Anderson Afonso da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3075769740449429
  • Última atualização do currículo em 02/05/2018


Professor de Matemática. Doutor em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação - PPGEM - da Universidade Estadual Paulista - Unesp de Rio Claro (2017). Realizou estágio de doutorado sanduíche no exterior durante o ano acadêmico de 2015/2016 na Pontificia Università Lateranense - PUL, em San Giovanni in Laterano, Roma. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Pesquisa em Educação Matemática com foco nos modos de produção de conhecimento e aprofundamento pedagógicos e teórico em Filosofia da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia; Práticas Pedagógicas e Antropologia Filosófica. Membro do Grupo de Pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática - FEM. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Afonso da Silva
Nome em citações bibliográficas
Afonso da Silva, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Avenida 24 - A
Bela Vista
13506900 - Rio Claro, SP - Brasil
Telefone: (19) 35269042
URL da Homepage: http://www.rc.unesp.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Produção do Conhecimento em Grupso de Pesquisa em Educação Matemática, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria Aparecida Viggiani Bicudo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática; Fenomenologia; Produção de Conhecimento.
2015 - 2016
Doutorado em Antropologia Filosófica.
Pontifícia Universidade Lateranense, PUL, Itália.
com período sanduíche em Pontifícia Universidade Lateranense (Orientador: Angela Ales Bello).
Título: A Produção do Conhecimento em Grupso de Pesquisa em Educação Matemática, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria Aparecida Viggiani Bicudo.
Coorientador: Angela Ales Bello.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Heloisa da Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Cotidiano; Professor de Matemática; Narrativas; História Oral; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2009
Graduação em Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.




Formação Complementar


2013
Língua Italiana. (Carga horária: 250h).
Sociedade Italiana Beneficiente, SIB, Brasil.
2012
Inglês. (Carga horária: 80h).
Centro de Idiomas Wizard, WIZARD, Brasil.
2015 - 2016
Corsi di Lingua e Cultura Italiana per stranieri. (Carga horária: 250h).
Università degli Studi di Perugia, UNIPG, Itália.
2015 - 2016
Estágio de doutoramento - CAPES/PDSE.
Pontificia Universitas Lateranensis, PUL, Itália.
2014 - 2015
Língua Inglesa. (Carga horária: 250h).
Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.
2011 - 2011
Inglês. (Carga horária: 80h).
Centro de Idiomas Wizard, WIZARD, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Municipal João Ruffino, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Graduação no País, Regime: De, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Graduação no País, Regime: De, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Aluno (mestrado), Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista (CNPq), Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exc, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2011 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro.

Atividade realizada
Atividades de Participação em Projeto.

Escola Estadual Prof. José Fernades, EEPJF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Escola Estadual Prof. José Cardoso, EEPJC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Atividades

2009 - 2009
Outras atividades técnico-científicas , CPAR, CPAR.

Atividade realizada
Programa Bolsa Permanência.
2009 - 2009
Outras atividades técnico-científicas , CPAR, CPAR.

Atividade realizada
Seminários em Tópicos de Matemática.
2008 - 2008
Extensão universitária , CPAR, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão: Incentivando Talentos em Matemática.
2008 - 2008
Outras atividades técnico-científicas , CPAR, CPAR.

Atividade realizada
Programa Bolsa Permanência.
2008 - 2008
Outras atividades técnico-científicas , CPAR, CPAR.

Atividade realizada
Programa Bolsa de Trabalho Interno no Laboratório de Informática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPAR.
2008 - 2008
Outras atividades técnico-científicas , CPAR, CPAR.

Atividade realizada
Seminários em Tópicos de Matemática.
2007 - 2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitor Voluntário de Ensino de Graduação na disciplina Fundamentos de Matemática Elementar
2007 - 2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitor Voluntário de Ensino de Graduação na disciplina Geometria Analítica
2007 - 2007
Outras atividades técnico-científicas , CPAR, CPAR.

Atividade realizada
Programa Bolsa de Trabalho Interno no Laboratório de Informática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPAR.

Centro Educacional Aprovado de Limeira LTDA - ME, CEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Centro de Estudos Integrados Caminho - ANGLO, CEIC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A compreensão e a produção da matemática ao se estar no ciberespaço e junto ao computador e outras mídias.
Descrição: A pergunta posta e perseguida no movimento da investigação é assim formulada ?Como se mostra a compreensão e a produção da matemática ao se estar no ciberespaço e junto ao computador e outras mídias?? Ela indica que se buscam pelos modos pelos quais a compreensão e a produção da matemática se mostram quando se está no ciberespaço e junto ao computador e outras mídias. Pela forma de sua expressão ―?como se mostra...? ela diz de uma atitude assumida em relação ao mundo e ao conhecimento, bem como à própria investigação. Ela já indica que não há uma hipótese de trabalho, ou de um problema posto e que aguarda solução. Mas ela anuncia que se busca por compreensões, clareando o que é indagado e que se revela em uma zona densa de discussões. No sentido da interrogação posta, outros matizes se manifestam acerca da incorporação da tecnologia na aprendizagem de matemática e em seu ensino. O conhecimento matemático a ser ensinado modifica-se ao se estar no ciberespaço e junto a outras mídias. Esta é uma pesquisa em Filosofia da Educação Matemática, donde nosso alvo é efetuar uma reflexão com base em uma análise crítica. Posto isso, é preciso que efetuemos estudos sobre o que está sendo realizado, tanto em termos de atividades, quanto de textos de autores significativos ao tema. Por ser abrangente, envolvemos muitos pesquisadores. Na íntegra, expomos abaixo, depois da apresentação da planilha de solicitação dos recursos que nos são necessários, o projeto na íntegra, contendo os objetivos gerais e os subprojetos, bem como as idéias que sustentam o proposto, os responsáveis respectivos, a metodologia que sustenta os procedimentos e a bibliografia inicial de suporte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (20) .
Integrantes: Anderson Afonso da Silva - Integrante / Maria Aparecida Viggiani Bicudo - Coordenador.
2010 - 2012
História Oral e Educação Matemática
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2008 - 2009
Programa Bolsa Permanência (Instrução de Serviço n. 209, de 15 de julho de 2008).
Descrição: Participação em atividades do projeto "Capacitação de Professores", desenvolvido pelo grupo de estudos:"Matemática e Educação"..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Incentivando Talentos em Matemática
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Pesquisa Qualitativa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino de Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Afonso da Silva, A.2016Afonso da Silva, A.; BICUDO, M. A. V. . The Production of Knowledge in Mathematics Education Research Groups in Brazil. Philosophy of Mathematics Education Journal, v. 31, p. 21, 2016.

2.
VENTURIN, J. A.2014VENTURIN, J. A. ; Afonso da Silva, A. . A Postura Fenomenológica nas Pesquisas em Educação Matemática. I Simpósio Educação Matemática em Debate, v. 1, p. 239-251, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VENTURIN, J. A. ; Afonso da Silva, A. . A Postura Fenomenológica nas Pesquisas em Educação Matemática. In: I Simpósio Educação Matemática em Debate, 2014, Joinville. I Educação Matemática em Debate, 2014. v. 1. p. 239-251.

2.
Afonso da Silva, A.. Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM, 2013, Curitiba - PR. Anais do XI ENEM, 2013.

3.
Afonso da Silva, A.. Narrativas de Três Professores de Matemática do Ensino Médio sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. In: XI Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM, 2012, São José do Rio Preto. Anais do XI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2012.

4.
Afonso da Silva, A.. Um Método de Pesquisa para a Análise de Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. In: XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM, 2012, Canoas - RS. Anais do XVI EBRAPEM, 2012.

5.
Afonso da Silva, A.. Narrativas de Três Professores de Matemática do Ensino Médio sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. In: VIII Simpósio Científico Cultura - lSciencult, 2012, Paranaiba - MS. Anais VIII Sciencult, 2012.

6.
Afonso da Silva, A.; Silva, H . Narrativa dos Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos na Escola. In: XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2011, Campina Grande - PB. Anais do XV EBRAPEM, 2011.

7.
Afonso da Silva, A.; SILVA, S. R. V. ; TIZZO, V. S. . LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: PROCESSO DE ESCOLHA E UTILIZAÇÃO.. In: X ENEM - X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador - BA. - Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010.

8.
Afonso da Silva, A.; Silva, H . SOBRE AS POTENCIALIDADES DE ATITUDES NA PRATICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: VII SCIENCULT - Simpósio Científico-Cultural, 2010, Paranaíba - MS. VII SCIENCULT - Simpósio Científico-Cultural: Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Paranaíba - MS : UEMS, 2010. v. Único. p. 86-86., 2010.

9.
Afonso da Silva, A.; TIZZO, V. S. ; SILVA, S. R. V. . CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: RAZÕES SOBRE DIFICULDADES. Paranaíba - MS. VI SCIENCULT - DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA. In: VI SCIENCULT, 2009, Paranaíba - MS. DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA, 2009.

10.
Afonso da Silva, A.; SILVA, D. G. . A IMPORTÂNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE ATITUDE FILOSÓFICA NOS DOCENTES DE MATEMÁTICA. In: V SCIENCULT, 2008, Paranaíba - MS. ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Afonso da Silva, A.; Heloisa da Silva . Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. In: Vigésima Reunião Latino Americana de Educação Matemática, 2012, Belo Horizonte - MG. Anais RELME 26, 2012.

2.
Afonso da Silva, A.. Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. In: Ghoem 10 anos: produções e perspectivas, 2012, Rio Claro - SP. Ghoem 10 anos: produções e perspectivas, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Afonso da Silva, A.. Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. In: XVII - EEncontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória - ES. XVII EBRAPEM, 2013. p. 146.

2.
Afonso da Silva, A.; Silva, H . Narrativa dos Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos na Escola. In: XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2011, Campina Grande - PB. Anais do XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Campina Grande : UEPB, 2011. v. 1. p. 1-1., 2011.

3.
Afonso da Silva, A.; SILVA, S. R. V. ; TIZZO, V. S. . LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: PROCESSO DE ESCOLHA E UTILIZAÇÃO.. In: X ENEM - X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador - BA. Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010.

4.
Afonso da Silva, A.; Silva, H . SOBRE AS POTENCIALIDADES DE ATITUDES NA PRATICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: VII SCIENCULT - Simpósio Científico-Cultural, 2010, Paranaíba - MS. VII SCIENCULT - Simpósio Científico-Cultural: Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Paranaíba - MS : UEMS, 2010. v. Único. p. 86-86., 2010.

5.
Afonso da Silva, A.; SILVA, S. R. V. ; TIZZO, V. S. . CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: RAZÕES SOBRE DIFICULDADES.. In: VI SCIENCULT, 2009, Paranaíba - MS. DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA, 2009.

6.
Afonso da Silva, A.; SILVA, D. G. . A IMPORTÂNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE ATITUDE FILOSÓFICA NOS DOCENTES DE MATEMÁTICA. In: V SCIENCULT, 2008, Paranaíba - MS. ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
Afonso da Silva, A.; BICUDO, M. A. V. . The production of knowledge in Mathmatics Education research groups in Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Afonso da Silva, A.. A produção do conhecimento em Educação Matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Afonso da Silva, A.. A Produção do Conhecimento em Educação Matemática em grupos de pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VENTURIN, J. A. ; Afonso da Silva, A. . A Postura Fenomenológica nas Pesquisas em Educação Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
Afonso da Silva, A.. A Produção do Conhecimento em Educação Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Afonso da Silva, A.. Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Afonso da Silva, A.. Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Afonso da Silva, A.. Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
Afonso da Silva, A.; Heloisa da Silva . Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Afonso da Silva, A.. Reflexões acerca de narrativas de professores de matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Afonso da Silva, A.. Narrativas de professores de Matemática sobre seus enfrentamentos cotidianos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Afonso da Silva, A.. Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Afonso da Silva, A.. Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Afonso da Silva, A.; SILVA, S. R. V. ; TIZZO, V. S. . LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: PROCESSO DE ESCOLHA E UTILIZAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Afonso da Silva, A.; SILVA, S. R. V. ; TIZZO, V. S. . O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E OS CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Afonso da Silva, A.. Projeto de Pesquisa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
Afonso da Silva, A.; SILVA, S. R. V. ; TIZZO, V. S. . CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: RAZÕES SOBRE DIFICULDADES.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Afonso da Silva, A.; SILVA, D. G. . A IMPORTÂNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE ATITUDE FILOSÓFICA NOS DOCENTES DE MATEMÁTICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Afonso da Silva, A.. PESSOA E COMUNIDADE. COMENTÁRIO: PSICOLOGIA E CIÊNCIA DO ESPÍRITO DE EDITH STEIN 2016 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Afonso da Silva, A.. Revisor técnico e Diagramação bolema n.44. 2013.

2.
Afonso da Silva, A.. Revisor técnico e Diagramação bolema n.45. 2013.

3.
Afonso da Silva, A.. Revisor técnico e Diagramação bolema n.47. 2013.

4.
Afonso da Silva, A.. Revisor técnico e Diagramação bolema n. 40. 2011.

5.
Afonso da Silva, A.. Revisor técnico e Diagramação bolema n. 39. 2011.

6.
Afonso da Silva, A.. Revisor técnico e Diagramação bolema n. 35A. 2010.

7.
Afonso da Silva, A.. Revisor técnico e Diagramação bolema n. 09. 2009.

8.
Afonso da Silva, A.. Programa Bolsa de Trabalho Interno no Laboratório de Informática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPAR. 2008.

9.
Afonso da Silva, A.. Programa Bolsa Permanência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPAR. 2008.

10.
Afonso da Silva, A.. Monitor Voluntário de Ensino de Graduação na disciplina Fundamentos de Matemática Elementar. 2007.

11.
Afonso da Silva, A.. Programa Bolsa de Trabalho Interno no Laboratório de Informática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPAR. 2007.

12.
Afonso da Silva, A.. Monitor Voluntário de Ensino de Graduação na disciplina Geometria Analítica. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
Afonso da Silva, A.. Introdução à História Oral. Enfrentamentos cotidianos de professores de matemática: reflexões sobre três narrativas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
L'ideia di Bildung in Edith Stein. Una mappa concettuale fra storia e trascendenza. 2016. (Seminário).

2.
Seminário avançado em Fenomenologia e Educação Matemática.Antropologia fenomenológica: a estrutura da pessoa humana e seus modos de associação. 2016. (Seminário).

3.
Edith Stein: un itinerario educativo per la formazione integrale dei giovani. Un confronto con le linee educative di Don Bosco. 2015. (Seminário).

4.
Il ruolo dell'arte nella formazione umana. 2015. (Seminário).

5.
Il ruolo della comunità e dello Stato nella formazione della persona. 2015. (Seminário).

6.
Impronta sociale e carattere individuale nella formazione della persona. 2015. (Seminário).

7.
Intenzionalità, libertà, comunità in Edmund Husserl e Edith Stein. 2015. (Seminário).

8.
L'idea di formazione e i fondamenti teoretici dell'opera di educazione sociale. 2015. (Seminário).

9.
La complessa struttura dell'essere umano fra determinismo e libertà in Edmund Husserl e Edith Stein. 2015. (Seminário).

10.
La formazione intellettuale e spirituale dell'essere umano. 2015. (Seminário).

11.
Libero arbitrio o evoluzione creatrice? La "fenomenologia"di Henry Bergson e di Edith Stein. 2015. (Seminário).

12.
Psicologia e pedagogia: fenomenologia di un incontr-scontro. 2015. (Seminário).

13.
Sulla formazione dei giovani cattolici. 2015. (Seminário).

14.
Curso Temático.Aprenda Pesquisar e Normalizar Trabalhos Acadêmicos. 2013. (Outra).

15.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2013. (Seminário).

16.
XVII - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2013. (Encontro).

17.
Apresentação de pesquisa - JORNADA ACADÊMICA.Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2012. (Seminário).

18.
Atividade Inaugural.Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2012. (Encontro).

19.
Atividade Inaugural II - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. 2012. (Encontro).

20.
Ciclo de seminários História Oral e Educação Matemática.Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2012. (Outra).

21.
Fenomenologia e Psicologia em Edmund Husserl e Edith Stein: Psicopatologia e Psicologia Clínica. 2012. (Outra).

22.
Ghoem 10 anos: produções e perspectivas.Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2012. (Outra).

23.
Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática 20 anos de Hie História. 2012. (Seminário).

24.
Vigésima Reunião Latino Americana de Educação Matemática. Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2012. (Congresso).

25.
XI Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM. 2012. (Encontro).

26.
XI Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM.Narrativas de Três Professores de Matemática do Ensino Médio sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2012. (Encontro).

27.
XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Um Método de Pesquisa para a Análise de Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2012. (Encontro).

28.
XVI Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2012. (Encontro).

29.
Ciclo de seminários História Oral e Educação Matemática.Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2011. (Seminário).

30.
EVENTO PESQUISA: Os Parâmetros Balizadores da Pesquisa no Brasil. 2011. (Outra).

31.
XIV Conferência Interna do GPIMEM. 2011. (Outra).

32.
XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação.Narrativa dos Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos na Escola. 2011. (Encontro).

33.
Atividade Inaugural. 2010. (Encontro).

34.
Ciclo de seminários História Oral e Educação Matemática.SOBRE AS POTENCIALIDADES DE ATITUDES FILOSÓFICAS NA PRATICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2010. (Seminário).

35.
Ciclo de seminários História Oral e Educação Matemática.Narrativas de Professores de Matemática sobre seus Enfrentamentos Cotidianos. 2010. (Outra).

36.
Maria Aparacida Viggiani Bicudo: Professora, Pesquisadora e Gestora. 2010. (Outra).

37.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E OS CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS. 2010. (Encontro).

38.
IV Semana da Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Paranaíba - MS. 2009. (Outra).

39.
VI Simpósio Científico Cultural.O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E OS CONTEÚDOS DOS LIVROS DIDÁTICOS.. 2009. (Simpósio).

40.
XIII Encontro Brasileiro de Esudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2009. (Encontro).

41.
I Colóquio de Educação Matemática Inclusiva. 2008. (Outra).

42.
IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2008. (Outra).

43.
VII Jornada do Núcleo de Ensino de Marilia. 2008. (Outra).

44.
V Simpósio Científico Cultural.A IMPORTÂNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE ATITUDE FILOSÓFICA NOS DOCENTES DE MATEMÁTICA. 2008. (Simpósio).

45.
III Semana da Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Paranaíba. 2007. (Outra).

46.
Palestra: Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais. 2007. (Outra).

47.
Palestra: Introdução à Lógica Elementar. 2007. (Outra).

48.
Palestra: Uma análise da prática docente em Educação Matematica. 2007. (Outra).

49.
II Semana da Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Paranaíba. 2006. (Outra).

50.
III Semana da Matematica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Afonso da Silva, A.. Atividade Inaugural - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. 2012. (Outro).

2.
Afonso da Silva, A.. Atividade Inaugural II - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. 2012. (Outro).

3.
Afonso da Silva, A.. GHOEM 10 anos: Produções e Perspectivas. 2012. (Outro).

4.
Afonso da Silva, A.. IV Semana da Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Paranaíba - MS. 2009. (Outro).

5.
Afonso da Silva, A.. III Semana da Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Paranaíba - MS. 2007. (Outro).

6.
Afonso da Silva, A.. II Semana da Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Paranaíba - MS. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Maria Aparecida Viggiani Bicudo. A Produção de Conhecimento em Educação Matemática. Início: 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Orientador).



Outras informações relevantes


Durante junho de 2013 à julho de 2014 foi representante Discente (RD) do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM da UNESP/Rio Claro - SP.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:31:00