Luciana Cristina Vitorino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5992494620867841
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


É doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com estudos desenvolvidos na área de Filogeografia de espécies arbóreas neotropicais (Bolsista FAPEG/CNPQ - 2013 a 2016), abordando aspectos de paleodistribuição. É Mestre em Ciências Agrárias pelo IF Goiano - Campus Rio Verde (Bolsista FAPEG - 2009 a 2011), com trabalhos relacionados a traços funcionais de microrganismos endofíticos isolados de espécies nativas do bioma Cerrado, como promoção do crescimento vegetal e elicitação à síntese de biomoléculas. Atualmente é professora do quadro permanente do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde e orienta no programa de pós-graduação em Biodiversidade e Conservação. Tem experiência na área de Microbiologia Aplicada, com ênfase em Relação Planta-Microrganismo (resposta metabólica de plantas ao endofitismo e antagonismo de micro-organismos endofíticos e/ou rizosféricos a fitopatógenos) e na área de Filogeografia, relacionando aspectos da diversidade genética de plantas a respostas das populações às alterações climáticas ocorridas no Quaternário. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Cristina Vitorino
Nome em citações bibliográficas
Luciana Cristina Vitorino;VITORINO, L. C.;LUCIANA CRISTINA VITORINO;LUCIANA CRISTINA VITORINO, , NULL;VITORINO, LUCIANA CRISTINA;VITORINO, LUCIANA C.;VITORINO, LUCIANA C;VITORINO, LUCIANA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde.
Rodovia Sul Goiana, Km 01
Zona Rural
75901-970 - Rio Verde, GO - Brasil
Telefone: (64) 36205600
URL da Homepage: http://rioverde.ifgoiano.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: FILOGEOGRAFIA E HISTÓRIA DEMOGRÁFICA DE Tabebuia serratifolia E Tabebuia ochracea (BIGNONIACEAE), DUAS ESPÉCIES ARBÓREAS NEOTROPICAIS, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Rosane Garcia Collevatti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Biogeografia; DNA cloroplastidial; ITS; Paleodistribuição; Quaternário.
Grande área: Ciências Biológicas
2009 - 2011
Mestrado em Ciências Agrárias.
Instituto Federal Goiano campus Rio Verde, IFGOIANO, Brasil.
Título: CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE ENDOFÍTICA RADICULAR DE Hyptis marrubioides Epling, POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO E PERFIL QUÍMICO INDUZIDO POR ESSA COMUNIDADE EM PLÂNTULAS MICROPROPAGADAS,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Fabiano Guimarães silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG, Brasil.
2004 - 2005
Especialização em Biotecnologia. (Carga Horária: 435h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: A Utilização de Microssatélites na Conservação da Biodiversidade.
Orientador: Antônio Chalfun Junior.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa, FAEPE, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Ciências Biológicas.
centro de ensino superior de uberaba, CESUBE, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Municipal de Ensino Superior, FUMESU, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2004
Extensão universitária em curso de Extensão em Biogeografia e Sistemática Fi. (Carga horária: 48h).
centro de ensino superior de uberaba, CESUBE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado


Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde, IFGOIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora responsável pelas disciplinas de Microbiologia: Curso Superior de Biologia; Bioquímica: Curso Superior de Biologia e Curso Superior de Engenharia de Alimentos.

Atividades

01/2011 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica
Microbiologia

Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, IFET URUTAÍ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Semestre 01 de 2009: professora responsável pelas disciplinas de Genética: Curso Superior de Agronomia; Biologia Celular: Curso Superior de Agronomia e Ecotoxicologia: Curso Superior de Gestão Ambiental. Sementre 02 de 2009: professora responsável pela disciplina de Biotecnologia: Curso de Tecnologia em Alimentos. Semestre 01 de 2010: professora responsável pela disciplina de Fisiologia Vegetal: Curso Superior de Biologia, Curso Superior de Agronomia e Curso Superior de Zootecnia.


Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Semestre 01 de 2006: professora responsável pela disciplina de Biologia Celular: Curso Superior de Zootecnia. Semestre 02 de 2006: professora responsável pelas disciplinas de Biologia Celular: Curso Superior de Zootecnia; Ecologia: Curso Superior de Zootecnia e Curso Superior de Gestão Ambiental. Semestre 01 de 2007: professora responsável pelas disciplinas de Biologia Celular: Curso Superior de Zootecnia e Microbiologia: Curso de Tecnologia em Alimentos. Semestre 02 de 2007: professora responsável pela disciplina de Microbiologia: Curso Superior de Gestão Ambiental.


Escola Estadual paulo José Derenusson, *, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Outras informações
Atuação como professor das disciplinas de Biologia (nível médio), e Biologia (nível pré-vestibular).


escola Estadual geraldino Rodrigues da Cunha, **, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Outras informações
Atuação como Professor de Ciências (nível básico) e Biologia (nível médio).



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Diversidade genética e atividade antagonista das comunidades endofíticas e rizosféricas de Hymenaea courbaril em diferentes fitofisionomias brasileiras
Descrição: Este projeto visa caracterizar a diversidade em comunidades endofíticas e rizosféricas de Hymenaea courbaril amostradas em diferentes fitofisionomias brasileiras. Nós esperamos com isso descrever a influência de fatores edafoclimáticos sobre o estabelecimento dessas comunidades. Além disso, avaliaremos a atividade antagonista dos isolados frente a fitopatógenos, visando a prospecção de biomoléculas de interesse..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Cristina Vitorino - Coordenador / Layara Alexandre Bessa - Integrante / Leciane Karita de Oliveira - Integrante / Bárbara Gonçalves Cruvinel - Integrante / Tainara de Sousa Antunes - Integrante / Andressa Mendes de Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
2015 - 2017
Desenvolvimento e divulgação de boletim técnico dos sintomas de deficiência de macro e micronutrientes para frutíferas nativas do Cerrado
Descrição: Elaboração boletim técnico com as respectivas deficiências nutricionais (N, P, K, Mg, Ca, S, Fe, Cu, Zn, B, Mn, e Mo) de fácil linguagem que possa auxiliar aos produtores rurais e viveiristas na produção de mudas de cagaita e caju-de-árvore-do-cerrado. -Desenvolvimento uma metodologia para caracterização e diagnose do estado nutricional de frutíferas nativas que atendam a perspectiva do mercado consumidor. - Criação um site (homepage) para divulgação e venda das mudas nutridas e ainda uma página com dicas importantes para produção de mudas de espécies nativas do cerrado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Luciana Cristina Vitorino - Integrante / Marialva Alvarenga Moreira - Integrante / Layara Alexandre Bessa - Coordenador / Paulo Dornelles - Integrante / FABIANO GUIMARÃES SILVA - Integrante / Cassia Lino Rodrigues - Integrante / Douglas Almeida Rodrigues - Integrante / Yasmin Giovanna Santos Carvalho - Integrante / Daniele Nogueira dos reis - Integrante / Suzane Suemy do Carmo Iwata - Integrante / Lucilene Bueno Borges de Almeida - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2016
Estrutura genética e filogeografia de tabebuia ochracea e tabebuia serratifolia (Bignoniaceae) no bioma Cerrado
Descrição: Este projeto visa a obtenção de estimativas de diversidade genética para populações neotropicais de T. ochracea e T. serratifolia. Obteremos dados de estrutura genética das diversas populações. Também obteremos dados de distribuição dessas espécies na região neotropical e modelaremos sua distribuição para o LGM e Holoceno médio. Testes de hipóteses nos auxiliarão a compreender a dinâmica das populações dessas espécies durante o LGM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Cristina Vitorino - Coordenador / Rosane Garcia Collevatti - Integrante / Thamara Nascimento Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
CRIOPRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BANCOS DE GERMOPLASMA IN VIVO DE ESPÉCIES NATIVAS DO CERRADO COM POTENCIAL FRUTÍFERO E MEDICINAL
Descrição: Os bancos de germoplasma são definidos como unidades conservadoras de material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro, onde não ocorre o descarte de acessos, o que os diferencia das coleções de trabalho, que são aquelas em que se elimina o que não interessa ao melhoramento genético. Podem ser classificados em bancos de base ou em bancos ativos. Os primeiros são aqueles em que se conserva o germoplasma em câmaras frias (conservação de 1ºC até -20ºC), in vitro (conservação de partes vegetais em meio de cultura de crescimento) ou em criopreservação (conservação em nitrogênio líquido a -196ºC), por longos prazos, podendo até mesmo ficar longe do local de trabalho do melhorista genético. Este projeto tem como objetivo: 1) Avaliar o teor de água limite (TULC) e a melhor forma de descongelamento para a criopreservação das sementes de caju-de-arvore-do-cerrado (Anacardium othonianum Rizz), Caju-rasteiro (Anacardium pumilum Walp.), Cajuzinho-do-Cerrado (Anacardium humile St. Hil.) e Croada (Mouriri elliptica ; 2) Avaliar o ambiente e período adequado para o armazenamento das sementes das espécies descritas acima; 3) Manter a ampliar os Bancos Ativo de Germoplasma (BAG) de nativas do cerrado do IF Goiano – Campus Rio Verde e da Cooperativa Agroindustrial dos produtores Rurais do Sudoeste Goiano Ltda (COMIGO), localizados nas Fazendas Florestal I e II; 4) Avaliar o crescimento e comportamento fenológico de 19 espécies nos BAG do IF Goiano e COMIGO: Cajazinho do cerrado (Spondias mombin L.), Curriola [Pouteria ramiflora (Mart.) Radlk.], Guapeva (Pouteria gardneriana (A. DC.) Radlk.), Caju-de-árvore-do-cerrado (Anacardium othonianum Rizz.); Quina (Strychnos pseudoquina A. St. Hil.); Murici (Byrsonima verbascifolia); Macaúba (Acrocomia aculeata); Babaçu (Orbignya phalerata); Tucumã-de-Goiás (Astrocaryum huaimi Mart.), Guariroba (Syagrus oleracea Becc); Pequi (Caryocar brasiliense Camb.); Gabiroba (Campomanesia cambessedeana Berg.); Caju-rasteiro (A. pumilum.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciana Cristina Vitorino - Coordenador / Paulo Dornelles - Integrante / Michellia Pereira Soares - Integrante / JULIANA DE FÁTIMA SALES - Integrante / FLÁVIA DIONÍSIO PEREIRA - Integrante / CARLOS CESAR EVANGELISTA DE MENEZES - Integrante / FABIANO GUIMARÃES SILVA - Integrante / AURÉLIO RÚBIO NETO - Integrante / EDÉSIO FIALHO DOS REIS - Integrante / SILVIA CORREA SANTOS - Integrante / JOÃO DAS GRAÇAS SANTANA - Integrante / EDUARDO MOURA VIEIRA - Integrante / ANDRÉ LUIZ MONTES - Integrante / AILDO PEREIRA DA SILVA - Integrante / PAULO DE SOUZA BARROS - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Padrões geográficos da variação genética em espécies dos gêneros Tabebuia e Handroanthus (Bignoniaceae): Fatores Históricos e Fragmentação atual das Florestas Estacionais e do cerrado sensu stricto
Descrição: Corresponde ao projeto de bolsa PQ. O objetivo é estudar os padrões geográficos e filogeográficos de espécies de árvores do Cerrado do gênero Handroanthus e Tabebuia (Bignoniaceae), baseado na variação genética neutra, contribuindo para o melhor entendimento dos padrões e processos relacionados à origem, evolução e manutenção da Biodiversidade do Cerrado, contribuíndo para o melhor entendimento dos efeitos da fragmentação nas espécies e no Cerrado e dando subsídios para a conservação das espécies e da formação vegetal na qual estão inseridas, bem como para a definição de estratégias de conservação ex situ e pré-melhoramento de recursos genéticos. Sendo assim, foram escolhidas como espécies-alvo, árvores de ampla distribuição geográfica no Centro-Oeste, de importante interesse econômico no Brasil Central (madeira,), Tabebuia aurea, Handroanthus impetiginosus, H. roseo-albus, H. ochraceus, H. serratifolius. Neste sentido, esta proposta irá tanto gerar resultados de novo para algumas espécies, T. aurea, quanto concatenar dados que já foram gerados ou estão sendo gerados por outros projetos em andamento (coordenados pela proponente), no sentido de buscar padrões geográficos e filogeográficos para entender a origem, evolução e manutenção da Biodiversidade no Cerrado. A concatenação dos dados permitirá, também, criar um banco de dados único que integrará também os projetos da Rede GENPAC (Pro-Centro Oeste, MCT/CNPq/FAPEG), relacionado à variabilidade genética neutra e adaptativa de árvores do Cerrado e o Projeto Pronex Núcleo de Excelência em Genética e Conservação de espécies do Cerrado ? GeCER (CNPq/FAPEG). Além disto, irá proporcionar a formação de recursos humanos, tanto de iniciação científica quanto de Pós-graduação, colaborando para o aumento do conhecimento científico sobre as espécies e o Bioma na qual estão inseridas e gerando conhecimento e ferramentas que serão utilizados na presente proposta. Dessa forma, esta proposta dará continuidade as linhas de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Cristina Vitorino - Integrante / Rosane Garcia Collevatti - Coordenador / Suelen Gonçalves Rabelo - Integrante / Advaldo C Souza-Neto - Integrante / Fernanda Fraga Rosa - Integrante / Carla T Faleiro - Integrante / Levi Carina Terribile - Integrante / Matheus S Lima-Ribeiro - Integrante / JOSE ALEXANDRE FELIZOLA Diniz-Filho - Integrante / Warita Alves de Melo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - 2013
PRODUÇÃO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS IN VITRO INDUZIDO PELADOFÍTICA RADICULAR EM PLÂNTULAS MICROPROPAGADAS DE CAJU DE ÁRVORE DO CERRADO (Anacardium othonianum Rizz)
Descrição: Esta proposta faz parte de um projeto maior da Rede de Biotecnologia para uso sustentável de recursos naturais e bioprospecção de bioprodutos e desenvolvimento de bioprocessos a partir dos biomas Pantanal e Cerrado com impacto farmacêutico e agronômico, que envolve a participação de pesquisadores da UFMT, UNIFRAN, UFG/campus Avançado de Jataí e IFGoiano Campus de Rio Verde. O Laboratório de Cultura de Tecidos do IFGoiano - Campus Rio Verde, possui como prioridade realizar pesquisas sobre a propagação de espécies nativas com potencial alimentar (frutíferas) e medicinal. Neste sentido, além de estudos sobre métodos de propagação vegetativa (estaquia) e via cultura de tecidos, são realizados estudos sobre substratos na produção de mudas destas espécies, inclusive envolvendo microrganismos promotores de crescimento, como os que sintetizam auxinas e solibilizadores de fosfato de cálcio e fosfato de ferro. Realizamos também estudos sobre o metabolismo secundário, visto que se trata de espécies utilizadas também como medicinal e existe uma estreita relação entre microrganismos e metabolismo secundário. A presente proposta se propõe a isolar os microrganismos endofíticos das raízes de Caju de árvore do cerrado (Anacardium othonianum Rizz) e avaliar o potencial biotecnológico desses microrganismos quanto à capacidade de solubilizar fosfato de cálcio e fosfato de ferro, bem como de sintetizar ácido indolacético in vitro, visando futuros estudos sobre a produção de mudas in vivo e in vitro desta espécie. Terá também por objetivo, avaliar o efeito indutivo de alguns desses endofíticos sobre o metabolismo secundário de plântulas de Caju de árvore do cerrado (Anacardium othonianum Rizz)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Cristina Vitorino - Integrante / Fabiano Guimarães Silva - Coordenador / Flávia Donísio Pereira - Integrante / Aurélio Rúbio Neto - Integrante / Sebastião Carvalho Vasconcelos Filho - Integrante / Edson Luiz Souchie - Integrante / Juliana Silva Rodrigues Cabral - Integrante / Paula Sperotto Alberto - Integrante / Layara Alexandre Bessa - Integrante / Ana Helena Januário - Integrante / Marcos Antonio Soares - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2015
CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA E COMPORTAMENTO FENOLÓGICO, GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES FRUTÍFERAS NATIVAS DO BIOMA CERRADO NO ESTADO DE GOIÁS - BRASIL
Descrição: O projeto pretende marcar plantas de espécies nativas em áreas de cerrado, bem como promover um acompanhamento periódico dessas espécies, na tentativa de descrever seu comportamento fenológico. Serão coletadas sementes dessas plantas para que mecanismos relacionados à sua germinação sejam elucidados, no sentido de viabilizar a produção de mudas dessas nativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Luciana Cristina Vitorino - Coordenador / Fabiano Guimarães Silva - Integrante / Juliana de Fátima Sales - Integrante / Flávia Donísio Pereira - Integrante / Miclhellia Pereira Soares - Integrante / Sebastião Carvalho Vasconcelos Filho - Integrante / Alan Carlos Costa - Integrante / Marialva Alvarenga Moreira - Integrante / Osvaldo Resende - Integrante / Edson Luiz Souchie - Integrante / Juliana Silva Rodrigues Cabral - Integrante / Paula Sperotto Alberto - Integrante / Layara Alexandre Bessa - Integrante / Mariluza Silva Leite - Integrante / Cíntia de Oliveira Martendal - Integrante / Paulo Dornelles - Integrante.Financiador(es): Conselho nacional de Deasenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2013
DETERMINAÇÃO DE FATORES LIMITANTES AO DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROPAGAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO EM CAMPO DE ESPÉCIES FRUTÍFERAS NATIVAS DO CERRADO GOIANO
Descrição: Esta proposta visa o desenvolvimento de sistemas de produção de mudas de espécies frutíferas nativas do cerrado, via micropropagação, bem como conhecer o desenvolvimento destas em ambientes cultivados. Em parceria com o Centro Tecnológico da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), o Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano-Campus Rio Verde está estudando in vitro as espécies Guapeva (Pouteria gardneriana Radlk), Caju-de-arvore-do-cerrado (Anacardium othonianum Rizz), Murici (Byrsonima verbascifolia Rich), Croada (Mouriri elliptica Mart) e Cagaita (Eugenia dysenterica DC). Para o acompanhamento do crescimento em condições de campo, além das espécies citadas acima, as espécies Quina (Strychnos pseudoquina A. St. Hil.), Macaúba (Acrocomia aculeata), Babaçu (Orbignya phalerata), Tucumã-de-Goiás (Astrocaryum huaimi Mart.), Guariroba (Syagrus oleracea Becc), Pequi (Caryocar brasiliense Camb.), Gabiroba (Campomanesia cambessedeana Berg.), Caju-rasteiro (Anacardium pumilum Walp.), Cajuzinho-do-Cerrado (Anacardium humile St. Hil.), Croada (Mouriri elliptica MART) e Mama-cadela (Brosimum gaudichaudii Tréc.), também constituem espécies que potencialmente serão exploradas neste projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luciana Cristina Vitorino - Integrante / Fabiano Guimarães Silva - Integrante / Juliana de Fátima Sales - Integrante / Flávia Donísio Pereira - Integrante / Aurélio Rúbio Neto - Integrante / Carlos César Evangelista de Menezes - Coordenador / Victor Alves Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: PlosOne
2018 - Atual
Periódico: Journal of Advances in Microbiology


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Microbiologia Agrícola.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VITORINO, LUCIANA CRISTINA2018 VITORINO, LUCIANA CRISTINA; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS S ; TERRIBILE, LEVI CARINA ; COLLEVATTI, ROSANE G . Demographical expansion of Handroanthus ochraceus in the Cerrado during the Quaternary: implications for the genetic diversity of Neotropical trees. BIOLOGICAL JOURNAL OF THE LINNEAN SOCIETY, v. 1, p. 1-17, 2018.

2.
DA SILVA, CINTIA FARIA2018DA SILVA, CINTIA FARIA ; VITORINO, LUCIANA CRISTINA ; SOARES, MARCOS ANTÔNIO ; SOUCHIE, EDSON LUIZ . Multifunctional potential of endophytic and rhizospheric microbial isolates associated with Butia purpurascens roots for promoting plant growth. ANTONIE VAN LEEUWENHOEK INTERNATIONAL JOURNAL OF GENERAL AND MOLECULAR MICROBIOLOGY, v. 1, p. 1-18, 2018.

3.
VITORINO, LUCIANA2018 VITORINO, LUCIANA; BESSA, LAYARA . Microbial Diversity: The Gap between the Estimated and the Known. DIVERSITY, v. 10, p. 46-29, 2018.

4.
COLLEVATTI, ROSANE G2018COLLEVATTI, ROSANE G ; RODRIGUES, EDUARDO E ; VITORINO, LUCIANA C ; LIMA-RIBEIRO, MATHEUS S ; CHAVES, LÁZARO J ; TELLES, MARIANA P C . Unravelling the genetic differentiation among varieties of the Neotropical savanna tree Hancornia speciosa Gomes. ANNALS OF BOTANY, v. 1, p. mcy060, 2018.

5.
VITORINO, LUCIANA C.2017 VITORINO, LUCIANA C.; BESSA, LAYARA A. . Technological Microbiology: Development and Applications. Frontiers in Microbiology, v. 8, p. 1-23, 2017.

6.
BESSA, LAYARA A.2017BESSA, LAYARA A. ; MOREIRA, MARIALVA A. ; SILVA, FABIANO G. ; VITORINO, LUCIANA C. ; RODRIGUES, C'SSIA L. ; FILHO, SEBASTI'O C. V. . Morphoanatomical characteristics of leaves of Anacardium othonianum seedlings subjected to different nitrogen doses under hydroponic conditions. AUSTRALIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 1, p. 1, 2017.

7.
MOURA, LIGIA CAMPOS2016MOURA, LIGIA CAMPOS ; VITORINO, LUCIANA CRISTINA ; MEGGUER, CLARICE APARECIDA ; SILVA, MARCO ANTÔNIO PEREIRA DA ; OLIVEIRA, KÊNIA BORGES DE ; FURTADO, DIOGO CUNHA ; SILVA, NELMÍCIO FURTADO DA . Influence of refrigeration and cassava starch biofilm use on enzymatic browning in mangaba fruit (Hancornia speciosa). Científica (Jaboticabal. Online), v. 44, p. 131-137, 2016.

8.
Bessa, L.A.2016Bessa, L.A. ; Moreira, M.A. ; SILVA, F. G. ; MOTA, C. S. ; VITORINO, L. C. . Growth, nutrient concentration and principal component analysis of Cagaita (Eugenia dysenterica DC.) seedlings grown in nutrient solution. AUST J CROP SCI, v. 10, p. 425-433, 2016.

9.
VITORINO, L. C.2016 VITORINO, L. C.; COLLEVATTI, R. G. ; Lima-Ribeiro, M.S. ; Terribile, L.C. . Demographical history and palaeodistribution modelling show range shift towards Amazon Basin for a Neotropical tree species in the LGM. BMC Evolutionary Biology (Online), v. 16, p. 1-15, 2016.

10.
VITORINO, L. C.2016VITORINO, L. C.; Bessa, L.A. ; CARVALHO, L. G. ; SILVA, F. G. . Growth promotion mediated by endophytic fungi in cloned seedlings of Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla hybrids. AFRICAN JOURNAL OF BIOTECHNOLOGY, v. 15, p. 2729-2738, 2016.

11.
LOPES, A. M.2016LOPES, A. M. ; VITORINO, L. C. ; CASTRO, C. F. S. ; NASCIMENTO, J. P. L. ; Souchie, E.L. . Primeiro relato da ocorrência de Paecilomyces formosus e Paecilomyces parvisporus no Brasil. Revista Brasileira de Biociências (Online), v. 14, p. 215-224, 2016.

12.
VITORINO, L. C.2014VITORINO, L. C.; MOURA, L. C. ; MEGGUER, C. ; OLIVEIRA, K. B. ; FURTADO, D. C. . INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO SOBRE A ATIVIDADE DE ENZIMAS OXIDATIVAS EM Hancornia speciosa GOMES. Agrotrópica, v. 26, p. 149-156, 2014.

13.
VITORINO, L. C.2013VITORINO, L. C.; OLIVEIRA, K. B. ; MOURA, L. C. ; FURTADO, D. C. . Eficiência de sanitizantes no controle microbiano da couve (Brassica oleracea L.) minimamente processada, em função do tempo de armazenamento. Enciclopédia Biosfera, v. 9, p. 965-978, 2013.

14.
VITORINO, L. C.2013VITORINO, L. C.; SILVA, F. G. ; LIMA, W.C. ; SOARES, M. A. ; PEDROSO, R. C. N. ; SILVA, M. R. ; DIAS, H. J. ; CROTTI, A. E. M. ; SILVA, M. L. A. E. ; CUNHA, W. R. ; PAULETTI, P. M. ; JANUARIO, A. H. . Metabolic response induced by endophytic fungi and bacteria in H. marrubioides Epling in vitro microplants. QUIMICA NOVA, v. 36, p. 1014-1020, 2013.

15.
VITORINO, L. C.2012VITORINO, L. C.; SILVA, F.G. ; SOARES, M. A. ; Souchie, E.L. ; Costa, A.C. ; LIMA, W.C. . Solubilization of calcium and iron phosphate and in vitro production of Indoleacetic acid by Endophytic isolates of Hyptis marrubioides Epling (Lamiaceae). INTERNATIONAL RESEARCH JOURNAL OF BIOTECHNOLOGY, v. 3, p. 47-54, 2012.

16.
MEDEIROS, M. A. S.2012MEDEIROS, M. A. S. ; LIMA, J. S. ; FERREIRA, N. S. ; VITORINO, L. C. ; SOARES, M. P. . Qualidade microbiológica do ar em ambientes de uma instituição de ensino do sudoeste goiano. Global Science and Technology, v. 05, p. 36-46, 2012.

17.
LUCIANA CRISTINA VITORINO, , NULL2012LUCIANA CRISTINA VITORINO, , NULL. The isolation and characterization of endophytic microorganisms from Hyptis marrubioides Epling roots. AFRICAN JOURNAL OF BIOTECHNOLOGY, v. 11, p. 12766-12772, 2012.

18.
VITORINO, L. C.2011VITORINO, L. C.; Pereira, K. C. . Avaliação da dispersão de Staphylococcus aureus para a atmosfera, por meio de lagoa de oxidação do IFGoiano ? Campus Urutaí-GO. Enciclopédia Biosfera, v. 7, p. 1/12-8, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VITORINO, L. C.. Biorreguladores vegetais : uma tecnologia a serviço da produtividade. Coopercitrus - Revista Agropecuária, Bebedouro - SP, p. 08 - 11, 01 jun. 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, D. C. V. ; Bessa, L.A. ; VITORINO, L. C. ; BORGES, N. M. S. . A OMISSÃO DE MACRONUTRIENTES AFETA O BALANÇO NUTRICIONAL EM MUDAS DE EUGENIA DYSENTERICA DC.. In: Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Goiano, Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Verde e Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação do IF Goiano, 2018, Rio Verde. Anais do Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Goiano, Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Verde e Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação do IF Goiano. Rio Verde: Even3, 2018.

2.
CRUVINEL, B. G. ; Bessa, L.A. ; VITORINO, L. C. ; SILVA, FABIANO G. . CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO DE MUDAS DE ANACARDIUM OTHONIANUM RIZZ. INFLUENCIADAS POR DOSES DE NITROGÊNIO EM CULTIVO HIDROPÔNICO. In: Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Goiano, 2017, Urutaí. Anais do Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Goiano, 2017. v. 6. p. 1-3.

3.
SOARES, L. F. B. ; VITORINO, L. C. ; CARVALHO, Y. G. S. ; Bessa, L.A. ; SOUZA, U. J. B. . INFLUÊNCIA DO TAMANHO AMOSTRAL SOBRE ESTIMATIVAS DE DIVERSIDADE GENÉTICA EM POPULAÇÕES DE PLANTAS. In: Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Goiano, 2017, Urutaí. Anais do Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Goiano, 2017. v. 6. p. 1-3.

4.
ARAUJO, E. L. S. ; Bessa, L.A. ; VITORINO, L. C. ; REIS, D. N. ; SILVA, F. G. ; FERREIRA, P. . TEOR DE PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS EM MUDAS DE Eugenia desynterica (DC.) SOB DEFICIÊNCIA DE MICRONUTRIENTES EM SOLUÇÃO NUTRITIVA. In: V Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Goiano, 2016, Iporá. Anais do V Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica. Iporá: Even3, 2016. v. 5. p. 613-614.

5.
ARAUJO, E. L. S. ; Bessa, L.A. ; VITORINO, L. C. ; SILVA, F. G. ; DELLAGOSTINHO, C. A. ; REIS, D. N. . TEOR NUTRICIONAL FOLIAR EM MUDAS DE Anacardium othonianum RIZZ EM FUNÇÃO DA OMISSÃO DE MACRONUTRIENTES. In: V Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Rio Verde do IF Goiano, 2016, Rio Verde. Anais do V Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Rio Verde do IF Goiano, 2016. p. 109-110.

6.
CARVALHO, Y. G. S. ; VITORINO, L. C. ; Bessa, L.A. ; SOUZA, U. J. B. . ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DA UTILIZAÇÃO DE MARCADORES CLOROPLASTIDIAIS EM ESTUDOS DE DIVERSIDADE GENÉTICA. In: V Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Rio Verde do IF Goiano, 2016, Rio Verde. Anais do V Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Rio Verde do IF Goiano, 2016. p. 509-510.

7.
CARVALHO, Y. G. S. ; VITORINO, L. C. ; ARAUJO, E. L. S. ; Bessa, L.A. . AVALIAÇÃO CIENCIOMÉTRICA DA DETERMINAÇÃO DE NITROGÊNIO EM ESTUDOS DE NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS. In: V Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Rio Verde do IF Goiano, 2016, Rio Verde. Anais do V Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Rio Verde do IF Goiano, 2016. p. 511-512.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, F. O. ; CRUVINEL, B. G. ; VITORINO, L. C. ; BESSA, LAYARA . Isolamento e Potencial Antagonista de Bactérias Simbióticas de Butia Archeri a Sclerotinia Sclerotiorum. In: Conecta IF, 2018, Brasília. VIII Semana de Produção Científi ca Caderno de Resumos. Brasília: Editora do IFB, 2018. v. 1. p. 458-458.

2.
CRUVINEL, B. G. ; VITORINO, L. C. ; Bessa, L.A. ; SILVA, F. O. ; OLIVEIRA, I. G. . Isolamento e Potencial Antagonista da Comunidade Bacteriana Endofítica Radicular e Rizosférica de Butia. In: Conecta IF, 2018, Brasília. VIII Semana de Produção Científica Caderno de Resumos. Brasília: Editora do IFB, 2018. v. 1. p. 267-267.

3.
VITORINO, L. C.; SOUCHIE, EDSON LUIZ ; ANTUNES, T. S. ; SOARES, L. F. B. . Potential antagonist of endophytic microorganisms isolated from Butia purpurascens and Butia archeri. In: Plant Science and Molecular Biology, 2018, Roma. 2° Global Conference on Plant Science and Molecular Biology. Roma: Plant Science events, 2018. v. 2. p. 75-75.

4.
Bessa, L.A. ; VITORINO, L. C. ; Moreira, M.A. ; SILVA, FABIANO G. ; CRUVINEL, B. G. . Absorption of macronutrients influenced by nitrogen fertilization in Anacardium othonianum seedlings. In: Plant Science and Molecular Biology, 2018, Roma. 2° Global Conference on Plant Science and Molecular Biology. Roma: Plant Science Events, 2018. v. 2. p. 82-82.

5.
SILVA, F.G. ; Bessa, L.A. ; Moreira, M.A. ; VITORINO, L. C. ; Vasconcelos Filho, S.C. ; RODRIGUES, C. L. . Morphoanatomical characteristics of leaves of Anacardium othonianum Rizz. seedlings  subjected to different nitrogen doses under hydroponic conditions. In: VIII International Symposium on Mineral Nutrition of Fruit Crops, 2017, Bozen-Bolzano. VIII ISHS International Symposium on Mineral Nutrition of Fruit Crops, 2017. p. 47-47.

6.
BESSA, LAYARA A. ; VITORINO, L. C. ; Moreira, M.A. ; SILVA, F. G. ; MEGGUER, CLARICE APARECIDA . THE IDEAL NITROGEN SUPPLY CAN IMPROVE THE PRODUCTION OF Anacardium othonianum SEEDLINGS. In: XIII Congresso de Ecologia - III International Symposion of ecology and Evolution, 2017, Viçosa. Ecologia2017, 2017.

7.
VITORINO, L. C.; COLLEVATTI, R. G. . Analysis of the population genetic structure of Tabebuia ochracea applied to conservation. In: XIII Congresso de ecologia - III International Symposion of Ecology and Evolution, 2017, Viçosa. Ecologia 2017, 2017.

8.
CARVALHO, Y. G. S. ; VITORINO, L. C. ; Bessa, L.A. ; SOUZA, U. J. B. ; COSTA, S. S. . Influência da especialidade de habitat e forma de vida sobre as estimativas de diversidade genética em populações de plantas. In: II SIMPÓSIO DE BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO (II SIMBIO), 2017, Rio Verde. Caderno de resumos do II SIMPÓSIO DE BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO (II SIMBIO), 2017. p. 20-20.

9.
SANTOS, I. S. ; MARTINS, G. L. ; VITORINO, L. C. ; Bessa, L.A. . Prospecção de fungos filamentosos produtores de enzimas em amostra de caixa de gordura doméstica. In: II SIMPÓSIO DE BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO (II SIMBIO), 2017, Rio Verde. Caderno de resumos do II SIMPÓSIO DE BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO (II SIMBIO), 2017. p. 27-27.

10.
Bessa, L.A. ; VITORINO, L. C. ; RODRIGUES, C. L. ; RODRIGUES, A. A. ; SILVA, F. G. . SÍNTESE DE ALCALÓIDES E CLOROFILA POR MUDAS DE ANACARDIUM OTHONIANUM RIZZ, CULTIVADO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA, SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO. In: 66º Congresso Nacional de Botânica, 2016, Santos. Livro de resumos, 2016. v. 1. p. 601-601.

11.
VITORINO, L. C.; Lima-Ribeiro, M.S. ; Terribile, L.C. ; Collevatti, R.G. . GENETIC DIVERSITY AND PALAEODISTRIBUTION MODELLING UNRAVEL THE DEMOGRAPHIC DYNAMICS OF TABEBUIA SERRATIFOLIA (VAHL) NICHOLSON (BIGNONIACEAE) IN NEOTROPICAL SEASONALLY DRY FORESTS. In: 66º Congresso nacional de Botãnica, 2016, Santos. Livro de resumos, 2015. v. 1. p. 737-737.

12.
VITORINO, L. C.; COLLEVATTI, R. G. . Genetic diversity and phylogeographic patterns in the Neotropical seasonally dry forest tree Tabebuia serratifolia (Bignoniaceae). In: 60º Congresso Brasileiro de Genética, 2014, Guarujá. Anais 60º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2014. v. 1. p. 34-34.

13.
VITORINO, L. C.; COLLEVATTI, R. G. ; SOUZA, T. N. . Genetic diversity and phylogeographic patterns in Tabebuia ochracea (Bignoniaceae) in seasonally dry tropical forests of Brazil. In: 60º Congresso Brasileiro de Genética,, 2014, Guarujá. Anais 60º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2014. v. 1. p. 106-106.

14.
Bessa, L.A. ; VITORINO, L. C. ; MOUREIRA, M. A. ; MOTA, C. S. ; SILVA, F. G. . Growth and accumulation of the macronutrients in cagaita plants (Eugenia dysenterica DC.) in nutrient solution. In: XV Simpósio Luzo-Espanhol de Nutrição Mineral de Plantas, 2014, Lisboa. Nutroplanta. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Fisologia Vegetal, 2014. v. 1. p. 50-50.

15.
VITORINO, L. C.; Bessa, L.A. ; SILVA, F. G. . Growth promotion mediated by endophytic fungi in clonal seedlings of the hybrid Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla. In: XV Simpósio Luso-Espanhol de Nutrição Mineral de Plantas, 2014, Lisboa. Nutriplanta. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Fisiologia vegetal, 2014. v. 1. p. 51-51.

16.
VITORINO, L. C.; SILVA, F.G. ; SOARES, M.A. . Primeiro relato de fungos micorrízicos arbusculares e dark septados em Hyptis marrubioides. In: XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2011, Armação de Búzios. Brazilian Journal of Plant Physiology (Impresso), 2011. v. 23. p. 145-146.

17.
VITORINO, L. C.; Pereira, K. C. ; PEREIRA, K.C. . Avaliação da dispersão de Staphylococcus aureus para a atmosfera, por meio de lagoa de oxidação do IFGoiano ? Urutaí-GO. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009.

18.
VITORINO, L. C.; NEVES, A. F. . Drogas - conscientização para a cidadania. In: 3º Encontro de Pesquisas em Educação, 2005, Uberaba. Pesquisa e Docência - Pespectivas e desafios à educação comtemporânea. Uberaba: Gráfica Universitária, 2005. v. 03. p. 01-72.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARBOSA, K. F. ; SALES, J. F. ; SILVA, FABIANO G. ; VITORINO, L. C. ; SOARES, J. P. ; CABRAL, A. L. . Cryopreservation as an alternative for conservation of Anacardium humile (Monkey nut) achene. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE), 2018.

2.
FURTADO, D. C. ; PLACIDO, G. R. ; DONADON, J. R. ; OLIVEIRA, K. B. ; MOURA, L. C. ; VITORINO, L. C. . Qualidade de berinjelas CV. Nápoli revestidas com cera de carnaúba. Revista Brasileira de Armazenamento, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, A. F. S. ; CRUVINEL, B. G. ; SILVA, F. O. ; OLIVEIRA, I. G. ; PALHARINI, K. M. Z. ; VITORINO, L. C. . MICRORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA AGRÍCOLA E ECOLÓGICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VITORINO, L. C.. Microbiologia Tecnológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VITORINO, L. C.. O uso de ferramentas moleculares em estudos de biogeografia e filogeografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, T. N. ; VITORINO, L. C. ; COLLEVATTI, R. G. . DIVERSIDADE GENÉTICA E PADRÕES FILOGEOGRÁFICOS DE Tabebuia ochracea (BIGNONIACEAE) EM FLORESTAS ESTACIONAIS DO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TEODORO, J. P. R. ; VITORINO, L. C. ; Bessa, L.A. ; Moreira, M.A. ; SILVA, F.G. . Acúmulo de macronutrientes em mudas de caju-de-árvore-do-cerrado (Anacardium othonianum rizz.) em solução nutritiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CELIA, J. A. ; SANTOS, P. A. ; DUARTE, R. C. M. ; VITORINO, L. C. ; VIANNA, L. F. . Desenvolvimento de bebida láctea à base de soro e polpa de maracujá. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MOURA, L. C. ; VITORINO, L. C. ; OLIVEIRA, K. B. ; FURTADO, D. C. . Influência da temperatura de armazenamento sobre a atividade de enzimas oxidativas em (Hancornia speciosa gomes). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
OLIVEIRA, K. B. ; VITORINO, L. C. ; MOURA, L. C. ; FURTADO, D. C. ; SOUZA, D. G. . Influênciade diferentes lâminas de irrigação sobre as características físico-químicas do caldo de cana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CARVALHO, L. G. ; VITORINO, L. C. ; OLIVEIRA, K. B. ; GEOVANNA, Y. ; HARA, A. C. B. A. M. . Promoção do crescimento mediada por microrganismos endofíticos em clones do híbrido Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FURTADO, D. C. ; PLACIDO, G. R. ; DONADON, J. R. ; OLIVEIRA, K. B. ; MOURA, L. C. ; VITORINO, L. C. . Qualidade pós-colheita de berinjelas cv. Nápoli revestidas com cera de carnaúba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
RESENDE, M. P. ; SANTOS, L. C. R. ; MONTES, N. L. ; PINHEIRO, C. L. ; VITORINO, L. C. ; SOARES, M. A. ; Souchie, E.L. . INCIDÊNCIA DE ISOLADOS DE TRICHODERMA SP. RIZOSFÉRICOS E ENDOFÍTICOS EM MUDAS DE GUANANDI CULTIVADAS EM VIVEIRO E EM CAMPO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
VITORINO, L. C.; SILVA, F.G. ; PEREIRA, F.D. ; Pereira, K. C. . Superação de Dormência em Sementes de Marolo Tratadas com Regulador de Crescimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
VITORINO, L. C.. Produção de metabólitos secundários in vitro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
VITORINO, L. C.. A origem do homem sob uma percepção molecular e evolutiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
VITORINO, L. C.. Microbiologia e Biotecnologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VITORINO, L. C.. Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VITORINO, L. C.. Programa de Monitoria: Exposição de Orquídeas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
VITORINO, L. C.; Camelo, G.N.; ZUCHI, J.; SILVA, F. H. L. E.; SALES, J. F.. Participação em banca de Karine Feliciano Barbosa. Divergência genética, criopreservação e imagens de sementes de genótipos de mamona. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias-Agronomia) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde.

2.
VITORINO, L. C.; SALES, J. F.; MARTINS, P. F.; PINTO, G. A.. Participação em banca de Paula Sperotto Alberto Faria. Ecologia e diversidade de bactérias endofíticas de Anacardium othonianum Rizz. e seu potencial biotecnológico. 2017. Tese (Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade) - Universidade Federal de Goiás.

3.
VITORINO, L. C.; BOLIANI, A. C.; MARTINS, P. F.; CASSIOLATO, A. M. R.; BONINI, C. S. B.. Participação em banca de Juliana Silva Rodrigues Cabral. Aclimatização de plântulas micropropagadas e produção de mudas de mangabeira utilizando microrganismos promotores do crescimento. 2016. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
VITORINO, L. C.; SALES, J. F.; Resende, O.; ZUCHI, J.; TELLES, K. J.. Participação em banca de Karine Feliciano Barbosa. Qualidade fisiológica de sementes de mamona colhidas de forma manual e mecânica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Agrárias-Agronomia) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VITORINO, L. C.; Souchie, E.L.; SILVA, C. F.. Participação em banca de Thayná Karine Sousa Pedrosa.Solubilização de fosfatos e produção de sideróforos in vitro por fungos endofíticos radiculares de Aloe vera (L.) Burm f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde.

2.
OLIVEIRA, S. N.; VITORINO, L. C.; Cabral, J.S.R.; Souchie, E.L.. Participação em banca de Shirley Nascimento Oliveira.Seleção de substrato para propagação vegetativa de guanandi (Calophyllum brasiliense Cambess). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde.

3.
Luciana Cristina Vitorino; SANTOS, P. A.. Participação em banca de Juliana Aparecida Célia.Bebida láctea simbiótica com substituição de sacarose por frutooligossacarídeo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde.

4.
Luciana Cristina Vitorino; SEVERIANO, E. C.. Participação em banca de Juliana Silva Rodrigues Cabral.Desenvolvimento de mudas de Caju-de-árvore-do-Cerrado inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares e microrganismos solubilizadores de fosfato. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção de Grãos) - Instituto Federal Goiano.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VITORINO, L. C.. Banca de Avaliação para Contratação de Professor Substituto do IFGoiano campus Rio Verde. 2018. Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde.

2.
Luciana Cristina Vitorino. Banca avaliadora de processo seletivo para professor substituto e professor temporário do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde. 2012. Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde.

3.
Luciana Cristina Vitorino. Banca de Avaliação de Candidatos na Prova de Desempenho Didático e Títulos para Provimento de Cargo De Professor Efetivo. 2009. Instituto Federal Goiano - Campus Ceres.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
29º Encontro sobre temas de genética e melhoramento. 2012. (Encontro).

2.
I Workshop de Modelagem de Distribuição de Espécies. 2012. (Outra).

3.
Microrgansmos Endofíticos: suas relações com plantas hospedeiras, aplicações biotecnológicas e conservação. 2010. (Outra).

4.
Geoestatística e Geoprocessamento.Geoestatística e Geoprocessamento. 2009. (Oficina).

5.
I Curso de Atualização em Temas Científicos. 2004. (Encontro).

6.
I Oficina de Reciclagem dos Criadouros de Aedes aegypti. 2004. (Oficina).

7.
Programa de Formação de Educadores, Projeto Trânsito na Escola. 2004. (Oficina).

8.
I Congresso do Triângulo Mineiro sobre Desenvolvimento Sustentável. 2003. (Congresso).

9.
Simpósio das águas. 2003. (Simpósio).

10.
VII Seminário de Educação para a Saúde. 2003. (Seminário).

11.
Programa de Treinamento Estudantil - PROTEU. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VITORINO, L. C.; SOUZA, L. A. ; MORAIS, A. R. ; DYSZY, F. H. ; FARNESE, F. S. ; SALES, J. F. ; BORGES, L. R. S. S. ; MENDONCA, M. A. C. ; PEREIRA, P. F. ; DALVI, V. C. . II Simpósio em Biodiversidade e Conservação. 2017. (Outro).

2.
Luciana Cristina Vitorino; VEIGA, B.G.A. ; FARIA, C.S.O. ; ROSA, M.A.O. ; MARTINS, B.A. ; MACHADO, R.L. ; MALAQUIAS, A.G.B. . I Congresso de Iniciação Científica do Instituto Federal Goiano. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana Flávia de Souza Rocha. Diversidade ecológica e funcional da microbiota radicular e rizosférica de Hymenaea courbaril em diferentes fitofisionomias. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. (Orientador).

2.
Kelly Maria Zanuzzi Palharini. Impacto da atividade agrícola sobre a estrutura de comunidades botânicas e liquênicas em fragmentos de Cerrado no sudoeste Goiano. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Fellipe Oliveira da Silva. Elicitação do potencial antagonista da comunidade endofítica e rizosférica fúngica de Butia archeri. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Luiz Guilherme Leal Valerius. Impacto da atividade agrícola sobre a estrutura de comunidades botânicas e liquenicas em fragmentos de Cerrado no sudoeste Goiano. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde. (Orientador).

3.
Luiz Guilherme Leal Valerius. Impacto da atividade agrícola sobre a estrutura de comunidades botânicas e liquenicas em fragmentos de Cerrado no sudoeste Goiano. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde. (Orientador).

4.
Luiz Guilherme Leal Valerius. Impacto da atividade agrícola sobre a estrutura de comunidades botânicas e liquenicas em fragmentos de Cerrado no sudoeste Goiano. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde. (Orientador).

5.
Bárbara Gonçalves Cruvinel. Elicitação do potencial antagonista da comunidade endofítica e rizosférica bacteriana de Butia archeri. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Yasmin Geovanna Carvalho. Avaliação meta- analítica da utilização de caracteres ecológicos e reprodutivos de plantas como determinantes da diversidade genética. 2018. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Cristina Vitorino.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eduard Lucas Souza Araujo. Teor nutricional em mudas de Eugenia dysenterica DC. sob a deficiência de macro e micronutrientes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde. Orientador: Luciana Cristina Vitorino.

2.
Kênia Borges de Oliveira. Eficiência de sanitizantes no controle microbiano da couve (Brassica oleraceae L.) minimamente processada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Cristina Vitorino.

Iniciação científica
1.
Tainara de Sousa Antunes. Isolamento e potencial antagonista da comunidade endofítica fúngica de Butia purpurascens. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde. Orientador: Luciana Cristina Vitorino.

2.
Luiz Felipe Brito Soares. Isolamento e potencial antagonista da comunidade endofítica bacteriana Butia archeri. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde. Orientador: Luciana Cristina Vitorino.

3.
Ligia Campos de Moura. INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO SOBRE A QUALIDADE DA POLPA E A ATIVIDADE DE ENZIMAS OXIDATIVAS EM Anacardium othonianum Rizzi e Ancornia speciosa Gomes. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Instituto Federal Goiano, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Cristina Vitorino.

4.
Kênia Borges de Oliveira. ANÁLISE DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE PRODUTOS DERIVADOS MANGABA (Hancornia specisa GOMES). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Cristina Vitorino.

5.
Lígia Guimarães Carvalho. INFLUÊNCIA DA INOCULAÇÃO DE FUNGOS ENDOFÍTICOS NO CRESCIMENTO DE Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde. Orientador: Luciana Cristina Vitorino.

6.
João Paulo Ribeiro Teodoro. CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO MINERAL DE MUDAS DE CAJU-DE-ÁRVOREDO-DO-CERRADO (Anacardium othonianum Rizz) E MANGABA (Hancornia speciosa Gomes) EM SOLUÇÃO NUTRITIVA. 2011. Iniciação Científica - Instituto Federal Goiano - capus Rio Verde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Cristina Vitorino.

Orientações de outra natureza
1.
Adriano Souza Mangabeira Aquino. HÁBITOS ALIMENTARES DE CORUJA-DAS-TORRES, Tyto alba (STRIGIFORMES: TYTONIDAE) NA ÁREA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO ? CAMPUS URUTAÍ, GO. 2009. Orientação de outra natureza. (Gestão Ambiental) - Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Orientador: Luciana Cristina Vitorino.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VITORINO, L. C.. Biorreguladores vegetais : uma tecnologia a serviço da produtividade. Coopercitrus - Revista Agropecuária, Bebedouro - SP, p. 08 - 11, 01 jun. 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
RESENDE, M. P. ; SANTOS, L. C. R. ; MONTES, N. L. ; PINHEIRO, C. L. ; VITORINO, L. C. ; SOARES, M. A. ; Souchie, E.L. . INCIDÊNCIA DE ISOLADOS DE TRICHODERMA SP. RIZOSFÉRICOS E ENDOFÍTICOS EM MUDAS DE GUANANDI CULTIVADAS EM VIVEIRO E EM CAMPO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 21:27:41