Tereza Cristina Bulla

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9386069276656694
  • Última atualização do currículo em 13/03/2017


Mestra pela Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); Formada em Letras (Bacharelado e Licenciatura) com dupla habilitação (Português e Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP) e pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP); Atuou como tutora e formadora de professores recém-ingressos no Curso Extracurricular de Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP) sob a orientação e coordenação da Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada; Professora de francês no CAVC Idiomas e no Poliglota Idiomas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tereza Cristina Bulla
Nome em citações bibliográficas
BULLA, T. C.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Avenida Professor Luciano Gualberto, 403, sala 15
Cidade Universitária - Butantã
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 2530
Telefone: (11) 30915041
Fax: (11) 30322325
URL da Homepage: www.fflch.usp.br/dlm/index.htm


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Mestrado em Francês.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
Título: Ritmo e escrita em L'innommable, Comment c'est e Compagnie de Samuel Beckett,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Véronique Marie Braun Dahlet.
Palavras-chave: ritmo; Samuel Beckett; escrita; pontuação; sintaxe.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: O processo da escrita literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Estudos sobre Samuel Beckett.
2006 - 2008
Graduação em Licenciatura em Letras (Português/ Francês).
Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Bacharelado em Letras - Português/ Francês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Iniciação Científica:.
Orientador: Profa Dra Véronique Marie Braun Dahlet.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2008
Didática do Francês - Reuniões pedagógicas. (Carga horária: 360h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2010 - 2010
Estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 6h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2009 - 2009
Estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 6h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2009 - 2009
Intermediate 4. (Carga horária: 30h).
CAVC Idiomas, CAVC, Brasil.
2009 - 2009
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 10h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2008 - 2008
Minicurso de italiano. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2005 - 2007
Curso de inglês - Pós-Intermediário. (Carga horária: 340h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
2005 - 2007
Curso de Francês - níveis II a VII. (Carga horária: 270h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2004 - 2004
Minicurso de francês. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Tutora de professores, Carga horária: 2
Outras informações
Monitora-bolsista de francês do Curso Extracurricular de Francês da FFLCH

Atividades

02/2010 - 06/2010
Estágios , Departamento de Letras Modernas, .

Estágio realizado
Estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na disciplina Francês I sob a orientação da Profa. Dra. Véronique Marie Braun Dahlet.
08/2009 - 12/2009
Estágios , Departamento de Letras Modernas, .

Estágio realizado
Estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) no grupo de Língua Francesa II da Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada.

CAVC Idiomas, CAVC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Francês, Carga horária: 18


Poliglota Idiomas, POLI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Francês, Carga horária: 9


Colégio Batista Brasileiro, CBB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Francês para EF II, Carga horária: 7
Outras informações
Atuo como professora de alunos dos sétimos aos nonos anos do Ensino Fundamental II.



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Formação de professores - ateliers de formação e tutorado
Descrição: Apresentei ateliers e marquei reuniões com professores recém-ingressos no Curso Extracurricular de Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Ritmo e escrita de Samuel Beckett: análise de L'innommable, Comment c'est e Compagnie
Descrição: Essa pesquisa de mestrado visa analisar e compreender o ritmo textual e o processo de escrita (paragrafação, pontuação e sintaxe) nos três últimos romances de Samuel Beckett..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Para um estudo comparativo do adjunto adverbial e seu equivalente francês, o ?complemento circunstancial?. Quais implicações didáticas?
Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica financiada pela FAPESP que visava a comparação do complémento circunstancial e do adjunto adverbial em três gramáticas francesas e três gramáticas brasileiras com a finalidade de facilitar o aprendizado do complemento circunstancial pelos alunos brasileiros de FLE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Ensino de francês.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: O ritmo textual.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: O processo da escrita literária.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Comparação entre as línguas portuguesa e francesa.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Estudos sobre Samuel Beckett.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LONGHI, S. M. D. ; BULLA, T. C. . Les chansons en classe de FLE - quelques propositions pour entrer dans le rythme. In: XIIIe Colloque Pédagogique de L'Alliance Française de São Paulo - 'Apprendre et enseigner au XXIe siècle: changement de paradigme dans la relation enseignant-apprenant-savoir', 2012, São Paulo. XIIIe Colloque Pédagogique de L'Alliance Française de São Paulo - "Apprendre et enseigner au XXIe siècle: changement de paradigme dans la relation enseignant-apprenant-savoir", 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
LONGHI, S. M. D. ; BULLA, T. C. . Les chansons en classe de FLE - quelques propositions pour entrer dans le rythme. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BULLA, T. C.. A importância dos relatórios de experiência de vida: estudo de um caso particular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BULLA, T. C.. O discurso vazio e o vazio no discurso de O inominável de Samuel Beckett. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BULLA, T. C.. Prosa poética ou poesia em prosa? Uma análise estrutural de 'Como é' de Samuel Beckett. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CRUZ, A. C. ; BULLA, T. C. . Si tu me cherches, tu me trouves - avec les proverbes, on s'amuse. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
JANCZUR, C. ; BULLA, T. C. . L'évaluation orale: comment jouer son rôle. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BULLA, T. C.. L'importance des rapports d'expérience vécue: étude d'un cas particulier. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BULLA, T. C.. Le rythme de l'écriture chez Samuel Beckett. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BULLA, T. C.. Le FLE dans les écoles privées: étude de cas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BULLA, T. C.. L'art de la pub dans l'enseignement du FLE!. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BULLA, T. C.. Jouons dans le cadre scolaire!. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BULLA, T. C.. A construção textual ritmada em "Companhia" de Samuel Beckett. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BULLA, T. C.. O ritmo escritural de Clarice Lispector e Samuel Beckett. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
BULLA, T. C.. L'art de la pub dans l'enseignement du FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BULLA, T. C.. Uma aprendizagem criativa em Clarice Lispector. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BULLA, T. C.. Ritmo e estilo em Clarice Lispector e Samuel Beckett. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
BULLA, T. C.. O ritmo textual de Clarice Lispector e Samuel Beckett. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BULLA, T. C.. Les chansons em classe de FLE: comment sortir des trous. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
BULLA, T. C.. O ritmo textual de Clarice Lispector e Samuel Beckett. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
BULLA, T. C.. Ritmo e estilo em Clarice Lispector e Samuel Beckett. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BULLA, T. C.. L? « ?adjunto adverbial? » portugais et son équivalent français, Le complément circonstanciel. Études comparées et implications didactiques.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
BULLA, T. C.. Para um estudo comparativo do adjunto adverbial e seu equivalente francês, o ?complemento circunstancial?. Quais implicações didáticas?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
BULLA, T. C.. Escrita e pontuação nas obras de Clarice Lispector e Samuel Beckett. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
BULLA, T. C.. Para um estudo comparativo do adjunto adverbial e seu equivalente francês, o ?complemento circunstancial?. Quais implicações didáticas?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
BULLA, T. C.. L? « ?adjunto adverbial? » portugais et son équivalent français, Le complément circonstanciel. Études comparées et implications didactiques.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
BULLA, T. C.. Para um estudo comparativo do adjunto adverbial e seu equivalente francês, o ?complemento circunstancial?. Quais implicações didáticas?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
BULLA, T. C.. Para um estudo comparativo do adjunto adverbial e seu equivalente francês, o ?complemento circunstancial?. Quais implicações didáticas?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
BULLA, T. C.. Para um estudo comparativo do adjunto adverbial e seu equivalente francês, o ?complemento circunstancial?. Quais implicações didáticas?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
BULLA, T. C.. A importância dos relatórios de experiência de vida: estudo de um caso particular 2012 (Resumo).

2.
BULLA, T. C.. 'O discurso vazio e o vazio no discurso de O inominável de Samuel Beckett 2012 (Resumo).

3.
BULLA, T. C.. Prosa poética ou poesia em prosa? Uma análise estrutural de 'Como é' de Samuel Beckett 2012 (Resumo).

4.
BULLA, T. C.. L'importance des rapports d'expérience vécue: étude d'un cas particulier 2011 (Resumo).

5.
BULLA, T. C.. Le rythme de l'écriture chez Samuel Beckett 2011 (Resumo).

6.
BULLA, T. C.. Le FLE dans les écoles privées: étude de cas 2011 (Resumo).

7.
BULLA, T. C.; MELÃO, P. . L'art de la pub dans l'enseignement du FLE 2011 (Resumo).

8.
BULLA, T. C.; CRUZ, A. C. . Jouons dans le cadre scolaire! 2011 (Resumo).

9.
BULLA, T. C.. A construção textual em "Companhia" de Samuel Beckett 2011 (Resumo).

10.
BULLA, T. C.. O ritmo escritural de Clarice Lispector e Samuel Beckett 2011 (Resumo).

11.
BULLA, T. C.. O ritmo textual de Clarice Lispector e Samuel Beckett 2010 (Resumo).

12.
BULLA, T. C.. Ritmo e estilo em Clarice Lispector e Samuel Beckett 2010 (Resumo).

13.
BULLA, T. C.. Para um estudo comparativo do adjunto adverbial e seu equivalente francês, o ?complemento circunstancial?. Quais implicações didáticas? 2009 (Resumo).

14.
BULLA, T. C.. L? « ?adjunto adverbial? » portugais et son équivalent français, Le complément circonstanciel. Études comparées et implications didactiques. 2009 (Resumo).

15.
BULLA, T. C.. Escrita e pontuação nas obras de Clarice Lispector e Samuel Beckett 2009 (Resumo).


Demais tipos de produção técnica
1.
BULLA, T. C.. Francês - Nível 6 (terças-feiras das 14h às 17h30) - primeiro semestre. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BULLA, T. C.. Francês - Nível 6 (quintas-feiras das 14h às 17h30) - primeiro semestre. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BULLA, T. C.. Francês - Nível 3 (terças e quintas-feiras das 17h45 às 19h15) - segundo semestre. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BULLA, T. C.. Francês - Nível 3 (quintas-feiras das 14h30 às 17h30) - segundo semestre. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BULLA, T. C.. Francês - Nível 7 (terças-feiras das 14h30 às 17h30) - segundo semestre. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LONGHI, S. M. D. ; BULLA, T. C. . Les chansons en classe de FLE - quelques propositions pour entrer dans le rythme. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CRUZ, A. C. ; BULLA, T. C. . Si tu me cherches, tu me trouves - avec les proverbes, on s'amuse. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
JANCZUR, C. ; BULLA, T. C. . L'évaluation orale: comment jouer son rôle. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
BULLA, T. C.; MELÃO, P. . L'art de la pub dans l'enseignement du FLE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
BULLA, T. C.; LOUSADA, E. . L'art de la pub dans l'enseignement du FLE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
BULLA, T. C.; CRUZ, A. C. . Jouons dans le cadre scolaire!. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
BULLA, T. C.. Curso de difusão - Francês - Nível 1 (terça-feira das 16h às 19h) - primeiro semestre. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
BULLA, T. C.. Curso de difusão - Francês - Nível 4 (quinta-feira das 14h30 às 17h30) - primeiro semestre. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
BULLA, T. C.. Curso de difusão - Francês - Nível 4 (sábado das 9h às 12h15) - primeiro semestre. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
BULLA, T. C.. Curso de difusão - Francês - Nível 4 (sábado das 9h às 12h15) - segundo semestre. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
BULLA, T. C.. Curso de difusão - Francês - Nível 4 (quinta-feira das 14h30 às 17h30) - segundo semestre. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
BULLA, T. C.. Curso de difusão - Francês - Nível 2 (terça-feira das 16h às 19h) - segundo semestre. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
BULLA, T. C.. Curso de difusão - Francês - Nível 2 (curso de férias) - julho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
BULLA, T. C.. Apostila de exercícios de francês - Básico 2 - CAVC Idiomas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

20.
BULLA, T. C.. Apostila de exercícios de francês - Básico 3 - CAVC Idiomas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

21.
BULLA, T. C.. Relatório de Qualificação. 2011. (Relatório de pesquisa).

22.
BULLA, T. C.. Curso de Difusão - Francês - Nível 6 (sábado das 9h às 12h15) - segundo semestre. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
BULLA, T. C.. Curso de Difusão - Francês - Nível 1 (terça-feira das 14h30 às 17h30) - segundo semestre. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
BULLA, T. C.. Curso de Difusão - Francês - Nível 2 (quinta-feira das 14h30 às 17h30) - primeiro semestre. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
BULLA, T. C.. Curso de Difusão - Francês - Nível 5 (terça e quinta-feira das 12h15 às 13h45) - primeiro semestre. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
BULLA, T. C.. Curso de Difusão - Francês - Nível 6 (sábado das 9h às 12h15) - primeiro semestre. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
BULLA, T. C.; LONGHI, S. M. D. . Les chansons em classe de FLE: comment sortir des trous. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

28.
BULLA, T. C.. Apostila de exercícios de francês - Básico 1 - CAVC Idiomas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

29.
BULLA, T. C.. Relatório PAE ? primeiro semestre 2010 ? Francês 1 (Profa Dra Véronique Dahlet). 2010. (Relatório).

30.
BULLA, T. C.. Curso de Difusão - Francês - Nível 4 (sábado das 9h às 12h15) - segundo semestre. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
BULLA, T. C.. Curso de Difusão - Francês - Nível 4 (quarta-feira das 14h30 às 17h30) - primeiro semestre. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
BULLA, T. C.. Curso de Difusão - Francês - Nível 4 (segunda e quarta das 12h15 às 13h45) - primeiro semestre. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
BULLA, T. C.. Curso de Difusão - Francês - Nível 4 (sábado das 9h às 12h15) - primeiro semestre. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
BULLA, T. C.. Curso de Difusão - Francês - Nível 4 (segunda e quarta-feira das 12h15 às 13h45) - segunda semestre. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
BULLA, T. C.. Relatório PAE - segundo semestre 2009 - Francês 2 (Profa. Dra. Eliane Lousada). 2009. (Relatório).

36.
BULLA, T. C.. Curso de Difusão - Francês - Nível 3 (sábado das 9h às 12h15) - segundo semestre. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

37.
BULLA, T. C.. Curso de Difusão - Francês - Nível 3 (terça e quinta-feira das 12h15 às 13h45) - segundo semestre. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

38.
BULLA, T. C.. Para um estudo comparativo do adjunto adverbial e seu equivalente francês, o ?complemento circunstancial?. Quais implicações didáticas. 2008. (Painel).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIIe Journée de Formation "Créativité et enseignement du FLE". 2015. (Outra).

2.
XVIe Colloque pédagogique annuel de l'Alliance Française de São Paulo: "Le français, avec plaisir! Enseigner, apprendre, se cultiver".Atelier: "L'art de la chanson en classe de FLE". 2015. (Outra).

3.
I Journée des Apprenants.Atelier: "Voyage à Paris". 2014. (Outra).

4.
IXe Journée de Formation "Technologies et apprentissage des Langues: Pratiques et réflexions sur le web 2.0 en salle de classe". 2014. (Outra).

5.
Xe Journée de Formation: "Écrire, parler, produire: nouveaux défis". 2014. (Outra).

6.
Xe Journée de Formation "Écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux défis."."Les Chaises Musicales Contractées". 2014. (Outra).

7.
XVe Colloque annuel de l'aAlliance Française de São Paulo: Nouveaux usages de la langue, Nouvelles formules d'enseignement"."Les nouvelles technologies et les nouvelles habiletés de l'ecture et d'écriture: un travail avec les minicontes". 2014. (Outra).

8.
Colóquio Internacional "Analisar o Trabalho Educacional". 2013. (Outra).

9.
Rendez-vous avez le fraçais - Encontro com o francês: Jornada de aperfeiçoamento para os alunos do Curso Extracurricular de Francês.Atelier 3: "Je m'exerce à donf au langage familier". 2013. (Outra).

10.
VIIe Journée de Formation "Apprendre pour agir ou agir pour apprendre? Pratiques et réflexions sur le rôle de de l'inter-acton dans l'apprentissage d'une langue étrangère". 2013. (Outra).

11.
VIIIe Journée de Formation "De l'écrit à l'oral". 2013. (Outra).

12.
60o Seminário do GEL.poética ou poesia em prosa? Uma análise estrutural de "Como é" de Samuel Beckett. 2012. (Seminário).

13.
I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira: desafios de aprendizagem e do ensino (I CIFLE).A importância dos relatórios de experiência de vida: estudo de um caso particular. 2012. (Outra).

14.
IV EPED (Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP).O discurso vazio e o vazio no discurso de O inominável de Samuel Beckett. 2012. (Encontro).

15.
Observer et analyser la part langagière du travail. 2012. (Outra).

16.
Semaine de la Francophonie 2012. 2012. (Outra).

17.
Série de Conferências com o Prof. Dr. Alain Rabatel. 2012. (Outra).

18.
Ve Journée de Formation - Curso Extracurricular de Francês "L'interculturel en action: Pratiques et réflexions sur l'enseignement d'une langue-culture". 2012. (Seminário).

19.
Ve Journée de Formation - Curso Extracurricular de Francês "L'interculturel en action: Pratiques et réflexions sur l'enseignement d'une langue-culture".Si tu me cherches, tu me trouves - avec les proverbes, on s'amuse. 2012. (Outra).

20.
VIe Journée de Formation - Curso Extracurricular de Francês "L'évaluation dans les processus d'apprentissage".L'évaluation orale: comment jouer son rôle. 2012. (Outra).

21.
VIe Journée de Formation - Curso Extracurricular de Francês "L'évaluation dans les processus d'apprentissage". 2012. (Outra).

22.
XIIIe Colloque Pédagogique de L'Alliance Française de São Paulo - 'Apprendre et enseigner au XXIe siècle: changement de paradigme dans la relation enseignant-apprenant-savoir'. 2012. (Outra).

23.
XIIIe Colloque Pédagogique de L'Alliance Française de São Paulo - "Apprendre et enseigner au XXIe siècle: changement de paradigme dans la relation enseignant-apprenant-savoir.Les chansons en classe de FLE - quelques propositions pour entrer dans le rythme. 2012. (Oficina).

24.
3eme Journée de Formation."L'art de la pub dans l'enseignement du FLE". 2011. (Outra).

25.
3eme Journée de Formation "Les arts dans l'enseignement du FLE" - Quelles formations et quel avenir pour les professeurs de langue?"; "Atelier d'écriture: des sons aux textes"; "La littérature en cours de FLE et autres plaisirs minuscules"; "Table ronde". 2011. (Outra).

26.
59o Seminário do GEL.Uma aprendizagem criativa em Clarice Lispector. 2011. (Seminário).

27.
Formação de professores de Francês Instrumental: conteúdos, metodologia e avaliação. 2011. (Outra).

28.
III Encontro de Pesquisas do Francês.A construção textual em "Companhia" de Samuel Beckett. 2011. (Encontro).

29.
III EPED (Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP).O ritmo escritural de Clarice Lispector e Samuel Beckett. 2011. (Encontro).

30.
IV Journée de Formation du Cours "Extracurricular" de français: pratiques et réflexions "Les technologies dans l'enseignement du FLE'. 2011. (Outra).

31.
O conselho pedagógico como meio de formação pela análise do trabalho. 2011. (Outra).

32.
Transformação de resultados de pesquisa em recursos para formação. 2011. (Outra).

33.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Le FLE dans les écoles privées: étude de cas. 2011. (Congresso).

34.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2011. (Congresso).

35.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. L'art de la pub dans l'enseignement du FLE!. 2011. (Congresso).

36.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Jouons dans le cadre scolaire!. 2011. (Congresso).

37.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Le rythme de l'écriture chez Samuel Beckett. 2011. (Congresso).

38.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. L'importance des rapports d'expérience vécue: étude d'un cas particulier. 2011. (Congresso).

39.
XXIX Bain Linguistique de l'APFESP. 2011. (Outra).

40.
2eme Journée de Formation.Les chansons en classe de FLE: comment sortir des trous. 2010. (Outra).

41.
2eme Journée de Formation "Les habiletés orales: pratiques et réflexions" - Élaboration d'activités à partir de documents authentiques oraux"; "La production orale: contraintes et libertés". 2010. (Outra).

42.
7eme Stage de Perfectionnement en Français Langue Étrangère - FFLCH-USP e APFESP. 2010. (Outra).

43.
Cours de perfectionnement en langue française - Profa. Dra. Eliane Lousada - FFLCH-USP. 2010. (Outra).

44.
Haïti et Brésil - Profa. Dra. Diva Barbaro Damato - FFLCH-USP. 2010. (Outra).

45.
Iere Journée de Formation "L'enseignement du FLE: pratiques et réflexions - FFLCH-USP. 2010. (Outra).

46.
II Encontro de Pesquisas do Francês - FFLCH-USP.O ritmo textual de Clarice Lispector e Samuel Beckett. 2010. (Encontro).

47.
L?évolution historique des composantes privilégiées de la compétence culturelle en didactique des langues-cultures : du « transculturel » de l?éducation humaniste ao « co-culturel » de la nouvelle perspective actionnelle. 2010. (Oficina).

48.
La Grammaire dans la Perspective Actionnelle - Formation Continue des Professeurs du "Curso Extracurricular de Francês" - FFLCH-USP. 2010. (Outra).

49.
La Lecture dans la Perspective Actionnelle - Formation Continue des Professeurs du "Curso Extracurricular de Francês" - FFLCH-USP. 2010. (Outra).

50.
La ligue nationale d?improvisation québécoise : contributions du hockey à l?improvisation théâtrale - Profa. Dra. Frédérique Arroyas - FFLCH-USP. 2010. (Outra).

51.
La nouvelle « perspective actionnelle » de l?agir social au regard de l?évolution historique de la didactique des langues-cultures - Prof. Dr. Christian Puren - FFLCH-USP. 2010. (Outra).

52.
Les Aspects Curriculaires et la Gestion du Cours - Formation Continue des Professeurs du "Curso Extracurricular de Francês" - FFLCH-USP. 2010. (Outra).

53.
Les Jeux et les Activités Ludiques dans la Perspective Actionnelle - Formation Continue des Professeurs du "Curso Extracurricular de Francês" - FFLCH-USP. 2010. (Outra).

54.
Les TICES: état des pratique, enjeux et perspectives » - Prof. Dr. Filipe Rocha - Alliance Française de São Paulo. 2010. (Outra).

55.
Le Travail du Professeur de Langues Étrangères - Formation Continue des Professeurs du "Curso Extracurricular de Francês" - FFLCH-USP. 2010. (Outra).

56.
O Discurso Literário: A imagem do autor - Prof. Dr. Dominique Maingueneau - FFLCH-USP. 2010. (Outra).

57.
Outils d'informatique pour l'élaboration d'activités ? Partie 1 - Simone Maria Dantas Longhi - FFLCH - USP. 2010. (Outra).

58.
V EPOG - V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo).Ritmo e estilo em Clarice Lispector e Samuel Beckett. 2010. (Outra).

59.
XXVIII Bain Linguistique de l'APFESP. 2010. (Outra).

60.
Colóquio Internacional Ciências da Linguagem e Didática das Línguas: 30 anos de cooperação franco-brasileira - FFLCH-USP. 2009. (Outra).

61.
Como Preparar Artigo Científico - Instituto de Psicologia (IP-USP). 2009. (Outra).

62.
Duas línguas, uma paixão: as retificações ortográficas do português e do francês - Prof. Dr. José Luiz Fiorin e Profa. Dra. Véronique Marie Braun Dahlet - Museu da Língua Portuguesa. 2009. (Outra).

63.
Enseignement du lexique en FLE: éléments de réflexion et propositions didactiques - Profa. Dra. Elizabeth Calaque - FFLCH-USP. 2009. (Outra).

64.
Grammaire(s) et appropriation des discours écrits - Profa. Dra. Jacqueline Demarty Warzée - Faculdade de Comunicação e Filosofia (COMFIL-PUC) e Consulado Geral da França em São Paulo. 2009. (Outra).

65.
III Seminário de Pesquisa do Grupo de Pesquisa Criação & Crítica: "O que vejo, por esse "olho que pensa" - uma poética das coisas na obra de Georges Perec" - Manilo M. Speranzini - FFLCH-USP. 2009. (Seminário).

66.
III Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul - Mestrado em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul.Para um estudo comparativo do adjunto adverbial e seu equivalente francês, o ?complemento circunstancial?. Quais implicações didáticas?. 2009. (Seminário).

67.
La Langue Française Aujourd'hui - Profa. Dra. Henriette Walter - (FFLCH-USP). 2009. (Outra).

68.
Preparação Pedagógica - PAE (Programa de Apoio ao Ensino). 2009. (Outra).

69.
Savoir choisir des outils pour construire un cours de FLE - Annie Coutelle - FFLCH-USP. 2009. (Outra).

70.
XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês em Brasília - FBPF. L? « ?adjunto adverbial? » portugais et son équivalent français, Le complément circonstanciel. Études comparées et implications didactiques.. 2009. (Congresso).

71.
XXVII Bain Linguistique de l'APFESP. 2009. (Outra).

72.
16o SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Para um estudo comparativo do adjunto adverbial e seu equivalente francês, o ?complemento circunstancial?. Quais implicações didáticas?. 2008. (Simpósio).

73.
56º Seminário do GEL.Para um estudo comparativo do adjunto adverbial e seu equivalente francês, o. 2008. (Seminário).

74.
6eme Stage de Perfectionnement en Français Langue Étrangère - APFESP E FFLCH-USP. 2008. (Outra).

75.
Approche sémiolinguistique et interculturelle de la lecture en langue étrangère - Prof. Dr. Marc-Félix Souchon-Faure (FFLCH-USP). 2008. (Outra).

76.
As políticas de educação e trabalho do Governo Lula: o ensino médio integrado e a educação profissional - FEUSP. 2008. (Outra).

77.
A utilização da canção em aula de língua estrangeira - Prof. Dr. Bernard Corneloup (FFLCH-USP). 2008. (Outra).

78.
Quelques tendances de la poésie québécoise aujourd'hui - Prof. Dr. Álvaro Faleiros - 6eme Stage de Perfectionnement en Français Langue Étrangère - APFESP e FFLCH-USP. 2008. (Outra).

79.
XXIII Journée Linguistique-Culturelle "Français: langues et langages" - APFESP. 2008. (Outra).

80.
Colóquio 1857 - 150 anos depois (FFLCH/USP). 2007. (Outra).

81.
Colóquio Proust - (FFLCH-USP). 2007. (Outra).

82.
5e Stage de Perfectionnement en Français Langue Étrangère - APFESP. 2006. (Oficina).

83.
IV Colóquio Perspectivas da Literatura Francesa (O Romance Francês do Século XX) - FFLCH/ USP. 2006. (Outra).

84.
O Catalão entre as Línguas Românicas - (FFLCH-USP). 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOUSADA, E. ; BULLA, T. C. . Ve Journée de Formation - Curso Extracurricular de Francês "L'interculturel en action: Pratiques et réflexions sur l'enseignement d'une langue-culture". 2012. (Outro).

2.
LOUSADA, E. ; BULLA, T. C. . 3e Journée de Formation "Les arts dans l'enseignement du FLE". 2011. (Outro).

3.
LOUSADA, E. ; BULLA, T. C. . 2eme Journée de Formation "Les habiletés orales: pratiques et réfléxions. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
24 horas de atividades. Atividades de formação de professores iniciantes do Curso Extracurricular de Francês. 2015. Orientação de outra natureza. (Tutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Tereza Cristina Bulla.

2.
Aline Sumiya. Orientação e formação de monitor-bolsista do Curso Extracurricular de Francês. 2014. Orientação de outra natureza. (Tutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Tereza Cristina Bulla.

3.
Veronica De Angelis. Orientação e formação de monitor-bolsista do Curso Extracurricular de Francês. 2014. Orientação de outra natureza. (Tutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Tereza Cristina Bulla.

4.
Melissa Scanhola. Orientação e formação de monitor-bolsista do Curso Extracurricular de Francês. 2014. Orientação de outra natureza. (Tutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Tereza Cristina Bulla.

5.
30 horas de atividades. Atividades de formação de professores iniciantes do Curso Extracurricular de Francês. 2014. Orientação de outra natureza. (Tutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Tereza Cristina Bulla.

6.
Marcos da Costa Menezes. Orientação e formação de monitor-bolsista do Curso Extracurricular de Francês. 2014. Orientação de outra natureza. (Tutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Tereza Cristina Bulla.

7.
75 horas de atividades. Atividades de formação de professores iniciantes do Curso Extracurricular de Francês.. 2013. Orientação de outra natureza. (Tutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Tereza Cristina Bulla.

8.
Christine Janczur. Orientação e formação de monitor-bolsista do Curso Extracurricular de Francês. 2012. Orientação de outra natureza. (Tutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Tereza Cristina Bulla.



Outras informações relevantes


Auxilio na confecção e revisão das apostilas de exercícios dos cursos de nível básico da escola de idiomas CAVC Idiomas desde agosto 2010. Desde março 2012 auxilio na confecção e revisão das provas da escola de idiomas Poliglota Idiomas. De agosto 2008 a dezembro 2014, auxiliei na confecção de avaliações e de material didático para o Curso Extracurricular de Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP) e preparei o material didático da área de francês do Colégio Batista Brasileiro de agosto 2010 a dezembro 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 7:37:50