André Coelho da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7872731604284920
  • Última atualização do currículo em 11/01/2019


Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação e Licenciado em Física pela mesma instituição. Atuou como Professor em instituições de ensino superior e em escolas de ensino fundamental e médio, tanto da rede pública como da rede privada. Atualmente é Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga, onde foi coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e atualmente é orientador do Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Coelho da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. C.;SILVA, ANDRÉ COELHO;SILVA, ANDRÉ COELHO DA;COELHO DA SILVA, ANDRÉ

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Itapetininga.
Avenida João Olímpio de Oliveira, 1561
Vila Asem
18202000 - Itapetininga, SP - Brasil
Telefone: (15) 33769930


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Uma unidade de ensino sobre radiações e exames de diagnóstico médico por imagem na formação inicial de professores de física, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física.
2012 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Leitura sobre Ressonância Magnética Nuclear em Aulas de Física do Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Monografia: Uma Revisão Bibliográfica Sobre O Ensino De Física Quântica No Ensino Médio.
Orientador: Maria José P. M. de Almeida.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Sistemas de admissão e de escapamento. (Carga horária: 40h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Noções sobre motores convencionais. (Carga horária: 25h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Introdução aos materiais de aviação e processos. (Carga horária: 20h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Introdução aos Combustíveis e Sistemas de Combustível de Aeronaves. (Carga horária: 20h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Fundamentos de Física para mecânicos. (Carga horária: 30h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Conceitos de segurança de voo. (Carga horária: 20h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Conceitos de aerodinâmica. (Carga horária: 10h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Conceitos de Controle de Voo. (Carga horária: 10h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Introdução a Eletricidade, geradores e motores elétricos de aeronaves. (Carga horária: 30h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Introdução a peso e balanceamento de aeronaves. (Carga horária: 10h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Noções sobre motores a reação e fans. (Carga horária: 30h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Introdução à Inspeção de aeronaves. (Carga horária: 30h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2018 - 2018
Sistema de Instrumentos do motor. (Carga horária: 30h).
Serviço Social do Transporte - Serviço Nac. de Aprendizagem do Transporte, SEST SENAT, Brasil.
2014 - 2014
Editoria de Revistas Científicas de Pesquisa. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.
2014 - 2014
Metodologia Científica. (Carga horária: 30h).
Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia, APICE, Brasil.
2014 - 2014
Organização de Feiras de Ciências. (Carga horária: 30h).
Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia, APICE, Brasil.
2013 - 2013
Inglês - preparação para o CAE.
National Geographic Learning / Cengage Learning, NGL, Brasil.
2013 - 2013
How to Learn Math.
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2013 - 2013
Dynamics.
MITx, MITX, Estados Unidos.
2013 - 2013
Inglês - preparação para o FCE.
National Geographic Learning / Cengage Learning, NGL, Brasil.
2013 - 2013
Inglês - preparação para o TOEFL.
National Geographic Learning / Cengage Learning, NGL, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à Pesquisa em Educação em Ciências. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2012 - 2012
Editoria de Revistas Científicas de Pesquisa. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.
2012 - 2012
Método lógico para redação científica. (Carga horária: 8h).
Centro de Ciências Agrárias UFSCar (Araras), CCA, Brasil.
2011 - 2011
O papel das controvérsias histórico-filosóficas. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2002 - 2008
Teclado.
Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", CDMCC, Brasil.
2004 - 2005
Corel Draw 10. (Carga horária: 48h).
Easycomp, EC, Brasil.
2004 - 2005
Power Point 2000. (Carga horária: 53h).
Easycomp, EC, Brasil.
2004 - 2005
Departamento Pessoal. (Carga horária: 57h).
Easycomp, EC, Brasil.
2004 - 2005
Windows Me. (Carga horária: 60h).
Easycomp, EC, Brasil.
2004 - 2005
Internet e OutLook Express. (Carga horária: 25h).
Easycomp, EC, Brasil.
2004 - 2005
Propaganda e Marketing. (Carga horária: 50h).
Easycomp, EC, Brasil.
2004 - 2005
Word 2000. (Carga horária: 60h).
Easycomp, EC, Brasil.
2004 - 2005
Access 2000. (Carga horária: 60h).
Easycomp, EC, Brasil.
2004 - 2005
Excel 2000. (Carga horária: 60h).
Easycomp, EC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docência no ensino técnico de nível médio (curso Técnico em Mecânica) e no ensino superior (cursos de Licenciatura em Física e de Especialização em Informática Aplicada à Educação).

Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de subprojeto do PIBID, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação como coordenador do subprojeto Física-Itapetininga do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFSP.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto/Temporário, Carga horária: 40

Atividades

03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Informática Aplicada à Educação - Portaria ITP 23/2018.
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reformulação do Projeto Político do Curso de Especialização de Informática Aplicada ao Ensino.
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Extensão do IFSP campus Itapetininga.
11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro do NDE do curso de Formação Pedagógica - Portarias ITP 83/2016, ITP 171/2017 e ITP 8/2018.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro do NDE do curso de Licenciatura em Física - Portaria ITP 55/2016.
10/2016 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro da comissão de elaboração do Projeto de Curso de Especialização em Planejamento Educacional e Coordenação Pedagógica - Portaria ITP 74/2016.
05/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Técnico-Científico e Cultural do 6º CINTEC do IFSP campus Itapetininga - Portaria ITP 29/2015.

Instituto Itapetiningano de Ensino Superior, IIES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Doutorando

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado Fapesp, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado Capes

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Aluno bolsista do PIBID, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 15
Outras informações
PIBID: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Programa de Apoio Didático, Enquadramento Funcional: PAD, Carga horária: 15
Outras informações
Apoio na disciplina de Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp "Conhecimento em Física Escolar I" (EL285), ministrada pela Profa. Dra. Maria José P. M. de Almeida.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica CNPq
Outras informações
Desenvolvimento de atividades de pesquisa relacionadas ao Ensino de Física.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Programa de Apoio Didático, Enquadramento Funcional: PAD, Carga horária: 15
Outras informações
Apoio na disciplina de Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp "Conhecimento em Física Escolar I" (EL285), ministrada pela Profa. Dra. Maria José P. M. de Almeida.


Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Categoria "O"
Outras informações
E.E. João Lourenço Rodrigues (Campinas - SP) E.E. Carlos Gomes (Campinas - SP) E.E Orosimbo Maia (Campinas - SP)


ETEC Bento Quirino, ETECBQ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 15
Outras informações
Centro Paula Souza


Colégio Oficina do Estudante, OE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Plantonista de Física



Projetos de pesquisa


2018 - 2018
Contribuições femininas no desenvolvimento da Física: quais são e como podem ser abordadas no Ensino Médio
Descrição: Orientação de projeto de Iniciação Científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Coelho da Silva - Coordenador / Raquel Aparecida de Carvalho - Integrante.
2018 - 2018
A evasão nos cursos de Licenciatura em Física: uma revisão de literatura
Descrição: Orientação de Projeto de Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Coelho da Silva - Coordenador / Valéria Aparecida de Oliveira - Integrante.
2018 - 2018
Investigando as causas da evasão em um curso de Licenciatura em Física
Descrição: Orientação de Projeto de Iniciação Científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Coelho da Silva - Coordenador / Tairine de Carvalho Cabral - Integrante.Financiador(es): Progr. Inst. de Bolsas de Iniciação Científica e Tecn. do IFSP - Bolsa.
2018 - Atual
Análise de Discursos Científicos Tendo em Vista Leituras em Diferentes Níveis de Ensino
Descrição: Projeto CNPq 303329/2017-3. Produtividade em Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2017
Elementos históricos da termodinâmica na física do ensino médio: levantamento de informações e produção de textos
Descrição: Orientação de projeto de Iniciação Científica desenvolvido no IFSP, campus Itapetininga..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Coelho da Silva - Coordenador / Ana Amélia Cyrineu - Integrante.Financiador(es): Progr. Inst. de Bolsas de Iniciação Científica e Tecn. do IFSP - Bolsa.Número de orientações: 1
2016 - 2016
O experimento do cone duplo: uma proposta de abordagem do conceito de centro de massa na física do ensino médio
Descrição: Orientação de projeto de Iniciação Científica desenvolvido no IFSP, campus Itapetininga..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
A música e a formação de professores de física/ciências: uma revisão
Descrição: Orientação de projeto de Iniciação Científica desenvolvido no IFSP, campus Itapetininga..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Perfil da Termodinâmica: jogo como instrumento de avaliação
Descrição: Orientação de Projeto de Iniciação Científica desenvolvido no IFSP, campus Itapetininga..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Uma unidade de ensino sobre radiações e exames de diagnóstico médico por imagem na formação inicial de professores de física
Descrição: Projeto de Doutorado em Educação desenvolvido na Faculdade de Educação da Unicamp..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Leitura sobre Ressonância Magnética Nuclear em Aulas de Física do Ensino Médio
Descrição: Projeto de Mestrado desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Maria José P. M. de Almeida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Meus objetivos são compreender o funcionamento de uma leitura de divulgação científica sobre ressonância magnética no Ensino Médio e compreender os limites e possibilidades de se trabalhar nesse nível de ensino aspectos relacionados ao funcionamento de objetos tecnológicos ? em especial, ao aparelho de ressonância magnética..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Produção De Conhecimentos Escolares Nas Ciências Da Natureza: conteúdos, estratégias e recursos
Descrição: Projeto que propõe investigar as possíveis condições de produção do atual distanciamento existente entre os resultados apresentados em inúmeras pesquisas que abordam problemas do ensino básico, especificamente aquelas referentes à área de educação em ciências, e o que é efetivamente trabalhado nas salas de aula da educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Leituras de Divulgação Científica sobre o Paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen no Ensino Médio
Descrição: Projeto de Iniciação Científica desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Maria José P. M. de Almeida (FE-Unicamp) com o objetivo de estudar o funcionamento de uma leitura de divulgação científica sobre o ?paradoxo EPR? junto a estudantes do nível médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Apoio ao projeto: ?Aspectos do Imaginário de Licenciandos em Física: Foco na Física Moderna, Contemporânea e na Pesquisa em Ensino de Física?
Descrição: Projeto de Iniciação Científica orientado pela Profa. Dra. Maria José P. M. de Almeida (FE-Unicamp) que teve como objetivos analisar posições e justificativas de graduandos sobre ensinar, ou não, temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e verificar a natureza das dificuldades encontradas por estudantes na leitura de textos que abordam tais assuntos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2018 - Atual
Programa de Residência Pedagógica (PRP)
Descrição: Atuação como professor orientador do núcleo Física-Itapetininga..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: André Coelho da Silva - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2015 - 2018
PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Descrição: Coordenador do subprojeto Física-Itapetininga do PIBID IFSP.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Professor Paraninfo - formandos 1º semestre 2018: Ana Cyrineu; Ivan Rodrigues; Ivana Oliveira; Luiz Oliveira; Michele Pereira; Wellington Lima., IFSP Itapetininga - curso de Licenciatura em Física.
2018
Professor Paraninfo - formandos 2º sem. 2018: Anita Hatada; Antonio Camilo; Brenda Galvão; Denis Silva; Diego Silva; Flavio Araujo; Gabriella Kurnich; Mateus Corrêa; Thais Rodrigues; Valéria Oliveira., IFSP Itapetininga - curso de Licenciatura em Física.
2017
Professor Paraninfo - formandos 1º semestre 2017: Beatriz Lopes; Felipe Melo; Gabriel Sevilha; Luiz Ferraz; Marcos Silvério, IFSP Itapetininga - curso de Licenciatura em Física.
2017
Professor Paraninfo - formandos 2º semestre 2017: Evandro Camporez; Ricksson Ferreira; Thiago Abreu; Patrik Pereira., IFSP Itapetininga - curso de Licenciatura em Física.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SHIGUNOV NETO, ALEXANDRE2019SHIGUNOV NETO, ALEXANDRE ; STRIEDER, DULCE MARIA ; SILVA, ANDRÉ COELHO DA . A reforma pombalina e suas implicações para a educação brasileira em meados do século XVIII. REVISTA TENDÉNCIAS PEDAGOGICAS - UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE MADRID, v. 33, p. 117-126, 2019.

2.
SILVA, A. C.2018 SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física. EDUCAR EM REVISTA, v. 34, p. 181-198, 2018.

3.
SILVA, A. C.2018SILVA, A. C.; CYRINEU, A. A. . História da Ciência no Ensino Básico de Física: quais tópicos fazem parte dessa história?. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 3, p. 35-44, 2018.

4.
FALSETTI, P. H. E.2018FALSETTI, P. H. E. ; SILVA, A. C. . Atividades para abordar a força gravitacional newtoniana no ensino superior de física. Revista de Enseñanza de la Física, v. 30, p. 75-82, 2018.

5.
SILVA, W. R.2018SILVA, W. R. ; SILVA, A. C. . O experimento do cone duplo no ensino médio: uma pesquisa exploratória. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 13, p. 181-191, 2018.

6.
SHIGUNOV NETO, A.2018SHIGUNOV NETO, A. ; SILVA, ANDRÉ COELHO . Pesquisa em Ensino de Física: análise da publicação em periódico internacional entre os anos de 2006 e 2017. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 13, p. 1-15, 2018.

7.
SILVA, A. C.2017SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Exames de imagem no ensino médio: representações de futuros professores de física. Enseñanza de las ciencias, v. extra, p. 719-724, 2017.

8.
SILVA, A. C.2017 SILVA, A. C.. Radiações e suas relações com a medicina: uma revisão na área de ensino de física. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 22, p. 40-60, 2017.

9.
COELHO DA SILVA, ANDRÉ2017 COELHO DA SILVA, ANDRÉ; PEREIRA MONTEIRO DE ALMEIDA, MARIA JOSÉ . Estratégias para a Coleta de Informações numa Pesquisa com Apoio Teórico-Metodológico na Análise de Discurso. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 17, p. 883, 2017.

10.
SILVA, A. C.;SILVA, ANDRÉ COELHO;SILVA, ANDRÉ COELHO DA;COELHO DA SILVA, ANDRÉ2017SILVA, A. C.; ALMEIDA, Maria José P. M. . Estratégias para a Coleta de Informações numa Pesquisa com Apoio Teórico-Metodológico na Análise de Discurso. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 883, 2017.

11.
MELO, F. H. S.2016MELO, F. H. S. ; SILVA, A. C. . A música e a formação de professores de física/ciências: alguns apontamentos preliminares. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação, v. 2, p. 1, 2016.

12.
SILVA, A. C.2016SILVA, A. C.; FORTUNATO, I. . Jogos na formação inicial de professores de física: mapeando a produção bibliográfica nacional. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 1, p. 56, 2016.

13.
SILVA, ANDRÉ COELHO2015SILVA, ANDRÉ COELHO; ALMEIDA, MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO ; HALLACK, MAIRA LAVALHEGAS . Fragmentos do paradoxo EPR em um trecho de divulgação científica: uma pesquisa de cunho exploratório com ingressantes na universidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, p. 53-75, 2015.

14.
SILVA, ANDRÉ COELHO DA2015SILVA, ANDRÉ COELHO DA; ALMEIDA, MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO DE . A noção de mobilização na associação da Física a objetos tecnológicos contemporâneos. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 21, p. 417-434, 2015.

15.
SILVA, A. C.2014SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade. ALEXANDRIA (UFSC), v. 7, p. 49-73, 2014.

16.
SILVA, A. C.2014SILVA, A. C.. Situações do Futebol e a Física: conexões possíveis. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 5, p. 63-75, 2014.

17.
SILVA, A. C.2014 SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Ressonância magnética: leitura e mediação do professor no Ensino Médio. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, p. 334-354, 2014.

18.
SILVA, A. C.2014SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Uma leitura de divulgação científica sobre ressonância magnética no Ensino Médio. Revista do Edicc, v. 2, p. 4, 2014.

19.
SILVA, A. C.;SILVA, ANDRÉ COELHO;SILVA, ANDRÉ COELHO DA;COELHO DA SILVA, ANDRÉ2013SILVA, A. C.. Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 6, p. 126-147, 2013.

20.
SILVA, A. C.;SILVA, ANDRÉ COELHO;SILVA, ANDRÉ COELHO DA;COELHO DA SILVA, ANDRÉ2012SILVA, A. C.. Eletromagnetismo e o anti-herói Magneto: uma possível abordagem no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 3, p. 125-135, 2012.

21.
SILVA, A. C.;SILVA, ANDRÉ COELHO;SILVA, ANDRÉ COELHO DA;COELHO DA SILVA, ANDRÉ2012SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Uma leitura de divulgação científica sobre Física Quântica no Ensino Médio. Revista do Edicc, v. 1, p. 21-29, 2012.

22.
SILVA, A. C.;SILVA, ANDRÉ COELHO;SILVA, ANDRÉ COELHO DA;COELHO DA SILVA, ANDRÉ2011 SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . <b>Física quântica no ensino médio: o que dizem as pesquisas</b><br>DOI: 10.5007/2175-7941.2011v28n3p624. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, p. 624-652, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SHIGUNOV NETO, A. (Org.) ; SILVA, A. C. (Org.) ; FORTUNATO, I. (Org.) . Retratos da história da educação brasileira no período colonial e imperial. 1. ed. Itapetininga: Edições Hipótese, 2018.

2.
SHIGUNOV NETO, A. (Org.) ; SILVA, A. C. (Org.) ; FORTUNATO, I. (Org.) . Passado, presente e futuro nos Institutos Federais de Educação. 1. ed. Itapetininga: Edições Hipótese, 2018.

3.
SHIGUNOV NETO, A. (Org.) ; SILVA, ANDRÉ COELHO (Org.) ; FORTUNATO, I. (Org.) . Docência e Pesquisa em Física e Astronomia. 1. ed. Itapetininga: Edições Hipótese, 2017.

4.
SHIGUNOV NETO, A. (Org.) ; SILVA, A. C. (Org.) ; FORTUNATO, I. (Org.) . Educação Musical: reflexões sobre a ensino e pesquisa. 1. ed. , 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
SHIGUNOV NETO, A. ; SILVA, A. C. . A educação brasileira no periódico colonial brasileiro: uma análise histórica do período pós Marquês de Pombal. In: Shigunov Neto, A.; Silva, A. C.; Fortunato, I.. (Org.). Retratos da história da educação brasileira no período colonial e imperial. 1ed.Itapetininga: Edições Hipótese, 2018, v. , p. 2-10.

2.
SILVA, A. C.. Possíveis Impactos do Conceito de Ingressante Acumulado Equivalente na Oferta de Vagas para Cursos de Formação Docente nos Institutos Federais. In: Shigunov Neto, A.; Silva, A. C.; Fortunato, I.. (Org.). Passado, presente e futuro nos Institutos Federais de Educação. 1ed.Itapetininga: Edições Hipótese, 2018, v. , p. 156-166.

3.
SILVA, A. C.. Ensino de física/ciências com música: pensando possibilidades e relatando experiências. In: Shigunov Neto, A.; Silva, A. C.; Fortunato, I.. (Org.). Educação Musical: reflexões sobre a ensino e pesquisa. 1ed.Itapetininga: Edições Hipótese, 2017, v. , p. 49-61.

4.
SHIGUNOV NETO, A. ; SILVA, A. C. . A formação do professor de música no brasil: uma análise das diretrizes curriculares nacionais. In: Shigunov Neto, A.; Silva, A. C.; Fortunato, I.. (Org.). Educação Musical: reflexões sobre a ensino e pesquisa. 1ed.Itapetininga: Edições Hipótese, 2017, v. , p. 76-88.

5.
SILVA, A. C.. A astronomia na formação inicial de professores de física: uma revisão em periódicos da área de ensino. In: Shigunov Neto, A.; Silva, A. C.; Fortunato, I.. (Org.). Docência e Pesquisa em Física e Astronomia. 1ed.Itapetininga: Edições Hipótese, 2017, v. , p. 2-15.

6.
SILVA, A. C.; SHIGUNOV NETO, A. . Uma análise comparativa da formação de professores de física no Brasil e em Portugal. In: Shigunov Neto, A.; Silva, A. C.; Fortunato, I.. (Org.). Docência e Pesquisa em Física e Astronomia. 1ed.Itapetininga: Edições Hipótese, 2017, v. , p. 143-152.

7.
SILVA, A. C.. Analisando o papel atribuído às disciplinas da área de ensino de física/ciências em matrizes curriculares de cursos de licenciatura em física brasileiros. In: Shigunov Neto, A.; Silva, A. C.; Fortunato, I.. (Org.). Docência e Pesquisa em Física e Astronomia. 1ed.Itapetininga: Edições Hipótese, 2017, v. , p. 197-209.

8.
OLIVEIRA, V. A. ; RODRIGUES, T. A. ; SILVA, A. C. . A produção de casos para o ensino de termodinâmica: uma investigação com licenciandos em física. In: Shigunov Neto, A.; Silva, A. C.; Fortunato, I.. (Org.). Docência e Pesquisa em Física e Astronomia. 1ed.Itapetininga: Edições Hipótese, 2017, v. , p. 230-238.

9.
ALMEIDA, MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO ; RUCO, G. T. ; OLIVEIRA, J. M. L. ; SILVA, A. C. . Aspectos da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade numa leitura sobre o álcool no Ensino Médio. In: Maria José P. M. de Almeida; Maria Cristina de Senzi Zancul; Pedro da Cunha Pinto Neto. (Org.). Escola básica e universidade: parceria e produção de conhecimento nas ciências da natureza. 1ed.Campinas: Librum, 2015, v. , p. 6-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO . Exames de diagnóstico médico por imagem: justificativas para sua abordagem no ensino básico de física. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. Anais do X ENPEC, 2015. p. 210.

2.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . O que dizem as pesquisas sobre objetos tecnológicos no ensino da física. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Atas: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

3.
SILVA, A. C.; Terçariol, C. F. ; LOPES, C. T. S. ; Ferreira, F. A. ; Salustino, G. A. ; Martins, J. A. ; TOGNETTA, L. R. P. . Características das relações entre pares e sua relação com o fenômeno bullying. In: I Seminário Violar, 2010, Campinas. I Seminário Violar - Anais, 2010. p. 652-669.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, B. L. S. ; SILVA, A. C. . Pensando os jogos como instrumentos de avaliação no ensino de física. In: II Encontro de Práticas Pedagógicas, 2016, Itapetininga. II Encontro de Práticas Pedagógicas, 2016.

2.
MORAIS, B. R. F. ; SILVA, A. C. ; FORTUNATO, I. . Relato de Experiência: sequência didática de Lei de Ohm, potência dissipada e consumo de energia de aparelhos. In: II Encontro de Práticas Pedagógicas, 2016, Itapetininga. II Encontro de Práticas Pedagógicas, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, R. A. ; SILVA, A. C. . Uma análise exploratória dos condicionantes da concepção de que 'física é coisa de menino'. In: VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga, 2018, Itapetininga. Anais do VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga, 2018.

2.
CABRAL, T. C. ; SILVA, A. C. . Um levantamento bibliográfico exploratório sobre a evasão discente nas licenciaturas. In: VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga, 2018, Itapetininga. Anais do VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga, 2018.

3.
OLIVEIRA, V. A. ; SILVA, A. C. . Categorias para agrupar as causas da evasão discente em cursos de graduação. In: VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga, 2018, Itapetininga. Anais do VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga, 2018.

4.
OLIVEIRA, V. A. ; SILVA, A. C. . As causas da evasão discente em cursos de Licenciatura em Física: uma revisão bibliográfica. In: IV Encontro de Práticas Pedagógicas, 2018, Boituva. Anais do IV EPP - Encontro de Práticas Pedagógicas, 2018. v. 1. p. 15.

5.
CABRAL, T. C. ; SILVA, A. C. . As causas da evasão em um curso de Licenciatura em Física na perspectiva dos discentes. In: IV Encontro de Práticas Pedagógicas, 2018, Boituva. Anais do IV EPP - Encontro de Práticas Pedagógicas, 2018. p. 16.

6.
CARVALHO, R. A. ; SILVA, A. C. . Um levantamento bibliográfico sobre as contribuições femininas para o desenvolvimento da Física. In: IV Encontro de Práticas Pedagógicas, 2018, Boituva. Anais do IV EPP - Encontro de Práticas Pedagógicas, 2018. p. 44.

7.
CYRINEU, A. A. ; SILVA, A. C. . A abordagem histórica na física do ensino médio: revisando propostas. In: V Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga, 2017, Itapetininga. Anais do V Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga, 2017.

8.
SILVA, A. C.; CYRINEU, A. A. . Enfoque História e Filosofia da Ciência no Ensino Básico de Física: que tópicos fazem parte dessa história?. In: III Encontro de Práticas Pedagógicas, 2017, Sorocaba. Anais do III EPP - Encontro de Práticas Pedagógicas, 2017. p. 65-65.

9.
OLIVEIRA, V. A. ; RODRIGUES, T. A. ; SILVA, A. C. . A produção de casos para o ensino de termodinâmica: uma investigação com licenciandos em física. In: III Encontro de Práticas Pedagógicas, 2017, Sorocaba. Anais do III EPP - Encontro de Práticas Pedagógicas, 2017. p. 52-52.

10.
LOPES, B. L. S. ; SILVA, A. C. . Jogos e Avaliação no Ensino de Física: encontros ou desencontros. In: IV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA, 2016, Itapetininga. IV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA, 2016.

11.
SILVA, W. R. ; SILVA, A. C. . Uso de experimentos de baixo custo no ensino de física: o que dizem as pesquisas?. In: IV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA, 2016, Itapetininga. IV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA, 2016.

12.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO . Um objeto tecnológico na física do ensino médio - a ressonância magnética. In: VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade (VI ESOCITE.BRTECSOC), 2015, Rio de Janeiro. Anais / VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Rio de Janeiro: ESOCITE.BR, 2015.

13.
SILVA, A. C.; IGLESIAS, J. O. V. . A mobilização para aprender: alguns fatores relacionados e uma proposta para o ensino de física. In: 5º Seminário Brasileiro / 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2013, Canoas. Caderno de resumos do 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: nas contingências do espaço-tempo., 2013.

14.
SILVA, A. C.; IGLESIAS, J. O. V. . Uma análise cultural acerca dos conteúdos de física e biologia do ensino médio.. In: 5º Seminário Brasileiro / 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2013, Canoas. Caderno de resumos do 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: nas contingências do espaço-tempo., 2013.

15.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Leitura sobre ressonância magnética em aulas de física do ensino médio. In: VIII SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO, 2012, Campinas. Seminário de Teses e Dissertações em Andamento - Caderno de Resumos, 2012. p. 48-48.

16.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. ; HALLACK, M. L. . Uma breve leitura de divulgação científica sobre o paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen por ingressantes na universidade. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, Maresias, São Sebastião, SP. XIV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA - CADERNO DE PROGRAMA E RESUMOS, 2012. p. 82-83.

17.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Leituras de divulgação científica sobre o paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen no ensino médio. In: XIX CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNICAMP, 2011, Campinas. Caderno de resumos do XIX Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP, 2011.

18.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Apoio ao projeto: aspectos do imaginário de licenciandos em física - foco na física moderna, contemporânea e na pesquisa em ensino de física. In: XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2010, Campinas. Caderno de resumos do XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica, 2010.

19.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Apoio ao projeto: aspectos do imaginário de licenciandos em física - foco na física moderna, contemporânea e na pesquisa em ensino de física. In: XVII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2009, Campinas. Caderno de resumos do XVII Congresso Interno de Iniciação Científica, 2009.

20.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Apoio ao projeto: aspectos do imaginário de licenciandos em física - foco na física moderna, contemporânea e na pesquisa em ensino de física. In: XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2008, Campinas. Caderno de Resumos do XVI Congresso Interno de Iniciação Científica, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
CABRAL, T. C. ; SILVA, A. C. . Um levantamento bibliográfico exploratório sobre a evasão discente nas licenciaturas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, V. A. ; SILVA, A. C. . Categorias para agrupar as causas da evasão discente em cursos de graduação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, R. A. ; SILVA, A. C. . Uma análise exploratória dos condicionantes da concepção de que 'física é coisa de menino'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, A. C.. Estratégias para a coleta de informações de pesquisa com seres humanos na área da educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARVALHO, R. A. ; SILVA, A. C. . Um levantamento bibliográfico sobre as contribuições femininas para o desenvolvimento da Física. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CABRAL, T. C. ; SILVA, A. C. . As causas da evasão em um curso de Licenciatura em Física na perspectiva dos discentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, V. A. ; SILVA, A. C. . As causas da evasão discente em cursos de Licenciatura em Física: uma revisão bibliográfica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, V. A. ; SILVA, A. C. . O que dizem as pesquisas a respeito das causas da evasão discente em cursos de licenciatura em física?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, R. A. ; SILVA, A. C. . A participação feminina no desenvolvimento da física: uma revisão em periódicos da área de ensino de física/ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CABRAL, T. C. ; SILVA, A. C. . Por que seus colegas abandonaram o curso? Uma pesquisa com licenciandos em física. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, A. C.; MORAIS, B. R. F. ; TEIXEIRA, J. N. ; CAMPOS, K. H. F. ; SANTOS, L. B. N. . Experimentação em foco: o trabalho com oficinas pedagógicas e a construção de equipamentos científicos para ensino de física a alunos dos ensinos fundamental e médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
LOPES, B. L. S. ; SILVA, A. C. . Pensando os Jogos como Instrumento de Avaliação no Ensino de Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MORAIS, B. R. F. ; SILVA, A. C. . Produção e consumo racional de energia elétrica no ensino médio: revisão de literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CYRINEU, A. A. ; SILVA, A. C. . A abordagem histórica na física do ensino médio: pensando propostas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, A. C.. Pensando as novas tecnologias no contexto das praticas de ensino: canais ou objetos?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SILVA, A. C.; CYRINEU, A. A. . Enfoque História e Filosofia da Ciência no ensino básico de Física: que tópicos fazem parte dessa bistória. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA, V. A. ; RODRIGUES, T. A. ; SILVA, A. C. . A produção de Casos para o ensino de Termodinâmica: uma investigação com licenciandos em física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Exames de imagem no ensino médio: representações de futuros professores de física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, W. R. ; SILVA, A. C. . Uso de experimentos de baixo custo no ensino de física: o que dizem as pesquisas?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
LOPES, B. L. S. ; SILVA, A. C. . Jogos e avaliação no ensino de física: encontros ou desencontros?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MELO, F. H. S. ; SILVA, A. C. . A música e a formação de professores de física/ciências: alguns apontamentos preliminares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, W. R. ; SILVA, A. C. . Utilização de experimentos de baixo custo por professores de física/ciências: limites e possibilidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . The notion of relations of force in Discourse Analysis: implications for research in science education. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MORAES, B. R. F. ; SILVA, A. C. ; FORTUNATO, I. . Relato de Experiência: sequência didática de Lei de Ohm, potência dissipada e consumo de energia de aparelhos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
LOPES, B. L. S. ; SILVA, A. C. . Pensando os jogos como instrumentos de avaliação no ensino de física. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MELO, F. H. S. ; SILVA, A. C. . A música e a formação de professores de física/ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SILVA, ANDRÉ COELHO; ALMEIDA, M. J. P. M. . Exames de diagnóstico médico por imagem: justificativas para sua abordagem no ensino básico de física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RICARDO, A. L. ; SILVA, ANDRÉ COELHO . Cinemática na física do ensino médio: uma atividade com modelo robótico e planilha eletrônica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Pensando objetos tecnológicos associados às radiações eletromagnéticas na física do ensino médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . O que dizem as pesquisas sobre objetos tecnológicos no ensino da física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SILVA, A. C.; IGLESIAS, J. O. V. . Uma análise cultural acerca dos conteúdos de física e biologia do ensino médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SILVA, A. C.; IGLESIAS, J. O. V. . A mobilização para aprender: alguns fatores relacionados e uma proposta para o ensino de física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Uma leitura de divulgação científica sobre ressonância magnética no Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Uma leitura de divulgação científica sobre ressonância magnética no ensino médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Uma leitura de divulgação científica sobre física quântica no ensino médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Leitura sobre ressonância magnética nuclear em aulas de física do ensino médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. ; HALLACK, M. L. . Uma breve leitura de divulgação científica sobre o paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen por ingressantes na universidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Leitura sobre ressonância magnética nuclear em aulas de física do ensino médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Leituras de divulgação científica sobre o paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen no Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
SILVA, A. C.. Uma breve leitura de divulgação científica sobre o Paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen por ingressantes na universidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Leituras de Divulgação Científica sobre o Paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen no Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . LEITURAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O PARADOXO EINSTEIN, PODOLSKY E ROSEN NO ENSINO MÉDIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . Posições de Ingressantes na Universidade sobre a Possibilidade de se Ensinar Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
Martins, J. A. ; Ariolli, G. ; Ferreira, F. A. ; SILVA, A. C. ; LOPES, C. T. S. ; Terçariol, C. F. . CARACTERÍSTICAS DAS RELAÇÕES ENTRE PARES E SUA RELAÇÃO COM O FENÔMENO BULLYING. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . APOIO AO PROJETO: ASPECTOS DO IMAGINÁRIO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA - FOCO NA FÍSICA MODERNA, CONTEMPORÂNEA E NA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . POSIÇÕES DE INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE SOBRE A POSSIBILIDADE DE SE ENSINAR FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
Martins, J. A. ; Salustino, G. A. ; Ferreira, F. A. ; SILVA, A. C. ; LOPES, C. T. S. ; Terçariol, C. F. . CARACTERÍSTICAS DAS RELAÇÕES ENTRE PARES E SUA RELAÇÃO COM O FENÔMENO BULLYING. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . APOIO AO PROJETO: ASPECTOS DO IMAGINÁRIO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA - FOCO NA FÍSICA MODERNA, CONTEMPORÂNEA E NA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . UMA PESQUISA COM GRADUANDOS EM FÍSICA DA UNICAMP: POR QUE ENSINAR FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. . APOIO AO PROJETO: ASPECTOS DO IMAGINÁRIO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA - FOCO NA FÍSICA MODERNA, CONTEMPORÂNEA E NA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, A. C.. Resenha do livro: Aprendizagem Multimídia. Belo Horizonte: Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 2017 (Resenha).

2.
SILVA, A. C.. CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming Critical: education, knowledge and action research. London and Philadelphia: The Palmer Press, 1986.. Educar em Revista, v. 33, n. especial 2, 2017 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, A. C.. Parecerista ad hoc; V Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. 2017.

2.
SILVA, A. C.. Comissão para Avaliação dos Melhores Trabalhos do V Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. 2017.

3.
SILVA, A. C.. Consultor ad hoc da Educar em Revista. 2017.

4.
SILVA, A. C.. Parecerista ad hoc- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIFSP), Campus Cubatão. 2017.

5.
SILVA, ANDRÉ COELHO. Parecerista do IX ENFOCO - Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 2017.

6.
SILVA, A. C.. Parecerista ad hoc- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIFSP), Campus Sertãozinho. 2016.

7.
SILVA, A. C.. Comissão Especial de Avaliação de processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). 2016.

8.
SILVA, ANDRÉ COELHO. Parecerista ad hoc; XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). 2015.

9.
SILVA, ANDRÉ COELHO. Parecerista ad hoc; I Congresso de Pesquisas Ambientais. 2015.

10.
SILVA, ANDRÉ COELHO. Parecerista ad hoc; Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 2015.

11.
SILVA, A. C.. Parecerista ad hoc; 6º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. 2015.

12.
SILVA, A. C.. Parecerista ad hoc; Revista Hipótese v. 01, n. 01. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, A. C.. Coordenação de sala no V Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. 2017. (Coordenação de sala de apresentação de trabalhos em evento científico).

2.
SILVA, A. C.. X Física nas Férias - Curso: Como medir a velocidade da luz? (Relatividade). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, A. C.. IX Física nas Férias - Curso: Como medir a velocidade da luz? (Relatividade). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FORTUNATO, I.; PEREIRA, L. A.; BORNHAUSEN, D. A.; PENTEADO, C. L. C.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Paulo Crispim Alves de Souza. A questão étnico-racial no campo curricular: uma análise da Base Nacional Comum Curricular. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, A. C.; SANTOS, C. H. S.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Fábio Souza Romanello; Jayme Seawright de Araujo. Repositórios NOA e PhET: comparação sob a perspectiva da interação humano-computador. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Aplicada à Educação) - IFSP - Campus Itapetininga.

2.
FORTUNATO, I.; SOUZA, W. E. R.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Maicon Tavares de Souza; Rodrigo Marcelino. O LORI como método de avaliação de objetos de aprendizagem: estudo de revisão. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Aplicada à Educação) - IFSP - Campus Itapetininga.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, A. C.; SILVA, C. A. C.. Participação em banca de Jonas Fontes Garcia.Controle de temperatura de cor de lâmpada LED. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Automação e Controle) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (CONICT). O que dizem as pesquisas a respeito das causas da evasão discente em cursos de licenciatura em física?. 2018. (Congresso).

2.
IV Encontro de Práticas Pedagógicas.Estratégias para a coleta de informações de pesquisa com seres humanos na área da educação. 2018. (Encontro).

3.
1ª Jornada do IFSP. Encontro do PIBID. 2017. (Congresso).

4.
Congresso Internacional Escola Pública: tempos difíceis mas não impossíveis. 2017. (Congresso).

5.
III Encontro de Práticas Pedagógicas.Pensando as novas tecnologias no contexto das práticas de ensino: canais ou objetos?. 2017. (Encontro).

6.
2nd World Conference on Physics Education (WCPE). The notion of relations of force in Discourse Analysis: implication for research in science education. 2016. (Congresso).

7.
6º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. Cinemática na física do ensino médio: uma atividade com modelo robótico e planilha eletrônica. 2015. (Congresso).

8.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Exames de diagnóstico médico por imagem: justificativas para sua abordagem no ensino básico de física. 2015. (Encontro).

9.
XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF).Pensando objetos tecnológicos associados às radiações eletromagnéticas na física do ensino médio. 2014. (Encontro).

10.
1° Congresso de Iniciação Científica e Práticas Pedagógicas. Sessão de Apresentação de Trabalhos de Iniciação Científica. 2013. (Congresso).

11.
4º Work Tech Itapê. 2013. (Simpósio).

12.
5º Seminário Brasileiro / 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Uma análise cultural acerca dos conteúdos de física e biologia do ensino médio. 2013. (Seminário).

13.
II Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura.Uma leitura de divulgação científica sobre ressonância magnética no Ensino Médio. 2013. (Encontro).

14.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Uma leitura de divulgação científica sobre ressonância magnética no ensino médio. 2013. (Encontro).

15.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.O que dizem as pesquisas sobre objetos tecnológicos no ensino da física. 2013. (Simpósio).

16.
1º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura.Uma leitura de divulgação científica sobre física quântica no ensino médio. 2012. (Encontro).

17.
III Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Leitura sobre ressonância magnética nuclear em aulas de física do ensino médio. 2012. (Outra).

18.
VIII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento.Leitura sobre ressonância magnética em aulas de física do ensino médio. 2012. (Seminário).

19.
X Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp.Leituras de divulgação científica sobre o paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen no Ensino Médio. 2012. (Encontro).

20.
XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Uma breve leitura de divulgação científica sobre o paradoxo Einstein, Podolsky e Rosen por ingressantes na universidade. 2012. (Encontro).

21.
VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Posições de Ingressantes na Universidade sobre a Possibilidade de se Ensinar Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. 2011. (Encontro).

22.
XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. LEITURAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O PARADOXO EINSTEIN, PODOLSKY E ROSEN NO ENSINO MÉDIO. 2011. (Congresso).

23.
A Quem Será que se Destinam? Imagens e Palavras na Escola. 2010. (Simpósio).

24.
I Seminário Violar.Características das relações entre pares e sua relação com o fenômeno bullying. 2010. (Seminário).

25.
XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF).POSIÇÕES DE INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE SOBRE A POSSIBILIDADE DE SE ENSINAR FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO. 2010. (Encontro).

26.
XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. APOIO AO PROJETO: ASPECTOS DO IMAGINÁRIO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA - FOCO NA FÍSICA MODERNA, CONTEMPORÂNEA E NA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA. 2010. (Congresso).

27.
VIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp.Uma pesquisa com graduandos em física da Unicamp: por que ensinar física moderna e contemporânea no ensino médio?. 2009. (Encontro).

28.
XVII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. UMA PESQUISA COM GRADUANDOS EM FÍSICA DA UNICAMP: POR QUE ENSINAR FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO?. 2009. (Congresso).

29.
XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. APOIO AO PROJETO "ASPECTOS DO IMAGINÁRIO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA: FOCO NA FÍSICA MODERNA, CONTEMPORÂNEA E NA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA". 2008. (Congresso).

30.
3º Encontro Internacional de Pianistas. 2006. (Encontro).

31.
1º Encontro de Tecladistas.Concerto de Natal. 2004. (Encontro).

32.
1º Encontro Internacional de Pianistas. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, A. C.. Integrante da Comissão Organizadora do VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. 2018. (Congresso).

2.
SILVA, A. C.. Integrante do Comitê Científico do VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. 2018. (Congresso).

3.
SILVA, A. C.. Integrante da Comissão para Avaliação dos melhores trabalhos do VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. 2018. (Congresso).

4.
SILVA, A. C.. Integrante da Comissão Científica do IV Encontro de Práticas Pedagógicas. 2018. (Congresso).

5.
SILVA, A. C.. Integrante da Comissão Organizadora do V Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. 2017. (Congresso).

6.
SILVA, A. C.. Integrante da Comissão Organizadora do II Encontro de Práticas Pedagógicas. 2016. (Congresso).

7.
SILVA, A. C.. Integrante da Comissão Científica do 6º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Raquel Aparecida de Carvalho. Contribuições femininas no desenvolvimento da física: quais e como podem ser abordadas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Física) - IFSP - Campus Itapetininga. (Orientador).

2.
Valéria Aparecida de Oliveira. A evasão nos cursos de licenciatura em física: uma revisão de literatura. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Física) - IFSP - Campus Itapetininga. (Orientador).

3.
Tairine de Carvalho Cabral. Investigando as causas da evasão em um curso de licenciatura em física. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Física) - IFSP - Campus Itapetininga, Progr. Inst. de Bolsas de Iniciação Científica e Tecn. do IFSP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fábio Souza Romanello; Jayme Seawright de Arajuo. Repositórios NOA e PhET: comparação sob a perspectiva da interação humano-computador. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Aplicada à Educação) - IFSP - Campus Itapetininga. Orientador: André Coelho da Silva.

Iniciação científica
1.
Raquel Aparecida de Carvalho. Contribuições femininas no desenvolvimento da Física: quais são e como podem ser abordadas no Ensino Médio. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: André Coelho da Silva.

2.
Tairine de Carvalho Cabral. Investigando as causas da evasão em um curso de Licenciatura em Física. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Instituto Federal de São Paulo, Progr. Inst. de Bolsas de Iniciação Científica e Tecn. do IFSP. Orientador: André Coelho da Silva.

3.
Valéria Aparecida de Oliveira. A evasão nos cursos de Licenciatura em Física: uma revisão de literatura. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: André Coelho da Silva.

4.
Ana Amélia Cyrineu. Elementos históricos da termodinâmica na física do ensino médio: levantamento de informações e produção de textos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - IFSP - Campus Itapetininga, Progr. Inst. de Bolsas de Iniciação Científica e Tecn. do IFSP. Orientador: André Coelho da Silva.

5.
Felipe Henrique da Silva Melo. A música e a formação de professores de física/ciências: uma revisão. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - IFSP - Campus Itapetininga, Progr. Inst. de Bolsas de Iniciação Científica e Tecn. do IFSP. Orientador: André Coelho da Silva.

6.
Beatriz Luzia da Silva Lopes. Perfil da Termodinâmica: jogo como instrumento de avaliação. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - IFSP - Campus Itapetininga. Orientador: André Coelho da Silva.

7.
Wilson Rodrigues da Silva. O experimento do cone duplo: uma proposta de abordagem do conceito de centro de massa na física do ensino. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - IFSP - Campus Itapetininga. Orientador: André Coelho da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, A. C.. IX Física nas Férias - Curso: Como medir a velocidade da luz? (Relatividade). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, A. C.. X Física nas Férias - Curso: Como medir a velocidade da luz? (Relatividade). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 7:22:30