Rafaela Rogério Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0363935526367152
  • Última atualização do currículo em 21/09/2017


Professora Assistente de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco e graduada em Letras - Bacharelado Tradução Português/Inglês pela mesma instituição. Foi aluna voluntária do projeto de iniciação científica PIBIC UFPE/Cnpq e bolsista CAPES/FIPSE na modalidade de graduação sanduíche na Universidade da Carolina do Norte em Charlotte (EUA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafaela Rogério Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, R.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Ermelinda Maria Araújo Ferreira.
2012 - 2014
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O roteiro cinematográfico como gênero literário: Glauber Rocha no Terceyro Mundo,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ermelinda Maria Araujo Ferreira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
2007 - 2011
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em African-American Literature. (Carga horária: 45h).
University of North Carolina at Charlotte, UNCC, Estados Unidos.
2010 - 2010
Extensão universitária em Cuban Cinema. (Carga horária: 45h).
University of North Carolina at Charlotte, UNCC, Estados Unidos.
2010 - 2010
Extensão universitária em Topics in History: Slavery and Abolition. (Carga horária: 45h).
University of North Carolina at Charlotte, UNCC, Estados Unidos.
2010 - 2010
Extensão universitária em Screenwriting. (Carga horária: 45h).
University of North Carolina at Charlotte, UNCC, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Assistente de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Atividades

06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Cargo ou função
Membro Suplente do Conselho Técnico Administrativo da UFRPE/UAST.
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Direitos Humanos da UAST-UFRPE..
05/2017 - 09/2017
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa I
Literatura Inglesa II
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa I
Literatura Inglesa II
03/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa I
Literatura Inglesa II
Língua Inglesa VI
08/2015 - 11/2015
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa VI
Literatura Inglesa I
Literatura Inglesa II
06/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa I
Literatura Inglesa II
Língua Inglesa VI

Secretaría De Educación de Bogotá, SED, Colômbia.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Cooperante Internacional/Professora de Inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20


Nucleo De Línguas e Cultura, NLC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor estagiário de Língua Inglesa, Carga horária: 8


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Voluntária



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Participação em Grupo de Pesquisa registrado no CNPq: Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose
Descrição: Descrição: O Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose (NELI) nasceu da necessidade de alguns estudiosos do curso de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, envolvidos em pesquisas na área comparativa, de expandir a partir das interrogações e desafios propostos pelos meios de produção, suportes e tecnologias nascentes ou em progresso, o corpo teórico atualmente disponível no meio acadêmico, que muitas vezes se revela incapaz de dar conta, esclarecer e garantir a operacionalidade de leitura das novas textualidades que vêm surgindo e demandando a reconfiguração de critérios, princípios e modos de percepção não só da arte, mas do próprio mundo que a provoca. O núcleo reúne alunos de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado, e organiza-se em três diferentes áreas de interesse, a saber: Literatura e Outras Artes; Literatura, Ciência e Tecnologia; Literatura e Natureza.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rafaela Rogério Cruz - Integrante / Ermelinda Maria A. Ferreira - Coordenador.
2009 - Atual
Participação em Grupo de Pesquisa registrado no CNPq: Núcleo de Teoria e Crítica
Descrição: Alcance de níveis cada vez mais elevados de reflexão teórica e crítica, facilitado pelo trabalho de conjunto, pela disseminação das conquistas individuais, pelo debate e discussão de tópicos selecionados e pela busca de aquisição de um pensamento teórico especificamente literário, cujas conquistas hoje o caracterizam como um pensamento legítimo para além do próprio campo da literatura. Agendamento de um cronograma de eventos no Departamento de Letras, seminários, conferências, congressos e colóquios, com a participação dos membros internos e de profissionais do âmbito nacional e internacional. O Grupo Núcleo de Teoria e Crítica têm como principal repercussão o periódico online Eutomia - Revista Online de Literatura e Linguística - cujos objetivos consubstancializam, desde 2009, aqueles que presidem a existência do Núcleo - a reflexão teórico crítica - e todos os seus participantes têm colaborações publicadas no periódico (www.revistaeutomia.com.br e www.eutomia.net)que se enquadram nas linhas de pesquisa do NTC. A líder do grupo Núcleo de Teoria e Crítica, Sueli Cavendish, é editora chefe de Eutomia e a vice líder é também a Diretora geral de Eutomia. Antony Cardoso Bezerra, pesquisador, foi o editor responsável pelo número de dezembro de 2010..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rafaela Rogério Cruz - Integrante / Sueli Cavendish de Moura - Coordenador.


Projetos de extensão


2009 - 2010
Iniciação Científica: CARACTERÍSTICAS E RECEPÇÃO DOS ROMANCES DE FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: HOLDEN CAULFIELD E HARRY POTTER
Descrição: Um estudo do Romance de Formação e sua Recepção, da Tradição à Pós-Modernidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rafaela Rogério Cruz - Integrante / Ermelinda Maria A. Ferreira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Intersemiose - Revista Digital


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Crítica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: História da Arte.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRUZ, R.2016CRUZ, R.. O TEMPO NO TERCEIRO MUNDO DE GLAUBER ROCHA: O ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO COMO GÊNERO LITERÁRIO. REVISTA DO GELNE, v. 18, p. 204-224, 2016.

2.
CRUZ, R.2013 CRUZ, R.. A verdade da criação fotográfica: Walker Evans e a invenção da grande depressão. Intersemiose - Revista Digital, v. 1, p. 181, 2013.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CRUZ, R.. No carnaval do meu terceiro mundo não tem coca-cola de 600. Revista Cardamomo, Recife, 03 fev. 2016.

2.
CRUZ, R.. A carne mais barata do mercado é a carne do príncipe da Dinamarca. Revista Cardamomo, Recife, 19 jan. 2016.

3.
CRUZ, R.. Sobre epílogos ou de como não conseguimos lidar com a indomável ficção. Revista Cardamomo, Recife, 21 dez. 2015.

4.
CRUZ, R.. O que tem em teu nome, Eva?. Revista Cardamomo, Recife, 07 dez. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, R.. Sobre a Humanização do Tempo e Cicatrizes de Guerra: A crise da Narrativa na Escrita da História. In: XI Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2013, Recife. Língua e Literatura na Contemporaneidade: O status do leitor multitarefas. Recife: Pipa Comunicação, 2013. p. 517-529.

2.
CRUZ, R.. Fanfictions: Impulsionando prática de leitura em tela e produção textual entre adolescentes. In: 2ª Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2008, Recife. Anais Eletrônicos, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, R.; DINIZ DE ARAUJO, M, P. . Not Always, Not the Same: improving writing skills through one's personal reception of literary texts.. In: I JETI- Jornada de Ensino e Tradução de Língua Inglesa, 2010, Recife. Jornada de Ensino e Tradução de Língua Inglesa. Recife: Editora Universitária, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, R.. Imagens com cheiro de baunilha e gosto de sangue: loucura, memória e México no romance Nadie me verá llorar de Cristina Rivera Garza. In: Colóquio Internacional 100 anos de Jorge Amado, 2012, Ilhéus. Caderno de Resuomos, 2012.

2.
CRUZ, R.. NEM ROMANCE, NEM DRAMA: A QUESTÃO DO ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO COMO EXPRESSÃO LITERÁRIA FILHA DA ERA DA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA. In: XIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA, 2012, Campina Grande. Caderno de Resumos, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, R.. Imagens com cheiro de baunilha e gosto de sangue: loucura, memória e México no romance Nadie me verá llorar de Cristina Rivera Garza. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CRUZ, R.. Sobre a Catarse e a estética da dor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CRUZ, R.. Por um cinema Imperfeito no Terceiro Mundo: Glauber Rocha e a América Latina em diálogo pela independência da produção cinematográfica Latino Americana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CRUZ, R.. NEM ROMANCE, NEM DRAMA: A QUESTÃO DO ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO COMO EXPRESSÃO LITERÁRIA FILHA DA ERA DA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CRUZ, R.. Relatos de Experiências Discentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CRUZ, R.; DINIZ DE ARAUJO, M, P. . Not Always, Not the Same: improving writing skills through one's personal reception of literary texts.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CRUZ, R.. Fanfictions: Impulsionando prática de leitura em tela e produção textual entre adolescentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
CRUZ, R.. Cordeiro em pele de Loba: estruturas de opressão sob o signo da libertação sexual feminina em Best Sellers eróticos.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CRUZ, R.. Fazer literatura, entender literatura, ensinar literatura: o processo de crianção literária para além do mito. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CRUZ, R.. FANDOM, FICÇÃO COOPERATIVA E ROLE- PLAYING: FACILITANDO A PRODUÇÃO DE ESCRITA CRIATIVA E A PRÁTICA DO INGLÊS COMO LÍNGUA INTERNACIONAL UTILIZANDO O TUMBLR COMO FERRAMENTA,. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CRUZ, R.. Lince - Línguas e Culturas Estrangeiras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CRUZ, R.. Intersemiose Revista Digital. 2012. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUZ, R.; FERREIRA, E. M. A.. Participação em banca de Karla Gabriela de Oliveira.Do romance de formação (Bildungsroman) à literatura de massa: representações da escola e da educação no Brasil no século XIX e no século XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, E. M. A. ; CRUZ, R. . Seminário Humanidades Médicas. 2012. (Congresso).

2.
CRUZ, R.. Intersecções - Ciência e Tecnologia, Literatura e Arte. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafaela Rogério Cruz. "It was me: Subjetividade, Alteridade e Resposta de Gertrude a Shakespeare. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafaela Rogério Cruz.

2.
Rafaela Rogério Cruz. Cleide Ivone de Lima Silva: A análise de um best-seller na academia: O mal em Dan Brown e o Best-seller como o Mal para a literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafaela Rogério Cruz.

3.
Rafaela Rogério Cruz. Jôyna Correia da Silva: Que a mulher fale e o homem cale: Alteridade, Resistência e Crítica Feminista na Leitura dos Condos de Ondjaki. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafaela Rogério Cruz.

4.
Rafaela Rogério Cruz. Maiara Siqueira da Silva. Experiências Reflexivas: O ensino da literatura no ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rafaela Rogério Cruz.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 21:05:01