Alex Fernandes da Veiga Machado

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  • Última atualização do currículo em 04/01/2019


Possui Doutorado (2012) e Mestrado (2008) em Computação pela Universidade Federal Fluminense, Bacharelado em Ciência da Computação pela FAGOC (2006), Licenciatura em Matemática pelo IFSUDESTE-MG (2013), Licenciatura em Filosofia pela UFSJ (2018), Técnico em Eletrônica pelo CEFET (2001) e Técnico em Administração pela ETFG (2000). Atuando no IFSUDESTE-MG / Rio Pomba, é Professor do Técnico em Informática, do Bacharelado em Ciência da Computação, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tutor do Laboratório de Multimídia Interativa (PET-Computação). Tem experiência e realiza pesquisas principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de jogos, inteligência artificial e informática na educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alex Fernandes da Veiga Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, A. F. V.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Computação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Uma Metodologia de Aprendizagem Baseada em Classificador Numérico Aplicada a Jogos Eletrônicos, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Esteban W. Clua.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2007 - 2008
Mestrado em Computação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Uma Engine em XNA e PROLOG para Apoio ao Ensino de Programação Declarativa,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Esteban W. Clua.
2013 - 2018
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: The Emergence of Artificial Consciousness and Its Importance to Reach the Technological Singularity.
Orientador: Bruno Cunha.
2011 - 2014
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE MG, Brasil.
Título: Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes.
2003 - 2006
Graduação em Ciência da Computação.
Faculdade Ubaense Ozanam Coelho, FAGOC, Brasil.
1999 - 2001
Curso técnico/profissionalizante em Eletrônica.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
1997 - 2000
Curso técnico/profissionalizante em Administração.
Escola Técnica de Formação Gerencial, ETFG, Brasil.
Bolsista do(a): Associação Comercial e Industrial de Cataguases, ACIC, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Bacharelado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 20

Atividades

01/2014 - Atual
Extensão universitária , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol. do Sudeste de Minas Gerais, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do programa "Jogos Eletrônicos para a Inclusão Digital Escolar e Educação Assistiva". PROEXT 2014. MEC/SESu..
06/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol. do Sudeste de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Membro do Subcomitê Acessor da Área Ciências Exatas e da Terra.
11/2010 - Atual
Extensão universitária , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol. do Sudeste de Minas Gerais, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador/Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação), Laboratório de Multimídia Interativa do IFSudeste-MG (LAMIF).
06/2010 - Atual
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Computação Gráfica
Inteligência Artificial
Multimídia
Projeto e Análise de Algoritmos
Inteligência Computacional para Jogos Eletrônicos

Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor (Mestrado em Ciência da Computação), Carga horária: 6


Centro Federal de Educação Tecnológica - Uned Varginha (MG), CEFET, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso Técnico em Informática, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Ubaense Ozanam Coelho, FAGOC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Bacharelado, Carga horária: 12


Centro Federal de Educação Tecnológica - Uned Leopoldina (MG), CEFET, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Curso Técnico e da Engenharia, Carga horária: 40


Cinta Moderna, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento Web, Carga horária: 20

Atividades

10/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Informática, .


Autônomo, AUTÔNOMO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento Web e Multimídia, Carga horária: 20

Atividades

02/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Autônomo, .


Hernani Produções Digitais, HERNANI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor de Vídeo, Carga horária: 20

Atividades

01/2007 - 02/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Hernani Produções Digitais, .


Rede Info Tecnologia da Informação LTDA, REDE INFO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Instrutor de Informática, Carga horária: 20

Atividades

03/2002 - 02/2007
Ensino, Informática Básica, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Linux e Open Office
Microsoft Office (Windows, Word, Excel e Power Point)
03/2002 - 02/2007
Ensino, Informática Profissionalizante, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Borland Delphi
Animação Gráfica em Macromedia Flash (ênfase em desenvolvimento de Jogos e Sites)
Edição de Vídeo (pacote da Adobe: Premiere, After Effects, Photoshop e Encore)
Desenvolvimento de Jogos em 3D Game Studio e C-Script
Manutenção de Computadores
Web Designer (Dream Weaver, Front Page, PhotoShop, Suite Corel e Flash)
Web Master (PHP, ASP, MySQL, Access, CSS, JavaScript e HTML)
3D Studio Max e Edição de Vídeo (em Adobe Premiere)

TalvezTenha Design, TET DESIGN, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Web, Carga horária: 40

Atividades

06/2001 - 10/2002
Pesquisa e desenvolvimento , TalvezTenha Design, .


Cataguases Veículos Ltda, CAT. VEÍCULOS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 40

Atividades

1/2001 - 6/2001
Direção e administração, Cataguases Veículos Ltda, .

Cargo ou função
Assistência nas áreas: Comtábil, Financeiras e Vendas.

Companhia Industrial Cataguases, CIA. INDUSTRIAL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 20

Atividades

4/2000 - 10/2000
Estágios , Companhia Industrial Cataguases, .

Estágio realizado
Áreas: Contabilidade, Financeira, Recursos Humanos e Vendas.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 16



Linhas de pesquisa


1.
Criação de Apresentações em Flash
2.
Desenvolvimento de Arte Final em Geral
3.
Criação de Layout de Projeto de Web Sites
4.
Desenvolvimento de Sistemas em ASP e PHP
5.
Animações para VJ
6.
Editoração de Vídeo
7.
Desenvolvimento de Software em Delphi
8.
Desenvolvimento de Intranet
9.
Desenvolvimento Web
10.
Criação de Efeitos Especiais em Adobe After Effects
11.
Modelagem em 3D Studio Max
12.
Edição de Vídeo em Adobe Premiere
13.
Desenvolvimento Web e E-Commerce


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Desenvolvimento de um jogo para o treino de Jiu-jitsu
Descrição: Uma pesquisa preliminar de nosso grupo apontou que não existe aplicativo interativo educativo de celular no que tange ao ensino da arte marcial jiu-jitsu. A documentação do projeto e experimentos de softwares desta área podem estimular a produção deste tipo de sistemas no Brasil. Objetivos: - Realizar um levantamento bibliográfico relativo à produção de jogos para celular que estimulem a educação de artes marciais. - Estudar as melhores tecnologias para a implementação de jogos para celular com ênfase em grafos. - Implementar um jogo educativo relacionado ao ensino / treinamento de movimentos de jiu-jitsu. - Avaliar o software produzido..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Exploração de novas formas de interação em ambientes de realidade virtual
Descrição: Óculos de realidade virtual e suas aplicações são tendências na atualidade. As possibilidades de aplicações para esses dispositivos são infinitas. No entanto, a exploração dos ambientes sem uso de mouse, joystick ou teclado ainda é pouco documentada. Em busca de desenvolver uma nova mecânica para este tipo de dispositivo, pretende-se criar uma forma de navegação no ambiente que permita o movimento livre do usuário. Objetivos: Utilizando captura de movimento com webcams pretende-se detectar a posição do usuário com óculos de realidade virtual em um ambiente aberto para posterior atualização de seu avatar na aplicação 3D. Este processo garantirá a sensação que seu movimento "real" seja percebido no ambiente virtual. Para tanto busca-se implementar e realizar testes neste sistema.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Investigação da Cinetose na Interação com Dispositivos de Realidade Virtual
Descrição: Aplicações de realidade virtual, principalmente com óculos especiais, estão virando tendência na indústria de jogos eletrônicos nos dias de hoje. No entanto, por ser uma tecnologia nova e ainda não totalmente explorada, a adaptação do usuário a este tipo de dispositivo pode não ser das mais prazerosas. A cinetose (enjôo de movimento) é um distúrbio que o desenvolvedor pode acabar proporcionando ao usuário caso não considere fatores como movimento rápido e rotação em um ambiente virtual. Objetivos: Busca-se realizar uma investigação, implementação e experimentos para definir os limites para alcançar a cinetose em aplicações com óculos de realidade virtual. Considerando velocidade de movimento, rotação, movimentos bruscos, quedas entre outras métricas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Desenvolvimento de um jogo para o ensino de partituras musicais
Descrição: Uma pesquisa preliminar de nosso grupo apontou que existem poucos aplicativos de celular educativos no que tange ao ensino de músicas, principalmente gratuitos. A documentação do projeto e experimentos de softwares desta área podem estimular a produção deste tipo de sistemas no Brasil. Objetivos: - Realizar um levantamento bibliográfico relativo à produção de jogos para celular que estimulem a educação musical. - Estudar as melhores tecnologias para a implementação de jogos para celular com ênfase no áudio. - Implementar um jogo educativo relacionado ao ensino de instrumentos ou partituras musicais. - Avaliar o software produzido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Pesquisa sobre o estímulo a memória, percepção e aprendizagem de lógica através de um jogo de realidade virtual
Descrição: Jogos atuais contém a mesma perspectiva durante algumas décadas intuito desse trabalho é trazer uma perspectiva onde o usuário sinta com que esteja dentro do jogo fazendo uma imersão completa do mesmo.Com isso será desenvolvido brains games, cujo objetivo é evoluir suas capacidades cognitivas sem que o jogador perceba, fazendo com que o jogo seja divertido e não rotulado como educativo. Objetivos: Nesta atividade será demonstrado, o desenvolvimento de um brain game a ser implementado em Unity com o uso do Oculus Rift, utilizando controle por Leap Motion, explorando uma nova perspectiva de realidade aumentada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Pesquisa sobre física para movimentação de agentes bípedes virtuais
Descrição: A física para movimentação de robôs e sistemas autônomos mecânicos é uma área de estudo promissora atualmente. Os parâmetros a serem considerados para garantir um movimento natural, no entanto, necessitam de serem simulados antes do projeto e construção do robô. Esta atividade visa estudar formas de se melhorar a movimentação de agentes inteligentes virtuais utilizando algoritmos evolutivos e metaheurísticas. Objetivos: - Construir um ambiente virtual 3D para a simulação física de agentes autônomos virtuais. - Fazer um levantamento dos parâmetros necessários (graus de rotações das junções, velocidade de rotação...) para a movimentação bípede de agentes virtuais. - Avaliar uma gama de algoritmos que possam otimizar estes parâmetros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Blind Domino - Desenvolvimento de um jogo assistivo para deficientes visuais
Descrição: Com o crescimento no uso de máquinas, aumenta também o número de usuários com algum tipo de necessidade especial, como deficientes físicos, auditivos, visuais, etc. E há também um distanciamento por parte de muitos desenvolvedores, que desconhecem a necessidade de criar fatores que auxiliem a todos para uma melhor interação com as máquinas. Pensando nisso, esta atividade propõe o desenvolvimento, teste e avaliação de um jogo assistivo para deficientes visuais, para smarthphones nomeado de Blind Domino. Objetivos: Pessoas com deficiência visual acabam por encontrar outros empecilhos ao utilizar o mundo cibernético. Muitas das aplicações digitais podem ser de grande utilidade em trabalhos, no aprendizados e até mesmo na diversão. Nosso enfoque é desenvolver uma aplicação lúdica para dispositivos móveis para a inclusão dessa parcela da sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Proposta de Conteúdo Programático para o Ensino de Lógica de Programação para Crianças do 0 aos 12 anos
Descrição: Atualmente muito da educação infantil é direcionado para o aprendizado de habilidades básicas, em vez de dar ênfase ao potencial que pode ser conquistado. E por esse motivo talvez as atuais capacidades mentais e intuitivas dos seres humanos sejam apenas uma sombra do que poderiam ser. Através da ideia de que o modo de pensar possa ser aprendido e ensinado acredita-se que exista a possibilidade de elevar o nível geral de inteligência de qualquer criança pela mediação do professor ou pai. Sendo assim de extrema importância encontrar uma saída mais natural, de levar toda essa vida tecnológica para dentro das escolas, e introduzir para os alunos desde a base do ensino metodologias atuais e avançadas. Objetivos: Nesta atividade será proposta uma ?grade curricular? de atividades simples e convencionais que podem auxiliar crianças a se tornarem bons programadores com maior facilidade. Atividades estas que podem ser desenvolvidas com as crianças para exercitar o raciocínio lógico-matemático preparando-as não somente para cursar uma possível graduação na área de Tecnologia da Informação, mas, através do processo de estruturação do pensamento, desenvolver a capacidade de dedução, indução e dialética dos futuros profissionais. Propõe-se desenvolver gradativamente atividades cotidianas focando em um progresso a curto e longo prazo, como aulas de natação, música, artes e até mesmo brincadeiras e jogos que desenvolva as habilidades potenciais das crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Fuga - Desenvolvimento de um Jogo com Kinect para a Inclusão Digital de Deficientes Visuais
Descrição: Os jogos eletrônicos atuais mais rentáveis possuem ótimos gráficos, histórias bem elaboradas e estratégias que instigam os jogadores. Porém todas estas características são irrelevantes para os deficientes visuais, provocando um público único e limitado em relação aos jogos eletrônicos. É com esse fato que começaram a ser desenvolvidos os áudio games, cujo objetivo é ampliar o acesso destas pessoas ao mercado de jogos eletrônicos e ao mesmo tempo promover a inclusão. Objetivos: Nesta atividade será demonstrado passo-a-passo, o desenvolvimento do áudio game "Fuga" a ser implementado em Unity com técnicas de som 3D, utilizando controle por Kinect, explorando uma nova perspectiva para as tecnologias assistiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Transferência de Aprendizagem aplicada a games
Descrição: Pesquisa, projeto e implementação de um sistema de entretenimento digital utilizando a topologia de Redes Neurais com Transferência de Aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - Atual
LAMIF - Laboratório de Multimídia Interativa do IF Sudeste MG
Descrição: Grupo PET - Ciência da Computação.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Alex Fernandes da Veiga Machado - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
2007 - 2010
GRUDEJO - Grupo de Desenvolvimento e Estudo de Jogos do CEFET-MG
Descrição: Grupo dedicado à pesquisa de novos produtos de software e à disseminação da tecnologia inerente ao desenvolvimento de jogos. Responsável por produções acadêmicas e culturais. Envolvimento de 20 alunos do curso Técnico em Informática. Site do grupo: http://www.varginha.cefetmg.br/grudejo.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alex Fernandes da Veiga Machado - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Desenvolvimento Web.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Menção Honrosa do VIII Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia (melhor painel nível técnico): Pesquisa Aplicada em Transferência de Aprendizagem Utilizando Redes Neurais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTE-MG).
2011
Melhor full paper apresentado no Track Computação (3º Lugar ), Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).
2011
1º Lugar - Categoria PC Com Financiamento / Voto Popular (game: Frigote), Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames).
2011
2º Lugar - Categoria PC Sem Financiamento / Voto Popular (game: RaceInRoll), Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames).
2010
Professor Homenageado, Colação de Grau do Bacharelado em Ciência da Computação do IFSUDESTE-MG/Rio Pomba..
2009
1º Lugar em Ciências Exatas e da Terra (Grupo), Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2009).
2009
1º Lugar em Logística da Aeronáutica, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2009).
2009
Intel Excellence in the Computer Science, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2009).
2009
Destaque Yazigi, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2009).
2009
1º Lugar no Festival de Jogos Independentes. Categoria Voto Popular: Ambient Rock, Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames).
2009
1º Lugar no Festival de Jogos Independentes. Categoria Jogos para Console: Ambient Rock, Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames).
2009
1º Lugar na Categoria Ciências Exatas e da Terra: Estudo e implementação de heurísticas para otimizar os algoritmos aplicados a puzzle games, Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META, CEFET-MG).
2009
2º Lugar na Categoria Ciências Exatas e da Terra: Uma Nova Abordagem de Lógica Fuzzy para Jogos Eletrônicos, Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META, CEFET-MG).
2009
Game semi-finalista do XNA Game Challenge: Keep It!, Microsoft, através do festival: XNA Game Challenge Brasil.
2008
2º Lugar em Ciências Exatas e da Terra (Grupo), Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2008).
2008
Intel Excellence in Computer Science Award (aos alunos orientados), Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2008).
2008
Mu Alpha Theta Award, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2008).
2008
Professor Homenageado, Colação de Grau do Curso Técnico em Informática Industrial do CEFET-MG / Leopoldina.
2007
Professor Homenageado, Colação de Grau do Curso Técnico em Informática Industrial do CEFET-MG / Leopoldina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACHADO, A. F. V.2018 MACHADO, A. F. V.; SILVA, L. R. T. S. ; SANCHES, P. . THE EMERGENCE OF ARTIFICIAL CONSCIOUSNESS AND ITS IMPORTANCE TO REACH THE TECHNOLOGICAL SINGULARITY. KÍNESIS (MARÍLIA), v. X, p. 111-127, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, M. L. ; FREIRE, J. P. ; MACHADO, A. F. V. ; TUCHER, G. . Acute effect of the virtual reality stimulus in the performance of swimmers: a pilot study. In: SYMPOSIUM ON VIRTUAL AND AUGMENTED REALITY, 2018, Foz do Iguaçu. SVR, 2018.

2.
FAEDA, L. M. ; GAMA, I. R. ; ROBERTI JUNIOR, W. C. ; SANCHES, P. ; MACHADO, A. F. V. ; NERIO, W. O. P. . A Semiotic Study On Virtual Reality Games and Simulations. In: SYMPOSIUM ON VIRTUAL AND AUGMENTED REALITY, 2018, Foz do Iguaçu. SVR, 2018.

3.
COSTA, D. L. ; BAFFA, M. F. ; MACHADO, A. F. V. . Emoc¸ao e Desempenho de Jogadores de E-Sports: Um Estudo Piloto. In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçu. SBGames, 2018.

4.
LUCARELLI, D. ; LAVORATO, A. S. ; MACHADO, A. F. V. ; CATALDO JUNIOR, W. . Ensino de Lógica de Programação através do Jogo Defense of the Ancients 2. In: WIE, 2017, Recife. Workshop de Informática na Escola, 2017.

5.
SANCHES, P. ; FAEDA, L. M. ; MACHADO, A. F. V. . VRCircuit: Realidade virtual aplicada ao ensino de circuitos elétricos. In: SBIE, 2017, Recife. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017.

6.
MOREIRA, G. B. S. M. ; RAMALHO, M. M. ; COSTA, V. R. ; BAFFA, M. F. ; RIBEIRO, L. G. G. ; MACHADO, A. F. V. ; BORGES, L. M. . Building Successful Games: A Complete Analysis of the Key Featuresof League of Legends. In: GAME-ON, 2017, Carlow, Ireland. European GAMEON Conference, 2017.

7.
RIBEIRO, L. G. G. ; ROCHA, R. R. ; BAFFA, M. F. ; MACHADO, A. F. V. . ?Stop The Roller Coaster!? - A Study of Cybersickness Occurrence. In: European GAME-ON Conference, 2016, Lisboa. European GAME-ON Conference, 2016.

8.
CUNHA, L. F. ; JUNQUEIRA, M. A. P. ; MACHADO, A. F. V. . Markov Chain in Fighting Electronic Games. In: European GAME-ON Conference, 2016, Lisboa. European GAME-ON Conference, 2016.

9.
MOREIRA, G. B. S. M. ; FAUSTINO, P. R. C. ; RAMALHO, M. M. ; MACHADO, A. F. V. ; BAFFA, M. F. ; CLUA, E. W. . Affective Computing: Measuring the Player Emotions in Virtual Reality Environments. In: European Simulation and Modelling Conference, 2015, Leicester. ESM, 2015.

10.
BENTO, D. S. ; RODRIGUES, B. C. ; ALVES, J. C. P. ; SOUSA, B. L. ; NEVES JUNIOR, A. B. ; PAULO, L. M. ; MACHADO, A. F. V. . Metaheuristics Applied to the Autonomous Movement of Intelligent Agents. In: European Simulation and Modelling Conference, 2015, Leicester. ESM, 2015.

11.
FAEDA, L. M. ; SANCHES, P. ; LOPES, M. ; MACHADO, A. F. V. . Music Sheet Challenge: Um jogo educativo para o ensino de partituras musicais. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. SBGames, 2015.

12.
JUNQUEIRA, M. A. P. ; CUNHA, L. F. ; RIBEIRO, J. G. ; MACHADO, A. F. V. . Uma Proposta de Jogo Assistivo Para Dispositivos Móveis em Prol da Inclusão Digital de Deficientes Visuais. In: Workshop de Informática na Escola, 2015, Maceió. WIE, 2015.

13.
FAUSTINO, P. R. C. ; RAMALHO, M. M. ; MOREIRA, G. B. S. M. ; MACHADO, A. F. V. ; SILVA, L. D. . Development of a Game with KINECT for Inclusion of Visually Impaired. In: European GAME-ON Conference, 2014, Lincoln. Game-on, 2014.

14.
RAMALHO, M. M. ; MOREIRA, G. B. S. M. ; FAUSTINO, P. R. C. ; SILVA, L. D. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. . Audio game Fuga : Desenvolvimento e avaliação de um jogo assistivo com kinect para deficientes visuais. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. SBGames, 2014.

15.
JACOB, L. B. ; KOHWALTER, T. ; CLUA, E. W. ; OLIVEIRA, D. ; MACHADO, A. F. V. . A Non-intrusive Approach for Game Design Analysis Based on Provenance Data Extracted from Game Streaming. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. SBGames, 2014.

16.
LUNARDI, A. C. ; CORREA, R. F. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. . Neural Network for Multitask Learning Applied in Electronics Games. In: European GAME-ON Conference, 2013, Bruxelas. Game-on, 2013.

17.
DIAS, L. L. ; MACHADO, A. F. V. ; PINTO, T. P. C. ; ANDRADE, F. L. C. ; PADOVANI, R. R. . A New Concept for Teaching AI Using as Example Classics from Electronic Games. In: European GAME-ON Conference, 2013, Bruxelas. Game-on, 2013.

18.
ALVARENGA, E. R. Q. ; MACHADO, A. F. V. . Why Children Should Program Computers without Computers. In: European GAME-ON Conference, 2013, Bruxelas. Game-on, 2013.

19.
SANTOS, U. O. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. . Pathfinding Based on Pattern Detection Using Genetic Algorithms. In: SBGames, 2012, Brasília. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012.

20.
SANTIAGO, M. C. ; BATISTA, I. A. ; PADOVANI, R. R. ; MACHADO, A. F. V. ; SOARES, B. G. ; CLUA, E. W. ; CARVALHO, S. P. . A Proposal of Cognitive Classification of Electronic Games. In: SBGames, 2012, Brasília. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012.

21.
P.CAZETTA, P. ; OLIVEIRA, M. C. S. ; MACHADO, A. F. V. ; SANTOS, P. C. ; SANTOS, U. O. ; CLUA, E. W. . Mathematics Teaching Based on a New Pedagogical Tool for M-Learning. In: SBGames, 2012, Brasília. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012.

22.
MACHADO, A. F. V.; BATISTA, I. A. ; SANTIAGO, M. C. ; PADOVANI, R. R. ; SOARES, B. G. ; CLUA, E. W. ; CARVALHO, S. P. ; GOMES, G. . Cognitive Classification of Electronic Games. In: International Conference on Culture & Computing, 2012, Hangzhou. International Conference on Culture & Computing, 2012.

23.
SANTOS, U. O. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. . Best First Search with Genetic Algorithm for Space Optimization in Pathfinding Problems. In: European GAME-ON Conference, 2012, Málaga. GAME-ON, 2012.

24.
MACHADO, A. F. V.; CLUA, E. W. ; MONTANARI, M. V. ; DUARTE, C. G. ; REIS, W. M. P. ; CARVALHO, D. . An Architecture Based on M5P Algorithm for Multiagent Systems. In: ENIA - VIII Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 2011, Natal/RN. ENIA - VIII Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 2011.

25.
MACHADO, A. F. V.; CLUA,Esteban ; SANTOS, U. O. ; BATISTA, I. A. ; SANTIAGO, M. C. ; PADOVANI, R. R. ; SILVA, S. L. M. . Um Software Educativo para o Ensino de Avicultura. In: SBGames, 2011, Salvador, BA. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2011.

26.
MACHADO, A. F. V.; CLUA, E. W. ; GONCALVES, R. ; VALVERDE, I. P. ; SANTOS, U. O. ; NEVES, T. ; OCHI, L. S. . Real Time Pathfinding with Genetic Algorithm. In: SBGames, 2011, Salvador, BA. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2011.

27.
MACHADO, A. F. V.; P.CAZETTA, P. ; SANTOS, P. C. ; FIGUEIREDO, A. M. O. ; SANTANA, L. S. ; S. JUNIOR, N. A. ; DUTRA, S. F. E. ; CLUA, E. W. . Uma Proposta de Jogo Educacional 3D com Questões Didáticas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011, Aracajú/SE. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011.

28.
MACHADO, A. F. V.; BATISTA, I. A. ; SANTIAGO, M. C. ; SANTOS, U. O. ; PADOVANI, R. R. ; SILVA, S. L. M. ; CLUA, E. W. . Frigote: Uma Proposta de Ferramenta para Apoiar o Ensino de Avicultura. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011, Aracajú/SE. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011.

29.
MACHADO, A. F. V.; CLUA, E. W. ; ZADROZNY, B. . A Method for Generating Emergent Behaviors using Machine Learning to Strategy Games. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2010, Florianópolis/SC. SBGames, 2010.

30.
MACHADO, A. F. V.; CLUA, E. W. . Game Development using Ontologies for IA learning. In: Conferencia de Ciências e Artes dos Videojogos, 2009, Aveiro, Universidade de Aveiro. Conferencia de Ciências e Artes dos Videojogos, 2009.

31.
MACHADO, A. F. V.; GMontes ; Bonin ; Mauro . Heuristics for NP-Complete Problems Resolution in the Games Domain. In: INTEL - ISEF Intel International Science and Engineering Fair, 2008, Atlanta. INTEL ISEF, 2008.

32.
MACHADO, A. F. V.; CLUA, E. W. ; SOARES, M. ; SOARES, F. . Uma Engine em XNA e Prolog para Apoio ao Ensino de Programação Declarativa. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2008, Belo Horizonte. SBGames, 2008.

33.
MACHADO, A. F. V.; OLIVEIRA, D. B. . Aplicação de Programação para Jogos em J2ME como Ferramenta de Ensino em Ciência da Computação. In: XII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (Webmedia), 2006, Natal/RN. Webmedia, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, V. C. ; PLACIDES, B. ; BAFFA, M. F. ; MACHADO, A. F. V. . A Hybrid Approach to Build Automatic Team Composition in League of Legends. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. SBGames, 2017.

2.
RIBEIRO, L. G. G. ; MOURA, R. ; MAGALHAES, V. H. P. ; RESENDE, V. C. ; MACHADO, A. F. V. . Affective Computing in Electronic Games: Influence of Emotional States in Player Performance. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. SBGames, 2017.

3.
MAGALHAES, V. H. P. ; RESENDE, V. C. ; NOCELI, D. ; FREIRE, J. P. ; MACHADO, A. F. V. . Dengame: Um Jogo Educativo com Realidade Aumentada para Prevenção à Proliferação do Mosquito da Dengue. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Recife. SBGames, 2017.

4.
BAFFA, M. F. ; OLIVEIRA, L. C. ; FIALHO, W. F. ; VARGAS, D. ; MACHADO, A. F. V. . Inteligência Artificial e League of Legends: Um Relato de Aplicação de Jogos Eletrônicos no Ensino de Disciplinas Específicas. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. SBGames, 2017.

5.
BAFFA, M. F. ; RAMALHO, M. M. ; MOREIRA, G. B. S. M. ; MACHADO, A. F. V. . Building Successful Games: An Analysis of League of Legends. In: SBGames, 2016, São Paulo. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.

6.
OLIVEIRA, L. C. ; RIBEIRO, L. G. G. ; MACHADO, A. F. V. . Introdução à logica de programação utilizando robôs educacionais para crianças do ensino básico. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. SBGames, 2015.

7.
DIAS, L. L. ; MACHADO, A. F. V. ; PAULO, L. M. ; ALVARENGA, E. R. Q. . A Proposal to Program Contents for Teaching Children from 0 to 12 Years the Basics of Programming. In: European GAME-ON Conference, 2014, Lincoln. Game-on, 2014.

8.
MACHADO, A. F. V.; FARIA, A. C. B. ; FREITAS, E. ; SANTOS, P. C. ; CLUA, E. W. . Gamification for Professionals in the Development Area of Electronic Games. In: SBGames, 2012, Brasília. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012.

9.
SANTIAGO, M. C. ; PADOVANI, R. R. ; BATISTA, I. A. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. ; SOARES, B. G. ; CARVALHO, S. P. . A New Cognitive Classification of Video Games. In: European GAME-ON Conference, 2012, Málaga. GAME-ON, 2012.

10.
MACHADO, A. F. V.; DUARTE, C. G. ; CLUA, E. W. ; ROGERIO, H. E. ; PAULO, L. M. ; PAULA, W. C. S. ; ROGERS, T. J. . Dynamic Difficulty Balancing of Strategy Games through Player Adaptation using Top Culling. In: SBGames, 2011, Salvador, BA. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2011.

11.
SIQUEIRA, R. G. ; ROCHA, M. V. C. ; MARTINS, L. G. P. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA,Esteban . Engenharia de Software Aplicada à Produção e Desenvolvimento de Jogos. In: FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2009, São Paulo. FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2009.

12.
CAMPOS, J. O. ; MORAIS, A. F. R. ; FURATDO, J. P. V. ; MACHADO, A. F. V. ; GAMBOA, L. C. . Mini Robô Controlado por PC. In: FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2009, São Paulo. FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2009.

13.
MACHADO, A. F. V.; Bonin ; GMontes ; Mauro . Estudo e Implementação de Heurísticas Aplicado a Puzzle Games. In: FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2009, São Paulo. FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2009.

14.
MACHADO, A. F. V.; PENHA, G. A. ; SARTO, G. H. ; FARIA . Desenvolvimento de um Jogo multiplayer para X-Box. In: FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2009. FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2009.

15.
MACHADO, A. F. V.; LIMA, A. A. I. F. . Desenvolvimento de um Leitor de Gabarito de Baixo Custo. In: FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2009, São Paulo. FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2009.

16.
MACHADO, A. F. V.; DINIZ, A. C. ; BICHARA, G. K. V. ; RIBEIRO, G. M. R. . Estudo e desenvolvimento de jogos que utilizam Mocap. In: FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2009, São Paulo. FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2009.

17.
MACHADO, A. F. V.; GMontes ; Bonin ; Mauro . Heurísticas para a Resolução de Problemas NP-Completos no Domínio de Jogos. In: FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2008, São Paulo. FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia, 2008.

18.
MACHADO, A. F. V.; RODRIGUES, E. M. ; REIS, H. T. ; RUZZA, M. ; PIRES, D. R. ; CLUA, E. W. . Um Processo de Desenvolvimento e Aplicação de Desenhos Animados Educativos Apoiado na Seqüência Fedathi. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2008, Fortaleza/CE. SBIE, 2008.

19.
MACHADO, A. F. V.; GMontes ; Bonin ; Mauro ; CLUA, E. W. . Estudo e Implementação de Heurísticas para Otimizar os Algoritmos Aplicados a Puzzle Games. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2008, Belo Horizonte/MG. SBGames, 2008.

20.
MACHADO, A. F. V.; CLUA, E. W. . Heurísticas para a Resolução de Problemas NP-Completgos no Domínio de Jogos. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2007, São Leopoldo/UNISINOS. SBGames, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVARENGA, E. R. Q. ; MACHADO, A. F. V. . Why Children Should Program Computers without Computers. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, U. O. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. . Best First Search with Genetic Algorithm for Space Optimization in Pathfinding Problem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTIAGO, M. C. ; BATISTA, I. A. ; PADOVANI, R. R. ; MACHADO, A. F. V. ; SOARES, B. G. ; CLUA, E. W. . A Proposal of Cognitive Classification of Electronic Games. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MACHADO, A. F. V.; OCHI, L. S. ; CLUA, E. W. ; NEVES, T. ; SANTOS, U. O. ; VALE, H. ; GONCALVES, R. . Real Time Pathfinding with Genetic Algorithm. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MACHADO, A. F. V.; DUARTE, C. G. ; ROGERIO, H. E. ; PAULO, L. M. ; CLUA, E. W. ; ROGERS, T. J. ; PAULA, W. C. S. . Dynamic Difficulty Balancing of Strategy Games through Player Adaptation using Top Culling. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MACHADO, A. F. V.. Frigote: Uma Proposta de Ferramenta para Apoiar o Ensino de Avicultura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MACHADO, A. F. V.. Uma Proposta de Jogo Educacional 3D com Questões Didáticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MACHADO, A. F. V.; BATISTA, I. A. ; SANTIAGO, M. C. ; SANTOS, U. O. ; PADOVANI, R. R. ; CLUA, E. W. ; SILVA, S. L. M. . Um Software Educativo para o Ensino de Avicultura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MACHADO, A. F. V.; CLUA,Esteban . Uma Experiência de Sucesso no Ensino de Games para Alunos do Nível Técnico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MACHADO, A. F. V.; CLUA,Esteban ; Bonin ; GMontes ; Mauro . Criação de um jogo de quebra-cabeças usando Algoritmo Genético como motor de resolução. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
MACHADO, A. F. V.. Jogo Druciula's Hunter II (Pôster). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
MACHADO, A. F. V.. Tecnologias para o Desenvolvimento de Jogos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MACHADO, A. F. V.. Tecnologias para o Desenvolvimento de Jogos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MACHADO, A. F. V.. Mercado de Jogos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MACHADO, A. F. V.. Tecnologias para o Desenvolvimento de Jogos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MACHADO, A. F. V.; OLIVEIRA, D. B. . Aplicação de Programação para Jogos em J2ME como Ferramenta de Ensino em Ciência da Computação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MACHADO, A. F. V.. Inserção da Disciplina Programação para Jogos na Grade Curricular de Cursos da Área de Computação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SANTANA, L. S. ; MACHADO, A. F. V. ; FIGUEIREDO, A. M. O. ; LELES, J. F. ; S. JUNIOR, N. A. ; CAZETTA, P. P. ; SANTOS, P. C. ; DUTRA, S. F. E. . Game: Kinble ? Em Busca do Conhecimento (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria PC/Web). 2012.

2.
MOL, L. ; GARCIA, D. ; SANTANA, L. S. ; MACHADO, A. F. V. . Game: Light on Darkness (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria Mobile). 2012.

3.
SANTOS, U. O. ; BATISTA, I. A. ; SANTIAGO, M. C. ; PADOVANI, R. R. ; MACHADO, A. F. V. . Game: Ziber (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria Mobile). 2012.

4.
P.CAZETTA, P. ; OLIVEIRA, M. C. S. ; SANTOS, U. O. ; MACHADO, A. F. V. ; SANTOS, P. C. ; CLUA, E. W. . Game: Dimus (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria Mobile). 2012.

5.
FARIA, A. C. B. ; FREITAS, E. ; SANTOS, U. O. ; MACHADO, A. F. V. . Game: ClockWorking (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria Outros). 2012.

6.
MACHADO, A. F. V.; GONCALVES, R. ; GARCIA, D. . Game: FreeFall (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria Mobile). 2012.

7.
ROGERIO, H. E. ; FARIA, A. C. B. ; MACHADO, A. F. V. ; LOPES, M. J. . Game: RaceInRoll (SBGames 2011: Festival de Jogos Independentes, Categoria PC). 2011.

8.
BATISTA, I. A. ; SANTIAGO, M. C. ; PADOVANI, R. R. ; SANTOS, U. O. ; MACHADO, A. F. V. . Game: Frigote (SBGames 2011: Festival de Jogos Independentes, Categoria PC - com Financiamento). 2011.

9.
JACOB, L. B. ; LELES, J. F. ; MACHADO, A. F. V. . Game: Caminho Certo (SBGames 2011: Festival de Jogos Independentes, Categoria Web). 2011.

10.
JACOB, L. B. ; LELES, J. F. ; FIGUEIREDO, A. M. O. ; P.CAZETTA, P. ; SANTOS, P. C. ; MACHADO, A. F. V. . Game: Controle Geral (SBGames 2011: Festival de Jogos Independentes, Categoria Web). 2011.

11.
JACOB, L. B. ; LELES, J. F. ; MACHADO, A. F. V. . Game: Fiscal do Ar (SBGames 2011: Festival de Jogos Independentes, Categoria Web). 2011.

12.
JACOB, L. B. ; LELES, J. F. ; MACHADO, A. F. V. . Game: Reuna (SBGames 2011: Festival de Jogos Independentes, Categoria Web). 2011.

13.
JACOB, L. B. ; LELES, J. F. ; MACHADO, A. F. V. . Game: Memória Ecológica (SBGames 2011: Festival de Jogos Independentes, Categoria Web). 2011.

14.
PEREIRA, E. ; MACHADO, A. F. V. ; CLUA, E. W. . Game: Ambient Rock (SBGames 2009: Festival de Jogos Independentes, Categoria Jogos para Console). 2009.

15.
MACHADO, A. F. V.; CLUA,Esteban ; FARIA ; PENHA, G. A. ; SARTO, G. H. ; LIMA, A. A. I. F. . Game: Detetives (SBGames 2009: Festival de Jogos Independentes, Categoria Jogos para Console). 2009.

16.
MACHADO, A. F. V.; PEREIRA, E. ; CLUA, E. W. ; LOPES, B. . Game: Keep It! (SBGames 2009: Festival de Jogos Independentes, Categoria Jogos para Console). 2009.

17.
SARTO, G. H. ; MACHADO, A. F. V. ; MIRA, D. S. ; FERRONI, F. M. . Game: Magic Arcade (SBGames 2009: Festival de Jogos Independentes, Categoria Jogos para Console). 2009.

18.
MACHADO, A. F. V.; Bonin ; GMontes ; Mauro ; CLUA,Esteban . Game: Kombat Heurístico ? The Game (SBGames 2008: Festival de Jogos Independentes). 2008.

19.
MACHADO, A. F. V.; CLUA,Esteban . Game: Druciula?s Hunter II (SBGames 2008: Festival de Jogos Independentes). 2008.

20.
MACHADO, A. F. V.. Site: Artista Nanzita - www.eternanzita.com.br. 2008.

21.
MACHADO, A. F. V.. Site: Moveis Shalom - www.moveisshalom.com.br/. 2007.

22.
MACHADO, A. F. V.. Site: Cinta Moderna - www.cintamoderna.com.br. 2006.

23.
MACHADO, A. F. V.. Site: Fábrica de Móveis Bom Pastor - www.fmbompastor.com.br. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
MACHADO, A. F. V.. Comitê de Programa do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames). 2011.

2.
MACHADO, A. F. V.. Comitê de Programa do Workshop de Educação em Informática (WEI). 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
MACHADO, A. F. V.. Macromedia Flash MX. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MACHADO, A. F. V.. Animação Gráfica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
MACHADO, A. F. V.; MOREIRA, G. B. S. M. ; SILVA, L. D. ; RAMALHO, M. M. ; FAUSTINO, P. R. C. . Audio Game Fuga. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000841-2, data de registro: 31/07/2015, título: "Audio Game Fuga" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, R. L. S.; MACHADO, A. F. V.; OLIVEIRA, I. L.. Participação em banca de Rian Dutra. Virtual Reality as an Assistive Technology to Support the Cognitive Development of People With Intellectual and Multiple Disabilities. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
MACHADO, A. F. V.. Participação em banca de Ana Mara de Oliveira Figueiredo. A Video Self-descriptor Based on Sparse Trajectory Clustering. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
LELIS, L. H. S.; OLIVEIRA, A. P.; MACHADO, A. F. V.. Participação em banca de Willian Mágno Pereira Reis. Computação Humana Aplicada à Geração de Conteúdo em Jogos de Plataforma 2D. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa.

Teses de doutorado
1.
SERAPIAO, A. B. S.; MACHADO, A. A.; MACHADO, A. F. V.. Participação em banca de André Luigi Amaral Di Salvo. AMBIENTES 3D NO ENSINO REGULAR: LEO3D ? UMA FERRAMENTA HÍBRIDA PARA O ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA. 2018. Tese (Doutorado em DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
MACHADO, A. F. V.. Participação em banca de Rinara Granato Santos. Diálogos Tecnológicos Transversais sobre Direitos Humanos no Ensino Médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G..

2.
MACHADO, A. F. V.. Participação em banca de Vivian Pimentel Araújo. A interdisciplinaridade como ponte para a integração na EPT: uma proposta de trabalho auxiliada pelas TIC?s. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G..

3.
MACHADO, A. F. V.. Participação em banca de Wallacy Oliveira Pasqualini Nerio. "Ninguém é superior a ninguém": Sobre a importância de ensinar e aprender pensamento crítico social e cooperação humana. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G..

4.
MACHADO, A. F. V.. Participação em banca de Lucimeri Mauricio Ribeiro. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ressignificando a prática docente em uma perspectiva humanista. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G..

5.
MACHADO, A. F. V.. Participação em banca de Wellington Martins Ribeiro da Silva. Metodologias ativas em educação profissional: um estudo de caso sobre o desenvolvimento de projetos de aprendizagem nas escolas técnicas do SENAI MG. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G..

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACHADO, A. F. V.. Participação em banca de Thiago Moreira dos Santos.Desenvolvimento de Ferramenta para Vulnerabilidades de Injeção de SQL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade Ubaense Ozanam Coelho.

2.
MACHADO, A. F. V.. Participação em banca de Thais de Azevedo Pacienza.CONVERCE - Rede de Relacionamento para Empresas que Negociam RCEs. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade Ubaense Ozanam Coelho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BORGES, L. M.; MACHADO, A. F. V.; COSTA, M. V. S.; PEREIRA, G. W.. Bancas Examinadoras do Concurso Público - Cargo Substituto - Ciências Exatas e da Terra - Edital nº 034/2017/IF Sudeste MG ? Câmpus Avançado Cataguases. 2017. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

2.
MACHADO, A. F. V.. Bancas Examinadoras do Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior - Classe Adjunto - Ciência da Computação - Edital nº 26/2016, DOU DE 11/02/2016. 2016. Universidade Federal Fluminense.

3.
MACHADO, A. F. V.. Bancas Examinadoras do Concurso Público - Cargo Substituto - Ciência da Computação - Edital nº 024/2015/IF Sudeste MG ? câmpus Rio Pomba. 2015. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

4.
MACHADO, A. F. V.. Bancas Examinadoras do Concurso Público - Cargo Efetivo - Informática - Edital nº 02/2013/IF Sudeste MG - Campus Muriaé. 2013. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

5.
MACHADO, A. F. V.. Bancas Examinadoras do Concurso Público - Cargo Efetivo - Informática - Edital nº 016/2011/IF Sudeste MG. 2011. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

6.
MACHADO, A. F. V.. Bancas Examinadoras do Concurso Público - Cargo Efetivo - Matemática - Edital nº 015/2011/IF Sudeste MG. 2011. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

7.
MACHADO, A. F. V.. Bancas Examinadoras do Concurso Público - Cargo Efetivo - Informática - IF Sul de Minas-Campus Inconfidentes. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
European GAME-ON Conference. Why Children Should Program Computers without Computers. 2013. (Congresso).

2.
European GAME-ON Conference. Best First Search with Genetic Algorithm for Space Optimization in Pathfinding Problems. 2012. (Congresso).

3.
XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Pathfinding Based on Pattern Detection Using Genetic Algorithms. 2012. (Congresso).

4.
22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Uma Proposta de Jogo Educacional 3D com Questões Didáticas. 2011. (Congresso).

5.
X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2011. (Congresso).

6.
FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia. 2010. (Congresso).

7.
IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2010. (Congresso).

8.
FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia. 2009. (Congresso).

9.
VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2009. (Congresso).

10.
FEBRACE - Feira Brasileira de Ciencia e Engenharia. 2008. (Congresso).

11.
I Encontro Acadêmico de Desenvolvimento de Jogos do Sul do Mato Grosso - I GAMESULMT.Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. 2008. (Seminário).

12.
INTEL - ISEF Intel International Science and Engineering Fair. 2008. (Congresso).

13.
VII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2008. (Congresso).

14.
VI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2007. (Congresso).

15.
XII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, A. F. V.; BRANDAO, A. L. . Chair do Workshop de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2016. (Congresso).

2.
MACHADO, A. F. V.. Chair da Trilha Tutoriais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2015. (Congresso).

3.
MACHADO, A. F. V.. Chair do Festival de Jogos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2013. (Congresso).

4.
MACHADO, A. F. V.. Global Game Jam. 2012. (Festival).

5.
MACHADO, A. F. V.. Global Game Jam. 2011. (Festival).

6.
MACHADO, A. F. V.. Global Game Jam. 2010. (Festival).

7.
MACHADO, A. F. V.. Semana de Desenvolvimento de Jogos do IFET Inconfidentes. 2009. .

8.
MACHADO, A. F. V.. II Feira de Ciência, Educação e Tecnologia (FECET). 2009. .

9.
MACHADO, A. F. V.. I Feira de Ciência, Educação e Tecnologia (FECET). 2008. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
JUSSARA DO AMARAL SILVA. O ESPAÇO PARA A LÍNGUA INGLESA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TENTATIVAS DE INTEGRAÇÃO PROJETOS DE PESQUISA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G.. (Orientador).

2.
Eniete de Oliveira Campos Furtado. A PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS RIO POMBA DO IF SUDESTEMG SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS OBJETIVOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G.. (Orientador).

3.
Wallacy Oliveira Pasqualini Nerio. "Ninguém é superior a ninguém": Sobre a importância de ensinar e aprender pensamento crítico social e cooperação humana. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G.. (Orientador).

4.
Lucimeri Mauricio Ribeiro. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ressignificando a prática docente em uma perspectiva humanista. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G.. (Orientador).

5.
Mônica Espíndola Zapalá Pimentel. Efeito do Yoga na Qualidade de Vida dos Alunos da Educação Profissional Tecnológica ? uma Perspectiva de Educação Omnilateral. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G.. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LEONARDO MOREIRA FAÊDA. Técnicas de Aprendizagem de Máquina Aplicadas ao Problema de Rotatividade de Funcionários. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G.. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
PAULO AFONSO CARDOSO FRANCO. Construção de Cenários Virtuais com Geometrias Primitivas 3D. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

2.
Alexandre de Castro Lunardi. REDES NEURAIS COM APRENDIZAGEM MULTITAREFA APLICADA EM JOGOS ELETRÔNICOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

3.
MARLON CUNHA SANTIAGO. UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO COGNITIVA PARA JOGOS ELETRÔNICOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

4.
BRIGIDA MARIA TEIXEIRA COSTA. APRENDIZAGEM DE MÁQUINA PARA ANÁLISE DE FASES EM JOGOS DE PLATAFORMA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

5.
ULYSSES OZÓRIO SANTOS. BEST-FIRST SEARCH COM ALGORITMO GENÉTICO PARA OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇO EM PROBLEMAS DE BUSCA DE CAMINHOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

6.
CAMILA MARIA CAMPOS. IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE APOIO À DECISÃO PARA UM SUPERMERCADO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

7.
LUIZ ANTONIO MARTINS DE CARVALHO. MÓDULO DE APOIO À SEGURANÇA PÚBLICA BASEADO EM MINERAÇÃO DE DADOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

8.
Douglas de Oliveira Barteles. CGraphHelp: Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Computação Gráfica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

9.
PAÔLA PINTO CAZETTA. ENSINO DE MATEMÁTICA APOIADO EM UMA NOVA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA M-LEARNING. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

10.
ANA MARA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO. UMA NOVA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PREPARAÇÃO AO VESTIBULAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

11.
Eduardo de Barros Batista. UM ESTUDO SOBRE A TRANSFERÊNCIA INDUTIVA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE REDES NEURAIS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

12.
ISMAEL ANTÔNIO BATISTA. UMA INVESTIGAÇÃO APROFUNDADA SOBRE A CLASSIFICAÇÃO COGNITIVA DOS JOGOS ELETRÔNICOS E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

13.
ISRAEL PEREIRA VALVERDE. UMA PROPOSTA DE SISTEMA COLABORATIVO COM MÓDULO DE APOIO À DECISÃO PARA AUXILIAR AS DISCIPLINAS DE PROGRAMAÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

14.
RAFAEL RODRIGUES PADOVANI. UM SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE AVICULTURA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

15.
CRISTIANO GOMES DUARTE. Balanceamento do Nível de Dificuldade para Jogos de Estratégia através da Adaptação dos Personagens. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

16.
Thiago Moreira Dos Santos. Desenvolvimento De Uma Ferramenta Para Vulnerabilidades De Injeção De Sql. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade Ubaense Ozanam Coelho. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

17.
Thaís De Azevedo Pacienza. CONVERCE: Rede de Relacionamento para Empresas que Negociam Créditos de Carbono. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade Ubaense Ozanam Coelho. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

Iniciação científica
1.
João Paulo Freire. Desenvolvimento de um livro digital interativo infantil para smartphones. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

2.
Ezequiel José Oliveira e Gabriel Bezerra Soares. Desenvolvimento de um livro digital interativo infantil para smartphones. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

3.
Marcelo Juste Lopes. Estudo e Implementação de Aplicações de Computação Ubíqua com Placa Programável. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

4.
Quenaz Bezerra Soares e Ricardo Antônio Vaz. Estudo e Implementação de Aplicações de Computação Ubíqua com Placa Programável. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

5.
Rafael Rodrigues Padovani. Sistemas Classificadores Aplicados a Jogos Eletrônicos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

6.
Marcos Vinicius Montanari. Desenvolvimento De Uma Arquitetura Baseada Em Aprendizado De Máquina Para Jogos Eletrônicos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

7.
Cristiano Gomes Duarte. Desenvolvimento De Uma Arquitetura Baseada Em Aprendizado De Máquina Para Jogos Eletrônicos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

8.
Elvis Marques Ferreira. Desenvolvimento De Uma Arquitetura Baseada Em Aprendizado De Máquina Para Jogos Eletrônicos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

9.
Guilherme Kalil. Estudo e desenvolvimento de jogos que utilizam Mocap. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática) - Centro Federal de Educação Tecnológica - Uned Varginha (MG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

10.
Mauro Cesar Correia Vieira e Lucas Abritta Costa. Uma Nova Abordagem de Lógica Fuzzy e Machine Learn para o Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Informática Industrial/Automação) - Centro Federal de Educação Tecnológica - Campus Leopoldina, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.

Orientações de outra natureza
1.
Ezequiel José Oliveira e Gabriel Bezerra Soares. Sistema de Gestão do Plano de Trabalho Docente. 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G.. Orientador: Alex Fernandes da Veiga Machado.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
MACHADO, A. F. V.; MOREIRA, G. B. S. M. ; SILVA, L. D. ; RAMALHO, M. M. ; FAUSTINO, P. R. C. . Audio Game Fuga. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000841-2, data de registro: 31/07/2015, título: "Audio Game Fuga" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Programa de computador sem registro
1.
SANTANA, L. S. ; MACHADO, A. F. V. ; FIGUEIREDO, A. M. O. ; LELES, J. F. ; S. JUNIOR, N. A. ; CAZETTA, P. P. ; SANTOS, P. C. ; DUTRA, S. F. E. . Game: Kinble ? Em Busca do Conhecimento (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria PC/Web). 2012.

2.
P.CAZETTA, P. ; OLIVEIRA, M. C. S. ; SANTOS, U. O. ; MACHADO, A. F. V. ; SANTOS, P. C. ; CLUA, E. W. . Game: Dimus (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria Mobile). 2012.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
SANTANA, L. S. ; MACHADO, A. F. V. ; FIGUEIREDO, A. M. O. ; LELES, J. F. ; S. JUNIOR, N. A. ; CAZETTA, P. P. ; SANTOS, P. C. ; DUTRA, S. F. E. . Game: Kinble ? Em Busca do Conhecimento (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria PC/Web). 2012.

2.
MOL, L. ; GARCIA, D. ; SANTANA, L. S. ; MACHADO, A. F. V. . Game: Light on Darkness (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria Mobile). 2012.

3.
P.CAZETTA, P. ; OLIVEIRA, M. C. S. ; SANTOS, U. O. ; MACHADO, A. F. V. ; SANTOS, P. C. ; CLUA, E. W. . Game: Dimus (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria Mobile). 2012.

4.
FARIA, A. C. B. ; FREITAS, E. ; SANTOS, U. O. ; MACHADO, A. F. V. . Game: ClockWorking (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria Outros). 2012.

5.
MACHADO, A. F. V.; GONCALVES, R. ; GARCIA, D. . Game: FreeFall (SBGames 2012: Festival de Jogos Independentes, Categoria Mobile). 2012.


Programa de Computador registrado
1.
MACHADO, A. F. V.; MOREIRA, G. B. S. M. ; SILVA, L. D. ; RAMALHO, M. M. ; FAUSTINO, P. R. C. . Audio Game Fuga. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512015000841-2, data de registro: 31/07/2015, título: "Audio Game Fuga" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, A. F. V.; BRANDAO, A. L. . Chair do Workshop de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2016. (Congresso).




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