Anderson de Rieti Santa Clara dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1589273232743284
  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


Anderson de Rieti Santa Clara dos Santos é graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009). Nesta instituição foi pesquisador do grupo de pesquisa Memórias, trabalho e culturas africanas e afro-descendentes na Bahia, nas linhas História do recôncavo: fontes e acervos; e, memórias e experiências africanas e afro-descendentes, estudando as filarmônicas santamarenses (1898 - 1940). É pós-graduado em História Militar Brasileira, modalidade Lato-sensu, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Oficial da Marinha do Brasil, no posto de Capitão-Tenente do Quadro Técnico, servindo na Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. As principais áreas de interesse são: História Militar, Música Militar e Preservação de acervos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson de Rieti Santa Clara dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, A. R. S. C.

Endereço


Endereço Profissional
Marinha do Brasil, Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
Rua Dom Manuel
Centro
20010090 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21046722


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Mestrado em História do Império Português.
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal. Orientador: Não escolhido.
2016 - 2017
Especialização em História Militar Brasileira. (Carga Horária: 490h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: RUÍDOS DA GUERRA TRANSFORMADOS EM MÚSICA: REPRESENTAÇÕES MUSICAIS DA GUERRA DO PARAGUAI EM FELIPE NÉRI DE BARCELLOS.
Orientador: PAULO ANDRÉ LEIRA PARENTE.
2015 - 2016
Especialização em Especialização em História Militar. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: DOS RUÍDOS DA GUERRA À MÚSICA: REPRESENTAÇÕES SOBRE A BATALHA NAVAL DO RIACHUELO (1865) EM FELIPE NÉRI DE BARCELLOS.
Orientador: Luiz Guilherme Buchmann Figueiredo.
2004 - 2009
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Música nos coretos, ruídos nos palacetes: o cotidiando das filarmônicas de Santo Amaro da Purificação - Ba(1897 - 1932).
Orientador: Drª. Ione Celeste Jesus de Sousa.




Atuação Profissional



Marinha do Brasil, MB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Primeiro-Tenente Encarregado de Divisão, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Instrutor de História Naval, Enquadramento Funcional: Destaque, Carga horária: 20
Outras informações
Destacado Professor de História Naval no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk em julho de 2017.


Policia Militar da Bahia, PM/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Militar da Ativa, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio da Polícia Militar da Bahia, CPM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, ADAB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Fiscalização Agropecuária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, A. R. S. C.2018SANTOS, A. R. S. C.. Uma polka dedicada a um 'Bravo official da Armada Brasileira'pela passagem de Humaitá: uma narrativa na construção de vultos navais. NAVIGATOR (RIO DE JANEIRO), v. 14, p. 99, 2018.

2.
SANTOS, A. R. S. C.2015SANTOS, A. R. S. C.. A Batalha Naval do Riachuelo por Felipe Néri de Barcellos: música, ofício e glória na composição de um voluntário da pátria. Navigator (Rio de Janeiro), v. 11, p. 111-118, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. R. S. C.. O HINÁRIO PORTUGUÊS E MÚSICA MILITAR NO BRASIL: SIMILITUDES E SINGULARIDADES NA PRODUÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS HINOS E MÚSICAS MILITARES NO FINAL DO SÉCULO XVIII E INÍCIO DO SÉCULO XIX.. In: Encontro Internacional: História & Parceria e XVIII Encontro de História, 2018, Niterói. Anais do Encontro Internacional: História & Parceria e XVIII Encontro de História, 2018.

2.
SANTOS, A. R. S. C.. FRAGMENTOS DE UMA TRAJETÓRIA: OS CAMINHOS DE UM MÚSICO VOLUNTÁRIO DA PÁTRIA. In: XXX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017.

3.
SANTOS, A. R. S. C.. Partitura como fontes para a história militar: possibilidades em uma representação da Batalha Naval do Riachuelo. In: 1º Simpósio Nacional de História Militar, 2016, Rio de Janeiro. Anais do 1º Simpósio Nacional de História Militar, 2016. p. 1-19.

4.
SANTOS, A. R. S. C.. Representações musicais e memórias de uma batalha: articulações entre história militar e história da música à luz de um poema sinfônico. In: 27º Encontro de História da ANPUH - Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçú. Anais do 27º Encontro de História da ANPUH - Rio: entre o local e o global, 2016.

5.
SANTOS, A. R. S. C.. Os sons de Riachuelo: Memórias e Representações Musicais em Filippe Néri de Barcellos e Oswaldo Cabral. In: XVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos Historiadores - Velhos e Novos Desafios, 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos do XVIII Simpósio Nacional de História, 2015.

6.
SANTOS, A. R. S. C.. Memorialistas santamarenses: quando a história encontra a memória. In: IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - ANPUH-BA HISTÓRIA: SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS., 2008, Vitória da Conquista. Anais Eletrônicos IV Encontro Estadual de História ANPUH-BA, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. R. S. C.. As filarmônicas santo-amarenses nas primeiras décadas republicanas: entre símbolos e experiências musicais. In: XI Seminário de Inicicação Científica da UEFS, 2007, Feira de Santana - BA. Resumos do XI Seminário de Iniciação Científica da UEFS. Feira de Santana - BA: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. R. S. C.. A presença negra e mestiça nas maviosas filarmônicas da Bahia no pós-emancipação. In: V Colóquio Internacional Trabalho Forçado Africano, 2008, Salvador. Caderno de programação e resumo de dos simpósios temáticos, 2008.

2.
SANTOS, A. R. S. C.. Os Liras e os Apolos: Ruídos de Civismo e Civilidade nas Filarmônicas Santo-amarenses nas Primeiras Décadas Republicanas. In: III Encontro Cultura e Memória. História: Cultura e Sentimento, 2007. Caderno de Resumos do 3º Encontro Cultura e Memória. Recife: Comissão Organizadora, 2007. p. 57-58.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. R. S. C.. MÚSICOS A BORDO: PRÁTICAS MUSICAIS NOS NAVIOS DA MARINHA IMPERIAL EM VIAGENS DE FINS DO SÉCULO XIX. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, A. R. S. C.. Resenha de RESTIER, Renato. Antítese da Civilidade: Poder Naval, Pensamento Político e Guerra no Segundo Reinado (1850-1876).. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha, 2013 (Resenha Revista Navigator (Subsídios para a História Marítima e Brasileira)).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SANTOS, A. R. S. C.; SOUSA FILHO, J. R. . Ninhos. 2007. Outra.

Música
1.
SANTOS, A. R. S. C.; PAIXAO, R. S. ; SOUSA FILHO, J. R. . Apito do Trem. 2007. Interpretação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Simpósio Nacional de História Militar.Partitura como fontes para a história militar: possibilidades em uma representação da Batalha Naval do Riachuelo. 2016. (Simpósio).

2.
27º Encontro de História da ANPUH - Rio: entre o local e o global.Representações musicais e memórias de uma batalha: articulações entre história militar e história da música à luz de um poema sinfônico. 2016. (Encontro).

3.
XVIII Simpósio Nacional de História.OS SONS DE RIACHUELO: MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES MUSICAIS DE UMA BATALHA NAVAL EM FILIPPE NÉRI DE BARCELLOS E OSWALDO CABRAL. 2015. (Simpósio).

4.
II Seminário Preservação do Patrimônio Arqueológico. 2014. (Seminário).

5.
Minicurso 011: Guerra, Império e o lugar do saber histórico na antiguidade clássica no XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas. 2014. (Outra).

6.
III Colóquio de História Militar - Acervos Militares: um mergulho na história e na cultura militar. 2013. (Outra).

7.
Seminário Jerônimo de Albuquerque e a conquista do Maranhão. 2013. (Seminário).

8.
Seminário Preservação de Patrimônio Arqueológico. 2013. (Seminário).

9.
A Era Vargas. 2012. (Seminário).

10.
A História Militar e o diálogo com os outros campos do conhecimento. 2012. (Outra).

11.
Congresso Internacional Trabalho Forçado Africano - Brasil, 120 anos de aboição. A presença negra e mestiça nas "maviosas" filarmônicas da Bahia no pós-emancipação. 2008. (Congresso).

12.
I Seminário de Pesquisa do Mestrado em História. 2008. (Seminário).

13.
IV Encontro Estadual de História - Anpuh-Ba.Memorialistas santamarenses: quando a história encontra a memória. 2008. (Encontro).

14.
III Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.. 2007. (Encontro).

15.
III Encontro Cultura e Memória. História: Cultura e Sentimento.Os Liras e os Apolos: Ruídos de Civismo e Civilidade nas Filarmônicas Santo-amarenses nas Primeiras Décadas Republicanas. 2007. (Encontro).

16.
Mini-curso: História e Cultura in: III Encontro Culltura e Memória. 2007. (Encontro).

17.
Encontro Nacional dos Estudantes de História.As filarmônicas santamarenses: práticas musicais, civismo e ruído (1898 - 1936). 2006. (Encontro).

18.
I Seminário do Labelu: Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais. 2006. (Seminário).

19.
Seminário do Centro de Pesquisa e Extensão do DCHF - Universidade Estadual de Feira de Santana.O cenário musical na festa da Purificação (1964 - 1985). 2006. (Seminário).

20.
I International Congress of female slavery, orphanage and porvety in the portuguese colonial empire (16th-20th centuries). 2005. (Congresso).

21.
II Simposio Feirense sobre estudos de Gênero: Educação e cultura sexual/ I Semana das mulheres. 2005. (Simpósio).

22.
Mini-curso: Gênero nas Ciências sociais : Algumas reflexões na Sociologia, Antropologia e Ciência Política.. 2004. (Outra).

23.
Reunião Regional da SBPC - Ciência e Educação: construindo saberes na diversidade. 2004. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 22:54:14