Rodolfo Bocardo Palis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4881934426565735
  • Última atualização do currículo em 06/03/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física (1998 ) pela Universidade de Uberaba e Licenciatura Plena em Letras Português/Espanhol pela Universidade de Uberaba (2004), especialização na área de Gestão de serviços Sociais e políticas Públicas, Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Tem experiência de 23 anos na área de Educação Física e experiência de 18 anos na área de Português/Espanhol. Trabalhou em diversas instituições: federal, estadual, municipal e particular. Trabalhando atualmente como professor de ensino médio, técnico e tecnológico no quadro efetivo do Instituto Federal do Ttriângulo Mineiro-Campus-Uberaba, nas áreas de português/ espanhol. Concluiu como aluno especial as disciplinas de "História e Cultura Educacionais", 2012 (Dr. Sérgio Pereira da Silva) e "Linguagem e Cultura Popular em Goiás", 2013 (Dr. Maria Helena de Paula), mestrado em Educação Tecnológica pelo IFTM- Uberaba, em 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodolfo Bocardo Palis
Nome em citações bibliográficas
PALIS, R. B.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
avenida edilson lamartine mendes, 300
parque das américas
38045000 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (034) 33196000


Formação acadêmica/titulação


2013 interrompida
Mestrado interrompido em 2013 em Estudos da linguagem.
UFG- Catalão, UFG, Brasil.
Título: A CARETADA DE PARACATU E A CONGADA DE CATALÃO, SUAS SEMELHANÇAS E ORIGEM (CULTURA E DANÇAS AFRO-AMERICANAS),Orientador: Dr. Maria Helena de Paula.
Ano de interrupção: 2013
2012 interrompida
Mestrado interrompido em 2012 em Mestrado em Educação.
UFG- Catalão, UFG, Brasil.
Título: O QUE SE ESPERAR DO ENSINO DE LÍNGUAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS?,Orientador: Dr. Sérgio Pereira da Silva.
Ano de interrupção: 2012
2015 - 2017
Mestrado profissional em mestrado profissional em educação tecnológica.
Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
Título: NARRATIVA DE GAMES: RETEXTUALIZAÇÃO DA NARRATIVA EM JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Hugo Leonardo Pereira Rufino.
Palavras-chave: educação; games; TIC's.
2010 - 2011
Especialização em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas. (Carga Horária: 360h).
Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.
Título: A Obesidade de alunos do ensino médio no Instituto Federal do Triângulo Mineiro-Campus Paracatu.
Orientador: M.Sc. André Luís Torres.
2001 - 2004
Graduação em licenciatura plena em letras potuguês/espanhol.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
1995 - 1998
Graduação em licencietura plena em educação física.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.




Formação Complementar


2015
Mestrado em educação tecnológica. (Carga horária: 360h).
Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
2013 - 2013
estudos da linguagem. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
mestrado em educação. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de português/espanhol, Carga horária: 40


serviço social da industria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor de espanhol, Carga horária: 10


sociedade educadora osvaldo cruz, SEOC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor de espanhol, Carga horária: 10


sociedade tales de mileto, STM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor de espanhol, Carga horária: 10


sociedade ginásio uberaba, SGU, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor de espanhol e educação física, Carga horária: 20


escola estadual ana de castro cansado, EEACC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação física, Carga horária: 8


escola estadual marechal humberto, EEMH, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação física, Carga horária: 18

Atividades

11/1997 - 01/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
educação física

centro interescolar estadual de línguas, CIEL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de espanhol, Carga horária: 18


escola estadual frei leopoldo de castelnuovo, EEFLC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação física, Carga horária: 10


escola estadual são benedito, EESB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação física, Carga horária: 18


associação atlética do banco do brasil, AABB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor de musculação, Carga horária: 20

Atividades

03/2000 - 02/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
musculação

escola estadual nossa senhora da abadia, EENSA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação física, Carga horária: 18


escola estadual rotary, EER, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação física, Carga horária: 18


escola estadual lauro fontoura, EELF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação física, Carga horária: 18


escola estadual miguel josé arabe, EEMJA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação física, Carga horária: 18


escola estadual professora corina de oliveira, EEPCO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação física, Carga horária: 18


escola estadual doutor josé mendonça, EEDJM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de espanhol, Carga horária: 18



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: português/espanhol.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PALIS, R. B.2016PALIS, R. B.. Usando as TIC's para a Aquisição da Língua Espanhola. Revista Philologus, v. 64, p. 45-45, 2016.

2.
RUFINO, H. L. P.2016RUFINO, H. L. P. ; PALIS, R. B. . Aquisição de Conhecimento Atráves da Leitura, Pesquisa e Narrativa com o Uso de Jogos. Tecnologias, Linguagens e Mídias emEducação, v. 1, p. 71-74, 2016.

3.
PALIS, R. B.2016PALIS, R. B.; RUFINO, H. L. P. . Os jogos Educativos no Ensino da Matemática no Ensino Fundamental. Anais do Workshop em Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação 2016, v. 1, p. 128-139, 2016.

4.
PALIS, R. B.2016PALIS, R. B.; RUFINO, H. L. P. . Tecnologias Educacionais na Educação Básica. Anais do workshop em tecnologias, linguagens e mídias em educação, v. 1, p. 128-131, 2016.

5.
PALIS, R. B.2008PALIS, R. B.. Universo em Miniatura. Mundo das Orquideas, v. 53, p. 14-19, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
PALIS, R. B.. USANDO AS TICS PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PALIS, R. B.; RUFINO, H. L. P. . NARRATIVA DE GAMES: INTERTEXTUALIDADE E TEXTUALIZAÇÃO DA NARRATIVA DE JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PALIS, R. B.. Las TIC's en la cultura y enseñanza de la lengua española. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PALIS, R. B.. Políticas Públicas para o combate à obesidade de alunos do ensino médio no Instituto Federal do Triângulo Mineiro-Campus Paracatu. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PALIS, R. B.. La culinária hispanica y hispanoamericana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PALIS, R. B.. site de informações da página do IFTM, 2014. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PALIS, R. B.. 20º Campeonato Mundial Júnior masculino de Handebol. 2015.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Seminário Uberaba Inovadora. 2015. (Seminário).

2.
I Colóquio em Educação "Educação e Discurso em foulcault". 2015. (Outra).

3.
I FÓRUM ?DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS LIVRES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA?. 2015. (Outra).

4.
II Simpósio de Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).NARRATIVA DE GAMES: INTERTEXTUALIDADE E TEXTUALIZAÇÃO DA NARRATIVA DE JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS. 2015. (Seminário).

5.
I Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Congresso).

6.
I Mostra Técnica de Software. Design de Personagens/ Introdução e Conceito de Produção de Jogos/ Trabalhando com Sprites e Narrativas. 2015. (Exposição).

7.
projeto de extensão bacia hidrográfica de Uberaba.Diagnóstico da percepção ambiental dos alunos do e. fundamental: estudo de caso de escola rural do município de Uberaba. 2015. (Oficina).

8.
projeto de extensão Centro de Idiomas Intercultural e a Mobilidade Internacional,.Roda de conversa: Ciência sem Fronteiras. 2015. (Encontro).

9.
VI Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola | II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE. 2015. (Seminário).

10.
Virada Científica na USP/ 2015. 2015. (Congresso).

11.
V Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM. 2015. (Seminário).

12.
1 congresso internacional de professores de línguas: os desafios das TIC's na educação. Las TIC's en la cultura y enseñanza de la lengua española. 2014. (Congresso).

13.
Semana de Naciaonal de Ciência e Tecnologia do IFTM.La cultura y Culinaria Hispanoamericana. 2014. (Oficina).

14.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFTM- Uberaba.Corrida de Orientação. 2014. (Oficina).

15.
II FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA..Políticas Publicas para o combate de alunos do ensino médio no IFTM- campus Paracatu. 2012. (Outra).

16.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS. 2012. (Congresso).

17.
II Mostra dos Saberes IFTM- Campus Paracatu.La culinaria española. 2011. (Oficina).

18.
VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, I CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS, I SIMPÓSIO DE ÉTICA EM PESQUISA.. 2011. (Encontro).

19.
XIX SEMINÁRIO DE DIFICULTADES DE LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL A LUSOHABLANTES. 2011. (Seminário).

20.
NOVAS TECNOLOGIAS EM PARCERIA COM A APRENDIZAGEM.. 2010. (Oficina).

21.
IV CURSO DE ACTUALIZACIÓN PARA PROFESSORES BRA. 2009. (Outra).

22.
III CURSO DE ACTUALIZACIÓN PARA PROFESSORES BRA. 2008. (Outra).

23.
XIV CONGRESSO REGIONAL DE EDUCADORES DE UBERABA E DO TRIÂNGULO MINEIRO. 2008. (Congresso).

24.
II CURSO DE ACTUALIZACIÓN PARA PROFESSORES BRA. 2007. (Outra).

25.
XIII CONGRESSO REGIONAL DE EDUCADORES DE UBERABA E DO TRIÂNGULO MINEIRO. 2007. (Congresso).

26.
I CURSO DE ACTUALIZACIÓN PARA PROFESSORES BRASILEÑOS DE ESPAÑOL. 2006. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Igor Olympio França. TRABALHANDO COM SPRITES E NARRATIVAS. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em ensino técnico) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

2.
Mateus Mariano de Almeida. INTRODUÇÃO E CONCEITO DE PRODUÇÃO DE JOGOS. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em ensino técnico) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

3.
Paulo Eduardo Gonçalves Oliveira. TRABALHANDO COM SPRITES E NARRATIVAS. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em ensino técnico) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

4.
JACQUELINE NASCIMENTO ALVES. Design de personagens. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em ensino técnico) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).

5.
Gabriel A. O. Claudino. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFTM, CAMPUS PARACATU. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em ensino técnico) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Gustavo Henrique Costa da Silva. Monitoria de português instrumental para ensino técnico. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Triângulo Mineiro. iftm. (Orientador).

2.
Jordânia Vitorino de Souza Lima. Monitoria de espanhol para ensino médio. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Triângulo Mineiro. iftm. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 19:01:48