Alberto Bonamigo Viviani

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2466582076269247
  • Última atualização do currículo em 05/04/2018


Pesquisador no LABSOLDA/UFSC Instituto de Soldagem e Mecatrônica, atuando principalmente nas áreas de seguimento de junta com sensoriamento a laser, revestimentos metálicos por soldagem, desenvolvimento de variações do processo MIG/MAG e filmagens de alta velocidade para soldagem. Cursando Doutorado na área de Fabricação Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Possui Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2014), Graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Católica Dom Bosco (2012) e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica Dom Bosco (2010). Inspetor de Soldagem Nível 1 certificado pela Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem (2013). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Soldagem e Engenharia da Qualidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alberto Bonamigo Viviani
Nome em citações bibliográficas
BONAMIGO, A.V.;VIVIANI, ALBERTO BONAMIGO;VIVIANI, A. B.;VIVIANI, A.B.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Automação da Soldagem MIG/MAG em aplicações sobre Juntas Chanfradas ? Uma abordagem Integrativa com foco em Sensoriamento Laser e Métodos Adaptativos,
Orientador: Régis Henrique Gonçalves e Silva.
Coorientador: Jair Carlos Dutra / Tiago Loureiro da Costa Pinto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sensor optico; Correcao de trajetoria; MIG/MAG; Pulsed arc welding.
Grande área: Engenharias
2013 - 2015
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Integracao de um sensor a laser a um manipulador cartesiano de soldagem para o seguimento automatico de juntas,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Jair Carlos Dutra.
Coorientador: Regis Henrique Goncalves e Silva; Nelso Gauze Bonacorso.
Bolsista do(a): Agencia Nacional do Petroleo, Gas Natural e Biocombustiveis, ANP, Brasil.
Palavras-chave: Mecanizacao da soldagem; Correcao de trajetoria; Sensor optico.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação / Especialidade: Soldagem.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2011 - 2014
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. (Carga Horária: 654h).
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
Título: Metodologia alternativa para análise qualitativa da exposição do trabalhador a fumos de soldagem associada à taxa de geração de fumos.
Orientador: Alexandre de Siqueira Campos Linderberg.
2008 - 2012
Graduação em Engenharia de Controle e Automação.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: Projeto de Refrigerador de Pequeno Porte com Alta Capacidade Térmica.
Orientador: Marco Hiroshi Naka.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Treinamento IronCAD. (Carga horária: 40h).
ComCAD Soluções em CAD / CAE / CAM, COMCAD, Brasil.
2004 - 2005
Mastering English Course. (Carga horária: 228h).
Centro Cuntural Anglo-americano, CCAA, Brasil.
2000 - 2004
Basic English Course. (Carga horária: 513h).
Centro Cuntural Anglo-americano, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisador e Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador e Mestrando, Carga horária: 40

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.


SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, SENAI/DR/MS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nos cursos técnicos e de aprendizagem industrial, supervisor dos cursos Técnico em Mecânica e Técnico em Manutenção Automotiva, consultor.


Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Processos Especiais para soldagem de Alumínio e Ligas Especiais


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Desenvolvimento de um Sistema Automatizado para Soldagem Circunferencial Interna em Tubos de Aço Cladeados com Liga 625

Projeto certificado pela empresa Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz em 22/09/2016.
Descrição: O revestimento interno de tubos fabricados em aços C-Mn com ligas resistentes à corrosão (CRAs - corrosion resistance alloys), é uma aplicação muito comum na indústria, pelo baixo custo dos aços C-Mn e maior resistência mecânica, e pela muito superiror resistência à corrosão dos CRAs. Os revestimentos com superligas a base de níquel 625) em risers rígidos de produção vêm se tornando uma prática técnica/econômica bem estabelecida, e comumente adotada com o advento da exploração na camada de pré-sal, caracterizada pela produção de hidrocarbonetos em ambientes cada vez mais agressivos, muitas vezes na presença de CO2 e H2S. A soldagem de união de tubos cladeados envolve algumas condições críticas e, caso a o resultado não atenda os requisitos de qualidade e estrutura, a resistência à corrosão e a tenacidade do componente podem ser comprometidas. Outra questão de elevada relevância é o fato de que, uma vez iniciada a soldagem da junta (passe de raiz) com consumível CRA, não se pode mais empregar aços C-Mn para o preenchimento, sob o risco de fragilização de toda a extensão da junta soldada em virtude da diluição de elementos de liga no metal de solda. Como consequência, toda a junta circunferencial deve ser soldada com consumíveis em CRA, o que caracteriza uma condição de under-matching. Em face do exposto, a proposta consiste em desenvolver um dispositivo que permita a realização da soldagem circunferencial de união de tubos, através do emprego de um sistema e procedimento automatizados de soldagem circunferencial interna, permitindo uma equalização das propriedades mecânicas da junta soldada a partir do emprego de consumíveis similares ao substrato e à camada de revestimento, respectivamente. O projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação proposto tem como objetivo global a disponibilização de um sistema orbital automatizado para soldagem circunferencial interna em tubos de aço C Mn cladeados internamente com CRAs na produção de dutos (risersrígidos), via processo TIG alimentado (arame quente ou frio), dotado de sistemas de controle de posição e correção de trajetória e correção de parâmetros de soldagem (soldagem adaptativa) por sensoriamento via arco e via LASER. A aplicação do processo PTA-P (Plasma Transferred Arc - Powder; Plasma de Arco Transferido alimentado com Pó metálico) será também avaliada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alberto Bonamigo Viviani - Integrante / Régis Henrique Gonçalves e Silva - Coordenador / Jair Carlos Dutra - Integrante / Mateus Barancelli Schwedersky - Integrante / Cleber Marques - Integrante / Luiz Eduardo dos Santos Paes - Integrante / Francisco Sartori - Integrante / Felippe Kalil Mendonça - Integrante.
2013 - Atual
SISASOLDA Sistema Avançado de Soldagem para o Setor de Petróleo e Gás com Ênfase em Estruturas de Alumínio

Projeto certificado pela empresa IMC - Engenharia de Soldagem Instrumental e Automação em 27/09/2016.
Descrição: O objetivo geral do presente projeto é o desenvolvimento de um sistema avançado de soldagem (SISA), que permita a fabricação de componentes estruturais e de dutos focado na indústria naval e de petróleo e gás, com ênfase na soldagem do alumínio. O intuito é dotar o sistema com tecnologias inovadoras para se obter o máximo de autonomia nas operações de soldagem, aliando ao mesmo tempo: inteligência, através de sensoriamento, como visão e orientação; conhecimento, através de uma base de dados com informações sobre modalidades e procedimento de soldagem; comunicação, uso de tecnologias de informação para interconexão, acesso remoto, conexões web e controle wireless; memória, por meio de monitoramento de sinais permitindo inspeção e rastreabilidade. Além de todas estas tecnologias operando de forma integrada, o SISA conterá um módulo de controle de corrente e tensão de soldagem de resposta elevada para suprir as necessidades das modalidades de soldagem mais recentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alberto Bonamigo Viviani - Integrante / Régis Henrique Gonçalves e Silva - Integrante / Jair Carlos Dutra - Coordenador / Mateus Barancelli Schwedersky - Integrante / Cleber Marques - Integrante / Renan Medeiros Kindermann - Integrante / Raul Gohr Jr - Integrante / Ivan Olzoski Pigozzo - Integrante.
2008 - 2009
Instrumentação para Unidade de Processamento de Biogás
Descrição: Projeto de instrumentação de uma unidade de processamento de biogás do tipo GNBio (equivalente ao GNV), gás natural com alta concentração de metano (>94%), advindo da decomposição de matéria orgânica em biodigestor de granja de suínos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Alberto Bonamigo Viviani - Coordenador / Luiz Fernando Baroni - Integrante / Janina Rubi Falco - Integrante / Marco Hiroshi Naka - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
2.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Automação e Controle.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
E SILVA, RÉGIS HENRIQUE GONÇALVES2018E SILVA, RÉGIS HENRIQUE GONÇALVES ; DOS SANTOS PAES, LUIZ EDUARDO ; OKUYAMA, MARCELO POMPERMAIER ; SOUSA, G. L. ; BONAMIGO, A.V. ; CIRINO, LUCIANO MACHADO ; SCHWEDERSKY, MATEUS BARANCELLI . TIG welding process with dynamic feeding: a characterization approach. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY, v. 95, p. 1-9, 2018.

2.
DUTRA, JAIR CARLOS2016 DUTRA, JAIR CARLOS ; SILVA, RÉGIS HENRIQUE GONÇALVES E ; MARQUES, CLEBER ; VIVIANI, ALBERTO BONAMIGO . A new approach for MIG/MAG cladding with Inconel 625. Welding in the World, v. 60, p. 1201-1209, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. H. G. ; DUTRA, J. C. ; PIOTROVSKI NETO, J. ; ANDRADE, J. F. ; VIVIANI, A. B. . Inovações em Revestimentos Automatizados de Tubos e Paredes d'Água de Caldeiras de Unidades de Geração Termelétrica para Mitigação de Desgaste. In: VIII CITENEL e IV SEENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico, 2015, Costa do Sauípe, BA. Anais do VIII CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2015.

2.
VIVIANI, A. B.; DUTRA, J. C. ; BONACORSO, N. G. ; SILVA, R. H. G. . Desenvolvimento de sistema para medição do volume de chanfros para soldagem utilizando tecnologia de medição a laser. In: VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia, MG. Anais do VIII CONEMI, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
VIVIANI, A. B.; DUTRA, J. C. ; BONACORSO, N. G. ; SILVA, R. H. G. . Desenvolvimento de sistema para medição do volume de chanfros para soldagem utilizando tecnologia de medição a laser. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Encontro de Mecânica, Eletrônica, Controle e Automação do Mato Grosso do Sul (MECA 2007). 2007. (Encontro).

2.
III Encontro de Mecânica, Eletrônica, Controle e Automação do MS. 2006. (Encontro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DUTRA, JAIR CARLOS2016 DUTRA, JAIR CARLOS ; SILVA, RÉGIS HENRIQUE GONÇALVES E ; MARQUES, CLEBER ; VIVIANI, ALBERTO BONAMIGO . A new approach for MIG/MAG cladding with Inconel 625. Welding in the World, v. 60, p. 1201-1209, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
VIVIANI, A. B.; DUTRA, J. C. ; BONACORSO, N. G. ; SILVA, R. H. G. . Desenvolvimento de sistema para medição do volume de chanfros para soldagem utilizando tecnologia de medição a laser. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Projetos recentes: Projeto Mini Baja UCDB(2007): projeto iniciado sem apoio financeiro, concluidas as fases de pesquisa, projeto e desenho em CAD. Aguarda recursos para a usinagem e conslusão do veículo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 18:18:13