Márcia Siqueira Costa Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6563598225052318
  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Professora no Centro Universitário Belas Artes. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi aluna bolsista do CNPq. Tese sobre blogs e extensa pesquisa na área de redes sociais digitais (sociabilidade em rede), convergência e compartilhamento. Mestre em Comunicação e Mercado na Faculdade Casper Líbero, em São Paulo. Cursou Management of Business Communications Program-, no College of Journalism and Communications, na University of Florida , em Gainesville, nos EUA. Fez MBA Executivo em Marketing no IBMEC - SP, atual Insper. Cursou Especialização para Graduados, com ênfase em Mercadologia, na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo- CEAG-FGVSP. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na FIAM e Jornalismo na Casper Libero. Mais de 20 anos de experiência profissional nas áreas de Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, atuando em cargos de coordenação, em instituições financeiras e empresas industriais, de varejo e de informática. Responsável por: Planejamento, coordenação, redação e publicação de Folhetos Institucionais e Jornais internos e externos Elaboração, execução e coordenação de atividades de propaganda e publicidade, em lançamento de campanhas publicitárias de produtos e serviços, envolvendo jornais, revistas, rádio e TV. Planejamento e execução de feiras e eventos externos de grande porte, eventos internos e recepção de visitantes estrangeiros. Assessoria de imprensa interna e externa para as empresas Itec, Banco Fenícia, Lojas Arapuã, Etti, Chocolates Neugebauer ,Construtora Lótus , Siemens Ltda e Nokia Siemens Networks, com contato constante com os jornalistas das áreas. Contatos com agências de assessoria de comunicação, agências de publicidade, gráficas e promotores de eventos comerciais. Fluência no idioma Inglês e bons conhecimentos de espanhol. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Siqueira Costa Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, Marcia Siqueira Costa;MARQUES, MÁRCIA SIQUEIRA COSTA;Marques, Marcia;MSC Marques;Marques, MSC


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O blog como meio de comunicação. Origem, apropriações e horizontes da blogosfera na sociedade contemporânea., Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Eugenio Trivinho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Comunicãção; Cibercultura; internet; Blogs; Compartilhamento; Intencionalidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
2007 interrompida
Doutorado interrompido em 2007 em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: x,
Orientador: x.
Ano de interrupção: 2007
2001 - 2005
Mestrado em Comunicação e Mercado.
Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, CASPER, Brasil.
Título: RESPONSABILIDADE SOCIAL: NOVOS PARADIGMAS DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA NA ERA DA EMPRESA CIDADÃ,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Laan Mendes de Barros.
Palavras-chave: Responsabilidade Empresarail; Cidadania Corporativa; Balanço Social.
1987 - 1988
Especialização em Curso de Especialização em Administração para Grad.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: Estudo de Caso.
Orientador: Salim.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em Management of Business Communications Program. (Carga Horária: 80h).
College of Journalism and Communications - University of Florida, GAINSVILLE, Estados Unidos.
Título: Communications Program. Ano de finalização: 2003.
Orientador: vários.
1981 - 1982
Graduação em Comunicação Social.
Fundação Casper Líbero, CASPER, Brasil.
Título: Elaboração de revista.
Orientador: vários.
1977 - 1980
Graduação em Comunicação Social.
Faculdades Integradas Alcântara Machado, FIAM, Brasil.
Título: campanha de produto.
Orientador: Silvio Nogueira Marques.




Formação Complementar


2018 - 2018
Metodologias de Ensino e Aprendizagem. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
2008 - 2008
oficina de marketing digital. (Carga horária: 10h).
JUMP EDUCATION, JUMP, Brasil.
2008 - 2008
oficina de blogs corporativos. (Carga horária: 10h).
JUMP EDUCATION, JUMP, Brasil.
2005 - 2005
Gerenciamento e Comunicação de Crises Corporativas. (Carga horária: 8h).
Aberje-Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ABERJE, Brasil.
2005 - 2005
Prática de Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, CASPER, Brasil.
2004 - 2004
Administração de Crises-Técnicas para Administrar. (Carga horária: 8h).
Aberje-Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ABERJE, Brasil.
2002 - 2002
Balanced Scorecard. (Carga horária: 10h).
Siemens -Pirituba, SIEMENS, Brasil.
2001 - 2001
Planejando a Comunicação Estratégica. (Carga horária: 8h).
Aberje-Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ABERJE, Brasil.
2001 - 2001
Plan.Estratégico e Novos Paradigmas da Comun. Empr. (Carga horária: 20h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Marketing virtual/ e-business. (Carga horária: 20h).
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
2000 - 2000
e-business - The Internet World. (Carga horária: 40h).
Business School São Paulo Ltda, BSP, Brasil.
2000 - 2000
webwriting. (Carga horária: 20h).
Organ.Helio Alonso de Educação e Cultura - curta duração, HÉLIO ALONSO, Brasil.
2000 - 2000
Vendas e Marketing em Telecomunicações e TI. (Carga horária: 15h).
Amilcom-Treinamento e Consultoria em Telecomunicações, AMILCOM, Brasil.
2000 - 2000
e-Business-Estratégias de Negócios na Internet. (Carga horária: 15h).
Amilcom-Treinamento e Consultoria em Telecomunicações, AMILCOM, Brasil.
1998 - 2000
MBA em MBA Executivo em Marketing. (Carga Horária: 417h).
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico; Portfólio de Soluções; Planejamento Mercadológico; Comunicação Integrada.
1999 - 1999
Extensão universitária em Aplicação de Conceitos de Marketing. (Carga horária: 20h).
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Excelência em Serviços. (Carga horária: 20h).
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Varejo:Realidade e Tendências. (Carga horária: 20h).
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
1998 - 1998
Planejamento e Prática de Marketing. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
Comunicação Empresarial Escrita. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
O Poder da Voz e da Fala no Crescimento Profission. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1989 - 1989
Técnicas de Apresentação de Palestras. (Carga horária: 8h).
Itautec Informática S.A., ITAUTEC, Brasil.
1988 - 1988
Técnicas de Atendimento. (Carga horária: 8h).
Itautec Informática S.A., ITAUTEC, Brasil.
1984 - 1984
Planejam. Estratégico Mercados-Plano de Marketing. (Carga horária: 40h).
Associação dos Ex-Aluno da Fundação Getúlio Vargas, AEAFGV_SP, Brasil.
1983 - 1983
Organização deo tempo livre: lazer e turismo. (Carga horária: 25h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1983 - 1983
O turismo e o desenvolvimento cultural e econômico. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em Jornalismo Internacional. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Operação nacional do pojeto XXII. (Carga horária: 240h).
Fundação Projeto Rondon, FPRONDON, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Outras informações
Professora da Graduação nas disciplinas de: Teoria da Mídia, Análise de Ambientes Midiáticos, Sociedade Digital no curso de Mídias Sociais Digitais ; Marketing de Projeto no Curso de Desenho de Animação, Comunicação e Moda , no curso de Design de Moda, Comportamento do Consumidor no Curso de Design de Produto, e Mídias Digitais no curso de Design Gráfico. Professora de Pós Graduação nas disciplinas de Marketing e Comportamento do Consumidor no curso de Gestão de Design.

Atividades

07/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - SP - Brasil, .

Linhas de pesquisa
Arte, Design e Tecnologia
04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - SP - Brasil, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante da Graduação em Mídias Sociais Digitais.
04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - SP - Brasil, .

Cargo ou função
Membro do colegiado de curso de Mídias Sociais Digitais.

Siemens Ltda, SIEMENS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Comunicação Corporativa Mercosul, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Grupo Fenicia, FENICIA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de imprensa e publicações, Carga horária: 40


Itec S.A., ITEC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista de Comunicação, Carga horária: 40


Itau Tecnologia S/A, ITAUTEC, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Eventos, Carga horária: 40


Banco Itau S.A., ITAU, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Jr


Escola Municipal Anna Silviera, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: voluntário de rodas de leitura, Carga horária: 2


Latinmed -ELM Marketing e Editora Médica Ltda, LATINMED, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 35
Outras informações
Gerente Geral do Programa Meu Pratinho Saudável nas Escolas - programa de nutrição infantil desenvolvido para levar conhecimento de alimentação saudável aos alunos das escolas de ensino fundamental e médio


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Aluna bolsista do Doutorado, Enquadramento Funcional: aluna, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: grupo de pesquisa
Outras informações
Grupo de pesquisa - Design e convergência


Nokia Services Networks, NOKIA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Comunicação para a America Latina, Carga horária: 44



Linhas de pesquisa


1.
Arte, Design e Tecnologia

Objetivo: Esta linha concentra projetos relacionados ao design e arte, à convergência e compartilhamento; à teoria da imagem; à ergonomia, usabilidade, acessibilidade e desenho universal na comunicação e no design. Busca-se enfatizar as relações entre arte, design e tecnologia; forma e função; entre outras. São abordadas questões metodológicas de pesquisa em design e comunicação. Esta linha de pesquisa busca o desenvolvimento de conhecimento acerca de projetos sustentáveis e socialmente responsáveis, conferindo maior competitividade ao setor cultural e de serviços da economia criativa..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Palavras-chave: Arte; Design; Tecnologia; Convergência; Mídias Sociais Digitais; Comunicãção.


Projetos de pesquisa


2008 - 2012
Os Blogs e seus múltiplos usos-rumo a uma teoria geral dos blogs
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2000 - 2007
Periódico: Nossojornal (jornal interno da Siemens no Brasil)
2000 - 2003
Periódico: Revista Mundo Siemens (mundial)


Revisor de periódico


2000 - 2003
Periódico: Revista MundoSiemens


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Paraninfa Turma de Mídias Sociais Digitias 1o. semestre 2017, Centro Universitário Belas Artes.
2017
Prêmio de melhor trabalho do GT9 - Moda e Tecnologia no 13º Colóquio de Moda, 10ª Edição Internacional,, Abepem/ UNESP Bauru.
2006
Prêmio Opinião Pública -planejamento integrado, CONRERP- SP (Cons. Regional de RP - SP).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa2018MARQUES, Marcia Siqueira Costa; GARCIA, C. . Quando o diálogo social se torna homofóbico e reacionário: narrativas de ódio e medo propagadas em rede digitais encerram exposição de arte em pleno século XXI. RAZÓN Y PALABRA, v. 22, p. 354-378, 2018.

2.
MARQUES, MÁRCIA SIQUEIRA COSTA2018MARQUES, MÁRCIA SIQUEIRA COSTA. Moda e tecnologia: a inevitável conexão que moldará o futuro. REVISTA D'OBRAS (ONLINE), v. 11, p. 254-270, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa; GARCIA, C. . Popularização da inteligência artificial: Watson na Pinacoteca de São Paulo / Popularization of artificial intelligence: Watson in the Pinacoteca de São Paulo. In: VI Congreso Internacional de la AE-IC ?Comunicación y Conocimiento?, 2018, Salamanca. Actas del VI Congreso Internacional de la AE-IC, Comunicación y Conocimiento. Libro de comunicaciones. Madrid: Asociación Española de Investigación de la Comunicación, 2018. v. 1. p. 1092-1110.

2.
GARCIA, C. ; MARQUES, Marcia Siqueira Costa . Desafios para a implementação da primeira graduação em Mídias Sociais Digitais da América Latina / Desafíos para la implementación de la primera licenciatura en Medios Sociales Digitales de Latinoamérica. In: VI Congreso Internacional de la AE-IC ?Comunicación y Conocimiento?, 2018, Salamanca. Actas del VI Congreso Internacional de la AE-IC, Comunicación y Conocimiento. Libro de comunicaciones. Madrid: Asociación Española de Investigación de la Comunicación, 2018, 2018. v. 1. p. 1187-1205.

3.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. A inevitável Conexão entre moda e tecnologia - que moldará o futuro. In: 13o Colóquio de Moda, 2017, Bauru. Colóquio de Moda 2017. Bauru: UNESP, 2017.

4.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. WEARABLES - TECNOLOGIA QUE VESTIMOS. In: 12º Colóquio de Moda ? 9ª Edição Internacional, 2016, João Pessoa - PB. Anais Colóquio de Moda (ISSN 1982-0941), 2016. v. GT -14.

5.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. MODA E WEARABLES - FUTURO DIGITAL E MÓVEL QUE NUNCA DESLIGA. In: IX Simpósio Nacional ABCiber | 2016, 2016, São Paulo - SP. Anais eletrônicos do IX Simpósio Nacional da ABCiber ? Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura ? PUC-SP, 2016. São Paulo: ABCiber, 2016. v. 1.

6.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Las redes sociales y manifestaciones: mediación y reconfiguración de los movimientos brasileños de junio de 2013 #VemPraRua. In: XV Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social FELAFACS 2015, 2015, Medellin. Convergencias Comunicativas - Mutaciones de la cultura y del poder. Medellin: Felafacs, 2015. v. 1. p. 296-309.

7.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Filtros invisíveis: passaporte para o nacionalismo-luxúria contemporâneo glocalizado. In: II Encontro Internacional Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva - EITCCC, 2015, São Bernardo do Campo - SP. Anais do II Encontro Internacional Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva. São Bernardo do Campo-SP: tecccog journal, 2015. v. 2. p. 1-16.

8.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Redes sociais digitiais e discussão de assuntos pôlemicos: quando o bullying dos amigos pode levar à autocensura. In: XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015 : comunicação, cultura e mídias sociais, 2015, São Paulo. Anais do XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015 : comunicação, cultura e mídias sociais. São Paulo: Serviço de Biblioteca e Documentação Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo C74, 2015. v. 1.

9.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Consumir-decifrar-redevorar - o remix da gula imagética ? as representações que consumimos nas redes são as imagens que nos devoram. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E CULTURA, 2015, São Paulo. O que custa o virtual?. São Paulo: CISC, 2015. v. 1. p. 1-15.

10.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Revoluções em tempo real. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2011, 2011, Recife -PE. Quem tem medo da pesquisa empírica?Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação(34:2011:Recife). São Paulo: Intercom, 2011. v. 1. p. 210-210.

11.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Blogs como meios de resistência a governos totalitários: exemplo dos blogueiros independentes de Cuba. In: Intercom 2010, 2010, Caxias do Sul - RS. Intercom 2010, 2010.

12.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. O glocal, a bunkerização da existência humana na cibercultura e redes sociais digitais. In: IV Simpósio Nacional abciber, 2010. IV Simpósio Nacional ABCiber, 2010.

13.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Blogs podem ser a imprensa livre de uma nova era. In: XXXII Congreso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009, Curitiba, PR. Intercom 2009, 2009.

14.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Blogs como meios de resistência aos governos totalitários. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2009, 2009, São Paulo - SP. Comunicação, Educação e Cultura na era digital. Programa do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação (32:2009: Curitiba). São Paulo: Intercom, 2009. v. 1. p. 167-167.

15.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa; PADILHA, S. . Como as temáticas relacionadas ao envelhecimento foram abordadas pela Revista Veja em 2007. In: ALAIC 2008 - IX Congreso LatinoAmericano de Investigadores de la Comunicación, 2008, Cidade do México. Medios de Comunicación, Estado y Sociedad en América Latina, 2008.

16.
PADILHA, S. ; MARQUES, Marcia Siqueira Costa . ENVELHECIMENTO NA REVISTA VEJA:ANÁLISE DOS CONTEÚDOS PUBLICADOS. In: COMSAUDE 2007, 2007, Sâo Bernardo do Campo- SP. Projeto Radix, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa; GARCIA, Carol . Comunicación y Inteligencia Artificial: tecnologia Watson en el proyecto A Voz da Arte en la Pinacoteca de São Paulo. In: VI Congreso Internacional de la AE-IC 'Comuncación y Conocimiento?, 2018, Salamanca. Libro de resúmenes - VI Congreso Internacional de la AE. Salamanca: Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC), 2018. v. 1. p. 183-184.

2.
GARCIA, Carol ; MARQUES, Marcia Siqueira Costa . Desafios para la implementación de la primera licenciatura en Medios Sociales Digitales de Latinoamérica. In: VI Congreso Internacional de la AE-IC 'Comuncación y Conocimiento?, 2018, Salamanca. Libro de resúmenes - VI Congreso Internacional de la AE. Salamanca: Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC), 2018. v. 1. p. 199-200.

3.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. A inevitável Conexão entre moda e tecnologia - que moldará o futuro. In: 13 Colóquio de Moda - 10a Edição Internacional, 2017, Bauru. 13o Colóquio de Moda - Caderno de Resumos. Bauru - Sp: FAAC- UNESP/ Bauru/ SP, 2017. v. 1. p. 28-28.

4.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. O bunker-bolha-glocal': isolados em meio à multidão. In: VIII Simpósio Nacional da ABCIBER, 2014, São Paulo. VIII Simpósio Nacional da ABCIBER, 2014.

5.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. O ?bunker-bolha-glocal': isolados em meio à multidão. In: VIII Simpósio Nacional da ABCIBER, 2014, São Paulo. Caderno de Resumos e Programa do VIII Simpósio Nacional da ABCIBER, organizado pelo ESPM Media Lab, Sâo Paulo, 03,04 e 05 de dezembro de 2014. São Paulo: ABCiber, 2014. v. 1. p. 29-29.

6.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Blogs, twitter e redes sociais digitais vão às praças virtuais para protestar. In: Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, 2011, São Paulo. Confibercom, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa; GARCIA, Carol . Comunicación y Inteligencia Artificial: tecnologia Watson en el proyecto A Voz da Arte en la Pinacoteca de São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GARCIA, Carol ; MARQUES, Marcia Siqueira Costa . Desafios para la implementación de la primera licenciatura en Medios Sociales Digitales de Latinoamérica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. A Inevitável Conexão Entre Moda E Tecnologia Que Moldará O Futuro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Popularização da inteligência artificial: watson na pinacoteca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. MODA E WEARABLES ? FUTURO DIGITAL E MÓVEL QUE NUNCA DESLIGA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Wearables- Moda e tecnologia numa interface always on. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Redes Sociais Digitais e a Discussão de assuntos polêmicos: quando o ?bullying? dos amigos pode levar à autocensura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Las redes sociales y manifestaciones: mediación y reconfiguración de los movimientos brasileños de junio de 2013 #VemPraRua. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. CONSUMIR-DECIFRAR-REDEVORAR - O REMIX DA GULA IMAGÉTICA ? AS REPRESENTAÇÕES QUE CONSUMIMOS NAS REDES SÃO AS IMAGENS QUE NOS DEVORAM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Filtros invisíveis: passaporte para o nacionalismo-luxúria contemporâneo glocalizado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. O ?bunker-bolha-glocal': isolados em meio à multidão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Blogs, twitters e redes sociais digitais vão às praças virtuais para protestar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Revoluções em tempo real. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Blogs como meios de resistência a governos totalitários: exemplo dos blogueiros independentes de Cuba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. O glocal, a bunkerização da existência humana na cibercultura e redes sociais digitais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Blogs como meios de resistência aos governos totalitários. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Blogs podem ser a imprensa livre de uma nova era. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa; PADILHA, S. . Como as temáticas relacionadas ao envelhecimento foram abordadas pela Revista Veja em 2007. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa; PADILHA, S. . Envelhecimento na Revista Veja: análise dos conteúdos puiblicados. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Natura: um exemplo brasileiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Planejamento de Marketing e Relações Públicas. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. RESPONSABILIDADE SOCIAL: NOVOS PARADIGMAS DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA NA ERA DA EMPRESA CIDADÃ 2005 (Dissertação de mestrado).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. La innovación del Diario de las Bellas Artes se divulga en Salamanca. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. 2017, um ano marcado pela polarização. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. O que será tendência digital em 2017?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Tendências em digital e social media para 2017. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Como as redes sociais formam bolhas de radicalização e intolerância. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Workshop de Imprensa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Zebalos, Alida ; MARQUES, Marcia Siqueira Costa ; OLIVIERA, Lázaro . Media training - curso II. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. conversando com jornalistas. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - treinamento).

4.
Zebalos, Alida ; MARQUES, Marcia Siqueira Costa ; OLIVIERA, Lázaro . Media training - crises. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa; Zebalos, Alida . relacionando-se com a mídia em tempos de crise. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - treinamento).

6.
Zebalos, Alida ; MARQUES, Marcia Siqueira Costa . Media Training. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa; Zebalos, Alida . Media training. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - treinamento para relações institucionais com a mídia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, M. C. O.; DELLAGLI, B. A. V.; MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Participação em banca de Walter Ernani Ribeiro do Carmo. Análise da Utilização de bens de consumo por jovens. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Ambiente e Sociedade) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GARCIA, Carol; MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Participação em banca de Andressa Castro Lopes. Voyeurismo da vida alheia na era da extimidade: mecanismos e consequências. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Design Digital e Novas Mídias) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONCALVES, C. P.; MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Participação em banca de Alejandra Kim.Cosméticos Dona Orgânica: Plano de Comunicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa; ADAMI, A.. XV Congresso de Iniciação Científica. 2016.

2.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa; RESENDE, P. H. S. F.. XV Congresso de Iniciação Científica. 2016. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

3.
RODRIGUES, Dinamara Garcia; MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Jurada da XVII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação ? EXPOCOM,no Núcleo - JO 08 ? SITE JORNALÍSTICO ? REVISTA DIGITAL ? JORNAL ONLINE na INTERCOM Sudeste - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2011. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

4.
RODRIGUES, Dinamara Garcia; MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Jurada na XVII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação ? EXPOCOM, dos trabalhos inscritos no Núcleo -JO 16 ? JORNALISMO DIGITAL ? REVISTA DIGITAL ? JORNAL ONLINE na INTERCOM Sudeste - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2011. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14 Colóquio de Moda. 2018. (Congresso).

2.
14 Colóquio de Moda. Mesa: Comunicação, Mídias e Tecnologias em Moda. 2018. (Congresso).

3.
14 Colóquio de Moda. A cadeia produtiva da moda e a sustentabilidade: Blockchain para rastrear a produção e o descarte. 2018. (Congresso).

4.
14 Colóquio de Moda. GT Moda e Tecnologia. 2018. (Congresso).

5.
14 Colóquio de Moda - GT Moda e Tecnologia. GT Moda e Tecnologia. 2018. (Congresso).

6.
VI Comcult - Vínculos, Redes e Ambientes. Viciados em smartphones: conexões que nos enclausuram. 2018. (Congresso).

7.
VI Congreso Internacional de la AE-IC. 2018. (Congresso).

8.
VI Congreso Internacional de la AE-IC "Comuncación y Conocimiento?. Desafios para la implementación de la primera licenciatura en Medios Sociales Digitales de Latinoamérica. 2018. (Congresso).

9.
VI Congreso Internacional de la AE-IC "Comuncación y Conocimiento?. Comunicación y Inteligencia Artificial: tecnologia Watson en el proyecto A Voz da Arte en la Pinacoteca de São Paulo. 2018. (Congresso).

10.
13 Colóquio de Moda - 10a Edição Internacional. Debatedora do Grupo de Moda e Tecnologia. 2017. (Congresso).

11.
13 Colóquio de Moda - 10a Edição Internacional.GT Moda e Tecnologia. 2017. (Outra).

12.
13 Colóquio de Moda - 10a Edição Internacional. 2017. (Outra).

13.
13 Colóquio de Moda - 10a Edição Internacional.A inevitável Conexão entre moda e tecnologia - que moldará o futuro. 2017. (Outra).

14.
ABCiber 10 - X Simpósio Nacional da ABCiber.Popularização da inteligência artificial: watson na pinacoteca. 2017. (Simpósio).

15.
ABCiber 10 - X Simpósio Nacional da ABCiber.Painel Temático 4S. 2017. (Simpósio).

16.
ABCiber 10 - X Simpósio Nacional da ABCiber.Painel Temático 5A. 2017. (Simpósio).

17.
ABCiber 10 - X Simpósio Nacional da ABCiber.Painel Temático 2M, ocorrido no dia 14 de dezembro de 2017. 2017. (Simpósio).

18.
ABCiber 10 - X Simpósio Nacional da ABCiber. 2017. (Simpósio).

19.
ABCiber 10 - X Simpósio Nacional da ABCiber.Painel Temático 1K. 2017. (Simpósio).

20.
Encontros de Alfabetização. 2017. (Encontro).

21.
12o Coloquio de Moda.Wearables- Moda e tecnologia numa interface always on. 2016. (Outra).

22.
12o Coloquio de Moda.Moda e Tecnologia. 2016. (Outra).

23.
12º Colóquio de Moda ? 9ª Edição Internacional. 2016. (Outra).

24.
IX Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura,.Painel Temático 34 - Ciberativismo e feminismo I. 2016. (Simpósio).

25.
IX Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura,.Painel Temático 15 - Economia solidária, economia virtual e redes sociais. 2016. (Simpósio).

26.
IX Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura,.Painel Temático 58 - Ciberativismo e luta contra o racismo. 2016. (Simpósio).

27.
IX Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura,.MODA E WEARABLES: FUTURO DIGITAL E MÓVEL QUE NUNCA DESLIGA.. 2016. (Simpósio).

28.
IX Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura,. 2016. (Simpósio).

29.
VII Encontro de Iniciação Científica.Marketing e Branding. 2016. (Encontro).

30.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2016. 2016. (Congresso).

31.
Cidades Inteligentes- por que, para quem?. 2015. (Outra).

32.
II Encontro Internacional Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva.Filtros invisíveis: passaporte para o nacionalismo-luxúria contemporâneo glocalizado. 2015. (Encontro).

33.
II Simpósio Internacional "A vida secreta dos objetos: Ecologias da Mídia". 2015. (Simpósio).

34.
Sapientia - Arqueologia de Um Saber Esquecido. 2015. (Simpósio).

35.
V Comcult Congresso Internacional de Comunicação e Cultura - o que custa o virtual?. 2015. (Congresso).

36.
V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura. Consumir-decifrar-redevorar- o remix da gula imagética - as apresentações que consumimos nas redes são as imagens que nos devoram. 2015. (Congresso).

37.
XIV Congresso Iberoamericano de Comunicação ? IBERCOM 2015. 2015. (Congresso).

38.
XIV Congresso Internacional IBERCOM. REDES SOCIAIS DIGITAIS E DISCUSSÃO DE ASSUNTOS POLÊMICOS: quando o ?bullying? dos amigos pode levar à autocensura. 2015. (Congresso).

39.
XV Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social FELAFACS 2015.Las redes sociales y manifestaciones: mediación y reconfiguración de los movimientos brasileños de junio de 2013 #VemPraRua. 2015. (Encontro).

40.
XV Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social- FELAFACS 2015. 2015. (Encontro).

41.
Encontro Internacional Cultura e Tecnologias Digitais. 2014. (Encontro).

42.
VIII Simpósio Nacional da ABCIBER.O ?bunker-bolha-glocal': isolados em meio à multidão. 2014. (Simpósio).

43.
A vida secreta dos objetos:medialidades, materialidades, temporalidadesdes. 2012. (Simpósio).

44.
Horizontes do Objeto.O blog como meio de comunicação: origem, apropriações e horizontes da blogosfera na sociedade contemporânea. 2012. (Oficina).

45.
Comunicon 2011- Congresso Internacional Comunicação e Consumo. 2011. (Congresso).

46.
Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana - Confibercom. Blogs, twitter e redes sociais digitais vão às praças virtuais para protestar. 2011. (Congresso).

47.
O Século McLuhan. 2011. (Outra).

48.
Seminário Internacional Emoção e Imaginação. 2011. (Seminário).

49.
Seminário Semestral.Vida Glocal. 2011. (Seminário).

50.
Sessão Temática de Cibercultura na Confibercom 2011 - Painel IX. Bullying no ciberespaço. 2011. (Congresso).

51.
Sessão Temática de Cibercultura na Confibercom 2011 - Painel X. Painel X da ST da ABCiber - Educação na Cibercultura. 2011. (Congresso).

52.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2011. Revoluções em tempo real. 2011. (Congresso).

53.
IV Simpósio Nacional ABCiber,.O glocal, a bunkerização da existência humana na cibercultura e redes sociais digitais. 2010. (Simpósio).

54.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Blogs como meios de resistência a governos totalitários: exemplo dos blogueiros independentes de Cuba. 2010. (Congresso).

55.
Ciclo Era Digital - Derrick de Kerchove. 2009. (Encontro).

56.
Espaço Urbano, Estética e comunicação- com o Prof. Dr.Bernard Miège, da Université Stendhal, Grenoble/França. 2009. (Encontro).

57.
III Simpósio Nacional ABCiber.Blogs como meios de resistência aos governos totalitários. 2009. (Simpósio).

58.
Mídia e Liberdade de Expressão. 2009. (Seminário).

59.
O Poder das Mídias Sociais. 2009. (Seminário).

60.
VII Fórum de Pesquisa Cásper Líbero - mesa"Cultura de Rede". 2009. (Outra).

61.
VII Fórum de Pesquisa Cásper Líbero - mesa"Exclusão e Inclusão Social". 2009. (Outra).

62.
VII Fórum de Pesquisa Cásper Líbero - mesa"Jornalismo e Novas tecnologias". 2009. (Outra).

63.
VII Fórum de Pesquisa Cásper Líbero - mesa"Relações Sociais nos Ambientes Tecnológicos". 2009. (Outra).

64.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Blogs podem ser a imprensa livre de uma nova era. 2009. (Congresso).

65.
2a Conferência Brasileira de Comunicação e Tecnologias Digitais. 2008. (Outra).

66.
3o Simpósio de Comunicação da FAPCOM. 2008. (Simpósio).

67.
ALAIC 2008 - IX Congreso LatinoAmericano de Investigadores de la Comunicación. Como as temáticas relacionadas ao envelhecimento foram abordadas pela Revista Veja em 2007. 2008. (Congresso).

68.
II Simposio ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura). 2008. (Simpósio).

69.
Congresso Metodista -2007. 2007. (Congresso).

70.
Crisis Management: The Safety Leadership Role Symposium. 2007. (Simpósio).

71.
X Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde. Envelhecimento na Revista /veja: análise dos conteúdos publicados. 2007. (Congresso).

72.
Seminário Leading Change. 2006. (Seminário).

73.
IV Seminário Interprogramas de Mestrado em Comunicação.Natura: um exemplo nacional. 2005. (Seminário).

74.
Seminário Administração de Conflitos. 2005. (Seminário).

75.
Seminário Compliance in Competition. 2005. (Seminário).

76.
VIII Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. 2005. (Congresso).

77.
Balanço Social -Diálogo, Transparência e Credibilidade da Gestão Socialmente Responsável. 2004. (Seminário).

78.
Inclusão no Mercado de Trabalho. 2004. (Oficina).

79.
Seminário Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais. 2004. (Seminário).

80.
Seminário Habilidades de Negociação e Relacionamento Interpessoal. 2004. (Seminário).

81.
VII Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. 2004. (Congresso).

82.
Gerenciamento de Crises. 2003. (Oficina).

83.
Seminário Balanço Social- Análise, Perspectivas e Reflexões. 2003. (Seminário).

84.
VI Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. 2003. (Congresso).

85.
V Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. 2002. (Congresso).

86.
A Comunicação Social e Corporativa nas Grandes Organizações do Brasil. 2001. (Seminário).

87.
V Seminário de Divulgação Científica da pós-graduação na Faculdade de Com. Cásper Líbero. 2001. (Seminário).

88.
Gestão e Integração da Comunicação de Marketing. 1995. (Seminário).

89.
Encontro Nacional de Anunciantes. 1993. (Encontro).

90.
Niche Marketing. 1993. (Seminário).

91.
Marketing de Guerra. 1992. (Seminário).

92.
Competitive Strategy. 1991. (Seminário).

93.
O Papel das Instituições Financeiras no Apoio à Entidades de Ensino.Projeto Educar- Banco Itau. 1984. (Seminário).

94.
Semana de Estudos.Planejamento de Marketing e Relações Públicas. 1984. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZOVIN, C. R. ; MARQUES, Marcia Siqueira Costa ; GARCIA, Carol . GT Moda e Tecnologia (coordenação). 2018. (Congresso).

2.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa; GARCIA, Carol . GT- Moda e Tecnologia (coordenação). 2016. (Congresso).

3.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Sessão Temática de Cibercultura do I Congresso Mundial de Comunicação ibero-Americana - Confibercom 2011. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alejandra Kim. Desenvolvimento de Aplicativo de Moda para Deficientes Visuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Márcia Siqueira Costa Marques.

2.
Jéssica Adan. Decore Chic - Estudo de Caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Interiores) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Márcia Siqueira Costa Marques.

3.
Raphaela Campioni. TieDharma - Arte Shibori. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Márcia Siqueira Costa Marques.

4.
Ana Victória Mott Pavanelli. DESIGN DE MODA E SUSTENTABILIDADE ? REUTILIZAÇÃO DE MATERIAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Márcia Siqueira Costa Marques.

Iniciação científica
1.
Iracema Justa Lima. O futuro feminino: o comportamento das próximas gerações e seu reflexo na moda. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Design de Moda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Márcia Siqueira Costa Marques.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. 2017, um ano marcado pela polarização. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Tendências em digital e social media para 2017. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. O que será tendência digital em 2017?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
MARQUES, Marcia Siqueira Costa. Como as redes sociais formam bolhas de radicalização e intolerância. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).



Outras informações relevantes


De 1985 a 1993 trabalhou como gerente de eventos na Itautec e foi responsável por organizar centenas de eventos para a empresa, como feiras ligadas ao setor de informática (automação bancária, comercial e industrial), lançamento de produtos, seminários, congressos, inaugurações e exposições, celebrações etc. 

Membro do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura da PUCSP.

Associada efetiva da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.

Líder do Grupo de Pesquisa Design e Convergência do Centro Universitário Belas Artes junto ao CNPq.

Membro da ABEPEM - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 14:44:37