Manoel Pedro de Oliveira Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7422216939722785
  • Última atualização do currículo em 19/01/2018


Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2006) e Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade Atlântico. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe Sob a Orientação da Professora Drª Alexandrina Luz Conceição. Com interesses nas Áreas: Educação e Geografia Agrária. Atuando principalmente nos seguintes temas: capital-trabalho, questão ambiental, sociedade-natureza, campesinato e estado. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq/NPGEO/UFS Estado,Capital, Trabalho e as Políticas de Re-Ordenamento Territoriais. Professor da Educação Básica da Rede Estadual e Municipal de Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Manoel Pedro de Oliveira Junior
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Geografia.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: As Metamorfoses do Sobrelucro Capitalista no Campo com o Arrendamento de Terras,
Orientador: Alexandrina Luz Conceição.
Palavras-chave: CAPITAL; ESTADO; Renda da Terra.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: A Sujeição da Renda da Terra Camponesa,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Alexandrina Luz Conceição.
Palavras-chave: CAMPESINATO; TRABALHO; Renda da Terra.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Especialização em Educação Ambiental. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Atlântico, FA, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O DISCURSO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NUMA ANÁLISE PARA ALÉM DAS CONCEPÇÕES REIFICADAS.
Orientador: José Hunado de Lima.
2007
Graduação em andamento em Geografia Bacharelado.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: A Relação Capital-Trabalho na Produção do Fumo no Município de Riachão do Dantas..
Orientador: José Eloizio da Costa.
2003 - 2006
Graduação em Geografia Licenciatura.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Curso de Formação de Professores e Coordenadores Pedagógicos do Ens. Médio. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2011 - 2011
O Uso de Fontes Históricas na Pesquisa Geográfica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2009 - 2009
Direito Ambiental do Trabalho: um direito constitu. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2007 - 2007
Metodologia de Projetos. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, SEED, Brasil.
2003 - 2003
O Trabalho precário e informal, suas implicações. (Carga horária: 8h).
Associação dos Geógrafos Brasileiros, AGB, Brasil.


Atuação Profissional



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE GEOGRAFIA, Carga horária: 40


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGARTO, PML, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE GEOGRAFIA, Carga horária: 25


Prefeitura Municipal de Itapicuru, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20


Centro de Educação à Distância da Universidade Federal de Sergipe, CESAD/UAB/UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Tutor Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor no Curso de Licenciatura de Geografia nas disciplinas: História do Pensamento Geográfico e Geografia e Filosofia.


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador (ACM) Municipal do Censo 2006-07, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalho de Coordenação no Município de Riachão do Dantas do Censo Agropecuário 2006-2007 realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Outro ( Aluno Bolsista), Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista Pesquisador Voluntário, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
ESTUDO e TRABALHO: Uma Leitura da Realidade de Jovens do Ensino Médio em Idade Escolar na Região Metropolitana de Aracaju
Descrição: O trabalho deve ser entendido como satisfação das necessidades humanas, como mediação no processo de reprodução da vida. Contudo, na sociedade do capital é desestruturado, para atender aos seus mecanismos, grande parte dos jovens que frequentam a escola pública, tem que aliar trabalho e estudo para garantir a sobrevivência, apresentando-se na esfera social brasileira como realidades que estão interligadas. A adolescência, nesse viés, não é simplesmente uma fase de preparação para a vida adulta, mas sim, um período de inserção no mercado de trabalho, devido às condições de pobreza de muitos jovens e adolescentes que estão no Ensino Médio, fato que compromete suas possibilidades de vivência e futuro. Buscar-se-á nessa pesquisa refletir sobre as condições de vida e trabalho do estudante do Ensino Médio em idade escolar, observando como a precarização do trabalho, a partir da reestruturação produtiva no processo de reprodução do capital, promove a formatação da desigualdade social, possibilitando a inserção de adolescentes precocemente no mundo do trabalho, para salvaguardar a sua sobrevivência e de sua família. Para garantir uma análise mais consistente pretende-se espacializar esta temática pelas escolas estaduais de Ensino Médio da região metropolitana mais próxima de Aracaju, constituída pelos municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, inseridas na Diretoria Regional de Educação 08. O arcabouço teórico dessa pesquisa sustenta-se na produção intelectual de estudiosos que, em sua maioria, estabelecem sua compreensão de mundo, a partir do materialismo histórico e dialético. Esse estudo tem a perspectiva de contribuir com a construção do conhecimento a partir da Geografia. Intenta-se o entendimento da (re)produção do espaço e suas contradições, sob a égide do capital, a partir da reestruturação produtiva do capital e seus rebatimentos sobre o mundo do trabalho que, promove um processo social desigual e que reflete diretamente na juventude..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Manoel Pedro de Oliveira Junior - Integrante / Ricardo Menezes Santos - Coordenador / José Wharton Agostinho Santos - Integrante / Mirelle dos Santos Alves - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Bolsa.
2015 - Atual
As Contradições das Políticas Públicas no Espaço Agrário: o Pronaf na contramão das condições de reprodução social das unidades de produção familiar.
Descrição: O presente Projeto de Pesquisa tem como Instituições Integrantes/Parceiras: A Escola Estadual Abelardo Barreto do Rosário (localizada no município de Tobias Barreto), sob a orientação da professora: Vanessa Paloma Alves Rodrigues e as Escolas Estaduais Lourival Fontes e José Lopes de Almeida (ambas localizadas no município de Riachão do Dantas-SE), sob a Orientação do Professor: Manoel Pedro de Oliveira Junior. A temática desenvolvida tem sua relevância, em um momento de grande divergência de opiniões, entre intelectuais que discutem e refletem a questão agrária brasileira, no qual o divisor de águas está em torno dos avanços obtidos pela implantação de um conjunto de Políticas Públicas, que tem como marco histórico a década de 1990, a exemplo do PRONAF e outras que foram surgindo ao longo desses anos, e que vêm sendo aplicadas no espaço agrário, sejam planos, programas e projetos de escala Nacional, regional, e estadual. No presente projeto nos propomos analisar a ação do Estado por meio das Políticas Públicas no espaço agrário no Centro Sul sergipano, em particular os municípios de Tobias Barreto e Riachão do Dantas, objetiva-se sinalizar nesses municípios as alterações espaciais a partir da reflexão do caráter contraditório do par dialético exclusão/inclusão articulada no movimento da relação Capital - Trabalho - Estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Manoel Pedro de Oliveira Junior - Coordenador / Vanessa Paloma Alves Rodrigues - Integrante / Kauê Trindade Marques - Integrante / Andressa Santos Nascimento - Integrante / Luciano Silva Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Bolsa.
2015 - Atual
PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR - PRONAF E A SUJEIÇÃO DA RENDA DA TERRA EM RIACHÃO DO DANTAS-SE
Descrição: Projeto de Iniciação Científica cujo o objetivo geral é refletir sobre as novas configurações do espaço agrário sergipano tendo como pressuposto teórico o processo de sujeição da renda da terra através da política de fortalecimento da agricultura familiar - PRONAF, em Riachão do Dantas ? SE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Manoel Pedro de Oliveira Junior - Coordenador / Ricardo Menezes Santos - Integrante / Livio Oliva Oliveira - Integrante / Raimundo Otávio Correia do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Bolsa.
2013 - 2014
A Sujeição da Renda da Terra no Cultivo do Fumo em Riachão do Dantas - SE
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo abordar quais as implicações que a reestruturação produtiva do capital ocasiona na (re)produção do espaço agrário do município de Riachão do Dantas ? SE, a partir da análise das relações que se estabelecem no cultivo do fumo. Tem como proposta analisar a relação estabelecida entre a indústria de cigarros, que no estado de Sergipe, especialmente no Centro-Sul do estado (Lagarto e Riachão do Dantas principalmente ) tem mostrado forte relação de ?integração? com a pequena produção familiar camponesa. Dessa forma a análise se concentrará no município de Riachão do Dantas, por ser um dos maiores produtores e ter uma tradição na produção do fumo em Sergipe ? mesmo sob o monopólio da produção de Laranja na região. A área de estudo é marcada por grande relação e presença de grupos industriais e produtores familiares (famílias das quais pertencem muitos dos alunos das duas escolas parceiras deste Projeto de Pesquisa). Esse fato é relevante por engendrar uma série de relações entre o trabalho e o capital. Como exemplo dessa vinculação temos: a produção de laranja, para atender a indústria de suco; a produção de pimenta e outros produtos industrializados pelo Maratá; e, o fumo para atender as indústrias de tabaco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Manoel Pedro de Oliveira Junior - Coordenador / Ricardo Menezes Santos - Integrante / LUCAS DA SILVA ANDRADE - Integrante / LARISSA SANTOS OLIVEIRA - Integrante / MARIA ALICE ALENCAR DE OLIVEIRA - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Bolsa.
2006 - 2007
Um Estudo Sobre a Centralidade Urbana no Estado de Sergipe
Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PIBIC sob orientação do Professor Dr. José Eloizio da Costa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Curso de Especialização em Residência Agrária
Descrição: Curso de Especialização Lato Sensu destinado a beneficiários do PRONERA OBJETIVO: Desenvolver reflexão, pesquisa, formação e disseminação de práticas agroecológicas, possibilitando a formação de profissionais comprometidos com a melhoria das condições de vida das famílias camponesas sergipanas. Comunidade Beneficiada: assentados dos Territórios: SERTÃO OCIDENTAL; SUL SERGIPANO; ALTO SERTÃO; BAIXO SÃO FRANCISCO. Estão inclusas algumas áreas de reforma agrária na zona rural da região da Grande Aracaju..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Manoel Pedro de Oliveira Junior - Integrante / Alexandrina Luz Conceição - Coordenador / Ricardo Menezes Santos - Integrante / José Danilo Santana Silva - Integrante / Marleide Maria Santos Sérgio - Integrante.
2009 - 2010
Universalização do Acesso aos Direitos Sociais em Áreas de Reforma Agrária e Comunidades de Pequenos Agricultores do Alto Sertão Sergipano.
Descrição: Projeto de Extensão Universitária - PIBIX 2009 - Sob a Coordenação da Professora Theresa Cristina Zavaris Tanezini..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Urbana.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.2013OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. Subordinação e Apropriação da Renda da Terra na Unidade de Produção Familiar. Geonordeste (UFS), v. 3, p. 01, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.; CONCEICAO, A. L. . A Agricultura Camponesa na Sociedade Capitalista. In: XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária: Ajuste Espacial x Soberania(s): a multiplicidade das lutas e estratégias de reprodução no campo, 2016, São Cristóvão. XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária: Ajuste Espacial x Soberania(s): a multiplicidade das lutas e estratégias de reprodução no campo, 2016. p. 1-19.

2.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. O Ser Camponês: resistência e permanência nos interstícios da sociedade do capital. In: III Encontro Nacional e IX Fórum Estado, Capital, Trabalho, 2015, São Cristóvão. As (ir)racionalidades do capital nos tempos e espaço da barbárie, 2015.

3.
SANTOS, R. Menezes ; OLIVEIRA JUNIOR, M. P. . O Ensino Sobre o Campo: do conceito de sertão à sua concepção nos livros didáticos de geografia para o ensino médio. In: 8º Encontro Nacional de Formação de Professores (ENFOPE), 2015, Aracaju. Estado, Escola e Sociedade na Perspectiva da Internacionalização: desafios das políticas públicas docentes no planos de educação. Aracaju: Unit, 2015. v. 8.

4.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. O Pronaf e a Apropriação da Renda da Terra. In: II Encontro Nacional e VII Fórum Estado, Capital, Trabalho, 2013, São Cristóvão. II Encontro Nacional e VII Fórum Estado, Capital, Trabalho. Aracaju: GEPCT, 2013.

5.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. A Unidade de Produção Familiar Camponesa sob os Imperativos da Reprodução Ampliada do Capital. In: V Simpósio Internacional de Geográfia Agrária VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2011, Belém - PA. Simpósio Internacional de Geografia Agrária (5. :2011: Bélem). Belém: Açai, 2011.

6.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.; CONCEICAO, A. L. . Apropriação da Renda na Unidade Familiar de Produção. In: VI FÓRUM E I ENCONTRO NACIONAL ESTADO, CAPITAL, TRABALHO, 2011, ARACAJU. VI FÓRUM E I ENCONTRO NACIONAL ESTADO, CAPITAL, TRABALHO, 2011.

7.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. Agroindústria e Campesinato no Centro-Sul de Sergipe. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos Crises, Práxos e Autonomia: Espaços de Resistência e de Esperanaças, 2010, Porto Alegre. Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Porto Alegre, 2010.

8.
GOMES, C. S. S. ; CONCEICAO, A. L. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. P. . DA NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E REVOLUCIONÁRIA. In: III SEMINÁRIO GEOPLAN, 2009, Aracaju. Seminario de Geoecologia e Planejamento Territorial, 2009.

9.
GOMES, C. S. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. P. ; CONCEICAO, A. L. . A OCUPAÇÃO DESORDENADA E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS NA REGIÃO COSTEIRA DO LITORAL SUL DE SERGIPE.. In: III SEMINÁRIO GEOPLAN, 2009, Aracaju. Seminario de Geoecologia e Planejamento Territorial, 2009.

10.
SANTOS, R. Menezes ; CONCEICAO, A. L. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. P. . A QUESTÃO AGRÁRIA: UMA LEITURA A PARTIR DOS DISCURSOS CRÍTICOS NO CAMPO BRASILEIRO. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDOS GEOGRAFICOS, 2009, CAMPINA GRANDE. EREG. Campina Grande - PB: Realize Editora, 2009.

11.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.; SANTOS, R. Menezes . SOCIEDADE-NATUREZA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO LIVRO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS, 2009, CAMPINA GRANDE. EREG. Campina Grande - PB: Realize Editora, 2009.

12.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. Os Mercados Periódicos da Região Centro-Sul do Estado de Sergipe: A Feira de Cristinápolis. In: XXIII Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste, 2006, Natal. Anais do XXIII EREGENE, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.; LIMA, José Renato de . AGRONEGÓCIO E CAMPESINATO NO CENTRO-SUL DE SERGIPE. Anais (Simpósio Nacional de Geografia Agrária ... Simpósio Internacional de Geografia Agrária. CD-Rom), 2009.

2.
LIMA, José Renato de ; OLIVEIRA JUNIOR, M. P. . REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO E A REPRODUÇÃO DAS UNIDADES DE PRODUÇÃO CAMPONESAS DIANTE DA SUJEIÇÃO DO TRABALHO AO CAPITAL. Anais (Simpósio Nacional de Geografia Agrária ... Simpósio Internacional de Geografia Agrária. CD-Rom), 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.; CONCEICAO, A. L. . A Agricultura Camponesa na Sociedade Capitalista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, R. Menezes ; OLIVEIRA JUNIOR, M. P. . O Ensino Sobre o Campo: do conceito de sertão à sua concepção nos livros didáticos de geografia para o ensino médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. O Ser Camponês: resistência e permanência nos interstícios da sociedade do capital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. O Pronaf e a Apropriação da Renda da Terra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.; CONCEICAO, A. L. . Apropriação da Renda na Unidade Familiar de Produção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. A Unidade de Produção Familiar Camponesa Sob os Imperativos da Reprodução Ampliada do Capital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. Agroindústria e Campesinato no Centro-Sul de Sergipe. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.; GOMES, C. S. S. ; CONCEICAO, A. L. . DA NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E REVOLUCIONARIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. A Relação Sociedade X Natureza Sob o Domínio do Capital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. A Educação (Ambiental) Como Prática Política Transformadora. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. Os Mercados Periódicos em Sergipe: A Feira de Cristinapólis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. III Encontro Nacional e IX Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2015. (Coordenador de Grupo de Trabalho).

2.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. III Encontro Nacional e IX Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2015. (Comissão Científica de Encontro, Congresso, Fórum, Simpósio).

3.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. O Trabalhador e as Consequências do Uso de Agrotóxicos no Campo Sergipano. 2015. (Debatedor).

4.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. Produção e Consumo Sustentaveis. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. Produção e Consumo Sustentáveis. 2013. (Curso de Curta Duração Ministrado).

6.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. I Simpósio Baiano de Geografia Agrária e XI Semana de Geografia da UESB. 2013. (Comissão Científica de Encontro, Congresso, Fórum, Simpósio).

7.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. II Encontro Nacional e VII Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2013. (Coordenador de Grupo de Trabalho).

8.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.. II Encontro Nacional e VII Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2013. (Comissão Científica de Encontro, Congresso, Fórum, Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FÓRUM DE DEBATES: Agrotóxicos: desenvolver ou destruir.O Trabalhador e as consequências do uso de agrotóxicos no campo sergipano. 2015. (Outra).

2.
III Encontro Nacional e IX Fórum Estado, Capital, Trabalho.O Ser Camponês: resistência e permanência nos interstícios da sociedade do capital. 2015. (Encontro).

3.
I Conferência Municipal do Meio Ambiente: Residuos Sólidos.Produção e Consumo Sustentaveis. 2013. (Outra).

4.
II Encontro Nacional e VII Fórum Estado, Capital, Trabalho.O Pronaf e a apropriação da renda da terra. 2013. (Encontro).

5.
VI FÓRUM E I ENCONTRO NACIONAL ESTADO, CAPITAL, TRABALHO.Apropriação da Renda na Unidade Familiar de Produção. 2011. (Encontro).

6.
V Simpósio Internacional de Geografia Agrária.A Unidade de Produção Familiar Camponesa Sob os Imperativos da Reprodução Ampliada do Capital. 2011. (Simpósio).

7.
Interlocuções Geográficas. 2010. (Outra).

8.
V Fórum Capital-Trabalho. 2010. (Outra).

9.
XI Jornada do Trabalho - Trabalho e as Escalas das Práxis Emancipatórias: autonomia de classe frente à territorialização do capital. 2010. (Encontro).

10.
XVI Encontro Nacional de Geógrafos Crises e Autonomia: Espaços de Resistência e de Esperanças.Agroindústria e Campesinato no Centro-Sul de Sergipe. 2010. (Encontro).

11.
III Seminário de Geoecologia e Planejamento Territorial.DA NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E REVOLUCIONÁRIA.. 2009. (Seminário).

12.
I Seminário da Sala Verde e GEPEASE. 2009. (Seminário).

13.
Ensino Médio: Sociedade do Conhecimento, Reformas, Geografia.. 2008. (Encontro).

14.
II Simpósio Nordeste de Pesquisa em Educação "Formação do Professor: Ação Investigativa. 2008. (Simpósio).

15.
II Semana África/Brasil. 2006. (Outra).

16.
Reforma Sindical e Alternativas da Classe Trabalhadora. 2006. (Seminário).

17.
XXIII Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste.Os Mercados Periódicos da Região Centro-Sul deSergipe: A Feira de Cristinápolis. 2006. (Encontro).

18.
I simpósio de Ensino de Geografia. 2005. (Simpósio).

19.
XXII Encontro Regional de Estudantes de Geografia. 2005. (Encontro).

20.
I Semana do Geógrago. 2004. (Outra).

21.
IX Encontro Regional de Estudos Geográficos. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONCEICAO, A. L. ; SANTOS, R. Menezes ; OLIVEIRA JUNIOR, M. P. . Fórum de Debates: Agrotóxicos: desenvolver ou destruir?. 2015. (Outro).

2.
OLIVEIRA JUNIOR, M. P.; CONCEICAO, A. L. . VI FÓRUM E I ENCONTRO NACIONAL ESTADO, CAPITAL, TRABALHO. 2011. (Congresso).

3.
CONCEICAO, A. L. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. P. ; SANTOS, R. Menezes . V Fórum Capital Trabalho. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Raimiundo Otavio Correia do Nascimento. PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR - PRONAF E A SUJEIÇÃO DA RENDA DA TERRA EM RIACHÃO DO DANTAS-SE. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em geografia) - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).

2.
José Wharton Agostinho Santos. ESTUDO e TRABALHO: Uma Leitura da Realidade de Jovens do Ensino Médio em Idade Escolar na Região Metropolitana de Aracaju. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em geografia) - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).

3.
Kauê Trindade Marques. As Contradições das Políticas Públicas no Espaço Agrário: o Pronaf na contramão das condições de reprodução social das unidades de produção familiar.. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em geografia) - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).

4.
Andressa Santos Nascimento. As Contradições das Políticas Públicas no Espaço Agrário: o Pronaf na contramão das condições de reprodução social das unidades de produção familiar.. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em geografia) - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).

5.
Mirelle dos Santos Alves. ESTUDO e TRABALHO: Uma Leitura da Realidade de Jovens do Ensino Médio em Idade Escolar na Região Metropolitana de Aracaju. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em geografia) - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).

6.
Livio Oliva Oliveira. Refletir sobre as novas configurações do espaço agrário sergipano tendo como pressuposto teórico o processo de sujeição da renda da terra através da política de fortalecimento da agricultura familiar - PRONAF, em Riachão do Dantas ? SE.. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em geografia) - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).

7.
Luciano Silva Santos. As Contradições das Políticas Públicas no Espaço Agrário: o Pronaf na contramão das condições de reprodução social das unidades de produção familiar.. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em geografia) - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Lucas da Silva Andrade. A Sujeição da Renda da Terra no Cultivo de Fumo em Riachão do Dantas - SE. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Manoel Pedro de Oliveira Junior.

2.
Larissa Santos Oliveira. A Sujeição da Renda da Terra no Cultivo de Fumo em Riachão do Dantas - SE. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em geografia) - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Manoel Pedro de Oliveira Junior.

3.
LUCAS DA SILVA ANDRADE. A Sujeição da Renda da Terra no Cultivo do Fumo em Riachão do Dantas - SE. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em ENSINO MÉDIO INOVADOR) - COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LOPES DE ALMEIDA, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Manoel Pedro de Oliveira Junior.

4.
LARISSA SANTOS OLIVEIRA. A Sujeição da Renda da Terra no Cultivo do Fumo em Riachão do Dantas - SE. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em ENSINO MÉDIO INOVADOR) - COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LOPES DE ALMEIDA, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Manoel Pedro de Oliveira Junior.

5.
MARIA ALICE ALENCAR DE OLIVEIRA. A Sujeição da Renda da Terra no Cultivo do Fumo em Riachão do Dantas - SE. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em ENSINO MÉDIO INOVADOR) - COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LOPES DE ALMEIDA, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Manoel Pedro de Oliveira Junior.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 22:21:28