Joseane Amaral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2090413581855292
  • Última atualização do currículo em 10/01/2019


Professora em regime de Dedicação Exclusiva no Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Passo Fundo, atuando no ensino de Língua Inglesa. É integrante do Núcleo de Cultura da instituição, em processo de implantação no campus. Atuou no NEABI e em vários projetos, como a Comissão de divulgação e a Comissão de Implantação do Ensino Médio Integrado ao Técnico. Participou da coordenação do I CriArt e esteve à frente do projeto Música e cidadania entre 2016 e 2018. Graduada em Letras - Português/Inglês; Especialista em Linguística, Ensino de Línguas e da Literatura; Mestre em Letras - Estudos Linguísticos. Atualmente cursa Doutorado em Letras (PPGL/UPF), sob orientação do professor Dr. Miguel Rettenmaier. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joseane Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, Joseane

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Passo Fundo.
Estrada Perimetral Leste, 150
São José
99064440 - Passo Fundo, RS - Brasil
Telefone: (054) 33112916
URL da Homepage: http://www.passofundo.ifsul.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Gamificando o ensino de leitura (título provisório),
Orientador: Miguel Rettenmaier.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Retratos da docência em textos de revista: expectativas, papel social e emancipação, um estudo comparativo entre Letras e Educação Física,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Marcos Gustavo Richter.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 interrompida
Especialização interrompida em 2014 em Tradução de Inglês. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Ano de interrupção: 2014
2008 - 2009
Especialização em Lingüística e Ensino de Línguas e Literatura. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, Brasil.
Título: Aprendizagem dialógica: blogs didáticos e as novas possiblidades no ensino de línguas na geração Homo Zappiens.
Orientador: Flávia Medianeira de Oliveira.
2004 - 2007
Graduação em Letras - Português/Inglês - Licenciatura Plena.
Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, Brasil.
Título: ESP EM CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA: UPDATING O ENSINO DE LÍNGUAS.
Orientador: Everton Luiz Franken.
2002 - 2003
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Sistemas de Informação.
Escola Técnica Alto Jacuí, ETAJ, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Gamification. (Carga horária: 40h).
Universidade da Pensilvânia - Coursera, UP, Estados Unidos.
2014 - 2014
Vacation English. (Carga horária: 45h).
Kaplan International Colleges, KAPLAN PLI, Canadá.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Proeja. (Carga horária: 160h).
Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi, IFFPB, Brasil.
2012 - 2012
Moodle para Professores e Tutores. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi, IFFPB, Brasil.
2012 - 2012
Moodle 2.3 para Professores. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2013 - 10/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa (Curso Técnico em Secretariado EaD) - Professor Pesquisador II, Programa Rede e-Tec Brasil
11/2012 - 10/2013
Direção e administração, Campus Panambi, .

Cargo ou função
Coordenadora de Proeja substituta.

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Estágio: Docência Orientada I - Atuação no 6º período do Curso de Letras da UFSM, na disciplina de Pragmática do Português, em 2010 (professora auxiliar).


Escola Técnica Alto Jacuí, ETAJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como docente nos cursos técnicos, nas disciplinas de Português Instrumental, Inglês Técnico e Metodologia Científica.

Atividades

03/2008 - 02/2010
Ensino, Técnico em Agropecuária, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
03/2008 - 02/2010
Ensino, Técnico em Eletromecânica, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
03/2007 - 02/2010
Ensino, Técnico em Sistemas de Informação, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental


Projetos de extensão


2018 - 2018
Aspectos culturais e idiomáticos atípicos em Passo Fundo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Joseane Amaral - Coordenador / Fábio Moreira de Oliveira - Integrante.
2014 - Atual
Sistema de informação gerencial para cooperativas de recicladores de resíduos sólidos de Passo Fundo
Descrição: Em Passo Fundo, os resíduos são classificados para reciclagem por catadores autônomos e organizados cooperativas. A gestão dos resíduos é considerada complexa, neste sentido, o melhoramento do sistema de informação existente permitirá melhorias gerenciais aos recicladores, beneficiando-os com informações ágeis e precisas, além de originar estatísticas para estudos ambientais, sociais e de geração de renda..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Joseane Amaral - Integrante / André Fernando Rollwagen - Coordenador / Thiago Barbieri do Amaral - Integrante.
2013 - 2013
Mulheres Mil
Descrição: O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da eqüidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. O programa também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela ONU em 2000 e aprovada por 191 países. Entre as metas estabelecidas estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental. Integrado a essas prioridades, o Mulheres Mil tem como objetivo promover até 2010 a formação profissional e tecnológica de cerca de mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A meta é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Joseane Amaral - Coordenador / Sylvia Messer - Integrante.


Outros Projetos


2018 - 2018
Projeto Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico no IFSul Passo Fundo
Descrição: Docente integrante da Comissão de implantação do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico no IFSul campus Passo Fundo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Joseane Amaral - Coordenador / André Fernando Rollwagen - Integrante / Sidinei Sobrinho - Integrante / Maria Carolina Fortes - Integrante / José de Figueiredo - Integrante / Alexsander Carneiro - Integrante.
2016 - Atual
Música e cultura na academia
Descrição: O projeto pretende promover a música e a cultura no meio acadêmico, através de apresentações musicais e artísticas destinadas aos estudantes dos níveis técnico e superior, além da comunidade escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Joseane Amaral - Coordenador / André Fernando Rollwagen - Integrante.
2014 - 2014
Projeto Institucional de Apoio à Docência do IFSUL
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Joseane Amaral - Coordenador / Maria Carolina Fortes - Integrante.


Revisor de periódico


1999 - 1999
Periódico: Jornal Visão Regional


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, Joseane2018AMARAL, Joseane; RETTENMAIER, M. . Biblioteca e Leitura em Retratos: percepções sobre o ensino técnico. Revista Leia Escola, v. 18, p. 9-19, 2018.

2.
AMARAL, Joseane2016AMARAL, Joseane. Sobre blogs didáticos e edublogueiros: protagonismo ou reprodução?. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 13, p. 1-12, 2016.

3.
AMARAL, Joseane2015AMARAL, Joseane. Sobre a significação em dois momentos: de Jakobson à Linguística de Corpus. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 1, p. 1, 2015.

4.
Richter, M.G.2011Richter, M.G. ; AMARAL, Joseane . Papel social e emancipação: discutindo as bases da profissão docente. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 523-550, 2011.

5.
AMARAL, Joseane2011AMARAL, Joseane. Regulamentar ou reconhecer? Sobre o papel social e a emancipação na profissão de Letras. Linguasagem (São Paulo), v. un, p. 1-8, 2011.

6.
AMARAL, Joseane2010AMARAL, Joseane. Blogs didáticos e as novas possibilidades no ensino de línguas na geração Homo Zappiens. Revista de Letras Norte@mentos, v. 3, p. 79-98, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
WISNIEWSKI, R. R. ; MESSER, S. ; AMARAL, Joseane . Oh, happy day... o ensino de língua inglesa como agente motivador. In: Rudião Rafael Wisniewski; Sylvia Messer. (Org.). As mulheres mil. 1ed.: , 2016, v. , p. 61-70.

2.
TEIXEIRA, A. C. ; AMARAL, Joseane . O ciberespaço: novos caminhos e aprendizagens na geração Homo Zappiens. In: Adriano Canabarro Teixeira; Ana Maria Oliveira Pereira; Marco Antônio Sandini Trentin. (Org.). Inclusão digital: tecnologias e metodologias. 1ed.Passo Fundo: UPF, 2013, v. , p. 21-39.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, Joseane. Literatura eletrônica e sincretismos em ?Redridinghood ?: a arte digital ressignificando uma narrativa. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA, LITERATURA E PROCESSOS CULTURAIS Novas voz es. Novas linguagens. Novas leituras., 2016, Caxias do Sul - RS. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA, LITERATURA E PROCESSOS CULTURAIS, 2016. v. 3.

2.
AMARAL, Joseane. #Entre_hashtags_arrobas_e_emoticons: quem é o nativo digital?. In: 12º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2015, Passo Fundo. ENSINO DE LÍNGUA E LEITURA: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS, 2015.

3.
AMARAL, Joseane. Leitura ubíqua sob a perspectiva do Social Reading: construindo uma rede social de leitores.. In: 13° Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2015, Passo Fundo. Anais - Comunicações do 13° Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural. Passo Fundo: UPF, 2015.

4.
Richter, M.G. ; CAVICHIOLI, Fabrícia ; KADER, C. C. ; AMARAL, Joseane . Discurso e profissionalização docente: uma perspectiva sistêmico-holística. In: XI Seminário Internacional em Letras ? Linguagens e práticas socioculturais, 2011, Santa Maria-RS. Anais do XI XI Seminário Internacional em Letras ? Linguagens e práticas socioculturais, 2011.

5.
AMARAL, Joseane. Papel Social do Professor: Submissão ou Emancipação? Uma Análise Baseada em Textos de Revistas. In: I Encuentro internacional del conocimiento : diálogos en nuestra América / I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la Integración en el Conosur, 2011, Pelotas. I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración en el Conosur Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América, 2011. v. 1. p. 2075-2088.

6.
AMARAL, Joseane. O professor deve(ria) agir assim: uma análise contrastiva entre expectativas e prescrições ao trabalho docente. In: Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso, 2011, Porto Alegre-RS. Anais SITED, 2010. v. un.

7.
AMARAL, Joseane. O professor deve(ria) agir assim: uma análise contrastiva entre expectativas e prescrições ao trabalho docente. In: Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso, 2010, Porto Alegre. Anais do SITED, 2010.

8.
AMARAL, Joseane. A carreira docente sob o prisma das expectativas: um olhar sobre as publicações relacionadas ao professor. In: Seminário Internacional Linguagem, Interação e Aprendizagem, 2010, Porto Alegre. Anais do Seminário Internacional Linguagem, Interação e Aprendizagem, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, Joseane. Multiletr@mentos na cibercultura: desafios e possibilidades no ensino técnico.. In: XV Seminário Internacional em Letras, 2015, Santa Maria. Anais do XV Seminário Internacional em Letras, Santa Maria - RS. Tema: Múltiplas linguagens e letramentos/ multiletramentos e linguagens., 2015. v. 5.

2.
AMARAL, Joseane. As entrelinhas da docência: é possível prescrever o trabalho do professor?. In: Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão: 15 anos construindo sentidos na diversidade, 2011, Cruz Alta-RS. Anais do Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão: 15 anos construindo sentidos na diversidade, 2011. v. un.

3.
AMARAL, Joseane. A geração de expectativas sobre o professor de línguas no discurso midiático: um estudo baseado em Linguística de Corpus. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II, 2010, São Leopoldo. A geração de expectativas sobre o professor de línguas no discurso midiático: um estudo baseado em Linguística de Corpus, 2010.

4.
AMARAL, Joseane. O ensino de inglês específico para informática através do SAEIINF. In: XXI Seminário Nacional de Inglês Instrumental, 2007, Caxias do Sul. XXI Seminário Nacional de Inglês Instrumental, 2007.

5.
AMARAL, Joseane. Sistema Especialista para diagnóstico de enfermidades em ovinos causadas por microparasitas. In: X Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação, 2006, Cruz Alta. II Edição da Revista Digital, 2006.

6.
AMARAL, Joseane. A educação formal do novo milênio: a importância do projeto político-pedagógico. In: IX Seminário Internacional de Educação no Mercosul e VI Seminário Interinstitucional, 2005, Cruz Alta. IX Seminário Internacional de Educação no Mercosul e VI Seminário Interinstitucional, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
Richter, M.G. ; CAVICHIOLI, Fabrícia ; AMARAL, Joseane ; CEREZER, A. ; LIMA, L.J.R. . Teoria Holística da Atividade: um modelo heurístico especial de formação docente. Expressão (Santa Maria), 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BARUFFI, L. ; AMARAL, Joseane . GARAGE SALE E QR CODE: ESTRATÉGIAS PARA ENSINO DE LE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARUFFI, L. ; AMARAL, Joseane . Garage sale e QR code: estratégias para ensino de LE no ensino tecnólogo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
AMARAL, Joseane. Uso de aplicativos móveis na aula de línguas: experiências no ensino superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AMARAL, Joseane; RETTENMAIER, M. . Literatura eletrônica e sincretismos em ?Redridinghood?: a arte digital ressignificando uma narrativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AMARAL, Joseane. Leitura ubíqua sob a perspectiva do Social Reading: construindo uma rede social de leitores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AMARAL, Joseane. Multiletr@mentos na cibercultura: desafios e possibilidades no ensino técnico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AMARAL, Joseane. Dever e ação: a geração de expectativas sobre o professor de línguas no discurso midiático, um estudo baseado em Linguística de Corpus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
AMARAL, Joseane. Papel Social do Professor: Submissão ou Emancipação? Uma análise baseada em textos de revistas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
AMARAL, Joseane. A geração de expectativas sobre o professor de línguas no discurso midiático: um estudo baseado em Linguística de Corpus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
AMARAL, Joseane. Dever e ação: a geração de expectativas sobre o professor de línguas no discurso midiático, um estudo baseado em Linguística de Corpus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
AMARAL, Joseane. Fatores de atribuição na THA: uma análise comparativa entre Educação Física e Letras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
AMARAL, Joseane. O professor deve(ria) agir assim: uma análise contrastiva entre expectativas e prescrições ao trabalho docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Richter, M.G. ; CAVICHIOLI, Fabrícia ; AMARAL, Joseane ; CEREZER, A. ; LIMA, L.J.R. . Ensino de Línguas e Profissionalização: um modelo heurístico especial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
AMARAL, Joseane. As entrelinhas da docência: é possível prescrever o trabalho do professor?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
AMARAL, Joseane. Dever e ação: a geração de expectativas sobre o professor de línguas no discurso midiático, um estudo baseado em Linguística de Corpus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
AMARAL, Joseane. A carreira docente sob o prisma das expectativas: um olhar sobre as publicações relacionadas ao professor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
AMARAL, Joseane. Linguagem da malandragem: efeitos metafóricos e deslizamentos na gíria carcerária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
AMARAL, Joseane; ROLLWAGEN, A. F. . O ensino de Inglês específico para informática através do SAEIINF. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
AMARAL, Joseane. Fernando Pessoa: ortônimo e heteronímia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
AMARAL, Joseane; Lagemann, J.U. . A educação formal do novo milênio: a importância do projeto político-pedagógico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
AMARAL, Joseane. O lixo tecnológico no meio ambiente: problemas e soluções 2007 (Feira de Ciências).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ROLLWAGEN, A. F. ; AMARAL, Joseane . SAEIINF - Sistema de Aprendizado e Ensino de Inglês para Informática. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
AMARAL, Joseane. Comitê Científico do 3º Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2014.

2.
AMARAL, Joseane. Avaliador de trabalhos científicos do I Simpósio da Tecnologia da Informação do IFSUL Passo Fundo. 2014.

3.
AMARAL, Joseane. AVALIADORA ad hoc DO PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IF GOIANO. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, Joseane. Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Educação. 2015. (Portaria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AMARAL, Joseane. Participação em banca de Ananda Rakse. Educação e alfabetização: as dificuldades de escrita das crianças nos anos Iniciais, em relação às diferentes práticas de leitura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2.
AMARAL, Joseane. Participação em banca de Bruna Bianchetto Longo. Rejeição e apaixonamento à matemática: reflexões e alternativas - uma pesquisa-ação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr João Carlos Machado. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

3.
AMARAL, Joseane. Participação em banca de Carine Aparecida Kuhn. A educação infantil e as mídias educativas - brincando de inventar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

4.
AMARAL, Joseane. Participação em banca de Crislaine de Anunciação Rovena. A importância do uso das mídias para o desenvolvimento do lúdico na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

5.
AMARAL, Joseane. Participação em banca de Daniela Perin Sartori. As mídias no planejamento escolar da educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

6.
AMARAL, Joseane. Participação em banca de Elisabete Maria Pasquetti Dal Piva. O processo de ensino-aprendizagem no componente curricular da sociologia e a contribuição das mídias televisiva e impressa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

7.
AMARAL, Joseane. Participação em banca de Marinês Potrich Tolotti. Mídia e suas ferramentas para o fortalecimento de vínculos sociais e familiares de mulheres com baixa autoestima. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

8.
AMARAL, Joseane. Participação em banca de Iracema Hahn Miotto. A arte da leitura e as interações sociais - uma intervenção no programa aprendiz cooperativo no município de Sarandi/RS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

9.
AMARAL, Joseane. Participação em banca de Jardel José Pedon. As mídias educacionais e o processo de ensino e aprendizagem em turmas de inclusão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

10.
AMARAL, Joseane. Participação em banca de Clesiane Aparecida Nunes. A aplicabilidade das mídias no universo da Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

11.
Madaloz, M. A.M.; AMARAL, Joseane. Participação em banca de Marcos Antônio Martinelli Madaloz. Educar para o cuidado com a vida: contribuição das mídias em sala de aula. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE.

12.
DAL?SANTO, M. L.; AMARAL, Joseane. Participação em banca de Marisete Lourdes Dal?Santo. Integração de mídias no ensino da cultura popular na área das linguagens. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

13.
STAGGEMEIER, M. P.; AMARAL, Joseane. Participação em banca de Michele Panzenhagen Staggemeier. Uso pedagógico do Google Docs como ferramenta de interatividade aliada ao livro impresso e a internet. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

14.
BRANDAO, R. F. C. S.; AMARAL, Joseane. Participação em banca de Rochele Fátima De Carli Sartori Brandão. A importância da música na educação infantil para a construção, socialização e o desenvolvimento da criança. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

15.
Borth, S.; AMARAL, Joseane. Participação em banca de Sandra Borth. A importância dos jogos na construção da aprendizagem mais atraente e significativa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AMARAL, Joseane. Banca de avaliação de professor substituto para o Curso de Secretariado. 2013. Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi.

2.
AMARAL, Joseane. Comitê de Avaliação de Projetos - CAP. 2013. Instituto Federal Farroupilha.

3.
AMARAL, Joseane. Processo Seletivo do Curso de Especialização em Gestão Pública. 2012. Instituto Federal Farroupilha.

4.
FREIBE, A. F.; ZAN, F. R.; AMARAL, Joseane; KRISTIUK, M. R.. Banca de Avaliação de Estágio Curricular Supervisionado. 2012. Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Garage sale e QR code: estratégias para ensino de LE no ensino tecnólogo. 2017. (Simpósio).

2.
Formação Pedagógica Continuada - Métodos de Aprendizagem centrados no estudantes n. 2016. (Outra).

3.
III Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais NOVAS VOZES. NOVAS LINGUAGENS. NOVAS LEITURAS.LITERATURA ELETRÔNIC A E SINCRETISMOS EM REDRIDINGHOOD : A ARTE DIGITAL RESSIGNIFICA NDO UMA NARRATIVA. 2016. (Seminário).

4.
IV Simpósio Internacional e VIII Simpósio Nacional de Literatura e Informática.Uso de aplicativos móveis na aula de línguas: experiências no ensino superior. 2016. (Simpósio).

5.
Jornada em Ação ? 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural.Leitura ubíqua sob a perspectiva do social reading: construindo uma rede social de leitores. 2015. (Seminário).

6.
OFICINA 1: PROF. DR. RONALDO LIMA JÚNIOR - XV Inletras. 2015. (Oficina).

7.
XV Seminário Internacional em Letras - Inletras.Multiletramentos na cibercultura: desafios e possibilidades no ensino técnico. 2015. (Seminário).

8.
5° Seminário Nacional de Língua e Literatura: teoria e ensino - leitura, produção discursiva e multimodalidade.Oh, happy day... o ensino de Língua Inglesa como agente motivador no programa Mulheres Mil. 2014. (Seminário).

9.
I SIMPÓSIO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO IFSUL PASSO FUNDO. 2014. (Simpósio).

10.
Projeto Institucional de Apoio à Docência do IFSUL. 2014. (Encontro).

11.
Workshop Social Reading na Educação. 2014. (Oficina).

12.
12º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural.Entre hashtags, arrobas e emoticons: quem é o nativo digital?. 2013. (Seminário).

13.
15ª Jornada Nacional de Literatura. 2013. (Outra).

14.
2º Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2013. (Seminário).

15.
II Seminário das Licenciaturas, Congresso Institucional PIBID, Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão e Encontro de Professores de PROEJA. 2013. (Seminário).

16.
I Seminário de Educação e Diversidade: diálogos étnico-raciais. 2013. (Seminário).

17.
Aprimoramento linguístico para professores de inglês II: ênfase em aspectos culturais. 2012. (Oficina).

18.
VIII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e IV Semiário de Ensino de Língua Materna. 2012. (Seminário).

19.
I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para La Integracion en el Conosur. Papel social do professor: submissão ou emancipação? Uma análise baseada em textos de revistas. 2011. (Congresso).

20.
I Fórum de Estudos Interacionistas.Dever e ação: a geração de expectativas sobre o professor de línguas no discurso midiático, um estudo baseado em Linguística de Corpus. 2011. (Outra).

21.
Congresso Internacional Linguagem e Interação II. A geração de expectativas sobre o professor de línguas no discurso midiático: um estudo baseado em Linguística de Corpus. 2010. (Congresso).

22.
IV Encontro do GEL. 2010. (Encontro).

23.
IX Encontro de Linguística de Corpus e IV Escola Brasileira de Linguística Computacional.Dever e ação: a geração de expectativas sobre o professor de línguas no discurso midiático, um estudo baseado em Linguística de Corpus. 2010. (Encontro).

24.
X Seminário Internacional em Letras - Linguagem: Interfaces e descolamentos.Fatores de atribuição na THA: uma análise comparativa entre Educação Física e Letras. 2010. (Seminário).

25.
13ª Jornada Nacional de Literatura. 2009. (Outra).

26.
Conferência "Rumo a uma civilização de inteligência coletiva" (Pierre Lévy). 2009. (Outra).

27.
I Simpósio de Computação Aplicada. 2009. (Simpósio).

28.
VI Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras, II Seminário de Ensino de Língua Materna e VI Mostra de Materiais Didáticos. 2008. (Seminário).

29.
XIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão; XI Mostra de Iniciação Científica e VI Mostra de Extensão.Linguagem da malandragem: efeitos metafóricos e deslizamentos na gíria carcerária. 2008. (Seminário).

30.
II Curso de Atualização em Língua e Literatura: discutindo os diferentes tipos de texto. 2007. (Outra).

31.
XXI Seminário Nacional de Inglês Instrumental.O ensino de Inglês específico para informática através do SAEIINF. 2007. (Seminário).

32.
I Curso de Atualização em Língua e Literatura: revisitando as gramáticas. 2006. (Outra).

33.
II Curso Literário - Colégio Sinodal. 2006. (Outra).

34.
VII Seminário Internacional de Educação. 2006. (Seminário).

35.
IX Seminário Internacional de Educação no Mercosul e VI Seminário Interinstitucional "Construindo práticas educativas interdisciplinares".A educação formal do novo milênio: a importância do projeto político-pedagógico. 2005. (Seminário).

36.
Ciclo de palestras sobre Erico Verissimo, vida e obra. 2004. (Outra).

37.
IV Semana Acadêmica e II Mostra de Iniciação Científica do Curso de Letras "Língua e Cultura". 2004. (Outra).

38.
VIII Seminário Internacional de Educação no Mercosul e V Seminário Interinstitucional "Desafios e possibilidades do saber emancipatório na sociedade latino-americana". 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, Joseane. Imersão cultural com imigrantes Afrodescendentes residentes em Passo Fundo. 2015. (Festival).

2.
AMARAL, Joseane. I Simpósio de Informática - A internet das coisas. 2014. (Outro).

3.
AMARAL, Joseane. 3º Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2014. (Outro).

4.
AMARAL, Joseane. 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2013. (Outro).

5.
AMARAL, Joseane. Semana Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em SIstemas para Internet. 2012. (Outro).

6.
AMARAL, Joseane. I Fórum de Estudos Interacionistas. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elis Regina Bayer. A inclusão do surdo no ensino técnico: estudo de caso sobre a interação na cena pedagógica. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Docência na Ed.Prof. Téc.Tecnológica) - Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi. Orientador: Joseane Amaral.

Orientações de outra natureza
1.
Elis Bayer. Relatório de estágio supervisionado III. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Alimentos) - Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi. Orientador: Joseane Amaral.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
AMARAL, Joseane2015AMARAL, Joseane. Sobre a significação em dois momentos: de Jakobson à Linguística de Corpus. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 1, p. 1, 2015.

2.
AMARAL, Joseane2018AMARAL, Joseane; RETTENMAIER, M. . Biblioteca e Leitura em Retratos: percepções sobre o ensino técnico. Revista Leia Escola, v. 18, p. 9-19, 2018.


Livros e capítulos
1.
WISNIEWSKI, R. R. ; MESSER, S. ; AMARAL, Joseane . Oh, happy day... o ensino de língua inglesa como agente motivador. In: Rudião Rafael Wisniewski; Sylvia Messer. (Org.). As mulheres mil. 1ed.: , 2016, v. , p. 61-70.


Apresentações de Trabalho
1.
BARUFFI, L. ; AMARAL, Joseane . Garage sale e QR code: estratégias para ensino de LE no ensino tecnólogo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Outras informações relevantes


Obteve 1º lugar no concurso público para professor de Inglês - anos finais do EF, no município de Selbach, em 2009.
Participou de 4 bancas de defesa de TCC no Curso Técnico em Sistemas de Informação da Escola Técnica Alto Jacuí.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 21:25:14