Felipe Queiroz Siqueira

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  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Possui Mestrado em Psicologia (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Graduação na mesma área (2010) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e membro do Laboratório de Psicologia e Epistemologia Genética (LAPEGE). É professor das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Possui experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia da Personalidade e Psicologia Analítica. Tem interesse nos seguintes temas: desenvolvimento moral; virtudes; e valores de professores e pais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Queiroz Siqueira
Nome em citações bibliográficas
SIQUEIRA, F. Q.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia.
Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 118
Santa Cecília
90035003 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33085314
URL da Homepage: http://www.lapege.com.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Orientador: Lia Beatriz de Lucca Freitas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Juízo moral de crianças sobre a humildade na gratidão,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Lia Beatriz de Lucca Freitas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2005 - 2010
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Crença nos espíritos e adaptação psicológica, segundo C. G. Jung.
Orientador: Jose Wilson Vasconcelos Junior.
Bolsista do(a): Pró-reitoria de extensão da UFC, PREX-UFC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Integração institucional/PPI - FACCAT. (Carga horária: 6h).
Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
2018 - 2018
Classroom Intermediário. (Carga horária: 1h).
Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
2018 - 2018
Explorando os recursos do Classroom. (Carga horária: 3h).
Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
2018 - 2018
Formação Docente 2018/2. (Carga horária: 6h).
Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso Introdutório sobre Métodos Formais em Filosofia. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2017
Curso de Francês. (Carga horária: 416h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2016 - 2016
Ansiedade. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2016 - 2016
Psicologia Positiva: Definição, construtos e importância. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2015 - 2015
Workshop NVivo versão 10. (Carga horária: 2h).
Centro de Análise de Dados em Psicologia do PPG-Psicologia da UFRGS, CAD, Brasil.
2015 - 2015
Introdução ao Software NVivo versão 10. (Carga horária: 3h).
Centro de Análise de Dados em Psicologia do PPG-Psicologia da UFRGS, CAD, Brasil.
2015 - 2015
Princípios e técnicas da An. de Conteúdo de Bardin. (Carga horária: 3h).
Centro de Análise de Dados em Psicologia do PPG-Psicologia da UFRGS, CAD-PSICO, Brasil.
2013 - 2013
Rel. entre irmãos e novas configurações familiares. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2012
Curso básico de língua alemã. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Psicogênese do tempo (Piaget). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à Epistemologia Genética de Piaget. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2009
Extensão universitária em NUCEPEC.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2009
Extensão universitária em Projeto Novas Cores.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2008
Curso Básico de Língua Espanhola. (Carga horária: 420h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
III Workshop: Psicologia, trabalho e organizações. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2006
O autocontrole e a clínica comportamental. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2006
Grupo de Estudo Básico em An. do Comportamento II. (Carga horária: 22h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2005
Em busca da felicidade na educação/TDAH em questão. (Carga horária: 4h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2005 - 2005
Subjetividade. (Carga horária: 6h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2005 - 2005
Grupo de Estudo Básico em An. do Comportamento I. (Carga horária: 22h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1999 - 2001
The Basic to Intermediate Level Course. (Carga horária: 560h).
Instituto Brasil-Estados Unidos, IBEU, Brasil.
1997 - 1999
The Juvenile Course. (Carga horária: 450h).
Instituto Brasil-Estados Unidos, IBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

Linhas de pesquisa
Desenvolvimento Humano
03/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Humano I
03/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Humano e Nutrição
03/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Humano I
03/2015 - 07/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Humano e Nutrição

Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Personalidade
EB-A: Estágio Básico em Observação de Fenômenos Psicológicos
03/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Cognitivo e Moral
EB-A: Estágio Básico em Observação de Fenômenos Psicológicos

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Estudante de Psicologia

Atividades

08/2009 - 06/2010
Estágios , Centro de Humanidades, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Psicólogo clínico junguiano.
03/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Humanidades, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Bolsista de Extensão do Projeto Novas Cores.
08/2007 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Humanidades, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Bolsista voluntário do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NUCEPEC).
08/2007 - 02/2009
Extensão universitária , Centro de Humanidades, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Bolsista voluntário do Projeto Novas Cores.
08/2007 - 06/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Humanidades, Departamento de Psicologia.

Linhas de pesquisa
Práticas culturais

Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 20

Atividades

01/2012 - 01/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês para crianças (Magic Links)
Inglês básico (YTEEN, CEP)
Inglês intermediário (Make Your Point)
Inglês avançado (Cutting Edge)

Edifício Antares, EA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Psicólogo Clínico, Enquadramento Funcional: Psicólogo Analista



Linhas de pesquisa


1.
Práticas culturais
2.
Desenvolvimento Humano


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Valores de professores de adolescentes: A influência da formação profissional

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lia Beatriz de Lucca Freitas em 10/09/2017.
Descrição: Este estudo, então, tem como objetivo principal investigar se a formação (inicial e continuada) de professores de adolescentes, em Porto Alegre, influencia a adesão dos professores a valores importantes para a educação moral. Os objetivos específicos são: (a) examinar a adesão à solidariedade, ao respeito, à justiça e à convivência democrática; (b) avaliar se há diferenças de sexo em relação aos valores; (c) verificar se a formação (inicial e continuada) dos professores influencia a adesão a valores; e (d) analisar diferenças qualitativas entre valores dos docentes com melhor formação e dos com pior formação. As hipóteses consideradas são: (a) os professores terão maior adesão à solidariedade, menor adesão à justiça, e os valores respeito mútuo e convivência democrática ficarão igualmente em um meio-termo; (b) as mulheres terão maiores médias que os homens nos valores solidariedade e justiça; (c) quanto mais e melhor for a formação ? inicial e continuada ? dos professores, maior será a média de adesão à solidariedade, ao respeito mútuo, à justiça e à convivência democrática; e (d) docentes com melhor formação terão valores diferentes daqueles com menor formação. Participarão deste estudo 264 professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos), os quais trabalham com alunos no início da adolescência (em torno de 11 a 15 anos). Os participantes serão escolhidos por conveniência, através de escolas privadas e públicas de Porto Alegre, selecionadas também por conveniência. Será utilizada ainda a estratégia ?bola de neve?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Queiroz Siqueira - Integrante / Lia Beatriz de Lucca Freitas - Coordenador.
2013 - 2016
Desenvolvimento da gratidão e do materialismo em crianças e adolescentes
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como principais objetivos: (a) examinar relações entre o desenvolvimento da gratidão e do materialismo em crianças e adolescentes e (b) investigar as contribuições dos valores dos pais na gratidão e no materialismo dos jovens. A valorização excessiva de bens materiais tem trazido prejuízos à saúde (por exemplo, maiores índices de ansiedade e depressão) e à educação de crianças e adolescentes (o materialismo tem sido associado a problemas na escola, vandalismo e porte de armas). Além disso, o exacerbado materialismo está tornando a vida em nosso planeta insustentável. Assim, é importante investigar como se pode contrabalançar essa tendência, a fim de se criarem programas educativos e políticas públicas que sejam adequados a este fim. O Estudo 1 examina o que crianças e adolescentes mais desejam/valorizam, formas de expressão de gratidão, a quem agradecem (tipos de benfeitor) e relações entre gratidão e materialismo. O Estudo 2 investiga as contribuições dos valores dos pais na constituição da gratidão e do materialismo de crianças e adolescentes, aprofundando o estudo sobre as relações entre o desenvolvimento da gratidão e do materialismo. valores dos pais na constituição da gratidão e do materialismo de crianças e adolescentes, aprofundando o estudo sobre as relações entre o desenvolvimento da gratidão e do materialismo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Felipe Queiroz Siqueira - Integrante / Lia Beatriz de Lucca Freitas - Coordenador / Fernanda Maria Palhares - Integrante / Andressa Carvalho Prestes - Integrante.
2013 - 2015
Juízo moral de crianças sobre a humildade na gratidão
Descrição: Tradicionalmente, a justiça tem sido considerada como a virtude por excelência para a psicologia. Entretanto, algumas outras virtudes também têm sido pesquisadas na área. A importância de estudos sobre virtudes reside na possibilidade de se ampliar a compreensão da moralidade no campo da psicologia e de se refletir sobre práticas educacionais relacionadas ao tema. A gratidão é uma relação entre um benfeitor e um beneficiário, em que um benefício é dado livre e gratuitamente, gerando-se uma satisfação em quem recebe tal benefício e originando-se uma necessidade de retribuição. A humildade é a consciência extremada dos limites das virtudes e de si, expressando-se algumas vezes pela não publicidade de verdades positivas sobre o próprio sujeito. Estudos sobre gratidão e humildade, em uma perspectiva construtivista, apontam para um desenvolvimento de ambas as virtudes. Diante disso e levando-se em consideração que alguns autores sustentam que há humildade na gratidão, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar se existe um desenvolvimento das relações entre gratidão e humildade na infância. Participaram 28 crianças, distribuídas em três grupos etários (6, 9 e 12 anos), pareadas por sexo. Utilizaram-se duas histórias: em uma delas, o benfeitor foi humilde; na outra, o benfeitor não foi humilde. Cada história foi seguida de uma entrevista semiestruturada. Evidenciou-se que o sentimento de obrigatoriedade de retribuir um favor apresentou variações dependendo do tipo de benfeitor (humilde ou não-humilde). Houve uma maior tendência das crianças mais velhas levarem em conta a humildade e a falta dessa virtude quando comparadas com as crianças mais novas. Ao explicitar-se a diferença entre as histórias, a frequência deste tipo de resposta aumentou em todas as idades, além de ter surgido o tema da generosidade. Os resultados sugeriram que existe um desenvolvimento das relações entre gratidão e humildade na infância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Felipe Queiroz Siqueira - Integrante / Lia Beatriz de Lucca Freitas - Coordenador.
2007 - 2008
Metacontingências envolvidas na manutenção da prática cultural das quadrilhas juninas
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contingências envolvidas na prática cultural de quadrilha junina no contexto específico da cidade de Fortaleza, utilizando-se do conceito de metacontingência e investigando a evolução das contingências mantenedoras da quadrilha ao longo dos anos. Além disso, procurou-se verificar o impacto dessa prática na comunidade local. Em decorrência da ausência de uma metodologia qualitativa para estudo de práticas culturais no campo, recorreu-se à Antropologia para coleta dos dados, utilizando também para isso a análise funcional, método já consagrado na Análise do Comportamento. Dessa forma, buscou-se, ainda, contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia específica para o estudo de práticas culturais com base na Análise do Comportamento. Inicialmente, procurou-se utilizar a etnografia para a descrição das variáveis envolvidas no processo de manutenção, além de grupos focais com os pesquisadores e os participantes da pesquisa, como método complementar. Entretanto, em decorrência de ter sido exíguo o tempo de trabalho em campo, não foi possível realizar uma descrição exaustiva, como a etnografia pressupõe. Dessa maneira, os grupos focais configuraram-se como o principal instrumento de apreensão de variáveis. Um grupo junino sediado no bairro Vila União, em Fortaleza, serviu de campo para a atuação. Os membros do referido grupo pertencem, em sua maioria, a classes sociais menos favorecidas, residindo alguns deles em uma favela próxima. Desde o surgimento do grupo, há 32 anos, as apresentações da quadrilha (o produto agregado da metacontingência) possuem como temática principal o cangaço. As observações realizadas foram sistematizadas de acordo com um conjunto de categorias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Felipe Queiroz Siqueira - Integrante / Alexandre de Pontes Nobre - Integrante / Fernanda Gomes Santos - Integrante / Raquel Veríssimo Barros - Integrante / DANIELY ILDEGARDES BRITO TATMATSU - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2007 - 2009
Projeto Novas Cores
Descrição: O Projeto Novas Cores tem o objetivo de facilitar, em diferentes comunidades, processos de educação pela mediação da arte, buscando contribuir para a construção da cidadania, estimulando a criatividade e o autoconhecimento. Fundamenta-se como uma proposta de educação diferenciada, que utiliza a arte como instrumento para a construção da cidadania de crianças e adolescentes. Uma das atuações do projeto consiste em discutir com jovens acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente, tendo como instrumento diversos tipos de manifestações artísticas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Desenvolvimento cognitivo e moral.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Analítica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1SIQUEIRA, F. Q.2018SIQUEIRA, F. Q.; FREITAS, L. B. L. . Desenvolvimento das relações entre humildade e gratidão na infância. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE), v. 16, p. 854-872, 2018.

2.
2SIQUEIRA, F. Q.2017SIQUEIRA, F. Q.; CALZA, T. ; SARRIERA, J. ; FREITAS, L. B. L. . O valor dos valores: a perspectiva de pais em relação a seus filhos. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA, v. 8, p. 55-75, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
MELO, L. A. ; DANTAS, N. F. ; FREIRE, A. I. M. ; SIQUEIRA, F. Q. ; LIMA, D. M. A. ; FIRMO, A. A. M. ; PINHEIRO, S. L. . Projeto Novas Cores: Celebrando Oito Anos de História. In: Andréa Cordeiro;Ângela Pinheiro. (Org.). Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Aprendizagens Compartilhadas. 1ed.Fortaleza: NUCEPEC / UFC, 2009, v. , p. 75-95.

2.
LIMA, D. M. A. ; SIQUEIRA, F. Q. ; SOUSA, R. V. ; CAVALCANTE, A. J. L. ; SILVA, G. S. ; FIRMO, A. A. M. . Infância(s) e Adolescência(s): Cidadania e Arte no Projeto Novas Cores. In: Andréa Cordeiro;Ângela Pinheiro. (Org.). Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Aprendizagens Compartilhadas. 1ed.Fortaleza: NUCEPEC / UFC, 2009, v. , p. 96-116.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SIQUEIRA, F. Q.. Quais valores os pais consideram importante que seus filhos desenvolvam?. In: Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2017, Aracaju - SE. ANAIS DO XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, 2017. p. 1-369.

2.
DELAZZANNA-ZANON, L. ; SIQUEIRA, F. Q. ; FREITAS, L. B. L. ; BACHERT, C. ; MARTE, B. . Desenvolvimento moral no contexto escolar: Considerações metodológicas. In: 46a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. Comunicações Científicas, 2016.

3.
DELAZZANNA-ZANON, L. ; SIQUEIRA, F. Q. ; PALHARES, F. M. ; FREITAS, L. B. L. . Valores e virtudes de crianças e adolescentes. In: 9o Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2015, Salvador. Anais, 2015.

4.
PALHARES, F. M. ; SIQUEIRA, F. Q. ; PRESTES, A. C. ; VARGAS, E. A. M. . O desenvolvimento da gratidão: Uma comparação de amostras com crianças e adolescentes no Sul do Brasil. In: IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa. Anais do IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento - Desenvolvimento Humano e Solidariedade, 2013. p. 557-559.

5.
TATMATSU, D. I. B. ; NOBRE, A. P. ; SIQUEIRA, F. Q. ; SANTOS, F. G. ; BARROS, R. V. . A prática cultural das quadrilhas juninas: um estudo introdutório sobre metacontingências. In: II Programa Especial de Ética em Pesquisa, 2008, Juazeiro do Norte. Ética na Pesquisa: experiências relacionadas à ciência, tecnologia e inovação : resumo do 2. Programa Especial em Ética na Pesquisa. Cajazeiras: IDEAL, 2008. v. 01. p. 01-11.

6.
FIRMO, A. A. M. ; SIQUEIRA, F. Q. ; ALMEIDA, F. P. . Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre a Criança (NUCEPEC): Projeto Novas Cores. In: XXIII Semana de Psicologia da UFC, 2008, Fortaleza. CD da XXIII Semana de Psicologia UFC 2008, 2008.

7.
NOBRE, A. P. ; TATMATSU, D. I. B. ; SIQUEIRA, F. Q. ; SANTOS, F. G. ; BARROS, R. V. . Metacontingências envolvidas na manutenção da prática cultural das quadrilhas juninas. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia, 2008, Uberlândia. CD de Resumos de Comunicação Científica da XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
SIQUEIRA, F. Q.. Adesão a valores e formação de professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARTINS, G. ; SIQUEIRA, F. Q. ; PALHARES, F. M. . O processo de socialização e os valores dos adultos: Reflexões sobre seu papel no desenvolvimento do crianças e adolescentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BRITO, A. K. ; SIQUEIRA, F. Q. . Diferenças entre gerações de professores na adesão ao valor respeito. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PALHARES, F. M. ; SIQUEIRA, F. Q. ; RIQUE NETO, J. ; QUEIROZ, P. . Quais valores os pais consideram importante que seus filhos desenvolvam?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
DELLAZZANA-ZANON, L. ; SIQUEIRA, F. Q. ; BACHERT, C. . Desenvolvimento moral no contexto escolar: Considerações metodológicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SIQUEIRA, F. Q.; PALHARES, F. M. ; DELAZZANNA-ZANON, L. . Valores e virtudes de crianças e adolescentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SIQUEIRA, F. Q.; FREITAS, L. B. L. . Examining relations between gratitude and humility in childhood. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SIQUEIRA, F. Q.. Reflexões acerca da psicologia analítica e crença nos espíritos, segundo C. G. Jung. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PALHARES, F. M. ; SIQUEIRA, F. Q. . O Desenvolvimento da Gratidão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SIQUEIRA, F. Q.; FIRMO, A. A. M. ; CAVALCANTE, A. J. L. . Projeto Novas Cores: Experiência de Extensão Universitária com Crianças no Centro Cultural Bom Jardim. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SIQUEIRA, F. Q.; NOBRE, A. P. . Metacontingências e Análise de Práticas Culturais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
TATMATSU, D. I. B. ; NOBRE, A. P. ; SIQUEIRA, F. Q. ; SANTOS, F. G. ; BARROS, R. V. . A prática cultural das quadrilhas juninas: um estudo introdutório sobre metacontingências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SIQUEIRA, F. Q.. Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre a Criança (NUCEPEC): Projeto Novas Cores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, G. S. ; SOUSA, R. V. ; FIRMO, A. A. M. ; SIQUEIRA, F. Q. ; DANTAS, N. F. . (Re)Inventado a cidadania através da Arte: A Experiência do Projeto Novas Cores.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SIQUEIRA, F. Q.. Novas Cores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SIQUEIRA, F. Q.. Acervo do NUCEPEC: Facilitando o Conhecimento Acerca da Infância e Adolescência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SIQUEIRA, F. Q.. Juízo moral de crianças sobre a humildade na gratidão. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015 (Dissertação de Mestrado).

2.
SIQUEIRA, F. Q.. Crença nos Espíritos e Adaptação Psicológica, segundo C. G. Jung 2010 (Monografia).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIQUEIRA, F. Q.. Desenvolvimento moral e virtudes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SIQUEIRA, F. Q.. Abordagem de Kohlberg no desenvolvimento moral. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BECKER, M. L. R. ; CORBELLINI, S. ; TURCHIELO, L. B. ; MARCON, A. M. ; STOCK, B. S. ; SUARDI, C. D. Z. ; SOUZA, G. L. S. ; SIQUEIRA, F. Q. ; RODRIGES, I. O. ; MACHADO, R. S. ; FARIAS, S. M. V. . Elucidário de Piaget: O possível e o necessário. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de aprendizagem).

4.
SIQUEIRA, F. Q.. Desenvolvimento moral na abordagem piagetiana: Aplicações atuais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FREITAS, L. B. L. ; TUDGE, J. ; SOUZA, L. K. ; PALHARES, F. M. ; SIQUEIRA, F. Q. ; PRESTES, A. C. ; CULAU, F. . Valores morais e materiais: Como abordá-los na escola?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
TATMATSU, D. I. B. ; SIQUEIRA, F. Q. ; NOBRE, A. P. ; BARROS, R. V. ; SANTOS, F. G. . Metacontingências Envolvidas na Manutenção da Prática Cultural das Quadrilhas Juninas. 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SIQUEIRA, F. Q.; DAUDT, C.; JUNG., S. I.. Participação em banca de Letícia Estela da Silva Gheno.O fantasma dos natais passados: O fenômeno da transgeracionalidade em gestação de alto risco (Qualificação). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.

2.
SIQUEIRA, F. Q.; LIMA, L. S.; SCHIMITT, R. L.. Participação em banca de Ísis Aline Jablonski,.A perspectiva de educadores frente à violência sexual infantil (Qualificação). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Adesão a valores e formação de professores. 2018. (Simpósio).

2.
48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. O processo de socialização e os valores dos adultos: Reflexões sobre seu papel no desenvolvimento do crianças e adolescentes. 2018. (Congresso).

3.
VII Jornada Científica do Curso de Psicologia da FACCAT. 2018. (Outra).

4.
XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Quais valores os pais consideram importante que seus filhos desenvolvam?. 2017. (Congresso).

5.
46a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Desenvolvimento moral no contexto escolar: Considerações metodológicas. 2016. (Congresso).

6.
41st Association for Moral Education Conference. Examining relations between gratitude and humility in childhood. 2015. (Congresso).

7.
9o Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Valores e virtudes de crianças e adolescentes. 2015. (Congresso).

8.
V Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil.Reflexões acerca da psicologia analítica e crença nos espíritos, segundo C. G. Jung. 2014. (Outra).

9.
XVIII Encontro de Extensão da Universidade Federal do Ceará.Projeto Novas Cores: Experiência de Extensão Universitária com Crianças no Centro Cultural Bom Jardim. 2009. (Encontro).

10.
II Programa Especial em Ética na Pesquisa.A Prática Cultural das Quadrilhas Juninas: Um Estudo Introdutório Sobre Metacontingências. 2008. (Encontro).

11.
IV Semana de Engenharia de Produção da UFC. 2008. (Encontro).

12.
XVII Encontro de Extensão da UFC.Projeto Novas Cores. 2008. (Encontro).

13.
XXIII Semana de Psicologia da UFC: A Formação do Psicólogo no Ceará: Quem somos e para onde vamos?.Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre a Criança (NUCEPEC): Projeto Novas Cores. 2008. (Encontro).

14.
XXXVIII Reunião Anual de Psicologia. Metacontingências envolvidas na manutenção da prática cultural das quadrilhas juninas. 2008. (Congresso).

15.
Fórum de Laboratórios de Análise Experimental do Comportamento do Ceará. 2007. (Encontro).

16.
III Workshop - Psicologia, Trabalho e Organizações: Seminário Introdutório à Psicologia Social do Trabalho. 2007. (Outra).

17.
XVI Encontro de Extensão da UFC.Acervo do NUCEPEC: facilitando o conhecimento acerca da infância e adolescência. 2007. (Encontro).

18.
XI Encontro Cearense de Análise do Comportamento. 2006. (Encontro).

19.
9º Encontro Cearense de Psicologia Comportamental: Subjetividade & Práxis. 2005. (Encontro).

20.
I Encontro de Psicologia Humanista. 2005. (Encontro).

21.
XXII Semana de Psicologia da UFC: Academia e Realidade: Dualismo ou Unidade?. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, L. B. L. ; TUDGE, J. ; SOUZA, L. K. ; PALHARES, F. M. ; SIQUEIRA, F. Q. ; PRESTES, A. C. ; CULAU, F. . Curso de extensão valores morais e materiais: Como abordá-los na escola?. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


TOEFL ITP - escore geral 557, em 2014. Proficiente de Leitura em Língua Estrangeira (Inglês) pela CAPLLE, em 31 de maio de 2014 (validade de 8 anos). Proficiente de Leitura em Língua Estrangeira (Francês) pela CAPLLE, em 18 de dezembro de 2015 (validade de 8 anos).



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