Igor Gonçalves Queiroz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2879300558875232
  • Última atualização do currículo em 23/12/2018


Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/2011), em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA/2015) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/FAUFBA). Atualmente é doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, integrando a área de concentração Urbanismo e a linha de pesquisa Processos Urbanos Contemporâneos. É membro do grupo de pesquisa Laboratório Urbano (PPG-AU/FAUFBA). Foi membro do Curiar - EMAU/UFBA (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFBA) e bolsista de Iniciação Científica CNPq na pesquisa Cronologia do Pensamento Urbanístico. Premiações: 1º lugar Iniciação Científica/Ciências Sociais Aplicadas ("Crítica ao movimento moderno em arquitetura e urbanismo", Orientadora: Paola B. Jacques), no XXXIV Seminário Estudantil de Pesquisa - 2015, Pró-reitoria de Pesquisa Criação e Inovação (PIBIC-UFBA); e pelo Artigo apresentado no VI CICAU (Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo) - 2014, FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Igor Gonçalves Queiroz
Nome em citações bibliográficas
QUEIROZ, I. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Rua Caetano Moura, 121, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Federação
40210350 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32835882
URL da Homepage: http://www.arquitetura.ufba.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Imaginação e Recreação Infantil: Relações entre ideário político, política e prática urbanística no Brasil entre 1930-1960,
Orientador: Paola Berenstein Jacques.
Palavras-chave: criança; literatura infanto-juvenil; história do urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2016 - 2018
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Brinquedo e Brincadeira: fabulações entre criança, cidade e urbanismo,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Paola Berenstein Jacques.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: criança; urbanismo; fabulação; história do urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2007 - 2015
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O LABIRINTO, O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA: O uso da cidade pela criança como crítica ao ideário moderno.
Orientador: Thaís de Bhanthumchinda Portela.
2005 - 2011
Graduação em Design.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações
Título do trabalho: Brinquedo, brincadeira, fabulação: narrativas da cidade através da criança. Orientadora: Paola Berenstein Jacques.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Tirocínio Docente na Disciplina Atelier 5, Carga horária: 306
Outras informações
Disciplina Atelier 5 do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Coordenação: Profªs. Gabriela Leandro Pereira e Thaís Troncon Rosa. Profs. em tirocínio docente (pós-graduandos PPG-AU/FAUFBA): Anna Raquelle Edington, Bárbara Rocha, Cibele Bonfim, Dilton Lopes, Igor Queiroz e Wagner Campos.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Tirocínio Docente na Disciplina Fotografia, Carga horária: 68
Outras informações
Tirocínio na disciplina Tópicos em Arquitetura e Urbanismo "Imaginários fotográficos e outras visibilidades: construções de cidade em fotografia, cinema e literatura" (ARQ 141 - carga horária total: 68h), no semestre letivo 2017/1, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFBA (Universidade Federal da Bahia), ministrado pela professora Dra. Junia Cambraia Mortimer.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
A Cronologia do Urbanismo (pesquisa UFBA/UFRJ ? CNPq), dedicada à pesquisa historiográfica, busca mapear as redes complexas que construíram e ainda constroem o pensamento urbanístico. Exercita-se uma teoria da história que suspeita da visão linear, contínua, evolucionista, icônica e fechada. A construção da Cronologia do Pensamento Urbanístico busca ser crítica e complexa, evitando-se um discurso pacificador dos processos históricos. Questiona-se a pertinência e/ou adequação do uso de noções como transferência, modelo e/ou influência e busca-se cartografar as resistências ao pensamento urbanístico hegemônico. Seu objetivo geral é contribuir para uma melhor compreensão da circulação das idéias urbanísticas.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria Voluntária - Disciplina Ateliê 5, Carga horária: 9
Outras informações
Monitoria voluntária - Ateliê 5 - Cidade Montagem 2. Semestre 2014.1 - Orientadores: Paola Berenstein Jacques e Eduardo Carvalho.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria Voluntária - Disciplina Ateliê 1, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria voluntária - Ateliê 1. Semestres 2013.1 e 2013.2 - Orientadoras: Any Brito Leal Ivo e Maria Emília Regina.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Extensão Universitária - EMAU, Carga horária: 12
Outras informações
Membro do Curiar - EMAU/ UFBA (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFBA), orientado pelas professoras Rosana Muñoz e Renata Inês Burlacchini Passos. Principais atividades: Elaboração de documentação, comunicação institucional e elaboração e participação em atividades de extensão universitária junto à favela do Gantois.

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .


Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Estágio na DECOM, Enquadramento Funcional: Estagiário de Design Gráfico, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Historiografia e Pensamento Urbanístico

Objetivo: Linha de pesquisa do Laboratório Urbano - PPG-AU/FAUFBA em colaboração com o LEU - PROURB-FAU-UFRJ: Dedicada à pesquisa historiográfica, busca mapear as redes complexas que construíram e ainda constroem o pensamento urbanístico. Exercita-se uma teoria da história que suspeita da visão linear, contínua, evolucionista, icônica e fechada. Uma Cronologia do pensamento urbanístico, crítica e complexa, está sendo construída, buscando-se evitar um discurso pacificador dos processos históricos. Questiona-se a pertinência e/ou adequação do uso de noções como transferência, modelo e/ou influência e busca-se cartografar as resistências ao pensamento urbanístico hegemônico. Seu objetivo geral é contribuir para uma melhor compreensão da circulação das ideias urbanísticas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Historiografia do Urbanismo; Cidade; urbanismo.


Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Brinquedo e Brincadeira: fabulações entre criança, cidade e urbanismo
Descrição: Esta pesquisa pretende abordar e considerar a presença da criança na cidade - e no urbanismo - como uma questão de profundo significado político e coletivo, por isso a criança é tomada como meio de aprendizado e, sobretudo, como corpo-político que, por estar na cidade, desviar às normas, subverter os espaços projetados, cria seus próprios espaços, suas próprias histórias e seu próprio mundo. Ela é o fio condutor, com suas práticas de cidade como possibilidade de crítica ao urbanismo funcionalista e, sobretudo, como potência criativa na produção de uma outra cidade, de outros modos de fazer urbanismo e de narrá-los. Foram escolhidas duas categorias de análise ou "imagens do pensamento" ? o BRINQUEDO e a BRINCADEIRA ? que, de maneira fragmentária e constelar, desdobradas, relacionadas e postas em debate, possibilitem questionar e praticar o urbanismo, a partir de uma construção historiográfica que faça emergir as fragilidades da hegemonia do urbanismo ordenador e impositivo das cidades modernas e, além disso, potências de tempos esquecidos, desconhecidos ou recalcados nesta historiografia. Orientadora: Paola Berenstein Jacques.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Cartografias da infância: lugares e não lugares da literatura infantil e juvenil nos estudos literários brasileiros contemporâneos
Descrição: O Projeto pretende investigar os modos de ler a literatura destinada à infância e à juventude nos estudos literários brasileiros contemporâneos, a partir da análise de artigos e ensaios publicados, nos últimos cinco anos, em revistas de Associações de Estudos Literários e de Faculdades de Letras do Brasil, objetivando avaliar quais são os principais objetos estudados nas instituições pesquisadas, bem como que perspectivas teórico-críticas são ativadas para a sua leitura, de modo a delinear que espaços a literatura infantil e juvenil tem ocupado no âmbito dos estudos literários acadêmicos e, ainda, aferir de que maneira a susceptibilidade deste gênero às interferências externas, sobretudo por conta do seu vínculo estreito com a pedagogia e com o mercado e por ser essa uma literatura destinada a um público específico e considerado menos preparado, o colocou e tem ainda o colocado em situação de desprestígio nestes ambientes de construção de conhecimento. Como um dos resultados finais do trabalho, pretende-se constituir um banco de dados, em forma de catálogo, que constituirá material de pesquisa sobre o tema, o qual será disponibilizado a outros estudiosos, via rede mundial de computadores, com o propósito de contribuir para o fortalecimento do estudo crítico da literatura infantil e juvenil nos estudos literários brasileiros e também para a construção de uma cartografia sobre os conceitos de infância e adolescência que se elaboram e reelaboram desde a modernidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Igor Gonçalves Queiroz - Coordenador / Mônica de Menezes Santos - Integrante / Tainá Amado Basílio dos Santos - Integrante / Leticia Oliveira Zumaêta - Integrante / Yasmin Meneses Silva Lima - Integrante / Rute Martins Fernandes - Integrante / Henrique Magalhães dos Santos - Integrante / Fabrícia Santos - Integrante / Aline Cesar de Carvalh - Integrante / Yasmin Queiróz S. Sanches - Integrante / Arly Cristina Bastos Silva - Integrante / Luíza Carvalho S. Brandão - Integrante / Bruno José Loureiro - Integrante / Jamilly Starling Santos - Integrante / Lívia Viana - Integrante / Rafael Mires Araujo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Cronologia do Pensamento Urbanístico
Descrição: A equipe de pesquisa Cronologia do Pensamento Urbanístico trabalha desde 2002 coordenado por Paola Berenstein Jacques no PPG-AU/FAUFBA com a colaboração de Margareth da Silva Pereira (que conta com equipe no PROURB/FAU-UFRJ). Nosso principal produto é o site da Cronologia do Urbanismo que está sendo desenvolvido em conjunto pelas duas equipes de pesquisa (UFBA e UFRJ), sendo que a equipe carioca é responsável pelo recorte temporal mais amplo (1800-1950), e a equipe soteropolitana pelo recorte mais contemporâneo (1950-2000) - http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Igor Gonçalves Queiroz - Coordenador / Paola Berenstein Jacques - Integrante / Thais de Bhanthumchinda Portela - Integrante / Margareth da Silva Pereira - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2013
CURIAR - EMAU/ UFBA (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFBA)
Descrição: O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo CURIAR tem como objetivo estabelecer uma relação de troca de conhecimentos e experiências entre a UFBA e as comunidades de baixa renda da cidade de Salvador, estimulando a formação crítica e criativa dos estudantes e disseminando práticas profissionais, ao estatuir uma comunicação entre os saberes acadêmicos e populares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Igor Gonçalves Queiroz - Integrante / Adlberto Duarte Carneiro Vilela - Integrante / Rosana Muños - Coordenador / Renata Inês Burlacchine - Integrante / Claudia Aline Schweikart de Santana - Integrante / Dila Reis Mendes - Integrante / Gabriela Marcilio Rabelo Alves - Integrante / Juliana Nascimento Rocha - Integrante / Larissa Dantas Rocha - Integrante / Lucas Prates Santana - Integrante / Ana Julieta Figueiredo Garcia - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
1º lugar Iniciação Científica/Ciências Sociais Aplicadas (?Crítica ao movimento moderno em arquitetura e urbanismo?, Orientadora: Paola B. Jacques), no XXXIV Seminário Estudantil de Pesquisa, Pró-reitoria de Pesquisa Criação e Inovação (PIBIC-UFBA).
2014
Artigo premiado no VI CICAU (Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo), FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil).
2012
1º lugar e Menção Honrosa - Concurso Internacional de Fotografia "Religião e Património", Câmara Municipal de Évora - Portugal.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COPA, B.2014COPA, B. ; QUEIROZ, I. G. ; CHAVIER, J. ; MONDINI, M. . Tarô de Memórias ? Um jogo de recortes e relações da cidade de Salvador. ReDObRa, v. 1, p. 100-117, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
QUEIROZ, I. G.; SILVA, A. P. ; ROCHA, A. J. ; O?DWYER, A. L. ; SANTANA, C. S. ; PALMA, F. A. G. ; SANTANA, F. A. P. ; MATOS, J. S. ; GUSMAO, L. A. ; BELOS, M. H. R. ; OLIVEIRA, R. J. S. ; TEIXEIRA, V. L. M. . Nordeste de Amaralina: da cartografia participativa ao direito à cidade. In: Ana Fernandes; Alexandre Apsan Frediani; Ignacia Ossul Vermehren; Milimer Morgado Mendoza; Federica Risi. (Org.). Collective Practices, Instruments for Collective Action and the Right to the City in Salvador, Bahia. 1ed.London: DPU/The Bartlett/UCL, 2018, v. 1, p. 105-111.

2.
JACQUES, P. B. ; QUEIROZ, I. G. ; CASTRO, C. ; CHAVIER, J. ; ALMEIDA, D. L. ; SOUZA, L. V. ; WANDAL, O. . Temporalidades. In: Fabiana Dultra Brino; Paola Berenstein Jacques. (Org.). Corpociadade: gestos urbanos. 1ed.Salvador: Edufba, 2017, v. 1, p. 294-349.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUEIROZ, I. G.. A relação criança-cidade na historiografia do urbanismo moderno. In: XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2018.

2.
ARAUJO, D. ; BRITO, G. ; ALVES, G. M. R. ; QUEIROZ, I. G. ; FRANCA, J. L. ; SOUZA, K. ; SOUZA, L. V. ; SILVA, T. P. . Cronologia do Pensamento Urbanístico. In: XIV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2016, São Carlos - SP. Anais do XIV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo [recurso eletrônico]: cidade, arquitetura e urbanismo: visões e revisões do século XX. São Carlos - SP: IAU/USP, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VILELA, A. D. C. ; GARCIA, A. J. F. ; SANTANA, C. A. S. ; MENDES, D. R. ; ALVES, G. M. R. ; QUEIROZ, I. G. ; ROCHA, J. N. ; ROCHA, L. D. ; SANTANA, L. P. ; BRITTO, M. S. ; TANAJURA, M. C. ; SANTOS, T. A. N. . Intervenção na comunidade do Gantois, Salvador-Ba. In: 2º Colóquio Design Social e Sustentabilidade, 2012, Salvador - Ba. Caderno de Resumos [do] II Colóquio Design Social & Sustentabilidade: design como ferramenta criativa para o desenvolvimento local e sustentável. Salvador-Ba: EDUFBA, 2012. p. 54-55.

Apresentações de Trabalho
1.
QUEIROZ, I. G.. Nigel Henderson: o fotógrafo, as crianças e a cidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
QUEIROZ, I. G.. A criança no planejamento urbano: como são pensados os espaços na cidade para atendê-las?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
QUEIROZ, I. G.. Outras perspectivas historiográficas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
QUEIROZ, I. G.. Cidades, urbanismo e planejamento nos CIAM: hegemonias e dissensos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
QUEIROZ, I. G.; SOUZA, L. V. . Arquitetura do livro: diagramação e montagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
QUEIROZ, I. G.. Cronologia do Pensamento Urbanístico - Campo de debates sobre o moderno. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
QUEIROZ, I. G.. Labirinto, Brinquedo, Brincadeira: o uso da cidade pela criança como crítica ao ideário moderno. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
QUEIROZ, I. G.; SOUZA, L. V. . Cidade, urbanismo e arquitetura: hegemonias e dissensos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
QUEIROZ, I. G.; SOUZA, L. V. . Team X: hegemonias e dissensos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JACQUES, P. B. ; QUEIROZ, I. G. . Cronologia do Pensamento Urbanístico: Crítica ao movimento moderno em arquitetura e urbanismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
PORTELA, T. B. ; QUEIROZ, I. G. . Cronologia do Pensamento Urbanístico: Noção Participação ? Movimento EMAU do Brasil e suas relações com utopias e ações do Urbanismo Contemporâneo 2. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
QUEIROZ, I. G.. ?Tia Margarida vai a Brasília: história para alguém contar às crianças? Jayme Martins (1959). Salvador-Ba: Cartografias da Infância, 2017 (Verbete Online).

2.
QUEIROZ, I. G.. Os Calças-Curtas* do Arroz de Baixo. Salvador-Ba: Cartografias da Infância, 2016 (Verbete Online).

3.
QUEIROZ, I. G.. Drummond n?A cidade sem meninos. Salvador-Ba: Cartografias da Infância, 2016 (Verbete Online).

4.
SOUZA, L. A. ; PEREIRA, M. S. ; JACQUES, P. B. ; TREVISAN, R. ; CASTRO, C. ; ALMEIDA, D. L. ; QUEIROZ, I. G. ; CHAVIER, J. ; SOUZA, L. V. ; MOREIRA, L. ; WANDAL, O. . Temporalidades. Salvador-Ba: EDUFBA, 2016 (Proposta de Articulação - CORPOCIDADE 5: Gestos Urbanos).

5.
ALVES, G. M. R. ; QUEIROZ, I. G. ; CHAVIER, J. ; SOUZA, L. V. ; MIGLIANO, M. ; VALLADAO, S. G. . Notas sobre o Moderno: a(s) Carta(s) de Atenas e a emergência do Team X. Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2016 (Leitura (Online)).

6.
QUEIROZ, I. G.. O LABIRINTO, O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA: O uso da cidade pela criança como crítica ao ideário moderno 2015 (Trabalho Final de Graduação).

7.
QUEIROZ, I. G.; FERREIRA, N. C. . CIAM I (La Sarraz) - Fundação dos CIAM. Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2015 (Verbete Online).

8.
QUEIROZ, I. G.; FERREIRA, N. C. . CIAM II (Frankfurt-am-Main) - Die Wohnung fur das Existenzminimum (Habitação para o mínimo nível de existência). Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2015 (Verbete Online).

9.
SOUZA, L. V. ; QUEIROZ, I. G. . Projeto da Ville Radieuse. Autor: Le Corbusier. Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2015 (Verbete Online).

10.
QUEIROZ, I. G.; FERREIRA, N. C. . CIAM III (Bélgica) - Rationelle Bebaungsweisen (Desenvolvimento racional do lote). Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2015 (Verbete Online).

11.
QUEIROZ, I. G.; FERREIRA, N. C. . CIAM IV (Atenas) - The Functional City (A Cidade Funcional). Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2015 (Verbete Online).

12.
QUEIROZ, I. G.; FERREIRA, N. C. . CIAM V (Paris) - Habitação e Lazer. Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2015 (Verbete Online).

13.
QUEIROZ, I. G.; FERREIRA, N. C. . http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbete=1548. Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2015 (Verbete Online).

14.
QUEIROZ, I. G.; MIGLIANO, M. . VII CIAM (Bérgamo) - Concerning Architectural Culture (Sobre a cultura arquitetônica). Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2015 (Verbete Online).

15.
QUEIROZ, I. G.; PORTELA, T. B. . VIII CIAM (Hoddesdon) - The Heart of the City (O Coração da cidade). Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2015 (Verbete Online).

16.
QUEIROZ, I. G.; MAURO, D. ; VILACA, I. . IX CIAM (Aix-en-Provence) - Habitat. Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2015 (Verbete Online).

17.
QUEIROZ, I. G.. X CIAM (Dubrovnik) - Carta do Habitat. Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2015 (Verbete Online).

18.
QUEIROZ, I. G.; ALVES, A. C. N. . Congresso de Otterlo ? Fim dos CIAM. Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2015 (Verbete Online).

19.
QUEIROZ, I. G.. Admar Guimarães publica ?A Carta de Atenas (urbanismo dos C.I.A.M.)'. Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2013 (Verbete Online).

20.
QUEIROZ, I. G.; SILVA, T. P. . Inaugurado o Villaggio Matteotti, em Terni. Autor: Giancarlo de Carlo. Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2013 (Verbete Online).

21.
QUEIROZ, I. G.. Projeto para o Ed. Seagram, Nova York. Autores: Mies van der Rohe e Philip Johnson. Salvador-Ba: Cronologia do Pensamento Urbanístico, 2013 (Verbete Online).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
QUEIROZ, I. G.; MORTIMER, J. ; MAGRI, T. ; VILACA, I. . Laboratório Urbano. 2018. (Site).

2.
JACQUES, P. B. ; PEREIRA, M. S. ; QUEIROZ, I. G. ; BARBUDA, A. P. ; SILVA, T. P. . Cronologia do Pensamento Urbanístico. 2015; Tema: Historiografia do Urbanismo. (Site).

3.
QUEIROZ, I. G.; BARBUDA, A. P. ; JACQUES, P. B. ; BRITTO, F. D. . Plataforma CORPOCIDADE. 2015; Tema: Plataforma de Ações CORPOCIDADE. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
QUEIROZ, I. G.. Nebulosas do Pensamento Urbanístico: tomo I - modos de pensar. 2018. (Editoração/Livro).

2.
QUEIROZ, I. G.; SOUZA, L. V. . Corpocidade: gestos urbanos. 2017. (Editoração/Livro).

3.
QUEIROZ, I. G.; SOUZA, L. V. ; SANTOS, B. B. R. . Caderno de Agenciamentos - CORPOCIDADE 5: Gestos Urbanos. 2016. (Editoração/Outra).

4.
BARBUDA, A. P. ; QUEIROZ, I. G. ; SOUZA, L. V. . EX-VOTO: histórias sobre amor. 2016. (Editoração/Livro).

5.
QUEIROZ, I. G.. Cronologia do Pensamento Urbanístico. 2015. (Relatório de pesquisa).

6.
BARBUDA, A. P. ; QUEIROZ, I. G. . Caderno de Articulações - CORPOCIDADE 4: Experiências de Apreensão da Cidade. 2014. (Editoração/Outra).

7.
QUEIROZ, I. G.. Cronologia do Pensamento Urbanístico (1950-2010). 2014. (Relatório de pesquisa).

8.
QUEIROZ, I. G.. Caderno de Resumos: Seminário Urbanismo na Bahia, urbBA [13]. 2013. (Editoração/Anais).

9.
QUEIROZ, I. G.. Apreensão sobre as Políticas Hegemônicas e de Resistências no Pensamento Urbanístico Contemporâneo. 2013. (Relatório de pesquisa).

10.
MAGNAVITA, P. R. ; SILVA, A. M. ; QUEIROZ, I. G. ; CARVALHO, E. C. ; VILELA, A. D. C. ; ROCHA, L. D. ; TANAJURA, M. C. . Concurso Nacional de Idéias ? Requalificação de Largos no Pelourinho. 2012. (Concurso Público de Arquitetura e Urbanismo).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
QUEIROZ, I. G.; SOUZA, L. V. . Rastros e [sub]versões. 2015. Instalação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUEIROZ, I. G.; ROSA, T. T.; SILVA, A. M.; PELA, I. M.. Participação em banca de Sarah de Souza Passos.Um outro olhar - Mercado de São Miguel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORPOCIDADE 6: Atualização crítica. 2018. (Seminário).

2.
I Encontro de Estudos Práticos: do Direito à Moradia.Público x Privado (Dinâmica de ocupações). 2017. (Encontro).

3.
O processo de criação de livros com interação entre artistas e crianças. 2017. (Seminário).

4.
CORPOCIDADE 5: Gestos Urbanos. 2016. (Congresso).

5.
XIV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.Cronologia do Pensamento Urbanístico. 2016. (Seminário).

6.
X Semana de Urbanismo - SEMUR 2016: 15 anos de Estatuto da Cidade.Labirinto, Brinquedo, Brincadeira: o uso da cidade pela criança como crítica ao ideário moderno. 2016. (Seminário).

7.
Metadesign - Mesa Redonda: Áreas Criativas e a Contribuição Social. 2015. (Seminário).

8.
Metadesign - Mesa Redonda: Arte, Transversalidade e Design. 2015. (Seminário).

9.
Metadesign - Mesa-Redonda: Espaços Urbanos e Áreas de Convivência. 2015. (Seminário).

10.
Metadesign - Palestras: O Caminhar como Poética e Projetar para o não-humano: Os Desafios das redes sócios-técnicas para as Atividades Projetuais Conteporâneas. 2015. (Seminário).

11.
Metadesign - Palestras A Publicidade e o Design Dirigidos à Criança e Design e Economia Criativa. 2015. (Seminário).

12.
Seminário Urbanismo na Bahia - urbBa[14]. 2014. (Seminário).

13.
XIII Seminário de História das Cidades e do Urbanismo.Cronologia do Pensamento Urbanístico. 2014. (Seminário).

14.
Minicurso: 7 pontos a favor (e contra) uma historiografia da Arquitetura e do Urbanismo (Profa. Dra. Margareth da Silva Pereira - PROURB/UFRJ). 2013. (Outra).

15.
2º Colóquio Design Social e Sustentabilidade.Intervenção na comunidade do Gantois, Salvador - BA. 2012. (Outra).

16.
Oficina de Experiências Metodológicas de Apreensão da Cidade Contemporânea no CORPOCIDADE 3 - 3° Encontro Cidade&Cultura (Procultura ? CAPES/MinC) + Experiências Metodológicas (Pronem ? FAPESB/CNPq. 2012. (Oficina).

17.
XXXVI ENEA - Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. 2012. (Encontro).

18.
1º Colóquio Design Social e Sustentabilidade. 2011. (Outra).

19.
Palestra: O Design e o Desenvolvimento Social / designer: Mário Bestetti. 2011. (Outra).

20.
Que cidade é essa? - 3° Workshop de projetos urbanos para Salvador. 2011. (Outra).

21.
Seminário Urbanismo na Bahia - UrbBA [11] - Oficina Movimentos Sociais e Direito à Cidade. 2011. (Oficina).

22.
Fundamentos Técnicos do Espetáculo (Fernanda Paquelet). 2009. (Oficina).

23.
18º Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2008. (Encontro).

24.
Megafônicas - 4º Fórum Soteropolitano Estudantil de Design. 2008. (Outra).

25.
17º N Design - Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2007. (Encontro).

26.
Megafônicas - 3º Fórum Soteropolitano Estudantil de Design. 2007. (Outra).

27.
RêDesign Bahia - Nação Norte e Nordeste. 2006. (Encontro).

28.
1º Encontro Design UNEB. 2005. (Encontro).

29.
Palestra: Métodos Criativos em Design. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUEIROZ, I. G.. CORPOCIDADE 5: Gestos Urbanos. 2016. (Congresso).

2.
QUEIROZ, I. G.. CORPOCIDADE 4: Experiências de Apreensão da Cidade. 2014. (Congresso).

3.
SOUZA, A. G. ; IVO, A. B. L. ; QUEIROZ, I. G. . Seminário Metropolização e Megaeventos: os impactos da Copa do Mundo 2014 em Salvador. 2013. (Outro).

4.
QUEIROZ, I. G.. XVI Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Regional Leste (EREA Niterói). 2013. (Outro).

5.
QUEIROZ, I. G.; ROCHA, B. B. ; SANTOS, I. A. . V EREA Nordeste - Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. 2013. (Outro).

6.
COSTA, F. X. ; SILVA, A. M. ; MAGNAVITA, P. R. ; PORTELA, T. B. ; CHAVIER, J. ; QUEIROZ, I. G. ; TANAJURA, M. C. . Urbicentros#3 - III Seminário Internacional Morte e Vida dos Centros Urbanos. 2012. (Outro).

7.
QUEIROZ, I. G.. 8º Encontro Regional de Estudantes de Design do Norte e Nordeste. 2011. (Outro).

8.
QUEIROZ, I. G.; OLIVEIRA, A. L. F. ; LINS, M. S. . 20º N Design - Encontro Nacional dos Estudantes de Design. 2010. (Outro).

9.
QUEIROZ, I. G.. 7º Encontro Regional de Estudantes de Design. 2010. (Outro).

10.
QUEIROZ, I. G.; LINS, M. S. . 19º Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2009. (Outro).

11.
QUEIROZ, I. G.; SOUZA, T. C. . 6º Encontro Regional de Estudantes de Design Norte Nordeste. 2008. (Outro).

12.
QUEIROZ, I. G.; LINS, M. S. . 4º EDU - Encontro de Design UNEB (Acerca do Design). 2008. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
QUEIROZ, I. G.. Labirinto, Brinquedo, Brincadeira: o uso da cidade pela criança como crítica ao ideário moderno. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Redes sociais, websites e blogs
1.
JACQUES, P. B. ; PEREIRA, M. S. ; QUEIROZ, I. G. ; BARBUDA, A. P. ; SILVA, T. P. . Cronologia do Pensamento Urbanístico. 2015; Tema: Historiografia do Urbanismo. (Site).

2.
QUEIROZ, I. G.; BARBUDA, A. P. ; JACQUES, P. B. ; BRITTO, F. D. . Plataforma CORPOCIDADE. 2015; Tema: Plataforma de Ações CORPOCIDADE. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 4:42:46