projetos ambientais que buscam quantificar os níveis de elementos-traço com potencial tóxico em amostras de sedimentos marinhos. Assim, a presente proposta tem como objetivo principal avaliar a evolução temporal das concentrações dos elementos arsênio (As), cádmio (Cd), cobre (Cu), cromo (Cr), níquel (Ni), chumbo (Pb) e zinco (Zn) em perfis de sedimentos e amostras superficiais coletados no Estuário de Caravelas, no Sul da Bahia. Será dada ênfase não apenas à utilização dos métodos de digestão parcial e total, mas também aos métodos de fracionamento químico, contribuindo para o levantamento dos níveis de base dos elementos estudados e para o entendimento da mobilidade dos elementos de interesse. Essa mobilidade será também avaliada do ponto de vista da evolução morfológica da região e da modelagem numérica estuarina a fim de compreender a distribuição sedimentar e possibilitar a caracterização ambiental dessa importante região do litoral brasileiro. Também serão avaliados hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos como indicadores de processos antrópicos como as queimadas ou o uso de combustíveis fósseis na região. Processo FAPESP 2013/00102-8..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Lourenço Friedmann Angeli - Coordenador / Márcia Caruso Bícego - Integrante / Rubens César Lopes Figueira - Integrante / Andressa Portella Ribeiro - Integrante / Juliê Rosemberg Sartoretto - Integrante / Paulo A. L. Ferreira - Integrante / Eduardo Siegle - Integrante / Silvia Helena de Mello Sousa - Integrante / Michel Michaelovitch de Mahiques - Integrante / Alexandre Salaroli - Integrante.
2009 - 2011
FONTES E DESTINO DE ELEMENTOS TRAÇO EM SISTEMAS ESTUARINOS DO LITORAL DO PARANÁ
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: José Lourenço Friedmann Angeli - Integrante / Eunice da Costa Machado - Coordenador / Fabian Sá - Integrante / Marília Lopes da Rocha - Integrante / Monica Wallner-Kersanach - Integrante / Tailisi Hoppe Trevisani - Integrante.
2009 - 2011
InterMar- Integração entre a pesca artesanal e a conservação de cetáceos e quelônios marinhos do Estado do Paraná.
Descrição: Caracterização da pesca artesanal em comunidades da região costeira e estuarina relacionando estes dados com a captura incidental de cetáceos e tartarugas marinhas. Inclui acompanhamento de desembarques, dados de percepção dos pescadores com relação às espécies não-alvo capturadas e a conservação do meio ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: José Lourenço Friedmann Angeli - Integrante / Camila Domit - Coordenador / Maurício de Castro Robert - Integrante / Liana Rosa - Integrante / Maria Camila Rosso Londoño - Integrante / Bruno Guides Libardoni - Integrante.
Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Monitoramento e conservação de cetéceos e tartarugas marinhas na Zona Costeira e Marinha do Estado do Paraná
Descrição: Monitoramento dos cetáceos e das cinco espécies de tartarugas marinhas na área estuarina e costeira do Paraná. Mapeamento das áreas prioritárias para a conservação deste animais e participação nos planos de gestão costeira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Lourenço Friedmann Angeli - Integrante / Camila Domit - Coordenador / Liana Rosa - Integrante / Maria Camila Rosso Londoño - Integrante / Glaucia Sasaki - Integrante / Gleici Montanini - Integrante / Nathalia O. P. Pinto - Integrante.
2006 - 2007
Avaliação do efeito protetor da beta-glucana de Agaricos Brasiliensis frente aos danos induzidos pela aflatoxina B1
Descrição: Avaliação da antimutagenicidade e anticlastogenicidade da Beta-Glucana da Cevada.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: José Lourenço Friedmann Angeli - Integrante / José Pedro Friedmann Angeli - Integrante / Vitor Basso Shul - Integrante / Mario Sergio Mantovani - Coordenador.


Projetos de extensão


2009 - Atual
Programa de Recuparação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR) - Componente Monitoramento da Pesca.
Descrição: Criação de áreas marinhas protegidas da pesca de arrasto, através da implatação de Recifes Artificiais de Recrutamento Larval (RRL) e de um sistema anti-arrasto (SAA), complementando a primeira etapa, financiada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do PR..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: José Lourenço Friedmann Angeli - Integrante / Maurício de Castro Robert - Integrante / Cláudio Dybas da Natividade - Coordenador / Frederico Pereira Brandini - Integrante / Alexandre Rycheta Arten - Integrante / Allan Poul Krelling - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KIM, BIANCA SUNG MI2018KIM, BIANCA SUNG MI ; ANGELI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN ; FERREIRA, PAULO ALVES LIMA ; DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVICH ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES . Critical evaluation of different methods to calculate the Geoaccumulation Index for environmental studies: A new approach for Baixada Santista - Southeastern Brazil. MARINE POLLUTION BULLETIN, v. 127, p. 548-552, 2018.

2.
SALAROLI, A.B.2018SALAROLI, A.B. ; KIM, B.S.M. ; ANGELI, J.L.F. ; FIGUEIRA, R.C.L. . Trace elements in an adjacent channel of an anthropized area: a case study of Baixada Santista, Southeastern Brazil. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL CONTAMINATION, v. 13, p. 23-31, 2018.

3.
ANGELI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN2018 ANGELI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN; RUBIO, BELÉN ; KIM, BIANCA SUNG MI ; DE LIMA FERREIRA, PAULO ALVES ; SIEGLE, EDUARDO ; FIGUEIRA, RUBENS CÉSAR LOPES . Environmental changes reflected by sedimentary geochemistry for the last one hundred years of a tropical estuary. JOURNAL OF MARINE SYSTEMS, v. 189, p. 36-49, 2018.

4.
KIM, BIANCA SUNG MI2017KIM, BIANCA SUNG MI ; ANGELI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN ; FERREIRA, PAULO ALVES DE LIMA ; SARTORETTO, JULIÊ ROSEMBERG ; MIYOSHI, CAROLINA ; DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVICH ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES . Use of a chemometric tool to establish the regional background and assess trace metal enrichment at Baixada Santista - southeastern Brazil. Chemosphere (Oxford), v. 166, p. 372-379, 2017.

5.
ANGELI, JOSÉ'LOURENÇO'FRIEDMANN2016ANGELI, JOSÉ'LOURENÇO'FRIEDMANN; VENTURINI, NATALIA ; FERREIRA, PAULO'ALVES'DE'LIMA ; FIGUEIRA, RUBENS'CÉSAR'LOPES . Recent sedimentation rates in the Caravelas estuary (Bahia, Brazil) using unsupported 210Pb and 137Cs modeling. Radiochimica Acta, v. 104, p. 513-522, 2016.

6.
ANGELI, J. L. F.;ANGELI, JOSÉ'LOURENÇO'FRIEDMANN;ANGELI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN;ANGELLI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN;ANGELI, J.L.F.2013 ANGELI, J. L. F.; TREVIZANI, T. H. ; RIBEIRO, A. ; MACHADO, E. C. ; FIGUEIRA, R. C. L. ; MARKERT, B. ; FRAENZLE, S. ; WUENSCHMANN, S. . Arsenic and other trace elements in two catfish species from Paranaguá Estuarine Complex, Paraná, Brazil. Environmental Monitoring and Assessment (Print), v. 185, p. 8333-8342, 2013.

7.
Martins, C. C2012 Martins, C. C ; BICEGO, M. C. ; FIGUEIRA, R. C. L. ; ANGELI, J. L. F. ; COMBI, T. ; GALLLICE, W. C. ; MANSUR, A. V. ; NARDES, E. ; ROCHA, M. L. ; WISNIESKI, E. ; CESCHIM, L. M. M. ; RIBEIRO, A. P. . Multi-molecular markers and metals as tracers of organic matter inputs and contamination status from an Environmental Protection Area in the SW Atlantic (Laranjeiras Bay, Brazil).. Science of the Total Environment, v. 417, p. 158-168, 2012.

8.
ANGELI, J. P. F.2009ANGELI, J. P. F. ; RIBEIRO, L. R. ; ANGELI, J. L. F. ; MANTOVANI, M. S. . Protective effects of β-glucan extracted from barley against benzo[a]pyrene-induced DNA damage in hepatic cell HepG2. Experimental and Toxicologic Pathology (Print), v. 61, p. 83-89, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KIM, BIANCA SUNG MI ; ANGELI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN ; FERREIRA, PAULO ALVES DE LIMA ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES . Assessment of trace metals levels at Baixada Santista using ICP-OES - Southeastern Brazil. In: II Workshop of inorganic mass spectrometry, 2017, São Paulo. II Workshop of inorganic mass spectrometry, 2017.

2.
ANGELI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN; KIM, BIANCA SUNG MI ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES . ICP-OES assessment of trace element contamination in a tropical tide dominated estuary, Caravelas, Bahia, Brazil.. In: II Workshop of inorgnic mass spectrometry, 2017, São Paulo. II Workshop of inorganic mass spectrometry, 2017.

3.
KIM, BIANCA SUNG MI ; ANGELI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN ; FERREIRA, PAULO ALVES DE LIMA ; MIYOSHI, CAROLINA ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES . Avaliação crítica de diferentes formas de aplicação do Índice de Geoacumulação em estudos ambientais. In: XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2017, Búzios. XIV Congreso Brasileiro de Geoquímica, 2017.

4.
ANGELI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN; Rubio, B ; KIM, BIANCA SUNG MI ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES . Aplicação de 'multiproxies' geoquímicos para avaliar o registro sedimentar em um estuário dominado por maré. In: XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2017, Búzios. XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KIM, BIANCA SUNG MI ; ANGELI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN ; FERREIRA, PAULO ALVES DE LIMA ; SARTORETTO, JULIÊ ROSEMBERG ; MIYOSHI, CAROLINA ; DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVICH ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES . Use of a chemometric tool to establish the regional background and assess trace metal enrichment at Baixada Santista - Southeastern Brazil.. In: 46th World Chemistry Congress, 2017, São Paulo. IUPAC - World Chemistry Congress, 2017.

2.
KIM, BIANCA SUNG MI ; TREVIZANI, T. H. ; ANGELI, JOSÉ LOURENÇO FRIEDMANN ; SARTORETTO, JULIÊ ROSEMBERG ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES . Assessment of Hg and Cd levels at Baixada Santista - Southeastern Brazil.. In: 12th SETAC Latin America Biennal Meeting, 2017, Santos. 12th SETAC Latin America Biennal Meeting, 2017.

3.
ANGELI, J. L. F.; Rubio, B ; FIGUEIRA, R. C. L. . A Multiproxy approach based on sedimentary records of the last century from a tropical tidal estuary. In: Simpósio Internacional de Ciencias de Mar, 2016, Alicante. V Simpósio Internacional de Ciencias del Mar, 2016.

4.
Rubio, B ; REY, D. ; BERNABEU, A. M. ; MOHAMED, K. ; VILAS, F. ; RODRIGUEZ-GERMADE, I. ; PLAZA-MORLOTE, M. ; LOPEZ-PEREZ, A. ; ALVAREZ-IGLESIAS, P. ; ANGELI, J. L. F. ; LUZEVA, F . Rapid and high-resolution physicochemical analysis of transitional and deep sedimentary environments with XRF core scanners. In: Simposio Internacional de Ciencias del Mar, 2016, Alicante. V Simposio Internacional de Ciencias del Mar, 2016.

5.
KIM, B. S. M. ; FERREIRA, P. A. L. ; ANGELI, J. L. F. ; SARTORETTO, J. R. ; FIGUEIRA, R. C. L. . Uso de ferramenta quimiométrica para estabelecer níveis de background e avaliar enriquecimento de metais na Baixada Santista ? Sudeste do Brasil,. In: Uso de ferramenta quimiométrica para estabelecer níveis de background e avaliar enriquecimento de metais na Baixada Santista ? Sudeste do Brasil,, 2016, Fortaleza. XIII Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa, 2016.

6.
ANGELI, J. L. F.; VENTURINI, N. ; FERREIRA, P. A. L. ; FIGUEIRA, R. C. L. . 'RADIOANALYTICAL ASSESSMENT OF SEDIMENTATION RATES IN THE CARAVELAS ESTUARY (BAHIA, BRAZIL) USING UNSUPPORTED 210Pb AND 137Cs MODELING'. In: ENVIRA, 2015, Thessaloniki. ENVIRA2015 International Conference on Environmental Radioactivity: New Challenges with New Technologies, 2015.

7.
ANGELI, J. L. F.; FIGUEIRA, R. C. L. . Relação entre enriquecimento de metais e um índice de efeito biológico adverso em sedimentos do Estuário de Caravelas, Bahia, Brasil.. In: Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2014, Guarapari. Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2014.

8.
ANGELI, J. L. F.; VENTURINI, N. ; FIGUEIRA, R. C. L. . Historical evolution of metal concentration in sediments of the Caravelas Estuary, Bahia, Brazil.. In: 2nd International Ocean Research Conference, 2014, Barcelona. 2nd INTERNATIONAL OCEAN RESEARCH CONFERENCE, 2014.

9.
ANGELI, J. L. F.; Trevisani, H. T ; Machado, E. C ; FIGUEIRA, R. C. L. . Determinação de Arsênio e metais traço em duas espécies de bagre do Complexo Estuarino de Paranaguá, Paraná, Brasil. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012.

10.
Trevisani, H. T ; Machado, E. C ; ANGELI, J. L. F. ; FIGUEIRA, R. C. L. . Arsênio em Cathorops spixii (Pisces, Ariidae)no Complexo Estuarino de Paranaguá, Paraná.. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012.

11.
Trevisani, H. T ; Machado, E. C ; ANGELI, J. L. F. ; FIGUEIRA, R. C. L. . Elementos traço em Cathorops spixii (Pisces, Ariidae) no Complexo Estuarino de Paranaguá.. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012.

12.
Rosso-Londoño, M. C. ; ANGELI, J. L. F. ; Robert, M. C. ; LIBARDONI, B. G. ; ROSA, L. ; DOMIT, C. ; Sasaki, G. . Captura incidental de tartarugas marinhas no litoral do Estado do Paraná, Sul do Brasil.. In: Jornada de Investigação e Conservação de Tartarugas marinhas do Atlântico Sul Ocidental., 2009, Mar del Plata.. IV Jornada de Investigação e Conservação de Tartarugas marinhas do Atlântico Sul Ocidental, 2009. Libro de Resumenes, 2009., 2009.

13.
DOMIT, C. ; ROSA, L. ; Rosso-Londoño, M. C. ; Sasaki, G. ; MONTANINI, G. ; ANGELI, J. L. F. ; LIBARDONI, B. G. . Pesquisa e Conservação de tartarugas marinhas no litoral do Paraná, sul do Brasil.. In: Jornada de Investigação e Conservação de tartarugas marinhas do Atlântico sul Ocidental., 2009, Mar del Plata. IV Jornada de Investigação e Conservação de tartarugas marinhas do Atlântico sul Ocidental, 2009, Mar del Plata. Libro de Resumenes, 2009., 2009.

14.
ANGELI, J. L. F.; Pinto, N. O. P. ; SILVA-SOUZA, A. T. . Metacercárias de Diplostomum compactum (Lutz, 1928) (Digenea: Diplostomidae) em Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Perciformes: Scianidae) do reservatóro de Porecatu, São Paulo.. In: Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2008, Búzios. X Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2008.

15.
ANGELI, J. L. F.; Pinto, N. O. P. ; SILVA-SOUZA, A. T. . Metacercárias de Diplostomum compactum (Lutz, 1928) (Digenea: Diplostomidae) em Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Perciformes: Scianidae) no rio Tibagi, PR, 10 anos depois.. In: Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2008, Búzios. X Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2008.

16.
ANGELI, J. P. F. ; RIBEIRO, L. R. ; SHUL, V. B ; BELLINI, M. F. ; ANGELI, J. L. F. ; KNASMULLER, S. ; SOARES, S. ; MANTOVANI, M. S. . Avaliação do efeito antigenotoxico de polissacarideo extraido do cogumelo Agaricus blazei contra danos induzidos pelo Benzo(a)pireno.. In: VIII Encontro paranaense de genetica, 2006, Maringá. Anais do VIII Encontro paranaense de gene, 2006.

17.
ANGELI, J. P. F. ; RIBEIRO, L. R. ; BELLINI, M. F. ; ANGELI, J. L. F. ; MANTOVANI, M. S. . b-glucan from Agaricus blazei protects human hepatoma cells (HepG2) against benzo(a)pyrene genotoxic effects.. In: Curso Internacional Alexander Hollaender, 2006, Concepcion. XI Curso Internacional Alexander Hollaender: Genética Toxicologica: Perspectivas Nutricionales Y Ambientales, 2006.

18.
ANGELI, J. L. F.; ANGELI, J. P. F. ; RIBEIRO, L. R. ; BELLINI, M. F. ; MANTOVANI, M. S. . Efeito protetor do polissacarideo b-glucana extraido do cogumelo agaricus blazei frente a danos no dna induzidos pelo benzo(a)pyreno na linhagem de hepatoma humano (Hep G2- proficiente em metabolização).. In: Congresso Brasileiro de Genetica, 2006, Foz do Iguaçu. 52 Congresso Brasileiro de Genetica, 2006.

19.
ANGELI, J. P. F. ; ANGELI, J. L. F. ; RIBEIRO, L. R. ; BELLINI, M. F. ; SHUL, V. B ; MANTOVANI, M. S. . Antigenotoxic effect of the polysaccharide beta-glucan extracted from Agaricus blazei against damage induced by benzo(a)pyrene.. In: Anual meetin of the European Environmental Mutagen Society, 2006, Praga. Anual meetin of the European Environmental Mutagen Society, 2006.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Genética. 2005. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 21:18:32