María Laura Gómez

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  • Última atualização do currículo em 16/05/2017


Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
María Laura Gómez
Nome em citações bibliográficas
GÓMEZ, M. L.


Formação acadêmica/titulação


2013 interrompida
Mestrado interrompido em 2015 em Relações Internacionais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Orientador: Não informado.
Ano de interrupção: 2015
2013 - 2014
Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: PERFIL DOS PROFESSORES DO CAMPO Em Santa Catarina, a partir dos dados do INEP ? Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Orientador: Dr. Ricardo Gaspar Müller.
2007 - 2011
Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: GOVERNANÇA CORPORATIVA NA AMÉRICA LATINA: A ATUAÇÃO CONJUNTA DA CONFECÁMARAS (CONFEDERACIÓN COLOMBIANA DE CÁMARAS DE COMERCIO) E DO CIPE (CENTER FOR INTERNATIONAL PRIVATE ENTERPRISE)..
Orientador: Dr. Ary Cesar Minella.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Formação Continuada para Profissional Referência de Estágio. (Carga horária: 80h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Formação Continuada para Profissional Referência de Estágio. (Carga horária: 80h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2013 - 2013
Mediação de conflitos. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Recurso didático para aulas de Português. (Carga horária: 6h).
Instituto de Língua Portuguesa, ILPOR, Paraguai.
2012 - 2012
Formação de Professores de Português Língua Estrangeira. (Carga horária: 12h).
Instituto de Língua Portuguesa, ILPOR, Paraguai.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a Distância no CEAD - UDESC na disciplina de "Conteúdos e Metodologias do Ensino de História".

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Formadora no CEAD - UDESC na disciplina de "Gestão da Educação a Distância".

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a Distância no CEAD - UDESC na disciplina de "Direitos Humanos e Politicas Públicas".

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a Distância no CEAD - UDESC na disciplina de "Direitos Humanos e Politicas Públicas".

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a Distância no CEAD - UDESC na disciplina de "Gestão da Educação a Distância".

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a Distância no CEAD - UDESC na disciplina de "Educação e Multiculturalidade".


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio não obrigatório no curso de "Uso indevido de drogas para conselheiros e lideres comunitários" 5ta. Edição

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio não obrigatório no curso de "Uso indevido de drogas para conselheiros e lideres comunitários" 4ta. Edição

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio não obrigatório na disciplina de "Gestão de Pessoas" e "Noções do Direito Administrativo" no CAD-CSE-UFSC

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio não obrigatório no curso de "Uso indevido de drogas para conselheiros e lideres comunitários" 2da. Edição

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora - Disciplina de Teoria Sociológica I, Carga horária: 20
Outras informações
Orientação do Prof. Ary Minella

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio não obrigatório no curso de "Uso indevido de drogas para conselheiros e lideres comunitários" 3da. Edição

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora da Disciplina de Teoria Politica III, Carga horária: 20
Outras informações
Orientação do Prof. Hector Leis

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: América Latina: uma visão sociopolítica das transformações e das perspectivas do sistema financeiro (IV etapa) Responsável: Ary César Minella


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: ?Um Olhar de Gênero sobre a História e a Transmissão das Antropologias Contemporâneas em Diferentes Países do Mundo? Responsável: Miriam Pillar Grossi


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto: Realidade das escolas do campo na Região Sul do Brasil: diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização, letramento e formação de professores. Responsável: Sonia Beltrame


Insituto Estadual de Educação, IEE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório, Carga horária: 8
Outras informações
Aulas de Sociologia para 2do ano.


Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor em contratação temporária, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Sociologia para o Ensino Médio no CEMA JOVEM - Escola Modelo de São José


Instituto de Língua Portuguesa, ILPOR, Paraguai.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa para hispano falantes.



Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Realidades das escolas do campo na Região Sul do Brasil: diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização, letramento e formação de professores.
Descrição: Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida mediante a investigação-ação e versa sobre alfabetização, letramento, formação e prática dos professores dos anos iniciais nas escolas do campo. A pesquisa teve início no ano de 2011 e encerrou em 2014. Tendo como hipótese que a formação do professor, sua práxis, condições de trabalho, nível de leitura e condições de letramento influenciam na aprendizagem dos alunos, nossos objetivos são: identificar os principais desafios a serem superados em uma escola localizada no campo no estado do Paraná; identificar o nível de letramento dos professores desta escola; verificar em que medida as iniciativas governamentais apresentam potencial para transformação dos processos de formação e de prática do professor; realizar intervenção pedagógica, desenvolvendo práticas educativas de letramento de professores e de conhecimentos específicos de alfabetização e letramento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Um olhar de gênero sobre a História e a Transmissão das Antropologias Contemporâneas em diferentes países do mundo.
Descrição: Este projeto visa dar visibilidade às mulheres antropólogas que tiveram um papel importante na constituição do campo antropológico do século XX e início do século XXI. A pesquisa, de cunho etnografico analise a constituição e a organização institucional, política e acadêmica e sobre os principais sistemas de formação antropológica de diferentes antropologias nacionais em suas articulações com redes, associações e instituições internacionais. Tem como eixo analítico a reflexão de como questões de gênero estão presentes neste universo científico, ou seja, como a produção de conhecimento é situada e permeada por relações de poder, muitas vezes invisibilizadas nos discursos hegemônicos que legitimam instituições, tradições teóricas e indivíduos no interior de um campo científico.A pesquisa dará continuidade a projeto anterior desenvolvido em diferentes países do mundo (Brasil, França, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Índia, China) através de investigação documental em arquivos institucionais e bibliotecas especializadas, observação participante em eventos acadêmicos na área de Antropologia e na realização de entrevistas, com enfoque em histórias de vida, com mulheres (e homens) chaves na constituição de diferentes instituições de ensino e na transmissão da Antropologia no mundo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
América Latina: uma visão sociopolítica das transformações e das perspectivas do sistema financeiro (IV etapa)
Descrição: O projeto de pesquisa mantém a trajetória de análise sobre o sistema financeiro contemporâneo a partir de uma perspectiva sociopolítica. Vinculado à linha de pesquisa Estado, Mercado, Empresariado e Sistema Financeiro, o projeto se integra às atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, dispõe da infra-estrutura do Laboratório Estado, Empresariado e Políticas Públicas e se desenvolverá no âmbito do Núcleo de Estudos Sócio-Políticos sobre o Sistema Financeiro (NESFI - Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq). Nos últimos anos, as pesquisas desenvolvidas por esse grupo de pesquisa abordaram diferentes dimensões do sistema financeiro e os resultados foram apresentados na forma de dissertações, teses e artigos publicados, além de apresentados em eventos diversos. Neste conjunto, o foco principal de análise é a organização e a atuação corporativa e política do empresariado financeiro na América Latina, especialmente no Brasil. O presente projeto parte dos resultados alcançados pela pesquisa em curso e mantém algumas questões que ela não conseguiu responder..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política/Especialidade: Sistema Financeiro Internacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação no campo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Guarani
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Educartransforma. 2016. (Seminário).

2.
II Seminário de Pesquisa em Educação do Campo: desafios teóricos e práticos.Monitora. 2011. (Seminário).

3.
Conversa com a Pesquisadora Sylvie Sagnes.Conversa com a Pesquisadora Sylvie Sagnes. 2010. (Outra).

4.
Exibição e Debate do filme "O preço de uma escolha (EUA 1996). 2010. (Outra).

5.
II Jornadas Antropológicas.Reflexões em formação: campo, teoria, escrita. 2010. (Encontro).

6.
Jornadas de estudos das redes CAPES-COFECUB e PROCAD.Tradutora Espanhol-Português. 2010. (Encontro).

7.
Memória, História e Relações de Gênero.Memória, História e Relações de Gênero. 2010. (Outra).

8.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 9.Monitora. 2010. (Seminário).

9.
8 Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Minicurso Diálogos Transversais: Intercambio Argentina e Espanha. 2009. (Congresso).

10.
Conferência Nacional de Educação. Monitora. 2009. (Congresso).

11.
IX Semana de Ciências Sociais.Debate: Terrorismo de Estado contra os movimentos sociais mexicanos. 2008. (Seminário).

12.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.Monitora. 2008. (Seminário).




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