Filipe Bordinhão dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1796235527054244
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Professor do Curso de Publicidade e Propaganda e coordenador da Pós-Graduação em Comportamentos de Consumo da Universidade Positivo, Curitiba/PR. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Comunicação e Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Também é membro do grupo de pesquisa Usos Sociais da Mídia (UFSM/CNPq) e pesquisador no grupo ECCOS - Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (UFPR/CNPq). Tem experiência em atendimento e planejamento publicitário. Na pesquisa, tem interesse em: publicidade e propaganda, recepção e consumo publicitário. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Filipe Bordinhão dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, F.B.;DOS SANTOS, FILIPE BORDINHÃO;SANTOS, FILIPE BORDINHÃO DOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Positivo.
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza - de 3841/3842 ao fim
Cidade Industrial
81280330 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33173000
URL da Homepage: www.ufsm.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Enfrentamentos na produção: os profissionais da criação, o campo e a construção do masculino na publicidade, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Veneza Mayora Ronsini.
2011 - 2012
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Masculinidade em anúncio(s): recepção publicitária e identidade de gênero,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Veneza Mayora Ronsini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gênero Masculino; Classe Social; publicidade; Estudos de Recepção; Identidade.
2009 - 2010
Aperfeiçoamento em Programa de Educação Turorial.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Aperfeiçoamento pelo Programa de Educação Tutorial -PETCOM. Ano de finalização: 2010.
Orientador: Márcia Franz do Amaral.
Bolsista do(a): Ministério de Educação e Cultura., SESU/MEC, Brasil.
2011 interrompida
Graduação interrompida em 2013 em Comunicação Social - Relações Públicas.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Ano de interrupção: 2013
2006 - 2010
Graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A construção da identidade de leitores a partir das representações sobre masculinidade na revista Men's Health.
Orientador: Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz.
Bolsista do(a): Ministério de Educação e Cultura., SESU/MEC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Encontro Docente - Compartilha Docência. (Carga horária: 6h).
Universidade Positivo, UP, Brasil.
2018 - 2018
Encontro Docente - Cenário Atual da Educação Superior Brasileira. (Carga horária: 3h).
Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2018 - 2018
ENCONTRO DOCENTE CURITIBA - ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E APLICA. (Carga horária: 3h).
Universidade Positivo, UP, Brasil.
2018 - 2018
ENCONTRO DOCENTE - CURSO DE PUBLICIDADE: ENADE E DESAFIOS PARA 2018. (Carga horária: 3h).
Universidade Positivo, UP, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação de Tutores. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Análise de Discurso. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Representações Midiáticas. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2010
Extensão universitária em Conversação.
Inglês Wisdom, WISDOM, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Mobilidade Acadêmica. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2007
Monitoria de Ensino de Introdução a Pesquisa em Co. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2007 - 2007
Monitoria Não-Subsidiada de Pesquisa. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II

Atividades

08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Iniciação Científica da Universidade Positivo, .

Cargo ou função
Comitê de Iniciação Científica da UP - Port. nº723.
02/2018 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Jornalismo
02/2018 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leituras da Mídia e Práticas de Consumo
Marketing
Pesquisa em Comunicação
Projeto de Comunicação - Planejamento e Mídia
Teorias da Comunicação
Atendimento e Planejamento
11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Publicidade e Propaganda, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante.
03/2016 - Atual
Ensino, Comportamentos de Consumo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenador
02/2017 - 12/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
Mídia e Consumo
Pesquisa em Comunicação
Projeto de Comunicação - Planejamento e Mídia
Teorias da Comunicação
02/2017 - 12/2017
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Jornalismo
02/2016 - 12/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
Pesquisa em Comunicação
Projeto de Comunicação - Planejamento e Mídia
Teorias da Comunicação
02/2016 - 12/2016
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Jornalismo
10/2015 - 12/2015
Ensino, Tecnólogo em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Agência de Comunicação e Marketing
03/2015 - 12/2015
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
Mídia e Consumo
Pesquisa em Comunicação
Projeto de Comunicação - Planejamento e Mídia

Universidade Corporativa Eny, UCE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

2013 - Atual
Ensino, Qualificação Profissional, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica I
Metodologia Científica II
Oficina de Criatividade e Empreendedorismo

Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 24

Atividades

2013 - 2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e Pesquisa de Mídia
Planejamento de Campanha Publicitária para Produto
Planejamento de Campanha Publicitária para Serviço

Grupo Totem de Ensino, TOTEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Comunicação


FACOS Agência, FACOS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Atendimento/Planejamento, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou, de março de 2009 a agosto de 2010, como atendimento/planejamento na FACOS Agência (agência experimental do Curso de Publicidade e Propaganda da UFSM) sob orientação dos professores Juliana Petermann e Janderle Rabaiolli.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Doutorando

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Aluno de graduação, Enquadramento Funcional: Acadêmico do Curso de Relações Públicas

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Mestrando
Outras informações
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da UFSM, sob a orientação da Profª Drª. Veneza Mayora Ronsini, na linha de Mídia e Identidades Contemporâneas.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista MEC/SESu, Carga horária: 20
Outras informações
Planejamento e execução de estratégias comunicacionais para a divulgação do VOLVER: Programa UFSM de ex-alunos. Esta atividades caracteriza-se por ser um Projeto de Extensão desenvolvido pelo PET Comunicação Social da UFSM.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Aluno-especial de mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno-especial de Mestrado, Carga horária: 4
Outras informações
Aluno-especial no Programa de Pós Graduação em Comunicação Midiática da UFSM na disciplina 'Representações Midiáticas', ministrada pelas professoras Elisabeth Bastos Duarte e Maria Lília Dias de Castros.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERGS, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio Gande do Sul - FAPERGS, atuando no projeto "A PARTE E O TODO: REFORMA UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ENTRE O UNIVERSALISMO E A DIVERSIDADE DOS DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS" atuando em temas relacionados a Reforma Universitária e Ações Afirmativas com ênfase na comunicação.

Atividades

08/2014 - 12/2014
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
Ética e Legislação em Publicidade
Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação
04/2014 - 07/2014
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Especialização de TIC aplicada à Educação - UAB, Curso de Especialização de TIC aplicada à Educação - UAB.

Atividade realizada
Tutor à distância.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Docência orientada: Mídia e Práticas de Consumo
08/2011 - 12/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Docência orientada: Mídia e Práticas de Consumo
03/2011 - 07/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Docência orientada: Sociologia da Comunicação
2009 - 2010
Extensão universitária , UFSM, .

Atividade de extensão realizada
Assessoria de comunicação para o VOLVER: Programa UFSM de ex-alunos.
2009 - 2009
Extensão universitária , PRO+E, .

Atividade de extensão realizada
Atividades relacionadas a assessoria de comunicação, em especial, a área da publicidade e propaganda..

Pró-Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria, PROGRAD/UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsita, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhou na Assessoria de Comunicação com o planejamento, e criação de peças e campanhas publicitárias, e organização de eventos relacionados a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria.


Dualcom Propaganda e Marketing, DUALCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Atendimento, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário na área do atendimento da agência.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O consumo de referências e tendências no subcampo da criação publicitária: um estudo exploratório.
Descrição: Os profissionais da área de publicidade antes mesmo de ingressarem no campo como produtores do discurso publicitário são receptores-consumidores de conteúdos midiáticos e produtos culturais, ou seja, estabelecem relações e práticas de consumo material e simbólico (GARCÍA-CANCLINI, 1999), orientadas por gostos pessoais, os quais interferem nos seus modos de ver e entender o mundo social, bem como pelas demandas profissionais exigidas pela área de trabalho. Essa bagagem de vivências e subjetividades, construída pelos sujeitos ao longo das suas vidas - seja no espaço familiar, seja na área de trabalho - pode ser entendida, conforme propõe Martín-Barbero (2006), como a mediação da sociabilidade, a qual é ?gerada na trama das relações cotidianas que tecem os homens ao juntarem-se? (p. 17). Diante disso, tudo do que é absorvido nos espaços e experiências cotidianas, inclusive fora do espaço publicitário, serve de referência para ser aplicado na produção das mensagens por eles produzidas. Inclusive, tal saber é visto como crucial para a atuação e o reconhecimento do (bom) profissional da publicidade. Por isso, espera-se que esse sujeito, além da formação acadêmica e do domínio de técnicas e softwares, tenha rede de contatos e repertório social e cultural vastos que envolvam o conhecimento sobre tendências comportamentais, economia, design, cinema, música, arte, entre outros tantos aspectos oriundos de outros campos. Ou seja, há um capital social e cultural valorizado e legitimado entre os pares atuantes no campo (BOURDIEU, 2007) e que na publicidade são responsáveis pela manutenção da criatividade e da qualidade da produção publicitária. Dessa forma, o problema de pesquisa dessa pesquisa versa sobre "quais as principais temáticas e fontes consumidas para a construção do repertório de referências e tendências pelos profissionais da criação e legítimas no campo da publicidade??. Para identificar as referências e tendências, responsáveis por gerarem o capital social e cultural (PETERMANN, 2011), esperadas, utilizadas e reconhecidas pelo campo da publicidade, sobretudo no subcampo da criação, propomos como objetivo geral realizar o mapeamento dos principais assuntos e fontes (mídia, informação e cultura) consumidos pelos profissionais da área, julgados como necessários e legítimos para o desempenho da atividade. Afinal, todo anúncio publicitário, embora tenha uma finalidade econômica, é ?posto para circular no interior da ordem social, é um caminho para o entendimento de modelos de relações, comportamentos e da expressão ideológica dessa sociedade? (ROCHA, 1995, p.29), ou seja, precisa fazer sentido e conexões com campos sociais que extrapolam a esfera da publicidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
O campo publicitário e a crítica da recepção especializada sobre as questões de gênero
Descrição: A proposta de pesquisa busca analisar as lógicas de produção e dos agentes responsáveis pela criação publicitária, ambos condicionados e mobilizados pelas lutas simbólicas, que formam e definem o campo da publicidade. Com o interesse de se aproximar das práticas produtiva do campo, metodologicamente, apropriamo-nos da perspectiva da recepção, pois embora o interesse e o foco seja investigar quem efetivamente produz a mensagem publicitária, não há como se desconsiderar os embates existentes entre o campo e o ator social, que, nesse caso, configura-se como um sujeito produtor-receptor especializado para a pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Filipe Bordinhão dos Santos - Coordenador.
2013 - 2017
Enfrentamentos na produção: os profissionais da criação, o campo e a construção do masculino na publicidade
Descrição: O presente trabalho é um estudo da produção publicitária a partir do olhar do criativo, para isso investigamos como o campo é constituído, mobilizado e institucionalizado e de que forma afeta, em última instância, a criação publicitária quanto à representação do homem nos anúncios. Contudo, antes mesmo dos criativos ingressarem no campo como produtores, reconhecemos esses sujeitos dotados de uma formação subjetiva e social específica responsável por provocar enfrentamentos neste espaço social. Para isso, inicialmente, recorremos à Teoria das Mediações (MARTÍN-BARBERO, 2006) e, especialmente, à Teoria dos Campos Sociais (BOURDIEU, 2008) para compreender os tensões do criativo com os agentes, as instituições e as lógicas econômicas e culturais que atravessam as práticas de produção. A articulação do embate entre sujeito e coletivo é feito por meio da discussão sobre o processo da construção social da(s) masculinidade(s) em anúncios publicitários. Dessa forma, para a realização do estudo empírico da produção publicitária apropriamo-nos dos preceitos metodológicos da recepção para imergir na realidade de profissionais da criação atuantes em agências de publicidade da cidade de Porto Alegre/RS e Curitiba/PR. Entendemos que esses são agentes que se encontram em um subcampo (as agências) privilegiado do processo publicitário e aonde concentra um conjunto de forças e ?vozes? que precisam ser acomodados na materialização da imagem do homem em anúncios. Por fim, identificamos o quão a amostra de pesquisados, independente da faixa etária e tempo de atuação profissional, é homogênea quanto às críticas ao modo como o homem (ainda) é representado pela publicidade, sobretudo por conta de uma sociabilidade que rejeita ou flexibiliza o padrão hegemônico de masculinidade. Além disso, ainda que incipiente, os profissionais pesquisados sugerem um movimento de transformação social no que diz respeito ao aceite e a visibilidade de formas alternativas de masculinidade, fato que passa a tensionar o processo produtivo da publicidade e a incorporar tais representações nos anúncios contemporâneos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Filipe Bordinhão dos Santos - Coordenador / Veneza Mayora Ronsini - Integrante.
2011 - 2015
Aprendendo a ser mulher de classe com a mídia
Descrição: objetivo do trabalho é investigar as apropriações das representações de gênero na novela das oito, a fim de compreender os modos de classificação dos agentes na estrutura social e sua relação com a reprodução da desigualdade de classe e de gênero, bem como com sua contestação.A partir das mediações iremos investigar as representações de gênero efetuadas por mulheres de condições econômicas e culturais distintas a fim de testar a seguinte hipótese: as mulheres de classe popular, comparadas com as de classe alta, tendem para uma leitura mais conservadora das relações de gênero e da categoria gênero feminino. Porém, o dilema das mulheres de classe alta é o da contradição entre um modelo de feminilidade mais aberto à liberdade sexual e autonomia econômica, mas que exige delas a manutenção de outros aspectos da vida privada que colaboram para a opressão feminina (os cuidados com a família, a casa e a beleza). Se para a mulher de classe popular, a opressão reside na adequação aos resquícios do patriarcado, para a de classe alta, a opressão é ter podido enfrentá-lo.Interessa-nos investigar um aspecto pouco trabalhado no cenário nacional e internacional, o impacto dos sistemas simbólicos na construção de um self cujos atributos são avaliados positiva ou negativamente e atuam para estabilizar posições e hierarquias, modelar a auto-estima feminina e regular comportamentos. Os temas que servirão para caracterizar os modelos femininos construídos pelas mulheres são: trabalho, casamento, maternidade, sexualidade e a hexis corporal. As bases teórico-metodológicas incluem o modelo comunicacional das mediações, teorias de gênero e de classe e o enfoque qualitativo da etnografia e do estudo de caso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Masculinidade em anúncio(s): recepção publicitária e identidade de gênero
Descrição: A presente pesquisa propõe um estudo de recepção das representações sobre a masculinidade nos anúncios publicitários brasileiros veiculados na televisão aberta e o seu papel na formação da identidade de gênero de homens pertencentes a classes distintas. Alinhamo-nos à vertente dos estudos culturais, especialmente, à perspectiva teórico-metodológica latino-americana das mediações de Jesús Martín- Barbero. Ainda em termos teóricos, nossa ênfase está centrada nas discussões referentes à construção social do gênero masculino e, de forma complementar, na articulação com a noção contemporânea de classe social. Metodologicamente, realizamos um estudo de recepção com dez homens residentes em Santa Maria/RS com idades, estado civil, profissões variadas e classificados, a partir da definição de Quadros e Antunes (2001), em classes populares e altas. As técnicas de coletas de dados empregadas neste estudo foram o questionário, que se caracterizou com um estudo piloto com quarenta instrumentos, e a entrevista semiestruturada em profundidade. Além disso, para o exame da recepção sobre o gênero masculino delimitamos um corpus de anúncios publicitários (cerveja, carro, tecnologia, banco, tecnologia e vestuário/produtos de higiene), definidos com base nos resultados dos questionários e usados como suportes responsáveis para o estímulo do debate com os receptores. Analisamos as mediações da socialidade, ritualidade e tecnicidade (MARTÍN-BARBERO, 2006) nas relações de apropriação (negociação ou resistência) do discurso publicitário no que diz respeito às representações de masculinidade, aqui, definida pelas categorias de beleza, sexualidade, trabalho e família. Como resultado deste trabalho, a publicidade aparece como uma importante fonte de padrões e referências para que os sujeitos contemporâneos vivenciem a masculinidade; da mesma forma que contribui, inclusive, para a relativização do padrão masculino tradicional, relacionado ao machismo e ao patriarcado, que vigorou hegemônico até poucas décadas atrás. Por fim, a construção das identidades de gênero baseada na beleza, na sexualidade, no trabalho e na família, a partir das leituras e dos modos de usos do discurso publicitário, é feita de forma diferenciada a partir das clivagens de classes sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
A construção da identidade de leitores a partir das representações sobre masculinidade na revista Men's Health
Descrição: O presente trabalho configura-se como um estudo de recepção com leitores da Revista Men's Health onde visa analisar os movimentos de apropriações, negociações e resistências entre o discurso midíatico e os sujeitos-leitores. O objetivo é verificar a contribuição das representações sobre masculinidade presentes na revista Men's Health no processo de formação identitário dos seus leitores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
A Parte e o Todo: Reforma Universitária e Políticas Públicas de Educação Superior entre o Universalismo e a Diversidade dos Direitos Humanos e Fundamentais
Descrição: A Parte e o Todo: Reforma Universitária e Políticas Públicas de Educação Superior entre o Universalismo e a Diversidade dos Direitos Humanos e Fundamentais tem como finalidade analisar a recente Reforma Universitária de forma diacrônica, relacionando-a com o direito à educação como direito fundamental e humano, e com as políticas públicas de educação superior co-existentes no país. Também conjuntamente será enfatizado o estudo das políticas de ação afirmativa existente no projeto de Reforma Universitária e os mecanismos paralelos de inserção na educação superior existentes, como o Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Portanto, o problema principal a ser abordado é: de que forma a Reforma Universitária, enquanto política pública na área de ensino superior, contribui para a concretização do direito à educação e para a formação da cidadania, e de que modo ela se relaciona com as demais políticas existentes no campo da Educação Superior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2008 - 2008
INTER-RELAÇÕES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: Possibilidades de Reflexão sobre a Formação Docente e o Cotidiano Escolar
Descrição: Este projeto de extensão tem como objetivo compreender, pelo diálogo e pela identificação dos discursos e saberes, quais as necessidades e possibilidades temáticas e metodológicas a serem trabalhadas na prática docente a partir de dez oficinas que serão desenvolvidas em encontros do Núcleo de Pesquisa em Educação e Memória CLIO/UFSM com o curso normal da Escola Estadual Olavo Bilac. A proposta que aqui se faz de construção conjunta pela necessidade de ocorrer interações constantes entre a universidade e a comunidade em geral, prevê encontros quinzenais com a participação de alunos e professores. Relações imprescindíveis que convergem na construção de novos olhares e saberes para todos os envolvidos. (registro GAP 022025)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Comunicação: Reflexões, Experiências, Ensino


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Disciplinarum Scientia
2013 - Atual
Periódico: Revista OQI
2015 - Atual
Periódico: Revista Comunicação: reflexões, experiências, ensino
2015 - Atual
Periódico: Vozes e Diálogo
2018 - Atual
Periódico: Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Professor Homenageado da turma de formandos no Curso de Publicidade e Propaganda, Universidade Positivo.
2013
Aprovação para Professor Substituto, área Fundamentos da Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Ciências da Comunicação/CCSH.
2011
Edição de livro - EXPOCOM SUL, Intercom - UEL/PR.
2011
Capa de Livro (avulso) - EXPOCOM SUL, Intercom - UEL/PR.
2011
Capa de Livro (avulso) - EXPOCOM Nacional, INTERCOM - UNICAP/PE.
2011
Edição de Livro - EXPOCOM Nacional, INTERCOM - UNICAP/PE.
2010
Morcego de ouro - Melhor Campanha Publicitária, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda/ UFSM.
2010
Campanha Publicitária - EXPOCOM SUL, Intercom - Feevale/RS.
2010
Selecionado entre os 40 melhores trabalhos de Iniciação Científica da 24° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria.
2009
2° Prêmio Anual de Comunicação - Melhor Campanha Publicitária, Uinversidade Federal de Santa Maria.
2009
2° Prêmio Anual de Comunicação - Melhor Genérico em Publicidade, Universidade Federal de Santa Maria.
2009
2° Prêmio Anual de Comunicação - Melhor Peça Gráfica, Universidade Federal de Santa Maria.
2009
2° Prêmio Anual de Comunicação - Melhor Planejamento Publicitário, Universidade Federal de Santa Maria.
2008
Selecionado em 1° lugar no Programa de Educação Tutorial - PET Comunicação/ UFSM, Faculdade de Comunicação Social - UFSM.
2007
1° Galo do Pampa - Produção Eletrônica em Rádio, Universidade Federal do Pampa - Curso de Comunicação Social.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORREA, L. B.2017CORREA, L. B. ; SANTOS, F.B. . As práticas de consumo em comunidades de fãs: o caso dos ?Little Monsters da Lady Gaga?. COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES, EXPERIÊNCIAS, ENSINO, v. 12, p. 19-32, 2017.

2.
SANTOS, F.B.2017SANTOS, F.B.; PENTEADO, A. T. . O consumo de Yoga a partir de experiências etnográficas. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 14, p. 253-272, 2017.

3.
SANTOS, F.B.2016SANTOS, F.B.; MACHIAVELLI, M. . A relação das mediações família e escola no consumo do livro por adolescentes. Revista Mediação, v. 18, p. 85-100, 2016.

4.
SANTOS, F.B.2016SANTOS, F.B.; BAUMEL, F. ; RUDNIK, J. ; MARTINS JUNIOR, J. . Relacionamentos mediados pelo Tinder: superficialidade, interatividade e instantaneidade. Comunicação: Reflexões, Experiências, Ensino, v. 10, p. 52-66, 2016.

5.
SANTOS, FILIPE BORDINHÃO DOS2016SANTOS, FILIPE BORDINHÃO DOS; POSTINGUEL, DANILO . Masculino Plural e Comunicação Publicitária: A Dinâmica Atualização da Masculinidade Hegemônica. Novos Olhares, v. 5, p. 79-89, 2016.

6.
SANTOS, F.B.2016SANTOS, F.B.; POSTINGUEL, D. . Processos de atualização da imagem masculina na comunicação publicitária. VERSO E REVERSO (UNISINOS. ONLINE), v. 30, p. 34-49, 2016.

7.
SANTOS, F.B.2015SANTOS, F.B.; LISBOA FILHO, F. F. . Perspectivas para pensar os Estudos de Recepção e a masculinidade a partir dos Estudos Culturais e de gênero. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 14, p. 229-242, 2015.

8.
SANTOS, F.B.2014 SANTOS, F.B.. Para pensar a recepção publicitária: anotações empíricas sobre procedimentos metodológicos. Animus (Santa Maria. Online), v. 13, p. 1-17, 2014.

9.
SANTOS, F.B.2013 SANTOS, F.B.. As questões de classe e a relação entre masculinidade e publicidade. Razón y Palabra, v. 25, p. 1-20-20, 2013.

10.
1SANTOS, F.B.2012 SANTOS, F.B.. Identidade de gênero: anotações sobre a masculinidade contemporânea da publicidade. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 16, p. 1-15, 2012.

11.
DOS SANTOS, FILIPE BORDINHÃO2012DOS SANTOS, FILIPE BORDINHÃO; DE OLIVEIRA-CRUZ, MILENA CARVALHO BEZERRA FREIRE . Masculinidade (em) revista: apropriações, negociações e resistências entre leitores da Men’s Health. Verso e Reverso (Unisinos. Online), v. 26, p. 1-12, 2012.

12.
3PACHECO, Cláudia Regina Costa2009PACHECO, Cláudia Regina Costa ; ROWER, Joana Elisa ; SANTOS, F.B. . 'Da mulher para mulher': compreendendo os discursos de civilidade. Perspectiva (Erexim), v. 32, p. 17, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMARAL, M. F (Org.) ; SANTOS, F.B. (Org.) ; CASAGRANDE, M. C. (Org.) ; CONRAD, Kalliandra Quevedo (Org.) ; MANFIO, A. C. (Org.) . Concurso de Crônicas UFSM - 5ª edição. 5. ed. Santa Maria: Programa VOLVER, 2010. 74p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, F.B.; DEPEXE, S. D. ; FOLETTO, L. R. . Entre as telas da TV e da internet: a circulação da telenovela no Brasil pelos receptores conectados. In: Ada C. Machado da Silveira, Marina Poggi Carter y Sergio Duarte Masi (Orgs.). (Org.). TIC?s latinoamericanas Antecedentes, tendencias, usos y representaciones. 1ed.Santiago, Chile: Red Internacional del Conocimiento, 2016, v. e-200, p. 115-137.

2.
SANTOS, F.B.; FOLETTO, L. R. ; CORREA, L. B. . As relações sociais em tempos de internet: os usos do Facebook no compartilhamento de experiências, interesses e entreteniment. In: Ada C. Machado da Silveira, Marina Poggi Carter y Sergio Duarte Masi (Orgs.). (Org.). TIC?s latinoamericanas Antecedentes, tendencias, usos y representaciones. 1ed.Santiago, Chile: Red Internacional del Conocimiento, 2016, v. e-200, p. 159-180.

3.
SANTOS, F.B.; AMARAL, M. F ; MANFIO, A. C. . VOLVER - programa UFSM de ex-alunos: projeto de extensão do grupo PET Comunicação Social da UFSM. In: Juliana Petermann. (Org.). PETCOM 20 anos: reflexões, práticas e aprendizados. 1ed.Santa Maria: FACOS -UFSM, 2014, v. , p. 13-15.

4.
SANTOS, F.B.; PERSIGO, P. M. ; CORREA, L. B. ; MACHADO, J. . O COMPORTAMENTO DE FÃS EM COMUNIDADES ON-LINE: O CASO DA FANPAGE D1V4S. In: Fernanda Sagrilo Andres; Luciana Menezes Carvalho; Maicon Elias Kroth; Taís Stefanello Ghislene. (Org.). Estudos das mídias: do relacionamento ao engajamento nas ambiências midiatizadas. 5ed.Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2014, v. , p. 183-206.

5.
RONSINI, V. M. ; SANTOS, F.B. ; FOLETTO, L. R. ; CASSOL, M. C. N. . Introduzindo a questão das relações entre telenovelas, classe e gênero. In: Veneza Ronsini Denise Cogo Jerónimo Repoll (Coord.). (Org.). Estudos de Recepção Latino-Americanos: métodos e práticas.. 1ed.Barcelona: Bellaterra: Institut de la Comunicación, 2014, v. 1, p. 142-157.

6.
SANTOS, F.B.; WOTTRICH, L. H. ; CASSOL, M. C. N. . Entre o mercado e a academia: apontamentos sobre a pesquisa de recepção em publicidade. In: TRINDADE, E; PEREZ, C.. (Org.). III Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda - Deve haver mais pesquisa na publicidade. 3ed.São Paulo: Schoba, 2013, v. , p. 837-849.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GABARDO, L. X. ; VIEIRA, A. C. ; SANTOS, F.B. . Da telenovela aos memes: a utilização da personagem Nazaré Tedesco e a manutenção da memória televisiva por usuários do Facebook. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul, 2018, Cascavel. INTERCOM SUL, 2018.

2.
SANTOS, F.B.; SGODA, A. F. . Consumo de informação, mídia e cultura por publicitários curitibanos: um estudo exploratório. In: XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Comunicação, memórias e historicidades, 2017.

3.
SANTOS, F.B.; HAIDA, N. A. ; FARIA, G. H. ; FAZOLARI, L. C. . Consumo e americanização: aspectos culturais na abertura de Os Simpsons. In: XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Comunicação, memórias e historicidades, 2017.

4.
SANTOS, F.B.; OLIVEIRA, T. R. ; FILIPE, E. L. V. . Anotações sobre a construção do slow fashion nas publicações de moda da revista ELLE Brasil. In: XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Comunicação, memórias e historicidades, 2017.

5.
SANTOS, F.B.; TAUKATCH, P. A. H. . O fato e a ficção: aplicações do storytelling no jornalismo contemporâneo. In: XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Comunicação, memórias e historicidades, 2017.

6.
SANTOS, F.B.; POSTINGUEL, D. . Uma abordagem midiática sobre a masculinidade a partir da recepção e do consumo publicitário. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2016, São Paulo. COMUNICON, 2016.

7.
SANTOS, F.B.; MACHIAVELLI, M. . ?Uma base de incentivo?: o consumo do livro por adolescentes a partir das mediações escola e família. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. INTERCOM, 2015.

8.
SANTOS, F.B.; POSTINGUEL, D. . Masculino plural e comunicação publicitária: a dinâmica atualização da masculinidade hegemônica. In: Congresso Internacional - Comunicação e Consumo, 2015, São Paulo. COMUNICON 2015, 2015.

9.
SANTOS, F.B.; FOLETTO, L. R. ; CORREA, L. B. . As relações sociais em tempos de internet: os usos do Facebook no compartilhamento de experiências, interesses e entretenimento. In: IV Congreso de la Internacional del Conocimiento, Ciencias, Tecnologías y Culturas, 2015, Santiago, Chile. Simposio nº 41 ? Tendências e usos das tecnologias de informação e comunicação: perspectivas latino­americanas, 2015.

10.
SANTOS, F.B.; DEPEXE, S. D. ; FOLETTO, L. R. . Entre as telas da TV e da internet: a circulação da telenovela no Brasil pelos receptores conectados. In: IV Congreso de la Internacional del Conocimiento, Ciencias, Tecnologías y Culturas, 2015, Santiago, Chile. Simposio nº 41 ? Tendências e usos das tecnologias de informação e comunicação: perspectivas latino-americanas, 2015.

11.
RONSINI, V. M. ; DEPEXE, S. D. ; SANTOS, F.B. ; PALMA, G. B. ; PEREIRA, T. N. ; SCHERER, Fernanda. ; FOLETTO, L. R. . Mulheres de classe dominante e telenovela do horário nobre: leitura das relações de gênero por diferentes gerações. In: XII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2014, Lima/Peru. GT 7 ? Estudios de Recepción, 2014.

12.
SANTOS, F.B.. Reflexões empírico-metodológicos para pensar a recepção da publicidade. In: II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção, 2014, Santa Maria. II Jornanda Gaúcha de Pesquisadores da Recepção - Perspectiva teórico-metodológicas para o estudo da recepção, 2014. p. 474-487.

13.
CORREA, L. B. ; MACHADO, J. ; SANTOS, F.B. ; PERSIGO, P. M. . Div4s: comunidade virtual e comportamento dos fãs. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2013, Santa Cruz do Sul/RS. Intercom, 2013. v. XIV. p. 1-15.

14.
SANTOS, F.B.. Com a palavra, o receptor! Apontamentos sobre a comunicação publicitária a partir da crítica da recepção. In: V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2013, Santa Maria. Epistemologia e desafios da pesquisa no campo da comunicação, 2013. p. 1-16.

15.
RONSINI, V. M. ; SANTOS, F.B. ; CASSOL, M. C. N. ; LIMA, T. ; FOLETTO, L. R. . Introduzindo a questão das relações entre telenovelas, classe e gênero. In: XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012, Montevideo. XI ALAIC, 2012.

16.
SANTOS, F.B.; RONSINI, V. M. . Masculinidade e publicidade: a mediação da socialidade a partir das questões de classe. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza/CE. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

17.
SANTOS, F.B.. Masculinidade e recepção publicitária: a socialidade pelo viés da classe social. In: 1ª Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção, 2012, Porto Alegre. De qual pesquisa estamos falando?. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2012. p. 49-64.

18.
SANTOS, F.B.. Identidade e gênero masculino: aspectos da masculinidade contemporânea na publicidade. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife/PE. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

19.
SANTOS, F.B.; OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire . Masculinidade e os indicadores identitários do homem contemporâneo na Men?s Health. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2011, Santa Maria/RS. Estratégias e Identidades Midiáticas, 2011.

20.
SANTOS, F.B.; SOARES, Gabriel. . Repense seu papel. Campanha pelo consumo consciente. In: XI Congresso Brasileiro da Ciência da Comunicação - INTERCOM SUL, 2010, Novo Hamburgo. INTERCOMSUL - Comunicação, cultura e juventude, 2010.

21.
SANTOS, F.B.; OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire . Estética, sexualidade e consumo: anotações sobre as representações masculinas na revista Men's Health. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Comunicação, Cultura e Juventude, 2010.

22.
SANTOS, F.B.; SOARES, Gabriel. ; PETERMANN, J. . A Cultura está de Casa Nova. In: Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul - EXPOCOM, 2010, Novo Hamburgo. Comunicação, cultura e juventude, 2010.

23.
SANTOS, F.B.. As capas do Diário Gaúcho sobre o olhar da publicidade: o uso de elementos de percepção visual. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

24.
CONRAD, Kalliandra Quevedo ; PREDIGER, S. ; SANTOS, F.B. . Programa UFSM de ex-alunos: uso do banco de dados na Comunicação Integrada. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

25.
SANTOS, F.B.; BERGER, B. . Ações Afirmativas sobre o olhar da comunicação: uma campanha publicitária. In: X Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2009, Blumenau. X Intercom Sul, 2009.

26.
SOARES, Gabriel. ; SANTOS, F.B. ; SILVA, A. N. ; BERGER, B. ; ORNES, E. C. . Repense seu papel: campanha publicitária pelo consumo consciente. In: V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, 2009, Guarapuava. V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, 2009.

27.
LISBOA FILHO, F. F. ; SANTOS, F.B. ; MARQUES, D. P. . O gaúcho midiatizado pelo viés da publicidade. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2007, Santa Maria. III Sipecom, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F.B.. O homem contemporâneo na publicidade: apontamentos sobre a identidade masculina de gênero. In: Jornada Acadêmica Integrada - 26ª JAI UFSM, 2011, Santa Maria/RS. 26ª JAI UFSM.

2.
SANTOS, F.B.; DEPEXE, S. D. . Tão diferentes, tão iguais: publicidade e as capas do Diário Gaúcho. In: 62° Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal/RN. Ciências do Mar: herança para o futuro, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F.B.; MACHIAVELLI, M. . Por que as pessoas não leem??: o papel das mediações escola e família no consumo do livro por adolescentes. In: Jornada em Ação ? 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2015, Passo Fundo. 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2015.

2.
SANTOS, F.B.; OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire . As representações masculinas na revista Men's Health: alguns traços da identidade contemporânea. In: 25ª Jornada Acadêmica integrada da UFSM, 2010, Santa Maria/RS. 25ª JAI - UFSM, 2010.

3.
SANTOS, F.B.. Tão diferentes, tão iguais: a publicidade e as capas do Diário Gaúcho. In: 24° Jornada Acadêmica Integrada, 2009, Santa Maria. 24° JAI, 2009.

4.
AMARAL, M. F ; SANTOS, F.B. ; CONRAD, Kalliandra Quevedo ; CASAGRANDE, M. C. ; MANFIO, A. C. ; MEZZOMO, T. ; PICHLER, P. F. ; PREDIGER, S. . A importância do VOLVER como meio de comunicação entre a UFSM e seus egressos. In: 2° Fórum, 2009, Santa Maria. JAI-UFSM.

5.
CARRÉ, Josiane Caroline. ; PACHECO, Cláudia Regina Costa ; SANTOS, F.B. . Democratização do acesso ao Ensino Superior nas Intituições Federais da Região Sul. In: 23° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2008, Santa Maria. 23° JAI, 2008.

6.
JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg ; SANTOS, F.B. ; SILVA, A. N. ; MARQUES, D. P. ; PEREIRA, J. A. G. ; BAIRROS, Q. ; CAMARGO, J. T. F ; BUZANELLO, T. A. F. . Desenvolvimento cultural através de esforços de marketing e propaganda na fronteira oeste. In: 22° Jornada Acadêmica Integrada, 2007, Santa Maria. 22° Semana Acadêmica Integrada. Santa Maria, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
FARIA, A. C. G. ; MALTACA, J. K. ; SANTOS, F.B. . Jornalismo Investigativo: Obstáculos à Livre Atuação dos Repórteres no Brasil. INICIACOM: REVISTA BRASILEIRA DE INICIACAO CIENTIFICA EM COMUNICACAO SOCIAL, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, F.B.; HAIDA, N. A. . ?Posicionamento de marca e movimentos críticos da recepção: um estudo de caso da Skol. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SANTOS, F.B.. Reflexões empírico-metodológicos para pensar a recepção da publicidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
RONSINI, V. M. ; DEPEXE, S. D. ; SANTOS, F.B. ; PALMA, G. B. ; PEREIRA, T. N. ; SCHERER, Fernanda. ; FOLETTO, L. R. . Mulheres de classe dominante e telenovela do horário nobre: leitura das relações de gênero por diferentes gerações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, F.B.. Com a palavra, o receptor! Apontamentos sobre a comunicação publicitária a partir da crítica da recepção.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
RONSINI, V. M. ; SANTOS, F.B. ; CASSOL, M. C. N. ; LIMA, T. ; FOLETTO, L. R. . Introduzindo a questão das relações entre telenovelas, classe e gênero. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, F.B.. Masculinidade e recepção publicitária: a socialidade pelo viés da classe social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SANTOS, F.B.; RONSINI, V. M. . Masculinidade e publicidade: a mediação da socialidade a partir das questões de classe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CASSOL, M. C. N. ; WOTTRICH, L. H. ; SANTOS, F.B. . Entre o mercado e a academia: apontamentos sobre a pesquisa de recepção em publicidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTOS, F.B.; SOARES, Gabriel. ; RABAIOLLI, J. . Fora de Paula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, F.B.; OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire . Masculinidade e os indicadores identitários do homem contemporâneo na Men?s Health. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SANTOS, F.B.. Identidade e Gênero Masculino: aspectos da masculinidade contemporânea na publicidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SANTOS, F.B.. O homem contemporâneo na publicidade: apontamentos sobre a identidade masculinda de gênero. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SANTOS, F.B.. Repense seu papel. Campanha pelo consumo consciente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
AMARAL, M. F ; SANTOS, F.B. ; CASAGRANDE, M. C. ; CONRAD, Kalliandra Quevedo ; MANFIO, A. C. ; MEZZOMO, T. . A extensão para o PET Comunicação Social: teoria e práxis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire ; SANTOS, F.B. . Estética, sexualidade e consumo: anotações sobre as representações masculinas na revista Men's Health. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire ; SANTOS, F.B. . As representações masculinas na revista Men's Health: alguns traços da identidade contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SCHERER, Fernanda. ; MANFIO, A. C. ; CONRAD, Kalliandra Quevedo ; SANTOS, F.B. . VOLVER: Programa UFSM de Ex-alunos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SANTOS, F.B.; OUTROS, . VOLVER - Programa UFSM de ex-alunos: projeto de extensão do Grupo PET Comunicação Social da UFSM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
AMARAL, M. F ; PREDIGER, S. ; PICHLER, P. F. ; CASAGRANDE, M. C. ; MEZZOMO, T. ; MANFIO, A. C. ; SANTOS, F.B. . 4° Concurso de Crônicas da UFSM: evento como estratégia de comunicação doo VOLVER - Programa UFSM de Ex-alunos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SANTOS, F.B.; BERGER, B. . Ações Afirmativas sobre o olhar da comunicação: uma campanha publicitária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SANTOS, F.B.. As capas do Diário Gaúcho sobre o olhar da publicidade: o uso de elementos de percepção visual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SANTOS, F.B.; SOARES, Gabriel. . Repense seu papel: campanha publicitária pelo consumo consciente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SANTOS, F.B.. Tão diferentes, tão iguais: a publicidade e a as capas do Diário Gaúcho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
AMARAL, M. F ; SANTOS, F.B. ; CASAGRANDE, M. C. ; CONRAD, Kalliandra Quevedo ; MANFIO, A. C. ; MEZZOMO, T. ; PICHLER, P. F. ; PREDIGER, S. . Projetos de Extensão do PET Comunicação Social da UFSM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
SANTOS, F.B.. UNIPAMPA: da identidade visual a cultura organziacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
SANTOS, F.B.; CARRÉ, Josiane Caroline. ; ROWER, Joana Elisa . Inter-relações entre a teoria e a prática: possibilidades de reflexão sobre a formação docente e o cotidiano escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
CARRÉ, Josiane Caroline ; SANTOS, F.B. ; ROWER, Joana Elisa . Saberes impressos - imagens de civilidade em textos escolares e não escolares: composição e circulação (décadas de 50 a 70 do século XX). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
SANTOS, F.B.; MARQUES, D. P. ; LISBOA FILHO, F. F. . O gaúcho midializado pelo viés da publicidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, F.B.. ENFRENTAMENTOS NA PRODUÇÃO: OS PROFISSIONAIS DA CRIAÇÃO, O CAMPO E A CONSTRUÇÃO DO MASCULINO NA PUBLICIDADE. 2017 (Tese de Doutorado).

2.
SANTOS, F.B.. Masculinidade em anúncio(s): recepção publicitária e identidade de gênero. Santa Maria/RS 2012 (Dissertação de Mestrado).

3.
SANTOS, F.B.. A construção da identidade de leitores a partir das representações sobre masculinidade na revista Men?s Health 2010 (Monografia de conclusão de curso de graduação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, F.B.; BERGER, B. . Criação da Marca da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Silveira Martins. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, F.B.. Avaliador do Divisão Temática Interfaces Comunicacionais do Intercom Sul. 2018.

2.
SANTOS, F.B.. Avaliador do Intercom Jr. Publicidade e Propaganda do Intercom Sudeste. 2018.

3.
SANTOS, F.B.. Avaliador da Categoria Filme Publicitário (avulso) Expocom Norte. 2018.

4.
SANTOS, F.B.. Avaliador da Categoria Filme Publicitário (avulso) Expocom Centro-Oeste. 2018.

5.
SANTOS, F.B.. Parecerista Revista Ação Midiática - Estudo em Comunicação, Sociedade e Cultura.. 2018.

6.
SANTOS, F.B.. Avaliador no Intercom Junior Nordeste - Interfaces Comunicacionais. 2018.

7.
SANTOS, F.B.. Avaliador no 9º Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo. 2018.

8.
SANTOS, F.B.. Debatedor da Sessão 5 - Marca, planejamento e campanha no Intercom Jr.. 2017.

9.
SANTOS, F.B.. Debatedor da Sessão 2: Sexualidades e discursos ? enfoques midiáticos. 2017.

10.
SANTOS, F.B.. Avaliador no VIII Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo ? EPIC. 2017.

11.
SANTOS, F.B.. Parecerista para a Revista Comunicação: reflexões, experiências, ensino 1/2016. 2016.

12.
SANTOS, F.B.. Jurado na categoria Artigo no PP Awards. 2016.

13.
SANTOS, F.B.. Parecerista Revista Vozes e Diálogos. 2016.

14.
SANTOS, F.B.. Parecerista para material didático do Curso Técnico de Eventos - IFPR. 2015.

15.
SANTOS, F.B.. Parecerista para a Revista Comunicação: reflexões, experiências, ensino 2/2015. 2015.

16.
SANTOS, F.B.. Parecerista para a Revista Vozes e Diálogo. 2015.

17.
SANTOS, F.B.. Parecerista para a Revista Comunicação: reflexões, experiências, ensino 1/2015. 2015.

18.
SANTOS, F.B.. Paracerista para a Revista Disciplinarum Scientia - Série Sociais Aplicadas - ISSN 2318-678X (versão on-line). 2014.

19.
SANTOS, F.B.. Parecerista para a Revista Disciplinarum Scientia - Série Sociais Aplicadas - ISSN 2318-678X (versão on-line). 2014.

20.
SANTOS, F.B.. Comissão de Divulgação e Logística da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. 2014.

21.
SANTOS, F.B.. Coordenação do GT Estudos de Recepção - V SIPECOM. 2013.

22.
SANTOS, F.B.. Parecerista para a Revista Disciplinarum Scientia - Série Sociais Aplicadas - ISSN 2318-678X (versão on-line). 2013.

23.
BARRICHELO, E. M. R ; SANTOS, F.B. . Relatório Anual DATACAPES. 2012.

24.
SANTOS, F.B.. Campanha Publicitária II Seminário de Educação Histórica. 2012.

25.
SANTOS, F.B.. Campanha Publicitária do 17ª Encontro da ASPHE. 2011.

26.
SANTOS, F.B.; ORNES, E. C. ; PETERMANN, J. ; RABAIOLLI, J. ; SOARES, Gabriel. . Campanha Publicitária do 42° Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. 2010.

27.
SOARES, Gabriel. ; SANTOS, F.B. ; RABAIOLLI, J. ; PETERMANN, J. ; ORNES, E. C. . Identidade Visual da revista Fora de Pauta. 2010.

28.
SOARES, Gabriel. ; SANTOS, F.B. ; ORNES, E. C. ; PETERMANN, J. ; RABAIOLLI, J. . Campanha Publicitária Restaurante Universitário - Resto Zero 2010. 2010.

29.
SANTOS, F.B.; SCHERER, Fernanda. . Coordenação Gráfica do livro do Concurso de Crônicas da UFSM - 5ª edição.. 2010.

30.
SANTOS, F.B.; ORNES, E. C. ; TOWNSEND, T. ; PETERMANN, J. . Criação da marca institucional da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. 2009.

31.
SANTOS, F.B.; BERGER, B. . Campanha Institucional do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Santa Maria. 2008.

32.
SANTOS, F.B.; BERGER, B. . Campanha Institucional sobre as Políticas de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Santa Maria. 2008.

33.
SANTOS, F.B.; BERGER, B. . Campanha Publicitária do Programa de Licenciatura UFSM - PROLICEN 2008. 2008.

34.
SANTOS, F.B.; CAMARGO, J. T. F ; JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg ; MARQUES, D. P. . Criação da Identidade Visual - Armazém da Cultura. 2007.

35.
SANTOS, F.B.; JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg ; SILVA, A. N. ; MARQUES, D. P. . XXII Feira do Livro de São Borja/RS. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, F.B.. ?É a disciplina mais difícil do curso e precisa ler muito?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
SANTOS, F.B.. Alguns novos nomes da pesquisa em comunicação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANTOS, F.B.. Anuário Brasileiro de Cobranças. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SANTOS, F.B.. Comportamento do Consumidor em período de recessão econômica. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, F.B.; SCHERER, Fernanda. . E-book 'Estudos de Recepção-Latino-Americanos: Métodos e Práticas. 2015. (Revisor técnico).

2.
SANTOS, F.B.. Identidade Visual e Marca. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, F.B.. Publicidade online: formatos de anúncios. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, F.B.. Estudos de recepção: aspectos metodológicos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS, F.B.. Os jovens e o mercado publicitário: possibilidades e perspectivas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SANTOS, F.B.. Publicidade e Propaganda -formação e mercado de trabalho. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SANTOS, F.B.. Metodologia de pesquisa - Estudos de Recepção. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SANTOS, F.B.. Estudos de recepção e publicidade: uma possibilidade de pesquisa em comunicação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SANTOS, F.B.. Estudos de Recepção e a Publicidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SANTOS, F.B.. Estudos de Recepção em Publicidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SANTOS, F.B.; MARQUES, D. P. . TRAÇOS: apresentando técnicas visuais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SANTOS, F.B.. Perspectivas da Pesquisa em Recepção no campo da publicidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
MANFIO, A. C. ; CONRAD, Kalliandra Quevedo ; SANTOS, F.B. . Oficina de comunicação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SANTOS, F.B.; PETERMANN, J. ; RABAIOLLI, J. ; ORNES, E. C. ; SOARES, Gabriel. . Projeto Gráfico da Revista Fora de Pauta. 2010. (Editoração/Outra).

15.
BELINAZO, Nadia Beatriz Casani ; CARRÉ, Josiane Caroline. ; BELINAZO, Gabriel. ; PACHECO, Cláudia Regina Costa ; ROWER, Joana Elisa ; SANTOS, F.B. . Conhecimento, Memória, Narrativas e Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
CARRÉ, Josiane Caroline. ; PEDROSO, Líndice Martins da Rocha ; PACHECO, Cláudia Regina Costa ; SANTOS, F.B. . Construção e transmissão de formas de civilidade em textos não-escolares. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, F.B.; BEZERRA, R.G.. Participação em banca de Lizandra Nasimento. Tribos Urbanas: um estudo relacionado aos comportamentos de consumo de torcedores do clube de futebol Atlético Paranaense. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comportamentos de Consumo) - Universidade Positivo.

2.
SANTOS, F.B.; CAMARGO, H. C. Participação em banca de Rodrigo dos Santos Silva. Publicidade, moda e Geração Z: uma reflexão sobre a construção de identidade. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comportamentos de Consumo) - Universidade Positivo.

3.
SANTOS, F.B.; MACHADO, C. M.; SNEIDER, R.. Participação em banca de Cláudia Piantini. O consumo do deficiente visual na sociedade da imagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comportamentos de Consumo) - Universidade Positivo.

4.
SANTOS, F.B.; TEZZA, A. C.. Participação em banca de Jerussa Ramos. Youtube - a TV da nova geração. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Cultura) - Universidade Positivo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
WITIUK, L.; HARMATA, F.; SANTOS, F.B.. Participação em banca de Alana Thaís Staidel.Pata Amiga: Um programa radiojornalístico produzido para explorar a relação humanizada de animais de estimação.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Positivo.

2.
BREMBATTI, K.; HARMATA, F.; SANTOS, F.B.. Participação em banca de Heloise Simões de Oliveira; Phaenna de Assumpção da Costa."Não é coisa da sua cabeça": Um documentário sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) a partir de uma abordagem humanizada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Positivo.

3.
MIRA, A. P.; CASTRO, E.; SANTOS, F.B.. Participação em banca de Gabriela Rodrigues Jacomite; Nathalie Eimi de Araujo Oda.Novas práticas jornalísticas: assessoria de imprensa para micro e pequenas empresas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Positivo.

4.
CASTRO, E.; WITIUK, L.; SANTOS, F.B.. Participação em banca de Juliana Maistro Bianchi.Feminicídio: palavra pouco utilizada pelo jornalismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Positivo.

5.
SANTOS, F.B.; HARMATA, F.; BREMBATTI, K.. Participação em banca de Thaynara Rezende de Oliveira.Slowly: um blog jornalístico de slow fashion como prática do consumo consciente na moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Positivo.

6.
SANTOS, F.B.; CAMARGO, H. C; MOURA, S. B. C.. Participação em banca de Nathália Akemi Lara.Posicionamento de marca e movimentos críticos da recepção: um estudo de caso da Skoll. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo.

7.
CAMARGO, H. C; SANTOS, F.B.; QUADROS JUNIOR, I. B.. Participação em banca de Bárbara Monteiro Martins de Oliveira.Rituais de personalização, arquetipologia e publicidade: o empreendimento Mond Galerie em Curitiba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

8.
TEZZA, A. C.; SANTOS, F.B.. Participação em banca de Dayse Priscilla Mateus de Morais.Usos e apropriações da marca Chanel na construção da identidade de usuários do Facebook. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo.

9.
CUNHA, J.L.; SALVA, S.; SANTOS, F.B.. Participação em banca de Caroline Fabiane Candeloni.Trabalho docente: relações e representações de gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
STORCH, L.; SANTOS, F.B.; DALMOLIN, A.. Participação em banca de Augusto Acosta Vasconcelos.Jornalismo opinativo na revista GQ Brasil: sentidos sobre a masculinidade autorizada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
SANTOS, F.B.; MACHADO, J.; DEPEXE, S. D.. Participação em banca de Diego Gabbi Azevedo.O consumo colaborativo na contemporaneidade: um estudo sobre a fanpage Consumo Colaborativo CC - Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
SANTOS, F.B.; JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg; PEREIRA, T. N.. Participação em banca de Marina Machiavelli."Faz a pessoa abrir a cabeça para um novo mundo": leituras sobre o consumo do livro pro adolescentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria.

13.
SANTOS, F.B.; SILVA, S. R.; TOMAZETTI, T. P. Participação em banca de Luiza Betat Corrêa."Porque essa mulher mudou a minha vida": consumo e identidade de gênero em comunidade de fãs de Lady Gaga no Facebook. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria.

14.
OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire; SANTOS, F.B.; DEPEXE, S. D.. Participação em banca de Leonardo Tonetto.Experimentando ferramentas de análise: protocolo metodológico para pesquisa em recepção publicitária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

15.
FRAGA, P.; LOY, L.; SANTOS, F.B.. Participação em banca de Luiz Antonio Krug Vencato Junior.O uso de temas polêmicos como estratégia de promoção pela Indústria Cultural: o caso Lady Gaga. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Franciscana.

16.
LOY, L.; HOLLERBACH, C.; SANTOS, F.B.. Participação em banca de Bibiana Belochio Thones.Percepção e emoção: a utilização de elementos lúdicos em publicidades voltadas para o público adulto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Franciscana.

17.
ANDRES, F.; KESSLER, J.; SANTOS, F.B.. Participação em banca de Douglas Backes.Publicidade afetiva: um estudo de percepção da História de Sofia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Franciscana.

18.
LOY, L.; MACHADO, J.; SANTOS, F.B.. Participação em banca de Marlon Zamboni Bertoncello.O marketing no facebook: as ações para o lançamento do álbum Like ClockWork da banda Queens of the Atone Age. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Franciscana.

19.
LISBOA FILHO, F. F.; FOSSÁ, M. I. T.; SANTOS, F.B.. Participação em banca de Angélica Margarita Caceres Manfio.As Relações Públicas no processo global da comunicação pública: o estudo da campanha de esclarecimento ao eleitor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria.

20.
LISBOA FILHO, F. F.; PETERMANN, J.; SANTOS, F.B.. Participação em banca de Eduardo Cesar Ornes.Mistoquente: proposições de comunicação e marketing. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, F.B.. PP Awards - Categoria Artigo Científico. 2016. Universidade Positivo.

2.
SANTOS, F.B.. Expocom Norte - Modalidade Revista Customizada (avulso). 2014.

3.
SANTOS, F.B.. Expocom Centro-Oeste - Modalidade Campanha Promocional (conjunto/série). 2014.

4.
SANTOS, F.B.. Expocom Centro-Oeste - Modalidade Revista Customizada (avulso). 2014.

5.
SANTOS, F.B.. Expocom Sudeste - Modalidade Campanha Promocional (conjunto/série). 2014.

6.
SANTOS, F.B.. Expocom Nordeste - Modalidade Edição de Livro (avulso). 2014.

7.
SANTOS, F.B.. Expocom Sudeste - Modalidade Anúncio Impresso (avulso). 2013.

8.
SANTOS, F.B.. Expocom Sudeste - Modalidade Edição de Livro (avulso). 2013.

9.
SANTOS, F.B.. Expocom Sudeste - Modalidade Revista Customizada (avulso). 2013.

10.
SANTOS, F.B.. Expocom Nordeste - Modalidade Cartaz (avulso). 2013.

11.
SANTOS, F.B.. Expocom Nordeste - Modalidade Revista Customizada (avulso). 2013.

12.
SANTOS, F.B.. Expocom Norte - Modalidade Campanha Promocional (conjunto/série). 2013.

13.
SANTOS, F.B.. Expocom Centro-Oeste - Modalidade Campanha Publicitária (conjunto/série). 2013.

14.
SANTOS, F.B.. Intercom Jr. - Publicidade e Propaganda. 2013.

15.
SANTOS, F.B.. Expocom Nacional - Modalidade Anúncio Impresso (avulso). 2013. Universidade Federal do Amazonas.

16.
BORELLI, V.; SANTOS, F.B.. Avaliação dos trabalhos finais da disciplina de Produção Gráfica. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

17.
BORELLI, V.; SANTOS, F.B.. Avaliação de trabalhos da dsiciplina de Produção Gráfica. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

18.
AMARAL, M. F; MANFIO, A. C.; PICHLER, P. F.; PREDIGER, S.; SANTOS, F.B.. Seleção de novos integrantes para o grupo PET Comunicação UFSM. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Pró-PesqPP ? Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2018. (Encontro).

2.
XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2017. (Congresso).

3.
XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul. 2016. (Congresso).

4.
20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2015. (Outra).

5.
VII ENPECOM - Encontro de Pesquisa em Comunicação. 2015. (Encontro).

6.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2015. (Congresso).

7.
XXXVIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2015. (Congresso).

8.
1º Fórum de Comunicação Públicas da Região Sul. 2014. (Outra).

9.
Aula Magna do POSCOM/UFSM com a professora Vera França. 2014. (Outra).

10.
II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. 2014. (Outra).

11.
Semana ARP da Comunicação. 2014. (Outra).

12.
VIII Seminário Temático Globo/Intercom - Comunicação, Guerra e Paz. 2014. (Seminário).

13.
XII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. 2014. (Congresso).

14.
Aula Magna do POSCOM com a Profª. Maria Immacolata Vassalo de Lopes. 2013. (Outra).

15.
Palestra Chilli Beans. 2013. (Outra).

16.
V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação.Com a palavra, o receptor! Apontamentos sobre a comunicação publicitária a partir da crítica da recepção. 2013. (Seminário).

17.
1ª Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção.Masculinidade e recepção publicitária: a socialidade pelo viés da classe social. 2012. (Outra).

18.
Aula Magna do POSCOM/UFSM com Muniz Sodré. 2012. (Outra).

19.
Jornada Acadêmica Integrada da UFSM - Programação Internacional com Prof. Peter Alheit. 2012. (Outra).

20.
XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). 2012. (Congresso).

21.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Masculinidade e publicidade: a mediação da socialidade a partir das questões de classe. 2012. (Congresso).

22.
"Comunicação, poder e sociedade" com a Profª. Drª. Maria Helena Weber (UFRGS), aula magna do POSCOM/UFSM. 2011. (Outra).

23.
20ª COMPÓS: Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2011. (Encontro).

24.
26ª Jornada Acadêmica Integrada.O homem contemporâneo na publicidade: apontamentos sobre a identidade masculina de gênero. 2011. (Outra).

25.
Convergência dos Meios. 2011. (Outra).

26.
III Ciclo de Debates: Mídia e Sociedade. 2011. (Outra).

27.
IV Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. 2011. (Seminário).

28.
Mercado em prosa: troca de ideias sobre teoria e prática em RP. 2011. (Outra).

29.
Traços: apresentando técnicas visuais. 2011. (Seminário).

30.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Identidade e gênero masculino: aspectos da masculinidade contemporânea na publicidade. 2011. (Congresso).

31.
25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.As representações masculinas na revista Men's Health: alguns traços da identidade contemporânea.. 2010. (Outra).

32.
62° Reunião Anual da SBPC.Tão diferentes, tão iguais: publicidade e as capas do Diário Gaúcho. 2010. (Outra).

33.
FPA - Mostra de Trabalhos de Comunicação/ UFSM. 2010. (Outra).

34.
Palestra "A trama oculta do poder midiático". 2010. (Outra).

35.
XI Congresso de Comunicação da Região Sul - INTERCOMSUL. 2010. (Congresso).

36.
XIII SulPET. 2010. (Encontro).

37.
XV ENAPET. 2010. (Encontro).

38.
24° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.Tão diferentes, tão iguais: a publicidade e as capas do Diário Gaúcho. 2009. (Outra).

39.
34° Semana da Comunicação da UFSM. 2009. (Outra).

40.
História da Comunicação. 2009. (Outra).

41.
I Fórum de Cidadania, Comunicação e Cultura. 2009. (Outra).

42.
Mídia e Sociedade. 2009. (Outra).

43.
O que é um meio de comunicação?. 2009. (Outra).

44.
V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. 2009. (Outra).

45.
X Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Sul. Ações Afirmativas sobre o olhar da comunicação: uma campanha publicitária. 2009. (Congresso).

46.
XII SulPET - Encontro dos Grupos PET da Região sul. 2009. (Encontro).

47.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. As capas do Diário Gaúcho sobre o olhar da publicidade: o uso de elementos de percepção visual. 2009. (Congresso).

48.
23° Jornada Acadêmica Integrada.Democratização do acesso ao Ensino Superior nas Instituições Federais da Região Sul. 2008. (Outra).

49.
33° Semana da Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria. 2008. (Outra).

50.
33° Semana de Comunicação da UFSM - O Cinema e a Publicidade. 2008. (Oficina).

51.
33° Semana de Comunicação UFSM - Áudio Publicitário. 2008. (Oficina).

52.
Forum Mundial de Educação.Inter-relações entre teoria e a prática: possibilidades de reflexão sobre a formação docente e o cotidiano escolar. 2008. (Outra).

53.
Fórum Mundial de Educação Santa Maria. 2008. (Outra).

54.
IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS."Educadores em formação: repensando a formação docente a partir das interconexões do Curso Normal e do Curso de Pedagogia. 2008. (Outra).

55.
Semana Acadêmica de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa.UNIPAMPA: DA IDENTIDADE VISUAL A CULTURA ORGANIZACIONAL. 2008. (Outra).

56.
Seminário Integrado UFSM/UNIPAMPA "Comunicação Social e Cidadania". 2008. (Seminário).

57.
Seminário Olhares sobre a Licenciatura e a Educação Básica. 2008. (Seminário).

58.
16° Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2007. (Outra).

59.
22° Jornada Acadêmica Integrada.Desenvolvimento cultural através de esforços de marketing e propaganda na fronteira oeste. 2007. (Outra).

60.
3° Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação - Mídia: práticas e ambiências.O gaúcho miditiazado pelo viés da publicidade. 2007. (Seminário).

61.
Curso de Organização de Eventos - Universidade Federal do Pampa. 2007. (Oficina).

62.
I Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pampa. 2007. (Outra).

63.
Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação.."O gaúcho midiatilizado pelo viés da publicidade". 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, F.B.. Café Intercom - Universidade Positivo. 2016. (Outro).

2.
SANTOS, F.B.; PICHLER, P. F. ; ANDRES, F. . Aula Magna do POSCOM/UFSM com Muniz Sodré. 2012. (Outro).

3.
SANTOS, F.B.; MARQUES, D. P. ; LISBOA FILHO, F. F. . Traços: apresentando técnicas visuais. 2011. (Outro).

4.
SANTOS, F.B.; MARQUES, D. P. . Mercado em prosa: troca de ideais sobre teoria e prática em RP. 2011. (Outro).

5.
LISBOA FILHO, F. F. ; SANTOS, F.B. ; MARQUES, D. P. ; PICHLER, P. F. . IV Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. 2011. (Outro).

6.
MORTARI, Elisangela Carlosso ; SANTOS, F.B. . 42º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. 2010. (Outro).

7.
AMARAL, M. F ; CASAGRANDE, M. C. ; CONRAD, Kalliandra Quevedo ; LISBOA FILHO, F. F. ; SANTOS, F.B. . 5º Concurso de Crônicas da UFSM. 2010. (Concurso).

8.
SANTOS, F.B.. Seminário Olhares sobre a Licenciatura. 2008. (Outro).

9.
LISBOA FILHO, F. F. ; SANTOS, F.B. . Seminário Integrado UFSM/UNIPAMPA. 2008. (Outro).

10.
Bruna Berger ; CARRÉ, Josiane Caroline ; PACHECO, Cláudia Regina Costa ; BELINAZO, Gabriel. ; BELINAZO, Nadia Beatriz Casani ; SANTOS, F.B. . Seminário Políticas Públicas de Formação de Professores no Brasil / PROLICEN 2008. 2008. (Outro).

11.
BELINAZO, Nadia Beatriz Casani ; CARRÉ, Josiane Caroline. ; PACHECO, Cláudia Regina Costa ; ROWER, Joana Elisa ; SANTOS, F.B. . I Seminário Escola, Conflitos e Violências. 2008. (Outro).

12.
LISBOA FILHO, F. F. ; SANTOS, F.B. . I Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da UNIPAMPA. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Melani Santos Siedeliski. O consumo de referências e tendências no subcampo da criação publicitária: um estudo exploratório.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. (Orientador).

2.
Ana Laura Durigan. O consumo de referências e tendências no subcampo da criação publicitária: um estudo exploratório.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rodrigo Seccon. Desafio e tendências na comunicação de varejo. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comportamentos de Consumo) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

2.
Anna Troib Penteado. O CONSUMO DA YOGA A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS ETNOGRÁFICAS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comportamentos de Consumo) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, Marhuan; Lisboa, Letícia; SMICELATO, Murilo. Projeto de Comunicação Integrada - Ponto Gin. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

2.
MELLO, Vicky; CAMPOS, TIago; FRADE, Ciro; HASSE, Marcio. Plano de Comunicação Integrada - Umbrella. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

3.
SOBRAL, Jéssica; VOOS, Aline; AZEVEDO, Ana; BARBOSA, Jonatan. Plano de Comunicação Integrada - Goodies Barkery. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

4.
OLIVEIRA, Lucas; DE PAULA, Beatriz; SOUTO, Fernanda; REIS, J. Plano de Comunicação Integrada - Victor Restaurantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

5.
Natália Akemi Haida. Posicionamento de marca e movimentos críticos da recepção: um estudo de caso da Skoll. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

6.
Dyego F, Giovanna B., Guilherme F, Letícia C. e Vanessa S.. Plano de Comunicação - Verde & CO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

7.
Ana Flávia S., Camila S., Monica R., Tallita O. e Thais K.. Plano de Comunicação - Teatro Lala Schneider. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

8.
Anne Caroline; Everaldo Panizzon; Taiani Rocha. Plano de Comunicação - OpenStudio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

9.
Elisângela, Ilana; Jonathan, Matheus; Pedro. Plano de Comunicação Brychta Bikes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

10.
Leandro, Matheus; Wagner. Plano de Comunicação Bliza Skate Shop. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

11.
Cecile, Juliane, Larissa, Maynara. Plano de Negócios para Café Temático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

12.
Caroline; Jaelson; Monique. Plano de Negócios para Espaço de entretenimento masculino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

13.
Mylena Almeida; Paola Lacerda; Amanda Tuleski. Plano de Comunicação - Croasonho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

14.
Carlos D., Felipe B., Leonardo V., Munzer Z., Yuri H. Plano de Comunicação - Ous. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

15.
Ana B., Dennis H., Lucas F., Luiza K., Verônica M. Plano de Comunicação - Saint Germain. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

16.
Arthur C., Carolina B., Gisele N., Luiz T., Maria Luiza S.. Plano de Comunicação - Ibiza Laboratório Fotográfico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

17.
Marina Machiavelli. "Faz a pessoa abrir a cabeça para um novo mundo": leituras sobre o consumo do livro pro adolescentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

18.
Diego Gabbi. Consumo colaborativo na contemporaneidade: um estudo sobre a fanpage Consumo Colaborativo CC - Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

19.
Luiza Corrêa Betat. ?Porque essa mulher mudou a minha vida: consumo e identidade de gênero em comunidade de fãs de Lady Gaga no Facebook. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

Iniciação científica
1.
Amanda Bachstein Muller. O CAMPO PUBLICITÁRIO E A CRÍTICA DA RECEPÇÃO ESPECIALIZADA SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

2.
Luiz Gustavo Amadori Cavet. O campo publicitário e a crítica da recepção especializada sobre as questões de gênero Orientador:. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo. Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.



Outras informações relevantes


Aprovado no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira - Espanhol da UFSM, no 2º semestre de 2011.

Aprovado no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira - Inglês da UFSM, no 1º semestre de 2014.
D
Aprovado em 1º lugar no Edital 12/2015 para professor coordenador do Curso de Assistente Administrativo do IFPR/EAD, vinculado ao Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ? PRONATEC/IFPR.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:22:17