Ana Luisa Fridman

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3071810672166565
  • Última atualização do currículo em 29/07/2018


Compositora e pianista de formação erudita e popular, com graduação em Musica pela Universidade Estadual de Campinas (1995), graduação em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Composição e Performance no California Institute Of The Arts (2000) e cursos de extensão e estágio na Guildhall School of Music and Drama, (2001, 2008 e 2012). Atua profissionalmente nas áreas de Composição, Performance (piano), Percepção e Improvisação. Em 2013 concluiu o doutorado pelo departamento de Música da ECA/USP sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Luiz Moraes Costa e em 2017 concluiu pesquisa de pós-doutoramento no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora-NICS/UNICAMP, sob a supervisão do Prof. Dr. Jônatas Manzolli. Atualmente é professora adjunta e pesquisadora no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Luisa Fridman
Nome em citações bibliográficas
FRIDMAN, A. L.;FRIDMAN, ANA LUISA;FRIDMAN, ANA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Departamento de Música.
Rua Senhor dos Passos, 248
Centro Histórico
90020180 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (051) 33084320


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Música.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Diálogos com a música de culturas não ocidentais: um percurso para a elaboração de propostas de improvisação, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Rogério Luiz Moraes Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2000
Mestrado em Composição e Performance.
California Institute Of The Arts, CALIF.I.A., Estados Unidos.
Título: Percussao Corporal na Orquestra,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Stephen Lucky Mosko.
Bolsista do(a): California Institute of the Arts, CALARTS, Estados Unidos.
Palavras-chave: performance; orquestracao; composicao.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros Setores; Educação.
2001 - 2002
Especialização em CPD/Composicao.
Guildhall School of Music and Drama, GSMD, Grã-Bretanha.
Título: Musica e Movimento.
Orientador: David Lasserson.
Bolsista do(a): Ministerio da Cultura/Bolsa Virtuose, MINC, Brasil.
1990 - 1995
Graduação em Musica Popular.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1988 - 1994
Graduação em Dança.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2017
Pós-Doutorado.
Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, NICS/UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em CPD- Continuing Professional Development. (Carga horária: 40h).
Guildhall School Of Music And Drama, GSMD*, Inglaterra.
2010 - 2010
Rítmica Dalcroze. (Carga horária: 18h).
Conservatório Musical Brooklin Paulista, CMBP, Brasil.
2002 - 2002
Dança Contemporânea. (Carga horária: 1h).
London Contemporary School of Dance, LCSD, Grã-Bretanha.
1982 - 1986
Harmonia e Contraponto. (Carga horária: 4h).
Escola Municipal de Música, EMM, Brasil.
1983 - 1983
Dança Contemporânea. (Carga horária: 1h).
Alvin Aylei American Dance Center, ADC, Estados Unidos.
1979 - 1981
Piano Popular. (Carga horária: 2h).
CLAM-Escola de Música, CLAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nas áreas de Percepção, Improvisação e Harmonia

Atividades

07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.

07/2017 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção Musical, Improvisação, Harmonia

Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, NICS-UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4


Escola de Comunicações e Artes/USP, ECA/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Doutorado em Música, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio doutoral na disciplina Harmonia III


Guildhall School Of Music And Drama, GSMD*, Inglaterra.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador visitante e estágio doutoral no curso de Mestrado em Leadership


Centro Universitário Sant'Anna, UNI-SANT'ANNA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Professor de Piano Popular, Arranjo e Improvisação


Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ISE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5
Outras informações
Docente no curso de Pedagogia na disciplina "Didática das Artes: Música"

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5
Outras informações
Docente no curso de Pedagogia na disciplina "Didática das Artes: Música"

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Docente no curso de Pedagogia na disciplina "Didática das Artes: Música"


Escola Espaço Musical, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações
professor nas areas de Harmonia, Curso Preparatorio para o Vestibular, Percepção e Piano Popular


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Improvisação Musical, Processos Criativos, Cognição, Parâmetros Rítmicos

Objetivo: Desenvolver projetos em performance e improvisação a partir da manipulação de parâmetros rítmicos.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Improvisação a partir de parâmetros rítmicos
Descrição: A pesquisa explora todos os aspectos que envolvem o ritmo como material propulsor para atividades relacionadas à criação e improvisação musical. Neste estudo estão envolvidas situações de performance e embasamentos teóricos a partir de estudos da Etnomusicologia e da Neurociência.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Interfaces gestuais sob parâmetros rítmicos complexos
Descrição: Projeto de pesquisa de pós-doutoramento.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Ana Luisa Fridman - Coordenador / Jônatas Manzolli - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2009 - 2013
Diálogos com a música de culturas não ocidentais: um percurso para a elaboração de propostas de improvisação
Descrição: Projeto para desenvolvimento de pesquisa de doutoramento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Anais do XXVI Congresso ANPPOM
2013 - 2013
Periódico: Anais do XXI Congresso Anual da ABEM
2015 - 2015
Periódico: OPUS (Revista da ANPPOM)
2018 - 2018
Periódico: Congresso da ANPPOM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Improvisação musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arranjo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
ProAC/ Edital n. 19 para circulação de trabalho artístico, Secretaria da Cultura.
2009
ProAC/Edital n. 17 de gravação de trabalho autoral, Secretaria da Cultura de São Paulo.
2007
Rumos/Mapeamento/Composicao Musical, Itaú Cultural.
2001
Bolsa Virtuose, Ministerio da Cultura.
1994
Seleção para Mostra de Arranjadores, FUNARTE.
1993
Composicao Musical, Secretaria da Cultura de Campinas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2FRIDMAN, A. L.2016FRIDMAN, A. L.; COSTA, Rogério L. M. ; MANZOLLI, J. . Framework for music improvisation and performance: Body/instrument and body/mind connections. Academic Journals/Journal of Music and Dance, v. 6, p. 12-19, 2016.

2.
1FRIDMAN, ANA2016FRIDMAN, ANA; MANZOLLI, JÔNATAS . O ritmo como sistema evolutivo: o músico imerso em ciclos de percepção. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 22, p. 451-470, 2016.

3.
3FRIDMAN, A. L.2015FRIDMAN, A. L.. Experiências em ambientes de criação musical: interações corpo-cognitivas entre performer e ouvinte. Música Hodie, v. 15, p. 132-144, 2015.

4.
4FRIDMAN, A. L.;FRIDMAN, ANA LUISA;FRIDMAN, ANA2013FRIDMAN, A. L.. Parâmetros de improvisação encontrados nas músicas não ocidentais: estudos para elaboração de propostas em contextos formativos. Música Hodie, v. 13, p. 111-122, 2013.

5.
5FRIDMAN, ANA LUISA2013FRIDMAN, ANA LUISA. Corpo, conhecimento e música: Estudos e reflexões para o aprendizado musical. Revista Veras, v. 3, p. 119, 2013.

6.
6FRIDMAN, A. L.;FRIDMAN, ANA LUISA;FRIDMAN, ANA2012FRIDMAN, A. L.. A prática da improvisação em ambientes híbridos e multiculturais. Música em Perspectiva, v. 4, p. 63-77, 2012.

7.
7FRIDMAN, A. L.;FRIDMAN, ANA LUISA;FRIDMAN, ANA2011FRIDMAN, A. L.. Conversas com a música não ocidental: da composição do século XX para a formação do músico da atualidade. DAPesquisa, v. 8, p. 355-371, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FRIDMAN, A. L.. Conversas Musicais Além-Mar. 1. ed. Curitiba: Editora Prismas, 2016. v. 1. 258p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRIDMAN, A. L.; MANZOLLI, J. . O ritmo como sistema evolutivo: o músico imerso em ciclos de percepção. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM, 2016.

2.
FRIDMAN, A. L.. Processos sonoros em movimento: Uma proposta de improvisação sob parâmetros rítmicos. In: 12º ECCOM, Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica,, 2015, San Juan. Actas de ECCoM. Vol. 2 Nº 1, ?La Experiencia Musical: Cuerpo, Tiempo y Sonido en el Escenario de Nuestra Mente. 12º ECCoM?, 2015. v. 2. p. 107-113.

3.
FRIDMAN, A. L.; MANZOLLI, J. . Parâmetros rítmicos e interfaces gestuais em ambientes de performance: desdobramentos de uma pesquisa concluída. In: XXV Congresso da ANPPOM, Encontros de Investigação em Performance, 2015, Vitória. Anais do XXV Congresso da ANPPOM, 2015.

4.
FRIDMAN, A. L.. A cognição em ambientes de performance. In: X Simpósio de Cognição e Artes Musicais-SIMCAM, 2014, Campinas. Anais do SIMCAM XX, 2014.

5.
FRIDMAN, A. L.; COSTA, Rogério L.M. . A diversidade a partir de diálogos com as músicas não ocidentais: relato de pesquisa concluída. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014. XXIV ANPPOM: Pesquisa em Música e Diversidade, 2014.

6.
FRIDMAN, A. L.. Do corpo ao instrumento na improvisação em parâmetros rítmicos complexos: pesquisa aplicada na Guildhall School de Londres. In: XXII Congresso da ANPPOM, Encontros de Investigação em Performance, 2012, João Pessoa. ? XXII Congresso da ANPPOM, Encontros de Investigação em Performance, 2012.

7.
FRIDMAN, A. L.; COSTA, Rogério L. M. . Conversas com a música de culturas não ocidentais: da composição do século XX para a conexão corpo/instrumento em propostas de improvisação. In: I Jornada Acadêmica Discente ? PPGMUS ECA/USP, intercâmbio científico e cultural da comunidade acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Música da USP, 2012, São Paulo. ? I Jornada Acadêmica Discente ? PPGMUS ECA/USP, intercâmbio científico e cultural da comunidade acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Música da USP, 2012.

8.
FRIDMAN, A. L.. Diálogos da música não ocidental com a performance: estudos de experiências prévias e propostas para a improvisação. In: 37º Festival de Música da EMAC-UFG, 2012, Goiânia. 37º Festival de Música da EMAC-UFG, 2012.

9.
FRIDMAN, A. L.. Body and music at the improvisation in asymmetric meters: a workshop in progress. In: PERFORMA'11: Encontros de Investigação e Performance, 2011, Aveiro-Portugal. PERFORMA'11: Encontros de Investigação e Performance, 2011.

10.
COSTA, Rogério L. M. ; FRIDMAN, A. L. . Inside the sound: a path to improvisation with no borders. In: PERFORMA'11: Encontros de Investigação e Performance, 2011, Aveiro-Portugal. PERFORMA'11: Encontros de Investigação e Performance, 2011.

11.
FRIDMAN, A. L.. Corpo e Improvisação em compassos assimétricos: uma abordagem multicultural. In: XXI CONFAEB, 2011, São Luis do Maranhão. XXI CONFAEB-Culturas da pesquisa/arte, educação e tecnologia, 2011.

12.
FRIDMAN, A. L.. Estruturas musicais extraídas da cultura não ocidental: ampliando os territórios de formação do músico do século 21. In: XX Congresso da ANPPOM, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010.

13.
FRIDMAN, A. L.. Música para todos os ouvidos: um estudo sobre a diversidade de linguagens aplicadas ao ensino musical. In: I Congresso SIMPOM, 2010, Rio de Janeiro. I SIMPOM, Pesquisa em Música, novas conquistas e novos rumos, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FRIDMAN, A. L.. Performing and improvising rhythmic structures. In: Performance Analysis: a bridge between Theory and Interpretation, 2016, Porto. Performance Analysis: a bridge between Theory and Interpretation. Portugal, 2016. p. 53-54.

2.
FRIDMAN, A. L.. A improvisação na formação do instrumentista: uma proposta de interação entre performer e ouvinte a partir de parâmetros rítmicos. In: IV Simposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments, 2015, Évora. IV STMI - Departamento de Música Universidade de Évora. Évora-Portugal, 2015.

3.
FRIDMAN, A. L.. Conexão corpo/instrumento na improvisação em compassos assimétricos: demonstração de workshops. In: VIII SIMCAM, Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2012, Florianópolis. VIII SIMCAM, Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
FRIDMAN, A. L.; MANZOLLI, J. ; COSTA, Rogério L.M. . Framework for music improvisation and performance: body/instrument and body/mind connections. Academic Journal-Journal of Music and Dance, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
FRIDMAN, A. L.. Conexão corpo/instrumento na improvisação em compassos assimétricos: demonstração de workshops. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FRIDMAN, A. L.. Conversas com a música de culturas não ocidentais: da composição do século XX para a conexão corpo/instrumento em propostas de improvisação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FRIDMAN, A. L.. Diálogos da música não ocidental com a performance: estudos de experiências prévias e propostas para a improvisação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FRIDMAN, A. L.. Do corpo ao instrumento na improvisação em parâmetros rítmicos complexos: pesquisa aplicada na Guildhall School de Londres. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, Rogério L. M. ; FRIDMAN, A. L. . Inside the sound: a path to improvisation with no borders.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FRIDMAN, A. L.. Body and music at the improvisation in asymmetric meters. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FRIDMAN, A. L.. Estruturas musicais extraídas da cultura não ocidental: ampliando os territórios de formação do músico do século 21. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FRIDMAN, A. L.. Música para todos os ouvidos: um estudo sobre a diversidade de linguagens aplicadas ao ensino musical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FRIDMAN, A. L.. Música para todos os ouvidos: um estudo sobre a diversidade de linguagens aplicadas ao ensino musical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FRIDMAN, A. L.; COSTA, Rogério L. M. . Diálogos com a música de culturas não ocidentais: um percurso para a elaboração de propostas de improvisação 2013 (Tese de doutorado).

2.
FRIDMAN, A. L.. Ephemeral Storm, 2000. (Partitura Musical/Orquestra).

3.
FRIDMAN, A. L.. Rush!Your Mother is Coming. California/EUA: Fullerton University, 2000. (Partitura Musical/Orquestra).

4.
FRIDMAN, A. L.. Sahara, 2000. (Partitura Musical/Orquestra).

5.
FRIDMAN, A. L.. Speed Bumps Ahead, 2000. (Partitura Musical/Outro).

6.
FRIDMAN, A. L.. Longe/Far Away, 1999. (Partitura Musical/Orquestra).

7.
FRIDMAN, A. L.. Fresquinha, 1998. (Partitura Musical/Orquestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FRIDMAN, A. L.; FREITAS, A. L. . Programa 'Música em Pessoa', na Rádio Universidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VALENTE, H. ; COLI, J. ; GONZÅLEZ, J. ; FRIDMAN, A. L. ; ALVES, S. . 12º Encontro de Música e Mídia: Viver sua Música. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ASSIS, Gilberto ; FRIDMAN, A. L. . Entrevista para Rádio Educadora 107.5 de Salvador. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
STOROLLI, W. ; FRIDMAN, A. L. ; CINTRA, F. ; AMALFI, M. ; EIKMEIER, M. . III SEMINÁRIO VOZES PERFORMÁTICAS: MUSICALIDADES EM CENA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GADELHA, M. ; FRIDMAN, A. L. . Oficinas e Master Class. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FRIDMAN, A. L.. Oficina de Ritmo: a cognição através do movimento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FRIDMAN, A. L.. Oficina de Criação: conexão Dança e Música. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FRIDMAN, A. L.. Processos Criativos a partir de parâmetros rítmicos complexos/VI Semana de Educação Musical UNESP. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FRIDMAN, A. L.; MAMEDES, C. . Improvisação sob parâmetros rítmicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
FRIDMAN, A. L.; MAMEDES, C. . Improvisação e Instalação Sonora. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FRIDMAN, ANA LUISA. Projeto Música Experiência: Oficinas de Criação Musical. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FRIDMAN, A. L.. Música e Movimento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
FRIDMAN, A. L.; Gilberto Assis . Ritmos Brasileiros. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
GAYOTTO,luiz ; FRIDMAN, A. L. . Percussão Corporal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
FRIDMAN, A. L.; GRIFHTS,Paul ; MARMOR, Johnathan . Composition Workshop. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
FRIDMAN, A. L.. Body Percussion for dancers. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
FRIDMAN, A. L.. Musica e Movimento. 2001. (Relatório de pesquisa).

14.
FRIDMAN, A. L.. Body Percussion. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BARBOZA, F. ; FRIDMAN, A. L. . Direção Cênica- Show Ayú- grupo Barbatuques. 2016. Coreográfica.

2.
FRIDMAN, A. L.; BARBOZA, F. . Direção Cênica- Show Ayú- grupo Barbatuques. 2016. Coreográfica.

3.
BARBOZA, F. ; FRIDMAN, A. L. . Direção Cênica- Show Ayú- grupo Barbatuques. 2015. Coreográfica.

4.
BARBOZA, F. ; FRIDMAN, A. L. . Direção Cênica- Show Ayú- grupo Barbatuques. 2015. Coreográfica.

Música
1.
AYRES, D. ; PITTIER, J. ; FRIDMAN, A. L. . Lançamento do CD do grupo musical 'Badulaque'. 2018. Interpretação.

2.
FRIDMAN, A. L.; NOGUEIRA, I. P. . Espetáculo 'Mulheres na Lua'. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
ASSIS, Gilberto ; FRIDMAN, A. L. . Chiquinha Gonzaga em revista-instrumental. 2016. Interpretação.

4.
Gilberto Assis ; FRIDMAN, A. L. . CD O que há de Concreto na Canção. 2015. Composição (estréia).

5.
Gilberto Assis ; FRIDMAN, A. L. . O que há de Concreto na Canção. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
FRIDMAN, A. L.; GREIK, M. . Trilha Sonora para espetáculo de Dança 'O que se rouba'. 2015. Trilha Sonora.

7.
ASSIS, Gilberto ; FRIDMAN, A. L. . CD 'O que há de Concreto na Canção'. 2015. Interpretação.

8.
FRIDMAN, A. L.. 'Aves'/CD O que há de concreto na canção. 2015. Arranjo.

9.
FRIDMAN, A. L.. 'A grama desenha o verde'/CD O que há de concreto na canção. 2015. Arranjo.

10.
FRIDMAN, A. L.. 'Alice'/CD O que há de concreto na canção. 2015. Arranjo.

11.
FRIDMAN, A. L.. 'Filho de lusos'/CD O que há de concreto na canção. 2015. Arranjo.

12.
FRIDMAN, A. L.; OZZETTI, M. . 'Valsa para voar'/CD Duos- Música Brasileira para flauta e piano. 2014. Composição (estréia).

13.
CAREQA, C. ; FRIDMAN, A. L. ; BREIM, R. . Música 'Laser' /CD Ladeira da Memória. 2014. Arranjo.

14.
FRIDMAN, A. L.; OZZETTI, M. . 'Valsa para voar'/CD Duos-Música Brasileira para flauta e piano. 2014. Interpretação.

15.
CAREQA, C. ; FRIDMAN, A. L. . 'Estou cheio de arte'/ CD Alma Boa de lugar nenhum. 2011. Arranjo.

16.
FRIDMAN, A. L.. Ana Fridman e Caíto Marcondes. 2011. Interpretação.

17.
CAREQA, C. ; FRIDMAN, A. L. . Música 'Estou cheio de Arte'/CD Alma Boa de lugar nenhum. 2011. Interpretação.

18.
CAREQA, C. ; FRIDMAN, A. L. . Música 'Terno de Dama'/CD Alma Boa de Lugar Nenhum. 2011. Arranjo.

19.
CAREQA, C. ; FRIDMAN, A. L. . Música 'Terno de Dama'/CD Alma Boa de Lugar Nenhum. 2011. Interpretação.

20.
ASSIS, Gilberto ; FRIDMAN, A. L. . Chiquinha em Revista. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
FRIDMAN, A. L.. Notas de um sem tempo. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
TRAGTENBERG, L. ; FRIDMAN, A. L. . IV Jornada de Cinema Silencioso. 2010. Audiovisual.

23.
FRIDMAN, A. L.; ASSIS, Gilberto . Notas de um sem tempo. 2010. Registro Fonográfico.

24.
GONZAGA, C. ; ASSIS, Gilberto ; FRIDMAN, A. L. . CD Chiquinha em Revista. 2010. Registro Fonográfico.

25.
FRIDMAN, A. L.. CD 'Notas de um sem tempo'. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

26.
FRIDMAN, A. L.. CD 'Notas de um sem tempo'. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

27.
FRIDMAN, A. L.. CD 'Notas de um sem tempo'. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
FRIDMAN, A. L.; ASSIS, Gilberto . A Chiquinha que não tocou no rádio. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

29.
ASSIS, Gilberto ; FRIDMAN, A. L. . Arranjos para o CD. 2009. Arranjo.

30.
FRIDMAN, A. L.; REZENDE, L. ; FEFFER, R. . Arranjos e Composições para o espetáculo "Noé, Noé". 2008. Arranjo.

31.
FRIDMAN, A. L.; LEVY, Gabriel ; REZE,Sérgio . Projeto Música Inteligente. 2007. Interpretação.

32.
FRIDMAN, A. L.; CHECCHETTO, Mario ; FIGUEIREDO, Felipe ; QUEVEDO, Anderson ; MUNIZ, Leonardo . I Festival de Música Instrumental de Guarulhos. 2007. Interpretação.

33.
FRIDMAN, A. L.; ASSIS, Gilberto . Ritmos Brasileiros. 2007. Interpretação.

34.
FRIDMAN, A. L.; ASSIS, Gilberto ; LOPES,Vitor . Projeto Catarse. 2007. Interpretação.

35.
FRIDMAN, A. L.; Gilberto Assis . CD O tempo, a distância e a contradança. 2007. Registro Fonográfico.

36.
FRIDMAN, A. L.; ALTMAN, Ronen ; ASSIS, Gilberto ; REZE,Sérgio . Mostra Instrumental. 2006. Interpretação.

37.
FRIDMAN, A. L.; REZE,Sérgio . Projeto Jazz na Caixa. 2004. Interpretação.

38.
FRIDMAN, A. L.; ASSIS, Gilberto . Arranjos para o Cd "O Tempo, a Distância e a Contradança". 2004. Arranjo.

39.
Bertazzo, Ivaldo ; FRIDMAN, A. L. . Arranjos para o espetáculo. 2002. Arranjo.

40.
Bertazzo, Ivaldo ; BALEIRO, Zeca ; FRIDMAN, A. L. . Arranjos para o espetáculo "Mãe Gentil". 2000. Arranjo.

41.
Bertazzo, Ivaldo ; FRIDMAN, A. L. ; Quinteto Violado . Arranjos para o espetáculo "Além da linha d'agua". 1999. Arranjo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ASSIS, Gilberto ; FRIDMAN, A. L. . Chiquinha em Revista. 2009 (Registro de trabalho em CD, lançamento).

2.
FRIDMAN, A. L.; ASSIS, Gilberto . Notas de um sem tempo. 2009 (Registro de trabalho em CD, lançamento).

3.
FRIDMAN, A. L.. Andera. 2009.

4.
FRIDMAN, A. L.. Notas de um sem tempo. 2009.

5.
FRIDMAN, A. L.. Travessia. 2008.

6.
FRIDMAN, A. L.; ASSIS, Gilberto . O Tempo, a Distância e a Contradança. 2004 (Registro de trabalho em CD, lançamento).

7.
FRIDMAN, A. L.. Contradança. 2003.

8.
FRIDMAN, A. L.. Dança5. 2003.

9.
FRIDMAN, A. L.. Insônia. 2003.

10.
FRIDMAN, A. L.. Tango de Breque. 2003.

11.
FRIDMAN, A. L.. Licença Poética. 2003.

12.
FRIDMAN, A. L.. Assobiando com um sorvete de baunilha. 2003.

13.
FRIDMAN, A. L.. Passe a Pipoca. 2003.

14.
FRIDMAN, A. L.. Mind The Gap. 2002.

15.
FRIDMAN, A. L.. Folias Guanabaras/Trilha para Ivaldo Bertazzo. 2001.

16.
FRIDMAN, A. L.. Barco. 2001.

17.
FRIDMAN, A. L.. Tambor. 2000.

18.
FRIDMAN, A. L.. Can I Use Your Eraser?. 2000.

19.
FRIDMAN, A. L.. Torção/Trilha para Mãe Gentil/Ivaldo Bertazzo. 2000.

20.
FRIDMAN, A. L.. Ephemeral Storm. 2000.

21.
FRIDMAN, A. L.. Rush!Your Mother is Coming. 2000.

22.
FRIDMAN, A. L.. Sahara. 2000.

23.
FRIDMAN, A. L.. Speed Bumps Ahead. 2000.

24.
FRIDMAN, A. L.. Fresquinha. 1999.

25.
FRIDMAN, A. L.. Longe/Far Away. 1999.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NOGUEIRA, I. P.; DOMENICI, C. L.; SANTOS, R. A. T.; FRIDMAN, A. L.. Participação em banca de Jairo Batista da Silva. Músicas de Videogames para piano: memorial para preparação de um concerto. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
DOMENICI, C. L.; NOGUEIRA, I. P.; GERLING, C. M. P. C.; FRIDMAN, A. L.. Participação em banca de Mariana do Socorro da Silva Brito. A construção da performance das Seis Danças Rumenas de Béla Bartók. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
César Adriano Traldi; Daniel Luis Barreiro; FRIDMAN, ANA LUISA. Participação em banca de Katiane Cristine Faria da Cunha. Aspectos rítmicos no minimalismo: análise e elaboração de estudos com a utilizacão de improvisação. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
TRALDI, C.; FRIDMAN, A. L.; BARREIRO, D. L.. Participação em banca de Katiane Cristine Faria da Cunha. Aspectos rítmicos no minimalismo: Elaboração de exercícios a partir do procedimento de defasagem e processos aditivos. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RICARDO, P.; AGUIAR, J. B.; FRIDMAN, A. L.. Participação em banca de Anna Paula de Souza Perin."Mel e Sangue: ecos de Caio e Cazuza". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Escrita Criativa) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
ASSIS, Gilberto; FRIDMAN, A. L.. Participação em banca de Fernada Favaretto.Relações de Gênero na Canção Brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdades Santa Marcelina.

3.
Gilberto Assis; FRIDMAN, A. L.. Participação em banca de Leonardo Lopes Nicolosi de Melo.A Indústria Fonográfica dos anos 1970 e o fenômeno Secos e Molhados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdades Santa Marcelina.

4.
COSTA, Rogério L. M.; FRIDMAN, A. L.; CAMPESATO, L.. Participação em banca de Mariana Pasquero Torres Lima de Carvalho.Explorações de uma relação particular e de expansão com o piano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Musica) - Escola de Comunicações e Artes/USP.

5.
ZANATTA, L.; NOGUEIRA, I. P.; FRIDMAN, A. L.. Participação em banca de Stéfani Dartora.Projeto de Graduação em Música Popular/CD Spiegel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
ROSSI, D.; FRIDMAN, A. L.. Participação em banca de Ricardo de Souza Pesce.Forró: Património Cultural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdades Santa Marcelina.

7.
ASSIS, Gilberto; FRIDMAN, A. L.. Participação em banca de Iasmim Maria de Souza.Tom Jobim em sua fase pós Bossa Nova. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdades Santa Marcelina.

8.
Gilberto Assis; FRIDMAN, ANA LUISA. Participação em banca de Tânia Tenenholz Grinberg.Encontro de Mares: ? É doce morrer no mar?, de Dorival Caymmi, encontra ?Ija mia mi Kerida?, canção tradicional sefardita.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdades Santa Marcelina.

9.
Gilberto Assis; FRIDMAN, ANA LUISA. Participação em banca de Tamiris Soler Cercal.Rock Progressivo: processo, formação e influências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdades Santa Marcelina.

10.
Prof. Ms. Maria Paula Zurawsky; FRIDMAN, A. L.. Participação em banca de Fernanda Adjzen.O Movimento Corporal no cotidiano de crianças do 3º ano fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

11.
FRIDMAN, A. L.; ZURAWSKI, P.. Participação em banca de Emanuela Gonçalves Silva.Visões acerca do jogo simbólico em uma instituição infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOURA, P.; ASSIS, Gilberto; FRIDMAN, A. L.. Governo do Estado de Minas Gerais: Secretaria da Educação. 2015. Conservatórios de MG.

2.
MOURA, P.; FRIDMAN, A. L.; GERALDI, S.. Concurso Público da Fundação Clóvis Salgado. 2015. Fundação Clóvis Salgado.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PERFORMA - V Congresso da ABRAPEM. Cartas Sonoras para duas compositoras: relato de um processo criativo. 2017. (Congresso).

2.
XXVII Congresso da ANPPOM. Apresentação artística Cartas Sonoras para duas compositoras: improvisação livre. 2017. (Congresso).

3.
Performance Analysis: a bridge between Theory and Interpretation. Performing and improvising rhythmic structures. 2016. (Congresso).

4.
XXVI Congresso da ANPPOM. O ritmo como sistema evolutivo: o músico imerso em ciclos de percepção. 2016. (Congresso).

5.
12º Encuentro de Ciencias Cognitivas en la Musica. Processos sonoros em movimento Uma proposta de improvisação sob parâmetros rítmicos. 2015. (Congresso).

6.
Fórum IRCAM-Brasil 2015. Pianista no Concerto Final do Fórum IRCAM-Brasil 2015. 2015. (Congresso).

7.
XXV Congresso da ANPPOM. Parâmetros rítmicos e interfaces gestuais em ambientes de performance: desdobramentos de uma pesquisa concluída. 2015. (Congresso).

8.
Performa Clavis 2014. Apresentação de obra artística. 2014. (Congresso).

9.
X Simpósio de Cognição e Artes Musicais-SIMCAM. A Cognição em Ambientes de Performance. 2014. (Congresso).

10.
XXIV Congresso da ANPPOM. A diversidade a partir do diálogo com as músicas não ocidentais. 2014. (Congresso).

11.
XXII Congresso da ANPPOM. Improvisação sob parâmetros rítmicos.. 2013. (Congresso).

12.
37º Festival de Música da EMAC-UFG. Diálogos da música não ocidental com a performance: estudo de experiências prévias e propostas para a improvisação. 2012. (Congresso).

13.
VIII SIMCAM. Conexão corpo/instrumento na improvisação em compassos assimétricos: demonstração de workshops, na sessão de demonstração.. 2012. (Congresso).

14.
XXII Congresso da ANPPOM, Encontros de Investigação em Performance. Do corpo ao instrumento na improvisação em parâmetros rítmicos complexos: pesquisa aplicada na Guildhall School de Londres. 2012. (Congresso).

15.
PERFORMA'II: Encontros de Investigação e Performance. Body and music at the improvisation in asymmetric meters: a workshop in progress/Inside the sound: a path to improvisation with no borders.. 2011. (Congresso).

16.
XXI CONFAEB. Corpo e Improvisação em compassos assimétricos: uma abordagem multicultural. 2011. (Congresso).

17.
I congresso do SIMPOM. Música para todos os ouvidos: um estudo sobre a diversidade de linguagens aplicadas ao ensino musical. 2010. (Congresso).

18.
XX congresso da ANPPOM. Estruturas musicais extraídas da cultura não ocidental: ampliando os territórios de formação do músico do século 21. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thami Richeli Osório. Educação Musical: Propostas para pensar e agir nas escolas públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de São Paulo. Orientador: Ana Luisa Fridman.

2.
Luanna Chiarelli. O papel das Artes Visuais na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Orientador: Ana Luisa Fridman.

3.
Maialu Pereira Souto Correia. Propostas de Teca de Alencar na Educação Musical. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Orientador: Ana Luisa Fridman.

4.
Nathália de Araújo Barboza. Koellreuter e o panorama da música atual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Orientador: Ana Luisa Fridman.

Orientações de outra natureza
1.
Bernardo Saboya de Oliveira Smidt. Monitoria de Graduação na área de Percepção Musical. 2017. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Ana Luisa Fridman.

2.
Saulo Rodrigo Polleto. Monitoria de Graduação na área de Harmonia. 2017. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Ana Luisa Fridman.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/01/2019 às 22:39:42