Rafaella Uhiara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5857775051423096
  • Última atualização do currículo em 13/09/2018


Bacharel em Teatro com habilitação em Direção Teatral (USP, 2007), mestre e doutora em Estudos Teatrais (Université Sorbonne Nouvelle, 2018 e 2011), Rafaella Uhiara é afiliada ao laboratório de Teoria e História das Artes e Literaturas da Modernidade (THALIM) do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS). Tem publicações na Bélgica, França e Reino Unido. Lecionou no Departamento de Artes do Espetáculo da Université Rennes 2 (França) e atua hoje como formadora na SP Escola de Teatro. É editora assistente da revista Sala Preta (USP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafaella Uhiara
Nome em citações bibliográficas
UHIARA;UHIARA, Rafaella


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2018
Doutorado em Études Théâtrales.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Título: Métathéâtre contemporain : la quête paradoxale d'une société perdue, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Marie-Madeleine Mervant-Roux.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: teatro contemporâneo; século XXI; teatro e sociedade; Reflexividade; metateatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2009 - 2011
Mestrado em Master en Etudes théâtrales.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Título: L?imaginaire, le rythme et le sens dans le modèle dramaturgique du Théâtre du Radeau. Recherche sur le rapport oeuvre-spectateur dans les spectacles,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Marie-Madeleine Mervant-Roux.
Palavras-chave: teatro contemporâneo; encenação; dramaturgia; música.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Direção Teatral.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2008 - 2009
Especialização em Maitrise en Etudes théâtrales. (Carga Horária: 150h).
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Título: Entre orchestration et dramaturgie. Recherche sur le mode de composition du spectacle.
Orientador: Marie-Madeleine Mervant-Roux.
2003 - 2007
Graduação em Artes Cênicas - Bacharelado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Projeto Teatral - "O homem de areia", de E.T.A. Hoffmann.
Orientador: Prof. Dr. Felisberto Sabino da Costa.




Formação Complementar


1999 - 2001
English - Advanced Course. (Carga horária: 102h).
Pink & Blue Freedom, PBF, Brasil.
1998 - 2001
Espanhol. (Carga horária: 262h).
Pink & Blue Freedom, PBF, Brasil.
1999 - 1999
Tintas, tato e texturas. (Carga horária: 15h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1999 - 1999
O Ator: O Senhor de palavras e ideias (Lucimara Martins). (Carga horária: 17h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1999 - 1999
Pintura e Literatura (Rosa Maria Deléo). (Carga horária: 20h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1998 - 1998
Teatro de papel (Luiz Cláudio Masse Gonçalves). (Carga horária: 36h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1998 - 1998
Breve panorama do cinema mundial (Rogério Corrêa da Silva). (Carga horária: 1998h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1998 - 1998
À Flor da Obsessão: cenas do universo de N. Rodrigues (Jefferson Zanchi). (Carga horária: 40h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1998 - 1998
Shakespeare e os Sonhos de uma noite de verão (Haydée Bittencourt). (Carga horária: 10h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1998 - 1998
Treinamento de atores através da Máscara (Fred Hunzicker). (Carga horária: 20h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1998 - 1998
Nelson Rodrigues (Verônica Fabrini). (Carga horária: 30h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1998 - 1998
Alfabetização musical (Luciene Costa Lima Silva). (Carga horária: 30h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1998 - 1998
Cantar para ser feliz (Tato Fischer). (Carga horária: 40h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1998 - 1998
Introdução aos processos de Escultura Moderna (Marco do Valle). (Carga horária: 40h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1998 - 1998
Expressão Corporal (Cláudia Fernandes da Silva). (Carga horária: 30h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1998 - 1998
Cenografia e Figurino (Heliana Marcia Santos Alves). (Carga horária: 21h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1998 - 1998
Descobrindo a própria voz (Lúcia Maria Castilho e Piza). (Carga horária: 8h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1997 - 1997
Tirar som do lixo (Reginelena Pinto Ramalho Terossi). (Carga horária: 30h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1997 - 1997
Iniciação Teatral (Simone Evaristo). (Carga horária: 30h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1997 - 1997
O circo-teatro, o ator e o palhaço (Ramon Lemos). (Carga horária: 30h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1997 - 1997
Grupo de Voz (Danielle Schinor). (Carga horária: 20h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1997 - 1997
Jogo de Corpo (Silvia Fonseca). (Carga horária: 10h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1997 - 1997
Comunicação e Expressão Teatral (Alex Capelossa). (Carga horária: 30h).
Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, OCRCG, Brasil.
1995 - 1995
Restauração de Livros. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Limeira, PML, Brasil.


Atuação Profissional



Université de Rennes II, RENNES 2, França.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: chargée de cours, Carga horária: 4


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda (Doutorado Pleno no Exterior), Regime: Dedicação exclusiva.


SP Escola de Teatro, SPET, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Contratada como MEI, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 16
Outras informações
Contratada em 2017 para ministrar aulas magnas ("Dramaturgia Sonora" e "Teatro Contemporâneo") e para acompanhar o trabalho "Microcenas". Acompanha, a partir do segundo semestre de 2018, todos os experimentos do Módulo Vermelho e ministra semanalmente as aulas de "Dramaturgia Sonora" e "Repertório".


Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Tutora (vacataire) do SCD, Enquadramento Funcional: tutora, Carga horária: 10


Teatro da Vertigem, TV, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Encenação, Carga horária: 30


Bibliothèque nationale de France, BnF, França.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Encarregada/questões científicas e técnicas, Carga horária: 20


Teatro Laboratório da ECA/USP, TL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Iluminação (bolsa trabalho), Carga horária: 10


Associação de Reabilitação Infantil Limeirense, ARIL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Encenadora do grupo de teatro, Carga horária: 6


Centro Acadêmico Visconde de Cairu da Faculdade de Economia e Administração, CAVC - FEA/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: oficineiro, Enquadramento Funcional: professor de teatro, Carga horária: 12



Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: SALA PRETA (USP)
2014 - Atual
Periódico: Revista aSPAs
2011 - 2014
Periódico: Sala Preta (USP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História do Teatro.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Outras Sociologias Específicas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2000
Moção de aplausos, Câmara de Vereadores de Piracicaba-SP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
4UHIARA, Rafaella2016UHIARA, Rafaella; WEGNER, Ana . A estética do bisonho: reflexões sobre a vocalidade no teatro de Philippe Quesne. Urdimento (UDESC), v. 2, p. 381-396, 2016.

2.
2UHIARA, Rafaella2015 UHIARA, Rafaella. L?autocommentaire en scène : les enjeux et les risques de la réflexivité dans un média éphémère. Interférences litteraires / Literaire interferencies, v. 15, p. 55-62, 2015.

3.
5UHIARA, Rafaella2013UHIARA, Rafaella. 'Sonoplastia': termo em desuso?. A[L]BERTO, v. 4, p. 47-54, 2013.

4.
UHIARA, Rafaella2013 UHIARA, Rafaella. Sobre o legado de uma arte efêmera: breve reflexão sobre a fugacidade do evento teatral e sua perenidade na memória do espectador a partir do espetáculo Â-Cour d?honneurÂ-, de Jérôme Bel (2013). Revista Sala Preta Eletrônica, v. 13, p. 121-129, 2013.

5.
1UHIARA, Rafaella2011 UHIARA, Rafaella. 'Sonoplastia', un môt fantôme. THÉÂTRE/PUBLIC, v. 199, p. 35-39, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
UHIARA, Rafaella. La composition d'une identité théâtrale à travers le reflet d'un fleuve-égout - Autour du spectacle "BR-3" (São Paulo, 2005) du Teatro da Vertigem. In: Francesco d'Antonio; Myriam Chopin. (Org.). Théâtrlisation de l'espace urbain. 1ed.Paris: Orizons, 2017, v. 1, p. 237-251.

2.
UHIARA, Rafaella. Les moulins à vent du théâtre. Brève réflexion sur donquichottisme et théâtre à partir du spectacle Quixote (Brésil, 2001).. In: Magali Alphand ; Emmanuelle Guittet ; Mélanie Lallet ; Ken Slock ; Claire Stavaux ; Laura Cappelle. (Org.). Esthétisation des Médias et médiation des arts. 1ed.Paris: L'Harmattan, 2016, v. 1, p. 127-134.

3.
UHIARA, Rafaella. Une théâtralisation de l?état des lieux de l?art théâtral contemporain. Autour du spectacle 'L'effet de Serge' (20017), de Philippe Quesne. In: René Agostini; Madelena Gonzalez. (Org.). Aesthetics and Ideology in Contemporary Literature and Drama. 1ed.Newcastle: Cambridge Scholars Publishing Ltd, 2015, v. 1, p. 65-76.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
UHIARA, Rafaella. Entre orquestracao e dramaturgia. In: VI Congresso de pesquisa e pós-graduação em artes cênicas, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
UHIARA, Rafaella. L?enthousiasme envers l?amateur : une critique au professionnalisme chez Jérôme Bel et Philippe Quesne. Double Jeu, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
UHIARA, Rafaella. Sur quoi une ?uvre du Radeau peut-elle nous inciter à discuter ?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
UHIARA, Rafaella. Une théâtralisation de l?état des lieux de l?art théâtral contemporain. Autour du spectacle 'L?effet de Serge' (2007), de Philippe Quesne.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
UHIARA, Rafaella. Don Quichotte, vendeur d'éponges. Brève réflexion sur quichottisme et théâtre à partir du spectacle 'Quixote'.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
UHIARA, Rafaella. Breve reflexão sobre a frequente oposição entre ?liberdade criativa? e teatro ?convencional?. Estudo do caso do Théâtre du Radeau.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
UHIARA, Rafaella. La composition d?une identité nationale à travers le reflet d?un fleuve-égout. Autour du spectacle 'BR-3' (São Paulo, 2005) du Teatro da Vertigem.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
UHIARA, Rafaella; EIKMEIER, M. . ?Dramaturgia Sonora? - Poéticas Sonoras e seus Vínculos com a Escuta Cotidiana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
UHIARA, Rafaella. Entre orquestração e dramaturgia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
UHIARA, Rafaella. A representação emancipada. São Paulo: Sala Preta - PPGAC/USP, 2013. (Tradução/Artigo).

2.
UHIARA, Rafaella. Os dois teatros. São Paulo: revista Sala Preta, Departamento de Artes Cênicas da USP, 2012. (Tradução/Artigo).

3.
UHIARA, Rafaella. 'O que você está lendo?' Jean-Pierre Sarrazac. São Paulo: Sala Preta - PPGAC/USP, 2011. (Tradução/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
UHIARA, Rafaella. O lugar onde não vemos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
UHIARA, Rafaella; SCAPINI, E. ; SCAPINI, N. ; ANDRIOLA, A. . Show de horrores: mostra de acrobacias aéreas. 2016. Circense.

2.
UHIARA, Rafaella. João e Maria. 2014. Teatral.

3.
UHIARA, Rafaella. Le repas - trois essais sur le cannibalisme. 2011. Teatral.

4.
UHIARA, Rafaella. Le songe. 2010. Teatral.

5.
UHIARA, Rafaella. Homem de Areia. 2007. Teatral.

6.
UHIARA, Rafaella. Martin ou Um homem não é um copo. 2006. Teatral.

7.
UHIARA, Rafaella. Revolver - a trashy and melodramatic cartoon. 2006. Teatral.

8.
UHIARA, Rafaella. Fuenteovejuna (dir. Gustavo Trestini e Simone Boer). 2002. Teatral.

9.
UHIARA, Rafaella; FERMINO, M. ; ALVES, T. ; ESPINHARA, V. ; CORREIA, R. ; CHAMPI, A. ; BARBOSA, F. ; FERNANDES, V. ; POLLA, R. . Medida por Medida (dir. Gerson Steves). 2001. Teatral.

10.
POLLA, R. ; SCARPA, J. ; CAVAGIS, D. ; POPPI, W. ; UHIARA, Rafaella ; LIMONGE, F. ; PEREIRA, R. ; BEDUSCHI, V. . Vera Cruz (dir. Reinaldo Santiago e Marcília Rosário). 2000. Teatral.

11.
SCARPA, J. ; BENE, C. ; LIMONGE, F. ; MORALE, N. ; BEDUSCHI, V. ; UHIARA, Rafaella ; ADORNO, R. ; PEREIRA, R. . Morte e vida severina (dir. Reinaldo Santiago e Marcília Rosário). 1999. Teatral.

12.
UHIARA, Rafaella; SCARPA, J. ; LIMONGE, F. ; POPPI, W. ; CAVAGIS, D. ; POLLA, R. ; BEDUSCHI, V. ; BENE, C. . Deus (dir. Reinaldo Santiago e Marcília Rosário). 1999. Teatral.

13.
UHIARA, Rafaella; SCARPA, J. ; BEDUSCHI, V. ; BENE, C. ; LIMONGE, F. . Pretextos (dir. Marcília Rosário e Reinaldo Santiago). 1999. Teatral.

14.
UHIARA, Rafaella. Sonho de uma noite de verão (dir. Gerson Fontes). 1998. Teatral.

15.
PEREIRA, D. M. A. ; COSTA, S. ; CORREIA, R. ; UHIARA, Rafaella ; FERRAZ, R. ; VIANA, H. ; POMPEU, C. . À flor da obsessão (dir. Jefferson Zanchi). 1998. Teatral.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
UHIARA; PERRARD, N.; FAGET, A.; GILBERT A.; TRESGOTS D.. Jurada do Festival de Teatro. 2011. Association théâtrale des étudiants de l'Université Paris 3.

2.
UHIARA; BORGO, J.; RHIS, W.; ZAINE, F.; VIEIRA, J.. Jurada do Festival Nacional de Limeira (teatro). 2005. Prefeitura Municipal de Limeira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Esthétique(s) et idéologie(s) dans l'art contemporain, théâtral ou autre.Une théâtralisation de l?état des lieux de l?art théâtral contemporain. Autour du spectacle "L?effet de Serge" (2007), de Philippe Quesne.. 2013. (Simpósio).

2.
Esthétisation des médias/Médiation des arts.Don Quichotte, vendeur d'éponges. Brève réflexion sur quichottisme et théâtre à partir du spectacle. 2013. (Seminário).

3.
Congresso da ABRACE. Breve reflexão sobre a frequente oposição entre ?liberdade criativa? e teatro ?convencional?. Estudo do caso do Théâtre du Radeau.. 2012. (Congresso).

4.
La théâtralisation de l?espace urbain.La composition d?une identité nationale à travers le reflet d?un fleuve-égout. 2012. (Simpósio).

5.
Primeiro Encontro de Sonoplastia.Dramaturgia Sonora - Poéticas Sonoras e seus Vínculos com a Escuta Cotidiana.. 2010. (Encontro).

6.
VI Congresso de pesquisa e pós-graduação em artes cênicas. Entre orquestração e dramaturgia. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
UHIARA; CINTRA, F. C. M. ; EIKMEIER, M. ; QUEIROZ, E. ; SEVERO, R. ; TEIXEIRA, R. . Primeiro Encontro de Sonoplastia. 2010. (Congresso).



Outras informações relevantes


Título de doutorado estrangeiro reconhecido pela UDESC.
Título de mestre estrangeiro reconhecido pela USP.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 2:13:49