Neusa Teresinha Massoni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1724327528395938
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000); mestrado em Física (área de concentração: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de concentração de Ensino de Física. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS, atuando como professora e orientadora de dissertações e teses e como Coordenadora Substituta (período 2018-2020). Atua em pesquisa nas áreas de Filosofia da Ciência (e suas implicações no ensino de Física), Formação de Professores e interação Universidade-Escola Básica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Neusa Teresinha Massoni
Nome em citações bibliográficas
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física.
Av. Bento Gonçalves, 9500
Campus do Vale
91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33086452
Ramal: 6452
Fax: (51) 33087286


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A EPISTEMOLOGIA CONTEMPORÂNEA E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO DE FÍSICA: A QUESTÃO DA MUDANÇA EPISTEMOLÓGICA, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Marco Antonio Moreira.
Palavras-chave: Epistemologia; Ensino de Física; Formação de professores de Física.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2003 - 2005
Mestrado em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Estudo de caso etnográfico sobre a contribuição de diferentes visões epistemológicas contemporâneas na formação de professores de Física,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Marco Antonio Moreira.
Palavras-chave: Epistemologia; Ensino de Física; Formação de professores de Física.
1994 - 2000
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A ARTICULAÇÃO DA HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA FÍSICA (HEF) NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA CONTEMPORANEIDADE: POTENCIALIDADES, QUESTÕES DE GÊNERO, DESAFIOS E BUSCA DA QUALIFICAÇÃO E DO PERFIL DO EDUCADOR
Descrição: O projeto tem por objetivo aprofundar pesquisas e aproximar o ensino superior da educação básica visando compreender melhor o contexto desta e, assim, tentar contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem na educação científica. O problema que busca atacar focaliza três pontos: a) investigar, compreender, construir e testar materiais e estratégias para operacionalizar a articulação da História e Epistemologia da Física (HEF) na Educação Básica; b) fazer o resgate histórico da vida e obra da cientista Cecilia Payne, astrofísica britânico-americana, preparar e divulgar materiais problematizando questões de gênero na ciência; c) fazer um estudo do perfil de egressos do curso de Licenciatura em Física segundo as novas Diretrizes Nacionais para a formação de professores e propor e implementar uma disciplina-piloto visando uma vivência interdisciplinar na formação inicial dos futuros professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (2) .

Integrantes: Neusa Teresinha Massoni - Coordenador / Marco Antonio Moreira - Integrante / A. ALVES-BRITO - Integrante.
2016 - Atual
DESAFIOS DA TRANSPOSICAO DIDATICA NA EDUCACAO BASICA: FISICA CLASSICA, MODERNA E CONTEMPORANEA CONTEXTUALIZADAS E RES-SIGNIFICADAS NA CONTEMPORANEIDADE
Descrição: O projeto tem por finalidade promover em estudantes do Ensino Básico uma aprendizagem mais significativa e efetiva de conteúdos de Física, através da inter-relação entre abordagem formal e conceitual e didáticas ativas (diversificadas). São exemplos de estratégias diversificadas: jogos, microprojetos de ensino, círculos de leitura e discussão, dramatização (estas últimas inspiradas na ?pedagogia da autonomia? de Paulo Freire). Todas estas estratégias, sem abrir mão da apresentação formal dos conteúdos, serão pautadas em dinâmicas ativas, colaborativas e/ou dialógicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .

Integrantes: Neusa Teresinha Massoni - Coordenador / ALAN ALVES BRITO - Integrante / Cilâine Verônica Teixeira - Integrante.
2016 - Atual
FISICA MODERNA E CONTEMPORANEA, UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS, REPRESENTACOES SOCIAIS EM CIENCIAS E FORMACAO DE PROFESSORES DE FISICA PARA A EDUCACAO BASICA E EDUCACAO AMBIENTAL
Descrição: Desenvolver pesquisas preocupadas com a formação de professores de Física em diferentes níveis da educação (Superior, Médio e Técnico) visando à inclusão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) e temas relacionados à Educação Ambiental e à Astronomia, bem como à utilização de estratégias diversificadas para a promoção de um ensino com significado (por exemplo, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas-UEPS, Ensino por Projetos; organização do ensino através de princípios relacionados aos Referenciais Teóricos assumidos, a saber: a diferenciação progressiva, a reconciliação integrativa, a consolidação, a hierarquização conceitual, a relação dialética entre conceitos, as situações-problema, a progressividade da aprendizagem significativa, a compreensão de representações sociais em ciências, etc.)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Neusa Teresinha Massoni - Coordenador / Marco Antonio Moreira - Integrante / Victoria Elnecave Herscovitz - Integrante / Carlos Raphael Rocha - Integrante / Daniela Schittler - Integrante / Mara Fernanda Parisotto - Integrante / Thaís Rafaela Hilger - Integrante / Camila Debom - Integrante.
2015 - 2018
INSERCAO DA HISTORIA E DA FILOSOFIA DA CIENCIA NO ENSINO DE FISICA: UMA INVESTIGACAO QUE VISA OPERACIONALIZAR ESSA ABORDAGEM NA SALA DE AULA DO ENSINO BASICO
Descrição: Investigar de modo sistemático a validade da utilização de microepisódios de ensino e de textos históricos em uma disciplina de História da Física e Epistemologia, na Licenciatura, como forma de motivar os futuros professores a inserirem aspectos históricos e epistemológicos nas suas aulas e discutir como essas inserções podem ser melhor operacionalizadas; construir módulos de ensino e possíveis materiais e investigar fatores de sucesso, possíveis vantagens ou desvantagens em sua implementação na formação de professores de Física com perspectivas de incluir a história e a natureza da ciência no Ensino Fundamental e Médio, como um caminho possível para melhorar a qualidade do ensino de Física..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Neusa Teresinha Massoni - Coordenador / Marco Antonio Moreira - Integrante.
2014 - 2016
FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA E METODOLOGIA DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) NO ENSINO MÉDIO E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA
Descrição: O projeto tem por objetivo promover estudos visando a inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio em busca de uma abordagem significativa de conteúdos tais como: inter-relação entre abordagem formal e conceitual em Relatividade Restrita, estados quânticos e observáveis, superposição de estados, emaranhamento quântico, supercondutividade, interação da radiação com a matéria, Laser e Laser de Rubi. Algumas dos estudos fazem uso da metodologia de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Neusa Teresinha Massoni - Coordenador / Marco Antonio Moreira - Integrante / Dimiter Hadjimichef - Integrante / Paulo Pureur Neto - Integrante / Victoria Elnecave Herscovitz - Integrante.
2011 - 2014
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS EFEITOS DO ENSINO DE LABORATÓRIO EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA GERAL VOLTADA PARA CURSOS DE ENGENHARIA: A DISCIPLINA DE FÍSICA IC - MECÂNICA
Descrição: O projeto visa investigar as visões, expectativas e sugestões dos estudantes de engenharias sobre as atividades de laboratório de Física, em uma disciplina de física básica; e, modificar algumas dessas atividades com o objetivo de torná-las mais eficazes para uma aprendizagem mais significativa da Física..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Neusa Teresinha Massoni - Coordenador.


Outros Projetos


2013 - Atual
EPISTEMOLOGIAS DO SÉCULO XX - VOLUME 2

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marco Antonio Moreira em 01/12/2014.
Descrição: Projeto de produção intelectual: escrita de monografias curtas a partir da leitura, análise e interpretação de obras originais de um conjunto de doze (12) epistemólogos contemporâneos. O objetivo é constituir textos com fins instrucionais e publicar um segundo volume da obra já publicada intitulada Epistemologias do Século XX, E.P.U., (2011) em colaboração com o Prof. Marco Antonio Moreira (UFRGS). Neste projeto serão estudadas e produzidas monografias (de 12 a 15 páginas) referente às posturas epistemológicas dos seguintes autores: Ludwik Fleck; Peter Galison; Nancy Cartwright; Timoty Lenoir; Robert Merton; Johaness Hessen; Pierre Bordien; Bruno Latour e Steve Woolgar; Isabele Stengers; Paul Forman; Terry Shin e Ronald Giere..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Neusa Teresinha Massoni - Integrante / Marco Antonio Moreira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2015 - 2016
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (Online)


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
2011 - Atual
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física
2010 - Atual
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (Online)
2012 - 2015
Periódico: Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea)
2012 - Atual
Periódico: Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS)
2012 - 2014
Periódico: REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
2013 - Atual
Periódico: Ciência e Educação (UNESP. Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Trans/form/ação (UNESP. Marília. On line)
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:3
Total de citações:3
Fator H:1

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MASSONI, N. T.2018MASSONI, N. T.; BARP, J. ; DANTAS, C. R. S. . O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental: reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 35, p. 235-261, 2018.

2.
MASSONI, N. T.2018MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. ; SILVA, M. T. X. . Revisitando a noção de ?Método Científico?. REVISTA THEMA, v. 15, p. 905-926, 2018.

3.
ALVES-BRITO, A.2018ALVES-BRITO, A. ; MASSONI, N. T. ; BOOTZ, V. . Uma sequência didática para discutir as relações étnico-raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08) na educação científica. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 35, p. 917-955, 2018.

4.
BOARO, D. A.2018BOARO, D. A. ; MASSONI, N. T. . O USO DE ELEMENTOS DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA (HFC) EM AULAS DE FÍSICA EM UMA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ALGUNS RESULTADOS DE PESQUISA. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 23, p. 110-144, 2018.

5.
JUNGES, A. L.2018JUNGES, A. L. ; SANTOS, V. Y. ; MASSONI, N. T. ; SANTOS, F. A. C. . Efeito estufa e Aquecimento Global: uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 13, p. 126-151, 2018.

6.
JUNGES, A. L.2018JUNGES, A. L. ; MASSONI, N. T. . O Consenso Científico sobre Aquecimento Global Antropogênico: Considerações Históricas e Epistemológicas e Reflexões para o Ensino dessa Temática. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 18, p. 455-491, 2018.

7.
TEIXEIRA, C. V.2017TEIXEIRA, C. V. ; MASSONI, N. T. ; VARGAS, G. S. . Raios X: um tema instigante para a introdução da Física Moderna e Contemporânea na sala de aula do Ensino Básico. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 12, p. 80-93, 2017.

8.
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA2017MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . Visão epistemológica de Timothy Lenoir: a produção cultural das disciplinas científicas. ALEXANDRIA (UFSC), v. 10, p. 53, 2017.

9.
DANTAS, CLAUDIO REJANE DA SILVA2017DANTAS, CLAUDIO REJANE DA SILVA ; MASSONI, NEUSA TERESINHA ; SANTOS, FLÁVIA MARIA TEIXEIRA DOS . A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica: uma temática com muitas questões em aberto. ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE), v. 25, p. 440-482, 2017.

10.
MASSONI, N. T.2017MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . A visão etnográfica de Bruno Latour da ciência moderna e a antropologia simétrica. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 10, p. 61-80, 2017.

11.
MOREIRA, M. A.2016MOREIRA, M. A. ; MASSONI, N. T. . Interfaces entre visões epistemológicas e Ensino de Ciências. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 9, p. 1-32, 2016.

12.
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA2015MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . A epistemologia de Fleck: uma contribuição ao debate sobre a natureza da ciência. ALEXANDRIA (UFSC), v. 8, p. 237-264, 2015.

13.
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA2015MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . A visão epistemológica de Isabelle Stengers. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 8, p. 111-141, 2015.

14.
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA2014 MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . Uma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física: a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticas. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 20, p. 595-616, 2014.

15.
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA2014MASSONI, N. T.. Ensino de laboratório em uma disciplina de física básica voltada para cursos de engenharias: análises e perspectivas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, p. 25-288, 2014.

16.
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA2014MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . EPISTEMOLOGIA DE NANCY CARTWRIGHT: UMA CONTRIBUIÇÃOAO DEBATE SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA ATUAL. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 16, p. 95-120, 2014.

17.
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA2012 MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 147, 2012.

18.
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA2011MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . La enseñanza de Física en una escuela militar Una herencia behaviorista?. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea), v. 6, p. 1-24, 2011.

19.
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA2010 MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . Un enfoque epistemológico de la enseñanza de la física: una contribución para el aprendizaje significativo de la física, con muchas cuestiones sin respuesta. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, p. 283-309, 2010.

20.
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA2009 MASSONI, N. T.. Laboratório de Supercondutividade e Magnetismo: um enfoque Epistemológico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, p. 237-272, 2009.

21.
MOREIRA, M. A.2009MOREIRA, M. A. ; MASSONI, N. T. . Física de Partículas y Visiones Epistemológicas contemporáneas en la formación postgraduada de profesores de Física. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 4, p. 57-64, 2009.

22.
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA2008MASSONI, N. T.. Ilya Prigogine: uma contribuição à filosofia da ciência. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE), v. 30, p. 2308, 2008.

23.
MOREIRA, M. A.2007MOREIRA, M. A. ; MASSONI, N. T. ; ostermann, f. . 'História e epistemologia da física' na licenciatura em física: uma disciplina que busca mudar concepções dos alunos sobre a natureza da ciência. Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 29, p. 127-134, 2007.

24.
MASSONI, N. T.;MASSONI, NEUSA TERESINHA2007 MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física para futuros professores de Física. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 12, p. 7-54, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . Pesquisa Qualitativa em educação em ciências: projetos, entrevistas, questionários, teoria fundamentada, redação científica. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. v. 1. 225p .

2.
MOREIRA, M. A. ; MASSONI, N. T. . Noções Básicas de Teorias de Aprendizagem como subsídios para a organização de sequências de ensino-aprendizagem em ciências/física. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. v. 1. 220p .

3.
HEIDEMANN, L. A. ; VEIT, E. A. ; MASSONI, N. T. ; ARAUJO, I. S. ; MOREIRA, M. A. . ATAS: V Encontro Estadual de Ensino de Física ? RS. 1. ed. Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 2013. 293p .

4.
MOREIRA, M. A. ; MASSONI, N. T. . EPISTEMOLOGIAS DO SÉCULO XX. 1. ed. SÃO PAULO: Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 2011. v. 1. 207p .

Capítulos de livros publicados
1.
MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . VISÕES EPISTEMOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. VISÕES EPISTEMOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. 1ed.Maringá: Eduem - Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2012, v. 1, p. 1-110.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DANTAS, C. R. S. ; MASSONI, N. T. . Avaliação da aprendizagem no Ensino de Ciências: observação e ?escuta? das Artes de Fazer de professoras do Ensino Fundamental. In: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física ? 2018, 2018, Campos do Jordão, SP. Anais, 2018.

2.
MASSONI, N. T.; DANTAS, C. R. S. ; BARP, J. . A Teoria da Aprendizagem Significativa articulada ao 'ensino por microprojetos': uma possibilidade ao letramento científico. In: 7º Encontro Nacional de Aprendizagem Singificativa (7º ENAS), 2018, Blumenau, SC. Anais do 7º ENAS, 2018.

3.
PINHEIRO, L. A. ; MASSONI, N. T. . Perfil do egresso da Licenciatura em Física a partir dos documentos oficiais que estruturam o ensino médio e das novas diretrizes para a formação de profissionais do magistérios da educação básica. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos, SP. XXII SNEF, 2017.

4.
JUNGES, A. L. ; MASSONI, N. T. . Aprendizagem na Educação Ambiental. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais XI ENPEC, 2017.

5.
MASSONI, N. T.; CARVALHO, F. A. ; BOARO, D. A. . Refletindo relações entre concepções da natureza da ciência e práticas didáticas no ensino de física: investigações que buscam instrumentalizar futuros professores. In: XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2016, Natal. XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - Sessão Oral, 2016. v. 1.

6.
CARVALHO, F. A. ; MASSONI, N. T. . Potencialidades do uso de Microepisódios de Ensino sobre História e Epistemologia da Ciência em um Curso de Licenciatura em Física. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. Anais: X ENPEC, 2015.

7.
MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . Um exemplo de metodologia qualitativa na investigação educativa em ciências. In: Semana do Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de Burgos/UFRGS, 2006, Porto Alegre. Actas del PIDEC, 2006. v. 8. p. 43-99.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DANTAS, C. R. S. ; MASSONI, N. T. . Concepções e práticas de professores de ciências sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes: resultados de estudos junto a escolas públicas de Porto Alegre, RS. In: Encontro de Ensino de Ciências por Investigação - EnECI 2017, 2017, São Paulo. Anais EnECI 2017, 2017.

2.
MATOS, J. A. ; MASSONI, N. T. . Buscando desenvolver pensamento crítico em alunos do Ensino Fundamental: o uso da História e Filosofia da Ciência. In: VII ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA ? RS, 2017, Porto Alegre. Atas do VII Encontro Estadual de Ensino de Física [recurso eletrônico], 2017. p. 17.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRITO, A. A. ; MASSONI, N. T. . Astronomia, Ludicidade, Enculturação Científica: Um Projeto de Extensão Voltado a Crianças e Jovens com Indicadores de Altas Habilidades. ALEXANDRIA (UFSC), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
DANTAS, C. R. S. ; MASSONI, N. T. . Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências: observação e 'escuta' das artes de fazer de professoras do ensino fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MASSONI, N. T.; DANTAS, C. R. S. ; BARP, J. . A Teoria da Aprendizagem Significativa articulada ao 'ensino por microprojeto': uma possibilidade ao letramento científico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MASSONI, N. T.; CARVALHO, F. A. ; BOARO, D. A. . REFLETINDO RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES DA NATUREZA DA CIÊNCIA E PRÁTICAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE FÍSICA: INVESTIGAÇÕES QUE BUSCAM INSTRUMENTALIZAR FUTUROS PROFESSORES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MASSONI, N. T.. Por que investigar sobre Epistemologia da Ciência é importante para o Ensino de Física?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Investigações em Ensino de Ciências - IENCI.. 2018.

2.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Experiências em Ensino de Ciências - EENCI.. 2018.

3.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Investigações em Ensino de Ciências - IENCI.. 2018.

4.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física - CBEF. 2018.

5.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à Revista Thema. 2018.

6.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Investigações em Ensino de Ciências - IENCI. 2018.

7.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à Revista Brasileira de Ensino de Física. 2018.

8.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Investigações em Ensino de Ciências - IENCI.. 2017.

9.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Experiências em Ensino de Ciências - EENCI. 2017.

10.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Investigações em Ensino de Ciências - IENCI.. 2017.

11.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista TRANS/FORMAÇÃO, Unesp- Marília. 2017.

12.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física - CBEF. 2017.

13.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Investigações em Ensino de Ciências - IENCI.. 2017.

14.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Experiências em Ensino de Ciências - EENCI... 2016.

15.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à Revista Thema (IFSUL). 2016.

16.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à Revista Iberoamericana de Educación Superior - RIES. 2016.

17.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Perfiles Educativos, Universidad Nacional Autonoma do México.. 2015.

18.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista TRANS/FORM/AÇÃO (Revista de Filosofia, UNESP). 2015.

19.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI), UFRGS.. 2015.

20.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido ao Caderno Brasileiro de Ensino de Física, UFSC.. 2015.

21.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia , UFSC.. 2015.

22.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 3 artigos submetidos à Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), UFRGS.. 2014.

23.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido ao Caderno Brasileiro de Ensino de Física, UFSC.. 2014.

24.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI), UFRGS.. 2014.

25.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 2 artigos submetidos à Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), UFRGS.. 2013.

26.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, Buenos Aires, Argentina.. 2013.

27.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à Revista Brasileira de Ensino de Física - RBEF. 2013.

28.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido ao Caderno Brasileiro de Ensino de Física, UFSC.. 2013.

29.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI).. 2013.

30.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), UFRGS,. 2012.

31.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à Revista Brasileira de Ensino de Física-RBEF.. 2012.

32.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências-RBPEC. 2012.

33.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à Revista Experiência em Ensino de Ciencias?EENCI. 2012.

34.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 1 artigo submetido à Revista Electrónica de Enseñanza de las ciencias?REEC, Espenha.. 2012.

35.
MASSONI, N. T.. Parecer de mérito para 2 artigos submetidos à revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), UFRGS.. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
VARGAS, G. S. ; MASSONI, N. T. ; TEIXEIRA, C. V. . Uma abordagem do tema estruturante ?Matéria e Radiação? na Educação Básica: a busca da criticidade na educação científica. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Apoio ao Professor de Física).

2.
SANTOS, F. A. C. ; MASSONI, N. T. ; DANTAS, C. R. S. ; JUNGES, A. L. . Sensoriamento Remoto (SR) como forma de contextualização e prática da Educação Ambiental na disciplina de Física. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos de Apoio ao Professor de Física).

3.
MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. . Visões epistemológicas (ou sociológicas) recentes da ciência: uma introdução. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Apoio ao Professor de Física).

4.
RIATTO, F. B. ; MASSONI, N. T. ; ALVES-BRITO, A. . Um jogo de perguntas e respostas como forma de motivar alunos do Ensino Médio ao estudo da Física: o tópico de Mecânica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Apoio ao Professor de Física).

5.
MATOS, J. A. ; MASSONI, N. T. . Proposta didática para apresentar conceitos do movimento de queda dos corpos no ensino fundamental através de um aporte histórico e epistemológico. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Apoio ao Professor de Física).

6.
MASSONI, N. T.; BARP, J. . Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de Física no 9° ano do Ensino Fundamental. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Apoio ao Professor de Física).

7.
FCUHS, E. I. ; HADJIMICHEF, D. ; MASSONI, N. T. . Uma proposta para introduzir a Teoria da Relatividade Restrita no Ensino Médio: abordagem histórico-epistemológica e conceitual. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Apoio ao Professor de Física).

8.
FESTA, F. ; MASSONI, N. T. ; PUREUR NETO, P. . Proposta didática para desenvolver o tema supercondutividade no Ensino Médio. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Apoio ao Professorde Física).

9.
MOREIRA, M. A. ; MASSONI, N. T. . Interfaces entre Teorias de Aprendizagem e Ensino de Ciências/Física. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Apoio ao Professor de Física).

10.
VIEIRA, P. C. ; MASSONI, N. T. . Perspectivas sobre a Evolução Histórica do Conceito de Luz e sua Integração com a Fotografia para o Ensino da Óptica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Hipermídia de Apoio ao Professor de Física).

11.
MOREIRA, M. A. ; MASSONI, N. T. . Visões Epistemológicas Contemporâneas: uma Introdução.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Apoio ao Professor de Física).

12.
MASSONI, N. T.. EPISTEMOLOGIAS DO SÉCULO XX. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto de Apoio ao Professor de Física).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SCHAFER, E. D. A.; BALZARETTI, N. M.; VEIT, E. A.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Ghisiane Spinelli Vargas. Uma abordagem do tema estruturante Matéria e Radiação no Curso Normal: a busca da criticidade na formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
MASSONI, N. T.; WITT, N. S. P.; SANTOS, M. G.; STAUDT, E.. Participação em banca de Claúdia Fraga Germano. O Ensino da Conservação de Energia Mecânica mediado pelo uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional Ensino de Físic) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
GARCIA, I. K.; PAVANI, D. B.; PEREIRA, A. P.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Djonathan André Boaro. Uma investigação sobre o uso de aspectos epistemológicos nas estratégias didáticas de Futuros Professores de Física no Estágio Supervisionado. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
ROSA, C. T. W.; MASSONI, N. T.; DARROZ, L. M.; LOCATELLI, A.. Participação em banca de Helena da Gloria Pieri. Abordagem do conteúdo "Ondas" no Ensino Médio na perspectiva CTS estruturada a partir dos três momentos pedagógicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade de Passo Fundo.

5.
MASSONI, N. T.; HARRES, J. B. S.; AMARAL, L.; ostermann, f.. Participação em banca de Felipe de Araújo Carvalho. Natureza da ciência no ensino básico: perspectivas, desafios e limitações imbricados em uma rede de ações. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
ostermann, f.; MORAES, A. G.; SCHAFER, E. D. A.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de André Luiz Cosenza Diestel. Uma análise de produtos educacionais para o ensino de Física Quântica desenvolvidos no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Física. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
SANTOS, A. L.; PUREUR NETO, P.; MASSONI, N. T.; BRITO, A. A.. Participação em banca de Luciano Slovinscki. O experimento da borracha quântica: uso de analogias para o entendimento do quântico pelo clássico. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
SCHAFER, E. D. A.; CUNHA, S. L. S.; MASSONI, N. T.; PEREIRA, A. P.. Participação em banca de Douglas Krüger da Silva. A Física e os instrumentos musicais: construindo significados em uma aula de acústica. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
ARAUJO, I. S.; RICARDO, E. C.; BRITO, A. A.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Tobias Espinosa de Oliveira. Aprendizagem de Física, trabalho colaborativo e crenças de autoeficácia: um estudo de caso com o método Team-Based Learning em uma disciplina introdutória de eletromagnetismo. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
GUIMARAES, R. R.; MASSONI, N. T.; CUNHA, S. L.; PAVANI, D. B.. Participação em banca de Jênifer Andrade de Matos. Apresentando conceitos do movimento de queda dos corpos no Ensino Fundamental através de um aporte histórico e epistemológivo. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
MASSONI, N. T.; SANTOS, M. G.; PUREUR NETO, P.; VEIT, E. A.. Participação em banca de Jeferson Barp. Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de Física no 9º Ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
MASSONI, N. T.; ANDRADE NETO, A. S.; MACHADO, M. V. T.; BRITO, A. A.. Participação em banca de Eduardo Ismael Fuchs. Teoria da Relatividade Restrita: uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
CUNHA, G. F.; MASSONI, N. T.; SAUER, L. T. Z.. Participação em banca de Ariane Pegoraro Nuncio. Contribuições de Unidades de Ensino potencialmente significativas (UEPS) para a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECiMa) - Universidade de Caxias do Sul.

14.
PESSOA JUNIOR, O. F.; TEIXEIRA, R. M. R.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Lucas Telichevesky. Uma perspectiva sociocultural para a introdução de conceitos de Física Quântica no Ensino Médio: análise das interações discursivas em uma unidade didática centrada no uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
PEDUZZI, L. O. Q.; MASSONI, N. T.; SILVA, T.; MAZON, K. T.. Participação em banca de Anabel Cardoso Raicik. Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
MASSONI, N. T.; RICARDO, E. C.; ostermann, f.; BAIBICH, M. N.. Participação em banca de Flavio Festa. Proposta didática para desenvolver o tema da Supercondutividade no Ensino Médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
MASSONI, N. T.; PEDUZZI, L. O. Q.; CUNHA, S. L.; HOROWITZ, F.. Participação em banca de Patrese Coelho Vieira. Perspectivas sobre a evolução histórica do conceito de luz e sua integração com a fotografia para o ensino de Óptica. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
ROSA, C. T. W.; MACHADO, M. V. T.; LIMA JUNIOR, P. R. M.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Jucelino Cortez. O legado de Madame Curi: uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

19.
BRANDÃO (R. V.); PEZZI, R. P.; MASSONI, N. T.; CUNHA, S. L. S.. Participação em banca de Rafael Frank de Rodrigues. Arduino como uma ferramenta mediadora no Ensino de Física. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

20.
MASSONI, N. T.; VEIT, E. A.; GAUDIO, A. C.. Participação em banca de Maykon Gonçalves Müller. Metodologias interativas de ensino na formação de professores de Física: um estudo de caso com o Peer Instruction. 2013. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

21.
GAUDIO, A. C.; VAINSTEIN, M. H.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Vagner oliveira. Uma proposta de ensino de tópicos de Eletromagnetismo via Instrução pelos Colegas e Ensino sob Medida para o Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

22.
RAFFONE, A.; MASSONI, N. T.; LUNA, E. G. S.. Participação em banca de Alexandre Novicki. A Física dos equipamentos utilizados em Eletrotermofototerapia: uma proposta para o ensino da Biofísica. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

23.
MURAMATSU, M.; AZEVEDO, G. M; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Terrimar Ignácio Pasqualetto. Ensino de Física no 9º ano: uma proposta metodológica com projetos desenvolvidos a partir de situações-problema. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
WATANABE, G.; LINSINGEN, I. V.; BRUNET, L. G.; MASSONI, N. T.; CAVALCANTI, C. J. H.. Participação em banca de Matheus Monteiro Nascimento. O acesso ao ensino superior público brasileiro: um estudo quantitativo a partir dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
LUDKE, E.; BULEGON, A. M.; MASSONI, N. T.; TEIXEIRA, M. R. F.. Participação em banca de Enoelino Magalhães Lyra Filho. Análise da evolução conceitual de alunos do 7º ano, que utilizam recursos audiovisuais na aprendizagem de Ciências, dentro da Teoria dos Construtos Pessoais de Kelly. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
MASSONI, N. T.; PAULO, I. J. C.; SANTOS, F. M. T.; TUMELERO, M. A.; ARAUJO, I. S.. Participação em banca de Claudio Rejane da Silva Dantas. Avaliação no Ensino de Ciências no nível fundamental: investigando orientações oficiais e práticas docentes, fazendo "escuta" e intervenções em escolas. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
PEDUZZI, L. O. Q.; PAULO, I. J. C.; MASSONI, N. T.; BORGES, B. W.; BAZZO, W. A.; ALLAIN, O.. Participação em banca de Felipe Damasio. História da Ciência na educação científica: uma abordagem epistemológica de Paul Feyerabend procurando promover a aprendizagem significativa crítica. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
TERRAZZAN, E. A.; CARNEIRO, M. C.; MASSONI, N. T.; CRUZ, F. F. S.; PEDUZZI, L. O. Q.; SILVA, H. C.. Participação em banca de Luiz Henrique Martins Arthury. O Ensino da Natureza da Ciência na Escola por meio de um Material Didático sobre Gravitação. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
ANDRADE NETO, A. S.; PAULO, I. J. C.; CUNHA, S. L.; MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A.. Participação em banca de Daniela Schittler. Laser de rubi: uma abordagem em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
ZANETIC, J.; SILVA, A. M. T. B.; VEIT, E. A.; HADJIMICHEF, D.; MASSONI, N. T.; ostermann, f.. Participação em banca de Erika Regina Mozena. Investigando enunciados sobre a Interdisciplinaridade no contexto das mudanças curriculares para o Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Sul. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
VILANI, A.; NOGUEIRA, M. A.; ARAUJO, I. S.; MORS, P. M.; ostermann, f.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Paulo Roberto Menezes Lima Junior. Evasão do ensino superior de Física segundo a tradição disposicionista em educaçao. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
MASSONI, N. T.; AGUIAR JUNIOR, O. G.; LUNA, E. G. S.; ostermann, f.. Participação em banca de Jader da Silva Neto. O conceito de Física Quântica na formação de professores: uma abordagem à luz do referencial sociocultural. 2013. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
PESA, M. A.; ZIEBELL, L. F.; VEIT, E. A.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Leonardo Albuquerque Heidemann. Atividades didáticas baseadas no processo de Modelagem Científica voltadas para a aprendizagem de Física no contexto de uma disciplina experimental. 2013. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
GANGOSO, Z.; CABALLERO SAHELICES, C.; BASTOS FILHO, J. B.; MASSONI, N. T.; LEMOS, E. S.. Participação em banca de Antonio José Ornellas Farias. Aprendizaje Significativo del Concepto de Energía, a partir de una Acción Integrada Escuela-Museo. Una Experiencia para la Alfabetización Científica en la Escuela vía Interacción con la Exposición Experimental de la Usina Ciencia. 2012. Tese (Doutorado em DOCTORADO DE LA UNIVERSIDAD DE BURGOS) - Universidad de Burgos.

12.
MORTIMER, E. F.; FREIRE JR., O.; ARAUJO, I. S.; LUNA, E. G. S.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Alexsandro Pereira de Pereira. Distribuição Conceitual no Ensino de Física Quântica: uma aproximação sociocultural às teorias de mudança conceitual. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
CAVALCANTI, C. J. H.; KLEINKE, M. U.; RAMOS, M. P.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Matheus Monteiro Nascimento. ENEM: de um sistema de ingresso ao ensino superior brasileiro reprodutor das desigualdades a um modelo mais justo socialmente. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
HARRES, J. B. S.; AQUINO, F. E.; VEIT, E. A.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Alexandre Luis Junges. Educação Ambiental no Ensino de Física: a temática do Aquecimento Global. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SANTOS, I. O.; MASSONI, N. T.; MUNARO, V. A.; SANTAROSA, M. C. P.; GARCIA, I. K.. Participação em banca de Vinicius Medeiros da Rosa. Natureza Humana na Educação em Ciências: uma reflexão filosófica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
MASSONI, N. T.; ROSA, C. T. W.; SANTOS, F. M. T.; ARAUJO, I. S.. Participação em banca de Claudio Rejane da Silva Dantas. Disposições Norteadoras acerca da Avaliação no Ensino de Ciências no nível fundamental: investigando orientações oficiais e práticas docentes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
BRITO, L. P.; MASSONI, N. T.; ALMEIDA, A. C. P. C.; VALENTE, J. A. S.. Participação em banca de Greivin Antonio Núñez González. A produção científica e o discurso de professores em Ciência, Tecnologia e Sociedade: um estudo na Universidade Pedagógica Experimental Libertador (UPEL) da Venezuela. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

2.
MASSONI, N. T.; CICUTO, C. A. T.; DORNELES, P. F. T.. Participação em banca de Bianca Vasconcelos do Evangelho. Estudo sobre a adoção de Metodologias Ativas no enfrentamento à evasão no Curso de Licenciatura em Física da UNIPAMPA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.

3.
MASSONI, N. T.; DORNELES, P. F. T.; LUCCHESE, M. M.. Participação em banca de Omar Guilhano da Rosa Soares. O uso da robótica educacional em aulas de Física na EJA como meio para aprendizagem significativa crítica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.

4.
ROSA, C. T. W.; MASSONI, N. T.; LOCATELLI, A.; DARROZ, L. M.. Participação em banca de Helena da Gloria Pieri. Abordagem do conteúdo de ondas no Ensino Médio na perspectiva CTS estruturada a partir dos Três Momentos Pedagógicos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade de Passo Fundo.

5.
PEDUZZI, L. O. Q.; MASSONI, N. T.; SILVA, T.; ALVES FILHO, J. P.. Participação em banca de Anabel Cardoso Raicik. Experimentos exploratórios: os contextos da descoberta e da justificativa nos trabalhos de Gray e Du Fay. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MASSONI, N. T.; BETZ, M. E. M.. Participação em banca de Janaína Rocha da Silva. O foguete de garrafa pet para Estuto Interdisciplinar no Ensino Médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Física para Educação Básica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
VEIT, E. A.; MASSONI, N. T.. Participação em banca de Cristiane Luis Mattana. Uma abordagem introdutória de conceitos de Termodinâmica no Ensino Fundamental através de aspectos históricos e epistemológicos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Física para Educação Básica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MASSONI, N. T.; DORNELES, P. F. T.; VANIEL, B. V.. Concurso Público para Professor Assistente-A na Área de Educação do Campo e Ensino de Física. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
ostermann, f.; ARAUJO, I. S.; MASSONI, N. T.. Comissão de Seleção para ingresso no Doutorado Acadêmico em Ensino de Física, Edital 2013/1. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
MASSONI, N. T.; SILVEIRA, F. L.; CAVALCANTI, C. J. H.. Comissão de Seleção para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Física. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
CAVALCANTI, C. J. H.; SILVEIRA, F. L.; MASSONI, N. T.. Comissão de Seleção para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Física. 2013.

4.
CAVALCANTI, C. J. H.; SILVEIRA, F. L.; MASSONI, N. T.. Comissão de Seleção para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Física, Edital 2013/1. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (7º ENAS).A Teoria da Aprendizagem Significativa articulada ao "ensino por microprojetos": uma possibilidade ao letramento científico. 2018. (Encontro).

2.
7º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (7º ENAS).Avaliadora de artigos submetidos ao evento. 2018. (Encontro).

3.
XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Avaliação da aprendizagem no Ensino de Ciências: observação e ?escuta? das Artes de Fazer de professoras do Ensino Fundamental. 2018. (Encontro).

4.
XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Avaliadora de quatro trabalhos submetidos ao evento. 2018. (Encontro).

5.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC.Parecer avaliativo a seis (06) trabalhos submetidos nas linhas temáticas Históra, Filosofia e Sociologia da Ciência e Educação em Ciências. 2017. (Encontro).

6.
Encontro de Física 2016 - XVI EPEF.Refletindo relações entre concepções da natureza da ciência e práticas didáticas no Ensino de Física: Investigações que buscam instrumentalizar futuros professores. 2016. (Encontro).

7.
Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa - 6º ENAS.Parecer avaliativo para quatro (04) trabalhos submetidos ao evento. 2016. (Encontro).

8.
XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Árbitro de seis (06) trabalhos submetidos. 2016. (Simpósio).

9.
12ª Escola MatoGrossense de Física.Por que investigar sobre Epistemologia da Ciência é importante para o Ensino de Física?. 2015. (Encontro).

10.
X ENPEC - Encontro Nacional em Educação em Ciências.Avaliação de onze (11) trabalhos submetidos ao evento. 2015. (Encontro).

11.
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Árbitro de quatro (04) trabalhos submetidos ao Evento. 2015. (Simpósio).

12.
Mostra de Ciências e do Conhecimento. Membro da comissão avaliadora de trabalhos da mostra (Educação Fundamental). 2014. (Feira).

13.
XII Semana de Investigación - Semana do PIDEC. 2014. (Outra).

14.
XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2014. (Encontro).

15.
IX ENPEC - Encontro Nacional em Educação em Ciências.Árbitro de trabalhos submetidos. 2013. (Encontro).

16.
Reunião de Trabalho Implementação da Licenciatura em Educação do Campo. 2013. (Outra).

17.
V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS.Utilização de Smartphones e tablets no desenvolvimento de atividades práticas para o Ensino de Física. 2013. (Oficina).

18.
XI Semana de Investigación - Semana do PIDEC. 2013. (Outra).

19.
I CIEC - Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Cienciascias. Avaliação de trabalhos. 2011. (Congresso).

20.
VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Coordenação da sessão Políticas Educacionais e Educação em Ciências. 2011. (Encontro).

21.
Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VEIT, E. A. ; ARAUJO, I. S. ; HEIDEMANN, L. A. ; MASSONI, N. T. . VII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS. 2017. (Outro).

2.
VEIT, E. A. ; ARAUJO, I. S. ; MASSONI, N. T. . VI Encontro Estadual de Ensino de Física - RS. 2015. (Outro).

3.
VEIT, E. A. ; ARAUJO, I. S. ; MASSONI, N. T. . V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Andre Felipe Hoernig. A Física Quântica na educação científica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Greivin Antonio Núñez González. A produção científica e o discurso de professores em Ciência, Tecnologia e Sociedade: um estudo na Universidade Pedagógica Experimental Libertador (UPEL) da Venezuela. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Marco Aurélio Torres Rodrigues. Formação Continuada de Professores à Luz de Políticas Públicas do Séc. XXI. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Lisiane Araujo Pinheiro. O egresso da Licenciatura em Física: um estudo do perfil e desafios do educador na perspectiva das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Alexandre Luis Junges. Educação e aprendizagem ambiental: introdução de temas ambientais como sustentabilidade e mudanças climáticas no Ensino de Física. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

4.
Patrese Coelho Vieira. Uma estrela eclipsada na Ciência: um resgate histórico da vida e obra de Cecilia Payne. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Francineide Amorim Costa Santos. Início: 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Ricardo Rangel Guimarães. Início: 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ghisiane Spinelli Vargas. Uma abordagem do tema estruturante Matéria e Radiação no Curso Normal: a busca da criticidade na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

2.
Felipe de Araujo Carvalho. Investigação sobre potencialidades de estratégias que visam transformar concepções epistemológicas e desenvolver predisposições didáticas em estudantes de Licenciatura em Física. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

3.
Fabrizio Belli Riatto. O emprego de um jogo de perguntas e respostas como uma forma de problematizar e motivar o Ensino de Física no Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Neusa Teresinha Massoni.

4.
Djonathan André Boaro. Uma investigação sobre o uso de aspectos epistemológicos nas estratégias didáticas de Futuros Professores de Física no Estágio Supervisionado. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

5.
Jerferson Barp. Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de Física no 9º Ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

6.
Jênifer Andrade de Matos. Apresentando conceitos do movimento de queda dos corpos no Ensino Fundamental através de um aporte histórico e epistemológico. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

7.
Eduardo Ismael Fuchs. Teoria da Relatividade Restrita: uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Neusa Teresinha Massoni.

8.
Flavio Festa. Proposta didática para desenvolver o tema da Supercondutividade no Ensino Médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

9.
Patrese Coelho Vieira. CONTRIBUIÇÕES DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE LUZ AO ENSINO DE FÍSICA: O EMPREGO DA FOTOGRAFIA ANALÓGICA E DIGITAL COMO SUBSÍDIO À ÓPTICA. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

Tese de doutorado
1.
Claudio Rejane da Silva Dantas. Avaliação no Ensino de Ciências no nível fundamental: investigando orientações oficiais e práticas docentes, fazendo. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristiane Lais Mattana. Uma abordagem introdutória de conceitos de Termodinâmica no Ensino Fundamental através de aspectos históricos e epistemológicos. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Física para Educação Básica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Max Krapf Costa. Uma experiência didática no ensino de conceitos de energia e suas consequências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

2.
Evandro Bittencourt Flach. Uma experiência com o ensino de Física no Colégio de Aplicação da UFRGS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

3.
Bruno José Goldberg Gallas. O ensino das leis de Newton: relato de uma experiência didática no Instituto Estadual Rio Branco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

4.
Bruno Cavalcanti. Uma experiência didática no ensino de conceitos de cinemática no Colégio Estadual Piratini. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

5.
Marcio Mello Roux Leite. Uma experiência docente para o ensino de conceitos de termodinâmica no Colégio Júlio de Castilhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

6.
Eduardo Silveira Dutra. Trabalho de conclusão de curso, observações e regência: Termodinâmica, aplicação no enino médio noturno. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

7.
Daniel Batista de Freitas. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ENSINO DE CONCEITOS DA TERMODINÂMICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

8.
Estevão Luciano Quevedo Antunes Júnior. A ÓPTICA SOB A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E EPISTEMOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

9.
Fernando Costa. O ATLETISMO COMO SITUAÇÃO PARA O ENSINO DA CINEMÁTICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

10.
Anderson Moraes dos Santos. ENSINO INTRODUTÓRIO DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

11.
Cláudia Fraga Germano. ENSINO DE ELETRICIDADE PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.

12.
Vagner Luis da Silveira Carvalho. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE ÓPTICA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Teresinha Massoni.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
VIEIRA, P. C. ; MASSONI, N. T. . Perspectivas sobre a Evolução Histórica do Conceito de Luz e sua Integração com a Fotografia para o Ensino da Óptica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Hipermídia de Apoio ao Professor de Física).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 8:12:18