Rafaela Blanch Pires

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5634631010017373
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Atualmente é professora do curso de Direção de Artes e Artes Cênicas da Universidade Federal do Goiás. Foi professora substituta no departamento de Design de Moda do Instituto Federal de Brasília. Leciona disciplinas de História da Moda, Planejamento de Coleção, Moda e Artesanato, participa de projetos pedagógicos que incluem novas tecnologias digitais no ensino e aprendizado de ciências desde o ensino médio à graduação. Finalizou doutorado em 2018 no programa Design e Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (Usp). Realizou período de doutorado sanduíche na Universidade Tecnológica de Eindhoven, Holanda, no departamento de Design Industrial e laboratório Wearable Senses Lab onde trabalhou com outros profissionais da área e orientou alunos de graduação e mestrado em seus projetos. Durante o doutorado desenvolveu atividades de extensão ligadas a seu tema de pesquisa (Moda e Fabricação Digital) junto ao departamento de Têxtil e Moda da Usp, também junto ao curso de design industrial da Universidade de Brasília, assim como os Laboratórios de Fabricação Digital das respectivas cidades (FabLab-Livre-SP e Bsb Fab Lab). Mestre pelo programa Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Bacharel em Moda e Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011) e Letras-Alemão pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Experiência didática com design de moda pelo SENAC unidade Lapa Faustolo, dentre outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafaela Blanch Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, B. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Rua do Lago 876
Cidade Universitária
03178200 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914795


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Eindhoven University of Technology (Orientador: Oscar Tomico e Stephan Wensveen).
Título: Entre-telas: O designer de moda nas imediações da cultura maker e indústria 4.0, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Sérgio Régis Moreira Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2013
Mestrado em TÊXTIL E MODA.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Moda e Tecnologia como suporte para expressões poéticas: discursos da moda, do corpo e da tecnologia na contemporaneidade,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Suzana Helena de Avelar Gomes.
2007 - 2011
Graduação em Bacharelado em Moda e Estilismo.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Estética têxtil contemporânea: inovação, arte e sustentabilidade.
Orientador: Maria Izabel Costa.
2005 - 2009
Graduação em Letras-Alemão.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Erotik in der zeitgenössischen Literatur von Frauen am Beispiel von der Kurzgeschichten Mir nichts, dir nichts von Julia Frank und Eucaristia von Andréa del Fuego.
Orientador: Rosvitha Friesen Blume.




Formação Complementar


2017 - 2018
Formação em Vyniasa Flow. (Carga horária: 200h).
Studio Nataraja Flow, SNF, Brasil.
2017 - 2017
Consumo e Psicanálise: engrenagens do gozo no capitalismo. (Carga horária: 10h).
Espaço Mutabis, MUTABIS, Brasil.
2016 - 2016
Fashion and Textiles. (Carga horária: 15h).
The Swedish School of Textiles, University of Borås, SST, Suécia.
2016 - 2016
Visita instalações curso Design de Moda.
London College of Fashion, UAL, Inglaterra.
2016 - 2016
Visita instalações curso Design de Moda.
University of the Arts Utrecht, HKU, Holanda.
2016 - 2016
EMBODYING SOFT WEARABLES RESEARCH. (Carga horária: 6h).
Eindhoven University of Technology, TU/e, Holanda.
2016 - 2016
Fashion and Textile Center.
The Swedish School of Textiles, University of Borås, BORAS, Suécia.
2015 - 2015
Experimenting Textile Integration with Active Components. (Carga horária: 24h).
Vilnius Academy of Arts, VAD, Lituânia.
2015 - 2015
Visita curso Design Industrial.
University of Applied Sciences Düsseldorf, HSD, Alemanha.
2015 - 2015
Visita instalações curso Têxteis e Moda.
Vilnius Academy of Arts, VAD, Lituânia.
2008 - 2008
Língua e gramática alemã. (Carga horária: 20h).
InLingua, INLINGUA, Alemanha.
2003 - 2003
Ensino médio (2º grau). (Carga horária: 600h).
Bundesgymnasium Ried im Innkreis, GYM, Austria.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Brasília, IFB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas lecionadas: História da Moda no Século XX, História da Indumentária, História do Vestuário, História do Artesanato, Cultura Brasileira, Planejamento e desenvolvimento de coleção, Moda e artesanato.

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Moda no Século XX, História da Indumentária, História do Vestuário, História do Artesanato, Planejamento e desenvolvimento de coleção, Moda e Artesanato

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitoria PAE, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora da disciplina AUH2302 - História da Arte e suas Técnicas sob coordenação da professora Giselle Beiguelman

Atividades

07/2017 - 07/2017
Extensão universitária , Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão sobre Moda e Fabricação Digital - FabLab Casa da Memória.

Instituto Europeo di Design, IED, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor de oficinas, Enquadramento Funcional: Ministrante de oficinas do evento WeAr, Carga horária: 3
Outras informações
Professor de oficinas no evento WeAr sobre Moda e Tecnologia Oficinas: Explorar as possibilidades do Escaner 3D para a moda Oficina de Bioplásticos


Brasília Fab Lab, BSBFABLAB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaboradora (voluntária), Enquadramento Funcional: Parceira (voluntária), Carga horária: 12

Atividades

04/2017 - 10/2017
Outras atividades técnico-científicas , BsbFabLab, BsbFabLab.

Atividade realizada
Bioplásticos para produtos e acessórios de moda.

Eindhoven University of Technology, TU/e, Holanda.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2015 - 08/2016
Outras atividades técnico-científicas , Wearable Senses Lab, Wearable Senses Lab.

Atividade realizada
Oficinas de instruções de uso das máquinas do laboratório.
09/2015 - 08/2016
Outras atividades técnico-científicas , Wearable Senses Lab, Wearable Senses Lab.

Atividade realizada
Cuidado e preservação do laboratório.
09/2015 - 08/2016
Outras atividades técnico-científicas , Wearable Senses Lab, Wearable Senses Lab.

Atividade realizada
Orientação alunos de graduação e mestrado.

Aoife Wullur Design Studio, AOIFE WULLUR, Holanda.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 30
Outras informações
Assistente para desenvolvimento de "Chandelier" Têxtil para o Dutch Design Week 2015


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Técnico em Estilismo e Coordenação de Moda, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Desenho de Moda
Desenho Técnico de Moda no Coreldraw e Photoshop
Design em Estamparia Têxtil
Photoshop
Teoria das Cores
Desenho de Moda no Software Livre GIMP

Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsa de monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Auxiliar os professores e alunos das disciplinas de Modelagem IIe IV


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
Digitalização de obras raras através de câmera digital e digitalização de dados em uma biblioteca digital. http://www.nupill.org/ Integrante do Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística - NUPILL


Instituto de Línguas Européias, ILE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor de língua estrangeir, Enquadramento Funcional: Professor de língua estrangeira, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de alemão dos níveis A1 e A2.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Goiás



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Tecnologias da moda e do têxtil: processos criativos para corpos do futuro
Descrição: Status do grupo: certificado pela instituição Linhas de pesquisa Total: 5 Estudo do conforto em artigos esportivos Fibras protéicas e meio ambiente Moda e novas tecnologias Processos de criação em design: intersemioses Tecido Construído: uma Trajetória entre Procedimentos Técnicos e Simbólicos ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Escritoras brasileiras e alemãs contemporâneas em diálogo
Descrição: O projeto que iniciou em 2007 e continua até a atualidade, pretende divulgar a escritura contemporânea de autoras de língua alemã no Brasil e de língua portuguesa na Alemanha. Um dos objetivos é a elaboração e publicação de duas antologias: contos de escritoras brasileiras traduzidos para o alemão e contos de escritoras alemãs traduzidos para o português. Outro objetivo é realizar trabalhos comparativos entre essas duas escrituras. Dentre as literaturas de língua alemã terão destaque nessa pesquisa as escritoras Gabriele Wohmann, Christa Wolf, Ingeborg Bachmann, Herta Müller, além de algumas da nova geração, como Silke Scheuermann, Julia Frank e Judith Hermann. Dentre as de literatura brasileira, especialmente as que começaram a publicar nos anos 90 do século XX, como Maria Valéria Rezende, Luci Collin, Beatriz Bracher, Andréa del Fuego, Lívia Garcia Roza, dentre outras. Aluna de graduação integrante (2008) do projeto com a pesquisa e tradução do conto "Mir Nichts, dir Nichts" de Julia Franck, sob a orientação da prof. dra. Rosvitha Friesen Blume..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Moda/Especialidade: Design de Moda.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Fabricação Digital.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Têxtil.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Tecnologia.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIRES, B. R.2013PIRES, B. R.; COSTA, M. I. . Inovações Têxteis da Pós-Modernidade. Modapalavra E-periódico, v. 9, p. 181, 2013.

2.
PIRES, B. R.2012PIRES, B. R.. Erotik in der zeitgenössischen Literatur von Frauen am Beispiel von der Kurzgeschichten Mir nichts, dir nichts von Julia Franck und Eucaristia von Andréa del Fuego. Mafuá, v. ano 10, p. 17, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, B. R.; MARTINS, S. . Fabricação digital e impactos na produção em pequena escala no campo da moda: criatividade, inovação, sustentabilidade e inclusão. In: Colóquio de Moda, 2017, Bauru - SP. 13º COLÓQUIO DE MODA, 2017.

2.
KUSSIK, H. ; PIRES, B. R. . Pensar crítico do designer a partir da técnica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Moda, 2014, Florianópolis. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Moda, 2014.

3.
MARTINS, L. ; PIRES, B. R. ; MARTINS, S. . Fashion, Change and Contamination. In: 2° International Fashion and Design Congress, 2014, Milão. CIMODE 2014 - 2° Congresso internazionale di Moda e Design / 2° International Fashion and Design Congress. Milão, 2014. v. 2.

4.
PIRES, B. R.. Coded Sensation: O contemporâneo na união de figurino, poéticas e tecnologia.. In: 9º Colóquio de Moda, 2013, Fortaleza. Anais - 9º Colóquio de Moda, 2013.

5.
PIRES, B. R.. Poéticas Tecnológicas Vestíveis: aspectos do contemporâneo em novas expressões criativas.. In: #12ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2013, Goiânia. Artigo completo de participantes com apresentação formato Pôsters Digitais / MediaLab, 2013. v. 12.

6.
PIRES, B. R.; VIANA, L. ; ALVES, R. ; NOBREGA, L. C. O. ; FAVERO, M. B. . Sobre Tecidos: do Rústico Artesanato às Inovadoras Tecnologias Contemporâneas Aplicadas. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Moda, 2012, Goiânia. Anais II Encontro Nacional de Pesquisa em Moda, 2012. p. 97-107.

Artigos aceitos para publicação
1.
PIRES, B. R.. O estudo sobre a contemporaneidade como base para criação de novos designs têxteis que transcende a tradicional funcionalidade do tecido. Actas de Diseño, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
PIRES, B. R.. Moda e Fabricação Digital - Semana Universitária Têxtil e Moda Each/Usp. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
KUSSIK, H. ; PIRES, B. R. . Pensar crítico do designer a partir da técnica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PIRES, B. R.. Poéticas Tecnológicas Vestíveis: aspectos do contemporâneo em novas expressões criativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PIRES, B. R.. Coded Sensation: O contemporâneo na união de figurino, poéticas e tecnologia.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARTINS, A. C. M. ; PIRES, B. R. ; DAGA, A. C. . Biblioteca Digital do Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL). 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PIRES, B. R.; BATISTA, P. ; ZAG, C. . O que é Ciência e Tecnologia - Semana da Ciência e Tecnologia IFB - Taguatinga. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PIRES, B. R.; GUERRA, S. ; RANGEL, J. ; GOMES, R. . Fashion Revolution - 'River Blue' - Moda e sustentabilidade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
PIRES, B. R.; M., F. . 'FabLab incentiva o uso de fabricação digital na moda' Revista Vogue. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PIRES, B. R.. ModaLabLivre. 2018; Tema: Tutoriais e Informações sobre Moda e Fabricação Digital. (Site).

2.
PIRES, B. R.. Tutoriais - Design de Moda. 2015; Tema: Tutoriais abertos para trabalhos voltados para a moda em softwares de edição de imagem e de vetorização. (Blog).

3.
PIRES, B. R.. Portfolio - Design de Estamparia. 2015; Tema: Design de Estamparia - Portfolio. (Site).

4.
PIRES, B. R.. Portfolio - Designer de Moda. 2015; Tema: Portfolio - Designer de Moda. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIRES, B. R.. Fab Moda Lab. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas específicas sobre produção de modelos e fabricação digital para o campo da moda).

2.
PIRES, B. R.; LEAL, A. . IMPRESSÃO 3D PARA TÊXTEIS E MODA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PIRES, B. R.; LEAL, A. . PREPARE A POSE E FAÇA SEU PRÓPRIO MANEQUIM COM SCAN 3D. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PIRES, B. R.. POSSIBILIDADES DO CORTE A LASER PARA TÊXTEIS E PRODUTOS DE MODA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PIRES, B. R.; KUSSIK, H. . BIOPLÁSTICOS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PIRES, B. R.; LEAL, A. ; ARAUJO, M. . FÔRMAS INSTANTÂNEAS PARA ACESSÓRIOS DE MODA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
QUINTELA, U. ; PIRES, B. R. ; LEAL, A. . MODELAGEM PARAMÉTRICA PARA ESTRUTURAS TÊXTEIS E PRODUTOS DE MODA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PIRES, B. R.. Explorando Possibilidades do Escaner 3D para a Moda. 2017. .

9.
PIRES, B. R.; KUSSIK, H. . Oficina de Bioplásticos. 2017. .

10.
PIRES, B. R.. MODA E FABRICAÇÃO DIGITAL. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
PIRES, B. R.. Wearable Senses Lab Workshop. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
PIRES, B. R.. Wearable Senses Lab Insructions workshop. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
PIRES, B. R.. Wearable Senses Lab Workshop. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
PIRES, B. R.. Tutoriais - Design de Moda - Produção Digital. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas específicas sobre criação de produtos, desenhos e modelos em meios digitais para a moda).

15.
PIRES, B. R.. Oficina: Criação de estampas corridas no photoshop. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
PIRES, B. R.. Desenho de Moda no Gimp no SESC Vila Mariana. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
PIRES, B. R.. Treinamento Coleção primavera-verão Avanzzo 2012. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento institucional).

18.
PIRES, B. R.. Oficina de corte e costura: sacolas recicláveis para o Centro Acadêmico da Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
PIRES, B. R.. Relatório final de monitoria em modelagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. 2010. (Relatório de monitoria).

20.
PIRES, B. R.. Relatório iniciação científica - Bancos de dados literários digitais do Núcleo de Pesquisa em Informática Literatura e Lingüística NUPILL/UFSC. 2006. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
PIRES, B. R.. Tempo (Ex)Piralado - desenho - Casa dos Criadores. 2010. Desenho.

Outras produções artísticas/culturais
1.
WULLUR, A. ; TOMICO, O. ; PIRES, B. R. . Chandeliier Cut per Yard; In: 'Hands Off!New Dutch Design at the Confluence of Technology and Craft'. 2015 (Exposição).

2.
PESTANA, S. R. F. ; PIRES, B. R. ; MATTAR, M. . Perch - uma celebração de voos e quedas.. 2014 (Co-criação de figurino para Lume Companhia de Teatro).

Demais trabalhos
1.
PIRES, B. R.. Backstage São Paulo Fashion Week - Outono inverno 2011. 2010 (Assistente de produção em desfiles) .

2.
PIRES, B. R.. Backstage São Paulo Fashion Week - Primavera verão 2010. 2009 (Assistente de produção em desfiles) .

3.
PIRES, B. R.. Assistente de produção - Floripa Fashion Donna DC. 2008 (Assistente de produção em desfiles) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DesignModaLab: Métodos, Processos, Inovação.Moda e Fabricação Digital. 2017. (Outra).

2.
Semana de Têxtil e Moda Usp.Moda e Fabricação Digital. 2017. (Outra).

3.
ArcIntex Conference. 2016. (Simpósio).

4.
Debate Têxtil e Moda: o papel da pesquisa em materiais para inovação. 2016. (Encontro).

5.
Jornada Flavio de Carvalho: O berco da forca poetica. 2016. (Outra).

6.
TEI - Tangible, Embedded and Embodied Interaction. 2016. (Congresso).

7.
ARCINTEX NETWORK Conference and WORKSHOP: Active Textiles. 2015. (Congresso).

8.
DRIVE - Design Research an Inovation - CLICKNL: Circular Economy. 2015. (Outra).

9.
DRIVE - Design Research an Inovation - CLICKNL | DRIVE 2015 : Crossovers. 2015. (Outra).

10.
Dutch Design Week. 2015. (Outra).

11.
Werkkonferenz Düsseldorf. 2015. (Outra).

12.
4º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda - ENPModa.Pensar crítico do designer a partir da técnica. 2014. (Encontro).

13.
5° ENCONTRO INTERNACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA: ?Realidades Mistas & Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologigiasa?. 2014. (Encontro).

14.
E-SCAPES. 2014. (Encontro).

15.
12° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#12.ART): prospectiva poética.Poéticas Tecnológicas Vestíveis.. 2013. (Encontro).

16.
9º Colóquio de Moda. Coded Sensation: O contemporâneo na união de figurino, poéticas e tecnologia.. 2013. (Congresso).

17.
SIIMI - Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. 2013. (Simpósio).

18.
Encuentro Latinoamericano de Diseño 2012.Contemporaneidade e novas funcionalidades agregadas aos têxteis. 2012. (Encontro).

19.
1º Seminário internacional de Design, Moda, Mídia e Arte. 2009. (Seminário).

20.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: Corpo, violência e poder. 2008. (Seminário).

21.
VI Encontro de Moda e II Ciclo de Moda, Mídia e Arte. 2008. (Encontro).

22.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. 2006. (Seminário).

23.
XVI Seminário de Iniciação Científica.Biblioteca Digital do Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL). 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRES, B. R.; LEAL, A. ; CASTRO, G. . DesignModaLab: Métodos, Processos e Inovação. 2017. (Outro).

2.
SILVEIRA, B. ; PIRES, B. R. . Desfile de formatura da UDESC. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Trudie Bossi; Tara Mengelers; Randi Nuij; Chiel van der Vlis. Experience of 3D printed textures. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Industrial Design) - Eindhoven University of Technology. Orientador: Rafaela Blanch Pires.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
PIRES, B. R.. Wearable Senses Lab Workshop. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PIRES, B. R.. Wearable Senses Lab Workshop. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PIRES, B. R.; LEAL, A. . IMPRESSÃO 3D PARA TÊXTEIS E MODA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PIRES, B. R.; LEAL, A. . PREPARE A POSE E FAÇA SEU PRÓPRIO MANEQUIM COM SCAN 3D. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PIRES, B. R.. POSSIBILIDADES DO CORTE A LASER PARA TÊXTEIS E PRODUTOS DE MODA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PIRES, B. R.; KUSSIK, H. . BIOPLÁSTICOS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PIRES, B. R.; LEAL, A. ; ARAUJO, M. . FÔRMAS INSTANTÂNEAS PARA ACESSÓRIOS DE MODA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
QUINTELA, U. ; PIRES, B. R. ; LEAL, A. . MODELAGEM PARAMÉTRICA PARA ESTRUTURAS TÊXTEIS E PRODUTOS DE MODA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PIRES, B. R.. Explorando Possibilidades do Escaner 3D para a Moda. 2017. .

10.
PIRES, B. R.; KUSSIK, H. . Oficina de Bioplásticos. 2017. .

11.
PIRES, B. R.. MODA E FABRICAÇÃO DIGITAL. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PIRES, B. R.; M., F. . 'FabLab incentiva o uso de fabricação digital na moda' Revista Vogue. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 18:52:45